sexta-feira, 1 de maio de 2020

7º ANO - ANOS FINAIS - SEMANA DE 04/05 A 08/05

7ºA

MATEMÁTICA


DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA ROSÉLIA

AULAS PREVISTAS
6 AULAS

SEMANA 04 A 08 DE MAIO DE 2020

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA
7º A
             

CONTEÚDOS:
  • Múltiplos e divisores,
  • Números primos,
  • Fração e porcentagem.


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

  • H02 – Estabelecer relações entre números naturais e reconhecer números primos e números compostos
  • H30 – Reconhecer o conceito de razão em diversos contextos: proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem e etc.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

  • Assistir as aulas no canal da TV Cultura e no aplicativo CMSP.



RECURSOS:
  • Blog, Centro de Mídias e Caderno do Aluno Aprender Sempre


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
  • Realizar as atividades no caderno do Aprender Sempre, páginas 02 a 07.
  • Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno e criar um mapa mental e, também anotar as dúvidas para depois conversarmos.




DATA: ___/__/_
__





HISTÓRIA

PLANO DE AULA
PROFESSORA: SUELI                                                      AULAS PREVISTAS: 4 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA: HISTÓRIA                                                    TURMAS: 7ª A

CONTEÚDOS:
QUAIS FORAM E PARA QUE SERVIAM OS INSTRUMENTOS CIENTÍFICOS INVENTADOS DURANTE O RENSCIMENTO. (REALIZAR EM DUAS AULAS)
QUAIS FORAM OS AUTORES E SUAS OBRAS LITERÁRIAS DURANTE O RENASCIMENTO? E QUAIS PEÇAS TEATRAIS FORAM IMPORTANTES DURANTE O RENASCIMENTO? (REALIZAR EM DUAS AULAS)

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS
HABILIDADE EF07HI04
IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO RENASCIMENTO.
COMPETÊNCIAS GERAIS
COMPREENDER ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, RELACÕES DE PODER E PROCESSOS DE MECANISMO DE TRANSFORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS ESTRUTURAS SOCIAIS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS E CULTURAIS AO LONGO DO TEMPO E DIFERENTES ESPAÇOS PARA ANALISAR, POSICIONAR-SE E INTERVIR NO MUNDO CONTEPORÂNEO.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIA DE SÃO PAULO E ANOTAR NO CADERNO AS EXPLICAÇÕES.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.

RECURSOS
CENTRO DE MÍDIA DO ESTADO DE SÃO PAULO.
PESQUISA NO GOOGLE
BLOG CADERNO E CANETA PARA REGISTRAR AS PESQUISAS.

AVALIAÇÃO / SISTEMATIZAÇÃO
REGISTRO NO CADERNO DO ALUNO, OU SEJA, AS RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS.
ACESSO À PLATAFORMA DIGITAL.


SÃO PAULO, 02 DE MAIO DE 2020



EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 7° A 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS: LUTAS



HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF07EF17) Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Atividade I: Escrever um texto com o tema: Quem luta não briga!
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
________________________________________________________________________________
Atividade II: Responder as questões abaixo:

·         Descreva sobre uma modalidade de Luta que você conhece.
·         Escreva as regras dessa modalidade de luta que você escolheu.
·         Quais as diferenças entre luta e briga?
·         Muitas pessoas ainda enxergam as lutas como uma forma de violência, tendo uma visão distorcida e de preconceito. O que você argumentaria para mudar esse preconceito?
·         Qual outro esporte que você conhece ainda possui uma visão incorreta por um grande número de pessoas que ainda tem algum tipo de preconceito? Explique.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos


RECURSOS:

Centro de Mídias de SP e Blog da escola.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro no Caderno ou enviar (quem puder), a atividade escrita por email.
No assunto do email colocar o nome completo do aluno, ano e turma.
Endereço de email para envio:
dbjj@bol.com.br







GEOGRAFIA


PROFESSOR RICARDO
SÉRIE 7º A
Continente Americano

A América é o continente com maior extensão latitudinal, com a segunda maior área e o terceiro quantitativo populacional mais numeroso.
A América – que também costuma ser chamada de “Américas” quando tratada em seu todo – é um continente localizado nos hemisférios norte, sul e ocidental, situando-se entre os oceanos Pacífico e Antártico. A sua área de 42.459.000 km² torna-a o segundo maior continente do mundo, ficando atrás apenas da Ásia.

É o continente com maior extensão no sentido norte-sul, sendo o único a ocupar todas as faixas climáticas do planeta, uma vez que é cortado pela Linha do Equador e também pelos dois trópicos (Câncer e Capricórnio).

Aspectos populacionais da América

Com uma população de 953,6 milhões de pessoas (2012), o continente americano é o terceiro mais habitado, depois da Ásia e da África. Em virtude do processo de colonização de seus territórios, há uma grande variedade étnica, envolvendo os inúmeros povos nativos que habitavam em tempos pré-colombianos, grupos identitários europeus e as várias etnias africanas, advindas por meio do processo de escravidão colonial.

Divisões regionais da América

Em termos de divisão regional, há várias maneiras de classificar e agrupar os países americanos. As duas formas mais utilizadas obedecem à posição geográfica e às composições etnolinguísticas.

Na primeira divisão, esse continente é dividido em América do Norte, Central e do Sul. Isso porque, na verdade, ele é formado por duas grandes massas de terras unidas por um istmo (porção continental mais estreita). Essas massas continentais são as Américas do Norte e do Sul, enquanto a pequena porção de terras e ilhas compõem a América Central.

Na segunda divisão, há uma separação entre América Anglo-Saxônica e América Latina. Essa divisão, no entanto, não se circunscreve apenas em relação ao idioma e às etnias, pois, na América do Norte, há povos que falam idiomas derivados do latim, como o Francês e o Espanhol, enquanto na América Latina existem alguns países em que o inglês é uma das línguas oficiais adotadas. E isso sem falar nas centenas de idiomas de origem nativa, como o guarani, o amairá e muitos outros. O que se pode dizer com toda a certeza é que a América Anglo-Saxônica é composta por países desenvolvidos (Canadá e Estados Unidos) e a América Latina é composta por países subdesenvolvidos e emergentes (o México, toda a América Central e a América do Sul).

Colonização e ocupação territorial

Os primeiros povos a ocupar o continente americano chegaram a esse continente há mais de 15 mil anos. Estudos estimam que eles eram grupos advindos da Ásia, através da passagem pelo Estreito de Bering, que, nesses tempos, encontrava-se congelando, possibilitando a migração por terra.

Em 1492, iniciou-se a colonização europeia com a chegada de Cristóvão Colombo. O nome “América”, inclusive, é uma homenagem a Américo Vespúcio, o primeiro a descobrir que aquelas terras se tratavam, na verdade, de um novo lugar ainda desconhecido pela civilização ocidental.

Economia da América

Economicamente, a maior parte dos países americanos é considerada periférica ou em desenvolvimento, com exceção dos Estados Unidos e do Canadá, considerados como países centrais. Em todos eles, a agricultura é bastante difundida, tornando-se o principal foco de exportações na América Latina.

Os dois mais desenvolvidos são, obviamente, as nações mais industrializadas, apesar de países como Brasil, México e Argentina também apresentarem elevados níveis de produção fabril. No entanto, nesses últimos, as principais empresas são estrangeiras, ou seja, multinacionais advindas de países ricos e que se instalam nesses locais em busca de mão de obra barata e maiores concessões tributárias e ambientais.

Há dois blocos econômicos principais: o NAFTA (Tratado Norte-Americano de livre comércio), composto por EUA, Canadá e México; e o Mercosul (Mercado Comum do Sul), tendo como membros permanentes Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela; como membros associados Bolívia, Chile, Peru, Equador e Colômbia; e como membro observador o México. Há também outros blocos, como a ALADI (Associação Latino-Americana de Integração), a ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), entre outras composições minoritárias.

Aspectos Físicos

As terras compostas pelo continente americano são consideradas geologicamente antigas, apresentando composições que foram muito transformadas pelos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. No entanto, há também algumas formas de relevo mais recentes, geralmente posicionadas em toda a sua porção oeste banhada pelo Pacífico, como as cadeias de montanhas formadas pela Cordilheira dos Andes e pelas Montanhas Rochosas, ambas as composições formadas pelas ações do tectonismo.

Na porção leste, o relevo mais acidentado propicia uma maior predominância de planícies (como a do Amazonas, no sul, e do Mississipi, ao Norte) e de planaltos (como o Planalto do Labrador e o Planalto Central). Tais composições evidenciam as pluralidades naturais existentes na geomorfologia americana.

Em virtude de sua elevada distância latitudinal, há uma grande variedade de climas, com a presença de pelo menos dez tipos climáticos, que vão desde o Polar, no extremo norte, ao semiárido no Nordeste do Brasil e na região fronteiriça do México com os Estados Unidos. Há também climas de Montanha, Mediterrâneo, Temperados, Tropicais, Subtropicais, Equatoriais e muitos outros.



Questões

1 Qual a localização do continente Americano?
2 Explique, o processo de regionalização do continente Americano.
3 Como se deu a ocupação do continente Americano, antes da chegada de Colombo.
4 O que são blocos econômicos, o Brasil faz parte de algum bloco econômico?
5 Quais são os principais aspectos físicos do continente Americano.

 LÍNGUA INGLESA

Professora: Irna Ribeiro Xisto de França.
Disciplina: Língua Inglesa
Turma: 7 A
Conteúdo: Tipos de alimentos
Habilidades: EF07LI10- EF07LI03- EF07LI02
Desenvolvimento: Pesquisar e criar uma lista com 15 alimentos em inglês com a tradução.
Recursos: App CMSP, caderno,caneta,
Avaliação: A atividade poderá ser feita manuscrita ou digitada e enviada no e-mail professorairna@gmail.com
Período: 04 até 08 de maio
Referência: Base Nacional Comum Curricular

Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA


Professora: Irna Ribeiro Xisto de França.
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 7A 
Conteúdo: Figuras de linguagem
Habilidades: EF89LP37 – EF67LP38
Desenvolvimento: Assistir a aula sobre figuras de linguagem no aplicativo Centro de Mídia de SP do dia ( 04 de maio) e criar um exemplo para cada uma das seguintes figuras de linguagem ( Antítese, Eufemismo, Ironia, Hipérbole, Personificação,Comparação, Metáfora, Metonímia, Aliteração, Assonância, Onomatopéia, Anáfora, Pleonasmo.)
Recursos: App CMSP, caderno,caneta.
Período: 04 até 08 de maio.
Avaliação: A atividade poderá ser manuscrita ou digitada e enviada no e-mail pofessorairna@gmail.com
Dúvidas: No grupo do Whatsapp da sua sala criado para esta finalidade.Se você ainda não está no grupo,coloque o número do seu Whatsapp juntamente com a atividade enviada no e-mail para eu colocar você no grupo.
Referência: Base Nacional Comum Curricular.
Sucesso é o acúmulo de pequenos esforços, repetidos dia a dia. Robert Collier.
Bons estudos!


7ºB

MATEMÁTICA


DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA ROSÉLIA

AULAS PREVISTAS
6 AULAS

SEMANA 04 A 08 DE MAIO DE 2020

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA
7º B
             

CONTEÚDOS:
  • Múltiplos e divisores,
  • Números primos,
  • Fração e porcentagem.


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

  • H02 – Estabelecer relações entre números naturais e reconhecer números primos e números compostos
  • H30 – Reconhecer o conceito de razão em diversos contextos: proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem e etc.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

  • Assistir as aulas no canal da TV Cultura e no aplicativo CMSP.



RECURSOS:
  • Blog, Centro de Mídias e Caderno do Aluno Aprender Sempre


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
  • Realizar as atividades no caderno do Aprender Sempre, páginas 02 a 07.
  • Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno e criar um mapa mental e, também anotar as dúvidas para depois conversarmos.




DATA: ___/__/_
__





HISTÓRIA
PLANO DE AULA
PROFESSORA: SUELI                                                      AULAS PREVISTAS: 4 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA: HISTÓRIA                                                    TURMAS: 7ª  B 

CONTEÚDOS:
QUAIS FORAM E PARA QUE SERVIAM OS INSTRUMENTOS CIENTÍFICOS INVENTADOS DURANTE O RENSCIMENTO. (REALIZAR EM DUAS AULAS)
QUAIS FORAM OS AUTORES E SUAS OBRAS LITERÁRIAS DURANTE O RENASCIMENTO? E QUAIS PEÇAS TEATRAIS FORAM IMPORTANTES DURANTE O RENASCIMENTO? (REALIZAR EM DUAS AULAS)

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS
HABILIDADE EF07HI04
IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO RENASCIMENTO.
COMPETÊNCIAS GERAIS
COMPREENDER ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, RELACÕES DE PODER E PROCESSOS DE MECANISMO DE TRANSFORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS ESTRUTURAS SOCIAIS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS E CULTURAIS AO LONGO DO TEMPO E DIFERENTES ESPAÇOS PARA ANALISAR, POSICIONAR-SE E INTERVIR NO MUNDO CONTEPORÂNEO.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIA DE SÃO PAULO E ANOTAR NO CADERNO AS EXPLICAÇÕES.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.

RECURSOS
CENTRO DE MÍDIA DO ESTADO DE SÃO PAULO.
PESQUISA NO GOOGLE
BLOG CADERNO E CANETA PARA REGISTRAR AS PESQUISAS.

AVALIAÇÃO / SISTEMATIZAÇÃO
REGISTRO NO CADERNO DO ALUNO, OU SEJA, AS RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS.
ACESSO À PLATAFORMA DIGITAL.


SÃO PAULO, 02 DE MAIO DE 2020

                            GEOGRAFIA

PROFESSOR RICARDO
SÉRIE 7º B
Continente Americano

A América é o continente com maior extensão latitudinal, com a segunda maior área e o terceiro quantitativo populacional mais numeroso.
A América – que também costuma ser chamada de “Américas” quando tratada em seu todo – é um continente localizado nos hemisférios norte, sul e ocidental, situando-se entre os oceanos Pacífico e Antártico. A sua área de 42.459.000 km² torna-a o segundo maior continente do mundo, ficando atrás apenas da Ásia.

É o continente com maior extensão no sentido norte-sul, sendo o único a ocupar todas as faixas climáticas do planeta, uma vez que é cortado pela Linha do Equador e também pelos dois trópicos (Câncer e Capricórnio).

Aspectos populacionais da América

Com uma população de 953,6 milhões de pessoas (2012), o continente americano é o terceiro mais habitado, depois da Ásia e da África. Em virtude do processo de colonização de seus territórios, há uma grande variedade étnica, envolvendo os inúmeros povos nativos que habitavam em tempos pré-colombianos, grupos identitários europeus e as várias etnias africanas, advindas por meio do processo de escravidão colonial.

Divisões regionais da América

Em termos de divisão regional, há várias maneiras de classificar e agrupar os países americanos. As duas formas mais utilizadas obedecem à posição geográfica e às composições etnolinguísticas.

Na primeira divisão, esse continente é dividido em América do Norte, Central e do Sul. Isso porque, na verdade, ele é formado por duas grandes massas de terras unidas por um istmo (porção continental mais estreita). Essas massas continentais são as Américas do Norte e do Sul, enquanto a pequena porção de terras e ilhas compõem a América Central.

Na segunda divisão, há uma separação entre América Anglo-Saxônica e América Latina. Essa divisão, no entanto, não se circunscreve apenas em relação ao idioma e às etnias, pois, na América do Norte, há povos que falam idiomas derivados do latim, como o Francês e o Espanhol, enquanto na América Latina existem alguns países em que o inglês é uma das línguas oficiais adotadas. E isso sem falar nas centenas de idiomas de origem nativa, como o guarani, o amairá e muitos outros. O que se pode dizer com toda a certeza é que a América Anglo-Saxônica é composta por países desenvolvidos (Canadá e Estados Unidos) e a América Latina é composta por países subdesenvolvidos e emergentes (o México, toda a América Central e a América do Sul).

Colonização e ocupação territorial

Os primeiros povos a ocupar o continente americano chegaram a esse continente há mais de 15 mil anos. Estudos estimam que eles eram grupos advindos da Ásia, através da passagem pelo Estreito de Bering, que, nesses tempos, encontrava-se congelando, possibilitando a migração por terra.

Em 1492, iniciou-se a colonização europeia com a chegada de Cristóvão Colombo. O nome “América”, inclusive, é uma homenagem a Américo Vespúcio, o primeiro a descobrir que aquelas terras se tratavam, na verdade, de um novo lugar ainda desconhecido pela civilização ocidental.

Economia da América

Economicamente, a maior parte dos países americanos é considerada periférica ou em desenvolvimento, com exceção dos Estados Unidos e do Canadá, considerados como países centrais. Em todos eles, a agricultura é bastante difundida, tornando-se o principal foco de exportações na América Latina.

Os dois mais desenvolvidos são, obviamente, as nações mais industrializadas, apesar de países como Brasil, México e Argentina também apresentarem elevados níveis de produção fabril. No entanto, nesses últimos, as principais empresas são estrangeiras, ou seja, multinacionais advindas de países ricos e que se instalam nesses locais em busca de mão de obra barata e maiores concessões tributárias e ambientais.

Há dois blocos econômicos principais: o NAFTA (Tratado Norte-Americano de livre comércio), composto por EUA, Canadá e México; e o Mercosul (Mercado Comum do Sul), tendo como membros permanentes Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela; como membros associados Bolívia, Chile, Peru, Equador e Colômbia; e como membro observador o México. Há também outros blocos, como a ALADI (Associação Latino-Americana de Integração), a ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), entre outras composições minoritárias.

Aspectos Físicos

As terras compostas pelo continente americano são consideradas geologicamente antigas, apresentando composições que foram muito transformadas pelos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. No entanto, há também algumas formas de relevo mais recentes, geralmente posicionadas em toda a sua porção oeste banhada pelo Pacífico, como as cadeias de montanhas formadas pela Cordilheira dos Andes e pelas Montanhas Rochosas, ambas as composições formadas pelas ações do tectonismo.

Na porção leste, o relevo mais acidentado propicia uma maior predominância de planícies (como a do Amazonas, no sul, e do Mississipi, ao Norte) e de planaltos (como o Planalto do Labrador e o Planalto Central). Tais composições evidenciam as pluralidades naturais existentes na geomorfologia americana.

Em virtude de sua elevada distância latitudinal, há uma grande variedade de climas, com a presença de pelo menos dez tipos climáticos, que vão desde o Polar, no extremo norte, ao semiárido no Nordeste do Brasil e na região fronteiriça do México com os Estados Unidos. Há também climas de Montanha, Mediterrâneo, Temperados, Tropicais, Subtropicais, Equatoriais e muitos outros.



Questões

1 Qual a localização do continente Americano?
2 Explique, o processo de regionalização do continente Americano.
3 Como se deu a ocupação do continente Americano, antes da chegada de Colombo.
4 O que são blocos econômicos, o Brasil faz parte de algum bloco econômico?

5 Quais são os principais aspectos físicos do continente Americano.


                       LÍNGUA INGLESA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE


PLANO DE AULA

PROFESSORA: FRANCIELEN

AULAS  PREVISTAS: 2 AULAS

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS
TURMA: 7°B  
          

CONTEÚDOS: CLOTHES AND COLORS


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa
(EF06LI03) Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões  desconhecidas.
Aprender vocabulário sobre vestuário (clothes), descrição de roupas e  pessoas  para compreensão oral em língua inglesa.
Utilizar varias linguagens (oral e escrita), corporal, visual, sonora e digital.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:


O tema da aula é uma revisão do vocabulário de clothes ( roupas) e  colors (cores). Veja a imagem acima para relembrar.


1ª Atividade: Realize a leitura do vocabulário clothes, em seguida acesse o link 1. Veja os vídeos para relembrar. Ao assistir o vídeo repetir a pronúncia do vocabulário. Ouça quantas vezes achar necessário.


2ª Atividade: Em cada um dos links você poderá imprimir ou visualizar os flashcards e a ideia é criar um grande grupo de opções para roupas. Descrevam o flashcard do link 2, 3 e 4 usando cores e formas.

ü  Realize uma produção completa de vestuário na sua descrição como no exemplo:

EX.:I have a blue jeans.

3ª Atividade: Após acessar o Link 5 , descreva  a imagem como na aula anterior, crie opções de vestuário dentro das possibilidades apresentadas. O ideal é fazer uma descrição feminina e outra masculina.
O vídeo mostra uma espécie de "previsão" de estilistas da década de 30 sobre como seria a moda no ano 2000 (cerca de 1:36 min.). O vídeo não tem legendas e as falas são muito rápidas, mas é natural que não entendam tudo. Anote qualquer palavra que escutem e entendam. Ouça mais de uma vez para que percebam detalhes, de uma primeira vez, passam despercebidos. Baseado no link responda:

ü  A discussão sobre o que se achava que seria usado e o que realmente se usa hoje. Há semelhanças ? Quais são as diferenças ? E os acessórios ?

    


RECURSOS:

Pesquisa na internet, videos  flashcards,
SAIBA MAIS.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

E-MAIL: prof.francielen@gmail.com
Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana 04 a 08 de maio, sobre clothes and colors.

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série: 7º ano B, atividade da semana do dia 04 a 08 de maio, Clothes.
AS ATIVIDADES DESTA SEMANA, ENVIAR ATÉ DIA 12 DE MAIO.




DATA: ___/__/_
__



LÍNGUA PORTUGUESA

Professora: Irna Ribeiro Xisto de França.
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas:  7B 
Conteúdo: Figuras de linguagem
Habilidades: EF89LP37 – EF67LP38
Desenvolvimento: Assistir a aula sobre figuras de linguagem no aplicativo Centro de Mídia de SP do dia ( 04 de maio) e criar um exemplo para cada uma das seguintes figuras de linguagem ( Antítese, Eufemismo, Ironia, Hipérbole, Personificação,Comparação, Metáfora, Metonímia, Aliteração, Assonância, Onomatopéia, Anáfora, Pleonasmo.)
Recursos: App CMSP, caderno,caneta.
Período: 04 até 08 de maio.
Avaliação: A atividade poderá ser manuscrita ou digitada e enviada no e-mail pofessorairna@gmail.com
Dúvidas: No grupo do Whatsapp da sua sala criado para esta finalidade.Se você ainda não está no grupo,coloque o número do seu Whatsapp juntamente com a atividade enviada no e-mail para eu colocar você no grupo.
Referência: Base Nacional Comum Curricular.
Sucesso é o acúmulo de pequenos esforços, repetidos dia a dia. Robert Collier.

Bons estudos!

7ºC

MATEMÁTICA


DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA ROSÉLIA

AULAS PREVISTAS
6 AULAS

SEMANA 04 A 08 DE MAIO DE 2020

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA
7º (A ao C)
             

CONTEÚDOS:
  • Múltiplos e divisores,
  • Números primos,
  • Fração e porcentagem.


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

  • H02 – Estabelecer relações entre números naturais e reconhecer números primos e números compostos
  • H30 – Reconhecer o conceito de razão em diversos contextos: proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem e etc.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

  • Assistir as aulas no canal da TV Cultura e no aplicativo CMSP.



RECURSOS:
  • Blog, Centro de Mídias e Caderno do Aluno Aprender Sempre


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
  • Realizar as atividades no caderno do Aprender Sempre, páginas 02 a 07.
  • Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno e criar um mapa mental e, também anotar as dúvidas para depois conversarmos.




DATA: ___/__/_
__






HISTÓRIA


PLANO DE AULA

PROFESSORA: SUELI                                                      AULAS PREVISTAS: 4 AULAS SEMANAIS

DISCIPLINA: HISTÓRIA                                                    TURMAS: 7ª  C



CONTEÚDOS:

QUAIS FORAM E PARA QUE SERVIAM OS INSTRUMENTOS CIENTÍFICOS INVENTADOS DURANTE O RENSCIMENTO. (REALIZAR EM DUAS AULAS)

QUAIS FORAM OS AUTORES E SUAS OBRAS LITERÁRIAS DURANTE O RENASCIMENTO? E QUAIS PEÇAS TEATRAIS FORAM IMPORTANTES DURANTE O RENASCIMENTO? (REALIZAR EM DUAS AULAS)


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS
HABILIDADE EF07HI04
IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO RENASCIMENTO.
COMPETÊNCIAS GERAIS
COMPREENDER ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, RELACÕES DE PODER E PROCESSOS DE MECANISMO DE TRANSFORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS ESTRUTURAS SOCIAIS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS E CULTURAIS AO LONGO DO TEMPO E DIFERENTES ESPAÇOS PARA ANALISAR, POSICIONAR-SE E INTERVIR NO MUNDO CONTEPORÂNEO.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIA DE SÃO PAULO E ANOTAR NO CADERNO AS EXPLICAÇÕES.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.

RECURSOS
CENTRO DE MÍDIA DO ESTADO DE SÃO PAULO.
PESQUISA NO GOOGLE
BLOG CADERNO E CANETA PARA REGISTRAR AS PESQUISAS.

AVALIAÇÃO / SISTEMATIZAÇÃO
REGISTRO NO CADERNO DO ALUNO, OU SEJA, AS RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS.
ACESSO À PLATAFORMA DIGITAL.

SÃO PAULO, 02 DE MAIO DE 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 7°C.

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS: LUTAS



HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF07EF17) Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Atividade I: Escrever um texto com o tema: Quem luta não briga!
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
________________________________________________________________________________
Atividade II: Responder as questões abaixo:

·         Descreva sobre uma modalidade de Luta que você conhece.
·         Escreva as regras dessa modalidade de luta que você escolheu.
·         Quais as diferenças entre luta e briga?
·         Muitas pessoas ainda enxergam as lutas como uma forma de violência, tendo uma visão distorcida e de preconceito. O que você argumentaria para mudar esse preconceito?
·         Qual outro esporte que você conhece ainda possui uma visão incorreta por um grande número de pessoas que ainda tem algum tipo de preconceito? Explique.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos


RECURSOS:

Centro de Mídias de SP e Blog da escola.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro no Caderno ou enviar (quem puder), a atividade escrita por email.
No assunto do email colocar o nome completo do aluno, ano e turma.
Endereço de email para envio:
dbjj@bol.com.br





GEOGRAFIA

PROFESSOR RICARDO
SÉRIE 7º C
Continente Americano

A América é o continente com maior extensão latitudinal, com a segunda maior área e o terceiro quantitativo populacional mais numeroso.
A América – que também costuma ser chamada de “Américas” quando tratada em seu todo – é um continente localizado nos hemisférios norte, sul e ocidental, situando-se entre os oceanos Pacífico e Antártico. A sua área de 42.459.000 km² torna-a o segundo maior continente do mundo, ficando atrás apenas da Ásia.

É o continente com maior extensão no sentido norte-sul, sendo o único a ocupar todas as faixas climáticas do planeta, uma vez que é cortado pela Linha do Equador e também pelos dois trópicos (Câncer e Capricórnio).

Aspectos populacionais da América

Com uma população de 953,6 milhões de pessoas (2012), o continente americano é o terceiro mais habitado, depois da Ásia e da África. Em virtude do processo de colonização de seus territórios, há uma grande variedade étnica, envolvendo os inúmeros povos nativos que habitavam em tempos pré-colombianos, grupos identitários europeus e as várias etnias africanas, advindas por meio do processo de escravidão colonial.

Divisões regionais da América

Em termos de divisão regional, há várias maneiras de classificar e agrupar os países americanos. As duas formas mais utilizadas obedecem à posição geográfica e às composições etnolinguísticas.

Na primeira divisão, esse continente é dividido em América do Norte, Central e do Sul. Isso porque, na verdade, ele é formado por duas grandes massas de terras unidas por um istmo (porção continental mais estreita). Essas massas continentais são as Américas do Norte e do Sul, enquanto a pequena porção de terras e ilhas compõem a América Central.

Na segunda divisão, há uma separação entre América Anglo-Saxônica e América Latina. Essa divisão, no entanto, não se circunscreve apenas em relação ao idioma e às etnias, pois, na América do Norte, há povos que falam idiomas derivados do latim, como o Francês e o Espanhol, enquanto na América Latina existem alguns países em que o inglês é uma das línguas oficiais adotadas. E isso sem falar nas centenas de idiomas de origem nativa, como o guarani, o amairá e muitos outros. O que se pode dizer com toda a certeza é que a América Anglo-Saxônica é composta por países desenvolvidos (Canadá e Estados Unidos) e a América Latina é composta por países subdesenvolvidos e emergentes (o México, toda a América Central e a América do Sul).

Colonização e ocupação territorial

Os primeiros povos a ocupar o continente americano chegaram a esse continente há mais de 15 mil anos. Estudos estimam que eles eram grupos advindos da Ásia, através da passagem pelo Estreito de Bering, que, nesses tempos, encontrava-se congelando, possibilitando a migração por terra.

Em 1492, iniciou-se a colonização europeia com a chegada de Cristóvão Colombo. O nome “América”, inclusive, é uma homenagem a Américo Vespúcio, o primeiro a descobrir que aquelas terras se tratavam, na verdade, de um novo lugar ainda desconhecido pela civilização ocidental.

Economia da América

Economicamente, a maior parte dos países americanos é considerada periférica ou em desenvolvimento, com exceção dos Estados Unidos e do Canadá, considerados como países centrais. Em todos eles, a agricultura é bastante difundida, tornando-se o principal foco de exportações na América Latina.

Os dois mais desenvolvidos são, obviamente, as nações mais industrializadas, apesar de países como Brasil, México e Argentina também apresentarem elevados níveis de produção fabril. No entanto, nesses últimos, as principais empresas são estrangeiras, ou seja, multinacionais advindas de países ricos e que se instalam nesses locais em busca de mão de obra barata e maiores concessões tributárias e ambientais.

Há dois blocos econômicos principais: o NAFTA (Tratado Norte-Americano de livre comércio), composto por EUA, Canadá e México; e o Mercosul (Mercado Comum do Sul), tendo como membros permanentes Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela; como membros associados Bolívia, Chile, Peru, Equador e Colômbia; e como membro observador o México. Há também outros blocos, como a ALADI (Associação Latino-Americana de Integração), a ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), entre outras composições minoritárias.

Aspectos Físicos

As terras compostas pelo continente americano são consideradas geologicamente antigas, apresentando composições que foram muito transformadas pelos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. No entanto, há também algumas formas de relevo mais recentes, geralmente posicionadas em toda a sua porção oeste banhada pelo Pacífico, como as cadeias de montanhas formadas pela Cordilheira dos Andes e pelas Montanhas Rochosas, ambas as composições formadas pelas ações do tectonismo.

Na porção leste, o relevo mais acidentado propicia uma maior predominância de planícies (como a do Amazonas, no sul, e do Mississipi, ao Norte) e de planaltos (como o Planalto do Labrador e o Planalto Central). Tais composições evidenciam as pluralidades naturais existentes na geomorfologia americana.

Em virtude de sua elevada distância latitudinal, há uma grande variedade de climas, com a presença de pelo menos dez tipos climáticos, que vão desde o Polar, no extremo norte, ao semiárido no Nordeste do Brasil e na região fronteiriça do México com os Estados Unidos. Há também climas de Montanha, Mediterrâneo, Temperados, Tropicais, Subtropicais, Equatoriais e muitos outros.



Questões

1 Qual a localização do continente Americano?
2 Explique, o processo de regionalização do continente Americano.
3 Como se deu a ocupação do continente Americano, antes da chegada de Colombo.
4 O que são blocos econômicos, o Brasil faz parte de algum bloco econômico?

5 Quais são os principais aspectos físicos do continente Americano.


                                LÍNGUA INGLESA


DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE


PLANO DE AULA

PROFESSORA: FRANCIELEN

AULAS  PREVISTAS: 2 AULAS

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS
TURMA: 7°C
          

CONTEÚDOS: CLOTHES AND COLORS


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa
(EF06LI03) Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões  desconhecidas.
Aprender vocabulário sobre vestuário (clothes), descrição de roupas e  pessoas  para compreensão oral em língua inglesa.
Utilizar varias linguagens (oral e escrita), corporal, visual, sonora e digital.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:


O tema da aula é uma revisão do vocabulário de clothes ( roupas) e  colors (cores). Veja a imagem acima para relembrar.


1ª Atividade: Realize a leitura do vocabulário clothes, em seguida acesse o link 1. Veja os vídeos para relembrar. Ao assistir o vídeo repetir a pronúncia do vocabulário. Ouça quantas vezes achar necessário.


2ª Atividade: Em cada um dos links você poderá imprimir ou visualizar os flashcards e a ideia é criar um grande grupo de opções para roupas. Descrevam o flashcard do link 2, 3 e 4 usando cores e formas.

ü  Realize uma produção completa de vestuário na sua descrição como no exemplo:

EX.:I have a blue jeans.

3ª Atividade: Após acessar o Link 5 , descreva  a imagem como na aula anterior, crie opções de vestuário dentro das possibilidades apresentadas. O ideal é fazer uma descrição feminina e outra masculina.
O vídeo mostra uma espécie de "previsão" de estilistas da década de 30 sobre como seria a moda no ano 2000 (cerca de 1:36 min.). O vídeo não tem legendas e as falas são muito rápidas, mas é natural que não entendam tudo. Anote qualquer palavra que escutem e entendam. Ouça mais de uma vez para que percebam detalhes, de uma primeira vez, passam despercebidos. Baseado no link responda:

ü  A discussão sobre o que se achava que seria usado e o que realmente se usa hoje. Há semelhanças ? Quais são as diferenças ? E os acessórios ?

    


RECURSOS:

Pesquisa na internet, videos  flashcards,
SAIBA MAIS.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

E-MAIL: prof.francielen@gmail.com
Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana 04 a 08 de maio, sobre clothes and colors.

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série: 7º ano B, atividade da semana do dia 04 a 08 de maio, Clothes.
AS ATIVIDADES DESTA SEMANA, ENVIAR ATÉ DIA 12 DE MAIO.




DATA: ___/__/_
__




LÍNGUA PORTUGUESA

Professora: Irna Ribeiro Xisto de França.
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 7C
Conteúdo: Figuras de linguagem
Habilidades: EF89LP37 – EF67LP38
Desenvolvimento: Assistir a aula sobre figuras de linguagem no aplicativo Centro de Mídia de SP do dia ( 04 de maio) e criar um exemplo para cada uma das seguintes figuras de linguagem ( Antítese, Eufemismo, Ironia, Hipérbole, Personificação,Comparação, Metáfora, Metonímia, Aliteração, Assonância, Onomatopéia, Anáfora, Pleonasmo.)
Recursos: App CMSP, caderno,caneta.
Período: 04 até 08 de maio.
Avaliação: A atividade poderá ser manuscrita ou digitada e enviada no e-mail pofessorairna@gmail.com
Dúvidas: No grupo do Whatsapp da sua sala criado para esta finalidade.Se você ainda não está no grupo,coloque o número do seu Whatsapp juntamente com a atividade enviada no e-mail para eu colocar você no grupo.
Referência: Base Nacional Comum Curricular.
Sucesso é o acúmulo de pequenos esforços, repetidos dia a dia. Robert Collier.
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário