2ªA
QUIMICA
LINGUA PORTUGUESA
QUIMICA
SEMANA DE 04 À 08/05
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Químicas
Turmas: 2ºA e 2ºB - 2 aulas semanal
Conteúdo: Materiais e suas propriedades, Água e seu consumo pela sociedade e as propriedades da água para o consumo humano.
Habilidades e competências
Expressar e inter-relacionar as composições de soluções.
Concentração de solução em massa e unidade.
Aplicar conceitos de separação de misturas de solubilidade.
Tratamento da água.
Desenvolvimento e estratégias
1ºpasso: Responder as questões a seguir para levantamento dos conhecimentos prévios.
1) Podemos beber água do rio Tietê?
2) Como fazer com que a água poluída dos rios se torne própria para o consumo?
3) O que é necessário fazer para obter água limpa para o consumo?
4) Como construir uma miniestação de tratamento de água na escola?
A partir dessas respostas chega-se ao tema central: Qualidade e tratamento de água.
2º passo: Desenhar uma estação de tratamento e descreva as 9 etapas de tratamento da água e exemplifique cada uma dessas etapas, registrar o consumo pela sociedade, suas propriedades e características para consumo humano, potabilidade, parâmetros da qualidade da água, solubilidade, concentração de soluções em massa e em quantidades de matéria (g/l, mol/l, ppm, % de massa, % de volume) ,além das próprias etapas para o tratamento
Recursos
CMSP, blog da escola, vídeo, pesquisa na internet e livro didático.
Avaliação
Registro no caderno e envio no e-mail das questões. Do desenho e da pesquisa realizada.
E-mail:
LINGUA PORTUGUESA
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 04/05/2020 A 08/05/2020.
|
LÍNGUA PORTUGUESA E
LITERATURA - PROFESSORA JOBIANE REIS
EMAIL:
jobiane.reis@hotmail.com
2º ANO A - ENSINO
MÉDIO - MANHÃ (5 AULAS SEMANAIS)
|
CONTEÚDOS:
Esferas
de atividades sociais da linguagem -
A linguagem e a crítica de valores sociais.
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HABILIDADES:
Distinguir as
diferenças entre leitura de distração e leitura literária, atentando para o
valor estético do texto ficcional
|
DESENVOLVIMENTO:
As
aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios
propostos deverão ser encaminhados para o email:jobiane.reis@hotmail.com, as dúvidas poderão ser esclarecidas via
whatsapp.
.
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RECURSOS:
Computador
conectado com internet, celular conectado com internet, livros didáticos e
caderno do aluno.
|
AVALIAÇÃO:
v Observar a motivação do
aluno para os estudos online;
v Estimular o raciocínio
crítico do aluno através de fóruns, visando o nível verbal e intelectual do
aluno;
v Interação do aluno com
os meios digitais e a capacidade de aprender de forma autônoma;
v Todo conjunto de tarefas
solicitas via online a serem cumpridas é entendido como trabalho e serão
atribuídas notas.
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E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
04/05/2020 A 08/05/2020.
AULA 1 e
2 - TEMA- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- LÍNGUA
PORTUGUESA - 2º A - ENSINO MÉDIO
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v
ORIENTAÇÃO: Os textos
devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio
do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as
orientações de cada atividade.
Eu sei
mas não devia
Eu
sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a morar em apartamentos
de fundos e não ter outra vista que não as janelas ao redor. E porque não tem
vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora,
logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E porque não abre as
cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E porque à medida se
acostuma esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.[...]
A gente se acostuma a esperar o dia
inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem
receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.
A
gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e necessita. A lutar para
ganhar o dinheiro com que se paga. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer
filas para pagar. E pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez
pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter
com que pagar nas filas em que se cobra.
A
gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes, a abrir revistas e ver
anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema, a
engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na
infindável catarata de produtos.
A
gente se acostuma à poluição. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que
os olhos levam na luz natural. Às besteiras das músicas, às bactérias da água
potável. À contaminação da água do mar. À luta. À lenta morte dos rios. E se
acostuma a não ouvir passarinhos, a não colher frutas do pé, a não ter sequer
uma planta.
A
gente se acostuma a coisas de mais, para não sofrer. Em doses pequenas,
tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma
revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce
um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada a gente só molha os pés e sua
no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim
de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer, a gente vai dormir
cedo e ainda fica satisfeito porque tem sono atrasado.
A
gente se acostuma, para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se
acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se da faca e
baioneta, para poupar o peito . A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos
poucos se gasta, e que, de tanto se acostumar, se perde em si mesma.
(Marina
Colassanti. In: Reunião técnica sobre recursos instrucionais na formação
profissional. São Paulo: Cenafor, 1985.)
Orientação: Encaminhar as atividades
para o email: jobiane.reis@hotmail.com;
colocar nome completo, número, sala e escola.
1- Acostumar-se tanto e com tantas coisas vale
mesmo a pena? Justifique.
2- Os problemas mencionados
no texto estão relacionados a você? Por quê?
3- Como você entendeu a frase: “A gente se acostuma a pagar por tudo o que
deseja e o que necessita”?
4- Por que as pessoas se acostumam a viver nas
condições descritas pelo texto?
5- Como você entendeu “A gente se acostuma para
poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que de tanto se acostumar, se perde
de si mesma”?
6- “Eu sei, mas não devia. Eu sei que a gente
se acostuma. Mas não devia.” O que aconteceria se a gente não se acostumasse?
AULA 3 e
4 - LÍNGUA PORTUGUESA - 2º A - ENSINO MÉDIO
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v
ORIENTAÇÃO: Os textos
devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio
do aluno (a) para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir orientação
de cada atividade.
TEMA: INDICAÇÃO DE
FILME: EFEITO BORBOLETA
Efeito Borboleta – Agora iremos sair um
pouco dos filmes mais densos narrativamente falando e vamos parar em um
suspense mais comercial, estrelado pelo galã Ashton Kutcher. Ele interpreta
Evan, rapaz que cresce carregando alguns traumas a respeito de decisões e
escolhas erradas de seu passado. Porém (sendo bem direto) ele tem a capacidade
de voltar no tempo e mudar as escolhas que fez. O problema é que mudando suas
escolhas, ele acaba mudando o curso do universo.
Efeito
Borboleta trabalha, assim, duas questões, uma que já abordamos: suas ações
individuais possuem grande poder sobre a vida alheia. Já dissemos isto e vale
bem para a história. A segunda é muito famosa: se você pudesse voltar no tempo,
mudaria algo em sua vida? Essa é uma pergunta bem filosófica, que mexe com
questões morais e éticas, pois mudando algo em sua vida, você poderia estar
contribuindo para destruir ou beneficiar outra. E seguindo aqui a máxima de
Aristóteles na Ética a
Nicômaco, e em seu pensamento moral de forma geral, “somos o resultado de nossas escolhas”,
tendo esse princípio axiológico e de conduta ético-moral presente como fio
condutor.
No filme, cada mudança, mínima que
seja, acaba prejudicando pessoas ao seu redor. Ele brinca de Deus, mas percebe
logo o quão pesado é ter que lidar com o sentimento de culpa por ser um
elemento desencadeador de situações destruidoras em vidas alheias.
Orientação:
Escrever relatório sobre as principais ideias do filme, enviar para o email:
jobiane.reis@hotmail.com; colocar nome completo, número, sala e escola.
AULA 5 -
LITERATURA - 2º A - ENSINO MÉDIO
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v
ORIENTAÇÃO: Os textos
devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio
do aluno (a) para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir
orientação de cada atividade.
TEMA:
QUINHENTISMO, BARROCO E ARCADISMO.
INDICAÇÃO DE VÍDEO PARA
COMPLEMENTO DA AULA:
Link:
Barroco
O Barroco nasceu na Itália do século
XVII, interferindo na música, na literatura e no teatro. Representa uma
contraposição entre o sagrado e o profano, já que seu contexto histórico era
marcado pelas contradições do Renascimento.
O teocentrismo característico
da Idade Média era enfrentado pelo antropocentrismo proposto
pelas Reformas, pregavam, acima de tudo, o racionalismo. As obras de arte eram
cheias de detalhes que expressavam as emoções da vida e do ser humano.
Era
guiado pela emoção, tendo liberdade de criação, sem se apegar a
padrões e regras. Toda a inspiração vinha do âmbito popular, do realismo e,
principalmente, do corte predominantemente vertical.
No
período do Barroco, muito se construiu. A arquitetura ganhou traços mais
artísticos, bem como a escultura, que foi mais um ponto forte dessa
época. Detalhes foram amplamente valorizados, com entalhes em todos os
lugares, bem como o uso desmedido do ouro na decoração.
Principais Autores e Obras
§ Gregório de Matos –
Buscando a Cristo
§ Padre Antônio
Vieira – Sermão de Santo Antônio aos Peixes
§ Bento Teixeira
Pinto – Relações de um Naufrágio
§ Manuel Botelho de
Oliveira – Mal Amigo
Arcadismo
Nascido na Europa do
século XVIII, o Arcadismo é uma escola literária que se refere diretamente à
Arcádia, uma região erma grega do Peloponeso onde acredita-se ser o ideal
da inspiração poética. O Arcadismo chegou ao Brasil já na metade do mesmo
século.
Com o intuito de contrapor
o que o Barroco havia criado, nos últimos anos, o Arcadismo se baseava no
rococó – um estilo que surgiu nos meados entre o Barroco e o Arcadismo –, que
durou quase meio século expondo seu padrão artístico não apenas no Brasil, mas
nas Américas espanhola e portuguesa.
O rococó vinha como contraposição aos exageros do
Barroco, com ornamentações suaves e luminosas com linhas leves
e delicadas. O rococó prezava elementos da natureza, como pássaros,
flores delicadas, plantas, rochas e cascatas. Era uma arte sem influências
religiosas (exceto no Brasil), pois representava temas relacionados às
relações humanas e à vida cotidiana da aristocracia.
Outra característica do
Arcadismo é o predomínio da razão, diferentemente da emotiva
expressão barroca. O Arcadismo sedara preferência aos fatos científicos,
baseados na razão e do conhecimento. O racional e a beleza eram paralelos que
caminhavam em harmonia.
Na literatura, o Barroco era marcado pelo pessimismo,
hipérboles, metáforas, antíteses, sinestesias e paradoxos, além de uma
linguagem rica, obscura e rebuscada.
Principais Autores e Obras:
§ Cláudio Manuel da
Costa – Vila Rica
§ Tomás Antônio
Gonzaga – Marília de Dirceu
§ José Inácio de
Alvarenga Peixoto – Bárbara Heliodora
§ Frei José de Santa
Rita Durão – Caramuru
§ Basílio da Gama – O
Uraguai
Orientação: Encaminhar as atividades
para o email: jobiane.reis@hotmail.com;
colocar
nome completo, número, sala e escola.
Índice de
roteiro de pesquisa sobre Barroco e Arcadismo:
v
Como identificar o
Barroco?
v
Quem introduziu o
Barroco no Brasil?
v
Qual o motivo do
surgimento Barroco?
v
Que obra inaugura o
Barroco no Brasil?
v
O que foi o Barroco na
língua portuguesa?
v
Quem introduziu o
Barroco no Brasil?
v
Qual é a obra que
inaugurou o arcadismo no Brasil?
v
Qual contexto histórico
propiciou o surgimento do Arcadismo no Brasil?
Orientação:
Anexar a pesquisa (manuscrita) em portfólio (pasta de trabalhos); colocar nome completo, número, sala e escola.
PESQUISA: Biografia de Tomás Antônio Gonzaga.
Língua Inglesa
2ª A – Prof.ª Silvana
Língua Inglesa
Aulas previstas 02 aulas
Período de realização da
atividade: 04/05 à 08/05
Habilidades: Ler,
Compreender, analisar e interpretar em um texto informativo.
Utilizar o dicionário para
fazer a leitura do texto e responder às questões propostas.
Israel
Travel Guide
Israel has always been a
standout destination. From the days of prophets to the modern day nomad this
tiny slice of land on the eastern Mediteranean has long attracted visitors.
While some arrive in the ‘Holy Land’ on a spiritual quest, many others are on
cultural tours, beach holidays and eco-tourism trips. Weeding through Israel’s
convoluted history is both exhilarating and exhausting. There are crumbling
temples, ruined cities, abandoned forts and hundreds of places associated with
the Bible. And while a sense of adventure is required, most sites are safe and
easily accessible. Most of all, Israel is about its incredibly diverse
population. Jews come from all over the world to live here, while about 20% of
the population is Muslim. Politics are hard to get away from in Israel as
everyone has an opinion on how to move the country forward — with a ready ear
you’re sure to hear opinions from every side of the political spectrum.
Antes de viajar, turistas geralmente
buscam informações sobre o local para onde pretendem ir. O trecho do guia de
viagens de Israel
a) descreve a história desse
local para que turistas valorizem seus costumes milenares.
b) informa hábitos
religiosos para auxiliar turistas a entenderem as diferenças culturais.
c) divulga os principais
pontos turísticos para ajudar turistas a planejarem sua viagem.
d) recomenda medidas de
segurança para alertar turistas sobre possíveis riscos locais.
e) apresenta aspectos gerais
da cultura do país para continuar a atrair turistas estrangeiros.
Disponível em: www.worldtravelguide.net.
Acesso em: 15 jun. 2012.
HISTÓRIA
BIOLOGIA
Mapa do território brasileiro
HISTÓRIA
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
Habilidades: Analise da complexidade das relações do mundo do trabalho; capacidade de construção de pertencimento ao mundo do trabalho; desenvolvimento de consciência do funcionamento da sociedade capitalista; identidade de classe.
A quantidade de aulas para realização: 04 (quatro) aulas –
DE 27/04 A 30/04
DE 04/05 A 08/05
DE 27/04 A 30/04
DE 04/05 A 08/05
Atividades relativas às aulas apresentadas pelo Centro de Mídias e Televisão Educativa
Não esquecerem de colocar nome e turma.
Capitalismo
O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Nesse sistema a burguesia é que controla a produção de bens, ficando com o lucro produzido pelos trabalhadores, que chamamos de mais valia.
Mais-valia é o termo famosamente empregado por Karl Marx à diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalista. O preço de um produto é composto de matéria prima+mão de obra+outros gastos+lucro.
No capitalismo existem duas classes sociais antagônicas, que possuem diferentes interesses: A burguesia e o proletariado.
Burguesia é uma classe social do regime capitalista, onde seus membros são os proprietários do capital, ou seja comerciantes, industriais, proprietários de terras, de imóveis, os possuidores de riquezas e dos meios de produção.
Burguesia é a qualidade do burguês. É o oposto do proletariado, a classe operária, cujo único bem é a força de trabalho. Do latim "burgus", que significa fortaleza, ou do alemão "burgs", pequena cidade.
Proletariado (do latim proles, “filho, descendência, progênie”) é um conceito usado para definir a classe antagônica à classe capitalista. O proletário consiste daquele que não tem nenhum meio de vida exceto sua força de trabalho (suas aptidões), que ele vende para sobreviver.
Por não ser dono do resultado de seu trabalho o trabalhador é considerado alienado. A alienação no trabalho é gerada na sociedade devido à mercadoria, que são os produtos confeccionados pelos trabalhadores explorados, e o lucro, que vem a ser a usurpação do trabalhador para que mais mercadorias sejam produzidas e vendidas acima do preço investido no trabalhador, assim rompendo o homem de si mesmo.
Nome............................................................................................................Número......Série........
ATIVIDADES
1. O que são meios de produção?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2. O que os trabalhadores possuem como seu? O que é mais valia?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3. Interprete a charge do final do texto.
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4. Qual a origem da burguesia?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
PERGUNTAS DE UM TRABALHADOR QUE LÊ
Bertold Brecht
Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis:
Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilônia várias vezes destruída
Quem a reconstruiu tantas vezes?
Em que casas da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta?
A grande Roma está cheia de arcos do triunfo:
Quem os ergueu?
Sobre quem triunfaram os Césares?
A decantada Bizâncio
Tinha somente palácios para os seus habitantes?
Mesmo na lendária Atlântida
Os que se afogavam
gritaram por seus escravos
Na noite em que o mar a tragou?
O jovem Alexandre conquistou a Índia.
Sozinho?
César bateu os gauleses.
Não levava sequer um cozinheiro?
Filipe da Espanha chorou,
quando sua Armada naufragou.
Ninguém mais chorou?
Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos.
Quem venceu além dele?
Cada página uma vitória.
Quem cozinhava o banquete?
A cada dez anos um grande Homem.
Quem pagava a conta?
Tantas histórias.
Tantas questões.
Atividade
Faça a interpretação do poema nas linhas abaixo.
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História – Professor Silvio
BIOLOGIA
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi.
Recursos: Notebook, Internet
e centro de mídia
|
Questões
Propostas
1)
Quais são as substâncias inorgânicas que entram na composição química da
célula?.
2) O
que são monossacarídeos?
3) O
que são hexoses?
4) Cite
duas funções da água.
5) O
que são polissacarídeos?
6) O
que são lipídeos?
7) Como
são formados os aminoácidos?
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
04/05/2020 a
08/05/2020
EE SALIM FARAH
MALUF. De 04 a 08 de 2020 1,2,3.
Série: 2º Ano : A . – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade: Leitura e interpretação de textos e imagens,
seguida de pesquisa e resposta as questões.
Quantidade de aulas: 2
aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar, por meio
de textos e/ ou mapas, diferentes etapas do processo de formação territorial do
Brasil.
GEOGRAFIA : O território brasileiro e sua extensão
O território brasileiro é
marcado pela sua grande extensão e também pela ampla diversidade natural e
cultural que abriga.
O território brasileiro está
localizado no continente sul-americano. Em termos de hemisférios, encontra-se
situado totalmente no hemisfério ocidental, a maior parte de sua extensão está
no hemisfério sul e uma pequena parte situa-se no hemisfério norte. Com
uma área de 8.514.876 km², a extensão do território
brasileiro é a quinta maior do planeta, atrás
somente de Rússia, Canadá, Estados Unidos e China.
A ampla área territorial do Brasil faz com que o
país seja considerado “de dimensões continentais”, sendo
quase do mesmo tamanho da Oceania (8.525.989 km²) e um pouco menor do que toda
a Europa (10.180.000 km²). Além do mais, ao contrário dos grandes países
existentes, o Brasil não possui uma grande parte do seu território composta por áreas inóspitas,
onde o povoamento é impossível ou muito difícil de ser realizado.
Cerca de 92% do território brasileiro encontra-se
em uma faixa tropical, ou seja, posicionada entre os trópicos, pois a região
sul do país é cortada pelo Trópico de Capricórnio. Outra linha geográfica
importante que passa pelo país é a Linha do Equador, na região norte do espaço
brasileiro. Assim sendo, as coordenadas
geográficas do Brasil
são:
Latitudes:
5ºN até -33ºS (cinco graus norte até 33 graus sul)
Longitudes:
-35ºW até -75ºW (trinta e cinco graus oeste até setenta e cinco graus oeste).
É
importante observar que a distância entre os pontos extremos do país é bastante
parecida, ou seja, o Brasil possui uma distância leste-oeste muito próxima da
distância norte-sul, desde que sejam desconsideradas as ilhas localizadas no
Oceano Atlântico, que também pertencem ao território brasileiro. Da Ponta do
Seixas (Paraíba) até a Nascente do Rio Moa (Acre), 4.319 km de extensão; já do
Monte Caburaí (Roraima) até o Arroio Chuí (Rio Grande do Sul), são 4.394 km.
Estes exercícios sobre território brasileiro
abordam as características físicas e humanas do espaço geográfico do nosso
país.
Questão 1
“O Brasil dispõe de
uma extensa rede fluvial, que pode servir à navegação em condições naturais.
São 28 mil quilômetros de rios naturalmente navegáveis, ou seja, não há
necessidade de nenhuma obra de dragagem ou transposição para sua utilização
como meio de transporte. No entanto, apenas 10 mil quilômetros são utilizados
para o transporte de passageiros e de carga”.
SILVA, A. C. et. al. Geografia contextos e redes. 1º ed, vol. 2. São Paulo:
Moderna, 2013. p.51.
Um fator geográfico
do território brasileiro que dificulta um maior aproveitamento do potencial
hidroviário é:
a) o distanciamento
entre os centros econômicos e os rios de planície.
b) a baixa
velocidade de vazão dos principais cursos d'água do país.
c) o assoreamento
constante dos rios por processos aluviais.
d) a ausência de
matérias-primas para a construção das embarcações.
e) a baixa
conectividade entre as diferentes bacias hidrográficas.
Questão 2
Uma característica
do território brasileiro bastante relevante é a sua grande extensão
longitudinal. Do extremo leste, a Ponta do Seixas, em Paraíba, até o extremo
oeste, a Nascente do Rio Moa, no Acre, há uma distância de 4.319 quilômetros.
Uma característica
socioespacial do Brasil resultante do fator acima apresentado é:
a) elevada variação
climática b) presença de domínios naturais
diversificados
c)
existência de vários fusos horários d) acentuada unidade topográfica
e) facilidade para o deslocamento
rodoviário
Questão 3
“A localização do
Brasil, banhado pelo Oceano Atlântico, cujo relevo submarino é diferente do
Oceano Pacífico, afasta a possibilidade de ocorrência de tsunamis (ondas
gigantes) no país, como o que atingiu a costa nordeste do Japão na madrugada de
hoje (horário de Brasília)”.
Último Segundo, 11
mar. 2011. Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br>. Acesso em: 28
ago. 2015.
A principal
característica do Brasil que diminui a possibilidade de tsunamis é:
a)
estabilidade climática preponderante b) formação geológica antiga
c)
ausência de massas de ar litorâneas d) afastamento das zonas tectônicas
e) elevação
altimétrica do território
Questão 4
(ENEM 2014)
Mapa do território brasileiro
A imagem indica
pontos com ativo uso de tecnologia, correspondentes a que processo de
intervenção no espaço?
a) Expansão das
áreas agricultáveis, com uso intensivo de maquinário e insumos agrícolas.
b) Recuperação de
águas eutrofizadas em decorrência da contaminação por esgoto doméstico.
c) Ampliação da
capacidade de geração de energia, com alteração do ecossistema local.
d)
Impermeabilização do solo pela construção civil nas áreas de expansão urbana.
e) Criação recente
de grandes parques industriais de mediano potencial poluidor.
Para entregar, não se esqueça de
colocar nome, número e série do estudante.
“O
ESFORÇO GERALMENTE, É ACOMPANHADO DO SUCESSO !“
EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO
FÍSICA: 2º A
CONTEÚDOS:
· Mídias
O papel das mídias na definição de modelos
hegemônicos de beleza corporal;
ATIVIDADES
· Realizar
a leitura do texto: Mulheres na
academia: mitos e verdades, disponível: https://www.educacaofisica.com.br/fitness2/mulheres-na-academia-mitos-e-verdades/
· Descrever
qual a sua opinião da influência da mídia em relação das mulheres em academias,
e se a mídia influência;
Sugestão de prática: praticar aula on-line
em casa, disponível: https://www.youtube.com/watch?v=DOe7Gz1JzEQ
E-mail
para devolutiva
parceiradavida@hotmail.com
2ªB
QUIMICA
MATEMÁTICA
QUIMICA
SEMANA
DE 04 À 08/05
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Químicas
Turmas: 2ºA
e 2ºB - 2 aulas semanal
Conteúdo: Materiais
e suas propriedades, Água e seu consumo pela sociedade e as propriedades da
água para o consumo humano.
Habilidades
e competências
Expressar e inter-relacionar as composições de
soluções.
Concentração de solução em massa e unidade.
Aplicar conceitos de separação de misturas de
solubilidade.
Tratamento da água.
Desenvolvimento
e estratégias
1ºpasso: Responder as questões a seguir para
levantamento dos conhecimentos prévios.
1)
Podemos beber água do rio Tietê?
2)
Como fazer com que a água poluída dos rios se
torne própria para o consumo?
3)
O que é necessário fazer para obter água limpa
para o consumo?
4)
Como construir uma miniestação de tratamento de
água na escola?
A partir dessas respostas chega-se ao tema
central: Qualidade e tratamento de água.
2º passo: Desenhar uma estação de tratamento e
descreva as 9 etapas de tratamento da água e exemplifique cada uma dessas
etapas, registrar o consumo pela sociedade, suas propriedades e características
para consumo humano, potabilidade, parâmetros da qualidade da água,
solubilidade, concentração de soluções em massa e em quantidades de matéria
(g/l, mol/l, ppm, % de massa, % de volume) ,além das próprias etapas para o
tratamento
Recursos
CMSP, blog da escola, vídeo, pesquisa na
internet e livro didático.
Avaliação
Registro no caderno e envio no e-mail das
questões. Do desenho e da pesquisa realizada.
E-mail:
MATEMÁTICA
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
PLANO DE AULA DO
PROFESSOR
|
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PROFESSORA
ROSÉLIA
|
AULAS PREVISTAS
6 AULAS
SEMANA 04 A 08 DE MAIO DE 2020
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DISCIPLINA/TURMA:
MATEMÁTICA
2 ano B
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CONTEÚDOS:
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HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
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RECURSOS:
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
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DATA: ___/__/_
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LINGUA PORTUGUESA |
.E. SALIM FARAH MALUF
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2ª
SÉRIE B–
Professor Ruberval. Disciplina: Língua Portuguesa.
E-mail: ruberval@prof.educacao.sp.gov.br
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Habilidades: Reconhecer artigo
de opinião.
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Atividade: Argumentação,
expressão de opiniões e Intencionalidade comunicativa.
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Tempo
para realização:
Uma semana. De 04/05 até 08/05
(Cinco aulas de 45 minutos cada)
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Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
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Artigo de opinião
A
circulação do artigo de opinião ocorre em jornais e revistas impressos ou
on-line, e tem o objetivo de influenciar o posicionamento dos leitores em
relação a uma questão controversa.
Drogas
e o discurso proibitivo
Cezar
Bueno
O
endurecimento atual das políticas antidrogas busca fundamentação moral e
política no passado recente. Desde o início do século XIX, nos EUA, as
instituições oficiais e setores da sociedade civil, tendo à frente a supremacia
dos homens brancos, desconfiavam dos hábitos exóticos das minorias que vinham da
África e do Oriente Médio fazer concorrência no mercado de trabalho
norte-americano, impulsionado pelo rápido desenvolvimento do capitalismo
industrial. A entrada de grupos humanos, com usos e costumes considerados
exóticos, não demorou cais na mira do etiquetamento penal nos EUA. Os negros
foram tachados como consumidores de cocaína; os chineses como viciados em ópio;
os irlandeses como gambás humanos movidos a álcool; os mexicanos e outros
hispânicos como indolentes, libidinosos e fumadores de maconha. Os usos e
costumes desses grupos marginais, envolvidos com o uso de substâncias que
alteram o estado de funcionamento da mente, entravam em confronto com as
exigências econômicas, os 12 interesses políticos e os valores morais cultuados
na América do Norte. A influência histórica das políticas proibicionistas
arquitetadas pelo governo norte-americano contaminou uma pluralidade de
saberes. Hoje, sociólogos, assistentes sociais, promotores, juízes e técnicos
sociais dão a entender que a miséria das drogas parece superar, em termos de
propensão à prática de atos anti-sociais graves, as misérias materiais
produzidas pelo capitalismo selvagem. Discursos oficiais e acadêmicos costumam
fazer associações mecânicas entre o consumo de drogas e a prática de atos infracionais
violentos. Uma leitura ingênua e superficial acerca das drogas supõe fazer
acreditar que o perigo social do crime e da violência exclui, por exemplo, os
jovens filhos drogados e medicalizados da classe média e recai sobre os ombros
dos jovens miseráveis e brutalizados das periferias. Sabe-se, no entanto, que
não é possível fazer uma associação mecânica entre o consumo de drogas e a
prática de agressões físicas violentas. Muitos adolescentes, filhos da classe
média brasileira e de outros países, divertem-se nas festas rave, consomem
álcool ou substâncias entorpecentes, porém, raramente ocupam o noticiário na
mídia registrando tragédias e mortes prematuras. Faltam debates mais amplos e
atualizados acerca das drogas. A insistência na formulação de políticas
legislativas demagógicas e penalizadoras contribuem para rotular, por
antecipação, milhares de jovens e famílias que habitam os cinturões urbanos das
senzalas urbanas. O debate e as possíveis soluções para enfrentar a escala da
produção, da distribuição e do consumo de drogas devem ocupar o centro dos
debates políticos e acadêmicos sem rótulos ou ideologias políticas
preestabelecidas. As saídas eficazes para enfrentar o aumento do consumo de
drogas já não podem ignorar os interesses econômicos e apelos culturais que
tornam o mercado ilegal das drogas atraente e promissor.
*CEZAR BUENO é professor de Sociologia na Unifil e
na PUC-PR, campus Londrina.
*Texto
extraído do jornal Folha de Londrina de 19/08/2007.
1 - Leia o artigo com
atenção e encontre os elementos do contexto de produção:
a) Autor do texto e seu papel social:
b) Os interlocutores e representação social
c) Finalidade ou objetivo:
d) Época e meio de circulação:
2 - Qual o
posicionamento do autor sobre o tema abordado?
3 – Qual argumento
mais convincente, na sua opinião, que o autor utiliza?
Não se esqueça de colocar seu nome completo
e Série.
Língua Inglesa
2B – Prof.ª Silvana
Língua Inglesa
Aulas previstas 02 aulas
Período de realização da
atividade: 04/05 à 08/05
Habilidades: Ler,
Compreender, analisar e interpretar em um texto informativo.
Utilizar o dicionário para
fazer a leitura do texto e responder às questões propostas.
Israel
Travel Guide
Israel has always been a
standout destination. From the days of prophets to the modern day nomad this
tiny slice of land on the eastern Mediteranean has long attracted visitors.
While some arrive in the ‘Holy Land’ on a spiritual quest, many others are on
cultural tours, beach holidays and eco-tourism trips. Weeding through Israel’s
convoluted history is both exhilarating and exhausting. There are crumbling
temples, ruined cities, abandoned forts and hundreds of places associated with
the Bible. And while a sense of adventure is required, most sites are safe and
easily accessible. Most of all, Israel is about its incredibly diverse
population. Jews come from all over the world to live here, while about 20% of
the population is Muslim. Politics are hard to get away from in Israel as
everyone has an opinion on how to move the country forward — with a ready ear
you’re sure to hear opinions from every side of the political spectrum.
Antes de viajar, turistas geralmente
buscam informações sobre o local para onde pretendem ir. O trecho do guia de
viagens de Israel
a) descreve a história desse
local para que turistas valorizem seus costumes milenares.
b) informa hábitos
religiosos para auxiliar turistas a entenderem as diferenças culturais.
c) divulga os principais
pontos turísticos para ajudar turistas a planejarem sua viagem.
d) recomenda medidas de
segurança para alertar turistas sobre possíveis riscos locais.
e) apresenta aspectos gerais
da cultura do país para continuar a atrair turistas estrangeiros.
Disponível em: www.worldtravelguide.net.
Acesso em: 15 jun. 2012.
HISTÓRIA
HISTÓRIA –
PROFESSOR SILVIO
Habilidades: Analise da complexidade das relações
do mundo do trabalho; capacidade de construção de pertencimento ao mundo do
trabalho; desenvolvimento de consciência do funcionamento da sociedade
capitalista; identidade de classe.
A quantidade de aulas para realização: 04 (quatro)
aulas –
DE 27/04 A 30/04
DE 04/05 A 08/05
DE 27/04 A 30/04
DE 04/05 A 08/05
Atividades relativas às aulas
apresentadas pelo Centro de Mídias e Televisão Educativa
Não esquecerem de colocar nome e
turma.
Capitalismo
O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Nesse sistema a
burguesia é que controla a produção de bens, ficando com o lucro produzido
pelos trabalhadores, que chamamos de mais valia.
Mais-valia é o
termo famosamente empregado por Karl Marx à diferença entre o valor final da
mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a
base do lucro no sistema
capitalista. O
preço de um produto é composto de matéria prima+mão de obra+outros
gastos+lucro.
No capitalismo existem duas classes sociais antagônicas, que
possuem diferentes interesses: A burguesia e o proletariado.
Burguesia é uma classe social
do regime capitalista, onde seus membros são os proprietários do capital,
ou seja comerciantes, industriais, proprietários de terras, de imóveis, os possuidores
de riquezas e dos meios de produção.
Burguesia é a qualidade do burguês. É o oposto
do proletariado, a classe operária, cujo único bem é a força de trabalho. Do
latim "burgus", que significa fortaleza, ou do alemão
"burgs", pequena cidade.
Proletariado (do latim proles, “filho, descendência, progênie”) é um
conceito usado para definir a classe antagônica à classe capitalista. O
proletário consiste daquele que não tem nenhum meio de vida exceto sua força de
trabalho (suas aptidões), que ele vende para sobreviver.
Por não ser dono do resultado de seu trabalho o
trabalhador é considerado alienado. A alienação no trabalho é gerada na sociedade devido à mercadoria, que são os produtos confeccionados pelos trabalhadores
explorados, e o lucro, que vem a ser a usurpação do trabalhador para que mais
mercadorias sejam produzidas e vendidas acima do preço investido no
trabalhador, assim rompendo o homem de si mesmo.
Nome............................................................................................................Número......Série........
ATIVIDADES
1. O que são meios de produção?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2. O que os trabalhadores possuem como
seu? O que é mais valia?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3. Interprete a charge do final do
texto.
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4. Qual a origem da burguesia?
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PERGUNTAS DE UM TRABALHADOR
QUE LÊ
Bertold Brecht
Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis:
Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilônia várias vezes destruída
Quem a reconstruiu tantas vezes?
Em que casas da Lima dourada moravam
os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta?
A grande Roma está cheia de arcos do
triunfo:
Quem os ergueu?
Sobre quem triunfaram os Césares?
A decantada Bizâncio
Tinha somente palácios para os seus habitantes?
Mesmo na lendária Atlântida
Os que se afogavam
gritaram por seus escravos
Na noite em que o mar a tragou?
O jovem Alexandre conquistou a Índia.
Sozinho?
César bateu os gauleses.
Não levava sequer um cozinheiro?
Filipe da Espanha chorou,
quando sua Armada naufragou.
Ninguém mais chorou?
Frederico II venceu a Guerra dos Sete
Anos.
Quem venceu além dele?
Cada página uma vitória.
Quem cozinhava o banquete?
A cada dez anos um grande Homem.
Quem pagava a conta?
Tantas histórias.
Tantas questões.
Atividade
Faça a interpretação do poema nas linhas abaixo.
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História – Professor Silvio
EDUCAÇÃO FISICA
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSORA
DENISE
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AULAS PREVISTAS 02
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DISCIPLINA/TURMA:
2°B - Ensino Médio
EDUCAÇÃO FÍSICA
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CONTEÚDOS:
Ginástica Atual
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HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Atividade I: Escreva um texto dissertativo abordando os
seguintes temas:
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Atividade II: Analise a imagem abaixo:
Responda:
Para responder essa questão você deve explicar como a mídia
cria padrões e como as pessoas são influenciadas para buscar um corpo
“perfeito”.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
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BIOLOGIA
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi.
Recursos: Notebook, Internet
e centro de mídia
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Questões
Propostas
1)
Quais são as substâncias inorgânicas que entram na composição química da
célula?.
2) O
que são monossacarídeos?
3) O
que são hexoses?
4) Cite
duas funções da água.
5) O
que são polissacarídeos?
6) O
que são lipídeos?
7) Como
são formados os aminoácidos?
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
04/05/2020 a
08/05/2020
EE SALIM FARAH MALUF. De 04 a 08 de 2020 1,2,3.
Série: 2º Ano : B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade: Leitura e interpretação de textos e imagens, seguida de pesquisa e resposta as questões.
Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar, por meio de textos e/ ou mapas, diferentes etapas do processo de formação territorial do Brasil.
GEOGRAFIA : O território brasileiro e sua extensão
O território brasileiro é marcado pela sua grande extensão e também pela ampla diversidade natural e cultural que abriga.
O território brasileiro está localizado no continente sul-americano. Em termos de hemisférios, encontra-se situado totalmente no hemisfério ocidental, a maior parte de sua extensão está no hemisfério sul e uma pequena parte situa-se no hemisfério norte. Com uma área de 8.514.876 km², a extensão do território brasileiro é a quinta maior do planeta, atrás somente de Rússia, Canadá, Estados Unidos e China.
A ampla área territorial do Brasil faz com que o país seja considerado “de dimensões continentais”, sendo quase do mesmo tamanho da Oceania (8.525.989 km²) e um pouco menor do que toda a Europa (10.180.000 km²). Além do mais, ao contrário dos grandes países existentes, o Brasil não possui uma grande parte do seu território composta por áreas inóspitas, onde o povoamento é impossível ou muito difícil de ser realizado.
Cerca de 92% do território brasileiro encontra-se em uma faixa tropical, ou seja, posicionada entre os trópicos, pois a região sul do país é cortada pelo Trópico de Capricórnio. Outra linha geográfica importante que passa pelo país é a Linha do Equador, na região norte do espaço brasileiro. Assim sendo, as coordenadas geográficas do Brasil são:
Latitudes: 5ºN até -33ºS (cinco graus norte até 33 graus sul)
Longitudes: -35ºW até -75ºW (trinta e cinco graus oeste até setenta e cinco graus oeste).
É importante observar que a distância entre os pontos extremos do país é bastante parecida, ou seja, o Brasil possui uma distância leste-oeste muito próxima da distância norte-sul, desde que sejam desconsideradas as ilhas localizadas no Oceano Atlântico, que também pertencem ao território brasileiro. Da Ponta do Seixas (Paraíba) até a Nascente do Rio Moa (Acre), 4.319 km de extensão; já do Monte Caburaí (Roraima) até o Arroio Chuí (Rio Grande do Sul), são 4.394 km.
Estes exercícios sobre território brasileiro abordam as características físicas e humanas do espaço geográfico do nosso país.
Questão 1
“O Brasil dispõe de uma extensa rede fluvial, que pode servir à navegação em condições naturais. São 28 mil quilômetros de rios naturalmente navegáveis, ou seja, não há necessidade de nenhuma obra de dragagem ou transposição para sua utilização como meio de transporte. No entanto, apenas 10 mil quilômetros são utilizados para o transporte de passageiros e de carga”.
SILVA, A. C. et. al. Geografia contextos e redes. 1º ed, vol. 2. São Paulo: Moderna, 2013. p.51.
Um fator geográfico do território brasileiro que dificulta um maior aproveitamento do potencial hidroviário é:
a) o distanciamento entre os centros econômicos e os rios de planície.
b) a baixa velocidade de vazão dos principais cursos d'água do país.
c) o assoreamento constante dos rios por processos aluviais.
d) a ausência de matérias-primas para a construção das embarcações.
e) a baixa conectividade entre as diferentes bacias hidrográficas.
Questão 2
Uma característica do território brasileiro bastante relevante é a sua grande extensão longitudinal. Do extremo leste, a Ponta do Seixas, em Paraíba, até o extremo oeste, a Nascente do Rio Moa, no Acre, há uma distância de 4.319 quilômetros.
Uma característica socioespacial do Brasil resultante do fator acima apresentado é:
a) elevada variação climática b) presença de domínios naturais diversificados
c) existência de vários fusos horários d) acentuada unidade topográfica
e) facilidade para o deslocamento rodoviário
Questão 3
“A localização do Brasil, banhado pelo Oceano Atlântico, cujo relevo submarino é diferente do Oceano Pacífico, afasta a possibilidade de ocorrência de tsunamis (ondas gigantes) no país, como o que atingiu a costa nordeste do Japão na madrugada de hoje (horário de Brasília)”.
Último Segundo, 11 mar. 2011. Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br>. Acesso em: 28 ago. 2015.
A principal característica do Brasil que diminui a possibilidade de tsunamis é:
a) estabilidade climática preponderante b) formação geológica antiga
c) ausência de massas de ar litorâneas d) afastamento das zonas tectônicas
e) elevação altimétrica do território
Questão 4
(ENEM 2014)
Mapa do território brasileiro
A imagem indica pontos com ativo uso de tecnologia, correspondentes a que processo de intervenção no espaço?
a) Expansão das áreas agricultáveis, com uso intensivo de maquinário e insumos agrícolas.
b) Recuperação de águas eutrofizadas em decorrência da contaminação por esgoto doméstico.
c) Ampliação da capacidade de geração de energia, com alteração do ecossistema local.
d) Impermeabilização do solo pela construção civil nas áreas de expansão urbana.
e) Criação recente de grandes parques industriais de mediano potencial poluidor.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série do estudante.
“O ESFORÇO GERALMENTE, É ACOMPANHADO DO SUCESSO !“
SOCIOLOGIA
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
2 SÉRIE E.M
Habilidades: Desenvolver
habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão ora.
Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade
brasileira
Atividade:
Questões
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Entrega de atividade
Com base na pesquisa da aula anterior, responda:
Questoes
Explique com suas palavras, como se deu a
formação da população brasileira?
Quais são a raça predominante no Brasil?
O que significa Miscigenação ?
Quais raças foram mais presentes nesta
miscigenação do povo Brasileiro ?
Como ficou a questão da Cultura no Brasil?
Obs
:Atividade pode ser realizada em dupla
Atividade deve ser entregue no
e-mail Joycedancy@yahoo.com.br
MATEMÁTICA
Semana 04/05 A 08/05/2020
Atividade do segundo Ano do Ensino Médio
Prof: Aparecida Matematica
H70. O aluno será
capaz de reconhecer as razões
trigonométricas através do círculo trigonometrico
Duração: 45min
· Turmas: 2C
·
Atividade 1
a)
Converter graus para radianos, lembrando que
1radiano equivale a 180graus então
determine:
120graus para radianos
270 graus para radianos
45 graus para radianos
b)
Converter radianos para graus
2pi/3
4pi/3
2pi
3pi/2
FILOSOFIA
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05
a 08/05/2020
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR
Katia Assis da Silva
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AULAS PREVISTAS
2 Aulas (45 minutos cada)
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DISCIPLINA/TURMA:
Filosofia / 2º SÉRIE C
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CONTEÚDOS:
Assistir ao programa TV Educação no
dia 04/04/2020 às 17h45min e descrever os pontos principais apresentados no
vídeo aula
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Conseguir
interpretar diferentes linguagens através de argumentos e imagens.
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Assistir
a programação do dia pela TV Educação e fazer um relatório sobre os
principais pontos abordados no tema do vídeo aula.
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RECURSOS:
-
Computador
-
Site TV Educação
-
Caderno
-
Caneta
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação será feita através da observação
em relação à coesão e a coerência no que se refere aos textos que serão
entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com
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DATA: 04/04/2020
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Não
se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.
QUIMICA
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 2º C
Conteúdo: Materiais e suas Propriedades
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e
interpretação
Habilidade Cíentifica: Analisar as concentrações de soluções
Conhecer a escala de pH
Classificar as reações ácidas e básicas
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar no caderno do aluno,
livros didaticos de Quimica, Centro de Midias e videoaula (https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/propriedades-materia.htm)
Recursos: Enviar as atividades para o email prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 14/05/2020
Atividade de Quimica I
1- O que é uma solução química?
2- O que é uma solução aquosa?
3- O que é soluto e solvente?
4- O que é concentração de soluções
5- O que é concentração comum ou concentração em massa?
6- O que é concentração molar?
7- O que é densidade
8- O que é escala de pH? Desenhe a escala.
9- O que é um phmetro?
10- Qual o pH dos produtos abaixo:
Refrigerante
Vinho
Vinagre
Leite
Suco de limão
Café
11.Qual a diferença de uma solução neutra, básica e ácida?
12.Dê exemplos de soluções aquosas básicas do nosso dia – a –
dia
13.Dê exemplos de soluções aquosas ácidas do nosso dia – a –da
14.Dê exemplo de uma solução aquosa de caráter neutro
Bons Estudos
Prof.ª Patricia
LINGUA PORTUGUESA
Disciplina:
Língua Portuguesa
Professora:
Cintia Sena
Turmas:
2º SÉRIE C,
Avaliação:
As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 05/05/2020 a 08/05/2020.
Os registros deverão ser realizados em caderno a parte, para que a atividade
seja entregue à professora quando houver o retorno às aulas.
Habilidades
a serem desenvolvidas:
ü Reconhecer
os elementos básicos da narrativa literária.
ü Valorizar
a identidade histórico-social possibilitada pelo estudo das origens da língua
portuguesa, sua evolução e uso em diferentes contextos.
ü Reconhecer
os elementos constitutivos que caracterizam os gêneros romance, comédia de
costumes, poema, artigo de opinião e anúncio publicitário.
ü Inferir
o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de
diferentes gêneros.
Sequência de
atividades:
1.
Pesquisar
a biografia de Machado de Assis e fazer o registro das principais informações.
2.
Ler
o conto “Conto de Escola” de Machado de Assis, disponível no link abaixo:
3.
Identifique
os personagens, os lugares onde os fatos acontecem, o momento, o narrador.
O foco
narrativo é o ponto de vista que o narrador se utiliza para contar um fato.
Observe o foco narrativo do Conto de Escola e responda:
a)
Como
o narrador conta o fato?
b)
Ele
participa das ações ou somente conta a história?
c)
Como
isso está marcado no texto? Exemplifique.
4.
Algumas
vezes, o narrador é personagem, participa ativamente da história, outras, ele é
um narrador onisciente, aquele que tudo sabe, tudo ouve, tudo vê. As pessoas do
verbo indicam se o narrador é personagem ou onisciente. Nesse conto, como o
verbo indica a pessoa do narrador? Copie do texto alguns exemplos de verbos
indicadores do tipo de narrador.
5.
Os
verbos que constituem as ações estão no pretérito perfeito simples e no
pretérito imperfeito, são ações narradas, essencialmente, no passado. Qual a
razão para o autor, ora usar um tempo verbal, ora outro? Justifique.
6.
As
reticências, pelo contexto, podem, às vezes, provocar “um silêncio” que permite
ao leitor inferir no texto e buscar o conteúdo semântico do que não foi dito.
Nessa perspectiva, qual seria o significado do uso das reticências no desfecho
do conto?
7.
Há
no texto palavras ou expressões que você desconhecia? Caso não consiga compreender
seu significado a partir do texto, relacione-as e pesquise o significado.
8.
A
delação e a corrupção presentes na história demonstram o caráter dos
personagens? Retire do texto situações típicas para a corrupção, delação,
inveja etc.
9.
Por
que Pilar chegou à conclusão de que não era “um menino de virtudes”?
ARTE
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR Jorge C. Pessoa
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AULAS PREVISTAS
4aulas
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL
SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO
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DISCIPLINA/TURMA:
2ºC
Arte
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CONTEÚDOS:
Espaços expositivos, modos de expor, salões de arte, bienais e
feiras de arte.
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HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Práticas de Leitura e Escrita, produção de texto (EF69LP07B).
Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais
de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a
música, o teatro ou a dança.
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Assista
aos vídeos nos link’s :
https://www.youtube.com/watch?v=x1IkLdes3ko,
neste primeiro vídeo relacione ao
menos 10 palavras e seus significados.
https://www.youtube.com/watch?v=7vwjJvM2OVg,
já nestes dois vídeos descreva o que muitas vezes acontece entre obras e
público (reveja nosso estudo de Arte Contemporânea para ajudar na resposta)
para isso consulte ao caderno com os conteúdos já passado anteriormente nas
aulas presenciais, bem como, fazer outras pesquisas de vídeos e artigos na
internet.
Obs.:
Para a entrega trabalho e aguardar a implantação e liberação do Google Sala
de aula pela CMSP, ou aguarde novas informações.
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RECURSOS:
Vídeo
no Youtube, consulta ao caderno de conteúdo já passado e pesquisa na
internet.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Respostas
com base as aulas presenciais já assistida e vídeo sugerido pelo professor
nesta atividade.
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INGLÊS
Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 2a- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre Atividade para a semana: de 04 à 08 de maio de 2020. Bimestre: 1o. Bimestre Série: 2ºC Ano Ensino Médio Período: Noturno Professora: Maria Antonia Disciplina: Inglês Tema:Intertextualidade e cinema Conteúdo:Filmes e programas de TV Objetivo Aprendizagem:Ler, escrever e memorizar vocabuário. Atividade:Pesquise páginas da internet sobre etapas na produção de um filme. Escreva em inglês e português. Envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br,
2ªD
SOCIOLOGIA
Explique com suas palavras, como se deu a
formação da população brasileira?
Quais são a raça predominante no Brasil?
O que significa Miscigenação ?
Quais raças foram mais presentes nesta
miscigenação do povo Brasileiro ?
Como ficou a questão da Cultura no Brasil?
MATEMÁTICA
SOCIOLOGIA
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
2 SÉRIE D E.M
Habilidades: Desenvolver
habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão ora.
Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade
brasileira
Atividade:
Questões
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Entrega de atividade
Com base na pesquisa da aula anterior, responda:
Questoes
Explique com suas palavras, como se deu a
formação da população brasileira?
Quais são a raça predominante no Brasil?
O que significa Miscigenação ?
Quais raças foram mais presentes nesta
miscigenação do povo Brasileiro ?
Como ficou a questão da Cultura no Brasil?
Obs
:Atividade pode ser realizada em dupla
Atividade deve ser entregue no
e-mail Joycedancy@yahoo.com.br
HISTÓRIA
NOME DO PROFESSOR: Odirlei
EMAIL / FERRAMENTA PARA DEVOLUTIVA: proodirleihistoria@gmail.com
DISCIPLINA: Historia
ANO/SÉRIE: 2 serie D
NÚMERO DE AULAS: 2 aulas semana de 04 a 08 de maio.
HABILIDADE (S): Leitura e produção de texto
INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM: Analise
PRAZO PARA ENTREGA: todas as atividades até dia 20 de maio
ATIVIDADE:
Os primeiros povos da América e os índios do Brasil
Muito antes da chegada de Cristóvão Colombo, a América já era ocupada por vários povos, que viviam de variadas formas, as quais iam da organização tribal - como os povos que habitavam a região onde hoje é o Brasil – até vastos impérios, como era o caso dos astecas, que se localizavam na região conhecida como Mesomérica.
Muitas dessas civilizações desapareceram em consequência da colonização, que se iniciou no final do século XV, mas deixaram heranças históricas que marcaram o nosso continente até os dias de hoje.
Os astecas e os maias conheciam a escrita e registravam regularmente o seu cotidiano. Os incas, por sua vez, criaram um interessante e eficiente sistema de contagem: o quipo. Este instrumento era feito de cordões coloridos, onde cada cor representava a contagem de algo. Com o quipo, registravam e somavam as colheitas, habitantes e impostos. Mesmo com todo desenvolvimento, este povo não desenvolveu um sistema de escrita.
Infelizmente, grande parte dos documentos produzidos antes de 1492, que poderiam nos revelar muitos aspectos do seu modo de vida, foi destruída pelos conquistadores e em seu lugar ficaram relatos feitos pelos europeus, que, em sua grande maioria, viam a cultura americana como inferior à europeia. Na atualidade, a arqueologia tem feito várias descobertas que permitem elucidar um pouco mais a cultura dos primeiros habitantes da América.
A agricultura na América Pré-Colombiana
O desenvolvimento da agricultura das sociedades Pré-Colombianas pode se comparar ao europeu, pois esta era desenvolvida há mais de 7000 anos, baseada nas culturas de milho, abóbora e feijão, todos naturais da América, além da mandioca, que era plantada nas áreas de floresta tropical. O desenvolvimento de outras culturas além destas foi limitado, pois poucos eram os animais domesticáveis e que se prestavam ao trabalho.
Astecas
O povo asteca foi uma civilização mesoamericana, pré-colombiana, que se desenvolveu principalmente entre os séculos XIV e XVI, no território correspondente ao atual México. Era um povo guerreiro. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco. A sociedade asteca era hierarquizada e rigidamente dividida. Era comandada por um imperador, chefe do exército. Desenvolveram muito as técnicas agrícolas e construíram obras de drenagem. O artesanato deste povo era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. Ficaram conhecidos como um povo guerreiro.
A sociedade era hierarquizada e rigorosamente dividida. Era liderada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais inferior da sociedade era coagida a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas como canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides, entre outros.
Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por quase 500 cidades e estas pagavam altos impostos para o imperador. O império asteca começou a ser arrasado em 1519 a partir das invasões espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e se apropriaram de grande parte dos objetos de ouro desta civilização. Não satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forçando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da região.
Arte e arquitetura: pirâmide da civilização asteca
Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.
O artesanato a era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. A religião era politeísta, pois cultuavam diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada. A escrita era representada por desenhos e símbolos. O calendário maia foi utilizado com modificações pelos astecas. Desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia.
Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.
Maias
A civilização maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México).
Os povos maias constituem um conjunto diverso de povos nativos americanos do sul do México e da América Central setentrional. O termo maia é abrangente e ao mesmo tempo uma designação coletiva conveniente que inclui os povos da região que partilham de alguma forma uma herança cultural e linguística; porém, esta designação abarca muitas populações, sociedades e grupos étnicos diferentes, cada um com as suas tradições particulares, culturas e identidade histórica.
Estima-se que no início do século XXI esta região seja habitada por 6 milhões de maias. Alguns encontram-se bastante integrados nas culturas modernas dos países em que residem, outros continuam a seguir um modo de vida mais tradicional e culturalmente distinto, muitas vezes falando uma das línguas maias como primeiro idioma.
As maiores populações de maias contemporâneos encontram-se nos estados mexicanos de Yucatán, Campeche, Quintana Roo e Chiapas, e nos países da América Central Belize, Guatemala, e nas regiões ocidentais de Honduras e El Salvador.
Comunidade indígena Maia do Yucatán
Nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos vizinhos. As cidades formavam o núcleo de decisões e práticas políticas e religiosas da civilização e eram governadas por um estado teocrático.O império maia era considerado um representante dos deuses no Planeta Terra. A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesão e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos.
A economia era baseada na agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação do solo eram muito avançadas para a época. Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império.
Ergueram pirâmides, templos e palácios, demonstrando um grande avanço arquitetônico. O artesanato também se destacou: fiação de tecidos, uso de tintas em tecidos e roupas.
A religião deste povo era politeísta, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. Elaboraram um eficiente e complexo calendário que estabelecia com exatidão os 365 dias do ano.
Assim como os egípcios, usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos (hieróglifos). Registravam acontecimentos, datas, contagem de impostos e colheitas, guerras e outros dados importantes.
Incas
O império inca
O Império Inca foi um Estado-nação que existiu na América do Sul de cerca de 1200 até à invasão dos conquistadores espanhóis e a execução do Imperador Inca Atahualpa, em 1533. O império, apesar de composto por diverso grupos étnicos, era comandado por uma elite política e social formada por incas.
Em sua extensão máxima, o império incluía regiões desde o extremo norte como o Equador e o sul da Colômbia, todo o Peru e a Bolívia, até o noroeste da Argentina e o norte do Chile. A capital do império era a atual cidade de Cusco (em quíchua, "Umbigo do Mundo"). O império abrangia diversas nações e mais de 700 idiomas diferentes, sendo o mais falado deles o quíchua.
Vista de Machu Picchu, a "cidade perdida" dos incas.
O Império Inca é considerado como a etapa em que a civilização incaica alcançou seu maior nível de organização e se consolidou como o estado pré-hispânico de maior extensão na América.
Realize uma leitura analítica e elabore uma conclusão sobre os primeiros povos da América
R:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Bons Estudos, # fica em casa.
MATEMÁTICA
Semana 04/05 A 08/05/2020
Atividade do segundo Ano do Ensino Médio
Prof: Aparecida Matematica
H70. O aluno será capaz de reconhecer as razões trigonométricas através do círculo trigonometrico
Duração: 45min
· Turmas: 2D
·
Atividade 1
a) Converter graus para radianos, lembrando que 1radiano equivale a 180graus então determine:
120graus para radianos
270 graus para radianos
45 graus para radianos
b) Converter radianos para graus
2pi/3
4pi/3
2pi
3pi/2
FILOSOFIA
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05
a 08/05/2020
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR
Katia Assis da Silva
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AULAS PREVISTAS
2 Aulas (45 minutos cada)
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DISCIPLINA/TURMA:
Filosofia / 2º SÉRIE D
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CONTEÚDOS:
Assistir ao programa TV Educação no
dia 04/04/2020 às 17h45min e descrever os pontos principais apresentados no
vídeo aula
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Conseguir
interpretar diferentes linguagens através de argumentos e imagens.
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Assistir
a programação do dia pela TV Educação e fazer um relatório sobre os
principais pontos abordados no tema do vídeo aula.
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RECURSOS:
-
Computador
-
Site TV Educação
-
Caderno
-
Caneta
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação será feita através da observação
em relação à coesão e a coerência no que se refere aos textos que serão
entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com
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DATA: 04/04/2020
__
|
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Não
se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.
QUIMICA
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 2º D
Conteúdo: Materiais e suas Propriedades
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e interpretação
Habilidade Cíentifica: Analisar as concentrações de soluções
Conhecer a escala de pH
Classificar as reações ácidas e básicas
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar no caderno do aluno, livros didaticos de Quimica, Centro de Midias e videoaula (https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/propriedades-materia.htm)
Recursos: Enviar as atividades para o email prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 14/05/2020
Atividade de Quimica I
1- O que é uma solução química?
2- O que é uma solução aquosa?
3- O que é soluto e solvente?
4- O que é concentração de soluções
5- O que é concentração comum ou concentração em massa?
6- O que é concentração molar?
7- O que é densidade
8- O que é escala de pH? Desenhe a escala.
9- O que é um phmetro?
10- Qual o pH dos produtos abaixo:
Refrigerante
Vinho
Vinagre
Leite
Suco de limão
Café
11.Qual a diferença de uma solução neutra, básica e ácida?
12.Dê exemplos de soluções aquosas básicas do nosso dia – a – dia
13.Dê exemplos de soluções aquosas ácidas do nosso dia – a –da
14.Dê exemplo de uma solução aquosa de caráter neutro
Bons Estudos
Prof.ª Patricia
LÍNGUA PORTUGUESA
Disciplina:
Língua Portuguesa
Professora:
Cintia Sena
Turmas:
2º SÉRIE D,
Avaliação:
As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 05/05/2020 a 08/05/2020.
Os registros deverão ser realizados em caderno a parte, para que a atividade
seja entregue à professora quando houver o retorno às aulas.
Habilidades
a serem desenvolvidas:
ü Reconhecer
os elementos básicos da narrativa literária.
ü Valorizar
a identidade histórico-social possibilitada pelo estudo das origens da língua
portuguesa, sua evolução e uso em diferentes contextos.
ü Reconhecer
os elementos constitutivos que caracterizam os gêneros romance, comédia de
costumes, poema, artigo de opinião e anúncio publicitário.
ü Inferir
o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de
diferentes gêneros.
Sequência de
atividades:
1.
Pesquisar
a biografia de Machado de Assis e fazer o registro das principais informações.
2.
Ler
o conto “Conto de Escola” de Machado de Assis, disponível no link abaixo:
3.
Identifique
os personagens, os lugares onde os fatos acontecem, o momento, o narrador.
O foco
narrativo é o ponto de vista que o narrador se utiliza para contar um fato.
Observe o foco narrativo do Conto de Escola e responda:
a)
Como
o narrador conta o fato?
b)
Ele
participa das ações ou somente conta a história?
c)
Como
isso está marcado no texto? Exemplifique.
4.
Algumas
vezes, o narrador é personagem, participa ativamente da história, outras, ele é
um narrador onisciente, aquele que tudo sabe, tudo ouve, tudo vê. As pessoas do
verbo indicam se o narrador é personagem ou onisciente. Nesse conto, como o
verbo indica a pessoa do narrador? Copie do texto alguns exemplos de verbos
indicadores do tipo de narrador.
5.
Os
verbos que constituem as ações estão no pretérito perfeito simples e no
pretérito imperfeito, são ações narradas, essencialmente, no passado. Qual a
razão para o autor, ora usar um tempo verbal, ora outro? Justifique.
6.
As
reticências, pelo contexto, podem, às vezes, provocar “um silêncio” que permite
ao leitor inferir no texto e buscar o conteúdo semântico do que não foi dito.
Nessa perspectiva, qual seria o significado do uso das reticências no desfecho
do conto?
7.
Há
no texto palavras ou expressões que você desconhecia? Caso não consiga compreender
seu significado a partir do texto, relacione-as e pesquise o significado.
8.
A
delação e a corrupção presentes na história demonstram o caráter dos
personagens? Retire do texto situações típicas para a corrupção, delação,
inveja etc.
9.
Por
que Pilar chegou à conclusão de que não era “um menino de virtudes”?
INGLÊS
Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 2a- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre Atividade para a semana: de 04 à 08 de maio de 2020. Bimestre: 1o. Bimestre Série: 2ºD Ano Ensino Médio Período: Noturno Professora: Maria Antonia Disciplina: Inglês Tema:Intertextualidade e cinema Conteúdo:Filmes e programas de TV Objetivo Aprendizagem:Ler, escrever e memorizar vocabuário. Atividade:Pesquise páginas da internet sobre etapas na produção de um filme. Escreva em inglês e português. Envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br,
2ªE
FILOSOFIA
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05
a 08/05/2020
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR
Katia Assis da Silva
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AULAS PREVISTAS
2 Aulas (45 minutos cada)
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DISCIPLINA/TURMA:
Filosofia / 2º SERIE E
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CONTEÚDOS:
Assistir ao programa TV Educação no
dia 04/04/2020 às 17h45min e descrever os pontos principais apresentados no
vídeo aula
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Conseguir
interpretar diferentes linguagens através de argumentos e imagens.
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Assistir
a programação do dia pela TV Educação e fazer um relatório sobre os
principais pontos abordados no tema do vídeo aula.
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RECURSOS:
-
Computador
-
Site TV Educação
-
Caderno
-
Caneta
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação será feita através da observação
em relação à coesão e a coerência no que se refere aos textos que serão
entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com
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DATA: 04/04/2020
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Não
se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.
HISTÓRIA
NOME DO PROFESSOR: Odirlei
EMAIL / FERRAMENTA PARA DEVOLUTIVA:
proodirleihistoria@gmail.com
DISCIPLINA: Historia
ANO/SÉRIE: 2 serie E
NÚMERO DE AULAS: 2 aulas semana de 04 a 08 de maio.
HABILIDADE (S): Leitura
e produção de texto
INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM: Analise
PRAZO PARA ENTREGA: todas as atividades até dia 20 de
maio
ATIVIDADE:
Os primeiros povos da América e
os índios do Brasil
Muito antes da chegada de
Cristóvão Colombo, a América já era ocupada por vários povos, que viviam de
variadas formas, as quais iam da organização tribal - como os povos que habitavam a região onde
hoje é o Brasil – até vastos impérios, como era o caso dos astecas, que se
localizavam na região conhecida como Mesomérica.
Muitas dessas civilizações
desapareceram em consequência da colonização, que se iniciou no final do século XV, mas
deixaram heranças históricas que marcaram o nosso continente até os dias de
hoje.
Os astecas e os maias conheciam a
escrita e registravam regularmente o seu cotidiano. Os incas, por sua vez,
criaram um interessante e eficiente sistema de contagem: o quipo. Este
instrumento era feito de cordões coloridos, onde cada cor representava a
contagem de algo. Com o quipo, registravam e somavam as colheitas, habitantes e
impostos. Mesmo com todo desenvolvimento, este povo não desenvolveu um sistema
de escrita.
Infelizmente, grande parte dos
documentos produzidos antes de 1492, que
poderiam nos revelar muitos aspectos do seu modo de vida, foi destruída pelos
conquistadores e em seu lugar ficaram relatos feitos pelos europeus, que, em sua grande maioria, viam a cultura
americana como inferior à europeia. Na atualidade, a arqueologia tem feito
várias descobertas que permitem elucidar
um pouco mais a cultura dos primeiros
habitantes da América.
A agricultura na América
Pré-Colombiana
O desenvolvimento da agricultura
das sociedades Pré-Colombianas pode se comparar ao europeu, pois esta era
desenvolvida há mais de 7000 anos, baseada nas culturas de milho, abóbora e
feijão, todos naturais da América, além da mandioca, que era plantada nas áreas
de floresta tropical. O desenvolvimento de outras culturas além destas foi
limitado, pois poucos eram os animais domesticáveis e que se prestavam ao
trabalho.
Astecas
O povo asteca foi uma civilização
mesoamericana, pré-colombiana, que se desenvolveu principalmente entre os
séculos XIV e XVI, no território correspondente ao atual México. Era um povo
guerreiro. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual
Cidade do México), numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco. A sociedade
asteca era hierarquizada e rigidamente dividida. Era comandada por um
imperador, chefe do exército. Desenvolveram muito as técnicas agrícolas e
construíram obras de drenagem. O artesanato deste povo era riquíssimo,
destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com
pinturas. Ficaram conhecidos como um povo guerreiro.
A sociedade era hierarquizada e
rigorosamente dividida. Era liderada por um imperador, chefe do exército. A
nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses,
artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta
camada mais inferior da sociedade era coagida a exercer um trabalho compulsório
para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas como
canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides, entre outros.
Durante o governo do imperador
Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por
quase 500 cidades e estas pagavam altos impostos para o imperador. O império asteca
começou a ser arrasado em 1519 a partir das invasões espanholas. Os espanhóis
dominaram os astecas e se apropriaram de grande parte dos objetos de ouro desta
civilização. Não satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forçando-os a
trabalharem nas minas de ouro e prata da região.
Arte e arquitetura: pirâmide da
civilização asteca
Os astecas desenvolveram muito as
técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de
cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As
sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.
O artesanato a era riquíssimo,
destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com
pinturas. A religião era politeísta, pois cultuavam diversos deuses da natureza
(deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente
Emplumada. A escrita era representada por desenhos e símbolos. O calendário
maia foi utilizado com modificações pelos astecas. Desenvolveram diversos
conceitos matemáticos e de astronomia.
Na arquitetura, construíram
enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos.
Estes eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam
que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.
Maias
A civilização maia habitou a
região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de
Yucatán (sul do atual México).
Os povos maias constituem um
conjunto diverso de povos nativos americanos do sul do México e da América
Central setentrional. O termo maia é abrangente e ao mesmo tempo uma designação
coletiva conveniente que inclui os povos da região que partilham de alguma
forma uma herança cultural e linguística; porém, esta designação abarca muitas
populações, sociedades e grupos étnicos diferentes, cada um com as suas
tradições particulares, culturas e identidade histórica.
Estima-se que no início do século
XXI esta região seja habitada por 6 milhões de maias. Alguns encontram-se
bastante integrados nas culturas modernas dos países em que residem, outros
continuam a seguir um modo de vida mais tradicional e culturalmente distinto,
muitas vezes falando uma das línguas maias como primeiro idioma.
As maiores populações de maias
contemporâneos encontram-se nos estados mexicanos de Yucatán, Campeche,
Quintana Roo e Chiapas, e nos países da América Central Belize, Guatemala, e
nas regiões ocidentais de Honduras e El Salvador.
Comunidade indígena Maia do
Yucatán
Nunca chegaram a formar um
império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos
vizinhos. As cidades formavam o núcleo de decisões e práticas políticas e
religiosas da civilização e eram governadas por um estado teocrático.O império
maia era considerado um representante dos deuses no Planeta Terra. A zona
urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes
(responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores
do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da
sociedade, artesão e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos
privilegiadas e tinham que pagar altos impostos.
A economia era baseada na
agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de
irrigação do solo eram muito avançadas para a época. Praticavam o comércio de
mercadorias com povos vizinhos e no interior do império.
Ergueram pirâmides, templos e
palácios, demonstrando um grande avanço arquitetônico. O artesanato também se
destacou: fiação de tecidos, uso de tintas em tecidos e roupas.
A religião deste povo era
politeísta, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. Elaboraram um
eficiente e complexo calendário que
estabelecia com exatidão os 365 dias do ano.
Assim como os egípcios, usaram
uma escrita baseada em símbolos e desenhos (hieróglifos). Registravam
acontecimentos, datas, contagem de impostos e colheitas, guerras e outros dados
importantes.
Incas
O império inca
O Império Inca foi um
Estado-nação que existiu na América do Sul de cerca de 1200 até à invasão dos
conquistadores espanhóis e a execução do Imperador Inca Atahualpa, em 1533. O
império, apesar de composto por diverso grupos étnicos, era comandado por uma
elite política e social formada por incas.
Em sua extensão máxima, o império
incluía regiões desde o extremo norte como o Equador e o sul da Colômbia, todo
o Peru e a Bolívia, até o noroeste da Argentina e o norte do Chile. A capital
do império era a atual cidade de Cusco (em quíchua, "Umbigo do
Mundo"). O império abrangia diversas nações e mais de 700 idiomas diferentes,
sendo o mais falado deles o quíchua.
Vista de Machu Picchu, a
"cidade perdida" dos incas.
O Império Inca é considerado como
a etapa em que a civilização incaica alcançou seu maior nível de organização e
se consolidou como o estado pré-hispânico de maior extensão na América.
Realize uma leitura analítica e
elabore uma conclusão sobre os primeiros povos da América
R:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Bons
Estudos, # fica em casa.
Semana 04/05 A 08/05/2020
Atividade do segundo Ano do Ensino Médio
Prof: Aparecida Matematica
H70. O aluno será capaz de reconhecer as razões trigonométricas através do círculo trigonometrico
Duração: 45min
· Turmas: 2E
·
Atividade 1
a) Converter graus para radianos, lembrando que 1radiano equivale a 180graus então determine:
120graus para radianos
270 graus para radianos
45 graus para radianos
b) Converter radianos para graus
2pi/3
4pi/3
2pi
3pi/2
QUIMICA
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 2º E
Conteúdo: Materiais e suas Propriedades
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e interpretação
Habilidade Cíentifica: Analisar as concentrações de soluções
Conhecer a escala de pH
Classificar as reações ácidas e básicas
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar no caderno do aluno, livros didaticos de Quimica, Centro de Midias e videoaula (https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/propriedades-materia.htm)
Recursos: Enviar as atividades para o email prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 14/05/2020
Atividade de Quimica I
1- O que é uma solução química?
2- O que é uma solução aquosa?
3- O que é soluto e solvente?
4- O que é concentração de soluções
5- O que é concentração comum ou concentração em massa?
6- O que é concentração molar?
7- O que é densidade
8- O que é escala de pH? Desenhe a escala.
9- O que é um phmetro?
10- Qual o pH dos produtos abaixo:
Refrigerante
Vinho
Vinagre
Leite
Suco de limão
Café
11.Qual a diferença de uma solução neutra, básica e ácida?
12.Dê exemplos de soluções aquosas básicas do nosso dia – a – dia
13.Dê exemplos de soluções aquosas ácidas do nosso dia – a –da
14.Dê exemplo de uma solução aquosa de caráter neutro
Bons Estudos
Prof.ª Patricia
LÍNGUA PORTUGUESA
Disciplina:
Língua Portuguesa
Professora:
Cintia Sena
Turmas:
2º SÉRIE E
Avaliação:
As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 05/05/2020 a 08/05/2020.
Os registros deverão ser realizados em caderno a parte, para que a atividade
seja entregue à professora quando houver o retorno às aulas.
Habilidades
a serem desenvolvidas:
ü Reconhecer
os elementos básicos da narrativa literária.
ü Valorizar
a identidade histórico-social possibilitada pelo estudo das origens da língua
portuguesa, sua evolução e uso em diferentes contextos.
ü Reconhecer
os elementos constitutivos que caracterizam os gêneros romance, comédia de
costumes, poema, artigo de opinião e anúncio publicitário.
ü Inferir
o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de
diferentes gêneros.
Sequência de
atividades:
1.
Pesquisar
a biografia de Machado de Assis e fazer o registro das principais informações.
2.
Ler
o conto “Conto de Escola” de Machado de Assis, disponível no link abaixo:
3.
Identifique
os personagens, os lugares onde os fatos acontecem, o momento, o narrador.
O foco
narrativo é o ponto de vista que o narrador se utiliza para contar um fato.
Observe o foco narrativo do Conto de Escola e responda:
a)
Como
o narrador conta o fato?
b)
Ele
participa das ações ou somente conta a história?
c)
Como
isso está marcado no texto? Exemplifique.
4.
Algumas
vezes, o narrador é personagem, participa ativamente da história, outras, ele é
um narrador onisciente, aquele que tudo sabe, tudo ouve, tudo vê. As pessoas do
verbo indicam se o narrador é personagem ou onisciente. Nesse conto, como o
verbo indica a pessoa do narrador? Copie do texto alguns exemplos de verbos
indicadores do tipo de narrador.
5.
Os
verbos que constituem as ações estão no pretérito perfeito simples e no
pretérito imperfeito, são ações narradas, essencialmente, no passado. Qual a
razão para o autor, ora usar um tempo verbal, ora outro? Justifique.
6.
As
reticências, pelo contexto, podem, às vezes, provocar “um silêncio” que permite
ao leitor inferir no texto e buscar o conteúdo semântico do que não foi dito.
Nessa perspectiva, qual seria o significado do uso das reticências no desfecho
do conto?
7.
Há
no texto palavras ou expressões que você desconhecia? Caso não consiga compreender
seu significado a partir do texto, relacione-as e pesquise o significado.
8.
A
delação e a corrupção presentes na história demonstram o caráter dos
personagens? Retire do texto situações típicas para a corrupção, delação,
inveja etc.
9.
Por
que Pilar chegou à conclusão de que não era “um menino de virtudes”?
ARTE
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR Jorge C. Pessoa
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AULAS PREVISTAS
4aulas
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL
SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO
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DISCIPLINA/TURMA: 2ºD,
Arte
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CONTEÚDOS:
Espaços expositivos, modos de expor, salões de arte, bienais e feiras de arte.
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Práticas de Leitura e Escrita, produção de texto (EF69LP07B).
Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança.
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Assista aos vídeos nos link’s :
https://www.youtube.com/watch?v=x1IkLdes3ko, neste primeiro vídeo relacione ao menos 10 palavras e seus significados.
https://www.youtube.com/watch?v=7vwjJvM2OVg, já nestes dois vídeos descreva o que muitas vezes acontece entre obras e público (reveja nosso estudo de Arte Contemporânea para ajudar na resposta) para isso consulte ao caderno com os conteúdos já passado anteriormente nas aulas presenciais, bem como, fazer outras pesquisas de vídeos e artigos na internet.
Obs.: Para a entrega trabalho e aguardar a implantação e liberação do Google Sala de aula pela CMSP, ou aguarde novas informações.
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RECURSOS:
Vídeo no Youtube, consulta ao caderno de conteúdo já passado e pesquisa na internet.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Respostas com base as aulas presenciais já assistida e vídeo sugerido pelo professor nesta atividade.
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INGLÊS
Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 2a- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre Atividade para a semana: de 04 à 08 de maio de 2020. Bimestre: 1o. Bimestre Série: 2ºE Ano Ensino Médio Período: Noturno Professora: Maria Antonia Disciplina: Inglês Tema:Intertextualidade e cinema Conteúdo:Filmes e programas de TV Objetivo Aprendizagem:Ler, escrever e memorizar vocabuário. Atividade:Pesquise páginas da internet sobre etapas na produção de um filme. Escreva em inglês e português. Envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br,
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