9ºA
LINGUA PORTUGUESA
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 04/05/2020 A 08/05/2020.
|
LÍNGUA PORTUGUESA E
LITERATURA - PROFESSORA JOBIANE REIS
EMAIL:
jobiane.reis@hotmail.com
9º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL II - MANHÃ (6 AULAS SEMANAIS).
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CONTEÚDOS:
Adesão
às práticas de leitura
|
HABILIDADE
EF69LP49 - Mostrar-se
interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras
produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo
de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades
atuais e sua
|
DESENVOLVIMENTO:
As aulas deverão ser registradas no caderno e
as pesquisas e exercícios propostos deverão ser encaminhados para o email:jobiane.reis@hotmail.com, as dúvidas
poderão ser esclarecidas via whatsapp.
.
|
RECURSOS:
Computador conectado com internet, celular
conectado com internet, livros didáticos e caderno do aluno.
|
AVALIAÇÃO:
v Observar a motivação do
aluno para os estudos online;
v Estimular o raciocínio
crítico do aluno através de fóruns, visando o nível verbal e intelectual do
aluno;
v Interação do aluno com
os meios digitais e a capacidade de aprender de forma autônoma;
v Todo conjunto de tarefas
solicitas via online a serem cumpridas é entendido como trabalho e serão
atribuídas notas.
|
AULA 1 e
2 - TEMA- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- LÍNGUA
PORTUGUESA - 9ª ANO A - EF II - MANHÁ
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v
ORIENTAÇÃO: Os textos
devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio
do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as
orientações de cada atividade.
TEMA: INDICAÇÃO DE
FILME: A menina que roubava livros.
Orientação
de atividade: Escrever relatório sobre as principais ideias do filme, enviar
para o email: jobiane.reis@hotmail.com; colocar nome completo, número, sala e
escola.
AULA 3 e
4 - TEMA- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- LÍNGUA
PORTUGUESA - 9ª ANO A - EF II - MANHÁ
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v
ORIENTAÇÃO: Os textos
devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio
do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as
orientações de cada atividade.
Orientação de atividade: Encaminhar as atividades
para o email: jobiane.reis@hotmail.com; colocar
nome completo, número, sala e escola.
Índice de
roteiro de pesquisa sobre o filme: A menina que roubava livros.
v
Quais foram os livros
roubados por Liesel?
v
O que ocorre em toda
Europa naquele momento?
v
Por que a morte pegou o
livro de Liesel?
v
Qual era a finalidade
da menina que roubava livros?
v
Qual era o segredo do
pai de Liesel?
v
Quantas vezes Liesel
encontrou a morte?
v
Qual a data de
lançamento do filme: A menina que roubava livros?
AULA 5 e 6
- TEMA- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- LÍNGUA
PORTUGUESA - 9ª ANOS A, B E C - EF II - MANHÁ
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v
ORIENTAÇÃO: Os textos
devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio
do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as
orientações de cada atividade.
v
Orientação de ativivdade: Anexar
a pesquisa (manuscrita) em portfólio (pasta de trabalhos); colocar nome completo, número, sala e escola, entregar no
retorno das aulas.
PESQUISA: Biografia do
autor Markus Zusak ( autor do livro: A menina que roubava livros).
MATEMÁTICA
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
|
|
PROFESSOR
Marcela
|
AULAS
PREVISTAS 6
Sendo 1 aula
para leitura e 1 Para Recuperação
|
DISCIPLINA:
Matemática
TURMA:
9º ano A
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|
CONTEÚDOS /TEMA :
ü Razão entre grandezas de espécies diferentes; Grandezas diretamente
proporcionais e grandezas inversamente proporcionais
|
|
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
·
Estimular
e desenvolver a competência leitora e escritora.
Resolver e
elaborar situações-problema que envolvam relações de proporcionalidade direta
e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes
proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e
de outras áreas.
|
|
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Resolver as atividades proposta no caderno
do aluno atividade 4.
Fazer a leitura do conto do livro
de Aladim de Malba Taham
Lembrando sempre fazer o registro de uma breve compreensão do conto ok!
Conto :ultimo prato pg 160
Agora
vamos,realizar as atividades (1 a 5) propostas no caderno aprender sempre
:com o objetivo de reforçar recuperar conceitos anteriores.
Obs: aquele vocês retiram na escola semana
passada .
O
que vocês vão encaminhar para meu endereço de email .( semanalmente )
A
ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias. (aulas de matemática)
Não se esqueça de colocar seu nome completo, turma e data
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RECURSOS:
Caderno do aluno 1º Bimestre ;Caderno Aprender Sempre ;O Livro de
Aladim de Malba Taham ;Ficha de acompanhamento as aulas do centro de mídias
(em Anexo)
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
Durante todo processo de ensino ,através
das atividades realizadas ,online e
realização das atividades
propostas no caderno do aluno .
Data 04/05 /2020 a 08/05/2020
|
Ficha
de acompanhamento as aulas do centro de mídias
Data da Transmissão da Videoaula: ____ / ____ / 2020.
Disciplina: Matemática
Tema: ______________________________________________________
1 - Agora que você já assistiu a videoaula, registre seu
comentário:
2 - Nesta aula, aprendi...
3 - Nesta aula, não entendi...
ARTE
GEOGRAFIA
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte
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CONTEÚDOS:
Atividade de Música
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF09AR16)
Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes
gêneros da música popular brasileira e estrangeira em seus contextos de
produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes
dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e
ética a partir do século XX.
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
A
atividade de Sondagem 1 faz parte do caderno aluno volume 1 pagina 130, o
objetivo que o aluno leia as questões de sondagem e responda a partir do seu
conhecimento de música, não é necessário fazer pesquisa sobre as questões.
|
|||||
RECURSOS:
Caderno
do aluno volume 1
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|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.go.br
|
|||||
DATA 04/05 a 08 /05
__
|
|||||
EE
SALIM FARAH MALUF. De
04 a 08 de 2020 1,2,
e 3.
Série: 9º Anos : A . – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade: Leitura e interpretação de texto, seguida de
pesquisa e resposta as questões.
Quantidade de aulas: 2
aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades:
Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na
Europa, Ásia e Oceania e analisar identidades e interculturalidades regionais.
GEOGRAFIA : PRÁTICAS DA CULTURA.
1.(Enem 2013)
O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que “a comunicação de valores e a
mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais
(entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos
próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação –
essencialmente a internet e os meios de comunicação – porque esta é a principal
via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem
eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui atuar na consciência
da sociedade no seu conjunto”.
(Disponível
em: www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar.
2012).
Em 2011,
após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo
de Hosni Mubarak, no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que
a) a
internet atribui verdadeiros valores culturais aos seus usuários.
b) a consciência das sociedades foi estabelecida com o advento da internet.
c) a revolução tecnológica tem como principal objetivo a deposição de
governantes antidemocráticos.
d) os recursos tecnológicos estão a serviço dos opressores e do fortalecimento
de suas práticas políticas.
e) os sistemas de comunicação são mecanismos importantes de adesão e
compartilhamento de valores sociais.
2. (Enem
2013) A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é
próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se
trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico,
mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é
captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.
(MINAS
GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte:
Arquivo Público Mineiro, 1988.)
Com base no
texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira
ou o candomblé, deve considerar que elas
a)
permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
b) perderam a relação com o seu passado histórico.
c) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica
brasileira.
d) contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil
atual.
e) demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos
europeus.
3. (Enem
2013) A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem
vulgares, mas de muito sucesso, como Um príncipe em Nova York e Ace Ventura: um
maluco na África; em ambas, a África parece um lugar cheio de tribos doidas e
rituais de desenho animado. A animação O rei Leão, da Disney, o mais bem-sucedido
filme americano ambientado na África, não chegava a contar com elenco de seres
humanos.
LEIBOWITZ,
E. “Filmes de Hollywood sobre África ficam no clichê”. Disponível em: http://noticias.uol.com.br . Acesso em: 17 abr. 2010.
A produção
cinematográfica referida no texto contribui para a constituição de uma memória
sobre a África e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligência,
respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano:
a) A história
e a natureza.
b) O exotismo e as culturas.
c) A sociedade e a economia.
d) O comércio e o ambiente.
e) A diversidade e a política.
4. (Enem
2013) Própria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dança
aristocrática, oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a
Europa.
No Brasil, foi introduzida como dança de salão e, por sua vez, apropriada e
adaptada pelo gosto popular. Para sua ocorrência, é importante a presença de um
mestre “marcante” ou “marcador”, pois é quem determina as figurações diversas
que os dançadores desenvolvem. Observa-se a constância das seguintes marcações:
“Tour”, “En avant”, “Chez des dames”, “Chez des chevaliê”, “Cestinha de flor”,
“Balancê”, “Caminho da roça”, “Olha a chuva”, “Garranchê”, “Passeio”, “Coroa de
flores”, “Coroa de espinhos” etc.
No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformações: surgem novas
figurações, o francês aportuguesado inexiste, o uso de gravações substitui a
música ao vivo, além do aspecto de competição, que sustenta os festivais de
quadrilha, promovidos por órgãos de turismo.
CASCUDO, L.
C. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1976.
As diversas
formas de dança são demonstrações da diversidade cultural do nosso país. Entre
elas, a quadrilha é considerada uma dança folclórica por
a) possuir
como característica principal os atributos divinos e religiosos e, por isso,
identificar uma nação ou região.
b) abordar as tradições e costumes de determinados povos ou regiões distintas
de uma mesma nação.
c) apresentar cunho artístico e técnicas apuradas, sendo, também, considerada
dança-espetáculo.
d) necessitar de vestuário específico para a sua prática, o qual define seu
país de origem.
e) acontecer em salões e festas e ser influenciada por diversos gêneros
musicais.
5. (Enem
2012) As mulheres quebradeiras de coco-babaçu dos Estados do Maranhão, Piauí,
Pará e Tocantins, na sua grande maioria, vivem numa situação de exclusão e
subalternidade. O termo quebradeira de coco assume o caráter de identidade
coletiva na medida em que as mulheres que sobrevivem dessa atividade e
reconhecem sua posição e condição desvalorizada pela lógica da dominação, se
organizam em movimentos de resistência e de luta pela conquista da terra, pela
libertação dos babaçuais, pela autonomia do processo produtivo. Passam a
atribuir significados ao seu trabalho e as suas experiências, tendo como
principal referência sua condição preexistente de acesso e uso dos recursos
naturais.
ROCHA, M. R.
T. A luta das mulheres quebradeiras de coco-babaçu, pela libertação do coco
preso e pela posse da terra. In: Anais do VII Congresso Latino-Americano de
Sociologia Rural, Quito, 2006 (adaptado).
A
organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante da
a) constante
violência nos babaçuais na confluência de terras maranhenses, piauienses,
paraenses e tocantinenses, região com elevado índice de homicídios.
b) falta de identidade coletiva das trabalhadoras, migrantes das cidades e com
pouco vínculo histórico com as áreas rurais do interior do Tocantins, Pará,
Maranhão e Piauí.
c) escassez de água nas regiões de veredas, ambientes naturais dos babaçus,
causada pela construção de açudes particulares, impedindo o amplo acesso
público aos recursos hídricos.
d) progressiva devastação das matas dos cocais, em função do avanço da
sojicultura nos chapadões do Meio-Norte brasileiro.
e) dificuldade imposta pelos fazendeiros e posseiros no acesso aos babaçuais
localizados no interior de suas propriedades.
3/3
6. (Enem
2011) Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os
efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito a
crianças – o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas
passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento
para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da
televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas
na televisão.
GIDDENS, A.
Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
O texto
indica que existe uma significava produção científica sobre os impactos
socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em
particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porque
a) codificam
informações transmitidas nos programas infantis por meio da observação.
b) adquirem conhecimentos variados que incentivam o processo de interação
social.
c) interiorizam padrões de comportamento e papéis sociais com menor visão
crítica.
d) observam formas de convivência social baseadas na tolerância e no respeito.
e) apreendem modelos de sociedade pautados na observância das leis.
Para
entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série do estudante.
‘ O ESFORÇO GERALMENTE, É ACOMPANHADO DO
SUCESSO ! ’
CIÊNCIAS
E.E.
SALIM FARAH MALUF
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 9ºA
PROFESSORA: Ana
Paula
PERÍODO: 04/05/2020
a 08/05/2020
HABILIDADES: Comparar
quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas,
estabelecendo a proporção entra as suas massas.
1 – Questão
|
Fazer a leitura anexada abaixo sobre
substâncias simples e composta e escrever um resumo
|
2 – Questão
|
Classifique as substâncias abaixo em
simples ou composta:
H2 à
Fe à
NaCl à
C6H12O6
à
Na à
He à
Cl à
CH4 à
|
3 – Questão
|
Diferencie substância simples e composta
|
Anexo
Substâncias simples e substâncias compostas
A molécula de água é formada por dois átomos de
hidrogênio e um de oxigênio. Já o gás nitrogênio, que existe na atmosfera, é
formado pela união de dois átomos de nitrogênio. O mesmo vale para o gás
oxigênio.
Dizemos então que o oxigênio é uma substância
simples, já que é formado pela união de átomos quimicamente iguais. A água
é uma substância composta, pois é formada pela união de átomos
diferentes.
Compreenda melhor analisando a imagem a seguir:
Algumas substâncias compostas são formadas por íons
diferentes, como é o caso do cloreto de sódio, que tem íons de sódio e de
cloro.
Portanto, uma substância pura pode ser simples,
quando é formada por apenas um tipo de átomo, ou composta, quando em sua
fórmula há mais de um tipo de átomo ou de íon.
Resumindo:
- Substâncias Simples são aquelas formadas por um
único tipo de elemento químico.
Exemplos: H2, O2, O3,
Cl2, P4 .
- Substâncias compostas são aquelas formadas por
mais de um tipo de elemento químico.
Exemplos: NaCl, H2O, Ca2SO4,
HCl, H3PO4.
Planejamento
Semanal (4 à 8 de Maio)
Dayane
de Araújo Arruda Rojas
Disciplinas:
Ed. Física, Projeto de Vida e Eletiva (Esporte e Lazer)
E-mail
para devolutiva
parceiradavida@hotmail.com
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA
CONTEÚDOS:
· Unidade
Temática: Esporte
Esportes de rede/parede, Esportes de invasão Esportes de
combate;
ATIVIDADES
· Realizar
a leitura do texto: O lugar da luta nas
aulas de Educação Física, disponível: https://www.educacaofisica.com.br/escolas/educacao-fisica-escolar/o-lugar-da-luta-nas-aulas-de-educacao-fisica/
· Descrever
qual a importância da modalidade esportiva no ambiente escolar, e quais os
benefícios para as atividades diárias dentro e fora da escola;
· Sugestão
de prática: praticar alguns movimentos de combate (combate medieval),
disponível: https://www.youtube.com/watch?v=DWPfEjchdvI
9ºB
LÍNGUA PORTUGUESA
LÍNGUA PORTUGUESA
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 04/05/2020 A 08/05/2020.
|
LÍNGUA PORTUGUESA E
LITERATURA - PROFESSORA JOBIANE REIS
EMAIL:
jobiane.reis@hotmail.com
9º ANO B - ENSINO FUNDAMENTAL II - MANHÃ (6 AULAS SEMANAIS).
|
CONTEÚDOS:
Adesão
às práticas de leitura
|
HABILIDADE
EF69LP49 - Mostrar-se
interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras
produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo
de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades
atuais e sua
|
DESENVOLVIMENTO:
As aulas deverão ser registradas no caderno e
as pesquisas e exercícios propostos deverão ser encaminhados para o email:jobiane.reis@hotmail.com, as dúvidas
poderão ser esclarecidas via whatsapp.
.
|
RECURSOS:
Computador conectado com internet, celular
conectado com internet, livros didáticos e caderno do aluno.
|
AVALIAÇÃO:
v Observar a motivação do
aluno para os estudos online;
v Estimular o raciocínio
crítico do aluno através de fóruns, visando o nível verbal e intelectual do
aluno;
v Interação do aluno com
os meios digitais e a capacidade de aprender de forma autônoma;
v Todo conjunto de tarefas
solicitas via online a serem cumpridas é entendido como trabalho e serão
atribuídas notas.
|
AULA 1 e
2 - TEMA- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- LÍNGUA
PORTUGUESA - 9ª ANO B - EF II - MANHÁ
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v
ORIENTAÇÃO: Os textos
devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio
do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as
orientações de cada atividade.
TEMA: INDICAÇÃO DE
FILME: A menina que roubava livros.
Orientação
de atividade: Escrever relatório sobre as principais ideias do filme, enviar
para o email: jobiane.reis@hotmail.com; colocar nome completo, número, sala e
escola.
AULA 3 e
4 - TEMA- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- LÍNGUA
PORTUGUESA - 9ª ANO B - EF II - MANHÁ
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v
ORIENTAÇÃO: Os textos
devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio
do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as
orientações de cada atividade.
Orientação de atividade: Encaminhar as atividades
para o email: jobiane.reis@hotmail.com; colocar
nome completo, número, sala e escola.
Índice de
roteiro de pesquisa sobre o filme: A menina que roubava livros.
v
Quais foram os livros
roubados por Liesel?
v
O que ocorre em toda
Europa naquele momento?
v
Por que a morte pegou o
livro de Liesel?
v
Qual era a finalidade
da menina que roubava livros?
v
Qual era o segredo do
pai de Liesel?
v
Quantas vezes Liesel
encontrou a morte?
v
Qual a data de
lançamento do filme: A menina que roubava livros?
AULA 5 e 6
- TEMA- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- LÍNGUA
PORTUGUESA - 9ª ANO B - EF II - MANHÁ
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v
ORIENTAÇÃO: Os textos
devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio
do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as
orientações de cada atividade.
v
Orientação de ativivdade: Anexar
a pesquisa (manuscrita) em portfólio (pasta de trabalhos); colocar nome completo, número, sala e escola, entregar no
retorno das aulas.
PESQUISA: Biografia do
autor Markus Zusak ( autor do livro: A menina que roubava livros).
MATEMÁTICA
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
|
|
PROFESSOR
Marcela
|
AULAS
PREVISTAS 6
Sendo 1 aula
para leitura e 1 Para Recuperação
|
DISCIPLINA:
Matemática
TURMA:
9º ano B
|
|
CONTEÚDOS /TEMA :
ü Razão entre grandezas de espécies diferentes; Grandezas diretamente
proporcionais e grandezas inversamente proporcionais
|
|
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
·
Estimular
e desenvolver a competência leitora e escritora.
Resolver e
elaborar situações-problema que envolvam relações de proporcionalidade direta
e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes
proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e
de outras áreas.
|
|
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Resolver as atividades proposta no caderno
do aluno atividade 4.
Fazer a leitura do conto do livro
de Aladim de Malba Taham
Lembrando sempre fazer o registro de uma breve compreensão do conto ok!
Conto :ultimo prato pg 160
Agora
vamos,realizar as atividades (1 a 5) propostas no caderno aprender sempre
:com o objetivo de reforçar recuperar conceitos anteriores.
Obs: aquele vocês retiram na escola semana
passada .
O
que vocês vão encaminhar para meu endereço de email .( semanalmente )
A
ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias. (aulas de matemática)
Não se esqueça de colocar seu nome completo, turma e data
|
|
RECURSOS:
Caderno do aluno 1º Bimestre ;Caderno Aprender Sempre ;O Livro de
Aladim de Malba Taham ;Ficha de acompanhamento as aulas do centro de mídias
(em Anexo)
|
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
Durante todo processo de ensino ,através
das atividades realizadas ,online e
realização das atividades
propostas no caderno do aluno .
Data 04/05 /2020 a 08/05/2020
|
Ficha
de acompanhamento as aulas do centro de mídias
Data da Transmissão da Videoaula: ____ / ____ / 2020.
Disciplina: Matemática
Tema: ______________________________________________________
1 - Agora que você já assistiu a videoaula, registre seu
comentário:
2 - Nesta aula, aprendi...
3 - Nesta aula, não entendi...
HISTÓRIA
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
EE SALIM FARAH MALUF
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
ANOS FINAIS
MODELO DE ATIVIDADES À DISTÂNCIA
| ||||
1. PROFESSOR
WILSON DE OLIVEIRA
|
2. TURMA
9º B
| |||
3. DISCIPLINA:
HISTÓRIA
| ||||
4. CONTEÚDOS:
Primeira República: dominação e resistência.
| ||||
5. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
HABILIDADES: (EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
HABILIDADES: (EF09HI05 Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
| ||||
6. DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
1) Assistir a videoaula “Revolta da Vacina / Nerdologia”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SlsHN-OWCkw> e logo após leia o texto “A Revolta da Vacina”, página 32 e 33 do livro História sociedade & cidadania: 9º ano, e responda a pergunta abaixo:
Qual a situação da população e do Rio de Janeiro em 1904 quando ocorreu a Revolta da Vacina?
2) Faça uma pesquisa em livro ou na internet e identifique os motivos que levaram à greve de 1917.
3) Assista o vídeo “ ARevolta da Chibata em Pixels BitCine no # meteoro.doc”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wCBBErq8I3o> e na sequência pesquise na internet a música Mestre sala dos mares, anote a letra no caderno, no final coloque os nomes dos autores e faça um comentário sobre o vídeo e a música.
4) Utilizando o livro didático História sociedade¨& cidadania: 9º ano, páginas 41, faça a leitura do texto “ Dia de eleição em uma pequena cidade do interior do Ceara” e responda as três questões proposta.
| ||||
1) RECURSOS UTILIZADOS:
- Livro didático História sociedade¨& cidadania: 8º ano, páginas 6 a 43;
- Celular, notebook, tablet ou computador com acesso à internet;
- Caderno para registro das respostas;
- Caneta;
- Lapis;
- Borracha.
| ||||
2) AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Acompanhamento será através de registros escrito no caderno comum.
Ao assistir as aulas no Centro de Mídia SP faça seus registros no caderno.
ENVIAR ATIVIDADES PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
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3) Nº DE AULAS PREVISTAS
04
|
4) PERÍODOD DE REALIZAÇÃO
04/05/2020 a 08/05//2020
|
5) PROFESSOR
Wilson de Oliveira
|
6) VALIDADO EM____/_____/2020
| |
ARTE |
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
|
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PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º B
|
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte
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CONTEÚDOS:
Atividade de Música
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF09AR16)
Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes
gêneros da música popular brasileira e estrangeira em seus contextos de
produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes
dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e
ética a partir do século XX.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
A
atividade de Sondagem 1 faz parte do caderno aluno volume 1 pagina 130, o
objetivo que o aluno leia as questões de sondagem e responda a partir do seu
conhecimento de música, não é necessário fazer pesquisa sobre as questões.
|
|||||
RECURSOS:
Caderno
do aluno volume 1
|
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.go.br
|
|||||
DATA 04/05 a 08 /05
__
|
|||||
GEOGRAFIA
EE
SALIM FARAH MALUF. De
04 a 08 de 2020 1,2,
e 3.
Série: 9º Anos : B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade: Leitura e interpretação de texto, seguida de
pesquisa e resposta as questões.
Quantidade de aulas: 2
aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades:
Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na
Europa, Ásia e Oceania e analisar identidades e interculturalidades regionais.
GEOGRAFIA : PRÁTICAS DA CULTURA.
1.(Enem 2013)
O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que “a comunicação de valores e a
mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais
(entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos
próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação –
essencialmente a internet e os meios de comunicação – porque esta é a principal
via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem
eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui atuar na consciência
da sociedade no seu conjunto”.
(Disponível
em: www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar.
2012).
Em 2011,
após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo
de Hosni Mubarak, no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que
a) a
internet atribui verdadeiros valores culturais aos seus usuários.
b) a consciência das sociedades foi estabelecida com o advento da internet.
c) a revolução tecnológica tem como principal objetivo a deposição de
governantes antidemocráticos.
d) os recursos tecnológicos estão a serviço dos opressores e do fortalecimento
de suas práticas políticas.
e) os sistemas de comunicação são mecanismos importantes de adesão e
compartilhamento de valores sociais.
2. (Enem
2013) A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é
próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se
trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico,
mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é
captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.
(MINAS
GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte:
Arquivo Público Mineiro, 1988.)
Com base no
texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira
ou o candomblé, deve considerar que elas
a)
permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
b) perderam a relação com o seu passado histórico.
c) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica
brasileira.
d) contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil
atual.
e) demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos
europeus.
3. (Enem
2013) A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem
vulgares, mas de muito sucesso, como Um príncipe em Nova York e Ace Ventura: um
maluco na África; em ambas, a África parece um lugar cheio de tribos doidas e
rituais de desenho animado. A animação O rei Leão, da Disney, o mais bem-sucedido
filme americano ambientado na África, não chegava a contar com elenco de seres
humanos.
LEIBOWITZ,
E. “Filmes de Hollywood sobre África ficam no clichê”. Disponível em: http://noticias.uol.com.br . Acesso em: 17 abr. 2010.
A produção
cinematográfica referida no texto contribui para a constituição de uma memória
sobre a África e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligência,
respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano:
a) A história
e a natureza.
b) O exotismo e as culturas.
c) A sociedade e a economia.
d) O comércio e o ambiente.
e) A diversidade e a política.
4. (Enem
2013) Própria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dança
aristocrática, oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a
Europa.
No Brasil, foi introduzida como dança de salão e, por sua vez, apropriada e
adaptada pelo gosto popular. Para sua ocorrência, é importante a presença de um
mestre “marcante” ou “marcador”, pois é quem determina as figurações diversas
que os dançadores desenvolvem. Observa-se a constância das seguintes marcações:
“Tour”, “En avant”, “Chez des dames”, “Chez des chevaliê”, “Cestinha de flor”,
“Balancê”, “Caminho da roça”, “Olha a chuva”, “Garranchê”, “Passeio”, “Coroa de
flores”, “Coroa de espinhos” etc.
No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformações: surgem novas
figurações, o francês aportuguesado inexiste, o uso de gravações substitui a
música ao vivo, além do aspecto de competição, que sustenta os festivais de
quadrilha, promovidos por órgãos de turismo.
CASCUDO, L.
C. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1976.
As diversas
formas de dança são demonstrações da diversidade cultural do nosso país. Entre
elas, a quadrilha é considerada uma dança folclórica por
a) possuir
como característica principal os atributos divinos e religiosos e, por isso,
identificar uma nação ou região.
b) abordar as tradições e costumes de determinados povos ou regiões distintas
de uma mesma nação.
c) apresentar cunho artístico e técnicas apuradas, sendo, também, considerada
dança-espetáculo.
d) necessitar de vestuário específico para a sua prática, o qual define seu
país de origem.
e) acontecer em salões e festas e ser influenciada por diversos gêneros
musicais.
5. (Enem
2012) As mulheres quebradeiras de coco-babaçu dos Estados do Maranhão, Piauí,
Pará e Tocantins, na sua grande maioria, vivem numa situação de exclusão e
subalternidade. O termo quebradeira de coco assume o caráter de identidade
coletiva na medida em que as mulheres que sobrevivem dessa atividade e
reconhecem sua posição e condição desvalorizada pela lógica da dominação, se
organizam em movimentos de resistência e de luta pela conquista da terra, pela
libertação dos babaçuais, pela autonomia do processo produtivo. Passam a
atribuir significados ao seu trabalho e as suas experiências, tendo como
principal referência sua condição preexistente de acesso e uso dos recursos
naturais.
ROCHA, M. R.
T. A luta das mulheres quebradeiras de coco-babaçu, pela libertação do coco
preso e pela posse da terra. In: Anais do VII Congresso Latino-Americano de
Sociologia Rural, Quito, 2006 (adaptado).
A
organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante da
a) constante
violência nos babaçuais na confluência de terras maranhenses, piauienses,
paraenses e tocantinenses, região com elevado índice de homicídios.
b) falta de identidade coletiva das trabalhadoras, migrantes das cidades e com
pouco vínculo histórico com as áreas rurais do interior do Tocantins, Pará,
Maranhão e Piauí.
c) escassez de água nas regiões de veredas, ambientes naturais dos babaçus,
causada pela construção de açudes particulares, impedindo o amplo acesso
público aos recursos hídricos.
d) progressiva devastação das matas dos cocais, em função do avanço da
sojicultura nos chapadões do Meio-Norte brasileiro.
e) dificuldade imposta pelos fazendeiros e posseiros no acesso aos babaçuais
localizados no interior de suas propriedades.
3/3
6. (Enem
2011) Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os
efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito a
crianças – o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas
passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento
para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da
televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas
na televisão.
GIDDENS, A.
Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
O texto
indica que existe uma significava produção científica sobre os impactos
socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em
particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porque
a) codificam
informações transmitidas nos programas infantis por meio da observação.
b) adquirem conhecimentos variados que incentivam o processo de interação
social.
c) interiorizam padrões de comportamento e papéis sociais com menor visão
crítica.
d) observam formas de convivência social baseadas na tolerância e no respeito.
e) apreendem modelos de sociedade pautados na observância das leis.
Para
entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série do estudante.
‘ O ESFORÇO GERALMENTE, É ACOMPANHADO DO
SUCESSO ! ’
CIÊNCIAS
E.E. SALIM FARAH MALUF
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 9ºB
PROFESSORA: Ana Paula
PERÍODO: 04/05/2020 a 08/05/2020
HABILIDADES: Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entra as suas massas.
1 – Questão
|
Fazer a leitura anexada abaixo sobre substâncias simples e composta e escrever um resumo
|
2 – Questão
|
Classifique as substâncias abaixo em simples ou composta:
H2 à
Fe à
NaCl à
C6H12O6 à
Na à
He à
Cl à
CH4 à
|
3 – Questão
|
Diferencie substância simples e composta
|
Anexo
Substâncias simples e substâncias compostas
A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Já o gás nitrogênio, que existe na atmosfera, é formado pela união de dois átomos de nitrogênio. O mesmo vale para o gás oxigênio.
Dizemos então que o oxigênio é uma substância simples, já que é formado pela união de átomos quimicamente iguais. A água é uma substância composta, pois é formada pela união de átomos diferentes.
Compreenda melhor analisando a imagem a seguir:
Algumas substâncias compostas são formadas por íons diferentes, como é o caso do cloreto de sódio, que tem íons de sódio e de cloro.
Portanto, uma substância pura pode ser simples, quando é formada por apenas um tipo de átomo, ou composta, quando em sua fórmula há mais de um tipo de átomo ou de íon.
Resumindo:
- Substâncias Simples são aquelas formadas por um único tipo de elemento químico.
Exemplos: H2, O2, O3, Cl2, P4 .
- Substâncias compostas são aquelas formadas por mais de um tipo de elemento químico.
Exemplos: NaCl, H2O, Ca2SO4, HCl, H3PO4.
Planejamento
Semanal (4 à 8 de Maio)
Dayane
de Araújo Arruda Rojas
Disciplinas:
Ed. Física, Projeto de Vida e Eletiva (Esporte e Lazer)
E-mail
para devolutiva
parceiradavida@hotmail.com
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9º B
CONTEÚDOS:
· Unidade
Temática: Esporte
Esportes de rede/parede, Esportes de invasão Esportes de
combate;
ATIVIDADES
· Realizar
a leitura do texto: O lugar da luta nas
aulas de Educação Física, disponível: https://www.educacaofisica.com.br/escolas/educacao-fisica-escolar/o-lugar-da-luta-nas-aulas-de-educacao-fisica/
· Descrever
qual a importância da modalidade esportiva no ambiente escolar, e quais os
benefícios para as atividades diárias dentro e fora da escola;
· Sugestão
de prática: praticar alguns movimentos de combate (combate medieval),
disponível: https://www.youtube.com/watch?v=DWPfEjchdvI
9ºC
LINGUA PORTUGUESA
LINGUA PORTUGUESA
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 04/05/2020 A 08/05/2020.
|
LÍNGUA PORTUGUESA E
LITERATURA - PROFESSORA JOBIANE REIS
EMAIL:
jobiane.reis@hotmail.com
9º ANO C - ENSINO FUNDAMENTAL II - MANHÃ (6 AULAS SEMANAIS).
|
CONTEÚDOS:
Adesão
às práticas de leitura
|
HABILIDADE
EF69LP49 - Mostrar-se
interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras
produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo
de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades
atuais e sua
|
DESENVOLVIMENTO:
As aulas deverão ser registradas no caderno e
as pesquisas e exercícios propostos deverão ser encaminhados para o email:jobiane.reis@hotmail.com, as dúvidas
poderão ser esclarecidas via whatsapp.
.
|
RECURSOS:
Computador conectado com internet, celular
conectado com internet, livros didáticos e caderno do aluno.
|
AVALIAÇÃO:
v Observar a motivação do
aluno para os estudos online;
v Estimular o raciocínio
crítico do aluno através de fóruns, visando o nível verbal e intelectual do
aluno;
v Interação do aluno com
os meios digitais e a capacidade de aprender de forma autônoma;
v Todo conjunto de tarefas
solicitas via online a serem cumpridas é entendido como trabalho e serão
atribuídas notas.
|
AULA 1 e
2 - TEMA- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- LÍNGUA
PORTUGUESA - 9ª ANO C - EF II - MANHÁ
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v
ORIENTAÇÃO: Os textos
devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio
do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as
orientações de cada atividade.
TEMA: INDICAÇÃO DE
FILME: A menina que roubava livros.
Orientação
de atividade: Escrever relatório sobre as principais ideias do filme, enviar
para o email: jobiane.reis@hotmail.com; colocar nome completo, número, sala e
escola.
AULA 3 e
4 - TEMA- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- LÍNGUA
PORTUGUESA - 9ª ANO C - EF II - MANHÁ
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v
ORIENTAÇÃO: Os textos
devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio
do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as
orientações de cada atividade.
Orientação de atividade: Encaminhar as atividades
para o email: jobiane.reis@hotmail.com; colocar
nome completo, número, sala e escola.
Índice de
roteiro de pesquisa sobre o filme: A menina que roubava livros.
v
Quais foram os livros
roubados por Liesel?
v
O que ocorre em toda
Europa naquele momento?
v
Por que a morte pegou o
livro de Liesel?
v
Qual era a finalidade
da menina que roubava livros?
v
Qual era o segredo do
pai de Liesel?
v
Quantas vezes Liesel
encontrou a morte?
v
Qual a data de
lançamento do filme: A menina que roubava livros?
AULA 5 e 6
- TEMA- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- LÍNGUA
PORTUGUESA - 9ª ANO C - EF II - MANHÁ
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v
ORIENTAÇÃO: Os textos
devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio
do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as
orientações de cada atividade.
v
Orientação de ativivdade: Anexar
a pesquisa (manuscrita) em portfólio (pasta de trabalhos); colocar nome completo, número, sala e escola, entregar no
retorno das aulas.
PESQUISA: Biografia do
autor Markus Zusak ( autor do livro: A menina que roubava livros).
GEOGRAFIA
GEOGRAFIA
PROFESSOR :
HOSANA
DISCIPLINA :
GEOGRAFIA -9C
CONTEÚDOS:
Diversidade Nacional.
Habilidades
e Competências EF08H101 : Leitura
e Identificação de aspectos conceituais
sobre a Diversidade Brasileira.
Desenvolvimento
e Estratégias: Leitura
de texto, levantamento de duvidas e compreensão textual.
Recursos:
Textos.
Avaliação:
Interpretação das
questões e participação oral das
dicussões em grupo.
Aulas
Previstas: 2 aulas
Email para
devolutiva: hosanahelen2301@gmail.com
DIVERSIDADE
NACIONAL E REGIONAL
O Brasil, por
apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade
cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos
africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil.
Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros,
contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária,
danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo.
As regiões
brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.
No
Nordeste, a cultura é
representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu,
caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A
culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e
frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa
de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros. A
cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.
O
Centro-Oeste brasileiro
tem sua cultura representada pelas cavalhadas e procissão do fogaréu, no estado
de Goiás; e o cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária é de
origem indígena e recebe forte influência da culinária mineira e paulista. Os
pratos principais são: galinhada com pequi e guariroba, empadão goiano,
pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal – como o pintado, pacu e dourado.
As representações
culturais no Norte do Brasil estão nas festas populares
como o círio de Nazaré e festival de Parintins, a maior festa do boi-bumbá do
país. A culinária apresenta uma grande herança indígena, baseada na mandioca e
em peixes. Pratos como otacacá, pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho
de jacaré e mussarela de búfala são muito populares. As frutas típicas são:
cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá, graviola, buriti.
No
Sudeste, várias festas
populares de cunho religioso são celebradas no interior da região. Festa do
divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a
peregrinação a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu
boi, carnaval e peão de boiadeiro. A culinária é muito diversificada, os
principais pratos são: queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de
feijão, moqueca capixaba, feijoada, farofa, pirão, etc.
O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes
portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades
ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a festa da
uva (cultura italiana) e a oktoberfest (cultura alemã), o fandango de
influência portuguesa e espanhola, pau de fita e congada. Na culinária estão
presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado
(cozido de carne em uma panela de barro) e vinho.
Responda:
1) O que se entende por Diversidade Regional?
2) Quais as 5 regiões do Brasil?
3) Por que a Cultura Brasileira não é considerada uma
Cultura Homogênea, ou seja, uma Cultura Ùnica?
4) Escolha uma região do Brasil e cite sua
particularidade?
MATEMÁTICA
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
|
|
PROFESSOR
Marcela
|
AULAS
PREVISTAS 6
Sendo 1 aula
para leitura e 1 Para Recuperação
|
DISCIPLINA:
Matemática
TURMA:
9º ano C
|
|
CONTEÚDOS /TEMA :
ü Razão entre grandezas de espécies diferentes; Grandezas diretamente
proporcionais e grandezas inversamente proporcionais
|
|
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
·
Estimular
e desenvolver a competência leitora e escritora.
Resolver e
elaborar situações-problema que envolvam relações de proporcionalidade direta
e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes
proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e
de outras áreas.
|
|
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Resolver as atividades proposta no caderno
do aluno atividade 4.
Fazer a leitura do conto do livro
de Aladim de Malba Taham
Lembrando sempre fazer o registro de uma breve compreensão do conto ok!
Conto :ultimo prato pg 160
Agora
vamos,realizar as atividades (1 a 5) propostas no caderno aprender sempre
:com o objetivo de reforçar recuperar conceitos anteriores.
Obs: aquele vocês retiram na escola semana
passada .
O
que vocês vão encaminhar para meu endereço de email .( semanalmente )
A
ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias. (aulas de matemática)
Não se esqueça de colocar seu nome completo, turma e data
|
|
RECURSOS:
Caderno do aluno 1º Bimestre ;Caderno Aprender Sempre ;O Livro de
Aladim de Malba Taham ;Ficha de acompanhamento as aulas do centro de mídias
(em Anexo)
|
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
Durante todo processo de ensino ,através
das atividades realizadas ,online e
realização das atividades
propostas no caderno do aluno .
Data 04/05 /2020 a 08/05/2020
|
Ficha
de acompanhamento as aulas do centro de mídias
Data da Transmissão da Videoaula: ____ / ____ / 2020.
Disciplina: Matemática
Tema: ______________________________________________________
1 - Agora que você já assistiu a videoaula, registre seu
comentário:
2 - Nesta aula, aprendi...
3 - Nesta aula, não entendi...
GEOGRAFIA
PROFESSOR : HOSANA
DISCIPLINA : GEOGRAFIA -9C
CONTEÚDOS: Diversidade Nacional.
Habilidades e Competências EF08H101 : Leitura e Identificação de aspectos conceituais sobre a Diversidade
Brasileira.
Desenvolvimento e Estratégias: Leitura de texto, levantamento de duvidas e
compreensão textual.
Recursos: Textos.
Avaliação: Interpretação das questões e participação oral das dicussões em grupo.
Aulas Previstas: 2 aulas
Email para devolutiva: hosanahelen2301@gmail.com
DIVERSIDADE NACIONAL
E REGIONAL
O Brasil, por apresentar uma grande dimensão
territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus,
a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis
pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos,
japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade
cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos
que integram a cultura de um povo.
As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades
culturais.
No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas
como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado,
frevo, cavalhada e capoeira. A culinária típica é representada pelo sarapatel,
buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo
de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de
moleque, entre tantos outros. A cultura nordestina também está presente no
artesanato de rendas.
O Centro-Oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas
cavalhadas e procissão do fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu em Mato
Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária é de origem indígena e recebe forte
influência da culinária mineira e paulista. Os pratos principais são: galinhada
com pequi e guariroba, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do
Pantanal – como o pintado, pacu e dourado.
As representações culturais no Norte
do Brasil estão nas festas populares como o círio de Nazaré e festival de Parintins,
a maior festa do boi-bumbá do país. A culinária apresenta uma grande herança
indígena, baseada na mandioca e em peixes. Pratos como otacacá, pirarucu de
casaca, pato no tucupi, picadinho de jacaré e mussarela de búfala são muito
populares. As frutas típicas são: cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá, graviola,
buriti.
No Sudeste, várias festas populares de cunho religioso são
celebradas no interior da região. Festa do divino, festejos da páscoa e dos
santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida (SP), congada,
cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu boi, carnaval e peão de boiadeiro. A
culinária é muito diversificada, os principais pratos são: queijo minas, pão de
queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão, moqueca capixaba, feijoada, farofa,
pirão, etc.
O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes
portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades
ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a festa da
uva (cultura italiana) e a oktoberfest (cultura alemã), o fandango de
influência portuguesa e espanhola, pau de fita e congada. Na culinária estão
presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado
(cozido de carne em uma panela de barro) e vinho.
Responda:
1) O
que se entende por Diversidade Regional?
2)
Quais as 5 regiões do Brasil?
3)
Por que a Cultura Brasileira não é considerada uma Cultura Homogênea, ou seja,
uma Cultura Ùnica?
4) Escolha
uma região do Brasil e cite sua particularidade?
ARTE
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR
Adriana
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AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º C
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte
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CONTEÚDOS:
Atividade de Música
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF09AR16)
Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes
gêneros da música popular brasileira e estrangeira em seus contextos de
produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes
dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e
ética a partir do século XX.
|
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
A
atividade de Sondagem 1 faz parte do caderno aluno volume 1 pagina 130, o
objetivo que o aluno leia as questões de sondagem e responda a partir do seu
conhecimento de música, não é necessário fazer pesquisa sobre as questões.
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RECURSOS:
Caderno
do aluno volume 1
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.go.br
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DATA 04/05 a 08 /05
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CIÊNCIAS
E.E. SALIM FARAH MALUF
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 9ºC
PROFESSORA: Ana Paula
PERÍODO: 04/05/2020 a 08/05/2020
HABILIDADES: Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entra as suas massas.
1 – Questão
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Fazer a leitura anexada abaixo sobre substâncias simples e composta e escrever um resumo
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2 – Questão
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Classifique as substâncias abaixo em simples ou composta:
H2 à
Fe à
NaCl à
C6H12O6 à
Na à
He à
Cl à
CH4 à
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3 – Questão
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Diferencie substância simples e composta
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Anexo
Substâncias simples e substâncias compostas
A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Já o gás nitrogênio, que existe na atmosfera, é formado pela união de dois átomos de nitrogênio. O mesmo vale para o gás oxigênio.
Dizemos então que o oxigênio é uma substância simples, já que é formado pela união de átomos quimicamente iguais. A água é uma substância composta, pois é formada pela união de átomos diferentes.
Compreenda melhor analisando a imagem a seguir:
Algumas substâncias compostas são formadas por íons diferentes, como é o caso do cloreto de sódio, que tem íons de sódio e de cloro.
Portanto, uma substância pura pode ser simples, quando é formada por apenas um tipo de átomo, ou composta, quando em sua fórmula há mais de um tipo de átomo ou de íon.
Resumindo:
- Substâncias Simples são aquelas formadas por um único tipo de elemento químico.
Exemplos: H2, O2, O3, Cl2, P4 .
- Substâncias compostas são aquelas formadas por mais de um tipo de elemento químico.
Exemplos: NaCl, H2O, Ca2SO4, HCl, H3PO4.
HISTÓRIA
PROFESSOR VANILDO
SÉRIE 9ºC
QUESTÔES
1. 1
Quais
eram alguns dos princípios defendidos por Campos Sales para o estabelecimento
da república federativa?
2. 2 Em
sua opinião, os mecanismos organizados durante a instalação da república no
Brasil com a política dos governadores ainda vigoram no país nos dias de hoje?
https://youtu.be/7YuTaUQQwZY?t=7 https://youtu.be/0HumgBf1x_E?t=463 https://youtu.be/Vw4HGHDWMjs?t=721
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui
suas atividades para correção).
Galera dos 9 º anos ,me desculpem meu e-mail esta errado nessas atividades o correto é
ResponderExcluirmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br ,