sexta-feira, 1 de maio de 2020

1º TERMO - E.J.A - SEMANA 04/05 A 08/05

1º T.A

LÍNGUA PORTUGUESA

E.E. Salim Farah Maluf.

1º TERMO A – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa..           
Habilidades: Relacionar o uso da norma-padrão às diferentes esferas de atividade social.
Atividade: Variação Linguística: comunicação e relações sociais. A lingua e a constituição psicossocial do individuo.
Tempo para realização: Uma semana.       (Quatro aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

   









1-    Que variedade linguística (culta/Padrão ou coloquial/Não Padrão) podemos ou devemos usar nas seguintes situações sociais:

a)   Falando sobre política num canal de televisão.
b)   Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
c)   Numa pequena mensagem de celular para o seu patrão de português.
d)   Numa carta de reclamação para o presidente.
e)   Numa conversa na praça entre amigos.
f)    Um debate numa conferência nacional sobre meio ambiente.
g)   Uma mensagem de Whatsapp para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.
h)   Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.
i)     Um artigo de opinião solicitado pelo professor de português.
j)    Na redação do ENEM.


2-    Leia o texto abaixo e assinale a única alternativa correta:  

“Iscute o que to dizeno,
Seu  dotor, seu coroné:
De fome tão padeceno
Meus fio e minha muiér.
Sem briga, questão nem guerra,
Meça desta grande terra
Umas tarefas pra eu!
Tenha pena do agregado
Não me dexe deserdado
Daquilo que Deus me deu”.
(Patativa do Assaré)


Esse falante, pelos elementos explícitos e implícitos no poema, é identificável como: (escolha uma alternativa)

a)  Escolarizado proveniente de uma metrópole.
b)  Sertanejo de uma área rural.
c)  Idoso que habita uma comunidade urbana.
d)  Escolarizado que habita uma comunidade no interior do país.
e)  Estrangeiro que imigrou para uma comunidade do sul do país.


3-(ENEM 2014)

Só há  uma  saída para a escola se ela quiser ser  mais bem-sucedida: aceitar a  mudança da  língua como um fato. Isso deve significar que a  escola deve aceitar qualquer forma de  língua em  suas  atividades escritas? Não deve mais  corrigir?  Não!
Há  outra dimensão a ser  considerada:  de fato, no  mundo real da escrita,  não existe  apenas  um português correto,  que  valeria para todas  as  ocasiões: o estilo dos  contratos não  é  o  mesmo dos  manuais de  instrução; o dos  juízes do  Supremo não  é  o  mesmo dos cordelistas; o dos editoriais dos  jornais  não  é  o mesmo dos dos cadernos de  cultura dos  mesmos  jornais. Ou  do de  seus  colunistas.

(POSSENTI,  S.  Gramática  na cabeça. Língua  Portuguesa,  ano 5, n. 67,  maio 2011 – adaptado).


Sírio Possenti defende a tese de que não existe um único “português correto”. Assim sendo, o domínio da língua portuguesa implica, entre outras coisas, saber:

a)   descartar  as  marcas de informalidade do texto.
b)   reservar o  emprego da  norma  padrão aos textos de  circulação ampla.
c)   moldar  a  norma  padrão do português pela   linguagem do discurso jornalístico.
d)   adequar as  formas  da língua a diferentes tipos de  texto e contexto.
e)   desprezar as formas  da língua  previstas pelas  gramáticas e  manuais divulgados  pela escola.



4. (ENEM 2006)


Aula de português

A linguagem
na ponta da língua
tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que quer dizer?
Professor Carlos Gois, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a priminha.
O português são dois; o outro, mistério.
(Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.)


Explorando a função emotiva da linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de variação de usos da linguagem em

a)   situações formais e informais.
b)   diferentes regiões do país.
c)   escolas literárias distintas.
d)   textos técnicos e poéticos.
e)   diferentes épocas.




Entregar as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo e nome da escola.


ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER REALIZADA EM DUPLA



HISTÓRIA



 Plano de aula – Professor: Sérgio - História - 1ºT A  EJA – noite – de 04 a 08/05
Aulas previstas: 02
Conteúdos: Mundo Espartano.
Habilidades e competências gerais: Comparar o modelo espartano de exército com o contemporâneo; identificar as mudanças ocorridas no decorrer do tempo.
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar o conceito de “Mundo espartano”.
Recursos: Internet, filme: 300.
Avaliação: A avaliação será individual e contínua observando-se o desenvolvimento e aprendizagem de cada aluno.

                                                      Atividade

   Defina a importância do sistema espartano nos modelos de exército contemporâneo. Faça uma análise apontando as mudanças ocorridas no decorrer do tempo.
   Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br




SOCIOLOGIA
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
1TANoturno
Habilidades: Compreender o que faz um sociólogo, Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral.
Atividade: Questões
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Atividade


Com base na pesquisa realizada na aula anterior, responda as questões a seguir.

QUESTÕES

Para que serve a Sociologia? Justifique!
Onde surgiu a Sociologia?
Qual é a visão de sociologia em relação a sociedade atual?
Sociologia e o Individuo, qual é a relação entre eles? Explique!!
O que a sociologia pode acrescentar em sua vida?Explique!

Obs :Atividade pode ser realizada em dupla
Enviar para o e-mail joycedancy@yahoo.com.br

QUIMICA

Química - Professora Edjane   04/05/2020
Séries: 1º  termos A, B, C
Habilidade: H 27 – leitura e compreensão de texto
Tempo de realização: 2 horas – aulas



Assista o vídeo no  link do youtube abaixo sobre processos de separação de misturas:

https://www.youtube.com/watch?v=51eZ-NU4SHU e anote as principais informações no caderno.




FILOSOFIA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05 a 08/05/2020
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR
Katia Assis da Silva
AULAS PREVISTAS
1 Aula
DISCIPLINA/TURMA:
              Filosofia / 1º Termo A
CONTEÚDOS:
Pesquisar sobre o tratamento e a importância do isolamento em relação ao COVID 19


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Desenvolver um senso crítico sobre os fatos de grande repercussão
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar em sites do Google e do You Tube sobre o tratamento e o isolamento por conta da pandemia, descrevendo o porquê dos idosos e dos portadores de doenças crônicas serem tão frágeis a essa doença.
RECURSOS:
- Computador
- Caderno
- Caneta
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
 A avaliação será feita através da observação em relação à coesão e a coerência no que se refere aos textos que serão entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com


DATA: 04/04/2020
__



Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.



ARTE


DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR   Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS

4 aulas
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL
SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO

DISCIPLINA/TURMA: 1ºTA
              Arte

CONTEÚDOS:
Patrimônio Cultural Material e Imaterial.



HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Práticas de Leitura e Escrita, produção de texto (EF69LP07B)

Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da
cultura urbana
•           Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais
e imateriais
•           Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de
criação em Arte, gerando sua expressão em artes visuais, música, teatro ou dança
•           Operar com esboços de projetos individuais ou colaborativos visando à intervenção e à
mediação cultural na escola e na cidade.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:


Assista ao vídeo no link : https://www.youtube.com/watch?v=-Hnu9H7SniM, e consulte ao caderno com os conteúdo já passado anteriormente nas aulas presenciais.

Desenvolva um texto autoral (texto próprio, sem copiar de nenhum lugar) tendo como base o vídeo acima proposto e aulas já assistidas pessoalmente.
Podendo assistir e ler artigos encontrados através de pesquisa.

Obs.: Para a entrega do texto aguardar a implantação e liberação do Google Sala de aula, ou aguarde novas informações.


RECURSOS:
Vídeo no Youtube, consulta ao caderno de conteúdo já passado e pesquisa na internet.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Desenvolver um texto autoral com base as aulas presenciais já assistida e vídeo sugerido pelo professor nesta atividade.






GEOGRAFIA


  ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - EJA: 1TA                                                         PROFESSOR: VANILDO                     EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).                          





MATEMÁTICA 
PROFESSOR ADILSON

Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A – Periodo 04 a 08 de maio



Atividades Matemática
Calcular:

a)    1/5 . 2/3 =
b)    2/4 . 5/2 =
c)     ½ : ¼ =
d)    7/3 + 4/5 =
e)    5/2 – 1/3 = 



CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br



INGLÊS



Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 1TA- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 04 à 08 de maio de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Série: 1ºTA EJA Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:Anglofonia

Conteúdo:Informação no mundo globalizado

Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre a influência internacional dos usos da língua inglesa como língua estrangeira. 
Escreva e envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br apenas o que você aprendeu com a leitura do assunto.
                                                  




 1º T.B


ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
1TB Noturno
Habilidades: Compreender o que faz um sociólogo, Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral.
Atividade: Questões
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Atividade


Com base na pesquisa realizada na aula anterior, responda as questões a seguir.

QUESTÕES

Para que serve a Sociologia? Justifique!
Onde surgiu a Sociologia?
Qual é a visão de sociologia em relação a sociedade atual?
Sociologia e o Individuo, qual é a relação entre eles? Explique!!
O que a sociologia pode acrescentar em sua vida?Explique!

Obs :Atividade pode ser realizada em dupla
Enviar para o e-mail joycedancy@yahoo.com.br



HISTÓRIA



 Plano de aula – Professor: Sérgio - História - 1ºT B – EJA – noite – de 04 a 08/05
Aulas previstas: 02
Conteúdos: Mundo Espartano.
Habilidades e competências gerais: Comparar o modelo espartano de exército com o contemporâneo; identificar as mudanças ocorridas no decorrer do tempo.
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar o conceito de “Mundo espartano”.
Recursos: Internet, filme: 300.
Avaliação: A avaliação será individual e contínua observando-se o desenvolvimento e aprendizagem de cada aluno.

                                                      Atividade

   Defina a importância do sistema espartano nos modelos de exército contemporâneo. Faça uma análise apontando as mudanças ocorridas no decorrer do tempo.
   Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br






QUIMICA


Química - Professora Edjane   04/05/2020
Séries: 1º  termos A, B, C
Habilidade: H 27 – leitura e compreensão de texto
Tempo de realização: 2 horas – aulas



Assista o vídeo no  link do youtube abaixo sobre processos de separação de misturas:

https://www.youtube.com/watch?v=51eZ-NU4SHU e anote as principais informações no caderno.


FILOSOFIA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05 a 08/05/2020
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR
Katia Assis da Silva
AULAS PREVISTAS
1 Aula
DISCIPLINA/TURMA:
              Filosofia / 1º Termo A
CONTEÚDOS:
Pesquisar sobre o tratamento e a importância do isolamento em relação ao COVID 19


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Desenvolver um senso crítico sobre os fatos de grande repercussão
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar em sites do Google e do You Tube sobre o tratamento e o isolamento por conta da pandemia, descrevendo o porquê dos idosos e dos portadores de doenças crônicas serem tão frágeis a essa doença.
RECURSOS:
- Computador
- Caderno
- Caneta
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
 A avaliação será feita através da observação em relação à coesão e a coerência no que se refere aos textos que serão entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com


DATA: 04/04/2020
__



Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.


ARTE



DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR   Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS

4 aulas
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL
SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO

DISCIPLINA/TURMA: 1ºTB
              Arte

CONTEÚDOS:
Patrimônio Cultural Material e Imaterial.



HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Práticas de Leitura e Escrita, produção de texto (EF69LP07B)

Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da
cultura urbana
•           Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais
e imateriais
•           Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de
criação em Arte, gerando sua expressão em artes visuais, música, teatro ou dança
•           Operar com esboços de projetos individuais ou colaborativos visando à intervenção e à
mediação cultural na escola e na cidade.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:


Assista ao vídeo no link : https://www.youtube.com/watch?v=-Hnu9H7SniM, e consulte ao caderno com os conteúdo já passado anteriormente nas aulas presenciais.

Desenvolva um texto autoral (texto próprio, sem copiar de nenhum lugar) tendo como base o vídeo acima proposto e aulas já assistidas pessoalmente.
Podendo assistir e ler artigos encontrados através de pesquisa.

Obs.: Para a entrega do texto aguardar a implantação e liberação do Google Sala de aula, ou aguarde novas informações.


RECURSOS:
Vídeo no Youtube, consulta ao caderno de conteúdo já passado e pesquisa na internet.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Desenvolver um texto autoral com base as aulas presenciais já assistida e vídeo sugerido pelo professor nesta atividade.






LÍNGUA PORTUGUESA



E.E. Salim Farah Maluf.

1ª TB – Professor Thiago.  Disciplina: Língua Portuguesa..           
E-mail thiagomhz@gmail.com
Habilidades: Relacionar o uso da norma-padrão às diferentes esferas de atividade social.
Atividade: Variação Linguística: comunicação e relações sociais. A língua e a constituição psicossocial do individuo.
Tempo para realização: Uma semana.       (Quatro aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos













  
1-    Que variedade linguística (culta/Padrão ou coloquial/Não Padrão) podemos ou devemos usar nas seguintes situações sociais:

a)   Falando sobre política num canal de televisão.
b)   Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
c)   Numa pequena mensagem de celular para o seu patrão de português.
d)   Numa carta de reclamação para o presidente.
e)   Numa conversa na praça entre amigos.
f)    Um debate numa conferência nacional sobre meio ambiente.
g)   Uma mensagem de Whatsapp para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.
h)   Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.
i)     Um artigo de opinião solicitado pelo professor de português.
j)    Na redação do ENEM.


2-    Leia o texto abaixo e assinale a única alternativa correta:  

“Iscute o que to dizeno,
Seu  dotor, seu coroné:
De fome tão padeceno
Meus fio e minha muiér.
Sem briga, questão nem guerra,
Meça desta grande terra
Umas tarefas pra eu!
Tenha pena do agregado
Não me dexe deserdado
Daquilo que Deus me deu”.
(Patativa do Assaré)

Esse falante, pelos elementos explícitos e implícitos no poema, é identificável como: (escolha uma alternativa)

a)  Escolarizado proveniente de uma metrópole.
b)  Sertanejo de uma área rural.
c)  Idoso que habita uma comunidade urbana.
d)  Escolarizado que habita uma comunidade no interior do país.
e)  Estrangeiro que imigrou para uma comunidade do sul do país.


3-(ENEM 2014)

Só há  uma  saída para a escola se ela quiser ser  mais bem-sucedida: aceitar a  mudança da  língua como um fato. Isso deve significar que a  escola deve aceitar qualquer forma de  língua em  suas  atividades escritas? Não deve mais  corrigir?  Não!
Há  outra dimensão a ser  considerada:  de fato, no  mundo real da escrita,  não existe  apenas  um português correto,  que  valeria para todas  as  ocasiões: o estilo dos  contratos não  é  o  mesmo dos  manuais de  instrução; o dos  juízes do  Supremo não  é  o  mesmo dos cordelistas; o dos editoriais dos  jornais  não  é  o mesmo dos dos cadernos de  cultura dos  mesmos  jornais. Ou  do de  seus  colunistas.

(POSSENTI,  S.  Gramática  na cabeça. Língua  Portuguesa,  ano 5, n. 67,  maio 2011 – adaptado).

Sírio Possenti defende a tese de que não existe um único “português correto”. Assim sendo, o domínio da língua portuguesa implica, entre outras coisas, saber:

a)   descartar  as  marcas de informalidade do texto.
b)   reservar o  emprego da  norma  padrão aos textos de  circulação ampla.
c)   moldar  a  norma  padrão do português pela   linguagem do discurso jornalístico.
d)   adequar as  formas  da língua a diferentes tipos de  texto e contexto.
e)   desprezar as formas  da língua  previstas pelas  gramáticas e  manuais divulgados  pela escola.


4. (ENEM 2006)

Aula de português

A linguagem
na ponta da língua
tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que quer dizer?
Professor Carlos Gois, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a priminha.
O português são dois; o outro, mistério.
(Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.)

Explorando a função emotiva da linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de variação de usos da linguagem em

a)   situações formais e informais.
b)   diferentes regiões do país.
c)   escolas literárias distintas.
d)   textos técnicos e poéticos.
e)   diferentes épocas.




Entregar as respostas via e-mail: thiagomhz@gmail.com
Não se esqueça de colocar seu nome completo e nome da escola.

ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER REALIZADA EM DUPLA

GEOGRAFIA



  ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - EJA: 1TB                                                        PROFESSOR: VANILDO                     EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).   






                       

MATEMÁTICA 
PROFESSOR ADILSON

Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo B – Periodo 04 a 08 de maio



Atividades Matemática
Calcular:

a)    1/5 . 2/3 =
b)    2/4 . 5/2 =
c)     ½ : ¼ =
d)    7/3 + 4/5 =
e)    5/2 – 1/3 = 



CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br



INGLÊS



Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 1TB- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 04 à 08 de maio de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Série: 1ºTB EJA Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:Anglofonia

Conteúdo:Informação no mundo globalizado

Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre a influência internacional dos usos da língua inglesa como língua estrangeira. 
Escreva e envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br apenas o que você aprendeu com a leitura do assunto.
                                                  





1º T.C

QUIMICA
Química - Professora Edjane   04/05/2020
Séries: 1º  termos A, B, C
Habilidade: H 27 – leitura e compreensão de texto
Tempo de realização: 2 horas – aulas



Assista o vídeo no  link do youtube abaixo sobre processos de separação de misturas:
https://www.youtube.com/watch?v=51eZ-NU4SHU e anote as principais informações no caderno.


                        SOCIOLOGIA
EE SALIM FAHAR MALUF
PROFESSOR  NANCIO

Trabalho Individual para os: 1TC - EJA
Disciplina: SOCIOLOGIA
Período de: 04/05/20 a 08/05/20 - 04 aulas de 45 minutos  (semanais)
Email para entrega do Trabalho:  nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br     

Atividade:
1)    O aluno na sociedade e a Sociologia
a)Sociologia e o trabalho do sociólogo.

Habilidades
• Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade • Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral.

Metodologia  de ensino-aprendizagem dos conteúdos:
Trata-se de desenvolver uma postura de investigação ou uma atitude de curiosidade que leve o aluno a repensar sobre a realidade social que o cerca.
Fica evidente, também, que, além das disciplinas que compõem as Ciências Sociais, entende-se que é muito importante a aproximação com outras disciplinas na área das Ciências Humanas.

Subsídios para implantação do currículo proposto:
Os recortes temáticos, conceituais e teóricos, os materiais, textos e recursos didáticos sugeridos podem ser revistos e ampliados, sem perder de vista os objetivos do ensino de Sociologia no nível médio, definidos nas Orientações Curriculares Nacionais: “aprimoramento do educando como ser humano, sua formação ética, desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico”.

Desenvolvimento: O Aluno após a pesquisa, poderá imprimir ou escrever do próprio punho em folha de papel comum, sendo que o trabalho, deverá ter capa e contra capa.

Recursos: O aluno poderá usar os RECUSOS, que mais estiver a sua disposição, poderá também colar reportagens, imagens, livros, revistas, jornais, Links e outros, para complementação  do seu trabalho.

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é continua,
Cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativo.



HISTÓRIA



 Plano de aula – Professor: Sérgio - História - 1ºT C – EJA – noite – de 04 a 08/05
Aulas previstas: 02
Conteúdos: Mundo Espartano.
Habilidades e competências gerais: Comparar o modelo espartano de exército com o contemporâneo; identificar as mudanças ocorridas no decorrer do tempo.
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar o conceito de “Mundo espartano”.
Recursos: Internet, filme: 300.
Avaliação: A avaliação será individual e contínua observando-se o desenvolvimento e aprendizagem de cada aluno.

                                                      Atividade

   Defina a importância do sistema espartano nos modelos de exército contemporâneo. Faça uma análise apontando as mudanças ocorridas no decorrer do tempo.
   Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br






FILOSOFIA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05 a 08/05/2020
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR
Katia Assis da Silva
AULAS PREVISTAS
1 Aula
DISCIPLINA/TURMA:
              Filosofia / 1º Termo A
CONTEÚDOS:
Pesquisar sobre o tratamento e a importância do isolamento em relação ao COVID 19


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Desenvolver um senso crítico sobre os fatos de grande repercussão
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar em sites do Google e do You Tube sobre o tratamento e o isolamento por conta da pandemia, descrevendo o porquê dos idosos e dos portadores de doenças crônicas serem tão frágeis a essa doença.
RECURSOS:
- Computador
- Caderno
- Caneta
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
 A avaliação será feita através da observação em relação à coesão e a coerência no que se refere aos textos que serão entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com


DATA: 04/04/2020
__



Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.



ARTE


DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR   Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS

4 aulas
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL
SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO

DISCIPLINA/TURMA: 1ºTA
              Arte

CONTEÚDOS:
Patrimônio Cultural Material e Imaterial.



HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Práticas de Leitura e Escrita, produção de texto (EF69LP07B)

Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da
cultura urbana
•           Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais
e imateriais
•           Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de
criação em Arte, gerando sua expressão em artes visuais, música, teatro ou dança
•           Operar com esboços de projetos individuais ou colaborativos visando à intervenção e à
mediação cultural na escola e na cidade.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:


Assista ao vídeo no link : https://www.youtube.com/watch?v=-Hnu9H7SniM, e consulte ao caderno com os conteúdo já passado anteriormente nas aulas presenciais.

Desenvolva um texto autoral (texto próprio, sem copiar de nenhum lugar) tendo como base o vídeo acima proposto e aulas já assistidas pessoalmente.
Podendo assistir e ler artigos encontrados através de pesquisa.

Obs.: Para a entrega do texto aguardar a implantação e liberação do Google Sala de aula, ou aguarde novas informações.


RECURSOS:
Vídeo no Youtube, consulta ao caderno de conteúdo já passado e pesquisa na internet.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Desenvolver um texto autoral com base as aulas presenciais já assistida e vídeo sugerido pelo professor nesta atividade.






LÍNGUA PORTUGUESA


E.E. Salim Farah Maluf.

1ª TB – Professor Thiago.  Disciplina: Língua Portuguesa..           
E-mail thiagomhz@gmail.com
Habilidades: Relacionar o uso da norma-padrão às diferentes esferas de atividade social.
Atividade: Variação Linguística: comunicação e relações sociais. A língua e a constituição psicossocial do individuo.
Tempo para realização: Uma semana.       (Quatro aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
  













1-    Que variedade linguística (culta/Padrão ou coloquial/Não Padrão) podemos ou devemos usar nas seguintes situações sociais:

a)   Falando sobre política num canal de televisão.
b)   Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
c)   Numa pequena mensagem de celular para o seu patrão de português.
d)   Numa carta de reclamação para o presidente.
e)   Numa conversa na praça entre amigos.
f)    Um debate numa conferência nacional sobre meio ambiente.
g)   Uma mensagem de Whatsapp para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.
h)   Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.
i)     Um artigo de opinião solicitado pelo professor de português.
j)    Na redação do ENEM.


2-    Leia o texto abaixo e assinale a única alternativa correta:  

“Iscute o que to dizeno,
Seu  dotor, seu coroné:
De fome tão padeceno
Meus fio e minha muiér.
Sem briga, questão nem guerra,
Meça desta grande terra
Umas tarefas pra eu!
Tenha pena do agregado
Não me dexe deserdado
Daquilo que Deus me deu”.
(Patativa do Assaré)

Esse falante, pelos elementos explícitos e implícitos no poema, é identificável como: (escolha uma alternativa)

a)  Escolarizado proveniente de uma metrópole.
b)  Sertanejo de uma área rural.
c)  Idoso que habita uma comunidade urbana.
d)  Escolarizado que habita uma comunidade no interior do país.
e)  Estrangeiro que imigrou para uma comunidade do sul do país.


3-(ENEM 2014)

Só há  uma  saída para a escola se ela quiser ser  mais bem-sucedida: aceitar a  mudança da  língua como um fato. Isso deve significar que a  escola deve aceitar qualquer forma de  língua em  suas  atividades escritas? Não deve mais  corrigir?  Não!
Há  outra dimensão a ser  considerada:  de fato, no  mundo real da escrita,  não existe  apenas  um português correto,  que  valeria para todas  as  ocasiões: o estilo dos  contratos não  é  o  mesmo dos  manuais de  instrução; o dos  juízes do  Supremo não  é  o  mesmo dos cordelistas; o dos editoriais dos  jornais  não  é  o mesmo dos dos cadernos de  cultura dos  mesmos  jornais. Ou  do de  seus  colunistas.

(POSSENTI,  S.  Gramática  na cabeça. Língua  Portuguesa,  ano 5, n. 67,  maio 2011 – adaptado).

Sírio Possenti defende a tese de que não existe um único “português correto”. Assim sendo, o domínio da língua portuguesa implica, entre outras coisas, saber:

a)   descartar  as  marcas de informalidade do texto.
b)   reservar o  emprego da  norma  padrão aos textos de  circulação ampla.
c)   moldar  a  norma  padrão do português pela   linguagem do discurso jornalístico.
d)   adequar as  formas  da língua a diferentes tipos de  texto e contexto.
e)   desprezar as formas  da língua  previstas pelas  gramáticas e  manuais divulgados  pela escola.


4. (ENEM 2006)

Aula de português

A linguagem
na ponta da língua
tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que quer dizer?
Professor Carlos Gois, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a priminha.
O português são dois; o outro, mistério.
(Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.)

Explorando a função emotiva da linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de variação de usos da linguagem em

a)   situações formais e informais.
b)   diferentes regiões do país.
c)   escolas literárias distintas.
d)   textos técnicos e poéticos.
e)   diferentes épocas.




Entregar as respostas via e-mail: thiagomhz@gmail.com
Não se esqueça de colocar seu nome completo e nome da escola.


ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER REALIZADA EM DUPLA


GEOGRAFIA


  ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - EJA: 1TC                                                        PROFESSOR: VANILDO                     EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).   





MATEMÁTICA 
PROFESSOR ADILSON

Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo C – Periodo 04 a 08 de maio



Atividades Matemática
Calcular:

a)    1/5 . 2/3 =
b)    2/4 . 5/2 =
c)     ½ : ¼ =
d)    7/3 + 4/5 =
e)    5/2 – 1/3 = 



CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br


INGLÊS



Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 1TC- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 04 à 08 de maio de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Série: 1ºTC EJA Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:Anglofonia

Conteúdo:Informação no mundo globalizado

Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre a influência internacional dos usos da língua inglesa como língua estrangeira. 
Escreva e envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br apenas o que você aprendeu com a leitura do assunto.
                                                  





Nenhum comentário:

Postar um comentário