sexta-feira, 1 de maio de 2020

3º TERMO - E.J.A - SEMANA 04/05 A 08/05

3ºT.A 

LÍNGUA PORTUGUESA

E.E. Salim Farah Maluf.

3º TERMO A    – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           
E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Identificar a tese e ideias-chave/principal em um texto argumentativo.
Atividade: Texto argumentativo (foco: leitura, interpretação e localização da ideia-chave/principal.
Tempo para realização: Uma semana.       De 04/05 até 08/05(Quatro aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

   









Regime, ginástica e cama

A falta de sono adequado é, definitivamente, um fator de risco isolado para o ganho de peso.
  A matemática da perda de peso é simples. O consumo de calorias deve ser inferior ao total de energia gasta pelo organismo. Nos últimos cinco anos, porém, uma série de estudos vem demonstrando que um terceiro fator deve ser incluído na equação do emagrecimento - o sono. Como a má alimentação e o sedentarismo, uma sucessão de noites mal dormidas pode condenar ao fracasso qualquer luta contra a balança.
 A pesquisa mais recente e uma das mais intrigantes sobre o assunto foi publicada na revista científica americana Annals of Internal Medicine. Conduzida por médicos da Universidade de Chicago, ela demonstrou que, em períodos de pouco sono, a queima de gordura corporal é 55% menor e a perda de massa magra, 60% maior.
"Perder massa magra significa perder músculos, e isso é ruim porque leva à desaceleração do metabolismo e faz com que a pessoa ganhe peso com mais facilidade", diz o endocrinologista Walmir Coutinho, presidente eleito da Associação Internacional para o Estudo da Obesidade. Em outras palavras: dormir pouco favorece o efeito sanfona, a grande questão de quem tenta se livrar dos quilos em excesso.
MAGALHÃES. Naiara. Veja. 20 out. 2010. p. 160.


1-Nesse texto, a ideia principal defendida pelo autor é que a:
a) falta de sono está relacionada ao ganho de peso.
b) má alimentação derruba a luta contra a balança.
c) perda de massa magra é maior com pouco sono.
d) perda de massa magra desacelera o metabolismo.


2-(Enem 2016)-      Qual é a segurança do sangue?
   Para que o sangue esteja disponível para aqueles que necessitam, os indivíduos saudáveis devem criar o hábito de doar sangue e encorajar amigos e familiares saudáveis a praticarem o mesmo ato.
  A prática de selecionar criteriosamente os doadores, bem como as rígidas normas aplicadas para testar, transportar, estocar e transfundir o sangue doado fez dele um produto muito mais seguro do que já foi anteriormente.
  Apenas pessoas saudáveis e que não sejam de risco para adquirir doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, HIV, sífilis e Chagas, podem doar sangue.
  Se você acha que sua saúde ou comportamento pode colocar em risco a vida de quem for receber seu sangue, ou tem a real intenção de apenas realizar o teste para o vírus HIV, NÃO DOE SANGUE.
  Cumpre destacar que apesar de o sangue doado ser testado para as doenças transmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janela imunológica em que um doador contaminado por um determinado vírus pode transmitir a doença através do seu sangue.
  DA SUA HONESTIDADE DEPENDE A VIDA DE QUEM VAI RECEBER SEU SANGUE.
Disponível em: www.prosangue.sp.gov.br. Acesso em: 24 abr. 2015 (adaptado).

  Nessa campanha, as informações apresentadas têm como ideia chave/ principal:

a)    Conscientizar o doador de sua corresponsabilidade pela qualidade do sangue.
b)    Garantir a segurança de pessoas de grupos de risco durante a doação de sangue.
c)    Esclarecer o público sobre a segurança do processo de captação do sangue.
d)    Alertar os doadores sobre as dificuldades enfrentadas na coleta de sangue. E ampliar o número de doadores para manter o banco de sangue.



Entregar as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo e nome da escola.


SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.


INGLÊS


PROFESSOR: Josineide
locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  



DISCIPLINA/TURMA: Inglês – 3º Termo A



CONTEÚDOS:

Texto: McDonald's adds new policy amid meat shortage concerns

McDonald's is temporarily changing how restaurants get their supply of beef and pork, as the U.S. faces potential meat shortages due to slaughterhouse closures. 
McDonald's has put items including burger patties, bacon, and sausage on controlled allocation. That means the company's supply chain will send restaurants meat shipments based on calculated demand across the system, as opposed to the usual practice of management ordering the amount believed will be needed. 
The company confirmed to Business Insider that, while McDonald's is able to meet the system's needs at this point, distribution centers went on managed supply and restaurants on controlled allocation as of Wednesday out of an abundance of caution.
The new approach does not necessarily mean that McDonald's is facing shortages, but instead that the company is more closely monitoring and managing meat supply across the U.S. as the situation changes on a daily and hour basis. 
Meat industry executives at companies including Smithfield Foods and Tyson — both of which are McDonald's suppliers — have warned of shortages in recent weeks, as meat processing plants shutter across the U.S. More than 5,000 workers have contacted COVID-19, with at least 20 workers dying, according to the United Food and Commercial Workers International Union.


Disponível no link:


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade (EF06LI08) – Compreensão geral específica de leitura, identificar o assunto de um texto reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aula 1

 1-Para compreensão do texto, busque no as palavras cognatas (palavras parecidas com as do  português) e as que você conhece em conhece em inglês.

2-      Procure o significado dessas palavras no dicionário https://www.linguee.com.br/portugues-ingles ou em outro de sua escolha para confirmar o significado

3-      O que você conseguiu entender do texto? Responda em português ou inglês.

Aula 2

1-      Você conseguiu localizar algum dos auxiliares utilizados para perguntas e negativas? Lembra quais são? Do, Does, Did, Will, se achou reescreva a frase em que se encontram.

2-      Escolha a alternativa correta:

a)      Os Estados Unidos enfrentam uma escassez de carne bovina e suína
Yes (   ) No (   )

b)      O McDonald’s não está controlando a venda de hambúrguer e bacon
Yes (   ) No (   )

c)      Mais de 5.000 trabalhadores morreram por causa do COVID-19
Yes (   ) No (   )

3-      Responda com a negativa:
a)      Will McDonald’s face this situation?
Negativa _______________________

B)      Does McDonald’s have many employees?
Negativa __________________


RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula



ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °TA
Habilidades: Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão
Atividade: Questões
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Questões

Com base na pesquisa realizada na aula anterior, responda as seguintes questões:

Questões

O que é Cidadania?
Qual é a importância da cidadania para o povo Brasileiro?
Cite atos de cidadania?
O que é Direito?
Quem pode exerce ?
Cite alguns deveres do Cidadão?


Obs :Atividade pode ser realizada em dupla
Atividade deve ser entregue no e-mail Joycedancy@yahoo.com.br



MATEMÁTICA



Atividade para 3TA,3TB e 3TC
Entregar por email : profmarcelomaua@gmail.com
Matemática
Semana de 04/05 a 08/05


1)    Calcule o ponto médio das retas que tem as extremidades de coordenadas abaixo:
a)    A (2,3) e B (8,1)
b)    A(-1,4) e B ( 7,2)
c)    A (-2,-3) e B ( 4, -7)
d)    A (4,5) e B ( -10,1)

2)    Calcule os pontos médio dos segmentos de reta abaixo:

a)    A ( 9,6 ) 0--------------------------------------0 B ( -11, -2)

b)    A ( -2,3 ) 0--------------------------------------0 B ( -4,13 )


3)    Defina o que é ponto médio.
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4)    Numa reta a extremidade A tem coordenadas ( 5.6) e ponto médio com coordenadas ( 4,5).Qual as coordenadas da extremidade B?

5)    Numa reta a extremidade B tem coordenadas ( -5,-2 ) e ponto médio com coordenadas ( -3,4 ) .Qual as coordenadas da extremidade A?








Química – Professora Edjane
Turmas : 3º termo A 
Tempo: 2 horas – aulas
Habilidade: H 27, leitura e interpretação de texto


Base no vídeo número 1, do Professor Xoven, “introdução à Química Orgânica”, relate em seu caderno, as teorias de Bergman, Berzelius, Wöler e KeKulé.

 Obs.: os vídeos estão no site  https://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-organica.htm

FILOSOFIA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05 a 08/05/2020
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Katia Assis da Silva
AULAS PREVISTAS
2 Aulas (45 minutos cada)

DISCIPLINA/TURMA:
              Filosofia / 3º Termo A

CONTEÚDOS:
 Elaborar um resumo sobre a Revolução Empírica e suas conseqüências relacionadas à economia.


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Desenvolver o senso critico

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar e fazer um resumo explicando o que é Revolução Empírica destacando suas conseqüências no setor econômico.

RECURSOS:
- Computador
- Site de pesquisa do Google
- Caderno
- Caneta

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
 A avaliação será feita através da observação em relação à coesão e a coerência no que se refere aos textos que serão entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com



DATA: 04/04/2020
__



Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

ARTE


DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR   Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS

4 aulas
SEMANA DE 27 A 30 
SEMANA DE 04 A 08

DISCIPLINA/TURMA: 3ºTA
              Arte

CONTEÚDOS:
Mídias e sua relação com as diferentes linguagens artísticas.


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Práticas de Leitura e Escrita, produção de texto (EF69LP07B).

Compreender a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia.



DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:


Assista aos vídeos nos link’s :



Faça mais pesquisa sobre o tema “Arte, ciência e tecnologia através de vídeos e artigos na internet, e depois crie um texto autoral (texto próprio) sobre tema com base nos vídeos indicados e sua pesquisa pessoal.

Obs.: Para a entrega trabalho e aguardar a implantação e liberação do Google Sala de aula pela CMSP, ou aguarde novas informações.


RECURSOS:
Vídeo no Youtube e pesquisa na internet.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Produção de texto autoral com base nos vídeos sugeridos pelo professor nesta atividade, e pesquisa sobre o tema.




__





3ºT.B

LÍNGUA PORTUGUESA
E.E. Salim Farah Maluf.

B  – Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa.           
E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Identificar a tese e ideias-chave/principal em um texto argumentativo.
Atividade: Texto argumentativo (foco: leitura, interpretação e localização da ideia-chave/principal.
Tempo para realização: Uma semana.       De 04/05 até 08/05(Quatro aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

   










Regime, ginástica e cama

A falta de sono adequado é, definitivamente, um fator de risco isolado para o ganho de peso.
  A matemática da perda de peso é simples. O consumo de calorias deve ser inferior ao total de energia gasta pelo organismo. Nos últimos cinco anos, porém, uma série de estudos vem demonstrando que um terceiro fator deve ser incluído na equação do emagrecimento - o sono. Como a má alimentação e o sedentarismo, uma sucessão de noites mal dormidas pode condenar ao fracasso qualquer luta contra a balança.
 A pesquisa mais recente e uma das mais intrigantes sobre o assunto foi publicada na revista científica americana Annals of Internal Medicine. Conduzida por médicos da Universidade de Chicago, ela demonstrou que, em períodos de pouco sono, a queima de gordura corporal é 55% menor e a perda de massa magra, 60% maior.
"Perder massa magra significa perder músculos, e isso é ruim porque leva à desaceleração do metabolismo e faz com que a pessoa ganhe peso com mais facilidade", diz o endocrinologista Walmir Coutinho, presidente eleito da Associação Internacional para o Estudo da Obesidade. Em outras palavras: dormir pouco favorece o efeito sanfona, a grande questão de quem tenta se livrar dos quilos em excesso.
MAGALHÃES. Naiara. Veja. 20 out. 2010. p. 160.


1-Nesse texto, a ideia principal defendida pelo autor é que a:
a) falta de sono está relacionada ao ganho de peso.
b) má alimentação derruba a luta contra a balança.
c) perda de massa magra é maior com pouco sono.
d) perda de massa magra desacelera o metabolismo.


2-(Enem 2016)-      Qual é a segurança do sangue?
   Para que o sangue esteja disponível para aqueles que necessitam, os indivíduos saudáveis devem criar o hábito de doar sangue e encorajar amigos e familiares saudáveis a praticarem o mesmo ato.
  A prática de selecionar criteriosamente os doadores, bem como as rígidas normas aplicadas para testar, transportar, estocar e transfundir o sangue doado fez dele um produto muito mais seguro do que já foi anteriormente.
  Apenas pessoas saudáveis e que não sejam de risco para adquirir doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, HIV, sífilis e Chagas, podem doar sangue.
  Se você acha que sua saúde ou comportamento pode colocar em risco a vida de quem for receber seu sangue, ou tem a real intenção de apenas realizar o teste para o vírus HIV, NÃO DOE SANGUE.
  Cumpre destacar que apesar de o sangue doado ser testado para as doenças transmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janela imunológica em que um doador contaminado por um determinado vírus pode transmitir a doença através do seu sangue.
  DA SUA HONESTIDADE DEPENDE A VIDA DE QUEM VAI RECEBER SEU SANGUE.
Disponível em: www.prosangue.sp.gov.br. Acesso em: 24 abr. 2015 (adaptado).

  Nessa campanha, as informações apresentadas têm como ideia chave/ principal:

a)    Conscientizar o doador de sua corresponsabilidade pela qualidade do sangue.
b)    Garantir a segurança de pessoas de grupos de risco durante a doação de sangue.
c)    Esclarecer o público sobre a segurança do processo de captação do sangue.
d)    Alertar os doadores sobre as dificuldades enfrentadas na coleta de sangue. E ampliar o número de doadores para manter o banco de sangue.



Entregar as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.


INGLÊS


PROFESSOR: Josineide
locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  


DISCIPLINA/TURMA: Inglês – 3º Termo B



CONTEÚDOS:

Texto: McDonald's adds new policy amid meat shortage concerns

McDonald's is temporarily changing how restaurants get their supply of beef and pork, as the U.S. faces potential meat shortages due to slaughterhouse closures. 
McDonald's has put items including burger patties, bacon, and sausage on controlled allocation. That means the company's supply chain will send restaurants meat shipments based on calculated demand across the system, as opposed to the usual practice of management ordering the amount believed will be needed. 
The company confirmed to Business Insider that, while McDonald's is able to meet the system's needs at this point, distribution centers went on managed supply and restaurants on controlled allocation as of Wednesday out of an abundance of caution.
The new approach does not necessarily mean that McDonald's is facing shortages, but instead that the company is more closely monitoring and managing meat supply across the U.S. as the situation changes on a daily and hour basis. 
Meat industry executives at companies including Smithfield Foods and Tyson — both of which are McDonald's suppliers — have warned of shortages in recent weeks, as meat processing plants shutter across the U.S. More than 5,000 workers have contacted COVID-19, with at least 20 workers dying, according to the United Food and Commercial Workers International Union.


Disponível no link:


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade (EF06LI08) – Compreensão geral específica de leitura, identificar o assunto de um texto reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aula 1

 1-Para compreensão do texto, busque no as palavras cognatas (palavras parecidas com as do  português) e as que você conhece em conhece em inglês.

2-      Procure o significado dessas palavras no dicionário https://www.linguee.com.br/portugues-ingles ou em outro de sua escolha para confirmar o significado

3-      O que você conseguiu entender do texto? Responda em português ou inglês.

Aula 2

1-      Você conseguiu localizar algum dos auxiliares utilizados para perguntas e negativas? Lembra quais são? Do, Does, Did, Will, se achou reescreva a frase em que se encontram.

2-      Escolha a alternativa correta:

a)      Os Estados Unidos enfrentam uma escassez de carne bovina e suína
Yes (   ) No (   )

b)      O McDonald’s não está controlando a venda de hambúrguer e bacon
Yes (   ) No (   )

c)      Mais de 5.000 trabalhadores morreram por causa do COVID-19
Yes (   ) No (   )

3-      Responda com a negativa:
a)      Will McDonald’s face this situation?
Negativa _______________________

B)      Does McDonald’s have many employees?
Negativa __________________


RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula





MATEMÁTICA



Atividade para 3TA,3TB e 3TC
Entregar por email : profmarcelomaua@gmail.com
Matemática
Semana de 04/05 a 08/05


1)    Calcule o ponto médio das retas que tem as extremidades de coordenadas abaixo:
a)    A (2,3) e B (8,1)
b)    A(-1,4) e B ( 7,2)
c)    A (-2,-3) e B ( 4, -7)
d)    A (4,5) e B ( -10,1)

2)    Calcule os pontos médio dos segmentos de reta abaixo:

a)    A ( 9,6 ) 0--------------------------------------0 B ( -11, -2)

b)    A ( -2,3 ) 0--------------------------------------0 B ( -4,13 )


3)    Defina o que é ponto médio.
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4)    Numa reta a extremidade A tem coordenadas ( 5.6) e ponto médio com coordenadas ( 4,5).Qual as coordenadas da extremidade B?



5)    Numa reta a extremidade B tem coordenadas ( -5,-2 ) e ponto médio com coordenadas ( -3,4 ) .Qual as coordenadas da extremidade A?





SOCIOLOGIA



ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °TB
Habilidades: Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão
Atividade: Questões
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Questões

Com base na pesquisa realizada na aula anterior, responda as seguintes questões:

Questões

O que é Cidadania?
Qual é a importância da cidadania para o povo Brasileiro?
Cite atos de cidadania?
O que é Direito?
Quem pode exerce ?
Cite alguns deveres do Cidadão?


Obs :Atividade pode ser realizada em dupla
Atividade deve ser entregue no e-mail Joycedancy@yahoo.com.br


Química – Professora Edjane
Turmas : 3º termo  B
Tempo: 2 horas – aulas
Habilidade: H 27, leitura e interpretação de texto


Base no vídeo número 1, do Professor Xoven, “introdução à Química Orgânica”, relate em seu caderno, as teorias de Bergman, Berzelius, Wöler e KeKulé.

 Obs.: os vídeos estão no site  https://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-organica.htm




ARTE

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                        E.JA  3º T. B

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
           Atividade de Música

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
 Interpretar e analisar música de vários gêneros e estilos musicais especialmente a brasileira, desenvolver maior sensibilidade e consciência estética diante do meio ambiente sonoro.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Romantismo
   Quando se fala em romantismo hoje em dia, de modo geral, o significado atribuído ao termo é o da ideia de amor, das relações amorosas entre duas pessoas, e das atitudes que demonstram esse sentimento. Nesse sentido, uma grande parte da música popular que as pessoas escutam cotidianamente é chamada de romântica, ou seja, fala de amor.
   Embora romantismo seja um termo corriqueiro atualmente, seu uso é relativamente novo na história, a partir do século XVIII. Em sua origem, também não possuía o significado que damos a ele hoje, abarcando sentidos muito mais amplo do que só os relacionados ao amor.
   Romantismo é o nome que se deu ao movimento cultural predominante da primeira metade do século XIX, com manifestações em todas as linguagens artísticas. Tem suas raízes na Alemanha, com o movimento literário Sturm und Drang, que pode ser traduzido como Tempestade e Ímpeto, no fim do século XVIII, e espalhou-se por toda a Europa e também América, valorizando a subjetividade, o predomínio da emoção, da intuição e imaginação sobre a razão.
   A obra de arte deveria ser a expressão da individualidade do artista: seus meados, suas tristezas, suas alegrias, sua visão particular do mundo. Em vez de seguir regras de ordem e equilíbrio impostas pela tradição, o artista romântico buscava manifestar suas emoções mais profundas e às vezes agressivas, valorizando emoções como o horror ou o medo do desconhecido. O Romantismo enraíza o mito do artista como ser perturbado pelos seus sentimentos, isolado do mundo e em contato com a natureza. Valoriza também o nacionalismo e a figura de herói, indivíduo disposto a dar a vida por uma causa, seja o amor ou uma ideologia. A figura feminina é idealizada, símbolo da pureza e da virtude. Também a violência dos sentimentos é refletida na estética romântica, no desequilíbrio e agitação das formas, em contraposição à sobriedade e harmonia das associadas aos ideais iluministas.

Faça a leitura do texto e escreva um texto destacando a diferença do Romantismo no seu surgimento no fim do século e VXIII com os dias de hoje.     


RECURSOS:
Caderno para registro; Caneta; Lápis; Borracha.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.go.br




DATA 04/05  a 08 /05

__



FILOSOFIA


DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05 a 08/05/2020
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Katia Assis da Silva
AULAS PREVISTAS
2 Aulas (45 minutos cada)

DISCIPLINA/TURMA:
              Filosofia / 3º Termo B

CONTEÚDOS:
 Elaborar um resumo sobre a Revolução Empírica e suas conseqüências relacionadas à economia.


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Desenvolver o senso critico

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar e fazer um resumo explicando o que é Revolução Empírica destacando suas conseqüências no setor econômico.

RECURSOS:
- Computador
- Site de pesquisa do Google
- Caderno
- Caneta

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
 A avaliação será feita através da observação em relação à coesão e a coerência no que se refere aos textos que serão entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com



DATA: 04/04/2020
__



Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.



3ºT.C


LÍNGUA PORTUGUESA
E.E. Salim Farah Maluf.

3º TERMO – Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa.           
E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Identificar a tese e ideias-chave/principal em um texto argumentativo.
Atividade: Texto argumentativo (foco: leitura, interpretação e localização da ideia-chave/principal.
Tempo para realização: Uma semana.       De 04/05 até 08/05(Quatro aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

   










Regime, ginástica e cama

A falta de sono adequado é, definitivamente, um fator de risco isolado para o ganho de peso.
  A matemática da perda de peso é simples. O consumo de calorias deve ser inferior ao total de energia gasta pelo organismo. Nos últimos cinco anos, porém, uma série de estudos vem demonstrando que um terceiro fator deve ser incluído na equação do emagrecimento - o sono. Como a má alimentação e o sedentarismo, uma sucessão de noites mal dormidas pode condenar ao fracasso qualquer luta contra a balança.
 A pesquisa mais recente e uma das mais intrigantes sobre o assunto foi publicada na revista científica americana Annals of Internal Medicine. Conduzida por médicos da Universidade de Chicago, ela demonstrou que, em períodos de pouco sono, a queima de gordura corporal é 55% menor e a perda de massa magra, 60% maior.
"Perder massa magra significa perder músculos, e isso é ruim porque leva à desaceleração do metabolismo e faz com que a pessoa ganhe peso com mais facilidade", diz o endocrinologista Walmir Coutinho, presidente eleito da Associação Internacional para o Estudo da Obesidade. Em outras palavras: dormir pouco favorece o efeito sanfona, a grande questão de quem tenta se livrar dos quilos em excesso.
MAGALHÃES. Naiara. Veja. 20 out. 2010. p. 160.


1-Nesse texto, a ideia principal defendida pelo autor é que a:
a) falta de sono está relacionada ao ganho de peso.
b) má alimentação derruba a luta contra a balança.
c) perda de massa magra é maior com pouco sono.
d) perda de massa magra desacelera o metabolismo.


2-(Enem 2016)-      Qual é a segurança do sangue?
   Para que o sangue esteja disponível para aqueles que necessitam, os indivíduos saudáveis devem criar o hábito de doar sangue e encorajar amigos e familiares saudáveis a praticarem o mesmo ato.
  A prática de selecionar criteriosamente os doadores, bem como as rígidas normas aplicadas para testar, transportar, estocar e transfundir o sangue doado fez dele um produto muito mais seguro do que já foi anteriormente.
  Apenas pessoas saudáveis e que não sejam de risco para adquirir doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, HIV, sífilis e Chagas, podem doar sangue.
  Se você acha que sua saúde ou comportamento pode colocar em risco a vida de quem for receber seu sangue, ou tem a real intenção de apenas realizar o teste para o vírus HIV, NÃO DOE SANGUE.
  Cumpre destacar que apesar de o sangue doado ser testado para as doenças transmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janela imunológica em que um doador contaminado por um determinado vírus pode transmitir a doença através do seu sangue.
  DA SUA HONESTIDADE DEPENDE A VIDA DE QUEM VAI RECEBER SEU SANGUE.
Disponível em: www.prosangue.sp.gov.br. Acesso em: 24 abr. 2015 (adaptado).

  Nessa campanha, as informações apresentadas têm como ideia chave/ principal:

a)    Conscientizar o doador de sua corresponsabilidade pela qualidade do sangue.
b)    Garantir a segurança de pessoas de grupos de risco durante a doação de sangue.
c)    Esclarecer o público sobre a segurança do processo de captação do sangue.
d)    Alertar os doadores sobre as dificuldades enfrentadas na coleta de sangue. E ampliar o número de doadores para manter o banco de sangue.



Entregar as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.


INGLÊS

PROFESSOR: Josineide
locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  


DISCIPLINA/TURMA: Inglês – 3º Termo C


CONTEÚDOS:

Texto: McDonald's adds new policy amid meat shortage concerns

McDonald's is temporarily changing how restaurants get their supply of beef and pork, as the U.S. faces potential meat shortages due to slaughterhouse closures. 
McDonald's has put items including burger patties, bacon, and sausage on controlled allocation. That means the company's supply chain will send restaurants meat shipments based on calculated demand across the system, as opposed to the usual practice of management ordering the amount believed will be needed. 
The company confirmed to Business Insider that, while McDonald's is able to meet the system's needs at this point, distribution centers went on managed supply and restaurants on controlled allocation as of Wednesday out of an abundance of caution.
The new approach does not necessarily mean that McDonald's is facing shortages, but instead that the company is more closely monitoring and managing meat supply across the U.S. as the situation changes on a daily and hour basis. 
Meat industry executives at companies including Smithfield Foods and Tyson — both of which are McDonald's suppliers — have warned of shortages in recent weeks, as meat processing plants shutter across the U.S. More than 5,000 workers have contacted COVID-19, with at least 20 workers dying, according to the United Food and Commercial Workers International Union.


Disponível no link:


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade (EF06LI08) – Compreensão geral específica de leitura, identificar o assunto de um texto reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aula 1

 1-Para compreensão do texto, busque no as palavras cognatas (palavras parecidas com as do  português) e as que você conhece em conhece em inglês.

2-      Procure o significado dessas palavras no dicionário https://www.linguee.com.br/portugues-ingles ou em outro de sua escolha para confirmar o significado

3-      O que você conseguiu entender do texto? Responda em português ou inglês.

Aula 2

1-      Você conseguiu localizar algum dos auxiliares utilizados para perguntas e negativas? Lembra quais são? Do, Does, Did, Will, se achou reescreva a frase em que se encontram.

2-      Escolha a alternativa correta:

a)      Os Estados Unidos enfrentam uma escassez de carne bovina e suína
Yes (   ) No (   )

b)      O McDonald’s não está controlando a venda de hambúrguer e bacon
Yes (   ) No (   )

c)      Mais de 5.000 trabalhadores morreram por causa do COVID-19
Yes (   ) No (   )

3-      Responda com a negativa:
a)      Will McDonald’s face this situation?
Negativa _______________________

B)      Does McDonald’s have many employees?
Negativa __________________


RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula




MATEMÁTICA



Atividade para 3TA,3TB e 3TC
Entregar por email : profmarcelomaua@gmail.com
Matemática
Semana de 04/05 a 08/05


1)    Calcule o ponto médio das retas que tem as extremidades de coordenadas abaixo:
a)    A (2,3) e B (8,1)
b)    A(-1,4) e B ( 7,2)
c)    A (-2,-3) e B ( 4, -7)
d)    A (4,5) e B ( -10,1)

2)    Calcule os pontos médio dos segmentos de reta abaixo:

a)    A ( 9,6 ) 0--------------------------------------0 B ( -11, -2)

b)    A ( -2,3 ) 0--------------------------------------0 B ( -4,13 )


3)    Defina o que é ponto médio.
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4)    Numa reta a extremidade A tem coordenadas ( 5.6) e ponto médio com coordenadas ( 4,5).Qual as coordenadas da extremidade B?



5)    Numa reta a extremidade B tem coordenadas ( -5,-2 ) e ponto médio com coordenadas ( -3,4 ) .Qual as coordenadas da extremidade A?




SOCIOLOGIA



ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °TC
Habilidades: Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão
Atividade: Questões
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Questões

Com base na pesquisa realizada na aula anterior, responda as seguintes questões:

Questões

O que é Cidadania?
Qual é a importância da cidadania para o povo Brasileiro?
Cite atos de cidadania?
O que é Direito?
Quem pode exerce ?
Cite alguns deveres do Cidadão?


Obs :Atividade pode ser realizada em dupla
Atividade deve ser entregue no e-mail Joycedancy@yahoo.com.br



ARTE


DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                        E.JA  3º T. C 

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
           Atividade de Música

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
 Interpretar e analisar música de vários gêneros e estilos musicais especialmente a brasileira, desenvolver maior sensibilidade e consciência estética diante do meio ambiente sonoro.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Romantismo
   Quando se fala em romantismo hoje em dia, de modo geral, o significado atribuído ao termo é o da ideia de amor, das relações amorosas entre duas pessoas, e das atitudes que demonstram esse sentimento. Nesse sentido, uma grande parte da música popular que as pessoas escutam cotidianamente é chamada de romântica, ou seja, fala de amor.
   Embora romantismo seja um termo corriqueiro atualmente, seu uso é relativamente novo na história, a partir do século XVIII. Em sua origem, também não possuía o significado que damos a ele hoje, abarcando sentidos muito mais amplo do que só os relacionados ao amor.
   Romantismo é o nome que se deu ao movimento cultural predominante da primeira metade do século XIX, com manifestações em todas as linguagens artísticas. Tem suas raízes na Alemanha, com o movimento literário Sturm und Drang, que pode ser traduzido como Tempestade e Ímpeto, no fim do século XVIII, e espalhou-se por toda a Europa e também América, valorizando a subjetividade, o predomínio da emoção, da intuição e imaginação sobre a razão.
   A obra de arte deveria ser a expressão da individualidade do artista: seus meados, suas tristezas, suas alegrias, sua visão particular do mundo. Em vez de seguir regras de ordem e equilíbrio impostas pela tradição, o artista romântico buscava manifestar suas emoções mais profundas e às vezes agressivas, valorizando emoções como o horror ou o medo do desconhecido. O Romantismo enraíza o mito do artista como ser perturbado pelos seus sentimentos, isolado do mundo e em contato com a natureza. Valoriza também o nacionalismo e a figura de herói, indivíduo disposto a dar a vida por uma causa, seja o amor ou uma ideologia. A figura feminina é idealizada, símbolo da pureza e da virtude. Também a violência dos sentimentos é refletida na estética romântica, no desequilíbrio e agitação das formas, em contraposição à sobriedade e harmonia das associadas aos ideais iluministas.

Faça a leitura do texto e escreva um texto destacando a diferença do Romantismo no seu surgimento no fim do século e VXIII com os dias de hoje.     


RECURSOS:
Caderno para registro; Caneta; Lápis; Borracha.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.go.br




DATA 04/05  a 08 /05

__


QUIMICA


        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi.
Recursos: Notebook, Internet e centro de mídia


E.E. Salim Farah Maluf.

 3° Termo C – Professor  Ismael. Disciplina: Química           
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Contextualizar e Analisar A Química e os Alimentos ( aulas referente o período de 04 a 08/05/20.
Atividade: Questões propostas
Tempo para realização: Uma semana.       ( Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, durante o processo de aprendizagem devendo refletir o desenvolvimento do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados.

















A Química e os Alimentos
Um alimento pode ser obtido diretamente da natureza, como uma goiaba colhida da goiabeira, ou ser processado industrialmente como um suco de goiaba industrializado. Nesse processamento pode haver adição de substâncias que mantem ou realçam características do alimento, além de aumentar seu tempo de conservação.
A partir do momento em que entram em nosso organismo, os alimentos passam por uma série de transformações químicas necessárias para que possam formar e renovar biomoléculas e estruturas celulares, envolvendo o consumo e a produção de energia útil para as células. Essas transformações são denominadas metabolismo.
No estudo da química dos alimentos, podemos dividir as substâncias nele contidas em: carboidratos, lipídios, proteínas, minerais, conservantes, corantes, aromatizantes e substâncias prejudiciais, além da água.
Os três grupos fundamentais estudados na Bioquímica são: carboidratos, lipídios e proteínas. Os dois primeiros grupos têm como principal função biológica o fornecimento de energia para o funcionamento das células, enquanto as proteínas participam da constituição da estrutura de células e tecidos e de processos de regulação do metabolismo.
                                          Questões Propostas
1)    Descreva o que é metabolismo.
2)    Cite cinco substâncias estudadas na Bioquímica.
3)    Quais os grupos estudados na Bioquímica?

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
04/05/2020 a 08/05/2020



                                                   
3ºT.D



ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia
3 °TD
Habilidades: Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão
Atividade: Questões
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Questões

Com base na pesquisa realizada na aula anterior, responda as seguintes questões:

Questões

O que é Cidadania?
Qual é a importância da cidadania para o povo Brasileiro?
Cite atos de cidadania?
O que é Direito?
Quem pode exerce ?
Cite alguns deveres do Cidadão?


Obs :Atividade pode ser realizada em dupla
Atividade deve ser entregue no e-mail Joycedancy@yahoo.com.br


FISICA


                                ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR
Marcela


AULAS PREVISTAS
2
DISCIPLINA:    Física
TURMA:  3º Termo D
CONTEÚDOS:
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Caracterizar os aparelhos elétricos a partir das especificações dos fabricantes sobre suas características (voltagem, potência, frequência etc.), reconhecendo os símbolos relacionados a cada grandeza.
           
  Processos de eletrização
Vamos fazer  uma  retornada nos temas abordados em sala de aula Ok
1) Respondendo as perguntas a seguir :
a) Como eletrizar um corpo?
 b) A eletrização pode  ocorrer de três formas: por atrito, contato ou indução ,descreva  cada processo .
 2) Fazer uma breve pesquisa sobre condutores e isolantes .

3) Vamos fazer um investigação sobre os aparelhos elétricos de sua casa :
      E vamos verificar quanto é o consumo mensal de cada aparelho:
Exemplo :Numa casa, observa-se que uma família apresenta o seguinte consumo de ener-
gia elétrica. dessa  família para uma tarifa de R$ 0,25 por kWh.

Aparelhos elétricos

Dias estimados
Média
utilização/dia
       Consumo médio
         mensal (kWh)
Chuveiro (4.500 W)
30
30 min
          R$16,87
 Resolução:
4.500 W  Vamos transformar em KWh  sabendo que 1 KWh é igual a 1000 W.
45000 /1000=  4,5 KWh
Tempo de Utilização 30 min  por dia   em  30 dias  teremos 15 horas
  Vamos multiplicar  4,5KWh  x 15 h = 67,5 KWh
Agora vamos descobrir o valor gasto com a tarifa de R$  0,25 por KWh
67,5 x 0,25 = 16,87
Agora é sua vez vãos lá !

Aparelhos elétricos

Dias estimados
Média
utilização/dia
Consumo médio
mensal (kWh)

30
30min


30
30min


30
30min


30
30min


30
30min


 Ficha de acompanhamento as aulas do centro de mídias 
Nome :                                  Turma :
Data da Transmissão da Videoaula: ____ / ____ / 2020.
Disciplina:  Física
Tema: __________________
1 - Agora que você já assistiu a vídeoaula, registre seu comentário:
2 - Nesta aula, aprendi...
3 - Nesta aula, não entendi...
                                      
RECURSOS:
Caderno do aluno 1º bimestre
Atividades do blog ;
           You tube
Sites de pesquisa
           Ficha de acompanhamento as aulas do centro de mídias. 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Durante todo processo de ensino ,através das atividades realizadas ,online e   realização das atividades  propostas do blog .e encaminhada para o email .


ARTE



DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                        E.JA  3º T.  D

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
           Atividade de Música

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
 Interpretar e analisar música de vários gêneros e estilos musicais especialmente a brasileira, desenvolver maior sensibilidade e consciência estética diante do meio ambiente sonoro.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Romantismo
   Quando se fala em romantismo hoje em dia, de modo geral, o significado atribuído ao termo é o da ideia de amor, das relações amorosas entre duas pessoas, e das atitudes que demonstram esse sentimento. Nesse sentido, uma grande parte da música popular que as pessoas escutam cotidianamente é chamada de romântica, ou seja, fala de amor.
   Embora romantismo seja um termo corriqueiro atualmente, seu uso é relativamente novo na história, a partir do século XVIII. Em sua origem, também não possuía o significado que damos a ele hoje, abarcando sentidos muito mais amplo do que só os relacionados ao amor.
   Romantismo é o nome que se deu ao movimento cultural predominante da primeira metade do século XIX, com manifestações em todas as linguagens artísticas. Tem suas raízes na Alemanha, com o movimento literário Sturm und Drang, que pode ser traduzido como Tempestade e Ímpeto, no fim do século XVIII, e espalhou-se por toda a Europa e também América, valorizando a subjetividade, o predomínio da emoção, da intuição e imaginação sobre a razão.
   A obra de arte deveria ser a expressão da individualidade do artista: seus meados, suas tristezas, suas alegrias, sua visão particular do mundo. Em vez de seguir regras de ordem e equilíbrio impostas pela tradição, o artista romântico buscava manifestar suas emoções mais profundas e às vezes agressivas, valorizando emoções como o horror ou o medo do desconhecido. O Romantismo enraíza o mito do artista como ser perturbado pelos seus sentimentos, isolado do mundo e em contato com a natureza. Valoriza também o nacionalismo e a figura de herói, indivíduo disposto a dar a vida por uma causa, seja o amor ou uma ideologia. A figura feminina é idealizada, símbolo da pureza e da virtude. Também a violência dos sentimentos é refletida na estética romântica, no desequilíbrio e agitação das formas, em contraposição à sobriedade e harmonia das associadas aos ideais iluministas.

Faça a leitura do texto e escreva um texto destacando a diferença do Romantismo no seu surgimento no fim do século e VXIII com os dias de hoje.     


RECURSOS:
Caderno para registro; Caneta; Lápis; Borracha.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.go.br




DATA 04/05  a 08 /05

__






PROFESSOR: EDISON VIEIRA
MATERIA : FILOSOFIA  SERIE  3TD


ACESSE  O LINK PARA VER A VÍDIO AULA.

                    https://www.youtube.com/watch?v=73SJ0Mn86pQ

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES  ABAIXO.


O mito da caverna







De acordo com o Mito da Caverna, ou Alegoria da Caverna, descrito por Platão, havia algumas pessoas aprisionadas em uma caverna desde a infância. Esses viviam com os braços, pernas e pescoços acorrentados, visualizando apenas as suas sombras, projetadas na parede ao fundo da caverna.
Atrás deles havia uma fogueira, na qual homens passavam perto transportando objetos e fazendo gestos. Esses refletiam em sombras (distorcidas) para os que estavam ali dentro e era o conhecimento que tinham.
Logo, um dos prisioneiros conseguiu ser liberto e saiu para o mundo exterior, sendo surpreendido com a nova realidade.
Contudo, a luz solar ofuscou a visão do ex-prisioneiro, fazendo-o querer retornar a caverna. Entretanto, ele se acostumou com as novidades e a infinidade fora do mundo em que habitava. Foi quando ele percebeu que as sombras que via era apenas uma cópia imperfeita da realidade que acreditava.
Desse modo, ele poderia fazer duas coisas: Voltar a caverna e libertar os demais colegas prisioneiros ou permanecer vivendo a sua liberdade.
A consequência da primeira opção poderia ser rotularem-o como louco e o atacarem, mas poderia ser uma atitude necessária, por ser o mais justo a se fazer.

1)  Qual é o significado do mito da caverna de Platão?

2)  O que o mito da caverna tem a ver com a nossa realidade?

3)  Como sair da caverna de Platão?

4)  O que é o mundo fora da caverna?

5)  O que é a luz do sol no mito da caverna?

6)  Qual é o papel da filosofia segundo a alegoria da caverna?


LÍNGUA  PORTUGUESA

E.E. Salim Farah Maluf.

3º TERMO D – Professor: Thiago.  Disciplina: Língua Portuguesa.           
E-mail: thiagomhz@gmail.com
Habilidades: Identificar a tese e ideias-chave/principal em um texto argumentativo.
Atividade: Texto argumentativo (foco: leitura, interpretação e localização da ideia-chave/principal.
Tempo para realização: Uma semana.       De 04/05 até 08/05(Quatro aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos













 
Regime, ginástica e cama
A falta de sono adequado é, definitivamente, um fator de risco isolado para o ganho de peso.
  A matemática da perda de peso é simples. O consumo de calorias deve ser inferior ao total de energia gasta pelo organismo. Nos últimos cinco anos, porém, uma série de estudos vem demonstrando que um terceiro fator deve ser incluído na equação do emagrecimento - o sono. Como a má alimentação e o sedentarismo, uma sucessão de noites mal dormidas pode condenar ao fracasso qualquer luta contra a balança.
 A pesquisa mais recente e uma das mais intrigantes sobre o assunto foi publicada na revista científica americana Annals of Internal Medicine. Conduzida por médicos da Universidade de Chicago, ela demonstrou que, em períodos de pouco sono, a queima de gordura corporal é 55% menor e a perda de massa magra, 60% maior.
"Perder massa magra significa perder músculos, e isso é ruim porque leva à desaceleração do metabolismo e faz com que a pessoa ganhe peso com mais facilidade", diz o endocrinologista Walmir Coutinho, presidente eleito da Associação Internacional para o Estudo da Obesidade. Em outras palavras: dormir pouco favorece o efeito sanfona, a grande questão de quem tenta se livrar dos quilos em excesso.
MAGALHÃES. Naiara. Veja. 20 out. 2010. p. 160.


1-Nesse texto, a ideia principal defendida pelo autor é que a:
a) falta de sono está relacionada ao ganho de peso.
b) má alimentação derruba a luta contra a balança.
c) perda de massa magra é maior com pouco sono.
d) perda de massa magra desacelera o metabolismo.

2-(Enem 2016)-      Qual é a segurança do sangue?
   Para que o sangue esteja disponível para aqueles que necessitam, os indivíduos saudáveis devem criar o hábito de doar sangue e encorajar amigos e familiares saudáveis a praticarem o mesmo ato.
  A prática de selecionar criteriosamente os doadores, bem como as rígidas normas aplicadas para testar, transportar, estocar e transfundir o sangue doado fez dele um produto muito mais seguro do que já foi anteriormente.
  Apenas pessoas saudáveis e que não sejam de risco para adquirir doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, HIV, sífilis e Chagas, podem doar sangue.
  Se você acha que sua saúde ou comportamento pode colocar em risco a vida de quem for receber seu sangue, ou tem a real intenção de apenas realizar o teste para o vírus HIV, NÃO DOE SANGUE.
  Cumpre destacar que apesar de o sangue doado ser testado para as doenças transmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janela imunológica em que um doador contaminado por um determinado vírus pode transmitir a doença através do seu sangue.
  DA SUA HONESTIDADE DEPENDE A VIDA DE QUEM VAI RECEBER SEU SANGUE.
Disponível em: www.prosangue.sp.gov.br. Acesso em: 24 abr. 2015 (adaptado).

  Nessa campanha, as informações apresentadas têm como ideia chave/ principal:

a)    Conscientizar o doador de sua corresponsabilidade pela qualidade do sangue.
b)    Garantir a segurança de pessoas de grupos de risco durante a doação de sangue.
c)    Esclarecer o público sobre a segurança do processo de captação do sangue.
d)    Alertar os doadores sobre as dificuldades enfrentadas na coleta de sangue. E ampliar o número de doadores para manter o banco de sangue.



Entregar as respostas via e-mail: thiagomhz@gmail.com
Não se esqueça de colocar seu nome completo e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

QUIMICA




        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi.
Recursos: Notebook, Internet e centro de mídia


E.E. Salim Farah Maluf.

 3° Termo D – Professor  Ismael. Disciplina: Química           
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Contextualizar e Analisar A Química e os Alimentos ( aulas referente o período de 04 a 08/05/20.
Atividade: Questões propostas
Tempo para realização: Uma semana.       ( Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, durante o processo de aprendizagem devendo refletir o desenvolvimento do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados.

















A Química e os Alimentos
Um alimento pode ser obtido diretamente da natureza, como uma goiaba colhida da goiabeira, ou ser processado industrialmente como um suco de goiaba industrializado. Nesse processamento pode haver adição de substâncias que mantem ou realçam características do alimento, além de aumentar seu tempo de conservação.
A partir do momento em que entram em nosso organismo, os alimentos passam por uma série de transformações químicas necessárias para que possam formar e renovar biomoléculas e estruturas celulares, envolvendo o consumo e a produção de energia útil para as células. Essas transformações são denominadas metabolismo.
No estudo da química dos alimentos, podemos dividir as substâncias nele contidas em: carboidratos, lipídios, proteínas, minerais, conservantes, corantes, aromatizantes e substâncias prejudiciais, além da água.
Os três grupos fundamentais estudados na Bioquímica são: carboidratos, lipídios e proteínas. Os dois primeiros grupos têm como principal função biológica o fornecimento de energia para o funcionamento das células, enquanto as proteínas participam da constituição da estrutura de células e tecidos e de processos de regulação do metabolismo.
                                          Questões Propostas
1)    Descreva o que é metabolismo.
2)    Cite cinco substâncias estudadas na Bioquímica.
3)    Quais os grupos estudados na Bioquímica?

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
04/05/2020 a 08/05/2020


INGLÊS

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3- SALIM
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

PLANO DE AULA

PROFESSORA: FRANCIELEN

AULAS  PREVISTAS: 2 AULAS


DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS
TURMA: 3º TD EJA/ 04 A 08/05
          

CONTEÚDOS: VARIAÇÃO LINGUISTICA


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS
Reconhecer as variantes linguísticas da língua inglesa
Identificar as variantes linguísticas dos países cuja língua oficial é o inglês 


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1ª Atividade: Observe as imagens abaixo: Study the table. Then read the situations and choose the correct answer.



Ex. My stepfather Mike is from New York, US. He loves going to the movie theater
His favorite genres are comedy and thriller.
a)Peter and I were born in London, UK. We live in a small flat downtown. The building is not high, so it doesn’t have a________________________ . We don’t like climbing up the Stairs very much.
 b) Jeremy is staying with his cousins in California, US. The eldest one asked him this morning,
“Would you like some_________________________?” and he said, “Yes, of course. I prefer chocolate ones.”
c) Debbie is from Liverpool, England, but now she lives in Florida, US. At the beginning it was difficult for her to understand some words American people, use. In restaurants, forinstance, Americans always ask for the _________________________when they want topay for the meal and go home.
d) Tommy is going to get married soon. His American friends wrote to him asking what present he would prefer: a______________________ or a ______________________________.

2ª Atividade: Observe as variações lingüísticas e faça uma comparação com as palavras.




RECURSOS:

Internet, dicionário ou tradutor on-line.



AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

E-MAIL: prof.francielen@gmail.com/ whatsapp: 974235744
Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana 04 a 08 de maio, sobre clothes and colors.

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série:3 TD ano , atividade da semana do dia 04 a 08 de maio, VARIEDADES LINGUISTICAS.
AS ATIVIDADES DESTA SEMANA, ENVIAR ATÉ DIA 19 DE MAIO.




DATA: 04/05/2020_






                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário