2º T.A
LÍNGUA PORTUGUESA
LÍNGUA PORTUGUESA
E.E. Salim Farah Maluf.
|
2º
TERMO A – Professora Claudia. Disciplina:
Língua Portuguesa.
E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades: Reconhecer artigo
de opinião.
|
Atividade: Argumentação,
expressão de opiniões e Intencionalidade comunicativa.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. De 04/05 até 08/05(Quatro
aulas de 45 minutos cada)
|
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
|
Artigo de opinião
A circulação do artigo de opinião ocorre em jornais
e revistas impressos ou on-line, e tem o objetivo de influenciar o
posicionamento dos leitores em relação a uma questão controversa.
Drogas e o discurso proibitivo
Cezar Bueno
O endurecimento atual das políticas antidrogas
busca fundamentação moral e política no passado recente. Desde o início do
século XIX, nos EUA, as instituições oficiais e setores da sociedade civil,
tendo à frente a supremacia dos homens brancos, desconfiavam dos hábitos
exóticos das minorias que vinham da África e do Oriente Médio fazer
concorrência no mercado de trabalho norte-americano, impulsionado pelo rápido
desenvolvimento do capitalismo industrial. A entrada de grupos humanos, com
usos e costumes considerados exóticos, não demorou cais na mira do
etiquetamento penal nos EUA. Os negros foram tachados como consumidores de
cocaína; os chineses como viciados em ópio; os irlandeses como gambás humanos
movidos a álcool; os mexicanos e outros hispânicos como indolentes, libidinosos
e fumadores de maconha. Os usos e costumes desses grupos marginais, envolvidos
com o uso de substâncias que alteram o estado de funcionamento da mente,
entravam em confronto com as exigências econômicas, os 12 interesses políticos
e os valores morais cultuados na América do Norte. A influência histórica das
políticas proibicionistas arquitetadas pelo governo norte-americano contaminou
uma pluralidade de saberes. Hoje, sociólogos, assistentes sociais, promotores,
juízes e técnicos sociais dão a entender que a miséria das drogas parece
superar, em termos de propensão à prática de atos anti-sociais graves, as
misérias materiais produzidas pelo capitalismo selvagem. Discursos oficiais e
acadêmicos costumam fazer associações mecânicas entre o consumo de drogas e a
prática de atos infracionais violentos. Uma leitura ingênua e superficial
acerca das drogas supõe fazer acreditar que o perigo social do crime e da
violência exclui, por exemplo, os jovens filhos drogados e medicalizados da
classe média e recai sobre os ombros dos jovens miseráveis e brutalizados das
periferias. Sabe-se, no entanto, que não é possível fazer uma associação
mecânica entre o consumo de drogas e a prática de agressões físicas violentas.
Muitos adolescentes, filhos da classe média brasileira e de outros países,
divertem-se nas festas rave, consomem álcool ou substâncias entorpecentes,
porém, raramente ocupam o noticiário na mídia registrando tragédias e mortes
prematuras. Faltam debates mais amplos e atualizados acerca das drogas. A
insistência na formulação de políticas legislativas demagógicas e penalizadoras
contribuem para rotular, por antecipação, milhares de jovens e famílias que
habitam os cinturões urbanos das senzalas urbanas. O debate e as possíveis
soluções para enfrentar a escala da produção, da distribuição e do consumo de drogas
devem ocupar o centro dos debates políticos e acadêmicos sem rótulos ou
ideologias políticas preestabelecidas. As saídas eficazes para enfrentar o
aumento do consumo de drogas já não podem ignorar os interesses econômicos e
apelos culturais que tornam o mercado ilegal das drogas atraente e promissor.
*CEZAR BUENO é professor de Sociologia na Unifil e na
PUC-PR, campus Londrina.
*Texto extraído do jornal Folha de
Londrina de 19/08/2007.
1 - Leia o
artigo com atenção e encontre os elementos do contexto de produção:
a) Autor
do texto e seu papel social:
b) Os
interlocutores e representação social
c)
Finalidade ou objetivo:
d) Época e
meio de circulação:
2 - Qual o
posicionamento do autor sobre o tema abordado?
3 – Qual
argumento mais convincente, na sua opinião, que o autor utiliza?
Entregar as respostas via e-mail:
claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo e
Série.
INGLÊS
Atividade
para 2TA e 2TB
Matemática
Semana de 04/05 a 08/05
Resolva as equações dos 1º grau com uma
incógnita :
1)
X
+ 10 = 56
2)
X
- 25 = 37
3)
5 . x
= 135
4)
X = 23
7
5)
X
+ 3 = 9
5
6)
X - 7 = 10
4
7)
3 . X + 8 = 39
2
8)
5 . X - 10 = 45
2
9)
10x
+ 3 =
2x + 19
10)
3x –
4 = 2x
- 10
11)
5 . (
x +
2 ) = 50
12)
3 . (
x – 7 ) = 6
13)
X + 2 = x - 9
2 3
14)
X -
9 = - 20
15)
6.
X =
- 18
INGLÊS
PROFESSOR:
Josineide
AULAS PREVISTAS: 2
07/05/2020
DISCIPLINA/TURMA: Inglês – 2º Termo A
CONTEÚDOS:
Texto: McDonald's adds new policy amid meat shortage
concerns
McDonald's is temporarily changing how restaurants get
their supply of beef and pork, as the U.S. faces potential meat shortages due
to slaughterhouse closures.
McDonald's has put items including burger patties,
bacon, and sausage on controlled allocation. That means the company's supply
chain will send restaurants meat shipments based on calculated demand across
the system, as opposed to the usual practice of management ordering the amount
believed will be needed.
The company
confirmed to Business Insider that, while McDonald's is able to meet the
system's needs at this point, distribution centers went on managed supply and
restaurants on controlled allocation as of Wednesday out of an abundance of
caution.
The new approach
does not necessarily mean that McDonald's is facing shortages, but instead that
the company is more closely monitoring and managing meat supply across the U.S.
as the situation changes on a daily and hour basis.
Meat industry executives at companies including
Smithfield Foods and Tyson — both of which are McDonald's suppliers — have
warned of shortages in recent weeks, as meat processing plants shutter across
the U.S. More than 5,000 workers have contacted COVID-19, with at least 20
workers dying, according to the United Food and Commercial Workers
International Union.
Disponível no link:
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade
(EF06LI08) – Compreensão geral específica de leitura, identificar o assunto de
um texto reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
DESENVOLVIMENTO E
ESTRATÉGIAS:
Aula 1
1-Para compreensão do texto, busque no as palavras
cognatas (palavras parecidas com as do português) e as que você conhece em
conhece em inglês.
2-
Procure o significado dessas palavras
no dicionário https://www.linguee.com.br/portugues-ingles
ou em outro de sua escolha para confirmar o significado
3-
O que você conseguiu entender do
texto? Responda em português ou inglês.
Aula 2
1-
Você conseguiu localizar algum dos
auxiliares utilizados para perguntas e negativas? Lembra quais são? Do, Does,
Did, Will, se achou reescreva a frase em que se encontram.
2-
Escolha a alternativa correta:
a)
Os Estados Unidos enfrentam uma
escassez de carne bovina e suína
Yes ( ) No ( )
b)
O McDonald’s não está controlando a
venda de hambúrguer e bacon
Yes ( ) No (
)
c)
Mais de 5.000 trabalhadores morreram
por causa do COVID-19
Yes ( ) No (
)
3-
Responda com a negativa:
a) Will McDonald’s face this situation?
Negativa _______________________
B) Does McDonald’s have many employees?
Negativa __________________
RECURSOS:
Computador,
celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os
canais disponíveis ao aluno:
Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/
Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a
nota.
A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
2 ANOS
E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA
Habilidades: Desenvolver
habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão ora.
Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade
brasileira
Atividade:
Questões
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Entrega de atividade
Com base na pesquisa da aula anterior, responda:
Questoes
Explique com suas palavras, como se deu a
formação da população brasileira?
Quais são a raça predominante no Brasil?
O que significa Miscigenação ?
Quais raças foram mais presentes nesta
miscigenação do povo Brasileiro ?
Como ficou a questão da Cultura no Brasil?
Obs
:Atividade pode ser realizada em dupla
Atividade deve ser entregue no
e-mail Joycedancy@yahoo.com.br
Química – Professora Edjane 04/05
Turmas: 2ºTermo A
Tempo: 2 horas – aulas
Habilidade H 27 leitura e interpretação do texto do
caderno.
Assistir a aula sobre coloides no youtube no seguinte link
para fixação do conteúdo:
https://www.youtube.com/watch?v=ncxsqi9IY3g
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05
a 08/05/2020
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
|
||||
PROFESSOR
Katia Assis da Silva
|
AULAS PREVISTAS
2 Aulas (45 minutos cada)
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Filosofia
/ 2ºTA
|
||||
CONTEÚDOS:
Assistir ao programa TV
Educação no dia 04/04/2020 às 17h45min e descrever os pontos principais
apresentados no vídeo aula
|
||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Conseguir interpretar diferentes linguagens através de
argumentos e imagens.
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Assistir a programação do dia pela TV Educação e fazer um
relatório sobre os principais pontos abordados no tema do vídeo aula.
|
||||
RECURSOS:
- Computador
- Site TV Educação
- Caderno
- Caneta
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação será feita
através da observação em relação à coesão e a coerência no que se refere aos
textos que serão entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com
|
||||
DATA: 04/04/2020
__
|
||||
Não
se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.
FISICA
E.E. Salim Farah MalufProf.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 2ºTA
Conteúdo: Transformaçãoes Gasosas
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e interpretação
Habilidade Cíentifica: Comparar e avaliar procedimentos de medida e controle da temperatura, pressão e volume;
Avaliar a conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado físico
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar em livros didaticos de Física, Centro de Midias e videoaula (https://www.youtube.com/watch?v=IzQYQTGWKYg)
Recursos: Enviar as atividades para o email prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 14/05/2020
Atividade de Fisica I
Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e interpretação
Habilidade Específica: Comparar e avaliar procedimentos de medida e controle da temperatura, pressão e volume;
Avaliar a conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado físico
Descrição da atividade proposta
- Copiar e responde as questões
1- Certa massa de gás hidrogênio (H2) ocupa um volume de 0,760 L, sob pressão de 125 mm Hg, em uma dada temperatura. Qual o volume ocupado pela mesma massa de H2, na mesma temperatura, sob pressão de 0,100 atm?
2- Certa quantidade de um gás ocupa um volume de 120 L em pressão de 700 mmHg e temperatura de 20 ºC. Qual será a pressão quando o volume for apenas de 30 L, mantendo-se a temperatura constante?
3- A cada 10 m de profundidade a pressão sobre um mergulhador aumenta 1 atm com relação à pressão atmosférica. Sabendo-se disso, qual seria o volume de 1 L de ar (comportando-se como um gás ideal) inspirado pelo mergulhador ao nível do mar, quando ele estivesse a 30 m de profundidade?
4- 15 litros de uma determinada massa gasosa encontram-se a uma pressão de 8,0 atm e à temperatura de 30º C. Ao sofrer uma expansão isotérmica, seu volume passa a 20 litros. Qual será a nova pressão do gás?
5- Um carro-tanque transportou gás cloro para uma estação de tratamento de água. Sabe-se que o volume do tanque que continha gás cloro era de 30 m3, que a temperatura era mantida a 20oC para a pressão ser de 2 atm e que, na estação de tratamento de água, esse cloro foi transferido para um reservatório de 50 m3 mantido a 293 K. Ao passar do carro-tanque para o reservatório, o gás sofreu uma transformação........e a pressão do reservatório era.............. As lacunas são completamente preenchidas, respectivamente, com os dados:
a) isotérmica, 1,2 atm.
b) isométrica, 117 atm.
c) isobárica, 2 atm.
d) isocórica, 2 atm.
e) isovolumétrica, 1,2 atm.
6- A equação dos gases perfeitos relaciona as chamadas "variáveis de estado". Quais são essas variáveis?
7- A Lei de Charles, por sua vez, estabelece que, mantendo-se fixa a temperatura, o volume de um gás é proporcional a pressão (termodinâmica). Verdadeiro ou Falso? Justifique sua resposta.
8- Um gás possui a pressão de 800 mmhg fazendo as transformações, quanto seria a pressão em atm?
Bons Estudos
Prof.ª Patricia
ARTE
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSOR Jorge C. Pessoa
|
AULAS PREVISTAS
4 aulas
SEMANA DE 27 A 30 ABRIL
SEMANA DE 04 A 08 MAIO
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
2ºTA
Arte
|
|||||
CONTEÚDOS:
Espaços expositivos, modos de expor, salões de arte, bienais e
feiras de arte.
|
|||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Práticas de Leitura e Escrita, produção de texto (EF69LP07B).
Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais
de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a
música, o teatro ou a dança.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Assista
aos vídeos nos link’s :
https://www.youtube.com/watch?v=x1IkLdes3ko,
neste primeiro vídeo relacione ao
menos 10 palavras e seus significados.
https://www.youtube.com/watch?v=7vwjJvM2OVg,
já nestes dois vídeos descreva o que muitas vezes acontece entre obras e
público (reveja nosso estudo de Arte Contemporânea para ajudar na resposta)
para isso consulte ao caderno com os conteúdos já passado anteriormente nas
aulas presenciais, bem como, fazer outras pesquisas de vídeos e artigos na
internet.
Obs.:
Para a entrega trabalho e aguardar a implantação e liberação do Google Sala
de aula pela CMSP, ou aguarde novas informações.
|
|||||
RECURSOS:
Vídeo
no Youtube, consulta ao caderno de conteúdo já passado e pesquisa na
internet.
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Respostas
com base as aulas presenciais já assistida e vídeo sugerido pelo professor
nesta atividade.
|
|||||
2º T.B
LÍNGUA PORTUGUESA
E.E. Salim Farah Maluf.
|
2º
TERMO B– Professora Claudia. Disciplina:
Língua Portuguesa.
E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades: Reconhecer artigo
de opinião.
|
Atividade: Argumentação,
expressão de opiniões e Intencionalidade comunicativa.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. De 04/05 até 08/05(Quatro
aulas de 45 minutos cada)
|
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
|
Artigo de opinião
A circulação do artigo de opinião ocorre em jornais
e revistas impressos ou on-line, e tem o objetivo de influenciar o
posicionamento dos leitores em relação a uma questão controversa.
Drogas e o discurso proibitivo
Cezar Bueno
O endurecimento atual das políticas antidrogas
busca fundamentação moral e política no passado recente. Desde o início do
século XIX, nos EUA, as instituições oficiais e setores da sociedade civil,
tendo à frente a supremacia dos homens brancos, desconfiavam dos hábitos
exóticos das minorias que vinham da África e do Oriente Médio fazer
concorrência no mercado de trabalho norte-americano, impulsionado pelo rápido
desenvolvimento do capitalismo industrial. A entrada de grupos humanos, com
usos e costumes considerados exóticos, não demorou cais na mira do
etiquetamento penal nos EUA. Os negros foram tachados como consumidores de
cocaína; os chineses como viciados em ópio; os irlandeses como gambás humanos
movidos a álcool; os mexicanos e outros hispânicos como indolentes, libidinosos
e fumadores de maconha. Os usos e costumes desses grupos marginais, envolvidos
com o uso de substâncias que alteram o estado de funcionamento da mente,
entravam em confronto com as exigências econômicas, os 12 interesses políticos
e os valores morais cultuados na América do Norte. A influência histórica das
políticas proibicionistas arquitetadas pelo governo norte-americano contaminou
uma pluralidade de saberes. Hoje, sociólogos, assistentes sociais, promotores,
juízes e técnicos sociais dão a entender que a miséria das drogas parece
superar, em termos de propensão à prática de atos anti-sociais graves, as
misérias materiais produzidas pelo capitalismo selvagem. Discursos oficiais e
acadêmicos costumam fazer associações mecânicas entre o consumo de drogas e a
prática de atos infracionais violentos. Uma leitura ingênua e superficial
acerca das drogas supõe fazer acreditar que o perigo social do crime e da
violência exclui, por exemplo, os jovens filhos drogados e medicalizados da
classe média e recai sobre os ombros dos jovens miseráveis e brutalizados das
periferias. Sabe-se, no entanto, que não é possível fazer uma associação
mecânica entre o consumo de drogas e a prática de agressões físicas violentas.
Muitos adolescentes, filhos da classe média brasileira e de outros países,
divertem-se nas festas rave, consomem álcool ou substâncias entorpecentes,
porém, raramente ocupam o noticiário na mídia registrando tragédias e mortes
prematuras. Faltam debates mais amplos e atualizados acerca das drogas. A
insistência na formulação de políticas legislativas demagógicas e penalizadoras
contribuem para rotular, por antecipação, milhares de jovens e famílias que
habitam os cinturões urbanos das senzalas urbanas. O debate e as possíveis
soluções para enfrentar a escala da produção, da distribuição e do consumo de drogas
devem ocupar o centro dos debates políticos e acadêmicos sem rótulos ou
ideologias políticas preestabelecidas. As saídas eficazes para enfrentar o
aumento do consumo de drogas já não podem ignorar os interesses econômicos e
apelos culturais que tornam o mercado ilegal das drogas atraente e promissor.
*CEZAR BUENO é professor de Sociologia na Unifil e na
PUC-PR, campus Londrina.
*Texto extraído do jornal Folha de
Londrina de 19/08/2007.
1 - Leia o
artigo com atenção e encontre os elementos do contexto de produção:
a) Autor
do texto e seu papel social:
b) Os
interlocutores e representação social
c)
Finalidade ou objetivo:
d) Época e
meio de circulação:
2 - Qual o
posicionamento do autor sobre o tema abordado?
3 – Qual
argumento mais convincente, na sua opinião, que o autor utiliza?
Entregar as respostas via e-mail:
claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo e
Série.
PROFESSOR: Josineide
locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
AULAS PREVISTAS: 2
07/05/2020
DISCIPLINA/TURMA: Inglês – 2º Termo B
CONTEÚDOS:
Texto: McDonald's adds new policy amid meat shortage concerns
McDonald's is temporarily changing how restaurants get their supply of beef and pork, as the U.S. faces potential meat shortages due to slaughterhouse closures.
McDonald's has put items including burger patties, bacon, and sausage on controlled allocation. That means the company's supply chain will send restaurants meat shipments based on calculated demand across the system, as opposed to the usual practice of management ordering the amount believed will be needed.
The company confirmed to Business Insider that, while McDonald's is able to meet the system's needs at this point, distribution centers went on managed supply and restaurants on controlled allocation as of Wednesday out of an abundance of caution.
The new approach does not necessarily mean that McDonald's is facing shortages, but instead that the company is more closely monitoring and managing meat supply across the U.S. as the situation changes on a daily and hour basis.
Meat industry executives at companies including Smithfield Foods and Tyson — both of which are McDonald's suppliers — have warned of shortages in recent weeks, as meat processing plants shutter across the U.S. More than 5,000 workers have contacted COVID-19, with at least 20 workers dying, according to the United Food and Commercial Workers International Union.
Disponível no link:
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade (EF06LI08) – Compreensão geral específica de leitura, identificar o assunto de um texto reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aula 1
1-Para compreensão do texto, busque no as palavras cognatas (palavras parecidas com as do português) e as que você conhece em conhece em inglês.
2- Procure o significado dessas palavras no dicionário https://www.linguee.com.br/portugues-ingles ou em outro de sua escolha para confirmar o significado
3- O que você conseguiu entender do texto? Responda em português ou inglês.
Aula 2
1- Você conseguiu localizar algum dos auxiliares utilizados para perguntas e negativas? Lembra quais são? Do, Does, Did, Will, se achou reescreva a frase em que se encontram.
2- Escolha a alternativa correta:
a) Os Estados Unidos enfrentam uma escassez de carne bovina e suína
Yes ( ) No ( )
b) O McDonald’s não está controlando a venda de hambúrguer e bacon
Yes ( ) No ( )
c) Mais de 5.000 trabalhadores morreram por causa do COVID-19
Yes ( ) No ( )
3- Responda com a negativa:
a) Will McDonald’s face this situation?
Negativa _______________________
B) Does McDonald’s have many employees?
Negativa __________________
RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:
Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/
Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula
Química – Professora Edjane 04/05
Turmas: 2ºTermo B
Tempo: 2 horas – aulas
Habilidade H 27 leitura e interpretação do texto do
caderno.
Assistir a aula sobre coloides no youtube no seguinte link
para fixação do conteúdo:
https://www.youtube.com/watch?v=ncxsqi9IY3g
SOCIOLOGIA
EE SALIM FAHAR
MALUF
PROFESSOR NANCIO
Trabalho
Individual para os: 2TB- EJA
Links:
www.Google.com.br
Disciplina:
SOCIOLOGIA
Período de:
04/05/20 a 08/05/20 - 04 aulas de 45 minutos
(semanais)
Email
para entrega do Trabalho: nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br
Atividade:
1)
Diversidade nacional e regional
a) O estrangeiro do ponto de vista sociológico
Habilidade:
• Distinguir emigração e imigração e identificá-los
como elementos constitutivos da
diversidade nacional
• Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração
Metodologia de ensino-aprendizagem dos conteúdos:
Trata-se
de desenvolver uma postura de investigação ou uma atitude de curiosidade que
leve o aluno a repensar sobre a realidade social que o cerca.
Fica evidente, também, que, além das disciplinas que compõem as Ciências
Sociais, entende-se que é muito importante a aproximação com outras disciplinas
na área das Ciências Humanas.
Subsídios para implantação
do currículo proposto:
Os
recortes temáticos, conceituais e teóricos, os materiais, textos e recursos
didáticos sugeridos podem ser revistos e ampliados, sem perder de vista os
objetivos do ensino de Sociologia no nível médio, definidos nas Orientações
Curriculares Nacionais: “aprimoramento do educando como ser humano, sua
formação ética, desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu
pensamento crítico”.
Desenvolvimento:
O Aluno após a pesquisa, poderá imprimir ou escrever do próprio punho em folha
de papel comum, sendo que o trabalho, deverá ter capa e contra capa.
Recursos:
O aluno poderá usar os RECUSOS, que mais estiver a sua disposição, poderá
também colar reportagens, imagens, livros, revistas, jornais, Links e outros,
para complementação do seu trabalho.
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é
continua,
Cumulativa
e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativo.
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05
a 08/05/2020
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
|
||||
PROFESSOR
Katia Assis da Silva
|
AULAS PREVISTAS
2 Aulas (45 minutos cada)
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Filosofia
/ 2ºTB
|
||||
CONTEÚDOS:
Assistir ao programa TV
Educação no dia 04/04/2020 às 17h45min e descrever os pontos principais
apresentados no vídeo aula
|
||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Conseguir interpretar diferentes linguagens através de
argumentos e imagens.
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Assistir a programação do dia pela TV Educação e fazer um
relatório sobre os principais pontos abordados no tema do vídeo aula.
|
||||
RECURSOS:
- Computador
- Site TV Educação
- Caderno
- Caneta
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação será feita
através da observação em relação à coesão e a coerência no que se refere aos
textos que serão entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com
|
||||
DATA: 04/04/2020
__
|
||||
Não
se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.
FISICA
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 2ºTB
Conteúdo: Transformaçãoes Gasosas
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e interpretação
Habilidade Cíentifica: Comparar e avaliar procedimentos de medida e controle da temperatura, pressão e volume;
Avaliar a conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado físico
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar em livros didaticos de Física, Centro de Midias e videoaula (https://www.youtube.com/watch?v=IzQYQTGWKYg)
Recursos: Enviar as atividades para o email prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 14/05/2020
Atividade de Fisica I
Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e interpretação
Habilidade Específica: Comparar e avaliar procedimentos de medida e controle da temperatura, pressão e volume;
Avaliar a conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado físico
Descrição da atividade proposta
- Copiar e responde as questões
1- Certa massa de gás hidrogênio (H2) ocupa um volume de 0,760 L, sob pressão de 125 mm Hg, em uma dada temperatura. Qual o volume ocupado pela mesma massa de H2, na mesma temperatura, sob pressão de 0,100 atm?
2- Certa quantidade de um gás ocupa um volume de 120 L em pressão de 700 mmHg e temperatura de 20 ºC. Qual será a pressão quando o volume for apenas de 30 L, mantendo-se a temperatura constante?
3- A cada 10 m de profundidade a pressão sobre um mergulhador aumenta 1 atm com relação à pressão atmosférica. Sabendo-se disso, qual seria o volume de 1 L de ar (comportando-se como um gás ideal) inspirado pelo mergulhador ao nível do mar, quando ele estivesse a 30 m de profundidade?
4- 15 litros de uma determinada massa gasosa encontram-se a uma pressão de 8,0 atm e à temperatura de 30º C. Ao sofrer uma expansão isotérmica, seu volume passa a 20 litros. Qual será a nova pressão do gás?
5- Um carro-tanque transportou gás cloro para uma estação de tratamento de água. Sabe-se que o volume do tanque que continha gás cloro era de 30 m3, que a temperatura era mantida a 20oC para a pressão ser de 2 atm e que, na estação de tratamento de água, esse cloro foi transferido para um reservatório de 50 m3 mantido a 293 K. Ao passar do carro-tanque para o reservatório, o gás sofreu uma transformação........e a pressão do reservatório era.............. As lacunas são completamente preenchidas, respectivamente, com os dados:
a) isotérmica, 1,2 atm.
b) isométrica, 117 atm.
c) isobárica, 2 atm.
d) isocórica, 2 atm.
e) isovolumétrica, 1,2 atm.
6- A equação dos gases perfeitos relaciona as chamadas "variáveis de estado". Quais são essas variáveis?
7- A Lei de Charles, por sua vez, estabelece que, mantendo-se fixa a temperatura, o volume de um gás é proporcional a pressão (termodinâmica). Verdadeiro ou Falso? Justifique sua resposta.
8- Um gás possui a pressão de 800 mmhg fazendo as transformações, quanto seria a pressão em atm?
Bons Estudos
Prof.ª Patricia
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 2ºTB
Conteúdo: Transformaçãoes Gasosas
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e interpretação
Habilidade Cíentifica: Comparar e avaliar procedimentos de medida e controle da temperatura, pressão e volume;
Avaliar a conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado físico
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar em livros didaticos de Física, Centro de Midias e videoaula (https://www.youtube.com/watch?v=IzQYQTGWKYg)
Recursos: Enviar as atividades para o email prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 14/05/2020
Atividade de Fisica I
Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e interpretação
Habilidade Específica: Comparar e avaliar procedimentos de medida e controle da temperatura, pressão e volume;
Avaliar a conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado físico
Descrição da atividade proposta
- Copiar e responde as questões
1- Certa massa de gás hidrogênio (H2) ocupa um volume de 0,760 L, sob pressão de 125 mm Hg, em uma dada temperatura. Qual o volume ocupado pela mesma massa de H2, na mesma temperatura, sob pressão de 0,100 atm?
2- Certa quantidade de um gás ocupa um volume de 120 L em pressão de 700 mmHg e temperatura de 20 ºC. Qual será a pressão quando o volume for apenas de 30 L, mantendo-se a temperatura constante?
3- A cada 10 m de profundidade a pressão sobre um mergulhador aumenta 1 atm com relação à pressão atmosférica. Sabendo-se disso, qual seria o volume de 1 L de ar (comportando-se como um gás ideal) inspirado pelo mergulhador ao nível do mar, quando ele estivesse a 30 m de profundidade?
4- 15 litros de uma determinada massa gasosa encontram-se a uma pressão de 8,0 atm e à temperatura de 30º C. Ao sofrer uma expansão isotérmica, seu volume passa a 20 litros. Qual será a nova pressão do gás?
5- Um carro-tanque transportou gás cloro para uma estação de tratamento de água. Sabe-se que o volume do tanque que continha gás cloro era de 30 m3, que a temperatura era mantida a 20oC para a pressão ser de 2 atm e que, na estação de tratamento de água, esse cloro foi transferido para um reservatório de 50 m3 mantido a 293 K. Ao passar do carro-tanque para o reservatório, o gás sofreu uma transformação........e a pressão do reservatório era.............. As lacunas são completamente preenchidas, respectivamente, com os dados:
a) isotérmica, 1,2 atm.
b) isométrica, 117 atm.
c) isobárica, 2 atm.
d) isocórica, 2 atm.
e) isovolumétrica, 1,2 atm.
6- A equação dos gases perfeitos relaciona as chamadas "variáveis de estado". Quais são essas variáveis?
7- A Lei de Charles, por sua vez, estabelece que, mantendo-se fixa a temperatura, o volume de um gás é proporcional a pressão (termodinâmica). Verdadeiro ou Falso? Justifique sua resposta.
8- Um gás possui a pressão de 800 mmhg fazendo as transformações, quanto seria a pressão em atm?
Bons Estudos
Prof.ª Patricia
ARTE
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
| |||||
PROFESSOR Jorge C. Pessoa
|
AULAS PREVISTAS
4 aulas
SEMANA DE 27 A 30 ABRIL
SEMANA DE 04 A 08 MAIO
| ||||
DISCIPLINA/TURMA: 2ºTB
Arte
| |||||
CONTEÚDOS:
Espaços expositivos, modos de expor, salões de arte, bienais e feiras de arte.
| |||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Práticas de Leitura e Escrita, produção de texto (EF69LP07B).
Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança.
| |||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Assista aos vídeos nos link’s :
https://www.youtube.com/watch?v=x1IkLdes3ko, neste primeiro vídeo relacione ao menos 10 palavras e seus significados.
https://www.youtube.com/watch?v=7vwjJvM2OVg, já nestes dois vídeos descreva o que muitas vezes acontece entre obras e público (reveja nosso estudo de Arte Contemporânea para ajudar na resposta) para isso consulte ao caderno com os conteúdos já passado anteriormente nas aulas presenciais, bem como, fazer outras pesquisas de vídeos e artigos na internet.
Obs.: Para a entrega trabalho e aguardar a implantação e liberação do Google Sala de aula pela CMSP, ou aguarde novas informações.
| |||||
RECURSOS:
Vídeo no Youtube, consulta ao caderno de conteúdo já passado e pesquisa na internet.
| |||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Respostas com base as aulas presenciais já assistida e vídeo sugerido pelo professor nesta atividade.
| |||||
Inglês
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSOR:
Renê César Costa
Cruz
|
AULAS PREVISTAS: 2 (duas)
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
L. Inglesa – 2º
Termo C
|
|||||
CONTEÚDOS:
How to use
the dictionary?
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI10) Conhecer a organização de
um dicionário bilíngue (impresso e/ou online) pata construir repertório
lexical.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Conteúdo prático e vídeo aula. Duração de 2 aula que tem como objetivo
ensinar a manusear um dicionário bilíngue para extrair informações.
|
|||||
RECURSOS:
Blog da escola, YouTube e dicionário de Inglês/Português.
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Não definido.
|
|||||
__
|
How to use the dictionary? Como usar o dicionário?
Nas aulas anteriores, aprendemos "o que
é dicionário?”. Vamos continuar a dica em relação aos dicionários, porque é uma
peça essencial no aprendizado de inglês de qualquer pessoa.
Muita gente deve estar pensando: “ Ei, não
seja bobo! Dicionário é fácil de usar! Basta abrir escolher a palavra ler a
definição e pronto. Não tem segredos!“. Se você pensa assim, sinto informar que
você está redondamente enganado. Os dicionários de hoje possuem muitas
informações interessantes sobre o uso das palavras e muito mais. Vejamos!
Are you ready? Let’s go!
Por exemplo, você pode saber que ‘chair‘
significa ‘cadeira‘. Mas veja a figura abaixo e note que há outras informações
a respeito da palavra ‘chair‘.
Você percebe que há três definições para ‘chair‘. A primeira é a de ‘cadeira‘ mesmo. No entanto, você aprende que pode dizer ‘in a chair‘ ou ‘on a chair‘. Ou seja você já aprende quais as preposições mais comuns com a palavra ‘chair‘. Na segunda definição mostra que ‘chair‘ é usada para se referir a alguém que comanda uma reunião ou comitê. Qualquer pessoa que convoca e comanda os passos de uma reunião é o ‘chair‘. Além disso, você aprende que ‘in the chair’, nesse segundo uso, significa algo como estar no comando. Ao ler o exemplo – the president, Al Shaw, was in the chair – você percebe isso. O terceiro uso da palavra diz que ela é usada com o significado de professor universitário. Em português dizemos ‘cadeira‘ também: ‘ela foi apontada para a cadeira de medicina‘ (tradução do exemplo no dicionário).
Sensacional,
não é?
Sente-se encorajado a identificar os
diferentes tipos de informação contidas no dicionário, desde o mais básico,
como as duas divisões (Inglês - Português/ Português - Inglês) até as
especificidades de cada entrada, como pronúncia, significado, aspectos
gramaticais, região, estilos, expressões idiomáticas, imagens (se houver) etc. Calma,
sei que parece complicado. Mas tudo é questão de criar uma “intimidade” com o dicionário.
Para te ajudar a conectar cada vez mais com
este mundo, veja este este vídeo que potencializar o seu entendimento: https://youtu.be/7y2yUDQvTSI
Também foi elaborado algumas questões em “inglês”
para explorar este livro maravilhoso chamado: dicionário.
Answer The Question:
Traduza as perguntas e responda em português:
- When do we look at the English side of the
dictionary? And the Portuguese side?
- Are the two sides the same length?
- Do the two sides contain the same types of
information? If not, why not?
- Which side is more useful when we are
reading an English text? (The English-Portuguese side).
- Which side do we
need when we are writing in English?MATEMÁTICA - MANOEL
E.E.Salim Farah Maluf
Professor: Manoel J. Silva
Turma: 2° Termo C
Matéria: Matemática
ATIVIDADES: Referente as 4 aulas semanais
1) Resolva as frações deixando em números
decimais.
A) 2/4 + 6/8
B) 8/5 – 9/4
2) Resolva as frações deixando em números
decimais.
A) 8/5
B) 9/4
C) 2\3 × 3/4
3) Resolva o problema deixando em
números decimais.
A) João foi a feira e comprou 4 dúzias de
bananas , pagando R$ 5,20 cada dúzia,
depois comprou 3 dezenas de laranjas
pagando R$ 6,60 pelas 3 dezenas de
laranjas Quanto custou cada dezena de
laranjas e quanto ele gastou na
compra das 4 dúzias de bananas e das
3 dezenas de laranjas?
QUÍMICA
MODELO DE
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
|
||||
1.
PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão
|
2.
TURMA
2° Termo - C
|
|||
3.
DISCIPLINA:
Professor
especialista, química
|
||||
4.
CONTEÚDOS:
Mudança de
estado físico.
|
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Entender métodos e
procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los a diferentes
contextos h27.
Reconhecer a ocorrência
de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo.
|
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Com base na atividade
anterior os alunos deverão produzir um texto onde irão relatar a aplicação no
seu dia a dia.
|
||||
7.
RECURSOS UTILIZADOS:
Os
alunos irao pesquisar com base na atividade anterior, podendo fazer uso do
texto em anexo na atividade.
|
||||
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro
escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com)
ou via whatsapp.
|
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02
|
10.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO
04/05/2020 a 08/05/2020
|
11.
PROFESSOR
Rosiane
|
12. VALIDADO EM
04/05/2020
|
DIRETORIA
DE ENSINO
LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
INGLÊS
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
|
||||
PROFESSOR:
Renê César Costa
Cruz
|
AULAS PREVISTAS: 2 (duas)
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
L. Inglesa – 2º
Termo C
|
||||
CONTEÚDOS:
How to use the dictionary?
|
||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI10) Conhecer a organização de
um dicionário bilíngue (impresso e/ou online) pata construir repertório
lexical.
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Conteúdo prático e vídeo aula. Duração de 2 aula que tem como objetivo
ensinar a manusear um dicionário bilíngue para extrair informações.
|
||||
RECURSOS:
Blog da escola, YouTube e dicionário de Inglês/Português.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Não definido.
|
||||
__
|
||||
How to use the dictionary? Como usar o dicionário?
Nas aulas anteriores, aprendemos "o que
é dicionário?”. Vamos continuar a dica em relação aos dicionários, porque é uma
peça essencial no aprendizado de inglês de qualquer pessoa.
Muita gente deve estar pensando: “ Ei, não
seja bobo! Dicionário é fácil de usar! Basta abrir escolher a palavra ler a
definição e pronto. Não tem segredos!“. Se você pensa assim, sinto informar que
você está redondamente enganado. Os dicionários de hoje possuem muitas
informações interessantes sobre o uso das palavras e muito mais. Vejamos!
Are you ready? Let’s go!
Por exemplo, você pode saber que ‘chair‘
significa ‘cadeira‘. Mas veja a figura abaixo e note que há outras informações
a respeito da palavra ‘chair‘.
Você percebe que há três definições para
‘chair‘. A primeira é a de ‘cadeira‘ mesmo. No entanto, você aprende que pode
dizer ‘in a chair‘ ou ‘on a chair‘. Ou seja você já aprende quais as
preposições mais comuns com a palavra ‘chair‘. Na segunda definição mostra que
‘chair‘ é usada para se referir a alguém que comanda uma reunião ou comitê.
Qualquer pessoa que convoca e comanda os passos de uma reunião é o ‘chair‘.
Além disso, você aprende que ‘in the chair’, nesse segundo uso, significa algo
como estar no comando. Ao ler o exemplo – the president, Al Shaw, was in the
chair – você percebe isso. O terceiro uso da palavra diz que ela é usada com o
significado de professor universitário. Em português dizemos ‘cadeira‘ também:
‘ela foi apontada para a cadeira de medicina‘ (tradução do exemplo no
dicionário).
Sensacional,
não é?
Sente-se encorajado a identificar os
diferentes tipos de informação contidas no dicionário, desde o mais básico,
como as duas divisões (Inglês - Português/ Português - Inglês) até as
especificidades de cada entrada, como pronúncia, significado, aspectos
gramaticais, região, estilos, expressões idiomáticas, imagens (se houver) etc. Calma,
sei que parece complicado. Mas tudo é questão de criar uma “intimidade” com o dicionário.
Para te ajudar a conectar cada vez mais com
este mundo, veja este este vídeo que potencializar o seu entendimento: https://youtu.be/7y2yUDQvTSI
Também foi elaborado algumas questões em “inglês”
para explorar este livro maravilhoso chamado: dicionário.
Answer The Question:
Traduza as perguntas e responda em português:
- When do we look at the English side of the dictionary? And the
Portuguese side?
- Are the two sides the same length?
- Do the two sides contain the same types of information? If not, why
not?
- Which side is more useful when we are reading an English text? (The
English-Portuguese side).
- Which side do we need when we are writing in English?
MATEMÁTICA
E.E.SALIM FARAH MALUF
PROFESSOR:MANOEL J.
SILVA
MATÉRIA: MATEMÁTICA
TURMA:2 TURMA C
SEMANA:4/5 A 8/5
QUANTIDADES DE AULAS 4
AULAS SEMANAIS
HABILIDADES:
RECONHECER E DESENVOLVER HABILIDADES COM MEDIDAS LINEARES TRANSFORMAÇÕES DE
MEDIDAS LINEARES
INSTRUMENTO DE
AVALIAÇÃO: CONTINUA E AVALIATIVA
ATIVIDADE 1
1)QUAL É A MEDIDA
MAIOR
A)2 METROS OU 200
CETÍMETROS?
B)50 MILÍMITROS OU 1
METRO
C)0,004 METROS OU 0,2
KM
ATIVIDADE 2
1)FAÇA AS
TRANSFORMAÇÕES DAS MEDIDAS
A)2 METRO PARA
DECIMETRO
B)50 QUILOMETRO PARA
METRO
C)100 MILIMETRO PARA
METRO
D)0,004 QUILOMETRO
PARA METRO
E)0,05 CENTIMETRO PARA
DECIMETRO
ATIVIDADE 3
1)KATIA COMPROU O,003
QUILOMETRO DE CERTO TECIDO PARA CONFECCIONAR UMA BERMUDA. QUANTOS METROS ELA
COMPROU DE TECIDO? FAÇA A TRANSFORMAÇÃO DE KM PARA M
ATIVIDADE 4
1)MÁRIO COMPROU 5000
MILIMITRO DE MANGUEIRA PARA MOLHAR SUAS PLANTAS NO QUINTAL. QUANTOS METROS EQUIVALE OS 5000 MILIMITRO?
FILOSOFIA
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05
a 08/05/2020
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
|
||||
PROFESSOR
Katia Assis da Silva
|
AULAS PREVISTAS
2 Aulas (45 minutos cada)
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Filosofia
/ 2ºTC
|
||||
CONTEÚDOS:
Assistir ao programa TV
Educação no dia 04/04/2020 às 17h45min e descrever os pontos principais
apresentados no vídeo aula
|
||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Conseguir interpretar diferentes linguagens através de
argumentos e imagens.
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Assistir a programação do dia pela TV Educação e fazer um
relatório sobre os principais pontos abordados no tema do vídeo aula.
|
||||
RECURSOS:
- Computador
- Site TV Educação
- Caderno
- Caneta
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação será feita
através da observação em relação à coesão e a coerência no que se refere aos
textos que serão entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com
|
||||
DATA: 04/04/2020
__
|
||||
Não
se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.
SOCIOLOGIA
EE
Salim Farah Maluf
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
|
||||
1.
PROFESSOR:
Alason Santos Silva
|
TURMA, 2°TC
|
|||
2.
DISCIPLINA: Sociologia
|
||||
3.
CONTEÚDOS:
A
formação da diversidade
|
||||
4.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Ler e interpretar textos que expressam a
diversidade em seus diferentes aspectos
Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos
contínuos
Interpretar e analisar o processo da
formação da diversidade
|
||||
5.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar leitura de textos e auxilio de
vídeos sobre a formação da diversidade em um contexto geral
|
||||
6.
RECURSOS:
Aparelho eletrônico com uso de internet, livros didáticos, apostila do
aluno, revistas, caderno e caneta
Encaminhar atividades para o e-mail com o
nome completo e série
prof2012alason@gmail.com
|
||||
7.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Escolher
um tema ligado à diversidade e depois elaborar uma pequena pesquisa online
com pessoas próximas do seu convívio social e analisar suas diversidades
daquele tema escolhido
|
||||
8.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
Duas
Aulas
|
9.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO
04_/__05__/2020 a ___08_/__05__/2020
|
10.
PROFESSOR
Alason
|
11. VALIDADO EM __05__/____05_/2020
|
|
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETÍVO 2020 – 1° Bi.
Recursos: Notebook, Internet
e centro de mídia
|
Hereditariedade
Genética – É a parte da biologia que estuda a
hereditariedade e as semelhanças transmitidas pelos gens.
Gen– é o segmento de um cromossomo que
determina uma ou mais características hereditárias.
O que é hereditariedade?
Cada ser humano possui características
individuais. A soma dessas características é que distingue um individuo de
outro. Cor da pele, cor dos olhos, cabelos, estatura são alguns desses
caracteres.
Quando há o cruzamento entre o homem e a
mulher, formando a célula-ovo, essa contém 23 cromossomos do pai e 23
cromossomos da mãe, totalizando 46 cromossomos, que é o número existente nas
células somáticas (do corpo) do ser humano.
Cromossomos Homólogos.
Quando um cromossomo apresenta uma sequência
de gens semelhantes, isto é, os cromossomos do pai e da mãe possuem gens
responsáveis pelas mesmas características, como cor dos olhos, cor dos cabelos,
etc., na mesma sequência, são chamados cromossomos homólogos. Os gens que tem
uma mesma disposição em cromossomos homólogos são denominados gens alelos.
Questões
Propostas
1)
O que é gen?
2)
O que são cromossomos homólogos?
3)
O que são gens alelos?
Entregar
as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
04/05/2020 a 08/05/2020.
GEOGRAFIA
PROFESSOR RICARDO
Coronavirus em países pobres: o que a
ciências geográfica tem a nós dizer?
Em países desiguais como o Brasil, o COVID-19 pode afetar
drasticamente a vida daqueles que vivem em partes mais vulneráveis do
território nacional.
A concentração de renda nas mãos de poucos, como mostram os
dados do Relatório Social Mundial da ONU em 21 de fevereiro deste ano, apontam
que mesmo em tempos ditos modernos (ou pós-modernos) a pobreza continua
aumentando no mundo globalizado. Em uma sociedade de desenvolvimentos
desiguais, é notável a relação entre o aumento do número de ricos e o aumento
da população pobre.
Em um vídeo publicado no dia 18 de março de 2020 em seu
canal do Youtube, a geógrafa e professora titular da USP Maria Adélia de Souza,
nos apresenta significativas contribuições da geografia brasileira para o
entendimento da expansão COVID-19 em territórios desiguais. Segundo a
cientista, embasada nas teorias do professor Milton Santos (um dos mais
importantes e premiados geógrafos da América Latina) em um mundo
territorialmente dividido desigualmente entre “espaços opacos” e em “espaços
luminosos” (entre pobres e ricos) o avanço da pandemia pode ser fatal e
exterminará populações carentes.
Os “espaços opacos” são os espaços dos pobres, são aqueles
onde há uma extrema falta de equipamentos públicos dos mais variados
seguimentos, como unidades de saúde, hospitais, saneamento básico, escolas,
universidades, etc. E, além disso, esses espaços, representam um grande
contraste em relação aos “espaços luminosos”, pois a dinâmica social realizada
nesses últimos é totalmente mais veloz da qual se realiza nos territórios onde
há uma falta de estruturas públicas de qualidade.
Nos espaços destinos as populações com maior renda, o tempo
e o espaço são muito mais fluídos. O que não significa uma vantagem ou a
desconexão com os “espaços opacos”. Mas, no contexto de uma pandemia global,
esses últimos que concentram uma carência de investimentos, podem ser colocados
em segundo plano no que diz respeito as politicas para contenção do COVID-19.
Ainda segundo a professora Maria Adélia de Souza, nos países
onde há uma aceleração do tempo e do espaço, com uma mobilidade mais veloz
representada pelos meios de transporte e comunicação, houve uma demora na contenção
da fluidez dos territórios. Mas que, devido à esses países, principalmente
europeus, contarem com um espaço geográfico mais equipado técnico, científico e
informacionalmente, e de não haver uma população tão pobre, a pandemia se
alastrou entre as classes médias, mas sua contenção foi rapidamente
projetada.
Segundo cientistas das mais renomadas universidades do
Brasil, como USP, Unesp, Unicamp, UnB e UFABC, em parceria com as universidades
internacionais de Berkley (EUA) e Oldenburg (Alemanha), o quadro no Brasil se
mostra desigual. O estudo realizado pelo Observatório COVID-19 BR neste mês,
evidencia que a pandemia no território brasileiro está se tornando parecida ao
caso italiano. Neste estudo, os cientistas da Universidade Estadual Paulista,
mostraram que segundo suas projeções, na terça-feira da semana que vem, o
Brasil registrará aproximadamente cerca de 3,4 mil casos, em média, o vírus
está dobrando a cada 54 horas e 43 minutos, mostram os dados.
O problema é que a
demora para dar início as políticas e programas de contenção do coronavírus no
Brasil, está fazendo com que os casos aumentem. E como o território brasileiro
é composto em sua maioria por “espaços opacos”, ou seja, lugares onde imperam a
pobreza e a escassez de recursos básicos à saúde, penetrará de uma forma grave
nas cidades mais pobres do país, contribuindo para a morte das populações mais
necessitadas de amparo médico, de alimentação e saneamento básico.
Nos espaços da
pobreza, a mobilidade possibilitada pelo meio técnico-científico e
informacional não opera como nos espaços da acumulação do capital, há uma
exorbitante desigualdade socioespacial representada por esses dois espaços.
Ambos convivem lado a lado, pois para haver riqueza é necessário a existência
da pobreza, da escassez, da expropriação da vida de milhares de pessoas. Mas,
nos “espaços luminosos” da fluidez, os acessos são privilegiados, a saúde que
resulta em qualidade de vida e possibilidade de existência são mais
presentes.
Por isso, estamos em
um mundo onde opera o desenvolvimento desigual, e que segundo relatório recente
da ONU, 70% da população vive excluída dos avanços técnicos, científicos e
informacionais de uma sociedade dita desenvolvida e pós-moderna.
O que a ciência
geográfica tem a nos dizer, principalmente a brasileira, evidência os
diferentes usos do território pelas diferentes classes sociais. Onde uma
minoria se engrandece e se enriquece com a pobreza e adoecimento de outra
grande maioria. E inclusive lucra com a falta de recursos oferecidos nos
“espaços opacos”, pois passa a oferecê-los nos grandes centros como estratégia
de acumulação.
Nos territórios onde
operam os espaços destinados às camadas abastadas, o COVID-19 pode ser
facilmente expelido e combatido, devido ao fluido aparato técnico. Havendo mais
condições para sua contenção, pois os “espaços luminosos” são os lugares onde
operam o dito desenvolvimento econômico. Mas à custas de quem? Das populações
mais carentes, onde a má distribuição de renda e de espaço, irão fazer com que o
povo pobre seja o mais atingido pela pandemia do coronavírus.
Maiara de Proença
Bernardino
Questões
1 Explique o termo "opacos e luminosos"?
2 Partindo desse conceito "opacos e luminosos",
como os impactos da covid19 pode ser avassalador para um lado e outro não.
3 Faça uma relação com os fatos narrados no texto e a
realidade do dia a dia que comprove as ideias do texto.
4 Faça uma pesquisa dos dados de morte pela covid19 nos
bairros de São Paulo, e faça uma análise geral do texto e a realidade.
LÍNGUA PORTUGUESA
E. E.
Salim Fara Maluf
Professora:
Sandra Ferraz
Nome:
Série: 2º Termo C
Atividade
de Português
Período
04/05 a 08/05
1. Pesquise
o poema Saudades de Alvares de Azevedo e Responda as questões.
a) O
titulo ‘’ Saudades’’ revela um tema romântico?
b) A
mulher aparece no poema como algo idealizado, sonhado? Justifique com palavras
do próprio texto.
c) Transparecem,
nos versos, sentimentos de desânimo, dor, morte? Justifique com palavras do
texto.
FÍSICA
2º ATIVIDADE EM EAD Física, 2º
termo C
Professor: José Armando
Leitura e resolução dos
exercícios, que são para a compreensão dos fenômenos físicos e são de (múltiplas
escolhas) ou (verdadeiro ou falso)
Observação vocês devem me encaminhar para o
meu e-mail. As perguntas com as respostas, no caso de ser conta de enviar todo
o cálculo (para quem não sabe fazer o cálculo no computador faça no papel e
escaneia para o computador assim ela vem como imagem, atenção com letra legível.
e-mail: armandoalves15777@gmail.com (não se esqueça de colocar nome:_____________nº______série,
caso contrario não tem como adivinhar nem de quem nem de onde)
O mesmo se aplica para a 1°
atividade.
A
dilação anômala da água
A água o líquido mais abundante em nosso
planeta, constituída por moléculas com dois átomos de hidrogênio e um átomo de
oxigênio .
A água líquida tem uma estrutura
parcialmente ordenada, na qual pontes de hidrogênio estão constantemente sendo
formados e rompidos. Entretanto, quando a água está no estado solido (gelo),
todas as suas moléculas se estruturam de modo a formar pontes de hidrogênio. O
efeito dessas pontes é o espaçamento entre as moléculas, o que torna o gelo
menos denso que a água. Por isso o gelo flutua na água.
A dilatação da água não obedece a aquilo
que entendemos como logico, estando a 1 atm (pressão atmosférica a nível do
mar), a água quando está a 4 ºC ela está no seu ponto de maior densidade
portanto está no seu menor volume, tendo um comportamento diferente das demais
substâncias.
Calorimetria
·
Conceito de calor: Já
sabemos que a temperatura de um corpo está relacionada a agitação das
partículas que o constituem. Já o calor é uma energia na faixa das ondas
eletromagnéticas conhecido como infravermelho. O calor é energia térmica em
trânsito entre corpos a temperaturas diferentes.
No
Sistema Internacional (SI) a quantidade de calor, assim como a energia, é
medida em joule (J). entretanto, é mais comum medir a quantidade de calor em
caloria (cal) ou quilocaloria (Kcal). 1cal = 4,186J 1Kcal = 1.000 cal
·
Troca de calor:
Vamos considerar os corpos A e B, a
seguir, com temperaturas iniciais ta ( temperatura do corpo A) e tb ( temperatura do corpo B) com a
temperatura de A maior do que de B.
Quando o calor está saindo de um corpo
este calor é chamado de exotérmico, já quando está entrando em um corpo é
chamado de endotérmico. Assim o calor que está envolvido nas trocas de calor só
pode ser classificado dessas duas formas, em que para que vocês consigam
classificar deve se entender qual corpo esta doando calor (saindo, exotérmica)
ou que está recebendo calor (entrando, endotérmica).
Equilíbrio térmico: O equilíbrio
térmico ocorre entre dois corpos quando eles possuem a mesma temperatura,
assim não há mais trocas de calor entre eles.
·
Mudança de estado da matéria: A
matéria pode se apresentar em princípio em três estados (solido líquido e
gasoso). Para que ocorra uma mudança de estado em uma substância é necessário
que este corpo receba energia ou perca energia, térmica, em quantidade
suficiente dependendo do que o corpo é constituído (mudança de estado físico)
·
Calor sensível e calor latente:
Calor
sensível é aquele que é absorvido ou emitido por um corpo, mas sem
haver mudança de estado da matéria. Por exemplo quando retiramos a água da
geladeira, estando bem gela a uns 3 ºC ainda está no estado liquido, se
deixarmos ela sobre a mesa ela começa a receber calor do meio chegando até a
temperatura ambiente mas permanece liquida, neste caso ouve uma troca de calor
mas não teve mudança de estado portanto se trata de calor sensível. Observação
a temperatura ambiente é de 25 ºC
Matematicamente o calor
sensível é calculado por:
Q =m x
c x Dq ou Q
= C x Dq, onde
(Q) quantidade de calorias (cal)
(m) massa do corpo (g)
cal
(c) calor específico ________________ - (c) Letra Maíúscula
g x ºC
cal
(C) capacidade térmica ___________ - (C) Letra Maiúscula
º C
(Dq)
variação de temperatura (°C)
Calor
latente é aquele que é absorvido ou emitido por um corpo e ocorre
mudança de estado da matéria. Por exemplo quando pegamos gelo e colocamos sobre
a mesa ele vai começar a receber calor do meio, no começo a temperatura aumenta
então a temperatura para de aumentar enquanto o gelo derrete, a temperatura
fica 0 °C, só volta a subir até a temperatura ambiente após todo o gelo virar
água. Observação a temperatura ambiente é de 25 °C
Matematicamente o calor latente é calculado por:
Q = m x L, onde
cal
(L) é o latente da substância_(_______)
g
Mudança
de estado
|
fusão
|
solidificação
|
vaporização
|
Liquefação
|
L()
|
80
|
-
80
|
540
|
-
540
|
símbolo
|
Lf
|
Ls
|
Lv
|
Ll
|
Gráfico do aquecimento e resfriamento.
Suponha que tenhamos colocado uma massa de gelo a – 8 °C em um reservatório com
uma massa de água a 25 ºC. A água vai ceder calor para a massa de gelo e o gelo
vai absorver calor da massa de água até que ambas atinjam a mesma temperatura.
O gráfico abaixo representa uma possibilidade do comportamento dessa troca de
energia medida em temperatura e calorias. Para termos um gráfico mais preciso é
necessário mais informações sobre estas massas (água e gelo).
Quantidade
de calor: Ao receber ou ceder calor, um corpo pode sofrer uma variação de
temperatura ou uma mudança de estado físico. Entre tanto, nos corpos
constituídos por substâncias puras, esses dois efeitos nunca ocorrem
simultaneamente.
·
A quantidade de calor Q provoca uma variação de
temperatura Dq
·
A quantidade de calor Q provoca uma variação de
estado físico
Capacidade térmica (C): A
capacidade térmica de um corpo indica a quantidade de calor que esse corpo deve
receber ou ceder para sofrer uma variação unitária de temperatura., onde C é capacidade térmica, Q é
calorias e Dq
é temperatura
Por exemplo, dizer que a capacidade
térmica de certo corpo é de 20 , significa dizer que ele deve receber ou ceder
20 calorias para sua temperatura aumentar ou diminuir em 1 grau Celsius.
Calor específico (c): O
calor específico de um material indica, a quantidade de calor que uma massa
unitária desse material deve receber ou ceder para sofrer uma variação unitária
de temperatura. E depende diretamente do material do que o corpo é constituído.
Tabela de calor específico de algumas
substâncias
substância
|
c
)
______
g x ºC
|
substância
|
c
( cal
________
g x ºC
|
Água
|
1
|
alumínio
|
0,214
|
Ferro
|
0,12
|
Amônia
(liquida)
|
1,125
|
Cobre
|
0,093
|
Cloreto
de sódio
|
0,204
|
Vidro
|
0,2
|
chumbo
|
0,0306
|
Prata
|
0,056
|
etanol
|
0,581
|
mercúrio
|
0,033
|
gelo
|
0,502
|
Vapor de água
|
0,481
|
Bromo
(sólido)
|
0,088
|
Bromo
(líquido)
|
0,107
|
||
Como podemos observar na tabela a
substância água o calor específico muda com a mudança de temperatura.
Exercícios:
1)
Com
relação a dilatação da água, responda verdadeiro ou falso
a)
A água tem uma estrutura extremamente
organizada por isso quanto menor a temperatura menor o volume que a água ocupa
b)
Conforme
a água se congela aumenta as pontes de hidrogênio e o espaçamento entre as
moléculas, assim diminuindo a sua densidade.
2)
Oque é
calor
a) ( )É uma anda eletromagnética conhecida colo
ultravioleta
b) ( )É a energia interna de um corpo.
c) ( )É a energia em trânsito entre corpos de
diferentes temperaturas
d) ( )É a agitação das partículas
3)
Quanto a
troca de calor, responda verdadeiro ou falso.
a) Quando
dois corpos têm temperaturas diferentes eles estão em equilíbrio térmico
b) Quando dois corpos têm temperaturas iguais
eles estão em equilíbrio térmico
c) O
corpo de maior temperatura cede calor para o corpo de menor temperatura
4)
Quando
aquecemos uma substância no estado solido sem que mude de estado. Este calor é.
a) ( ) sensível
b) ( ) latente
5)
O
combustível de foguete é solido, entretanto para uma melhor combustão deve se
fazer que o combustível passe para o estado gasoso. Qual o nome dessa mudança
de estado.
a) ( ) fusão
b) ( ) solidificação
c) ( )vaporização
d) ( )liquefação
e) ( )sublimação
6)
O calor
específico depende.
a) ( ) da temperatura
b) ( ) da pressão
c) ( ) da altitude
d) ( ) da matéria que o constitui
7)
A
capacidade térmica indica a quantidade de calor que um corpo recebe ou cede
para sofrer uma mudança em sua temperatura. Marque verdadeiro ou falso
Nenhum comentário:
Postar um comentário