sexta-feira, 1 de maio de 2020

2ª SÉRIE - ENS. MÉDIO - SEMANA 04/05 A 08/05

2ªA


QUIMICA


SEMANA DE 04 À 08/05
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Químicas          
Turmas: 2ºA e 2ºB  - 2 aulas semanal

Conteúdo: Materiais e suas propriedades, Água e seu consumo pela sociedade e as propriedades da água para o consumo humano.

Habilidades e competências
Expressar e inter-relacionar as composições de soluções.
Concentração de solução em massa e unidade.
Aplicar conceitos de separação de misturas de solubilidade.
Tratamento da água.

Desenvolvimento e estratégias
1ºpasso: Responder as questões a seguir para levantamento dos conhecimentos prévios. 
1)    Podemos beber água do rio Tietê? 
2)    Como fazer com que a água poluída dos rios se torne própria para o consumo? 
3)    O que é necessário fazer para obter água limpa para o consumo? 
4)    Como construir uma miniestação de tratamento de água na escola?
A partir dessas respostas chega-se ao tema central: Qualidade e tratamento de água.

2º passo: Desenhar uma estação de tratamento e descreva as 9 etapas de tratamento da água e exemplifique cada uma dessas etapas, registrar o consumo pela sociedade, suas propriedades e características para consumo humano, potabilidade, parâmetros da qualidade da água, solubilidade, concentração de soluções em massa e em quantidades de matéria (g/l, mol/l, ppm, % de massa, % de volume) ,além das próprias etapas para o tratamento

Recursos
CMSP, blog da escola, vídeo, pesquisa na internet e livro didático.
Avaliação
Registro no caderno e envio no e-mail das questões. Do desenho e da pesquisa realizada.

E-mail:




LINGUA PORTUGUESA


E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 04/05/2020 A 08/05/2020.

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - PROFESSORA JOBIANE REIS
EMAIL: jobiane.reis@hotmail.com

2º ANO A - ENSINO MÉDIO - MANHÃ (5 AULAS SEMANAIS)


CONTEÚDOS:
Esferas de atividades sociais da linguagem -
 A linguagem e a crítica de valores sociais.


HABILIDADES:
Distinguir as diferenças entre leitura de distração e leitura literária, atentando para o valor estético do texto ficcional


DESENVOLVIMENTO:
As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios propostos deverão ser encaminhados para o email:jobiane.reis@hotmail.com, as dúvidas poderão ser esclarecidas via whatsapp.
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RECURSOS:
Computador conectado com internet, celular conectado com internet, livros didáticos e caderno do aluno.


AVALIAÇÃO:
v Observar a motivação do aluno para os estudos online;
v Estimular o raciocínio crítico do aluno através de fóruns, visando o nível verbal e intelectual do aluno;
v Interação do aluno com os meios digitais e a capacidade de aprender de forma autônoma;
v Todo conjunto de tarefas solicitas via online a serem cumpridas é entendido como trabalho e serão atribuídas notas.






E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 04/05/2020 A 08/05/2020.

AULA 1 e 2 - TEMA- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- LÍNGUA PORTUGUESA - 2º A - ENSINO MÉDIO
PROFESSORA: JOBIANE REIS

v ORIENTAÇÃO: Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as orientações de cada atividade.

Eu sei mas não devia

          Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e não ter outra vista que não as janelas ao redor. E porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E porque à medida se acostuma esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.[...]
          A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.
          A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e necessita. A lutar para ganhar o dinheiro com que se paga. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer filas para pagar. E pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
          A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes, a abrir revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema, a engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata de produtos.
          A gente se acostuma à poluição. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às besteiras das músicas, às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À luta. À lenta morte dos rios. E se acostuma a não ouvir passarinhos, a não colher frutas do pé, a não ter sequer uma planta.
          A gente se acostuma a coisas de mais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada a gente só molha os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sono atrasado.
          A gente se acostuma, para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se da faca e baioneta, para poupar o peito . A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, de tanto se acostumar, se perde em si mesma.

(Marina Colassanti. In: Reunião técnica sobre recursos instrucionais na formação profissional. São Paulo: Cenafor, 1985.)
Orientação: Encaminhar as atividades para o email: jobiane.reis@hotmail.com; colocar nome completo, número, sala e escola.
1-  Acostumar-se tanto e com tantas coisas vale mesmo a pena? Justifique.

 2- Os problemas mencionados no texto estão relacionados a você? Por quê?

3- Como você entendeu a frase: “A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o que necessita”? 

4- Por que as pessoas se acostumam a viver nas condições descritas pelo texto?

5- Como você entendeu “A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que de tanto se acostumar, se perde de si mesma”?

6- “Eu sei, mas não devia. Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.” O que aconteceria se a gente não se acostumasse?


AULA 3 e 4 - LÍNGUA PORTUGUESA - 2º A - ENSINO MÉDIO
PROFESSORA: JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO: Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio do aluno (a) para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir orientação de cada atividade.

TEMA: INDICAÇÃO DE FILME: EFEITO BORBOLETA
          Efeito Borboleta – Agora iremos sair um pouco dos filmes mais densos narrativamente falando e vamos parar em um suspense mais comercial, estrelado pelo galã Ashton Kutcher. Ele interpreta Evan, rapaz que cresce carregando alguns traumas a respeito de decisões e escolhas erradas de seu passado. Porém (sendo bem direto) ele tem a capacidade de voltar no tempo e mudar as escolhas que fez. O problema é que mudando suas escolhas, ele acaba mudando o curso do universo.
          Efeito Borboleta trabalha, assim, duas questões, uma que já abordamos: suas ações individuais possuem grande poder sobre a vida alheia. Já dissemos isto e vale bem para a história. A segunda é muito famosa: se você pudesse voltar no tempo, mudaria algo em sua vida? Essa é uma pergunta bem filosófica, que mexe com questões morais e éticas, pois mudando algo em sua vida, você poderia estar contribuindo para destruir ou beneficiar outra. E seguindo aqui a máxima de Aristóteles na Ética a Nicômaco, e em seu pensamento moral de forma geral, “somos o resultado de nossas escolhas”, tendo esse princípio axiológico e de conduta ético-moral presente como fio condutor.
          No filme, cada mudança, mínima que seja, acaba prejudicando pessoas ao seu redor. Ele brinca de Deus, mas percebe logo o quão pesado é ter que lidar com o sentimento de culpa por ser um elemento desencadeador de situações destruidoras em vidas alheias.

Orientação: Escrever relatório sobre as principais ideias do filme, enviar para o email: jobiane.reis@hotmail.com; colocar nome completo, número, sala e escola.
AULA 5 - LITERATURA - 2º A - ENSINO MÉDIO
PROFESSORA: JOBIANE REIS

v ORIENTAÇÃO: Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio do aluno (a) para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir orientação de cada atividade.

TEMA: QUINHENTISMO, BARROCO E ARCADISMO.

INDICAÇÃO DE VÍDEO PARA COMPLEMENTO DA AULA:
Link:

Barroco

          O Barroco nasceu na Itália do século XVII, interferindo na música, na literatura e no teatro. Representa uma contraposição entre o sagrado e o profano, já que seu contexto histórico era marcado pelas contradições do Renascimento.
          O teocentrismo característico da Idade Média era enfrentado pelo antropocentrismo proposto pelas Reformas, pregavam, acima de tudo, o racionalismo. As obras de arte eram cheias de detalhes que expressavam as emoções da vida e do ser humano.
          Era guiado pela emoção, tendo liberdade de criação, sem se apegar a padrões e regras. Toda a inspiração vinha do âmbito popular, do realismo e, principalmente, do corte predominantemente vertical.

          No período do Barroco, muito se construiu. A arquitetura ganhou traços mais artísticos, bem como a escultura, que foi mais um ponto forte dessa época.  Detalhes foram amplamente valorizados, com entalhes em todos os lugares, bem como o uso desmedido do ouro na decoração.

Principais Autores e Obras
§  Gregório de Matos – Buscando a Cristo
§  Padre Antônio Vieira – Sermão de Santo Antônio aos Peixes
§  Bento Teixeira Pinto – Relações de um Naufrágio
§  Manuel Botelho de Oliveira – Mal Amigo

Arcadismo
          Nascido na Europa do século XVIII, o Arcadismo é uma escola literária que se refere diretamente à Arcádia, uma região erma grega do Peloponeso onde acredita-se ser o ideal da inspiração poética. O Arcadismo chegou ao Brasil já na metade do mesmo século.

          Com o intuito de contrapor o que o Barroco havia criado, nos últimos anos, o Arcadismo se baseava no rococó – um estilo que surgiu nos meados entre o Barroco e o Arcadismo –, que durou quase meio século expondo seu padrão artístico não apenas no Brasil, mas nas Américas espanhola e portuguesa.
rococó vinha como contraposição aos exageros do Barroco, com ornamentações suaves e luminosas com linhas leves e delicadas. O rococó prezava elementos da natureza, como pássaros, flores delicadas, plantas, rochas e cascatas. Era uma arte sem influências religiosas (exceto no Brasil), pois representava temas relacionados às relações humanas e à vida cotidiana da aristocracia. 

          Outra característica do Arcadismo é o predomínio da razão, diferentemente da emotiva expressão barroca. O Arcadismo sedara preferência aos fatos científicos, baseados na razão e do conhecimento. O racional e a beleza eram paralelos que caminhavam em harmonia.
Na literatura, o Barroco era marcado pelo pessimismo, hipérboles, metáforas, antíteses, sinestesias e paradoxos, além de uma linguagem rica, obscura e rebuscada.

Principais Autores e Obras:
§  Cláudio Manuel da Costa – Vila Rica
§  Tomás Antônio Gonzaga – Marília de Dirceu
§  José Inácio de Alvarenga Peixoto – Bárbara Heliodora
§  Frei José de Santa Rita Durão – Caramuru
§  Basílio da Gama – O Uraguai


Orientação: Encaminhar as atividades para o email: jobiane.reis@hotmail.com;
colocar nome completo, número, sala e escola.

Índice de roteiro de pesquisa sobre Barroco e Arcadismo:

v Como identificar o Barroco?

v Quem introduziu o Barroco no Brasil?

v Qual o motivo do surgimento Barroco?

v Que obra inaugura o Barroco no Brasil?

v O que foi o Barroco na língua portuguesa?

v Quem introduziu o Barroco no Brasil?

v Qual é a obra que inaugurou o arcadismo no Brasil?

v Qual contexto histórico propiciou o surgimento do Arcadismo no Brasil?


Orientação: Anexar a pesquisa (manuscrita) em portfólio (pasta de trabalhos); colocar nome completo, número, sala e escola.

PESQUISA: Biografia de Tomás Antônio Gonzaga.


 Língua Inglesa


2ª A – Prof.ª Silvana Língua Inglesa
Aulas previstas 02 aulas
Período de realização da atividade: 04/05 à 08/05
Habilidades: Ler, Compreender, analisar e interpretar em um texto informativo.
Utilizar o dicionário para fazer a leitura do texto e responder às questões propostas.
Israel Travel Guide
Israel has always been a standout destination. From the days of prophets to the modern day nomad this tiny slice of land on the eastern Mediteranean has long attracted visitors. While some arrive in the ‘Holy Land’ on a spiritual quest, many others are on cultural tours, beach holidays and eco-tourism trips. Weeding through Israel’s convoluted history is both exhilarating and exhausting. There are crumbling temples, ruined cities, abandoned forts and hundreds of places associated with the Bible. And while a sense of adventure is required, most sites are safe and easily accessible. Most of all, Israel is about its incredibly diverse population. Jews come from all over the world to live here, while about 20% of the population is Muslim. Politics are hard to get away from in Israel as everyone has an opinion on how to move the country forward — with a ready ear you’re sure to hear opinions from every side of the political spectrum.
Antes de viajar, turistas geralmente buscam informações sobre o local para onde pretendem ir. O trecho do guia de viagens de Israel
a) descreve a história desse local para que turistas valorizem seus costumes milenares.
b) informa hábitos religiosos para auxiliar turistas a entenderem as diferenças culturais.
c) divulga os principais pontos turísticos para ajudar turistas a planejarem sua viagem.
d) recomenda medidas de segurança para alertar turistas sobre possíveis riscos locais.
e) apresenta aspectos gerais da cultura do país para continuar a atrair turistas estrangeiros.


                  Disponível em: www.worldtravelguide.net. Acesso em: 15 jun. 2012.


HISTÓRIA

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

Habilidades: Analise da complexidade das relações do mundo do trabalho; capacidade de construção de pertencimento ao mundo do trabalho; desenvolvimento de consciência do funcionamento da sociedade capitalista; identidade de classe.

A quantidade de aulas para realização: 04 (quatro) aulas – 
DE 27/04 A 30/04
DE 04/05  A 08/05

         Atividades relativas às aulas apresentadas pelo Centro de Mídias e Televisão Educativa
         Entregar as atividades no endereço eletrônico: silviosouzacs@hotmail.com
         Não esquecerem de colocar nome e turma.

Capitalismo

capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Nesse sistema a burguesia é que controla a produção de bens, ficando com o lucro produzido pelos trabalhadores, que chamamos de mais valia.
Mais-valia é o termo famosamente empregado por Karl Marx à diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalistaO preço de um produto é composto de matéria prima+mão de obra+outros gastos+lucro.
No capitalismo existem duas classes sociais antagônicas, que possuem diferentes interesses: A burguesia e o proletariado.
Burguesia é uma classe social do regime capitalista, onde seus membros são os proprietários do capital, ou seja comerciantes, industriais, proprietários de terras, de imóveis, os possuidores de riquezas e dos meios de produção.
Burguesia é a qualidade do burguês. É o oposto do proletariado, a classe operária, cujo único bem é a força de trabalho. Do latim "burgus", que significa fortaleza, ou do alemão "burgs", pequena cidade.
Proletariado (do latim proles, “filho, descendência, progênie”) é um conceito usado para definir a classe antagônica à classe capitalista. O proletário consiste daquele que não tem nenhum meio de vida exceto sua força de trabalho (suas aptidões), que ele vende para sobreviver.
Por não ser dono do resultado de seu trabalho o trabalhador é considerado alienado. A alienação no trabalho é gerada na sociedade devido à mercadoria, que são os produtos confeccionados pelos trabalhadores explorados, e o lucro, que vem a ser a usurpação do trabalhador para que mais mercadorias sejam produzidas e vendidas acima do preço investido no trabalhador, assim rompendo o homem de si mesmo.


Nome............................................................................................................Número......Série........

ATIVIDADES

1. O que são meios de produção?
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2. O que os trabalhadores possuem como seu? O que é mais valia?
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3. Interprete a charge do final do texto.
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4. Qual a origem da burguesia?
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PERGUNTAS DE UM TRABALHADOR QUE LÊ
Bertold Brecht

Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis:
Arrastaram eles os blocos de pedra?


E a Babilônia várias vezes destruída
Quem a reconstruiu tantas vezes?


Em que casas da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta?


A grande Roma está cheia de arcos do triunfo:
Quem os ergueu?
Sobre quem triunfaram os Césares?


A decantada Bizâncio
Tinha somente palácios para os seus habitantes?


Mesmo na lendária Atlântida
Os que se afogavam
gritaram por seus escravos
Na noite em que o mar a tragou?


O jovem Alexandre conquistou a Índia.
Sozinho?


César bateu os gauleses.
Não levava sequer um cozinheiro?


Filipe da Espanha chorou,
quando sua Armada naufragou.
Ninguém mais chorou?


Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos.
Quem venceu além dele?
Cada página uma vitória.
Quem cozinhava o banquete?


A cada dez anos um grande Homem.
Quem pagava a conta?


Tantas histórias.
Tantas questões.


Atividade
Faça a interpretação do poema nas linhas abaixo.
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História – Professor Silvio




BIOLOGIA

      DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi.
Recursos: Notebook, Internet e centro de mídia

                                             Questões Propostas

1) Quais são as substâncias inorgânicas que entram na composição química da célula?.
2) O que são monossacarídeos?
3) O que são hexoses?
4) Cite duas funções da água.
5) O que são polissacarídeos?
6) O que são lipídeos?
7) Como são formados os aminoácidos?
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
04/05/2020 a 08/05/2020





EE SALIM FARAH MALUF.     De 04 a 08 de 2020   1,2,3.
Série: 2º Ano : A . – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade:  Leitura e interpretação de textos e imagens, seguida de pesquisa e resposta as questões.
Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar, por meio de textos e/ ou mapas, diferentes etapas do processo de formação territorial do Brasil.
GEOGRAFIA : O território brasileiro e sua extensão
O território brasileiro é marcado pela sua grande extensão e também pela ampla diversidade natural e cultural que abriga.
território brasileiro está localizado no continente sul-americano. Em termos de hemisférios, encontra-se situado totalmente no hemisfério ocidental, a maior parte de sua extensão está no hemisfério sul e uma pequena parte situa-se no hemisfério norte. Com uma área de 8.514.876 km², a extensão do território brasileiro é a quinta maior do planeta, atrás somente de Rússia, Canadá, Estados Unidos e China.
A ampla área territorial do Brasil faz com que o país seja considerado “de dimensões continentais”, sendo quase do mesmo tamanho da Oceania (8.525.989 km²) e um pouco menor do que toda a Europa (10.180.000 km²). Além do mais, ao contrário dos grandes países existentes, o Brasil não possui uma grande parte do seu território composta por áreas inóspitas, onde o povoamento é impossível ou muito difícil de ser realizado.
Cerca de 92% do território brasileiro encontra-se em uma faixa tropical, ou seja, posicionada entre os trópicos, pois a região sul do país é cortada pelo Trópico de Capricórnio. Outra linha geográfica importante que passa pelo país é a Linha do Equador, na região norte do espaço brasileiro. Assim sendo, as coordenadas geográficas do Brasil são:
Latitudes: 5ºN até -33ºS (cinco graus norte até 33 graus sul)
Longitudes: -35ºW até -75ºW (trinta e cinco graus oeste até setenta e cinco graus oeste).
É importante observar que a distância entre os pontos extremos do país é bastante parecida, ou seja, o Brasil possui uma distância leste-oeste muito próxima da distância norte-sul, desde que sejam desconsideradas as ilhas localizadas no Oceano Atlântico, que também pertencem ao território brasileiro. Da Ponta do Seixas (Paraíba) até a Nascente do Rio Moa (Acre), 4.319 km de extensão; já do Monte Caburaí (Roraima) até o Arroio Chuí (Rio Grande do Sul), são 4.394 km.
Estes exercícios sobre território brasileiro abordam as características físicas e humanas do espaço geográfico do nosso país.
Questão 1
“O Brasil dispõe de uma extensa rede fluvial, que pode servir à navegação em condições naturais. São 28 mil quilômetros de rios naturalmente navegáveis, ou seja, não há necessidade de nenhuma obra de dragagem ou transposição para sua utilização como meio de transporte. No entanto, apenas 10 mil quilômetros são utilizados para o transporte de passageiros e de carga”.
SILVA, A. C. et. al. Geografia contextos e redes. 1º ed, vol. 2. São Paulo: Moderna, 2013. p.51.
Um fator geográfico do território brasileiro que dificulta um maior aproveitamento do potencial hidroviário é:
a) o distanciamento entre os centros econômicos e os rios de planície.
b) a baixa velocidade de vazão dos principais cursos d'água do país.
c) o assoreamento constante dos rios por processos aluviais.
d) a ausência de matérias-primas para a construção das embarcações.
e) a baixa conectividade entre as diferentes bacias hidrográficas.

Questão 2
Uma característica do território brasileiro bastante relevante é a sua grande extensão longitudinal. Do extremo leste, a Ponta do Seixas, em Paraíba, até o extremo oeste, a Nascente do Rio Moa, no Acre, há uma distância de 4.319 quilômetros.
Uma característica socioespacial do Brasil resultante do fator acima apresentado é:
a) elevada variação climática              b) presença de domínios naturais diversificados
c) existência de vários fusos horários             d) acentuada unidade topográfica
            e) facilidade para o deslocamento rodoviário

Questão 3
“A localização do Brasil, banhado pelo Oceano Atlântico, cujo relevo submarino é diferente do Oceano Pacífico, afasta a possibilidade de ocorrência de tsunamis (ondas gigantes) no país, como o que atingiu a costa nordeste do Japão na madrugada de hoje (horário de Brasília)”.
Último Segundo, 11 mar. 2011. Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br>. Acesso em: 28 ago. 2015.
A principal característica do Brasil que diminui a possibilidade de tsunamis é:
a) estabilidade climática preponderante               b) formação geológica antiga
c) ausência de massas de ar litorâneas            d) afastamento das zonas tectônicas
                                e) elevação altimétrica do território

Questão 4
(ENEM 2014)



Mapa do território brasileiro
A imagem indica pontos com ativo uso de tecnologia, correspondentes a que processo de intervenção no espaço?
a) Expansão das áreas agricultáveis, com uso intensivo de maquinário e insumos agrícolas.
b) Recuperação de águas eutrofizadas em decorrência da contaminação por esgoto doméstico.
c) Ampliação da capacidade de geração de energia, com alteração do ecossistema local.
d) Impermeabilização do solo pela construção civil nas áreas de expansão urbana.
e) Criação recente de grandes parques industriais de mediano potencial poluidor.

               Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série do estudante.

“O ESFORÇO GERALMENTE, É ACOMPANHADO DO SUCESSO !“



EDUCAÇÃO FÍSICA



DISCIPLINA/TURMA:

              EDUCAÇÃO FÍSICA: 2º A

CONTEÚDOS:

·       Mídias
O papel das mídias na definição de modelos hegemônicos de beleza corporal;

ATIVIDADES

·       Realizar a leitura do texto: Mulheres na academia: mitos e verdades, disponível: https://www.educacaofisica.com.br/fitness2/mulheres-na-academia-mitos-e-verdades/
·       Descrever qual a sua opinião da influência da mídia em relação das mulheres em academias, e se a mídia influência;
Sugestão de prática: praticar aula on-line em casa, disponível: https://www.youtube.com/watch?v=DOe7Gz1JzEQ
E-mail para devolutiva
parceiradavida@hotmail.com



2ªB

QUIMICA
SEMANA DE 04 À 08/05
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Químicas          
Turmas: 2ºA e 2ºB  - 2 aulas semanal

Conteúdo: Materiais e suas propriedades, Água e seu consumo pela sociedade e as propriedades da água para o consumo humano.

Habilidades e competências
Expressar e inter-relacionar as composições de soluções.
Concentração de solução em massa e unidade.
Aplicar conceitos de separação de misturas de solubilidade.
Tratamento da água.

Desenvolvimento e estratégias
1ºpasso: Responder as questões a seguir para levantamento dos conhecimentos prévios. 
1)    Podemos beber água do rio Tietê? 
2)    Como fazer com que a água poluída dos rios se torne própria para o consumo? 
3)    O que é necessário fazer para obter água limpa para o consumo? 
4)    Como construir uma miniestação de tratamento de água na escola?
A partir dessas respostas chega-se ao tema central: Qualidade e tratamento de água.

2º passo: Desenhar uma estação de tratamento e descreva as 9 etapas de tratamento da água e exemplifique cada uma dessas etapas, registrar o consumo pela sociedade, suas propriedades e características para consumo humano, potabilidade, parâmetros da qualidade da água, solubilidade, concentração de soluções em massa e em quantidades de matéria (g/l, mol/l, ppm, % de massa, % de volume) ,além das próprias etapas para o tratamento

Recursos
CMSP, blog da escola, vídeo, pesquisa na internet e livro didático.
Avaliação
Registro no caderno e envio no e-mail das questões. Do desenho e da pesquisa realizada.

E-mail:



MATEMÁTICA
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE


PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSORA ROSÉLIA

AULAS PREVISTAS
6 AULAS

SEMANA 04 A 08 DE MAIO DE 2020
DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA
 2 ano B
             
CONTEÚDOS:
  • Números reais
  • Relações métricas
  • Triângulos retângulos

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

  • H17 – Identificar a localização de números reais na reta numérica.
  • H28 – Resolver problemas que envolvam relações métricas fundamentais em triângulos retângulos.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

  • Assistir as aulas no canal da TV Cultura e no aplicativo CMSP.


RECURSOS:
  • Blog, Centro de Mídias e Caderno do Aluno Aprender Sempre

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
  • Realizar as atividades no caderno do Aprender Sempre, páginas 02 a 07.
  • Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno e criar um mapa mental e, também anotar as dúvidas para depois conversarmos.



DATA: ___/__/_
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LINGUA PORTUGUESA
.E.  SALIM FARAH MALUF

2ª SÉRIE B– Professor Ruberval.  Disciplina: Língua Portuguesa.           
E-mail: ruberval@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Reconhecer artigo de opinião.
Atividade: Argumentação, expressão de opiniões e Intencionalidade comunicativa.
Tempo para realização: Uma semana.      De 04/05 até 08/05 (Cinco aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
   










Artigo de opinião
 A circulação do artigo de opinião ocorre em jornais e revistas impressos ou on-line, e tem o objetivo de influenciar o posicionamento dos leitores em relação a uma questão controversa.



Drogas e o discurso proibitivo
Cezar Bueno
 O endurecimento atual das políticas antidrogas busca fundamentação moral e política no passado recente. Desde o início do século XIX, nos EUA, as instituições oficiais e setores da sociedade civil, tendo à frente a supremacia dos homens brancos, desconfiavam dos hábitos exóticos das minorias que vinham da África e do Oriente Médio fazer concorrência no mercado de trabalho norte-americano, impulsionado pelo rápido desenvolvimento do capitalismo industrial. A entrada de grupos humanos, com usos e costumes considerados exóticos, não demorou cais na mira do etiquetamento penal nos EUA. Os negros foram tachados como consumidores de cocaína; os chineses como viciados em ópio; os irlandeses como gambás humanos movidos a álcool; os mexicanos e outros hispânicos como indolentes, libidinosos e fumadores de maconha. Os usos e costumes desses grupos marginais, envolvidos com o uso de substâncias que alteram o estado de funcionamento da mente, entravam em confronto com as exigências econômicas, os 12 interesses políticos e os valores morais cultuados na América do Norte. A influência histórica das políticas proibicionistas arquitetadas pelo governo norte-americano contaminou uma pluralidade de saberes. Hoje, sociólogos, assistentes sociais, promotores, juízes e técnicos sociais dão a entender que a miséria das drogas parece superar, em termos de propensão à prática de atos anti-sociais graves, as misérias materiais produzidas pelo capitalismo selvagem. Discursos oficiais e acadêmicos costumam fazer associações mecânicas entre o consumo de drogas e a prática de atos infracionais violentos. Uma leitura ingênua e superficial acerca das drogas supõe fazer acreditar que o perigo social do crime e da violência exclui, por exemplo, os jovens filhos drogados e medicalizados da classe média e recai sobre os ombros dos jovens miseráveis e brutalizados das periferias. Sabe-se, no entanto, que não é possível fazer uma associação mecânica entre o consumo de drogas e a prática de agressões físicas violentas. Muitos adolescentes, filhos da classe média brasileira e de outros países, divertem-se nas festas rave, consomem álcool ou substâncias entorpecentes, porém, raramente ocupam o noticiário na mídia registrando tragédias e mortes prematuras. Faltam debates mais amplos e atualizados acerca das drogas. A insistência na formulação de políticas legislativas demagógicas e penalizadoras contribuem para rotular, por antecipação, milhares de jovens e famílias que habitam os cinturões urbanos das senzalas urbanas. O debate e as possíveis soluções para enfrentar a escala da produção, da distribuição e do consumo de drogas devem ocupar o centro dos debates políticos e acadêmicos sem rótulos ou ideologias políticas preestabelecidas. As saídas eficazes para enfrentar o aumento do consumo de drogas já não podem ignorar os interesses econômicos e apelos culturais que tornam o mercado ilegal das drogas atraente e promissor.
*CEZAR BUENO é professor de Sociologia na Unifil e na PUC-PR, campus Londrina.
*Texto extraído do jornal Folha de Londrina de 19/08/2007.


1 - Leia o artigo com atenção e encontre os elementos do contexto de produção:
a) Autor do texto e seu papel social:
b) Os interlocutores e representação social
c) Finalidade ou objetivo:
d) Época e meio de circulação:

2 - Qual o posicionamento do autor sobre o tema abordado?

3 – Qual argumento mais convincente, na sua opinião, que o autor utiliza?

  ntregar as respostas via e-mail: ruberval@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo e Série.


 Língua Inglesa
 2B – Prof.ª Silvana Língua Inglesa
Aulas previstas 02 aulas
Período de realização da atividade: 04/05 à 08/05
Habilidades: Ler, Compreender, analisar e interpretar em um texto informativo.
Utilizar o dicionário para fazer a leitura do texto e responder às questões propostas.
Israel Travel Guide
Israel has always been a standout destination. From the days of prophets to the modern day nomad this tiny slice of land on the eastern Mediteranean has long attracted visitors. While some arrive in the ‘Holy Land’ on a spiritual quest, many others are on cultural tours, beach holidays and eco-tourism trips. Weeding through Israel’s convoluted history is both exhilarating and exhausting. There are crumbling temples, ruined cities, abandoned forts and hundreds of places associated with the Bible. And while a sense of adventure is required, most sites are safe and easily accessible. Most of all, Israel is about its incredibly diverse population. Jews come from all over the world to live here, while about 20% of the population is Muslim. Politics are hard to get away from in Israel as everyone has an opinion on how to move the country forward — with a ready ear you’re sure to hear opinions from every side of the political spectrum.
Antes de viajar, turistas geralmente buscam informações sobre o local para onde pretendem ir. O trecho do guia de viagens de Israel
a) descreve a história desse local para que turistas valorizem seus costumes milenares.
b) informa hábitos religiosos para auxiliar turistas a entenderem as diferenças culturais.
c) divulga os principais pontos turísticos para ajudar turistas a planejarem sua viagem.
d) recomenda medidas de segurança para alertar turistas sobre possíveis riscos locais.
e) apresenta aspectos gerais da cultura do país para continuar a atrair turistas estrangeiros.


                  Disponível em: www.worldtravelguide.net. Acesso em: 15 jun. 2012.


HISTÓRIA

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

Habilidades: Analise da complexidade das relações do mundo do trabalho; capacidade de construção de pertencimento ao mundo do trabalho; desenvolvimento de consciência do funcionamento da sociedade capitalista; identidade de classe.

A quantidade de aulas para realização: 04 (quatro) aulas – 
DE 27/04 A 30/04
DE 04/05  A 08/05

         Atividades relativas às aulas apresentadas pelo Centro de Mídias e Televisão Educativa
         Entregar as atividades no endereço eletrônico: silviosouzacs@hotmail.com
         Não esquecerem de colocar nome e turma.

Capitalismo

O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Nesse sistema a burguesia é que controla a produção de bens, ficando com o lucro produzido pelos trabalhadores, que chamamos de mais valia.
Mais-valia é o termo famosamente empregado por Karl Marx à diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalista. O preço de um produto é composto de matéria prima+mão de obra+outros gastos+lucro.
No capitalismo existem duas classes sociais antagônicas, que possuem diferentes interesses: A burguesia e o proletariado.
Burguesia é uma classe social do regime capitalista, onde seus membros são os proprietários do capital, ou seja comerciantes, industriais, proprietários de terras, de imóveis, os possuidores de riquezas e dos meios de produção.
Burguesia é a qualidade do burguês. É o oposto do proletariado, a classe operária, cujo único bem é a força de trabalho. Do latim "burgus", que significa fortaleza, ou do alemão "burgs", pequena cidade.
Proletariado (do latim proles, “filho, descendência, progênie”) é um conceito usado para definir a classe antagônica à classe capitalista. O proletário consiste daquele que não tem nenhum meio de vida exceto sua força de trabalho (suas aptidões), que ele vende para sobreviver.
Por não ser dono do resultado de seu trabalho o trabalhador é considerado alienado. A alienação no trabalho é gerada na sociedade devido à mercadoria, que são os produtos confeccionados pelos trabalhadores explorados, e o lucro, que vem a ser a usurpação do trabalhador para que mais mercadorias sejam produzidas e vendidas acima do preço investido no trabalhador, assim rompendo o homem de si mesmo.


Nome............................................................................................................Número......Série........

ATIVIDADES

1. O que são meios de produção?
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2. O que os trabalhadores possuem como seu? O que é mais valia?
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3. Interprete a charge do final do texto.
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4. Qual a origem da burguesia?
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PERGUNTAS DE UM TRABALHADOR QUE LÊ
Bertold Brecht

Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis:
Arrastaram eles os blocos de pedra?


E a Babilônia várias vezes destruída
Quem a reconstruiu tantas vezes?


Em que casas da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta?


A grande Roma está cheia de arcos do triunfo:
Quem os ergueu?
Sobre quem triunfaram os Césares?


A decantada Bizâncio
Tinha somente palácios para os seus habitantes?


Mesmo na lendária Atlântida
Os que se afogavam
gritaram por seus escravos
Na noite em que o mar a tragou?


O jovem Alexandre conquistou a Índia.
Sozinho?


César bateu os gauleses.
Não levava sequer um cozinheiro?


Filipe da Espanha chorou,
quando sua Armada naufragou.
Ninguém mais chorou?


Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos.
Quem venceu além dele?
Cada página uma vitória.
Quem cozinhava o banquete?


A cada dez anos um grande Homem.
Quem pagava a conta?


Tantas histórias.
Tantas questões.


Atividade
Faça a interpretação do poema nas linhas abaixo.
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História – Professor Silvio



EDUCAÇÃO FISICA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02
DISCIPLINA/TURMA: 2°B - Ensino Médio
            
           EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEÚDOS:
Ginástica Atual

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

  • Identificar as motivações e interesses na prática das ginásticas.
  • Reconhecer a influência da mídia em sua associação da ginástica e padrões de beleza.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Atividade I: Escreva um texto dissertativo abordando os seguintes temas:

  • Quais os principais interesses na prática de ginásticas?
  • Em sua opinião, qual deveria ser o principal motivo para praticar exercícios físicos?

Tempo para realização da atividade: 45 minutos


Atividade II: Analise a imagem abaixo:


Responda:

  •  Qual a relação da Mídia com o culto ao corpo e como sua influência interfere na criação de um estereótipo?

Para responder essa questão você deve explicar como a mídia cria padrões e como as pessoas são influenciadas para buscar um corpo “perfeito”.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos



BIOLOGIA


      DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi.
Recursos: Notebook, Internet e centro de mídia

                                             Questões Propostas

1) Quais são as substâncias inorgânicas que entram na composição química da célula?.
2) O que são monossacarídeos?
3) O que são hexoses?
4) Cite duas funções da água.
5) O que são polissacarídeos?
6) O que são lipídeos?
7) Como são formados os aminoácidos?
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

04/05/2020 a 08/05/2020


EE SALIM FARAH MALUF.     De 04 a 08 de 2020   1,2,3.
Série: 2º Ano : B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade:  Leitura e interpretação de textos e imagens, seguida de pesquisa e resposta as questões.
Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar, por meio de textos e/ ou mapas, diferentes etapas do processo de formação territorial do Brasil.
GEOGRAFIA : O território brasileiro e sua extensão
O território brasileiro é marcado pela sua grande extensão e também pela ampla diversidade natural e cultural que abriga.
território brasileiro está localizado no continente sul-americano. Em termos de hemisférios, encontra-se situado totalmente no hemisfério ocidental, a maior parte de sua extensão está no hemisfério sul e uma pequena parte situa-se no hemisfério norte. Com uma área de 8.514.876 km², a extensão do território brasileiro é a quinta maior do planeta, atrás somente de Rússia, Canadá, Estados Unidos e China.
A ampla área territorial do Brasil faz com que o país seja considerado “de dimensões continentais”, sendo quase do mesmo tamanho da Oceania (8.525.989 km²) e um pouco menor do que toda a Europa (10.180.000 km²). Além do mais, ao contrário dos grandes países existentes, o Brasil não possui uma grande parte do seu território composta por áreas inóspitas, onde o povoamento é impossível ou muito difícil de ser realizado.
Cerca de 92% do território brasileiro encontra-se em uma faixa tropical, ou seja, posicionada entre os trópicos, pois a região sul do país é cortada pelo Trópico de Capricórnio. Outra linha geográfica importante que passa pelo país é a Linha do Equador, na região norte do espaço brasileiro. Assim sendo, as coordenadas geográficas do Brasil são:
Latitudes: 5ºN até -33ºS (cinco graus norte até 33 graus sul)
Longitudes: -35ºW até -75ºW (trinta e cinco graus oeste até setenta e cinco graus oeste).
É importante observar que a distância entre os pontos extremos do país é bastante parecida, ou seja, o Brasil possui uma distância leste-oeste muito próxima da distância norte-sul, desde que sejam desconsideradas as ilhas localizadas no Oceano Atlântico, que também pertencem ao território brasileiro. Da Ponta do Seixas (Paraíba) até a Nascente do Rio Moa (Acre), 4.319 km de extensão; já do Monte Caburaí (Roraima) até o Arroio Chuí (Rio Grande do Sul), são 4.394 km.
Estes exercícios sobre território brasileiro abordam as características físicas e humanas do espaço geográfico do nosso país.
Questão 1
“O Brasil dispõe de uma extensa rede fluvial, que pode servir à navegação em condições naturais. São 28 mil quilômetros de rios naturalmente navegáveis, ou seja, não há necessidade de nenhuma obra de dragagem ou transposição para sua utilização como meio de transporte. No entanto, apenas 10 mil quilômetros são utilizados para o transporte de passageiros e de carga”.
SILVA, A. C. et. al. Geografia contextos e redes. 1º ed, vol. 2. São Paulo: Moderna, 2013. p.51.
Um fator geográfico do território brasileiro que dificulta um maior aproveitamento do potencial hidroviário é:
a) o distanciamento entre os centros econômicos e os rios de planície.
b) a baixa velocidade de vazão dos principais cursos d'água do país.
c) o assoreamento constante dos rios por processos aluviais.
d) a ausência de matérias-primas para a construção das embarcações.
e) a baixa conectividade entre as diferentes bacias hidrográficas.

Questão 2
Uma característica do território brasileiro bastante relevante é a sua grande extensão longitudinal. Do extremo leste, a Ponta do Seixas, em Paraíba, até o extremo oeste, a Nascente do Rio Moa, no Acre, há uma distância de 4.319 quilômetros.
Uma característica socioespacial do Brasil resultante do fator acima apresentado é:
a) elevada variação climática              b) presença de domínios naturais diversificados
c) existência de vários fusos horários             d) acentuada unidade topográfica
            e) facilidade para o deslocamento rodoviário

Questão 3
“A localização do Brasil, banhado pelo Oceano Atlântico, cujo relevo submarino é diferente do Oceano Pacífico, afasta a possibilidade de ocorrência de tsunamis (ondas gigantes) no país, como o que atingiu a costa nordeste do Japão na madrugada de hoje (horário de Brasília)”.
Último Segundo, 11 mar. 2011. Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br>. Acesso em: 28 ago. 2015.
A principal característica do Brasil que diminui a possibilidade de tsunamis é:
a) estabilidade climática preponderante               b) formação geológica antiga
c) ausência de massas de ar litorâneas            d) afastamento das zonas tectônicas
                                e) elevação altimétrica do território

Questão 4
(ENEM 2014)


Mapa do território brasileiro
A imagem indica pontos com ativo uso de tecnologia, correspondentes a que processo de intervenção no espaço?
a) Expansão das áreas agricultáveis, com uso intensivo de maquinário e insumos agrícolas.
b) Recuperação de águas eutrofizadas em decorrência da contaminação por esgoto doméstico.
c) Ampliação da capacidade de geração de energia, com alteração do ecossistema local.
d) Impermeabilização do solo pela construção civil nas áreas de expansão urbana.
e) Criação recente de grandes parques industriais de mediano potencial poluidor.

               Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série do estudante.

“O ESFORÇO GERALMENTE, É ACOMPANHADO DO SUCESSO !“





2ªC



SOCIOLOGIA
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 SÉRIE E.M 
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão ora. Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira
Atividade: Questões
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Entrega de atividade

Com base na pesquisa da aula anterior, responda:


Questoes


Explique com suas palavras, como se deu a formação da população brasileira?

Quais são a raça predominante no Brasil?

O que significa Miscigenação ?

Quais raças foram mais presentes nesta miscigenação do povo Brasileiro ?

Como ficou a questão da Cultura no Brasil?



Obs :Atividade pode ser realizada em dupla

Atividade deve ser entregue no e-mail Joycedancy@yahoo.com.br


MATEMÁTICA



Semana 04/05 A  08/05/2020
Atividade do segundo Ano do Ensino Médio
Prof: Aparecida  Matematica
H70. O aluno será  capaz de reconhecer as razões  trigonométricas  através  do círculo trigonometrico
Duração: 45min
·       Turmas: 2C
·          
Atividade 1 

a)       Converter graus para radianos, lembrando que 1radiano equivale a 180graus então  determine:
120graus para radianos
270 graus para radianos
45 graus para radianos

b)      Converter radianos para graus

2pi/3
4pi/3
2pi
3pi/2



FILOSOFIA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05 a 08/05/2020
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Katia Assis da Silva
AULAS PREVISTAS
2 Aulas (45 minutos cada)

DISCIPLINA/TURMA:
              Filosofia / 2º SÉRIE C

CONTEÚDOS:
Assistir ao programa TV Educação no dia 04/04/2020 às 17h45min e descrever os pontos principais apresentados no vídeo aula



HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Conseguir interpretar diferentes linguagens através de argumentos e imagens.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Assistir a programação do dia pela TV Educação e fazer um relatório sobre os principais pontos abordados no tema do vídeo aula.

RECURSOS:
- Computador
- Site TV Educação
- Caderno
- Caneta

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
 A avaliação será feita através da observação em relação à coesão e a coerência no que se refere aos textos que serão entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com



DATA: 04/04/2020
__



Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.


QUIMICA

E.E. Salim Farah Maluf

Prof.ª Patricia

Disciplina: Quimica 

Turma: 2º C

Conteúdo: Materiais e suas Propriedades

Aulas previstas: 4

Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e interpretação

Habilidade Cíentifica: Analisar as concentrações de soluções

                                        Conhecer a escala de pH

                                        Classificar as reações ácidas e básicas

Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar no caderno do aluno, livros didaticos de Quimica, Centro de Midias e videoaula (https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/propriedades-materia.htm)

Recursos: Enviar as atividades para o email prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 14/05/2020

Atividade de Quimica I

1- O que é uma solução química?
2- O que é uma solução aquosa?
3- O que é soluto e solvente?
4- O que é concentração de soluções
5- O que é concentração comum ou concentração em massa?
6- O que é concentração molar?
7- O que é densidade
8- O que é escala de pH? Desenhe a escala.
9- O que é um phmetro?
10- Qual o pH dos produtos abaixo:
Refrigerante
Vinho
Vinagre
Leite
Suco de limão
Café
11.Qual a diferença de uma solução neutra, básica e ácida?
12.Dê exemplos de soluções aquosas básicas do nosso dia – a – dia
13.Dê exemplos de soluções aquosas ácidas do nosso dia – a –da
14.Dê exemplo de uma solução aquosa de caráter neutro

Bons Estudos
Prof.ª Patricia

LINGUA PORTUGUESA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 2º SÉRIE C, 

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 05/05/2020 a 08/05/2020. Os registros deverão ser realizados em caderno a parte, para que a atividade seja entregue à professora quando houver o retorno às aulas.

Habilidades a serem desenvolvidas:

ü  Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária.
ü  Valorizar a identidade histórico-social possibilitada pelo estudo das origens da língua portuguesa, sua evolução e uso em diferentes contextos.
ü  Reconhecer os elementos constitutivos que caracterizam os gêneros romance, comédia de costumes, poema, artigo de opinião e anúncio publicitário.
ü  Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

Sequência de atividades:

1.    Pesquisar a biografia de Machado de Assis e fazer o registro das principais informações.

2.    Ler o conto “Conto de Escola” de Machado de Assis, disponível no link abaixo:

3.    Identifique os personagens, os lugares onde os fatos acontecem, o momento, o narrador.
O foco narrativo é o ponto de vista que o narrador se utiliza para contar um fato. Observe o foco narrativo do Conto de Escola e responda:
a)    Como o narrador conta o fato?
b)    Ele participa das ações ou somente conta a história?
c)    Como isso está marcado no texto? Exemplifique.

4.    Algumas vezes, o narrador é personagem, participa ativamente da história, outras, ele é um narrador onisciente, aquele que tudo sabe, tudo ouve, tudo vê. As pessoas do verbo indicam se o narrador é personagem ou onisciente. Nesse conto, como o verbo indica a pessoa do narrador? Copie do texto alguns exemplos de verbos indicadores do tipo de narrador.

5.    Os verbos que constituem as ações estão no pretérito perfeito simples e no pretérito imperfeito, são ações narradas, essencialmente, no passado. Qual a razão para o autor, ora usar um tempo verbal, ora outro? Justifique.

6.    As reticências, pelo contexto, podem, às vezes, provocar “um silêncio” que permite ao leitor inferir no texto e buscar o conteúdo semântico do que não foi dito. Nessa perspectiva, qual seria o significado do uso das reticências no desfecho do conto?

7.    Há no texto palavras ou expressões que você desconhecia? Caso não consiga compreender seu significado a partir do texto, relacione-as e pesquise o significado.

8.    A delação e a corrupção presentes na história demonstram o caráter dos personagens? Retire do texto situações típicas para a corrupção, delação, inveja etc.


9.    Por que Pilar chegou à conclusão de que não era “um menino de virtudes”?



ARTE

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

          PROFESSOR   Jorge C. Pessoa 
AULAS PREVISTAS 
 4aulas
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL
SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO

         DISCIPLINA/TURMA: 2ºC 
              Arte

          CONTEÚDOS:
            Espaços expositivos, modos de expor, salões de arte, bienais e feiras de arte.


            HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

             Práticas de Leitura e Escrita, produção de texto (EF69LP07B).

              Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança.




                DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:


              Assista aos vídeos nos link’s :

            https://www.youtube.com/watch?v=x1IkLdes3ko,  neste primeiro vídeo relacione ao menos 10 palavras e seus significados.

               https://www.youtube.com/watch?v=7vwjJvM2OVg, já nestes dois vídeos descreva o que muitas vezes acontece entre obras e público (reveja nosso estudo de Arte Contemporânea para ajudar na resposta) para isso consulte ao caderno com os conteúdos já passado anteriormente nas aulas presenciais, bem como, fazer outras pesquisas de vídeos e artigos na internet.

            Obs.: Para a entrega trabalho e aguardar a implantação e liberação do Google Sala de aula pela CMSP, ou aguarde novas informações.


             RECURSOS:
           Vídeo no Youtube, consulta ao caderno de conteúdo já passado e pesquisa na internet.


              AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
           Respostas com base as aulas presenciais já assistida e vídeo sugerido pelo professor nesta atividade.







INGLÊS

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 2a- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 04 à 08 de maio de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Série: 2ºC Ano Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:Intertextualidade e cinema 

Conteúdo:Filmes e programas de TV 

Objetivo Aprendizagem:Ler, escrever e memorizar vocabuário.

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre etapas na produção de um filme. Escreva em inglês e português. 
Envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br,
2ªD

SOCIOLOGIA


ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 SÉRIE D  E.M
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão ora. Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira
Atividade: Questões
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Entrega de atividade

Com base na pesquisa da aula anterior, responda:


Questoes


Explique com suas palavras, como se deu a formação da população brasileira?

Quais são a raça predominante no Brasil?

O que significa Miscigenação ?

Quais raças foram mais presentes nesta miscigenação do povo Brasileiro ?

Como ficou a questão da Cultura no Brasil?



Obs :Atividade pode ser realizada em dupla

Atividade deve ser entregue no e-mail Joycedancy@yahoo.com.br





HISTÓRIA



NOME DO PROFESSOR: Odirlei
EMAIL / FERRAMENTA PARA DEVOLUTIVA: proodirleihistoria@gmail.com
DISCIPLINA: Historia
ANO/SÉRIE:  2 serie D 
NÚMERO DE AULAS: 2 aulas semana de 04 a 08 de maio.
HABILIDADE (S):  Leitura e produção de texto
INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM: Analise
PRAZO PARA ENTREGA: todas as atividades até dia 20 de maio

ATIVIDADE:

Os primeiros povos da América e os índios do Brasil
Muito antes da chegada de Cristóvão Colombo, a América já era ocupada por vários povos, que viviam de variadas formas, as quais iam da organização tribal  - como os povos que habitavam a região onde hoje é o Brasil – até vastos impérios, como era o caso dos astecas, que se localizavam na região conhecida como Mesomérica.
Muitas dessas civilizações desapareceram em consequência da colonização, que  se iniciou no final do século XV, mas deixaram heranças históricas que marcaram o nosso continente até os dias de hoje.



Os astecas e os maias conheciam a escrita e registravam regularmente o seu cotidiano. Os incas, por sua vez, criaram um interessante e eficiente sistema de contagem: o quipo. Este instrumento era feito de cordões coloridos, onde cada cor representava a contagem de algo. Com o quipo, registravam e somavam as colheitas, habitantes e impostos. Mesmo com todo desenvolvimento, este povo não desenvolveu um sistema de escrita.
Infelizmente, grande parte dos documentos  produzidos antes de 1492, que poderiam nos revelar muitos aspectos do seu modo de vida, foi destruída pelos conquistadores e em seu lugar ficaram relatos feitos pelos europeus, que,  em sua grande maioria, viam a cultura americana como inferior à europeia. Na atualidade, a arqueologia tem feito várias descobertas  que permitem elucidar um pouco mais a cultura dos primeiros  habitantes da América.
A agricultura na América Pré-Colombiana
O desenvolvimento da agricultura das sociedades Pré-Colombianas pode se comparar ao europeu, pois esta era desenvolvida há mais de 7000 anos, baseada nas culturas de milho, abóbora e feijão, todos naturais da América, além da mandioca, que era plantada nas áreas de floresta tropical. O desenvolvimento de outras culturas além destas foi limitado, pois poucos eram os animais domesticáveis e que se prestavam ao trabalho.
Astecas
O povo asteca foi uma civilização mesoamericana, pré-colombiana, que se desenvolveu principalmente entre os séculos XIV e XVI, no território correspondente ao atual México. Era um povo guerreiro. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco. A sociedade asteca era hierarquizada e rigidamente dividida. Era comandada por um imperador, chefe do exército. Desenvolveram muito as técnicas agrícolas e construíram obras de drenagem. O artesanato deste povo era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. Ficaram conhecidos como um povo guerreiro.
A sociedade era hierarquizada e rigorosamente dividida. Era liderada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais inferior da sociedade era coagida a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas como canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides, entre outros.
Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por quase 500 cidades e estas pagavam altos impostos para o imperador. O império asteca começou a ser arrasado em 1519 a partir das invasões espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e se apropriaram de grande parte dos objetos de ouro desta civilização. Não satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forçando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da região.



Arte e arquitetura: pirâmide da civilização asteca


Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.
O artesanato a era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. A religião era politeísta, pois cultuavam diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada. A escrita era representada por desenhos e símbolos. O calendário maia foi utilizado com modificações pelos astecas. Desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia.
Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.
Maias
A civilização maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México).
Os povos maias constituem um conjunto diverso de povos nativos americanos do sul do México e da América Central setentrional. O termo maia é abrangente e ao mesmo tempo uma designação coletiva conveniente que inclui os povos da região que partilham de alguma forma uma herança cultural e linguística; porém, esta designação abarca muitas populações, sociedades e grupos étnicos diferentes, cada um com as suas tradições particulares, culturas e identidade histórica.
Estima-se que no início do século XXI esta região seja habitada por 6 milhões de maias. Alguns encontram-se bastante integrados nas culturas modernas dos países em que residem, outros continuam a seguir um modo de vida mais tradicional e culturalmente distinto, muitas vezes falando uma das línguas maias como primeiro idioma.
As maiores populações de maias contemporâneos encontram-se nos estados mexicanos de Yucatán, Campeche, Quintana Roo e Chiapas, e nos países da América Central Belize, Guatemala, e nas regiões ocidentais de Honduras e El Salvador.




Comunidade indígena Maia do Yucatán


Nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos vizinhos. As cidades formavam o núcleo de decisões e práticas políticas e religiosas da civilização e eram governadas por um estado teocrático.O império maia era considerado um representante dos deuses no Planeta Terra. A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesão e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos.
A economia era baseada na agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação do solo eram muito avançadas para a época. Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império.
Ergueram pirâmides, templos e palácios, demonstrando um grande avanço arquitetônico. O artesanato também se destacou: fiação de tecidos, uso de tintas em tecidos e roupas.
A religião deste povo era politeísta, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. Elaboraram um eficiente e complexo  calendário que estabelecia com exatidão os 365 dias do ano.
Assim como os egípcios, usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos (hieróglifos). Registravam acontecimentos, datas, contagem de impostos e colheitas, guerras e outros dados importantes.
Incas
O império inca
O Império Inca foi um Estado-nação que existiu na América do Sul de cerca de 1200 até à invasão dos conquistadores espanhóis e a execução do Imperador Inca Atahualpa, em 1533. O império, apesar de composto por diverso grupos étnicos, era comandado por uma elite política e social formada por incas.
Em sua extensão máxima, o império incluía regiões desde o extremo norte como o Equador e o sul da Colômbia, todo o Peru e a Bolívia, até o noroeste da Argentina e o norte do Chile. A capital do império era a atual cidade de Cusco (em quíchua, "Umbigo do Mundo"). O império abrangia diversas nações e mais de 700 idiomas diferentes, sendo o mais falado deles o quíchua.




Vista de Machu Picchu, a "cidade perdida" dos incas.


O Império Inca é considerado como a etapa em que a civilização incaica alcançou seu maior nível de organização e se consolidou como o estado pré-hispânico de maior extensão na América.



Realize uma leitura analítica e elabore uma conclusão sobre os primeiros povos da América

R:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Bons Estudos, # fica em casa.











MATEMÁTICA



Semana 04/05 A  08/05/2020
Atividade do segundo Ano do Ensino Médio
Prof: Aparecida  Matematica
H70. O aluno será  capaz de reconhecer as razões  trigonométricas  através  do círculo trigonometrico
Duração: 45min
·       Turmas:  2D 

·          
Atividade 1 

a)       Converter graus para radianos, lembrando que 1radiano equivale a 180graus então  determine:
120graus para radianos
270 graus para radianos
45 graus para radianos

b)      Converter radianos para graus

2pi/3
4pi/3
2pi
3pi/2




FILOSOFIA



DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05 a 08/05/2020
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Katia Assis da Silva
AULAS PREVISTAS
2 Aulas (45 minutos cada)

DISCIPLINA/TURMA:
              Filosofia / 2º SÉRIE D

CONTEÚDOS:
Assistir ao programa TV Educação no dia 04/04/2020 às 17h45min e descrever os pontos principais apresentados no vídeo aula



HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Conseguir interpretar diferentes linguagens através de argumentos e imagens.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Assistir a programação do dia pela TV Educação e fazer um relatório sobre os principais pontos abordados no tema do vídeo aula.

RECURSOS:
- Computador
- Site TV Educação
- Caderno
- Caneta

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
 A avaliação será feita através da observação em relação à coesão e a coerência no que se refere aos textos que serão entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com



DATA: 04/04/2020
__



Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.



QUIMICA

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica 
Turma: 2º D
Conteúdo: Materiais e suas Propriedades
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e interpretação
Habilidade Cíentifica: Analisar as concentrações de soluções
                                        Conhecer a escala de pH
                                        Classificar as reações ácidas e básicas
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar no caderno do aluno, livros didaticos de Quimica, Centro de Midias e videoaula (https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/propriedades-materia.htm)
Recursos: Enviar as atividades para o email prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 14/05/2020

Atividade de Quimica I

1- O que é uma solução química?
2- O que é uma solução aquosa?
3- O que é soluto e solvente?
4- O que é concentração de soluções
5- O que é concentração comum ou concentração em massa?
6- O que é concentração molar?
7- O que é densidade
8- O que é escala de pH? Desenhe a escala.
9- O que é um phmetro?
10- Qual o pH dos produtos abaixo:
Refrigerante
Vinho
Vinagre
Leite
Suco de limão
Café
11.Qual a diferença de uma solução neutra, básica e ácida?
12.Dê exemplos de soluções aquosas básicas do nosso dia – a – dia
13.Dê exemplos de soluções aquosas ácidas do nosso dia – a –da
14.Dê exemplo de uma solução aquosa de caráter neutro

Bons Estudos



Prof.ª Patricia
LÍNGUA PORTUGUESA

Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 2º SÉRIE  D, 

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 05/05/2020 a 08/05/2020. Os registros deverão ser realizados em caderno a parte, para que a atividade seja entregue à professora quando houver o retorno às aulas.

Habilidades a serem desenvolvidas:

ü  Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária.
ü  Valorizar a identidade histórico-social possibilitada pelo estudo das origens da língua portuguesa, sua evolução e uso em diferentes contextos.
ü  Reconhecer os elementos constitutivos que caracterizam os gêneros romance, comédia de costumes, poema, artigo de opinião e anúncio publicitário.
ü  Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

Sequência de atividades:

1.    Pesquisar a biografia de Machado de Assis e fazer o registro das principais informações.

2.    Ler o conto “Conto de Escola” de Machado de Assis, disponível no link abaixo:

3.    Identifique os personagens, os lugares onde os fatos acontecem, o momento, o narrador.
O foco narrativo é o ponto de vista que o narrador se utiliza para contar um fato. Observe o foco narrativo do Conto de Escola e responda:
a)    Como o narrador conta o fato?
b)    Ele participa das ações ou somente conta a história?
c)    Como isso está marcado no texto? Exemplifique.

4.    Algumas vezes, o narrador é personagem, participa ativamente da história, outras, ele é um narrador onisciente, aquele que tudo sabe, tudo ouve, tudo vê. As pessoas do verbo indicam se o narrador é personagem ou onisciente. Nesse conto, como o verbo indica a pessoa do narrador? Copie do texto alguns exemplos de verbos indicadores do tipo de narrador.

5.    Os verbos que constituem as ações estão no pretérito perfeito simples e no pretérito imperfeito, são ações narradas, essencialmente, no passado. Qual a razão para o autor, ora usar um tempo verbal, ora outro? Justifique.

6.    As reticências, pelo contexto, podem, às vezes, provocar “um silêncio” que permite ao leitor inferir no texto e buscar o conteúdo semântico do que não foi dito. Nessa perspectiva, qual seria o significado do uso das reticências no desfecho do conto?

7.    Há no texto palavras ou expressões que você desconhecia? Caso não consiga compreender seu significado a partir do texto, relacione-as e pesquise o significado.

8.    A delação e a corrupção presentes na história demonstram o caráter dos personagens? Retire do texto situações típicas para a corrupção, delação, inveja etc.


9.    Por que Pilar chegou à conclusão de que não era “um menino de virtudes”?

INGLÊS

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 2a- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 04 à 08 de maio de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Série: 2ºD Ano Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:Intertextualidade e cinema 

Conteúdo:Filmes e programas de TV 

Objetivo Aprendizagem:Ler, escrever e memorizar vocabuário.

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre etapas na produção de um filme. Escreva em inglês e português. 
Envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br,



2ªE


FILOSOFIA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05 a 08/05/2020
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Katia Assis da Silva
AULAS PREVISTAS
2 Aulas (45 minutos cada)

DISCIPLINA/TURMA:
              Filosofia / 2º SERIE E

CONTEÚDOS:
Assistir ao programa TV Educação no dia 04/04/2020 às 17h45min e descrever os pontos principais apresentados no vídeo aula



HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Conseguir interpretar diferentes linguagens através de argumentos e imagens.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Assistir a programação do dia pela TV Educação e fazer um relatório sobre os principais pontos abordados no tema do vídeo aula.

RECURSOS:
- Computador
- Site TV Educação
- Caderno
- Caneta

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
 A avaliação será feita através da observação em relação à coesão e a coerência no que se refere aos textos que serão entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com



DATA: 04/04/2020
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Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.




HISTÓRIA



NOME DO PROFESSOR: Odirlei
EMAIL / FERRAMENTA PARA DEVOLUTIVA: proodirleihistoria@gmail.com
DISCIPLINA: Historia
ANO/SÉRIE:  2 serie  E
NÚMERO DE AULAS: 2 aulas semana de 04 a 08 de maio.
HABILIDADE (S):  Leitura e produção de texto
INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM: Analise
PRAZO PARA ENTREGA: todas as atividades até dia 20 de maio

ATIVIDADE:

Os primeiros povos da América e os índios do Brasil
Muito antes da chegada de Cristóvão Colombo, a América já era ocupada por vários povos, que viviam de variadas formas, as quais iam da organização tribal  - como os povos que habitavam a região onde hoje é o Brasil – até vastos impérios, como era o caso dos astecas, que se localizavam na região conhecida como Mesomérica.
Muitas dessas civilizações desapareceram em consequência da colonização, que  se iniciou no final do século XV, mas deixaram heranças históricas que marcaram o nosso continente até os dias de hoje.



Os astecas e os maias conheciam a escrita e registravam regularmente o seu cotidiano. Os incas, por sua vez, criaram um interessante e eficiente sistema de contagem: o quipo. Este instrumento era feito de cordões coloridos, onde cada cor representava a contagem de algo. Com o quipo, registravam e somavam as colheitas, habitantes e impostos. Mesmo com todo desenvolvimento, este povo não desenvolveu um sistema de escrita.
Infelizmente, grande parte dos documentos  produzidos antes de 1492, que poderiam nos revelar muitos aspectos do seu modo de vida, foi destruída pelos conquistadores e em seu lugar ficaram relatos feitos pelos europeus, que,  em sua grande maioria, viam a cultura americana como inferior à europeia. Na atualidade, a arqueologia tem feito várias descobertas  que permitem elucidar um pouco mais a cultura dos primeiros  habitantes da América.
A agricultura na América Pré-Colombiana
O desenvolvimento da agricultura das sociedades Pré-Colombianas pode se comparar ao europeu, pois esta era desenvolvida há mais de 7000 anos, baseada nas culturas de milho, abóbora e feijão, todos naturais da América, além da mandioca, que era plantada nas áreas de floresta tropical. O desenvolvimento de outras culturas além destas foi limitado, pois poucos eram os animais domesticáveis e que se prestavam ao trabalho.
Astecas
O povo asteca foi uma civilização mesoamericana, pré-colombiana, que se desenvolveu principalmente entre os séculos XIV e XVI, no território correspondente ao atual México. Era um povo guerreiro. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco. A sociedade asteca era hierarquizada e rigidamente dividida. Era comandada por um imperador, chefe do exército. Desenvolveram muito as técnicas agrícolas e construíram obras de drenagem. O artesanato deste povo era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. Ficaram conhecidos como um povo guerreiro.
A sociedade era hierarquizada e rigorosamente dividida. Era liderada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais inferior da sociedade era coagida a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas como canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides, entre outros.
Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por quase 500 cidades e estas pagavam altos impostos para o imperador. O império asteca começou a ser arrasado em 1519 a partir das invasões espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e se apropriaram de grande parte dos objetos de ouro desta civilização. Não satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forçando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da região.



Arte e arquitetura: pirâmide da civilização asteca


Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.
O artesanato a era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. A religião era politeísta, pois cultuavam diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada. A escrita era representada por desenhos e símbolos. O calendário maia foi utilizado com modificações pelos astecas. Desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia.
Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.
Maias
A civilização maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México).
Os povos maias constituem um conjunto diverso de povos nativos americanos do sul do México e da América Central setentrional. O termo maia é abrangente e ao mesmo tempo uma designação coletiva conveniente que inclui os povos da região que partilham de alguma forma uma herança cultural e linguística; porém, esta designação abarca muitas populações, sociedades e grupos étnicos diferentes, cada um com as suas tradições particulares, culturas e identidade histórica.
Estima-se que no início do século XXI esta região seja habitada por 6 milhões de maias. Alguns encontram-se bastante integrados nas culturas modernas dos países em que residem, outros continuam a seguir um modo de vida mais tradicional e culturalmente distinto, muitas vezes falando uma das línguas maias como primeiro idioma.
As maiores populações de maias contemporâneos encontram-se nos estados mexicanos de Yucatán, Campeche, Quintana Roo e Chiapas, e nos países da América Central Belize, Guatemala, e nas regiões ocidentais de Honduras e El Salvador.




Comunidade indígena Maia do Yucatán


Nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos vizinhos. As cidades formavam o núcleo de decisões e práticas políticas e religiosas da civilização e eram governadas por um estado teocrático.O império maia era considerado um representante dos deuses no Planeta Terra. A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesão e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos.
A economia era baseada na agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação do solo eram muito avançadas para a época. Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império.
Ergueram pirâmides, templos e palácios, demonstrando um grande avanço arquitetônico. O artesanato também se destacou: fiação de tecidos, uso de tintas em tecidos e roupas.
A religião deste povo era politeísta, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. Elaboraram um eficiente e complexo  calendário que estabelecia com exatidão os 365 dias do ano.
Assim como os egípcios, usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos (hieróglifos). Registravam acontecimentos, datas, contagem de impostos e colheitas, guerras e outros dados importantes.
Incas
O império inca
O Império Inca foi um Estado-nação que existiu na América do Sul de cerca de 1200 até à invasão dos conquistadores espanhóis e a execução do Imperador Inca Atahualpa, em 1533. O império, apesar de composto por diverso grupos étnicos, era comandado por uma elite política e social formada por incas.
Em sua extensão máxima, o império incluía regiões desde o extremo norte como o Equador e o sul da Colômbia, todo o Peru e a Bolívia, até o noroeste da Argentina e o norte do Chile. A capital do império era a atual cidade de Cusco (em quíchua, "Umbigo do Mundo"). O império abrangia diversas nações e mais de 700 idiomas diferentes, sendo o mais falado deles o quíchua.




Vista de Machu Picchu, a "cidade perdida" dos incas.


O Império Inca é considerado como a etapa em que a civilização incaica alcançou seu maior nível de organização e se consolidou como o estado pré-hispânico de maior extensão na América.



Realize uma leitura analítica e elabore uma conclusão sobre os primeiros povos da América

R:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Bons Estudos, # fica em casa.






MATEMÁTICA



Semana 04/05 A  08/05/2020
Atividade do segundo Ano do Ensino Médio
Prof: Aparecida  Matematica
H70. O aluno será  capaz de reconhecer as razões  trigonométricas  através  do círculo trigonometrico
Duração: 45min
·       Turmas:  2E

·          
Atividade 1 

a)       Converter graus para radianos, lembrando que 1radiano equivale a 180graus então  determine:
120graus para radianos
270 graus para radianos
45 graus para radianos

b)      Converter radianos para graus

2pi/3
4pi/3
2pi
3pi/2


QUIMICA
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica 
Turma: 2º E
Conteúdo: Materiais e suas Propriedades
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e interpretação
Habilidade Cíentifica: Analisar as concentrações de soluções
                                        Conhecer a escala de pH
                                        Classificar as reações ácidas e básicas
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar no caderno do aluno, livros didaticos de Quimica, Centro de Midias e videoaula (https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/propriedades-materia.htm)
Recursos: Enviar as atividades para o email prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 14/05/2020

Atividade de Quimica I

1- O que é uma solução química?
2- O que é uma solução aquosa?
3- O que é soluto e solvente?
4- O que é concentração de soluções
5- O que é concentração comum ou concentração em massa?
6- O que é concentração molar?
7- O que é densidade
8- O que é escala de pH? Desenhe a escala.
9- O que é um phmetro?
10- Qual o pH dos produtos abaixo:
Refrigerante
Vinho
Vinagre
Leite
Suco de limão
Café
11.Qual a diferença de uma solução neutra, básica e ácida?
12.Dê exemplos de soluções aquosas básicas do nosso dia – a – dia
13.Dê exemplos de soluções aquosas ácidas do nosso dia – a –da
14.Dê exemplo de uma solução aquosa de caráter neutro

Bons Estudos



Prof.ª Patricia
LÍNGUA PORTUGUESA

Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 2º SÉRIE  E

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 05/05/2020 a 08/05/2020. Os registros deverão ser realizados em caderno a parte, para que a atividade seja entregue à professora quando houver o retorno às aulas.

Habilidades a serem desenvolvidas:

ü  Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária.
ü  Valorizar a identidade histórico-social possibilitada pelo estudo das origens da língua portuguesa, sua evolução e uso em diferentes contextos.
ü  Reconhecer os elementos constitutivos que caracterizam os gêneros romance, comédia de costumes, poema, artigo de opinião e anúncio publicitário.
ü  Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

Sequência de atividades:

1.    Pesquisar a biografia de Machado de Assis e fazer o registro das principais informações.

2.    Ler o conto “Conto de Escola” de Machado de Assis, disponível no link abaixo:

3.    Identifique os personagens, os lugares onde os fatos acontecem, o momento, o narrador.
O foco narrativo é o ponto de vista que o narrador se utiliza para contar um fato. Observe o foco narrativo do Conto de Escola e responda:
a)    Como o narrador conta o fato?
b)    Ele participa das ações ou somente conta a história?
c)    Como isso está marcado no texto? Exemplifique.

4.    Algumas vezes, o narrador é personagem, participa ativamente da história, outras, ele é um narrador onisciente, aquele que tudo sabe, tudo ouve, tudo vê. As pessoas do verbo indicam se o narrador é personagem ou onisciente. Nesse conto, como o verbo indica a pessoa do narrador? Copie do texto alguns exemplos de verbos indicadores do tipo de narrador.

5.    Os verbos que constituem as ações estão no pretérito perfeito simples e no pretérito imperfeito, são ações narradas, essencialmente, no passado. Qual a razão para o autor, ora usar um tempo verbal, ora outro? Justifique.

6.    As reticências, pelo contexto, podem, às vezes, provocar “um silêncio” que permite ao leitor inferir no texto e buscar o conteúdo semântico do que não foi dito. Nessa perspectiva, qual seria o significado do uso das reticências no desfecho do conto?

7.    Há no texto palavras ou expressões que você desconhecia? Caso não consiga compreender seu significado a partir do texto, relacione-as e pesquise o significado.

8.    A delação e a corrupção presentes na história demonstram o caráter dos personagens? Retire do texto situações típicas para a corrupção, delação, inveja etc.


9.    Por que Pilar chegou à conclusão de que não era “um menino de virtudes”?


ARTE

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

          PROFESSOR   Jorge C. Pessoa 
AULAS PREVISTAS 
 4aulas
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL
SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO

         DISCIPLINA/TURMA: 2ºD,  
              Arte

          CONTEÚDOS:
            Espaços expositivos, modos de expor, salões de arte, bienais e feiras de arte.


            HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

             Práticas de Leitura e Escrita, produção de texto (EF69LP07B).

              Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança.




                DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:


              Assista aos vídeos nos link’s :

            https://www.youtube.com/watch?v=x1IkLdes3ko,  neste primeiro vídeo relacione ao menos 10 palavras e seus significados.

               https://www.youtube.com/watch?v=7vwjJvM2OVg, já nestes dois vídeos descreva o que muitas vezes acontece entre obras e público (reveja nosso estudo de Arte Contemporânea para ajudar na resposta) para isso consulte ao caderno com os conteúdos já passado anteriormente nas aulas presenciais, bem como, fazer outras pesquisas de vídeos e artigos na internet.

            Obs.: Para a entrega trabalho e aguardar a implantação e liberação do Google Sala de aula pela CMSP, ou aguarde novas informações.


             RECURSOS:
           Vídeo no Youtube, consulta ao caderno de conteúdo já passado e pesquisa na internet.


              AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
           Respostas com base as aulas presenciais já assistida e vídeo sugerido pelo professor nesta atividade.






INGLÊS


Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 2a- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 04 à 08 de maio de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Série: 2ºE Ano Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:Intertextualidade e cinema 

Conteúdo:Filmes e programas de TV 

Objetivo Aprendizagem:Ler, escrever e memorizar vocabuário.

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre etapas na produção de um filme. Escreva em inglês e português. 
Envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br,

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