1º T.A
LÍNGUA PORTUGUESA
LÍNGUA PORTUGUESA
E.E. Salim Farah Maluf.
|
1º
TERMO A –
Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa..
|
Habilidades: Relacionar o uso da
norma-padrão às diferentes esferas de atividade social.
|
Atividade:
Variação Linguística: comunicação e relações sociais. A lingua e a constituição psicossocial do individuo.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. (Quatro aulas de 45
minutos cada)
|
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
|
1-
Que variedade linguística (culta/Padrão ou coloquial/Não Padrão) podemos ou
devemos usar nas seguintes situações sociais:
a) Falando
sobre política num canal de televisão.
b) Numa
pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
c) Numa
pequena mensagem de celular para o seu patrão de português.
d) Numa
carta de reclamação para o presidente.
e) Numa
conversa na praça entre amigos.
f) Um
debate numa conferência nacional sobre meio ambiente.
g) Uma
mensagem de Whatsapp para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.
h) Um
bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.
i) Um
artigo de opinião solicitado pelo professor de português.
j) Na
redação do ENEM.
2-
Leia o texto abaixo e assinale a única
alternativa correta:
“Iscute
o que to dizeno,
Seu
dotor, seu coroné:
De fome
tão padeceno
Meus
fio e minha muiér.
Sem
briga, questão nem guerra,
Meça
desta grande terra
Umas
tarefas pra eu!
Tenha
pena do agregado
Não me
dexe deserdado
Daquilo
que Deus me deu”.
(Patativa
do Assaré)
|
Esse falante, pelos elementos
explícitos e implícitos no poema, é identificável como: (escolha uma
alternativa)
a) Escolarizado proveniente de
uma metrópole.
b) Sertanejo de uma área rural.
c) Idoso que habita uma
comunidade urbana.
d) Escolarizado que habita
uma comunidade no interior do país.
e) Estrangeiro que imigrou
para uma comunidade do sul do país.
3-(ENEM 2014)
Só há uma saída para a escola se ela quiser ser mais
bem-sucedida: aceitar a mudança da língua como um fato. Isso deve
significar que a escola deve aceitar qualquer forma de língua
em suas atividades escritas? Não deve mais corrigir?
Não!
Há outra dimensão a ser considerada: de fato,
no mundo real da escrita, não existe apenas um
português correto, que valeria para todas as
ocasiões: o estilo dos contratos não é o mesmo
dos manuais de instrução; o dos juízes do Supremo
não é o mesmo dos cordelistas; o dos editoriais dos
jornais não é o mesmo dos dos cadernos de cultura
dos mesmos jornais. Ou do de seus colunistas.
(POSSENTI, S. Gramática na
cabeça. Língua Portuguesa, ano 5, n. 67, maio 2011 –
adaptado).
|
Sírio Possenti defende a tese de que
não existe um único “português correto”. Assim sendo, o domínio da língua
portuguesa implica, entre outras coisas, saber:
a) descartar
as marcas de informalidade do texto.
b) reservar
o emprego da norma padrão aos textos de circulação
ampla.
c) moldar
a norma padrão do português pela linguagem do discurso
jornalístico.
d) adequar
as formas da língua a diferentes tipos de texto e contexto.
e) desprezar
as formas da língua previstas pelas gramáticas e
manuais divulgados pela escola.
4. (ENEM 2006)
Aula de português
A linguagem
na ponta da língua
tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que quer dizer?
Professor Carlos Gois, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a priminha.
O português são dois; o outro, mistério.
(Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro:
José Olympio, 1979.)
|
Explorando a função emotiva da
linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de variação de usos da
linguagem em
a) situações
formais e informais.
b) diferentes
regiões do país.
c) escolas
literárias distintas.
d) textos
técnicos e poéticos.
e) diferentes
épocas.
Entregar
as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo e
nome da escola.
ESSA ATIVIDADE
PODERÁ SER REALIZADA EM DUPLA
HISTÓRIA
SOCIOLOGIA
HISTÓRIA
Plano
de aula – Professor: Sérgio - História - 1ºT A EJA – noite – de 04 a
08/05
Aulas previstas: 02
Conteúdos: Mundo
Espartano.
Habilidades e
competências gerais: Comparar o modelo espartano de exército com o
contemporâneo; identificar as mudanças ocorridas no decorrer do tempo.
Desenvolvimento
e estratégias: Pesquisar o conceito de “Mundo espartano”.
Recursos: Internet,
filme: 300.
Avaliação: A avaliação será individual e
contínua observando-se o desenvolvimento e aprendizagem de cada aluno.
Atividade
Defina a importância do sistema espartano nos modelos de exército
contemporâneo. Faça uma análise apontando as mudanças ocorridas no decorrer do
tempo.
Enviar para o e-mail:
sergiohistory@bol.com.brSOCIOLOGIA
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
1TANoturno
Habilidades:
Compreender o que faz um sociólogo, Desenvolver habilidades de leitura,
produção de textos contínuos e expressão oral.
Atividade: Questões
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Atividade
Com base na pesquisa realizada na aula anterior, responda
as questões a seguir.
QUESTÕES
Para que serve a Sociologia? Justifique!
Onde surgiu a Sociologia?
Qual é a visão de sociologia em relação a sociedade atual?
Sociologia e o Individuo, qual é a relação entre eles?
Explique!!
O que a sociologia pode acrescentar em sua vida?Explique!
Obs
:Atividade pode ser realizada em dupla
Enviar
para o e-mail joycedancy@yahoo.com.br
QUIMICA
QUIMICA
Química - Professora Edjane 04/05/2020
Séries: 1º termos A,
B, C
Habilidade: H 27 – leitura e compreensão de texto
Tempo de realização: 2 horas – aulas
Assista o vídeo no link do youtube abaixo sobre processos de
separação de misturas:
https://www.youtube.com/watch?v=51eZ-NU4SHU e anote as
principais informações no caderno.
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05
a 08/05/2020
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
|
||||
PROFESSOR
Katia Assis da Silva
|
AULAS PREVISTAS
1 Aula
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Filosofia
/ 1º Termo A
|
||||
CONTEÚDOS:
Pesquisar sobre o
tratamento e a importância do isolamento em relação ao COVID 19
|
||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Desenvolver um senso crítico sobre os fatos de grande repercussão
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar em sites do Google e do You Tube sobre o tratamento
e o isolamento por conta da pandemia, descrevendo o porquê dos idosos e dos
portadores de doenças crônicas serem tão frágeis a essa doença.
|
||||
RECURSOS:
- Computador
- Caderno
- Caneta
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação será feita
através da observação em relação à coesão e a coerência no que se refere aos
textos que serão entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com
|
||||
DATA: 04/04/2020
__
|
||||
Não
se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.
ARTE
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSOR Jorge C. Pessoa
|
AULAS PREVISTAS
4 aulas
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL
SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
1ºTA
Arte
|
|||||
CONTEÚDOS:
Patrimônio Cultural Material e Imaterial.
|
|||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Práticas de Leitura e Escrita, produção de texto (EF69LP07B)
Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no
contexto da
cultura urbana
• Identificar o
patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais
e imateriais
• Operar com imagens,
ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de
criação em Arte, gerando sua expressão em artes visuais, música, teatro
ou dança
• Operar com esboços
de projetos individuais ou colaborativos visando à intervenção e à
mediação cultural na escola e na cidade.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Assista
ao vídeo no link : https://www.youtube.com/watch?v=-Hnu9H7SniM,
e consulte ao caderno com os conteúdo já passado anteriormente nas aulas
presenciais.
Desenvolva um texto autoral
(texto próprio, sem copiar de nenhum lugar) tendo como base o vídeo acima
proposto e aulas já assistidas pessoalmente.
Podendo assistir e ler artigos
encontrados através de pesquisa.
Obs.:
Para a entrega do texto aguardar a implantação e liberação do Google Sala de
aula, ou aguarde novas informações.
|
|||||
RECURSOS:
Vídeo
no Youtube, consulta ao caderno de conteúdo já passado e pesquisa na
internet.
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Desenvolver
um texto autoral com base as aulas presenciais já assistida e vídeo sugerido
pelo professor nesta atividade.
|
|||||
GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - EJA: 1TA PROFESSOR: VANILDO EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - EJA: 1TA PROFESSOR: VANILDO EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
MATEMÁTICA
PROFESSOR ADILSON
Adilson
Velonisqui Rodrigues
1°
termo A – Periodo 04 a 08 de maio
Atividades
Matemática
Calcular:
a) 1/5 . 2/3 =
b) 2/4 . 5/2 =
c) ½ : ¼ =
d) 7/3 + 4/5 =
e) 5/2 – 1/3
=
CONTATO
PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
INGLÊS
Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 1TA- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre Atividade para a semana: de 04 à 08 de maio de 2020. Bimestre: 1o. Bimestre Série: 1ºTA EJA Ensino Médio Período: Noturno Professora: Maria Antonia Disciplina: Inglês Tema:Anglofonia Conteúdo:Informação no mundo globalizado Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet Atividade:Pesquise páginas da internet sobre a influência internacional dos usos da língua inglesa como língua estrangeira. Escreva e envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br apenas o que você aprendeu com a leitura do assunto.
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
1TB Noturno
Habilidades:
Compreender o que faz um sociólogo, Desenvolver habilidades de leitura,
produção de textos contínuos e expressão oral.
Atividade: Questões
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Atividade
Com base na pesquisa realizada na aula anterior, responda
as questões a seguir.
QUESTÕES
Para que serve a Sociologia? Justifique!
Onde surgiu a Sociologia?
Qual é a visão de sociologia em relação a sociedade atual?
Sociologia e o Individuo, qual é a relação entre eles?
Explique!!
O que a sociologia pode acrescentar em sua vida?Explique!
Obs
:Atividade pode ser realizada em dupla
Enviar
para o e-mail joycedancy@yahoo.com.br
HISTÓRIA
QUIMICA
HISTÓRIA
Plano de aula – Professor: Sérgio - História - 1ºT B – EJA – noite – de 04 a 08/05
Aulas previstas: 02
Conteúdos: Mundo Espartano.
Habilidades e competências gerais: Comparar o modelo espartano de exército com o contemporâneo; identificar as mudanças ocorridas no decorrer do tempo.
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar o conceito de “Mundo espartano”.
Recursos: Internet, filme: 300.
Avaliação: A avaliação será individual e contínua observando-se o desenvolvimento e aprendizagem de cada aluno.
Atividade
Defina a importância do sistema espartano nos modelos de exército contemporâneo. Faça uma análise apontando as mudanças ocorridas no decorrer do tempo.
Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.brQUIMICA
Química - Professora Edjane 04/05/2020
Séries: 1º termos A,
B, C
Habilidade: H 27 – leitura e compreensão de texto
Tempo de realização: 2 horas – aulas
Assista o vídeo no link do youtube abaixo sobre processos de
separação de misturas:
https://www.youtube.com/watch?v=51eZ-NU4SHU e anote as
principais informações no caderno.
FILOSOFIA
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05 a 08/05/2020
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
| ||||
PROFESSOR
Katia Assis da Silva
|
AULAS PREVISTAS
1 Aula
| |||
DISCIPLINA/TURMA:
Filosofia / 1º Termo A
| ||||
CONTEÚDOS:
Pesquisar sobre o tratamento e a importância do isolamento em relação ao COVID 19
| ||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Desenvolver um senso crítico sobre os fatos de grande repercussão
| ||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar em sites do Google e do You Tube sobre o tratamento e o isolamento por conta da pandemia, descrevendo o porquê dos idosos e dos portadores de doenças crônicas serem tão frágeis a essa doença.
| ||||
RECURSOS:
- Computador
- Caderno
- Caneta
| ||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação será feita através da observação em relação à coesão e a coerência no que se refere aos textos que serão entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com
| ||||
DATA: 04/04/2020
__
| ||||
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.
ARTE
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
| |||||
PROFESSOR Jorge C. Pessoa
|
AULAS PREVISTAS
4 aulas
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL
SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO
| ||||
DISCIPLINA/TURMA: 1ºTB
Arte
| |||||
CONTEÚDOS:
Patrimônio Cultural Material e Imaterial.
| |||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Práticas de Leitura e Escrita, produção de texto (EF69LP07B)
Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da
cultura urbana
• Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais
e imateriais
• Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de
criação em Arte, gerando sua expressão em artes visuais, música, teatro ou dança
• Operar com esboços de projetos individuais ou colaborativos visando à intervenção e à
mediação cultural na escola e na cidade.
| |||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Assista ao vídeo no link : https://www.youtube.com/watch?v=-Hnu9H7SniM, e consulte ao caderno com os conteúdo já passado anteriormente nas aulas presenciais.
Desenvolva um texto autoral (texto próprio, sem copiar de nenhum lugar) tendo como base o vídeo acima proposto e aulas já assistidas pessoalmente.
Podendo assistir e ler artigos encontrados através de pesquisa.
Obs.: Para a entrega do texto aguardar a implantação e liberação do Google Sala de aula, ou aguarde novas informações.
| |||||
RECURSOS:
Vídeo no Youtube, consulta ao caderno de conteúdo já passado e pesquisa na internet.
| |||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Desenvolver um texto autoral com base as aulas presenciais já assistida e vídeo sugerido pelo professor nesta atividade.
| |||||
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1ª TB – Professor Thiago. Disciplina:
Língua Portuguesa..
E-mail thiagomhz@gmail.com
|
Habilidades: Relacionar o uso da norma-padrão às
diferentes esferas de atividade social.
|
Atividade: Variação
Linguística: comunicação e relações sociais. A
língua e a constituição psicossocial do individuo.
|
Tempo para realização: Uma semana. (Quatro aulas de 45 minutos cada)
|
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é
contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global
do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos
componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos
qualitativos sobre os quantitativos
|
1-
Que variedade linguística (culta/Padrão ou coloquial/Não Padrão) podemos ou
devemos usar nas seguintes situações sociais:
a) Falando
sobre política num canal de televisão.
b) Numa
pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
c) Numa
pequena mensagem de celular para o seu patrão de português.
d) Numa
carta de reclamação para o presidente.
e) Numa
conversa na praça entre amigos.
f) Um
debate numa conferência nacional sobre meio ambiente.
g) Uma
mensagem de Whatsapp para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.
h) Um
bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.
i) Um
artigo de opinião solicitado pelo professor de português.
j) Na
redação do ENEM.
2-
Leia o texto abaixo e assinale a única
alternativa correta:
“Iscute
o que to dizeno,
Seu
dotor, seu coroné:
De fome
tão padeceno
Meus
fio e minha muiér.
Sem
briga, questão nem guerra,
Meça
desta grande terra
Umas
tarefas pra eu!
Tenha
pena do agregado
Não me
dexe deserdado
Daquilo
que Deus me deu”.
(Patativa
do Assaré)
|
Esse falante, pelos elementos
explícitos e implícitos no poema, é identificável como: (escolha uma
alternativa)
a) Escolarizado proveniente de
uma metrópole.
b) Sertanejo de uma área rural.
c) Idoso que habita uma
comunidade urbana.
d) Escolarizado que habita
uma comunidade no interior do país.
e) Estrangeiro que imigrou
para uma comunidade do sul do país.
3-(ENEM 2014)
Só há uma saída para a escola se ela quiser ser mais
bem-sucedida: aceitar a mudança da língua como um fato. Isso deve
significar que a escola deve aceitar qualquer forma de língua
em suas atividades escritas? Não deve mais corrigir?
Não!
Há outra dimensão a ser considerada: de fato,
no mundo real da escrita, não existe apenas um
português correto, que valeria para todas as
ocasiões: o estilo dos contratos não é o mesmo
dos manuais de instrução; o dos juízes do Supremo
não é o mesmo dos cordelistas; o dos editoriais dos
jornais não é o mesmo dos dos cadernos de cultura
dos mesmos jornais. Ou do de seus colunistas.
(POSSENTI, S. Gramática na
cabeça. Língua Portuguesa, ano 5, n. 67, maio 2011 –
adaptado).
|
Sírio Possenti defende a tese de que
não existe um único “português correto”. Assim sendo, o domínio da língua
portuguesa implica, entre outras coisas, saber:
a) descartar
as marcas de informalidade do texto.
b) reservar
o emprego da norma padrão aos textos de circulação
ampla.
c) moldar
a norma padrão do português pela linguagem do discurso
jornalístico.
d) adequar
as formas da língua a diferentes tipos de texto e contexto.
e) desprezar
as formas da língua previstas pelas gramáticas e
manuais divulgados pela escola.
4. (ENEM 2006)
Aula de português
A linguagem
na ponta da língua
tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que quer dizer?
Professor Carlos Gois, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a priminha.
O português são dois; o outro, mistério.
(Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro:
José Olympio, 1979.)
|
Explorando a função emotiva da
linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de variação de usos da
linguagem em
a) situações
formais e informais.
b) diferentes
regiões do país.
c) escolas
literárias distintas.
d) textos
técnicos e poéticos.
e) diferentes
épocas.
Não se esqueça de colocar seu nome completo
e nome da escola.
GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - EJA: 1TB PROFESSOR: VANILDO EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
MATEMÁTICA
PROFESSOR ADILSON
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo B – Periodo 04 a 08 de maio
Atividades Matemática
Calcular:
a) 1/5 . 2/3 =
b) 2/4 . 5/2 =
c) ½ : ¼ =
d) 7/3 + 4/5 =
e) 5/2 – 1/3 =
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
INGLÊS
Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 1TB- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre Atividade para a semana: de 04 à 08 de maio de 2020. Bimestre: 1o. Bimestre Série: 1ºTB EJA Ensino Médio Período: Noturno Professora: Maria Antonia Disciplina: Inglês Tema:Anglofonia Conteúdo:Informação no mundo globalizado Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet Atividade:Pesquise páginas da internet sobre a influência internacional dos usos da língua inglesa como língua estrangeira. Escreva e envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br apenas o que você aprendeu com a leitura do assunto.
1º T.C
QUIMICA
Química - Professora Edjane 04/05/2020
Séries: 1º termos A,
B, C
Habilidade: H 27 – leitura e compreensão de texto
Tempo de realização: 2 horas – aulas
Assista o vídeo no link do youtube abaixo sobre processos de
separação de misturas:
https://www.youtube.com/watch?v=51eZ-NU4SHU e anote as
principais informações no caderno.
SOCIOLOGIA
EE SALIM FAHAR MALUF
PROFESSOR NANCIO
Trabalho
Individual para os: 1TC - EJA
Disciplina:
SOCIOLOGIA
Período de:
04/05/20 a 08/05/20 - 04 aulas de 45 minutos
(semanais)
Email
para entrega do Trabalho: nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br
Atividade:
1)
O
aluno na sociedade e a Sociologia
a)Sociologia e o
trabalho do sociólogo.
Habilidades
• Desenvolver o
espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade • Desenvolver
habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral.
Metodologia de ensino-aprendizagem dos conteúdos:
Trata-se de desenvolver uma postura de investigação ou uma
atitude de curiosidade que leve o aluno a repensar sobre a realidade social que
o cerca.
Fica evidente, também, que, além das disciplinas que compõem as Ciências Sociais, entende-se que é muito importante a aproximação com outras disciplinas na área das Ciências Humanas.
Fica evidente, também, que, além das disciplinas que compõem as Ciências Sociais, entende-se que é muito importante a aproximação com outras disciplinas na área das Ciências Humanas.
Subsídios para implantação
do currículo proposto:
Os recortes temáticos, conceituais e teóricos, os materiais,
textos e recursos didáticos sugeridos podem ser revistos e ampliados, sem
perder de vista os objetivos do ensino de Sociologia no nível médio, definidos
nas Orientações Curriculares Nacionais: “aprimoramento do educando como ser
humano, sua formação ética, desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de
seu pensamento crítico”.
Desenvolvimento: O Aluno após a pesquisa, poderá imprimir ou escrever do
próprio punho em folha de papel comum, sendo que o trabalho, deverá ter capa e
contra capa.
Recursos: O aluno poderá usar os RECUSOS, que mais estiver a sua
disposição, poderá também colar reportagens, imagens, livros, revistas, jornais,
Links e outros, para complementação do
seu trabalho.
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é
continua,
Cumulativa
e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativo.
Plano de aula – Professor: Sérgio - História - 1ºT C – EJA – noite – de 04 a 08/05
Aulas previstas: 02
Conteúdos: Mundo Espartano.
Habilidades e competências gerais: Comparar o modelo espartano de exército com o contemporâneo; identificar as mudanças ocorridas no decorrer do tempo.
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar o conceito de “Mundo espartano”.
Recursos: Internet, filme: 300.
Avaliação: A avaliação será individual e contínua observando-se o desenvolvimento e aprendizagem de cada aluno.
Atividade
Defina a importância do sistema espartano nos modelos de exército contemporâneo. Faça uma análise apontando as mudanças ocorridas no decorrer do tempo.
FILOSOFIA
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05 a 08/05/2020
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
| ||||
PROFESSOR
Katia Assis da Silva
|
AULAS PREVISTAS
1 Aula
| |||
DISCIPLINA/TURMA:
Filosofia / 1º Termo A
| ||||
CONTEÚDOS:
Pesquisar sobre o tratamento e a importância do isolamento em relação ao COVID 19
| ||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Desenvolver um senso crítico sobre os fatos de grande repercussão
| ||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar em sites do Google e do You Tube sobre o tratamento e o isolamento por conta da pandemia, descrevendo o porquê dos idosos e dos portadores de doenças crônicas serem tão frágeis a essa doença.
| ||||
RECURSOS:
- Computador
- Caderno
- Caneta
| ||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação será feita através da observação em relação à coesão e a coerência no que se refere aos textos que serão entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com
| ||||
DATA: 04/04/2020
__
| ||||
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.
ARTE
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
| |||||
PROFESSOR Jorge C. Pessoa
|
AULAS PREVISTAS
4 aulas
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL
SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO
| ||||
DISCIPLINA/TURMA: 1ºTA
Arte
| |||||
CONTEÚDOS:
Patrimônio Cultural Material e Imaterial.
| |||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Práticas de Leitura e Escrita, produção de texto (EF69LP07B)
Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da
cultura urbana
• Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais
e imateriais
• Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de
criação em Arte, gerando sua expressão em artes visuais, música, teatro ou dança
• Operar com esboços de projetos individuais ou colaborativos visando à intervenção e à
mediação cultural na escola e na cidade.
| |||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Assista ao vídeo no link : https://www.youtube.com/watch?v=-Hnu9H7SniM, e consulte ao caderno com os conteúdo já passado anteriormente nas aulas presenciais.
Desenvolva um texto autoral (texto próprio, sem copiar de nenhum lugar) tendo como base o vídeo acima proposto e aulas já assistidas pessoalmente.
Podendo assistir e ler artigos encontrados através de pesquisa.
Obs.: Para a entrega do texto aguardar a implantação e liberação do Google Sala de aula, ou aguarde novas informações.
| |||||
RECURSOS:
Vídeo no Youtube, consulta ao caderno de conteúdo já passado e pesquisa na internet.
| |||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Desenvolver um texto autoral com base as aulas presenciais já assistida e vídeo sugerido pelo professor nesta atividade.
| |||||
LÍNGUA PORTUGUESA
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1ª TB – Professor Thiago. Disciplina:
Língua Portuguesa..
E-mail thiagomhz@gmail.com
|
Habilidades: Relacionar o uso da norma-padrão às
diferentes esferas de atividade social.
|
Atividade: Variação
Linguística: comunicação e relações sociais. A
língua e a constituição psicossocial do individuo.
|
Tempo para realização: Uma semana. (Quatro aulas de 45 minutos cada)
|
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é
contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global
do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos
componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos
qualitativos sobre os quantitativos
|
1-
Que variedade linguística (culta/Padrão ou coloquial/Não Padrão) podemos ou
devemos usar nas seguintes situações sociais:
a) Falando
sobre política num canal de televisão.
b) Numa
pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
c) Numa
pequena mensagem de celular para o seu patrão de português.
d) Numa
carta de reclamação para o presidente.
e) Numa
conversa na praça entre amigos.
f) Um
debate numa conferência nacional sobre meio ambiente.
g) Uma
mensagem de Whatsapp para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.
h) Um
bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.
i) Um
artigo de opinião solicitado pelo professor de português.
j) Na
redação do ENEM.
2-
Leia o texto abaixo e assinale a única
alternativa correta:
“Iscute
o que to dizeno,
Seu
dotor, seu coroné:
De fome
tão padeceno
Meus
fio e minha muiér.
Sem
briga, questão nem guerra,
Meça
desta grande terra
Umas
tarefas pra eu!
Tenha
pena do agregado
Não me
dexe deserdado
Daquilo
que Deus me deu”.
(Patativa
do Assaré)
|
Esse falante, pelos elementos
explícitos e implícitos no poema, é identificável como: (escolha uma
alternativa)
a) Escolarizado proveniente de
uma metrópole.
b) Sertanejo de uma área rural.
c) Idoso que habita uma
comunidade urbana.
d) Escolarizado que habita
uma comunidade no interior do país.
e) Estrangeiro que imigrou
para uma comunidade do sul do país.
3-(ENEM 2014)
Só há uma saída para a escola se ela quiser ser mais
bem-sucedida: aceitar a mudança da língua como um fato. Isso deve
significar que a escola deve aceitar qualquer forma de língua
em suas atividades escritas? Não deve mais corrigir?
Não!
Há outra dimensão a ser considerada: de fato,
no mundo real da escrita, não existe apenas um
português correto, que valeria para todas as
ocasiões: o estilo dos contratos não é o mesmo
dos manuais de instrução; o dos juízes do Supremo
não é o mesmo dos cordelistas; o dos editoriais dos
jornais não é o mesmo dos dos cadernos de cultura
dos mesmos jornais. Ou do de seus colunistas.
(POSSENTI, S. Gramática na
cabeça. Língua Portuguesa, ano 5, n. 67, maio 2011 –
adaptado).
|
Sírio Possenti defende a tese de que
não existe um único “português correto”. Assim sendo, o domínio da língua
portuguesa implica, entre outras coisas, saber:
a) descartar
as marcas de informalidade do texto.
b) reservar
o emprego da norma padrão aos textos de circulação
ampla.
c) moldar
a norma padrão do português pela linguagem do discurso
jornalístico.
d) adequar
as formas da língua a diferentes tipos de texto e contexto.
e) desprezar
as formas da língua previstas pelas gramáticas e
manuais divulgados pela escola.
4. (ENEM 2006)
Aula de português
A linguagem
na ponta da língua
tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que quer dizer?
Professor Carlos Gois, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a priminha.
O português são dois; o outro, mistério.
(Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro:
José Olympio, 1979.)
|
Explorando a função emotiva da
linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de variação de usos da
linguagem em
a) situações
formais e informais.
b) diferentes
regiões do país.
c) escolas
literárias distintas.
d) textos
técnicos e poéticos.
e) diferentes
épocas.
Não se esqueça de colocar seu nome completo
e nome da escola.
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER REALIZADA EM DUPLA
GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - EJA: 1TC PROFESSOR: VANILDO EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
MATEMÁTICA
PROFESSOR ADILSON
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo C – Periodo 04 a 08 de maio
Atividades Matemática
Calcular:
a) 1/5 . 2/3 =
b) 2/4 . 5/2 =
c) ½ : ¼ =
d) 7/3 + 4/5 =
e) 5/2 – 1/3 =
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
INGLÊS
Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 1TC- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre Atividade para a semana: de 04 à 08 de maio de 2020. Bimestre: 1o. Bimestre Série: 1ºTC EJA Ensino Médio Período: Noturno Professora: Maria Antonia Disciplina: Inglês Tema:Anglofonia Conteúdo:Informação no mundo globalizado Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet Atividade:Pesquise páginas da internet sobre a influência internacional dos usos da língua inglesa como língua estrangeira. Escreva e envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br apenas o que você aprendeu com a leitura do assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário