3ª A
LÍNGUA PORTUGUESA
SEMANA DE 04/05 À 08/05
Professora: Lucilene Pereira
dos Santos
Disciplina: Química Turma: 3ºA 2 aulas
semanais
Conteúdo
Atmosfera como fonte de
materiais para uso humano.
Extração de matérias úteis da
atmosfera; produção de amônia e estudos sobre a rapidez e a extenção das
transformações químicas; compreensão da extensão das transformações químicas; o
nitrogênio como matéria prima para produzir alguns materiais.
Habilidades
e competências
Reconhecer transformações
químicas que não se completam.
Estado de equilíbrio químico
coexistência de variáveis que podem interferir na rapidez das transformações.
Reconhecer e explicar como
funcionam as variáveis( estado de agregação, temperatura, pressão, concentração
e catalisador), que podem modificar a velocidade de uma transformação.
Desenvolvimento
1° passo: Responda as questões
que nortearão conceitos/ideias para a realização do trabalho.
1) Como é o ar
que respiramos?
2) Como
o ar atmosférico pode ser utilizado, além da respiração dos seres vivos?
3) Como o ar pode ser utilizado na indústria?
Registre no caderno suas
hipóteses e conceitos nas situações-problema questionadas acima.
2ºpasso: Leitura do texto “Qualidade do ar” disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/qualidade-do-ar e
registre no caderno os pontos mais importantes e respondas as questões abaixo:
1) Defina
com suas palavras o que é poluição atmosférica?
2) Quais são os maiores causadores de introduzir
substâncias poluentes na atmosfera?
3) Quais os efeitos da má qualidade do ar?
4) Quais
prejuízos que a poluição atmosférica pode causar?
3° passo: Leia o texto “Poluentes” disponível em: https://Cetesb.sp.gov.br/ar/poluentes/ e
registre os pontos mais importantes no caderno e responda as questões sobre a
umidade do ar e as recomendações e cuidados em relação a atividade física.
1) O que
é considerado poluente?
2) Como é
realizado a medida do nível de poluição na atmosfera?
3) Qual a
influência das condições meteorológicas na concentração de poluentes?
4) Qual a
relação da umidade do ar:
Umidade do ar( % ) Recomendações e cuidados em
relação a
Atividade física.
A partir de seus registros
descreva quais são os aspectos que podem contribuir para uma melhor qualidade
de vida.
Recursos
CMSP, blog da UE, Watts,
leitura de textos pesquisados na internet.
Avaliação
Registro no caderno e entrega
da atividade via e-mail
No assunto do e-mail
deve conter o nome completo, serie e turma.
LÍNGUA PORTUGUESA
Plano de aula – Professora: Sílvia
- Língua Portuguesa – de 04 a 08/05
Habilidades e competências gerais: Reconhecer elementos que compõem a estrutura do
artigo de opinião; identificar informações explícitas e implícitas dentro do
texto; reconhecer a tese e os argumentos dentro de um artigo de opinião.
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar o conceito de artigo de opinião; ler o
texto e responder às questões.
Recursos:
Internet, caderno do aluno, livro didático.
Avaliação: A avaliação será individual e contínua
observando-se o desenvolvimento e aprendizagem de cada aluno.
Leia o artigo de opinião abaixo e, em
seguida, responda às questões que seguem.
Os adolescentes e a perigosa
dependência do mundo virtual
A
internet tem se tornado atualmente objeto de dependência de muitos
adolescentes, o que causa preocupação a seus pais. Essa dependência tem tido
como mola propulsora o fato de oportunizar aos jovens a interação e, ao mesmo
tempo, atraí-los pela dinâmica das informações e pelo entretenimento como redes
sociais, jogos, vídeos, podcasts, dentre outros.
O
ambiente virtual torna-se um caminho para que os adolescentes encontrem
contribuição à formação de sua identidade, o que pode ser considerado como mais
uma possível causa de sua dependência. Dessa forma, aspectos como número de
amigos, identificação com perfis, sentimento de pertencimento a algum grupo
contribuem para que esses jovens sintam cada vez mais necessidade do espaço
virtual. Para eles, é importante estarem conectados, pois nesse universo
tecnológico conseguem, mesmo que fantasiosamente, sentirem-se únicos.
Estudos
já comprovaram que o espaço virtual permite experiências que, na vida real,
seriam frustrantes para o adolescente, como a aceitabilidade pelo grupo, os
conhecimentos de interesse, o número de amigos, a possibilidade de se ter
companhia para jogar e interagir por meio dos jogos, dentre outros aspectos.
Assim, pode-se dizer que a internet serve como uma fuga da realidade muitas
vezes, e, conforme o nível da fuga, essa dependência precisa de tratamento,
principalmente, quando interfere diretamente na qualidade de vida do
adolescente.
É certo
que a internet propicia inúmeros benefícios para a educação dos jovens como
sites de busca, páginas de outras escolas, blogs, fotoblogs e locais onde pode
encontrar vídeos, músicas, histórias e imagens; por outro lado, a preocupação
dos pais quanto à utilização da internet por seu filho se dá, uma vez que
muitos adolescentes tomam atitudes que expõem ao perigo suas próprias vidas, o
que também é possível ocorrer por meio do espaço virtual.
Diante
desse quadro, ressalta-se que, embora na fase da adolescência seja natural o
jovem buscar ouvir mais os amigos, o diálogo com a família faz com que ele
enxergue questões futuras e norteadoras para a sua segurança, como a
conscientização pelo uso da internet em tempo adequado, dentre outros aspectos.
Para isso, muitos pais também precisam entender como funciona o mundo virtual.
Seria necessário um trabalho de
conscientização nas escolas, depoimentos de pessoas com conhecimento na área,
como forma de prevenir e auxiliar os familiares, os adolescentes e os
professores. A internet cresce em ritmo acelerado, o que tornará cada vez mais
necessário o cuidado ao utilizá-la.
Questões
1)
Qual o provável objetivo doa autores ao escrever
o artigo?
2) Identifique a questão polêmica subjacente.
3) Qual é a tese do texto?
4) Identifique os argumentos utilizados pelos
autores para defender seu ponto de vista.
Obs.:
Atividade retirada do caderno do aluno -
páginas: 88 e 89. Enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com. Não esqueça de colocar série e nome.
LÍNGUA INGLESA
3ª
A Prof.ª Silvana Língua Inglesa
Aulas previstas 02 aulas
Período de realização da
atividade: 04/05 à 08/05
Habilidades: Ler,
Compreender, analisar e interpretar em um texto informativo.
Utilizar dicionário para
tradução do texto e responder às questões propostas.
Lava
Mae: Creating Showers on Wheels for the Homeless
San Francisco, according to
recent city numbers, has 4,300 people living on the streets. Among the many
problems the homeless face is little or no access to showers. San Francisco only
has about 16 to 20 shower stalls to accommodate them.
But Doniece Sandoval has
made it her mission to change that. The 51-year-old former marketing executive
started Lava Mae, a sort of showers on wheels, a new project that aims to turn
decommissioned city buses into shower stations for the homeless. Each bus will
have two shower stations and Sandoval expects that they'll be able to provide
2,000 showers a week.
ANDREANO, C. Dísponível em:
abcnews.go.com. Acesso: 26 jun. 2015 (adaptado).
A
relação dos vocábulos shower, bus e homeless, no texto, refere-se a
a) empregar moradores de rua em lava a jatos para ônibus.
b) criar acesso a banhos gratuitos para moradores de rua.
c) comissionar sem-teto para dirigir os ônibus da cidade.
d) exigir das autoridades que os ônibus municipais tenham
banheiros.
e) abrigar dois mil moradores de rua em ônibus que foram
adapta.
GEOGRAFIA
GEOGRAFIA
EE
SALIM FARAH MALUF. De 04 a 08 05 2020 1,2,3.
Série: 3º Anos : A. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade: Leitura e interpretação de textos e imagens,
seguida de pesquisa e resposta as questões.
Quantidade de aulas: 2
aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar,
com base em textos e/ou mapas, os principais elementos (geopolíticos,
econômicos e culturais) que configuram o conceito de ordem mundial.
GEOGRAFIA : Geopolítica.
A geopolítica pode ser considerada uma ciência intimamente relacionada
com o saber estratégico, ou seja, quando um Estado-nação se propõe a conhecer
um determinado território que considera fundamental para a afirmação dos seus
interesses soberanos.
Normalmente,
geopolítica é uma palavra associada aos assuntos que envolvem relações
internacionais, acordos diplomáticos e toda espécie de conflito entre países,
culturas ou disputas territoriais. É muito comum as pessoas entenderem
geopolítica com uma síntese dos acontecimentos atuais de nossa sociedade. Essas
definições estão muito vinculadas aos meios de comunicação, mas o conceito de
geopolítica e a sua distinção em relação à geografia política ainda é motivo de
debates entre cientistas sociais de diversas áreas de conhecimento.
De fato,
o conceito de geopolítica começou a ser desenvolvido a partir da segunda metade
do século XIX por conta da redefinição de fronteiras na Europa e do
expansionismo das nações europeias, o que ficou conhecido como imperialismo ou
ainda neocolonialismo. Podemos destacar as análises realizadas pelo geógrafo
alemão Friedrich Ratzel (1844-1904), responsável pela criação do determinismo
geográfico e da Teoria do Espaço Vital. Num cenário político de unificação da
Alemanha, em contraponto ao expansionismo já consolidado de Rússia, Inglaterra,
França e até mesmo dos Estados Unidos, Ratzel ajudou a criar uma Geografia
Alemã que se prontificou em justificar as conquistas territoriais da Alemanha.
Para
Ratzel, a dominação plena de um determinado território caracterizaria o Estado.
Dessa forma, o saber geopolítico apontaria para o Estado como centralizador de
decisões estratégicas, o que legitimou as ações imperialistas da Alemanha, como
pode ser observado nas disputas que originaram as duas grandes guerras e, em
parte, nos preceitos utilizados pelo nazismo.
Em
oposição aos postulados de Ratzel, podemos citar
o geógrafo francês Paul Vidal de La Blache (1845-1918),
que criou outra abordagem, conhecida como possibilismo. Ao final do século XIX
a França ainda não tinha um conhecimento geográfico estabelecido e, com receio
das pretensões alemãs, o Estado francês entregou a La Blache a responsabilidade
de criar uma Geografia Francesa. Segundo La Blache, o espaço geográfico não
deveria ser o único objetivo de uma nação, pois seria preciso considerar o
tempo histórico, as ações humanas e demais interações, o que na verdade acabou
lançando as bases para uma geografia regional. Assim, a soberania sobre um
território estaria vinculada ao conhecimento regional, como a compreensão das
formas de relevo, aspectos climáticos, economia, população entre outros.
Dentro
desse contexto podemos também citar o geógrafo britânico Halford Mackinder (1861-1947), que publicou no ano de
1904 o ensaio "O Pivô Geográfico da História”, que destacava o poder das
conquistas territoriais continentais, apresentando uma maior preocupação com a
ocupação da Europa Centro-Oriental, até porque os transportes terrestres
começavam a favorecer a interiorização das ocupações, mudando um pouco as
estratégias que até então depositavam maior importância nas conquistas
marítimas.
Mas foi o jurista sueco Rudolf
Kjellén (1864-1922), seguidor das ideias de Ratzel, quem criou o
termo geopolítica no ano de
1916, procurando estabelecer relações entre os acontecimentos políticos e os
aspectos geográficos. Cabe ressaltar que, nos dias atuais, a geopolítica é
considerada como uma frente teórica que compreende o território e as
suas nuances políticas, não apenas no plano externo como também nas questões
internas a um determinado Estado-nação.
O período
conhecido como Guerra Fria expressou muitos dos princípios da geopolítica, pois
envolveu uma grande disputa ideológica e territorial entre duas potências, a
União Soviética e os Estados Unidos, com grande ênfase no papel do Estado no
que tange às decisões estratégicas e na definição de valores e padrões sociais.
Com o
final da Guerra Fria, as maiores discussões geopolíticas correspondem ao
combate ao terrorismo, à questão nuclear, às redefinições de fronteiras nos
países africanos e do Oriente Médio e até mesmo aos problemas socioambientais. Algumas problemáticas como o aumento
do alcance das organizações transnacionais frente aos Estados, o crescimento
econômico chinês e a formação dos blocos econômicos podem ser agrupados em uma
nova ramificação teórica conhecida como geoeconomia.
Por tudo
isso que foi exposto, utilizaremos este canal de geopolítica não apenas para
apresentar alguns dos temas atuais e os principais conflitos internacionais,
mas contextualizar esses acontecimentos de forma crítica e engajada com teorias
científicas.
Júlio
César Lázaro da Silva
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP
Mestre em Geografia Humana pela Universidade Estadual Paulista - UNESP
Questão 1
Diferencie as
concepções de Estado, Governo e Nação.
Questão 2
Com o final da Guerra
Fria, o mundo vislumbrou o estabelecimento de uma nova Ordem Mundial, o que
provocou muitas discussões e debates. Sobre essa questão, julgue as
alternativas:
I. Com o fim da Bipolaridade, o mundo
tornou-se multipolar, devido ao
crescimento de algumas superpotências e de blocos econômicos que atualmente
rivalizam com os Estados Unidos, a exemplo da União Europeia, do Japão e, mais
recentemente, da China;
II. Após a Guerra Fria, o mundo tornou-se unipolar, pois, para muitos
analistas, não há mais nenhuma potência capaz de fazer frente aos Estados
Unidos.
III. Com o fim da União Soviética, o mundo passou a ser chamado de unimultipolar, uma vez que apenas
os Estados Unidos se consolidaram como potência militar, mas no campo
tecnológico e econômico, Japão, China e União Europeia também exercem papel de
destaque no cenário mundial.
Sobre as afirmações
acima, assinale:
a) Apenas a
afirmativa I é verdadeira.
b) Apenas a
afirmativa II é verdadeira.
c) Apenas a
afirmativa III é verdadeira.
d) Todas estão
incorretas.
e) Todas estão
corretas.
Para entregar, não se esqueça de
colocar nome, número e série do estudante.
‘ O ESFORÇO
GERALMENTE, É ACOMPANHADO DO SUCESSO ! ’
MATEMÁTICA
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
PLANO DE AULA
DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSORA
ROSÉLIA
|
AULAS PREVISTAS
6 AULAS
SEMANA 04 A 08 DE MAIO DE 2020
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
MATEMÁTICA
3 ano A
|
|||||
CONTEÚDOS:
|
|||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
|
|||||
RECURSOS:
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
|
|||||
DATA: ___/__/_
__
|
|||||
HISTÓRIA
História
Professor Silvio –
Turma : Terceiro Ano A –
Ensino Médio
Atividades relativas às
aulas apresentadas pelo Centro de Mídias e Televisão Educativa
Habilidades:
Habilidades: Desenvolvimento de posições políticas acerca do período
compreendido entre 1889 e 1930. Construção de senso crítico sobre a construção
da República em sua primeira etapa. Desenvolvimento de noções de pertencimento
à vida política do país, interagindo com os acontecimentos mais atuais.
Capacidade de posicionamento no tempo histórico e contextualização de fatos.
Trabalho a partir da ideia de mudanças e permanências.
Tempo de realização: de 27/04 A 30/04
04/05 a 08/05
Enviar respostas pelo e-mail: silviosouzacs@hotmail.com
República Velha
A Primeira
República Brasileira, normalmente chamada de República Velha foi o
período da história do Brasil que se estendeu da proclamação da
República, em 15 de novembro de 1889, até a Revolução de 1930 que depôs o 13º e último presidente da
República Velha Washington Luís. Nesse período o Brasil foi nomeado de Estados Unidos do Brasil, o mesmo
nome da constituição de 1891.
A República Velha é
dividida pelos historiadores em dois períodos. O primeiro período,
chamado de República da Espada, foi dominado pelos setores mobilizados
do Exército apoiados pelos republicanos, e vai da Proclamação da
República do Brasil, no
15 de Novembro de 1889, até a eleição do primeiro presidente civil, Prudente de Moraes. A República da Espada teve viés mais
centralizador do poder, em especial por temores da volta da Monarquia, bem como
para evitar uma possível divisão do Brasil.
O segundo
período ficou conhecido
como República Oligárquica, e se estende de 1894 até a Revolução de 1930. Caracterizou-se por dar maior poder para
as elites regionais, em especial do sul e sudeste do país. As oligarquias
dominantes eram as forças políticas republicanas de São Paulo e Minas Gerais,
que se revezavam na presidência. Essa hegemonia paulista e mineira denomina-se política do café
com leite, em razão da
importância econômica da produção de café paulista e de leite mineiro para
a economia brasileira da época.
POLÍTICA DO CAFÉ-COM-LEITE
A política do café
com leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo
federal para que houvesse uma alternância de poder entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais. Foi formalmente instituída no governo de
Campos Sales. O nome desse acordo era porque São Paulo era produtor de café e Minas
Gerais de leite. Assim, a escolha do presidente ficava com o Partido
Republicano Paulista
(PRP) e o Partido
Republicano Mineiro
(PRM). Essa política era muito criticada pelos empresários ligados à indústria, que, naquele período, estavam em expansão.
Para garantir que o
resultado da votação seja de maneira desejada pelos articuladores da política
do café-com-leite, utilizavam-se de diversas ferramentas, entre elas o coronelismo, o voto de cabresto e a política dos
governadores.
Essa política foi
quebrada por Washington Luís. Era paulista e apoiou para a presidência
um outro paulista, Júlio Prestes. Com essa indicação, rompia o pacto de revezamento entre paulistas e
mineiros. Esse rompimento fez com que os mineiros se unissem com os políticos do Rio Grande do Sul e apoiassem outro candidato à presidência
CORONELISMO
Quem organizava a vida política,
diretamente no contato com a população, nos municípios, era a figura
"carismática" do "coronel". Sempre fazendeiro, sendo geralmente o líder da maçonaria local, o coronel,
apesar do nome, era um líder essencialmente civil, em um país com 80% de sua
população rural, onde tinha que se caminhar muito para fazer política. Era, o
coronel, o elo entre a população e o poder estatal.
Durante a República Velha, os coronéis
tinham um domínio sobre suas terras e uma influência sobre algumas regiões. O
domínio dos coronéis sobre suas terras permitiu com que eles controlassem os
eleitores em seus currais
eleitorais, que eram
regiões controladas politicamente pelos coronéis, para que esses eleitores
sempre votassem nos candidatos impostos pelo coronel. Esse tipo de voto era conhecido
como voto de cabresto.
Os jagunços controlavam os votos através da coerção física. Dessa maneira, os eleitores
que fossem contra a aspiração do coronel, eram punidos, com perda de trabalho ou até mesmo sendo
vítimas de homicídio. Para controlar os votos, os coronéis
também fraudavam as votações, alterando votos, sumindo com as urnas e até mesmo patrocinavam a prática do voto fantasma. Essa prática
consistia em falsificar documentos para que os eleitores pudessem votar várias
vezes e até mesmo utilizar nomes de falecidos nas eleições.
Entre trocas de alguns favores
políticos, os coronéis garantiam a eleição de certos representantes que
controlavam o cenário político nacional. Sem dificuldades, o resultado das
eleições poderiam ser forjadas para favorecer a pequena elite de proprietários.
O termo coronel começou a ser usado, no
Brasil, por líderes políticos locais já no período da Regência, a partir de 1831, quando foi criada a Guarda
Nacional em substituição
às Companhias de Ordenanças, extintas
naquele ano e que foram de grande importância na época do Brasil Colônia.
O coronelismo perdeu força após a revolução de
1930 e por isso,
deixou de existir em diversas regiões do Brasil. Mas algumas práticas do
coronelismo, como a fraude eleitoral e a compra de votos continuou, por
muito tempo, existindo em várias regiões do Brasil.
REVOLTA DA ARMADA
A chamada Revolta da Armada foi um movimento de rebelião promovido
por unidades da Marinha do Brasil contra o governo do marechal Floriano Peixoto, supostamente apoiada pela oposição
monarquista à recente instalação da República. Desenvolveu-se em dois momentos:
A primeira Revolta da Armada
Em novembro de 1891, registrou-se
como reação à atitude do presidente da República, marechal Deodoro da Fonseca que, em meio a uma crise institucional,
agravada por uma crise econômica, e com dificuldades em negociar com a
oposição, em flagrante violação da Constituição recém-promulgada em 1891, ordenou o
fechamento do Congresso. Unidades da Armada na baía de Guanabara, sob a liderança do almirante Custódio de Melo, sublevaram-se e ameaçaram bombardear a
cidade do Rio de Janeiro, então capital da República. Para evitar
uma guerra civil, o marechal Deodoro renunciou à Presidência da República (23 de novembro de 1891).
Com a renúncia de
Deodoro, que ocorreu apenas nove meses depois do início de seu governo, o
vice-presidente Floriano Peixoto assumiu o cargo (1892). A Constituição de 1891, no entanto, garantia que, se a
presidência ou a vice-presidência ficassem vagas antes de se completarem dois
anos de mandato, deveria ocorrer uma nova eleição, o que fez com que a oposição
começasse a acusar a Floriano por manter-se ilegalmente à frente da nação.
A segunda Revolta da Armada
Começou a
delinear-se em Março de 1892, quando treze generais enviaram uma
Carta-Manifesto ao Presidente da República, marechal Floriano Peixoto. Este documento exigia a convocação de
novas eleições presidenciais para que, cumprindo-se o dispositivo
constitucional, se estabelecesse a tranquilidade interna na nação. Floriano
reprimiu duramente o movimento, determinando a prisão de seus líderes.
Em 6 de setembro de 1893, um grupo de altos oficiais da Marinha exigiu a imediata convocação dos
eleitores para a escolha dos governantes. Entre os revoltosos estavam os
almirantes Saldanha da Gama, Eduardo Wandenkolk e Custódio de Melo, ex-ministro da Marinha e candidato
declarado à sucessão de Floriano. Sua adesão refletia o descontentamento da
Armada com o pequeno prestígio político da Marinha em comparação ao do
Exército. No movimento encontravam-se também jovens oficiais e muitos
monarquistas.
A revolta teve
pouco apoio político e popular na cidade do Rio de Janeiro, onde a partir de 13 de setembro diversas unidades encouraçadas trocaram tiros com a artilharia dos fortes
em poder do Exército. Houve sangrenta batalha na Ponta da Armação, em Niterói, área
guarnecida por aproximadamente 3.000 governistas, os quais eram compostos entre
outros por batalhões da Guarda Nacional. A capital do estado do Rio de Janeiro, então a cidade de Niterói, foi transferida para a cidade de Petrópolis em 1894, de onde só retornou em 1903. Sem chance de vitória na baía da Guanabara, os revoltosos dirigiram-se para sul do
país. Alguns efetivos desembarcam na cidade de Desterro (atual Florianópolis) e tentaram, inutilmente, articular-se com os federalistas gaúchos.
O presidente da
República, apoiado pelo Exército brasileiro e pelo Partido
Republicano Paulista
conteve o movimento em março de 1894, para o que
fez adquirir, às pressas, no exterior, por meio do empresário e banqueiro
estadunidense Charles Ranlett Flint, alguns navios de guerra, a chamada "frota de papel". Essa frota, adquirida nos Estados
Unidos, foi também denominada pelos governistas como "Esquadra Flint" e viajou do porto de Nova York até a
baía de Guanabara tripulada por mercenários estadunidenses. De acordo com Joaquim Nabuco, as tropas contratadas para auxiliar o governo federal eram "a
pior escória de filibusteiros americanos".
Em março de 1894 a rebelião
estava vencida. O rigor de Floriano Peixoto ante os dois movimentos
revolucionários lhe valeu o cognome Marechal de Ferro.
GUERRA DE CANUDOS
Guerra de
Canudos ou Campanha de
Canudos foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular
de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, na então
comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.
A região,
historicamente caracterizada por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico, passava por uma
grave crise econômica e social. Milhares de sertanejos e ex-escravos partiram
para Canudos, cidadela liderada pelo peregrino Antônio Conselheiro, unidos na
crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão
dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.
Os grandes
fazendeiros da região, unindo-se à Igreja, iniciaram um forte grupo de pressão junto à República
recém-instaurada, pedindo
que fossem tomadas providências contra Antônio Conselheiro e seus seguidores.
Criaram-se rumores de que Canudos se armava para atacar cidades vizinhas e
partir em direção à capital para depor o governo republicano e reinstalar a
Monarquia.
Apesar de não haver
nenhuma prova para estes rumores, o Exército foi mandado para Canudos. Três
expedições militares contra Canudos saíram derrotadas, o que apavorou a opinião pública, que acabou exigindo a destruição do
arraial, dando legitimidade ao massacre de até vinte mil sertanejos. Além
disso, estima-se que cinco mil militares tenham morrido. A guerra terminou com
a destruição total de Canudos, a degola de muitos prisioneiros de guerra, e o
incêndio de todas as casas do arraial.
REVOLUÇÃO FEDERALISTA
A Revolução
Federalista ocorreu no sul do Brasil lo go após a Proclamação da
República, e teve como
causa a instabilidade política gerada pelos federalistas, que pretendiam
"libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Júlio de Castilhos", então presidente do Estado, e também conquistar
uma maior autonomia do estado do Rio Grande do Sul, descentralizando o poder da
então recém proclamada República.
Empenharam-se em
disputas sangrentas que acabaram por desencadear uma guerra civil, que durou de fevereiro de 1893 a agosto de 1895, e que foi
vencida pelos pica-paus, seguidores de Júlio de Castilhos.
A divergência teve
início com atritos ocorridos entre aqueles que procuravam a autonomia
estadual, frente ao poder federal e seus opositores. A luta armada atingiu
as regiões compreendidas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
REVOLTA DA VACINA
A chamada Revolta
da Vacina ocorreu de 10 a
16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
O início do período
republicano no Brasil foi marcado por vários conflitos e revoltas populares. O
motivo que desencadeou isso foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta
pelo governo federal, contra a varíola.
A REVOLTA
POPULAR
"Tiros,
gritaria, engarrafamento de trânsito, comércio fechado, transporte público
assaltado e queimado, lampiões quebrados às pedradas, destruição de fachadas
dos edifícios públicos e privados, árvores derrubadas: o povo do Rio de Janeiro
se revolta contra o projeto de vacinação obrigatório proposto pelo sanitarista
Oswaldo Cruz" (Gazeta de
Notícias, 14 de novembro de 1904).
A campanha de
vacinação obrigatória é colocada em prática em novembro de 1904. Embora seu
objetivo fosse positivo, ela foi aplicada de forma autoritária e violenta. Em
alguns casos, os agentes sanitários invadiam as casas e vacinavam as pessoas à
força, provocando revolta nas pessoas. Essa recusa em ser vacinado acontecia,
pois grande parte das pessoas não conhecia o que era uma vacina e tinham medo
de seus efeitos.
A resistência
popular, quase um golpe militar, teve o apoio de positivistas e dos cadetes da Escola Militar. Os acontecimentos, que tiveram início no dia 10 de novembro de 1904, com uma manifestação estudantil, cresceram consideravelmente no
dia 12, quando a passeata de manifestantes dirigia-se ao
Palácio do Catete, sede do Governo Federal. A população
estava alarmada. No domingo, dia 13,
o centro do Rio de Janeiro transforma-se em campo de batalha: era a rejeição
popular à vacina contra a varíola que ficou conhecida como a Revolta da Vacina,
mas que foi muito além do que isto.
Para erradicar a varíola,
o sanitarista Oswaldo Cruz convenceu o Congresso a aprovar a Lei
da Vacina Obrigatória (31 de Outubro de 1904), que permitia que brigadas sanitárias, acompanhadas por policiais,
entrassem nas casas para aplicar a vacina à força.
A população estava
confusa e descontente. A cidade parecia em ruínas, muitos perdiam suas casas e
outros tantos tiveram seus lares invadidos pelos mata-mosquitos, que agiam
acompanhados por policiais. Jornais da oposição criticavam a ação do governo e
falavam de supostos perigos causados pela vacina. Além disso, o boato de que a
vacina teria de ser aplicada nas "partes íntimas" do corpo (as
mulheres teriam que se despir diante dos vacinadores) agravou a ira da
população, que se rebelou.
A aprovação da Lei
da Vacina foi o estopim da revolta: no dia 5 de novembro, a oposição criava a Liga contra a Vacina Obrigatória. Entre os
dias 10 e 16 de novembro, a cidade virou um campo de guerra. A população exaltada depredou lojas,
virou e incendiou bondes, fez barricadas,
arrancou trilhos, quebrou postes e atacou as forças da polícia com pedras,
paus e pedaços de ferro. No dia 14,
os cadetes da Escola Militar
da Praia Vermelha também
se sublevaram contra as medidas baixadas pelo Governo Federal.
A reação popular
levou o governo a suspender a obrigatoriedade da vacina e a declarar estado de sítio (16 de Novembro). A rebelião foi contida, deixando 30
mortos e 110 feridos. Centenas de pessoas foram presas e, muitas delas,
deportadas para o Acre.
Ao reassumir o
controle da situação, o processo de vacinação foi reiniciado, tendo a varíola,
em pouco tempo, sido erradicada da capital.
REVOLTA DA CHIBATA
A Revolta dos
Marinheiros, ainda conhecida como "Revolta da Chibata",
foi um movimento de marinheiros da Marinha do Brasil, planejado por cerca de dois anos e que culminou
com um motim que se estendeu de 22 até 27 de novembro de 1910 na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, à época a capital do país,
sob a liderança do marinheiro João Cândido
Felisberto.
Na ocasião
rebelaram-se cerca de 2400 marinheiros contra a aplicação de castigos físicos a
eles impostos (as faltas graves eram punidas com 25 chibatadas), ameaçando
bombardear a cidade. Durante o primeiro dia do motim foram mortos marinheiros
infiéis ao movimento e cinco oficiais que se recusaram a sair de bordo, entre
eles o comandante do Encouraçado
Minas Geraes, João Batista das
Neves. Duas semanas
depois de os rebeldes terem se rendido e terem desarmado os navios, obtendo do
governo um decreto de Anistia, eclodiu o que a Marinha denomina de
"segunda revolta". Em combate, num arremedo de motim num dos navios
que não aderiram à Revolta pelo fim da Chibata, morreram mais um oficial e um
marinheiro. Esta "segunda revolta" desencadeou uma série de mortes de
marinheiros indefesos, ilhados, detidos em navios e em masmorras, além da
expulsão de dois mil marinheiros, atos amparados pelo estado de sítio que a "segunda revolta" fez o Congresso Brasileiro aprovar.
COLUNA PRESTES
A Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro
existente entre 1922 e 1953 e ligado ao tenentismo de insatisfação com a República Velha, exigência do voto secreto, defesa do ensino público e a obrigatoriedade
do ensino secundário para toda população.
O movimento contou
com lideranças das mais diversas correntes políticas, mas a maior parte do
movimento era composta por capitães e tenentes da classe média, donde
originou-se o ideal do "Soldado Cidadão". Deslocou-se pelo interior
do país pregando reformas políticas e sociais e combatendo o governo do então
presidente Artur Bernardes e, posteriormente, de Washington Luís.
Em sua marcha pelo
Brasil, os integrantes da Coluna Prestes denunciavam a pobreza da população e a
exploração das camadas mais pobres pelos líderes políticos. Sob o comando principal
de Luís Carlos Prestes (chefe de estado-maior), a Coluna Prestes
enfrentou as tropas regulares do Exército ao lado de forças policiais de vários
estados, além de tropas de jagunços,
estimulados por promessas oficiais de anistia.
Partindo do
município de Santo Ângelo, que hoje abriga o Memorial da
Coluna Prestes, o
movimento percorreu vinte e cinco mil quilômetros pelo interior do Brasil durante dois anos e meio. Apesar dos esforços, a
Coluna Prestes não conseguiu a adesão da população. A longa marcha foi
concluída em fevereiro de 1927, na Bolívia, perto de nossa fronteira, sem
cumprir seu objetivo, disseminar a revolução no Brasil.
A Coluna Miguel
Costa-Prestes poucas vezes enfrentou grandes efetivos do governo. Em geral,
eram utilizadas táticas de despistamento para confundir as tropas legalistas.
O movimento
liderado por Carlos Prestes contribui para disseminar os problemas do poder
concentrador oligárquico da República Velha, culminando na Revolução de 1930. Projeta a figura de Luís Carlos Prestes,
que posteriormente entra no Partido
Comunista Brasileiro
(PCB). Prestes foi chamado por esta marcha de cavaleiro da
esperança na luta contra
os poderes dominadores da burocracia e dos setores elitistas.
atividades
1.
Quais
as revoltas mencionadas no texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
Em
sua opinião qual foi a principal revolta? Justifique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
Quais
as características do coronelismo?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.
Atualmente,
ainda existe a prática do coronelismo? Justifique.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.
O que
é curral eleitoral e voto de cabresto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.
O que
foi a Revolta da Vacina?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7.
Qual
comparação podemos fazer entre a Revolta da Vacina e o Covid 19?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8.
Quem
foi João Cândido e qual sua importância?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9.
Qual
a sua avaliação do desempenho de nossos governos no enfrentamento ao corona
vírus?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10.
Quais
meidas você considera que devam ser tomadas pelos governantes para enfrentar a
pandemia?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FISICA
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSORA
DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
3°A – Ensino Médio.
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
|||||
CONTEÚDOS:
Corpo,
Saúde e Beleza – Princípios do Treinamento Físico.
|
|||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Discriminar
de modo conceitual os princípios do treinamento.
Identificar
os princípios do treinamento para desenvolver as capacidades físicas.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Atividade I: Realize uma pesquisa e faça um resumo sobre os
Princípios do treinamento físico
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Atividade II: Explique e dê exemplos sobre a importância da
utilização os princípios do treinamento físico para o desenvolvimento das
capacidades físicas.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
|
|||||
RECURSOS:
Centro de Mídias de SP, Blog da escola e pesquisa na internet.
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Enviar a atividade escrita por email, quem não puder fazer no
caderno.
No assunto do email colocar o nome completo do aluno, ano e
turma.
Endereço de email para envio:
dbjj@bol.com.br
|
|||||
BIOLOGIA
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi.
Recursos: Notebook, Internet
e centro de mídia
|
O Vírus e
sua Reprodução
A palavra vírus vem do Latin e significa
¨venemo¨ ou ¨fluido venenoso¨. Os vírus são entidades extremamente pequenas,
visíveis apenas ao microscópio eletrônico e constituído por um ¨corpo¨
denominado vírion, que é formado por uma cápsula proteica em cujo interior
existe apenas um tipo de ácido nucléico: DNA ou RNA.
Utilizaremos,
como exemplo ilustrativo do ciclo biológico de um vírus, os
bacteriófagos ou fagos – tipos de vírus conhecidos como parasitas de certas
bactérias.
Quando um fago entra em contato com uma
bactéria hospedeira, acopla-se ela através da cauda e perfura a membrana
celular por meio de ação enzimática. Então, o ácido nucléico viral é injetado no interior da bactéria, passando
a interferir no metabolismo bacteriano de maneira a comandar a síntese de novos
ácidos nucléicos virais, à custa da energia e dos componentes químicos da
célula vitima. Paralelamente ,e ainda utilizando a célula hospedeira como fonte de energia e de matéria- prima, o ácido
nucleico do vírus comanda a síntese de várias outras moléculas que, ao se
juntarem de maneira ordenada, definem a formação de novos vírions, a esse
processo dá-se o nome de reprodução por montagem. Em cada vírion novo abriga-se
então um cerne de ácido nucléico, configurando a formação de um novo vírus. Uma
vez formadas, as novas unidades virais promovem a ruptura da membrana
bacteriana e os novos vírus liberados podem infectar outra célula, recomeçando
um novo ciclo.
Questões Propostas
1)
O que são vírus e do que são constituídos?
2)
O que significa a palavra vírus?
3)
O que são bacteriófagos ou fagos?
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
04/052020 a 08/05/2020.
3ªB
História
Enviar
para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
sociologia
História
Plano de aula – Professor: Sérgio - História
- 3º B – noite – de 04/05 a 08/05
Aulas previstas: 02
Conteúdos: Nazismo.
Habilidades e competências gerais: Identificar
os fatos ocorridos na 2ª Guerra Mundial.
Desenvolvimento e estratégias:
Pesquisar o conceito de “Nazismo”.
Recursos: Internet, caderno do aluno,
livro didático.
Avaliação: A avaliação será individual e
contínua observando-se o desenvolvimento e aprendizagem de cada aluno.
Atividade
1) O que você entende por “Nazismo”?
2) Podemos dizer que nos dias atuais existem
pensamentos nazistas? Justifique sua resposta em, pelo menos, 10 linhas.
sociologia
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
3
°ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Compreender
o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer
uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão
Atividade:
Questões
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Questões
Com base na pesquisa realizada na aula anterior, responda
as seguintes questões:
Questões
O que é Cidadania?
Qual é a importância da cidadania para o povo Brasileiro?
Cite atos de cidadania?
O que é Direito?
Quem pode exerce ?
Cite alguns deveres do Cidadão?
Obs
:Atividade pode ser realizada em dupla
Atividade deve ser entregue no
e-mail Joycedancy@yahoo.com.br
FÍSICA
GEOGRAFIA
FÍSICA
Atividade
para 3B e 3C
Entregar por email : profmarcelomaua@gmail.com
Física
Semana de 04/05 a 08/05
LEIA O TEXTO E DEPOIS
PESQUISE E RESPONDA AS PERGUNTAS
Não
há uma definição exata para energia,
mas podemos dizer que ela está associada à capacidade de produção de ação e/ou
movimento e manifesta-se de muitas formas diferentes, como movimento de corpos,
calor, eletricidade etc.
Segundo
o Princípio
de Lavoisier, a energia não pode surgir do nada e nem
pode ser destruída. A única possibilidade que existe é a transformação de um
tipo de energia em outro, como a energia da queda d´água nas hidrelétricas que
é convertida em energia elétrica.
1)
De
a definição de cada um dos tipos de energia abaixo, falando de sua importância
para a humanidade e um exemplo da mesma.
a)
Energia
mecânica
b) Energia Térmica
c) Energia Eólica
d) Energia Nuclear
e) Energia Elétrica
f) Energia Química
2) O que são fontes renováveis
de energia? Dê exemplos.
3) O que são fontes não
renováveis de energia ? Dê exemplos.
Assista o vídeo como apoio
GEOGRAFIA
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
PLANO DE AULA DO
PROFESSOR
|
||||
PROFESSORA
ÉRICA
|
AULAS PREVISTAS
2 AULAS: 2/2
SEMANA 04 A 08 DE MAIO DE 2020
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
GEOGRAFIA
3º
ANO B
|
||||
CONTEÚDOS:
|
||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
intencionalidades
sociais, políticas e econômicas que as envolvem.
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
|
||||
RECURSOS:
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
|
||||
DATA: ___/__/_
__
|
||||
MATEMÁTICA
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
|
|
PROFESSOR : Marcela
|
AULAS
PREVISTAS 4
|
DISCIPLINA:
Matemática
TURMA:
3 ª Series B
|
|
CONTEÚDOS /TEMA :
Geometria analítica
|
|
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
ü Pontos: distância, ponto médio e alinhamento de três
pontos
ü Reta: equação e
estudo dos coeficientes; problemas lineares
ü Ponto e reta: distância
ü H34
- Aplicar
os raciocínios combinatórios aditivo e/ou multiplicativo na resolução de
situações-problema.
|
|
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Obs: aquele vocês retiram na escola semana
passada .
O
que vocês vão encaminhar para meu endereço de email .( semanalmente )
A
ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias. (aulas de matemática)
Atividades
propostas no Blog .
Ponto Médio
Para
calcular o ponto médio devemos usar a fórmula
Exemplos :
Dados
os pontos A (4,5) e B (
-10,1),calcular o ponto médio .
Vamos
lá
Sabemos que : M ( xa + xb , ya
+ yb)
2 2
Temos:
Portanto O ponto médio do
segmento AB é =(-3,3)
1) Calcule
o ponto médio das retas que tem as extremidades de coordenadas abaixo:
a) A
(2,3) e B (8,1)
b) A(-1,4)
e B ( 7,2)
c) A
(-2,-3) e B ( 4, -7)
2) Defina
o que é ponto médio :
......................................................................................................................................
3) Numa reta a extremidade B tem
coordenadas ( -5,-2 ) e ponto médio com coordenadas ( -3,4 ) .Qual as
coordenadas da extremidade A?
Observação:. Resolver as atividades 1 e 2 do *caderno
aprender sempre . Resolver as atividades no caderno não se esquecer de
colocar data e encaminhar as resposta
via email .
Próxima
aula alinhamento entre três pontos .
Não se esqueça de colocar seu nome completo, turma e data
*caderno
aprender sempre ,aquele
que vocês retiraram na escola
|
|
RECURSOS:
Caderno Aprender Sempre ; Ficha de acompanhamento as aulas do centro
de mídias (em Anexo)
|
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
Durante todo processo de ensino ,através
das atividades realizadas ,online e
realização das atividades
propostas no caderno do aluno e
encaminhadas para email .
Data 04/05 /2020 a 08/05/2020
|
Ficha
de acompanhamento as aulas do centro de mídias
Data da Transmissão da Videoaula: ____ / ____ / 2020.
Disciplina: Matemática
Tema: ______________________________________________________
1 - Agora que você já assistiu a videoaula, registre seu
comentário:
2 - Nesta aula, aprendi...
3 - Nesta aula, não entendi...
FILOSOFIA
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05
a 08/05/2020
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSOR
Katia Assis da Silva
|
AULAS PREVISTAS
2 Aulas (45 minutos cada)
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Filosofia / 3º B
|
|||||
CONTEÚDOS:
Elaborar um resumo sobre a Revolução
Empírica e suas conseqüências relacionadas à economia.
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Desenvolver
o senso critico
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar
e fazer um resumo explicando o que é Revolução Empírica destacando suas
conseqüências no setor econômico.
|
|||||
RECURSOS:
-
Computador
-
Site de pesquisa do Google
-
Caderno
-
Caneta
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação será feita através da observação
em relação à coesão e a coerência no que se refere aos textos que serão
entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com
|
|||||
DATA: 04/04/2020
__
|
|||||
Não
se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica / Fisica
Turma: 3º B
Conteúdo: Atmosfera como fonte de materiais para uso humano
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e interpretação
Habilidade Cíentifica: : Identificar quando é necessário o uso da destilação Fracionada;
Conhecer os líquidos criogênicos e suas funções;
Analisar os poluentes e reconhecer os efeitos nocivos para o meio ambiente
Desenvolvimento e estratégias: Fazer uma pesquisa sobre cada tema:
Destilação Simples e Fracionada
Líquidos criogênicos
Efeito Estufa
Aquecimento global
OBS: colocar a sua conclusão após a escrita de cada tema pesquisado e responder as questoes propostas.
Recursos: Enviar as atividades para o email prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 14/05/2020
Atividade de QUIMICA I
- Copiar e responde as questões:
1- Em quais tipos de misturas utilizamos o método de destilação fracionada?
2- Quando usamos a destilação simples?
3- No que se baseia o método de destilação fracionada para que ocorra a separação de componentes da mistura?
4- O que são líquidos criogênicos?
5- Dê exemplos de líquidos criogênicos.
6- Como se dá o transporte dos líquidos criogênicos?
7- Quais os gases que mais poluem o meio ambiente?
8- O que diferencia o efeito estufa do aquecimento global?
9- Quais os prejuízos que o efeito estufa e o aquecimento global causa para o meio ambiente?
Bons Estudos
Prof.ª Patricia
LÍNGUA PORTUGUESA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º SÉRIE B
Avaliação: As atividades
a seguir deverão ser realizadas, no período de 05/05/2020 a 08/05/2020. Os
registros deverão ser realizados em caderno a parte, para que a atividade seja
entregue à professora quando houver o retorno às aulas.
Habilidades a serem
desenvolvidas:
ü Localizar e interpretar informações em um texto
para apresentar uma opinião e construir argumentação.
ü Identificar e analisar
características próprias da modernidade.
ü Relacionar diferentes produções
artísticas e culturais contemporâneas com outras obras do passado, procurando
aproximações de tema e sentido.
ü Analisar os efeitos de sentido
provocados pelo uso de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, antítese,
aliteração, assonância, por exemplo) em textos de diferentes gêneros.
Sequência de atividades:
1)
Pesquisar sobre o Modernismo no Brasil.
Fazer o registro das principais informações
2)
Assistir ao vídeo “Semana de Arte Moderna –
Documentário”
3)
Resumir, com suas palavras, sobre o que foi a
Semana da Arte Moderna.
4)
Qual a importância desse momento para a arte
contemporânea?
5)
Ler o poema de Carlos Drummond de Andrade “No
meio do caminho”
No
Meio do Caminho (1928)
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
6)
Responda:
a)
O que significa a metáfora “pedra” no poema? Quais
os sentidos possíveis?
b)
As palavras “pedra” e
“caminho”, nesse poema, foram usadas em que sentido? Denotativo ou conotativo?
Justifique.
c)
Explique, com suas palavras,
o sentido dos versos transcritos abaixo:
“(...) Nunca me
esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra(...)”
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra(...)”
INGLÊS
Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 3a- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre Atividade para a semana: de 04 à 08 de maio de 2020. Bimestre: 1o. Bimestre Série: 3o. Ano B Ensino Médio Período: Noturno Professora: Maria Antonia Disciplina: Inglês Tema:O mundo do trabalho Conteúdo:Trabalho voluntário Objetivo Aprendizagem:Ler, escrever e memorizar vocabuário. Atividade:Pesquise páginas da internet sobre a diferença entre trabalho voluntário versus emprego. Escreva em inglês e português. Envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br,
3ªC
FÍSICA
Atividade para 3C
Entregar por email : profmarcelomaua@gmail.com
Física
Semana de 04/05 a 08/05
LEIA O TEXTO E DEPOIS PESQUISE E RESPONDA AS PERGUNTAS
Não há uma definição exata para energia, mas podemos dizer que ela está associada à capacidade de produção de ação e/ou movimento e manifesta-se de muitas formas diferentes, como movimento de corpos, calor, eletricidade etc.
Segundo o Princípio de Lavoisier, a energia não pode surgir do nada e nem pode ser destruída. A única possibilidade que existe é a transformação de um tipo de energia em outro, como a energia da queda d´água nas hidrelétricas que é convertida em energia elétrica.
1) De a definição de cada um dos tipos de energia abaixo, falando de sua importância para a humanidade e um exemplo da mesma.
a) Energia mecânica
b) Energia Térmica
c) Energia Eólica
d) Energia Nuclear
e) Energia Elétrica
f) Energia Química
2) O que são fontes renováveis de energia? Dê exemplos.
3) O que são fontes não renováveis de energia ? Dê exemplos.
Assista o vídeo como apoio
SOCIOLOGIA
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
3
°ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Compreender
o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer
uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão
Atividade:
Questões
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Questões
Com base na pesquisa realizada na aula anterior, responda
as seguintes questões:
Questões
O que é Cidadania?
Qual é a importância da cidadania para o povo Brasileiro?
Cite atos de cidadania?
O que é Direito?
Quem pode exerce ?
Cite alguns deveres do Cidadão?
Obs
:Atividade pode ser realizada em dupla
Atividade deve ser entregue no
e-mail Joycedancy@yahoo.com.br
História
Plano de aula – Professor: Sérgio - História - 3º C – noite – de 04/05 a 08/05
Aulas previstas: 02
Conteúdos: Nazismo.
Habilidades e competências gerais: Identificar os fatos ocorridos na 2ª Guerra Mundial.
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar o conceito de “Nazismo”.
Recursos: Internet, caderno do aluno, livro didático.
Avaliação: A avaliação será individual e contínua observando-se o desenvolvimento e aprendizagem de cada aluno.
Atividade
1) O que você entende por “Nazismo”?
2) Podemos dizer que nos dias atuais existem pensamentos nazistas? Justifique sua resposta em, pelo menos, 10 linhas.
Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
| |
PROFESSOR : Marcela
|
AULAS PREVISTAS 4
|
DISCIPLINA: Matemática
TURMA: 3 ª Series C
| |
CONTEÚDOS /TEMA : Geometria analítica
| |
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
ü Pontos: distância, ponto médio e alinhamento de três pontos
ü Reta: equação e estudo dos coeficientes; problemas lineares
ü Ponto e reta: distância
ü H34 - Aplicar os raciocínios combinatórios aditivo e/ou multiplicativo na resolução de situações-problema.
| |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Obs: aquele vocês retiram na escola semana passada .
O que vocês vão encaminhar para meu endereço de email .( semanalmente )
A ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias. (aulas de matemática)
Atividades propostas no Blog .
Ponto Médio
Para calcular o ponto médio devemos usar a fórmula
Exemplos :
Dados os pontos A (4,5) e B ( -10,1),calcular o ponto médio .
Vamos lá
Sabemos que : M ( xa + xb , ya + yb)
2 2
Temos:
Portanto O ponto médio do segmento AB é =(-3,3)
1) Calcule o ponto médio das retas que tem as extremidades de coordenadas abaixo:
a) A (2,3) e B (8,1)
b) A(-1,4) e B ( 7,2)
c) A (-2,-3) e B ( 4, -7)
2) Defina o que é ponto médio :
......................................................................................................................................
3) Numa reta a extremidade B tem coordenadas ( -5,-2 ) e ponto médio com coordenadas ( -3,4 ) .Qual as coordenadas da extremidade A?
Observação:. Resolver as atividades 1 e 2 do *caderno aprender sempre . Resolver as atividades no caderno não se esquecer de colocar data e encaminhar as resposta via email .
Próxima aula alinhamento entre três pontos .
Não se esqueça de colocar seu nome completo, turma e data
*caderno aprender sempre ,aquele que vocês retiraram na escola
| |
RECURSOS: Caderno Aprender Sempre ; Ficha de acompanhamento as aulas do centro de mídias (em Anexo)
| |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
Durante todo processo de ensino ,através das atividades realizadas ,online e realização das atividades propostas no caderno do aluno e encaminhadas para email .
Data 04/05 /2020 a 08/05/2020
|
Ficha de acompanhamento as aulas do centro de mídias
Data da Transmissão da Videoaula: ____ / ____ / 2020.
Disciplina: Matemática
Tema: ______________________________________________________
1 - Agora que você já assistiu a videoaula, registre seu comentário:
2 - Nesta aula, aprendi...
3 - Nesta aula, não entendi...
ARTE
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.M 3º
C
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
|
|||||
CONTEÚDOS:
Atividade de Música
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF09AR01)
analisar outras modalidades da arte pública contemporânea em obras de
artistas brasileiros e estrangeiros e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético
|
|||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Arte Contemporânea
A arte
contemporânea é construída não mais necessariamente com o novo e o original,
como ocorria no Modernismo e nos movimentos vanguardistas. Ela se caracteriza
principalmente pela liberdade de atuação do artista, que não tem mais
compromissos institucionais que o limitem, portanto pode exercer seu trabalho
sem se preocupar em imprimir nas suas obras um determinado cunho religioso ou
político.
Esta
era da história da arte nasceu em meados do século XX e se estende até a
atualidade, insinuando-se logo depois da Segunda Guerra Mundial. Este período
traz consigo novos hábitos, diferentes concepções, a industrialização em
massa, que imediatamente exerce profunda influência na pintura, nos
movimentos literários, no universo ‘fashion’, na esfera cinematográfica, e
nas demais vertentes artísticas. Esta tendência cultural com certeza emerge
das vertiginosas transformações sociais ocorridas neste momento.
Os
artistas passam a questionar a própria linguagem artística, a imagem em si, a
qual subitamente dominou o dia-a-dia do mundo contemporâneo. Em uma atitude
metalingüística, o criador se volta para a crítica de sua mesma obra e do
material de que se vale para concebê-la, o arsenal imagético ao seu alcance.
Nos
anos 60 a matéria gerada pelos novos artistas revela um caráter espacial, em
plena era da viagem do Homem ao espaço, ao mesmo tempo em que abusa do vinil.
Nos 70 a arte se diversifica, vários conceitos coexistem, entre eles a Op
Art, que opta por uma arte geométrica; a Pop Art, inspirada nos ídolos desta
época, na natureza celebrativa desta década – um de seus principais nomes é o
do imortal Andy Warhol; o Expressionismo Abstrato; a Arte Conceitual; o
Minimalismo; a Body Art; a Internet Street e a Art Street, a arte que se
desenvolve nas ruas, influenciada pelo grafite e pelo movimento hip-hop. É na
esteira das intensas transformações vigentes neste período que a arte
contemporânea se consolida.
Ela
realiza um mix de vários estilos, diversas escolas e técnicas. Não há uma
mera contraposição entre a arte figurativa e a abstrata, pois dentro de cada
uma destas categorias há inúmeras variantes. Enquanto alguns quadros se
revelam rigidamente figurativos, outros a muito custo expressam as
características do corpo de um homem, como a Marilyn Monroe concebida por
Willem de Kooning, em 1954. No seio das obras abstratas também se encontram
diferentes concepções, dos traços ativos de Jackson Pollock à geometrização
das criações de Mondrian. Outra vertente artística opta pelo caos, como a
associação aleatória de jornais, selos e outros materiais na obra Imagem como
um centro luminoso, produzida por Kurt Schwitters, em 1919.
Os
artistas nunca tiveram tanta liberdade criadora, tão variados recursos
materiais em suas mãos. As possibilidades e os caminhos são múltiplos, as
inquietações mais profundas, o que permite à Arte Contemporânea ampliar seu
espectro de atuação, pois ela não trabalha apenas com objetos concretos, mas
principalmente com conceitos e atitudes. Refletir sobre a arte é muito mais
importante que a própria arte em si, que agora já não é o objetivo final, mas
sim um instrumento para que se possa meditar sobre os novos conteúdos
impressos no cotidiano pelas velozes transformações vivenciadas no mundo
atual.
Responda.
11 Qual a principal característica da Arte
Contemporânea?
22 Quando nasceu esta era da história da arte?
33 Qual o comportamento dos
artistas em relação a sua própria linguagem artística?
44 Explique como era a arte contemporânea nos anos:
a) 60
b) 70
55 Escreva o nome dos artistas
contemporâneos que aparecem no texto.
66 O que permite a Arte
Contemporânea ampliar seu espectro de atuação?
77 Como era o trabalho de Kurt
Schwitters?
88 Os artistas nunca tiveram tanta
liberdade para criar como no período de arte contemporânea. Por quê?
99 Qual o principal trabalho do
artista contemporâneo ao desenvolver suas obras de arte?
|
|||||
RECURSOS:
Caderno
para registro;
Caneta;
Lápis;
Borracha.
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.go.br
|
|||||
DATA 04/05 a 08 /05
__
|
|||||
FILOSOFIA
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05
a 08/05/2020
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSOR
Katia Assis da Silva
|
AULAS PREVISTAS
2 Aulas (45 minutos cada)
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Filosofia / 3º C
|
|||||
CONTEÚDOS:
Elaborar um resumo sobre a Revolução
Empírica e suas conseqüências relacionadas à economia.
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Desenvolver
o senso critico
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar
e fazer um resumo explicando o que é Revolução Empírica destacando suas
conseqüências no setor econômico.
|
|||||
RECURSOS:
-
Computador
-
Site de pesquisa do Google
-
Caderno
-
Caneta
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação será feita através da observação
em relação à coesão e a coerência no que se refere aos textos que serão
entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com
|
|||||
DATA: 04/04/2020
__
|
|||||
Não
se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.
QUIMICA
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica / Fisica
Turma: 3º C
Conteúdo: Atmosfera como fonte de materiais para uso humano
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e interpretação
Habilidade Cíentifica: : Identificar quando é necessário o uso da destilação Fracionada;
Conhecer os líquidos criogênicos e suas funções;
Analisar os poluentes e reconhecer os efeitos nocivos para o meio ambiente
Desenvolvimento e estratégias: Fazer uma pesquisa sobre cada tema:
Destilação Simples e Fracionada
Líquidos criogênicos
Efeito Estufa
Aquecimento global
OBS: colocar a sua conclusão após a escrita de cada tema pesquisado e responder as questoes propostas.
Recursos: Enviar as atividades para o email prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 14/05/2020
Atividade de QUIMICA I
- Copiar e responde as questões:
1- Em quais tipos de misturas utilizamos o método de destilação fracionada?
2- Quando usamos a destilação simples?
3- No que se baseia o método de destilação fracionada para que ocorra a separação de componentes da mistura?
4- O que são líquidos criogênicos?
5- Dê exemplos de líquidos criogênicos.
6- Como se dá o transporte dos líquidos criogênicos?
7- Quais os gases que mais poluem o meio ambiente?
8- O que diferencia o efeito estufa do aquecimento global?
9- Quais os prejuízos que o efeito estufa e o aquecimento global causa para o meio ambiente?
Bons Estudos
Prof.ª Patricia
LÍNGUA PORTUGUESA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º SÉRIE C
Avaliação: As atividades
a seguir deverão ser realizadas, no período de 05/05/2020 a 08/05/2020. Os
registros deverão ser realizados em caderno a parte, para que a atividade seja
entregue à professora quando houver o retorno às aulas.
Habilidades a serem
desenvolvidas:
ü Localizar e interpretar informações em um texto
para apresentar uma opinião e construir argumentação.
ü Identificar e analisar
características próprias da modernidade.
ü Relacionar diferentes produções
artísticas e culturais contemporâneas com outras obras do passado, procurando
aproximações de tema e sentido.
ü Analisar os efeitos de sentido
provocados pelo uso de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, antítese,
aliteração, assonância, por exemplo) em textos de diferentes gêneros.
Sequência de atividades:
1)
Pesquisar sobre o Modernismo no Brasil.
Fazer o registro das principais informações
2)
Assistir ao vídeo “Semana de Arte Moderna –
Documentário”
3)
Resumir, com suas palavras, sobre o que foi a
Semana da Arte Moderna.
4)
Qual a importância desse momento para a arte
contemporânea?
5)
Ler o poema de Carlos Drummond de Andrade “No
meio do caminho”
No
Meio do Caminho (1928)
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
6)
Responda:
a)
O que significa a metáfora “pedra” no poema? Quais
os sentidos possíveis?
b)
As palavras “pedra” e
“caminho”, nesse poema, foram usadas em que sentido? Denotativo ou conotativo?
Justifique.
c)
Explique, com suas palavras,
o sentido dos versos transcritos abaixo:
“(...) Nunca me
esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra(...)”
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra(...)”
INGLÊS
Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 3a- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre Atividade para a semana: de 04 à 08 de maio de 2020. Bimestre: 1o. Bimestre Série: 3o. Ano C Ensino Médio Período: Noturno Professora: Maria Antonia Disciplina: Inglês Tema:O mundo do trabalho Conteúdo:Trabalho voluntário Objetivo Aprendizagem:Ler, escrever e memorizar vocabuário. Atividade:Pesquise páginas da internet sobre a diferença entre trabalho voluntário versus emprego. Escreva em inglês e português. Envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br,
Nenhum comentário:
Postar um comentário