sexta-feira, 1 de maio de 2020

9º ANO - ANOS FINAIS - SEMANA DE 04/05 A 08/05

9ºA
LINGUA PORTUGUESA


E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 04/05/2020 A 08/05/2020.

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - PROFESSORA JOBIANE REIS
EMAIL: jobiane.reis@hotmail.com

9º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL II - MANHÃ (6 AULAS SEMANAIS).


CONTEÚDOS:
Adesão às práticas de leitura


HABILIDADE
EF69LP49 - Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e sua


DESENVOLVIMENTO:
As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios propostos deverão ser encaminhados para o email:jobiane.reis@hotmail.com, as dúvidas poderão ser esclarecidas via whatsapp.
.

RECURSOS:
Computador conectado com internet, celular conectado com internet, livros didáticos e caderno do aluno.


AVALIAÇÃO:
v Observar a motivação do aluno para os estudos online;
v Estimular o raciocínio crítico do aluno através de fóruns, visando o nível verbal e intelectual do aluno;
v Interação do aluno com os meios digitais e a capacidade de aprender de forma autônoma;
v Todo conjunto de tarefas solicitas via online a serem cumpridas é entendido como trabalho e serão atribuídas notas.








AULA 1 e 2 - TEMA- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- LÍNGUA PORTUGUESA - 9ª ANO A - EF II - MANHÁ
PROFESSORA: JOBIANE REIS

v ORIENTAÇÃO: Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as orientações de cada atividade.

TEMA: INDICAÇÃO DE FILME: A menina que roubava livros.

Orientação de atividade: Escrever relatório sobre as principais ideias do filme, enviar para o email: jobiane.reis@hotmail.com; colocar nome completo, número, sala e escola.


AULA 3 e 4 - TEMA- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- LÍNGUA PORTUGUESA - 9ª ANO A - EF II - MANHÁ
PROFESSORA: JOBIANE REIS

v ORIENTAÇÃO: Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as orientações de cada atividade.

Orientação de atividade: Encaminhar as atividades para o email: jobiane.reis@hotmail.com; colocar nome completo, número, sala e escola.

Índice de roteiro de pesquisa sobre o filme: A menina que roubava livros.

v Quais foram os livros roubados por Liesel?

v O que ocorre em toda Europa naquele momento?

v Por que a morte pegou o livro de Liesel?

v Qual era a finalidade da menina que roubava livros?

v Qual era o segredo do pai de Liesel?

v Quantas vezes Liesel encontrou a morte?

v Qual a data de lançamento do filme: A menina que roubava livros?

AULA 5 e 6 - TEMA- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- LÍNGUA PORTUGUESA - 9ª ANOS A, B E C - EF II - MANHÁ
PROFESSORA: JOBIANE REIS

v ORIENTAÇÃO: Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as orientações de cada atividade.

v Orientação de ativivdade: Anexar a pesquisa (manuscrita) em portfólio (pasta de trabalhos); colocar nome completo, número, sala e escola, entregar no retorno das aulas.


PESQUISA: Biografia do autor Markus Zusak ( autor do livro: A menina que roubava livros).


MATEMÁTICA

ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR
Marcela


AULAS PREVISTAS 6
Sendo 1 aula para leitura e 1 Para Recuperação
DISCIPLINA: Matemática
TURMA:  9º ano A


CONTEÚDOS /TEMA : 
ü  Razão entre grandezas de espécies diferentes; Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·         Estimular e desenvolver a competência leitora e escritora.
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Resolver as atividades proposta no caderno do aluno atividade 4.
            Fazer a leitura do conto do livro de Aladim de Malba Taham
Lembrando  sempre fazer o registro de  uma breve compreensão do conto ok!
       Conto :ultimo prato pg 160
Agora vamos,realizar as atividades (1 a 5) propostas no caderno aprender sempre :com  o objetivo  de reforçar recuperar conceitos anteriores.

Obs:  aquele vocês retiram na escola semana passada . 
O que vocês vão encaminhar para meu endereço de email .( semanalmente  )
A ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias.  (aulas de matemática)


Não se esqueça de colocar seu nome completo, turma e data 


 RECURSOS:   Caderno do aluno 1º Bimestre ;Caderno Aprender Sempre ;O Livro de Aladim de Malba Taham ;Ficha de acompanhamento as aulas do centro de mídias (em Anexo)

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
Durante todo processo de ensino ,através das atividades realizadas ,online e   realização das atividades  propostas no  caderno do aluno .
Data 04/05 /2020 a 08/05/2020

Ficha de acompanhamento as aulas do centro de mídias 

Data da Transmissão da Videoaula: ____ / ____ / 2020.
Disciplina:  Matemática
Tema: ______________________________________________________

1 - Agora que você já assistiu a videoaula, registre seu comentário:

2 - Nesta aula, aprendi...

3 - Nesta aula, não entendi...




ARTE

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                             9º A

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:


           Atividade de Música

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF09AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética a partir do século XX.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

A atividade de Sondagem 1 faz parte do caderno aluno volume 1 pagina 130, o objetivo que o aluno leia as questões de sondagem e responda a partir do seu conhecimento de música, não é necessário fazer pesquisa sobre as questões.



RECURSOS:

Caderno do aluno volume 1


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.go.br




DATA 04/05  a 08 /05

__



GEOGRAFIA


EE SALIM FARAH MALUF. De 04 a 08 de 2020                         1,2, e 3.
Série: 9º Anos : A . – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade:  Leitura e interpretação de texto, seguida de pesquisa e resposta as questões.
Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania e analisar identidades e interculturalidades regionais.
GEOGRAFIA  : PRÁTICAS DA CULTURA.
1.(Enem 2013) O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que “a comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação – essencialmente a internet e os meios de comunicação – porque esta é a principal via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui atuar na consciência da sociedade no seu conjunto”.
(Disponível em: www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar. 2012).
Em 2011, após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo de Hosni Mubarak, no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que
a) a internet atribui verdadeiros valores culturais aos seus usuários.

b) a consciência das sociedades foi estabelecida com o advento da internet.

c) a revolução tecnológica tem como principal objetivo a deposição de governantes antidemocráticos.

d) os recursos tecnológicos estão a serviço dos opressores e do fortalecimento de suas práticas políticas.

e) os sistemas de comunicação são mecanismos importantes de adesão e compartilhamento de valores sociais.

2. (Enem 2013) A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.
(MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.)
Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas
a) permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.

b) perderam a relação com o seu passado histórico.

c) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.

d) contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.

e) demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.

3. (Enem 2013) A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como Um príncipe em Nova York e Ace Ventura: um maluco na África; em ambas, a África parece um lugar cheio de tribos doidas e rituais de desenho animado. A animação O rei Leão, da Disney, o mais bem-sucedido filme americano ambientado na África, não chegava a contar com elenco de seres humanos.
LEIBOWITZ, E. “Filmes de Hollywood sobre África ficam no clichê”. Disponível em: http://noticias.uol.com.br  . Acesso em: 17 abr. 2010.

                                                                 
                                                                                                                                        
A produção cinematográfica referida no texto contribui para a constituição de uma memória sobre a África e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligência, respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano:
a) A história e a natureza.

b) O exotismo e as culturas.

c) A sociedade e a economia.

d) O comércio e o ambiente.

e) A diversidade e a política.

4. (Enem 2013) Própria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dança aristocrática, oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a Europa.

No Brasil, foi introduzida como dança de salão e, por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto popular. Para sua ocorrência, é importante a presença de um mestre “marcante” ou “marcador”, pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores desenvolvem. Observa-se a constância das seguintes marcações: “Tour”, “En avant”, “Chez des dames”, “Chez des chevaliê”, “Cestinha de flor”, “Balancê”, “Caminho da roça”, “Olha a chuva”, “Garranchê”, “Passeio”, “Coroa de flores”, “Coroa de espinhos” etc.

No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformações: surgem novas figurações, o francês aportuguesado inexiste, o uso de gravações substitui a música ao vivo, além do aspecto de competição, que sustenta os festivais de quadrilha, promovidos por órgãos de turismo.

CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1976.
As diversas formas de dança são demonstrações da diversidade cultural do nosso país. Entre elas, a quadrilha é considerada uma dança folclórica por
a) possuir como característica principal os atributos divinos e religiosos e, por isso, identificar uma nação ou região.

b) abordar as tradições e costumes de determinados povos ou regiões distintas de uma mesma nação.

c) apresentar cunho artístico e técnicas apuradas, sendo, também, considerada dança-espetáculo.

d) necessitar de vestuário específico para a sua prática, o qual define seu país de origem.

e) acontecer em salões e festas e ser influenciada por diversos gêneros musicais.

5. (Enem 2012) As mulheres quebradeiras de coco-babaçu dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, na sua grande maioria, vivem numa situação de exclusão e subalternidade. O termo quebradeira de coco assume o caráter de identidade coletiva na medida em que as mulheres que sobrevivem dessa atividade e reconhecem sua posição e condição desvalorizada pela lógica da dominação, se organizam em movimentos de resistência e de luta pela conquista da terra, pela libertação dos babaçuais, pela autonomia do processo produtivo. Passam a atribuir significados ao seu trabalho e as suas experiências, tendo como principal referência sua condição preexistente de acesso e uso dos recursos naturais.
ROCHA, M. R. T. A luta das mulheres quebradeiras de coco-babaçu, pela libertação do coco preso e pela posse da terra. In: Anais do VII Congresso Latino-Americano de Sociologia Rural, Quito, 2006 (adaptado).
A organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante da
a) constante violência nos babaçuais na confluência de terras maranhenses, piauienses, paraenses e tocantinenses, região com elevado índice de homicídios.

b) falta de identidade coletiva das trabalhadoras, migrantes das cidades e com pouco vínculo histórico com as áreas rurais do interior do Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí.

c) escassez de água nas regiões de veredas, ambientes naturais dos babaçus, causada pela construção de açudes particulares, impedindo o amplo acesso público aos recursos hídricos.

d) progressiva devastação das matas dos cocais, em função do avanço da sojicultura nos chapadões do Meio-Norte brasileiro.

e) dificuldade imposta pelos fazendeiros e posseiros no acesso aos babaçuais localizados no interior de suas propriedades.

3/3

6. (Enem 2011) Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito a crianças – o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas na televisão.
GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
O texto indica que existe uma significava produção científica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porque
a) codificam informações transmitidas nos programas infantis por meio da observação.

b) adquirem conhecimentos variados que incentivam o processo de interação social.

c) interiorizam padrões de comportamento e papéis sociais com menor visão crítica.

d) observam formas de convivência social baseadas na tolerância e no respeito.

e) apreendem modelos de sociedade pautados na observância das leis.


Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série do estudante.

‘ O ESFORÇO GERALMENTE, É ACOMPANHADO DO SUCESSO ! ’


CIÊNCIAS


E.E. SALIM FARAH MALUF
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3


ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 9ºA
PROFESSORA: Ana Paula
PERÍODO: 04/05/2020 a 08/05/2020
HABILIDADES: Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entra as suas massas.   


1 – Questão
Fazer a leitura anexada abaixo sobre substâncias simples e composta e escrever um resumo
2 – Questão

Classifique as substâncias abaixo em simples ou composta:
H2 à
Fe à
NaCl à
C6H12O6 à
Na à
He à
Cl à
CH4 à
     
3 – Questão
Diferencie substância simples e composta
  

Anexo

Substâncias simples e substâncias compostas
A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Já o gás nitrogênio, que existe na atmosfera, é formado pela união de dois átomos de nitrogênio. O mesmo vale para o gás oxigênio.
Dizemos então que o oxigênio é uma substância simples, já que é formado pela união de átomos quimicamente iguais. A água é uma substância composta, pois é formada pela união de átomos diferentes.
Compreenda melhor analisando a imagem a seguir:

Algumas substâncias compostas são formadas por íons diferentes, como é o caso do cloreto de sódio, que tem íons de sódio e de cloro.
Portanto, uma substância pura pode ser simples, quando é formada por apenas um tipo de átomo, ou composta, quando em sua fórmula há mais de um tipo de átomo ou de íon.
Resumindo:
- Substâncias Simples são aquelas formadas por um único tipo de elemento químico.
Exemplos: H2, O2, O3, Cl2, P4 .
- Substâncias compostas são aquelas formadas por mais de um tipo de elemento químico.
Exemplos: NaCl, H2O, Ca2SO4, HCl, H3PO4.


Planejamento Semanal  (4 à 8 de Maio)
Dayane de Araújo Arruda Rojas
Disciplinas: Ed. Física, Projeto de Vida e Eletiva (Esporte e Lazer)
E-mail para devolutiva
parceiradavida@hotmail.com

DISCIPLINA/TURMA:

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA 
CONTEÚDOS:
·       Unidade Temática: Esporte
Esportes de rede/parede, Esportes de invasão Esportes de combate;
ATIVIDADES
·       Realizar a leitura do texto: O lugar da luta nas aulas de Educação Física, disponível: https://www.educacaofisica.com.br/escolas/educacao-fisica-escolar/o-lugar-da-luta-nas-aulas-de-educacao-fisica/
·       Descrever qual a importância da modalidade esportiva no ambiente escolar, e quais os benefícios para as atividades diárias dentro e fora da escola;
·       Sugestão de prática: praticar alguns movimentos de combate (combate medieval), disponível: https://www.youtube.com/watch?v=DWPfEjchdvI










9ºB

LÍNGUA PORTUGUESA

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 04/05/2020 A 08/05/2020.

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - PROFESSORA JOBIANE REIS
EMAIL: jobiane.reis@hotmail.com

9º ANO B  - ENSINO FUNDAMENTAL II - MANHÃ (6 AULAS SEMANAIS).


CONTEÚDOS:
Adesão às práticas de leitura


HABILIDADE
EF69LP49 - Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e sua


DESENVOLVIMENTO:
As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios propostos deverão ser encaminhados para o email:jobiane.reis@hotmail.com, as dúvidas poderão ser esclarecidas via whatsapp.
.

RECURSOS:
Computador conectado com internet, celular conectado com internet, livros didáticos e caderno do aluno.


AVALIAÇÃO:
v Observar a motivação do aluno para os estudos online;
v Estimular o raciocínio crítico do aluno através de fóruns, visando o nível verbal e intelectual do aluno;
v Interação do aluno com os meios digitais e a capacidade de aprender de forma autônoma;
v Todo conjunto de tarefas solicitas via online a serem cumpridas é entendido como trabalho e serão atribuídas notas.




AULA 1 e 2 - TEMA- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- LÍNGUA PORTUGUESA - 9ª ANO B  - EF II - MANHÁ
PROFESSORA: JOBIANE REIS

v ORIENTAÇÃO: Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as orientações de cada atividade.

TEMA: INDICAÇÃO DE FILME: A menina que roubava livros.

Orientação de atividade: Escrever relatório sobre as principais ideias do filme, enviar para o email: jobiane.reis@hotmail.com; colocar nome completo, número, sala e escola.


AULA 3 e 4 - TEMA- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- LÍNGUA PORTUGUESA - 9ª ANO B  - EF II - MANHÁ
PROFESSORA: JOBIANE REIS

v ORIENTAÇÃO: Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as orientações de cada atividade.

Orientação de atividade: Encaminhar as atividades para o email: jobiane.reis@hotmail.com; colocar nome completo, número, sala e escola.

Índice de roteiro de pesquisa sobre o filme: A menina que roubava livros.

v Quais foram os livros roubados por Liesel?

v O que ocorre em toda Europa naquele momento?

v Por que a morte pegou o livro de Liesel?

v Qual era a finalidade da menina que roubava livros?

v Qual era o segredo do pai de Liesel?

v Quantas vezes Liesel encontrou a morte?

v Qual a data de lançamento do filme: A menina que roubava livros?

AULA 5 e 6 - TEMA- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- LÍNGUA PORTUGUESA - 9ª ANO B  - EF II - MANHÁ
PROFESSORA: JOBIANE REIS

v ORIENTAÇÃO: Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as orientações de cada atividade.

v Orientação de ativivdade: Anexar a pesquisa (manuscrita) em portfólio (pasta de trabalhos); colocar nome completo, número, sala e escola, entregar no retorno das aulas.


PESQUISA: Biografia do autor Markus Zusak ( autor do livro: A menina que roubava livros).

MATEMÁTICA


ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR
Marcela


AULAS PREVISTAS 6
Sendo 1 aula para leitura e 1 Para Recuperação
DISCIPLINA: Matemática
TURMA:  9º ano B 


CONTEÚDOS /TEMA : 
ü  Razão entre grandezas de espécies diferentes; Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·         Estimular e desenvolver a competência leitora e escritora.
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Resolver as atividades proposta no caderno do aluno atividade 4.
            Fazer a leitura do conto do livro de Aladim de Malba Taham
Lembrando  sempre fazer o registro de  uma breve compreensão do conto ok!
       Conto :ultimo prato pg 160
Agora vamos,realizar as atividades (1 a 5) propostas no caderno aprender sempre :com  o objetivo  de reforçar recuperar conceitos anteriores.

Obs:  aquele vocês retiram na escola semana passada . 
O que vocês vão encaminhar para meu endereço de email .( semanalmente  )
A ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias.  (aulas de matemática)


Não se esqueça de colocar seu nome completo, turma e data 


 RECURSOS:   Caderno do aluno 1º Bimestre ;Caderno Aprender Sempre ;O Livro de Aladim de Malba Taham ;Ficha de acompanhamento as aulas do centro de mídias (em Anexo)

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
Durante todo processo de ensino ,através das atividades realizadas ,online e   realização das atividades  propostas no  caderno do aluno .
Data 04/05 /2020 a 08/05/2020

Ficha de acompanhamento as aulas do centro de mídias 

Data da Transmissão da Videoaula: ____ / ____ / 2020.
Disciplina:  Matemática
Tema: ______________________________________________________

1 - Agora que você já assistiu a videoaula, registre seu comentário:

2 - Nesta aula, aprendi...

3 - Nesta aula, não entendi...



HISTÓRIA 


DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
EE SALIM FARAH MALUF
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
ANOS FINAIS

MODELO DE ATIVIDADES À DISTÂNCIA
1.     PROFESSOR
WILSON DE OLIVEIRA

2.     TURMA
9º B
3.     DISCIPLINA:
HISTÓRIA

4.     CONTEÚDOS:
 Primeira República: dominação e resistência.

5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

   HABILIDADES: (EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando   particularidades da história local e regional até 1954.
   HABILIDADES: (EF09HI05 Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.

6.     DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1)     Assistir a videoaula “Revolta da Vacina  /  Nerdologia”,  disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SlsHN-OWCkw> e logo após leia o texto “A Revolta da Vacina”, página 32 e 33 do livro História sociedade & cidadania: 9º ano, e responda a pergunta abaixo:
Qual a situação da população e do Rio de Janeiro em 1904 quando ocorreu a Revolta da Vacina?
2)     Faça uma pesquisa em livro ou na internet e identifique os motivos que levaram à greve de 1917.
3)      Assista o vídeo “ ARevolta da Chibata em Pixels BitCine no # meteoro.doc”, disponível em:  <https://www.youtube.com/watch?v=wCBBErq8I3o> e na sequência pesquise na internet a música Mestre sala dos mares, anote a letra no caderno, no final coloque   os nomes dos  autores e faça um comentário sobre o vídeo e a música.
4)     Utilizando o livro didático História sociedade¨& cidadania: 9º ano, páginas 41, faça a leitura do texto “ Dia de eleição em uma pequena cidade do interior do Ceara” e responda as três questões proposta.

1)     RECURSOS UTILIZADOS:

- Livro didático História sociedade¨& cidadania: 8º ano, páginas 6 a 43;
- Celular, notebook, tablet ou computador com acesso à internet;
- Caderno para registro das respostas;
- Caneta;
- Lapis;
- Borracha.


2)     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

 Acompanhamento será através de registros escrito no caderno comum.
 Ao assistir as aulas no Centro de Mídia SP faça seus registros no caderno.


            ENVIAR ATIVIDADES PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br 


3)     Nº DE AULAS PREVISTAS
            04

4)     PERÍODOD DE REALIZAÇÃO
04/05/2020 a 08/05//2020
5)    PROFESSOR
Wilson de Oliveira
6)     VALIDADO EM____/_____/2020



ARTE
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                             9º  B 

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:


           Atividade de Música

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF09AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética a partir do século XX.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

A atividade de Sondagem 1 faz parte do caderno aluno volume 1 pagina 130, o objetivo que o aluno leia as questões de sondagem e responda a partir do seu conhecimento de música, não é necessário fazer pesquisa sobre as questões.



RECURSOS:

Caderno do aluno volume 1


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.go.br




DATA 04/05  a 08 /05

__



GEOGRAFIA

EE SALIM FARAH MALUF. De 04 a 08 de 2020                         1,2, e 3.
Série: 9º Anos :  B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade:  Leitura e interpretação de texto, seguida de pesquisa e resposta as questões.
Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania e analisar identidades e interculturalidades regionais.
GEOGRAFIA  : PRÁTICAS DA CULTURA.
1.(Enem 2013) O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que “a comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação – essencialmente a internet e os meios de comunicação – porque esta é a principal via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui atuar na consciência da sociedade no seu conjunto”.
(Disponível em: www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar. 2012).
Em 2011, após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo de Hosni Mubarak, no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que
a) a internet atribui verdadeiros valores culturais aos seus usuários.

b) a consciência das sociedades foi estabelecida com o advento da internet.

c) a revolução tecnológica tem como principal objetivo a deposição de governantes antidemocráticos.

d) os recursos tecnológicos estão a serviço dos opressores e do fortalecimento de suas práticas políticas.

e) os sistemas de comunicação são mecanismos importantes de adesão e compartilhamento de valores sociais.

2. (Enem 2013) A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.
(MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.)
Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas
a) permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.

b) perderam a relação com o seu passado histórico.

c) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.

d) contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.

e) demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.

3. (Enem 2013) A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como Um príncipe em Nova York e Ace Ventura: um maluco na África; em ambas, a África parece um lugar cheio de tribos doidas e rituais de desenho animado. A animação O rei Leão, da Disney, o mais bem-sucedido filme americano ambientado na África, não chegava a contar com elenco de seres humanos.
LEIBOWITZ, E. “Filmes de Hollywood sobre África ficam no clichê”. Disponível em: http://noticias.uol.com.br  . Acesso em: 17 abr. 2010.

                                                                                                                                                                                                               
A produção cinematográfica referida no texto contribui para a constituição de uma memória sobre a África e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligência, respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano:
a) A história e a natureza.

b) O exotismo e as culturas.

c) A sociedade e a economia.

d) O comércio e o ambiente.

e) A diversidade e a política.

4. (Enem 2013) Própria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dança aristocrática, oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a Europa.

No Brasil, foi introduzida como dança de salão e, por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto popular. Para sua ocorrência, é importante a presença de um mestre “marcante” ou “marcador”, pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores desenvolvem. Observa-se a constância das seguintes marcações: “Tour”, “En avant”, “Chez des dames”, “Chez des chevaliê”, “Cestinha de flor”, “Balancê”, “Caminho da roça”, “Olha a chuva”, “Garranchê”, “Passeio”, “Coroa de flores”, “Coroa de espinhos” etc.

No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformações: surgem novas figurações, o francês aportuguesado inexiste, o uso de gravações substitui a música ao vivo, além do aspecto de competição, que sustenta os festivais de quadrilha, promovidos por órgãos de turismo.

CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1976.
As diversas formas de dança são demonstrações da diversidade cultural do nosso país. Entre elas, a quadrilha é considerada uma dança folclórica por
a) possuir como característica principal os atributos divinos e religiosos e, por isso, identificar uma nação ou região.

b) abordar as tradições e costumes de determinados povos ou regiões distintas de uma mesma nação.

c) apresentar cunho artístico e técnicas apuradas, sendo, também, considerada dança-espetáculo.

d) necessitar de vestuário específico para a sua prática, o qual define seu país de origem.

e) acontecer em salões e festas e ser influenciada por diversos gêneros musicais.

5. (Enem 2012) As mulheres quebradeiras de coco-babaçu dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, na sua grande maioria, vivem numa situação de exclusão e subalternidade. O termo quebradeira de coco assume o caráter de identidade coletiva na medida em que as mulheres que sobrevivem dessa atividade e reconhecem sua posição e condição desvalorizada pela lógica da dominação, se organizam em movimentos de resistência e de luta pela conquista da terra, pela libertação dos babaçuais, pela autonomia do processo produtivo. Passam a atribuir significados ao seu trabalho e as suas experiências, tendo como principal referência sua condição preexistente de acesso e uso dos recursos naturais.
ROCHA, M. R. T. A luta das mulheres quebradeiras de coco-babaçu, pela libertação do coco preso e pela posse da terra. In: Anais do VII Congresso Latino-Americano de Sociologia Rural, Quito, 2006 (adaptado).
A organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante da
a) constante violência nos babaçuais na confluência de terras maranhenses, piauienses, paraenses e tocantinenses, região com elevado índice de homicídios.

b) falta de identidade coletiva das trabalhadoras, migrantes das cidades e com pouco vínculo histórico com as áreas rurais do interior do Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí.

c) escassez de água nas regiões de veredas, ambientes naturais dos babaçus, causada pela construção de açudes particulares, impedindo o amplo acesso público aos recursos hídricos.

d) progressiva devastação das matas dos cocais, em função do avanço da sojicultura nos chapadões do Meio-Norte brasileiro.

e) dificuldade imposta pelos fazendeiros e posseiros no acesso aos babaçuais localizados no interior de suas propriedades.

3/3

6. (Enem 2011) Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito a crianças – o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas na televisão.
GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
O texto indica que existe uma significava produção científica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porque
a) codificam informações transmitidas nos programas infantis por meio da observação.

b) adquirem conhecimentos variados que incentivam o processo de interação social.

c) interiorizam padrões de comportamento e papéis sociais com menor visão crítica.

d) observam formas de convivência social baseadas na tolerância e no respeito.

e) apreendem modelos de sociedade pautados na observância das leis.


Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série do estudante.

‘ O ESFORÇO GERALMENTE, É ACOMPANHADO DO SUCESSO ! ’


CIÊNCIAS


E.E. SALIM FARAH MALUF
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3


ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 9ºB
PROFESSORA: Ana Paula
PERÍODO: 04/05/2020 a 08/05/2020
HABILIDADES: Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entra as suas massas.   


1 – Questão
Fazer a leitura anexada abaixo sobre substâncias simples e composta e escrever um resumo
2 – Questão

Classifique as substâncias abaixo em simples ou composta:
H2 à
Fe à
NaCl à
C6H12O6 à
Na à
He à
Cl à
CH4 à
     
3 – Questão
Diferencie substância simples e composta
  

Anexo

Substâncias simples e substâncias compostas
A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Já o gás nitrogênio, que existe na atmosfera, é formado pela união de dois átomos de nitrogênio. O mesmo vale para o gás oxigênio.
Dizemos então que o oxigênio é uma substância simples, já que é formado pela união de átomos quimicamente iguais. A água é uma substância composta, pois é formada pela união de átomos diferentes.
Compreenda melhor analisando a imagem a seguir:

Algumas substâncias compostas são formadas por íons diferentes, como é o caso do cloreto de sódio, que tem íons de sódio e de cloro.
Portanto, uma substância pura pode ser simples, quando é formada por apenas um tipo de átomo, ou composta, quando em sua fórmula há mais de um tipo de átomo ou de íon.
Resumindo:
- Substâncias Simples são aquelas formadas por um único tipo de elemento químico.
Exemplos: H2, O2, O3, Cl2, P4 .
- Substâncias compostas são aquelas formadas por mais de um tipo de elemento químico.
Exemplos: NaCl, H2O, Ca2SO4, HCl, H3PO4.


Planejamento Semanal  (4 à 8 de Maio)
Dayane de Araújo Arruda Rojas
Disciplinas: Ed. Física, Projeto de Vida e Eletiva (Esporte e Lazer)
E-mail para devolutiva
parceiradavida@hotmail.com

DISCIPLINA/TURMA:

              EDUCAÇÃO FÍSICA/  9º B
CONTEÚDOS:
·       Unidade Temática: Esporte
Esportes de rede/parede, Esportes de invasão Esportes de combate;
ATIVIDADES
·       Realizar a leitura do texto: O lugar da luta nas aulas de Educação Física, disponível: https://www.educacaofisica.com.br/escolas/educacao-fisica-escolar/o-lugar-da-luta-nas-aulas-de-educacao-fisica/
·       Descrever qual a importância da modalidade esportiva no ambiente escolar, e quais os benefícios para as atividades diárias dentro e fora da escola;
·       Sugestão de prática: praticar alguns movimentos de combate (combate medieval), disponível: https://www.youtube.com/watch?v=DWPfEjchdvI





9ºC

LINGUA PORTUGUESA



E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 04/05/2020 A 08/05/2020.

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - PROFESSORA JOBIANE REIS
EMAIL: jobiane.reis@hotmail.com

9º ANO C - ENSINO FUNDAMENTAL II - MANHÃ (6 AULAS SEMANAIS).


CONTEÚDOS:
Adesão às práticas de leitura


HABILIDADE
EF69LP49 - Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e sua


DESENVOLVIMENTO:
As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios propostos deverão ser encaminhados para o email:jobiane.reis@hotmail.com, as dúvidas poderão ser esclarecidas via whatsapp.
.

RECURSOS:
Computador conectado com internet, celular conectado com internet, livros didáticos e caderno do aluno.


AVALIAÇÃO:
v Observar a motivação do aluno para os estudos online;
v Estimular o raciocínio crítico do aluno através de fóruns, visando o nível verbal e intelectual do aluno;
v Interação do aluno com os meios digitais e a capacidade de aprender de forma autônoma;
v Todo conjunto de tarefas solicitas via online a serem cumpridas é entendido como trabalho e serão atribuídas notas.





AULA 1 e 2 - TEMA- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- LÍNGUA PORTUGUESA - 9ª ANO C - EF II - MANHÁ
PROFESSORA: JOBIANE REIS

v ORIENTAÇÃO: Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as orientações de cada atividade.

TEMA: INDICAÇÃO DE FILME: A menina que roubava livros.

Orientação de atividade: Escrever relatório sobre as principais ideias do filme, enviar para o email: jobiane.reis@hotmail.com; colocar nome completo, número, sala e escola.


AULA 3 e 4 - TEMA- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- LÍNGUA PORTUGUESA - 9ª ANO C - EF II - MANHÁ
PROFESSORA: JOBIANE REIS

v ORIENTAÇÃO: Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as orientações de cada atividade.

Orientação de atividade: Encaminhar as atividades para o email: jobiane.reis@hotmail.com; colocar nome completo, número, sala e escola.

Índice de roteiro de pesquisa sobre o filme: A menina que roubava livros.

v Quais foram os livros roubados por Liesel?

v O que ocorre em toda Europa naquele momento?

v Por que a morte pegou o livro de Liesel?

v Qual era a finalidade da menina que roubava livros?

v Qual era o segredo do pai de Liesel?

v Quantas vezes Liesel encontrou a morte?

v Qual a data de lançamento do filme: A menina que roubava livros?

AULA 5 e 6 - TEMA- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- LÍNGUA PORTUGUESA - 9ª ANO C - EF II - MANHÁ
PROFESSORA: JOBIANE REIS

v ORIENTAÇÃO: Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as orientações de cada atividade.

v Orientação de ativivdade: Anexar a pesquisa (manuscrita) em portfólio (pasta de trabalhos); colocar nome completo, número, sala e escola, entregar no retorno das aulas.


PESQUISA: Biografia do autor Markus Zusak ( autor do livro: A menina que roubava livros).




GEOGRAFIA





PROFESSOR : HOSANA
DISCIPLINA : GEOGRAFIA -9C
CONTEÚDOS: Diversidade Nacional.
Habilidades e Competências EF08H101 : Leitura e Identificação  de aspectos conceituais sobre a Diversidade Brasileira.
Desenvolvimento e Estratégias: Leitura de texto, levantamento de duvidas e compreensão textual.
Recursos: Textos.
Avaliação: Interpretação das questões  e participação oral das dicussões em grupo.
Aulas Previstas: 2 aulas
Email para devolutiva: hosanahelen2301@gmail.com

DIVERSIDADE NACIONAL E REGIONAL
O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo.

As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.
No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros. A cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.
O Centro-Oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas cavalhadas e procissão do fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária é de origem indígena e recebe forte influência da culinária mineira e paulista. Os pratos principais são: galinhada com pequi e guariroba, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal – como o pintado, pacu e dourado.
As representações culturais no Norte do Brasil estão nas festas populares como o círio de Nazaré e festival de Parintins, a maior festa do boi-bumbá do país. A culinária apresenta uma grande herança indígena, baseada na mandioca e em peixes. Pratos como otacacá, pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacaré e mussarela de búfala são muito populares. As frutas típicas são: cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá, graviola, buriti.
No Sudeste, várias festas populares de cunho religioso são celebradas no interior da região. Festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu boi, carnaval e peão de boiadeiro. A culinária é muito diversificada, os principais pratos são: queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão, moqueca capixaba, feijoada, farofa, pirão, etc.

O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a festa da uva (cultura italiana) e a oktoberfest (cultura alemã), o fandango de influência portuguesa e espanhola, pau de fita e congada. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro) e vinho.

Responda:
1) O que se entende por Diversidade Regional?
2) Quais as 5 regiões do Brasil?
3) Por que a Cultura Brasileira não é considerada uma Cultura Homogênea, ou seja, uma Cultura Ùnica?

4) Escolha uma região do Brasil e cite sua particularidade?






MATEMÁTICA


ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR
Marcela


AULAS PREVISTAS 6
Sendo 1 aula para leitura e 1 Para Recuperação
DISCIPLINA: Matemática
TURMA:  9º ano C


CONTEÚDOS /TEMA : 
ü  Razão entre grandezas de espécies diferentes; Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·         Estimular e desenvolver a competência leitora e escritora.
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Resolver as atividades proposta no caderno do aluno atividade 4.
            Fazer a leitura do conto do livro de Aladim de Malba Taham
Lembrando  sempre fazer o registro de  uma breve compreensão do conto ok!
       Conto :ultimo prato pg 160
Agora vamos,realizar as atividades (1 a 5) propostas no caderno aprender sempre :com  o objetivo  de reforçar recuperar conceitos anteriores.

Obs:  aquele vocês retiram na escola semana passada . 
O que vocês vão encaminhar para meu endereço de email .( semanalmente  )
A ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias.  (aulas de matemática)


Não se esqueça de colocar seu nome completo, turma e data 


 RECURSOS:   Caderno do aluno 1º Bimestre ;Caderno Aprender Sempre ;O Livro de Aladim de Malba Taham ;Ficha de acompanhamento as aulas do centro de mídias (em Anexo)

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
Durante todo processo de ensino ,através das atividades realizadas ,online e   realização das atividades  propostas no  caderno do aluno .
Data 04/05 /2020 a 08/05/2020

Ficha de acompanhamento as aulas do centro de mídias 

Data da Transmissão da Videoaula: ____ / ____ / 2020.
Disciplina:  Matemática
Tema: ______________________________________________________

1 - Agora que você já assistiu a videoaula, registre seu comentário:

2 - Nesta aula, aprendi...

3 - Nesta aula, não entendi...





                              GEOGRAFIA


PROFESSOR : HOSANA
DISCIPLINA : GEOGRAFIA -9C
CONTEÚDOS: Diversidade Nacional.
Habilidades e Competências EF08H101 : Leitura e Identificação  de aspectos conceituais sobre a Diversidade Brasileira.
Desenvolvimento e Estratégias: Leitura de texto, levantamento de duvidas e compreensão textual.
Recursos: Textos.
Avaliação: Interpretação das questões  e participação oral das dicussões em grupo.
Aulas Previstas: 2 aulas
Email para devolutiva: hosanahelen2301@gmail.com

DIVERSIDADE NACIONAL E REGIONAL

O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo.
As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.
No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros. A cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.
O Centro-Oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas cavalhadas e procissão do fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária é de origem indígena e recebe forte influência da culinária mineira e paulista. Os pratos principais são: galinhada com pequi e guariroba, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal – como o pintado, pacu e dourado.

As representações culturais no Norte do Brasil estão nas festas populares como o círio de Nazaré e festival de Parintins, a maior festa do boi-bumbá do país. A culinária apresenta uma grande herança indígena, baseada na mandioca e em peixes. Pratos como otacacá, pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacaré e mussarela de búfala são muito populares. As frutas típicas são: cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá, graviola, buriti.
No Sudeste, várias festas populares de cunho religioso são celebradas no interior da região. Festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu boi, carnaval e peão de boiadeiro. A culinária é muito diversificada, os principais pratos são: queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão, moqueca capixaba, feijoada, farofa, pirão, etc.
O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a festa da uva (cultura italiana) e a oktoberfest (cultura alemã), o fandango de influência portuguesa e espanhola, pau de fita e congada. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro) e vinho.

Responda:
1) O que se entende por Diversidade Regional?
2) Quais as 5 regiões do Brasil?
3) Por que a Cultura Brasileira não é considerada uma Cultura Homogênea, ou seja, uma Cultura Ùnica?

4) Escolha uma região do Brasil e cite sua particularidade?

ARTE


DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                             9º  C

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:


           Atividade de Música

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF09AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética a partir do século XX.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

A atividade de Sondagem 1 faz parte do caderno aluno volume 1 pagina 130, o objetivo que o aluno leia as questões de sondagem e responda a partir do seu conhecimento de música, não é necessário fazer pesquisa sobre as questões.



RECURSOS:

Caderno do aluno volume 1


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.go.br




DATA 04/05  a 08 /05

__




CIÊNCIAS


E.E. SALIM FARAH MALUF
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3


ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 9ºC
PROFESSORA: Ana Paula
PERÍODO: 04/05/2020 a 08/05/2020
HABILIDADES: Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entra as suas massas.   


1 – Questão
Fazer a leitura anexada abaixo sobre substâncias simples e composta e escrever um resumo
2 – Questão

Classifique as substâncias abaixo em simples ou composta:
H2 à
Fe à
NaCl à
C6H12O6 à
Na à
He à
Cl à
CH4 à
     
3 – Questão
Diferencie substância simples e composta
  

Anexo

Substâncias simples e substâncias compostas
A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Já o gás nitrogênio, que existe na atmosfera, é formado pela união de dois átomos de nitrogênio. O mesmo vale para o gás oxigênio.
Dizemos então que o oxigênio é uma substância simples, já que é formado pela união de átomos quimicamente iguais. A água é uma substância composta, pois é formada pela união de átomos diferentes.
Compreenda melhor analisando a imagem a seguir:

Algumas substâncias compostas são formadas por íons diferentes, como é o caso do cloreto de sódio, que tem íons de sódio e de cloro.
Portanto, uma substância pura pode ser simples, quando é formada por apenas um tipo de átomo, ou composta, quando em sua fórmula há mais de um tipo de átomo ou de íon.
Resumindo:
- Substâncias Simples são aquelas formadas por um único tipo de elemento químico.
Exemplos: H2, O2, O3, Cl2, P4 .
- Substâncias compostas são aquelas formadas por mais de um tipo de elemento químico.
Exemplos: NaCl, H2O, Ca2SO4, HCl, H3PO4.

HISTÓRIA
PROFESSOR VANILDO
SÉRIE 9ºC


QUESTÔES

1.    1
 Quais eram alguns dos princípios defendidos por Campos Sales para o estabelecimento da república federativa?

2.  2   Em sua opinião, os mecanismos organizados durante a instalação da república no Brasil com a política dos governadores ainda vigoram no país nos dias de hoje?                                                                    


https://youtu.be/7YuTaUQQwZY?t=7                                                  https://youtu.be/0HumgBf1x_E?t=463                     https://youtu.be/Vw4HGHDWMjs?t=721                                                                  EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).


Um comentário:

  1. Galera dos 9 º anos ,me desculpem meu e-mail esta errado nessas atividades o correto é
    mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br ,

    ResponderExcluir