sexta-feira, 1 de maio de 2020

3ª SÉRIE - ENS. MÉDIO - SEMANA 04/05 A 08/05

3ª A



                       SEMANA DE 04/05 À 08/05
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Química               Turma: 3ºA                 2 aulas semanais
Conteúdo
Atmosfera como fonte de materiais para uso humano.
Extração de matérias úteis da atmosfera; produção de amônia e estudos sobre a rapidez e a extenção das transformações químicas; compreensão da extensão das transformações químicas; o nitrogênio como matéria prima para produzir alguns materiais.
Habilidades e competências
Reconhecer transformações químicas que não se completam.
Estado de equilíbrio químico coexistência de variáveis que podem interferir na rapidez das transformações.
Reconhecer e explicar como funcionam as variáveis( estado de agregação, temperatura, pressão, concentração e catalisador), que podem modificar a velocidade de uma transformação.
Desenvolvimento
1° passo: Responda as questões que nortearão conceitos/ideias para a realização do trabalho.
    1) Como é o ar que respiramos?
    2) Como  o ar atmosférico pode ser utilizado, além da respiração dos seres vivos?
    3) Como o ar pode ser utilizado na indústria?
Registre no caderno suas hipóteses e conceitos nas situações-problema questionadas acima.

2ºpasso: Leitura do texto “Qualidade do ar” disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/qualidade-do-ar e registre no caderno os pontos mais importantes e respondas as questões abaixo:
1)    Defina com suas palavras o que é poluição atmosférica?
2)     Quais são os maiores causadores de introduzir substâncias poluentes na atmosfera?
3)    Quais  os efeitos da má qualidade do ar?
4)    Quais prejuízos que a poluição atmosférica pode causar?

3° passo: Leia o texto “Poluentes” disponível em: https://Cetesb.sp.gov.br/ar/poluentes/ e registre os pontos mais importantes no caderno e responda as questões sobre a umidade do ar e as recomendações e cuidados em relação a atividade física.
1)    O que é considerado poluente?
2)    Como é realizado a medida do nível de poluição na atmosfera?
3)    Qual a influência das condições meteorológicas na concentração de poluentes?
4)    Qual a relação da umidade do ar:
Umidade do ar( % )               Recomendações e cuidados em relação a
                                               Atividade física.
A partir de seus registros descreva quais são os aspectos que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida.
Recursos
CMSP, blog da UE, Watts, leitura de textos pesquisados na internet.
Avaliação
Registro no caderno e entrega da atividade via e-mail

No assunto do e-mail deve conter o nome completo, serie e turma.



LÍNGUA PORTUGUESA


            Plano de aula – Professora: Sílvia - Língua Portuguesa – de 04 a 08/05
 Habilidades e competências gerais: Reconhecer elementos que compõem a estrutura do artigo de opinião; identificar informações explícitas e implícitas dentro do texto; reconhecer a tese e os argumentos dentro de um artigo de opinião.
 Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar o conceito de artigo de opinião; ler o texto e responder às questões.
 Recursos: Internet, caderno do aluno, livro didático.
Avaliação: A avaliação será individual e contínua observando-se o desenvolvimento e aprendizagem de cada aluno.

  Leia o artigo de opinião abaixo e, em seguida, responda às questões que seguem.
          Os adolescentes e a perigosa dependência do mundo virtual
 A internet tem se tornado atualmente objeto de dependência de muitos adolescentes, o que causa preocupação a seus pais. Essa dependência tem tido como mola propulsora o fato de oportunizar aos jovens a interação e, ao mesmo tempo, atraí-los pela dinâmica das informações e pelo entretenimento como redes sociais, jogos, vídeos, podcasts, dentre outros.
 O ambiente virtual torna-se um caminho para que os adolescentes encontrem contribuição à formação de sua identidade, o que pode ser considerado como mais uma possível causa de sua dependência. Dessa forma, aspectos como número de amigos, identificação com perfis, sentimento de pertencimento a algum grupo contribuem para que esses jovens sintam cada vez mais necessidade do espaço virtual. Para eles, é importante estarem conectados, pois nesse universo tecnológico conseguem, mesmo que fantasiosamente, sentirem-se únicos.
  Estudos já comprovaram que o espaço virtual permite experiências que, na vida real, seriam frustrantes para o adolescente, como a aceitabilidade pelo grupo, os conhecimentos de interesse, o número de amigos, a possibilidade de se ter companhia para jogar e interagir por meio dos jogos, dentre outros aspectos. Assim, pode-se dizer que a internet serve como uma fuga da realidade muitas vezes, e, conforme o nível da fuga, essa dependência precisa de tratamento, principalmente, quando interfere diretamente na qualidade de vida do adolescente.
  É certo que a internet propicia inúmeros benefícios para a educação dos jovens como sites de busca, páginas de outras escolas, blogs, fotoblogs e locais onde pode encontrar vídeos, músicas, histórias e imagens; por outro lado, a preocupação dos pais quanto à utilização da internet por seu filho se dá, uma vez que muitos adolescentes tomam atitudes que expõem ao perigo suas próprias vidas, o que também é possível ocorrer por meio do espaço virtual.
  Diante desse quadro, ressalta-se que, embora na fase da adolescência seja natural o jovem buscar ouvir mais os amigos, o diálogo com a família faz com que ele enxergue questões futuras e norteadoras para a sua segurança, como a conscientização pelo uso da internet em tempo adequado, dentre outros aspectos. Para isso, muitos pais também precisam entender como funciona o mundo virtual.
   Seria necessário um trabalho de conscientização nas escolas, depoimentos de pessoas com conhecimento na área, como forma de prevenir e auxiliar os familiares, os adolescentes e os professores. A internet cresce em ritmo acelerado, o que tornará cada vez mais necessário o cuidado ao utilizá-la.

                                          Questões

1) Qual o provável objetivo doa autores ao escrever o artigo?
2) Identifique a questão polêmica subjacente.
3) Qual é a tese do texto?
4) Identifique os argumentos utilizados pelos autores para defender seu ponto de vista.

Obs.: Atividade retirada do caderno do aluno - páginas: 88 e 89. Enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com. Não esqueça de colocar série e nome.


   
LÍNGUA INGLESA

3ª A Prof.ª Silvana Língua Inglesa
Aulas previstas 02 aulas
Período de realização da atividade: 04/05 à 08/05
Habilidades: Ler, Compreender, analisar e interpretar em um texto informativo.
Utilizar dicionário para tradução do texto e responder às questões propostas.

Lava Mae: Creating Showers on Wheels for the Homeless
San Francisco, according to recent city numbers, has 4,300 people living on the streets. Among the many problems the homeless face is little or no access to showers. San Francisco only has about 16 to 20 shower stalls to accommodate them.
But Doniece Sandoval has made it her mission to change that. The 51-year-old former marketing executive started Lava Mae, a sort of showers on wheels, a new project that aims to turn decommissioned city buses into shower stations for the homeless. Each bus will have two shower stations and Sandoval expects that they'll be able to provide 2,000 showers a week.
ANDREANO, C. Dísponível em: abcnews.go.com. Acesso: 26 jun. 2015 (adaptado).

A relação dos vocábulos shower, bus e homeless, no texto, refere-se a
a) empregar moradores de rua em lava a jatos para ônibus.
b) criar acesso a banhos gratuitos para moradores de rua.
c) comissionar sem-teto para dirigir os ônibus da cidade.
d) exigir das autoridades que os ônibus municipais tenham banheiros.
e) abrigar dois mil moradores de rua em ônibus que foram adapta.


GEOGRAFIA

EE SALIM FARAH MALUF.   De 04 a 08 05 2020                       1,2,3.
Série: 3º Anos : A. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade:  Leitura e interpretação de textos e imagens, seguida de pesquisa e resposta as questões.
Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar, com base em textos e/ou mapas, os principais elementos (geopolíticos, econômicos e culturais) que configuram o conceito de ordem mundial.
GEOGRAFIA : Geopolítica.
A geopolítica pode ser considerada uma ciência intimamente relacionada com o saber estratégico, ou seja, quando um Estado-nação se propõe a conhecer um determinado território que considera fundamental para a afirmação dos seus interesses soberanos.
Normalmente, geopolítica é uma palavra associada aos assuntos que envolvem relações internacionais, acordos diplomáticos e toda espécie de conflito entre países, culturas ou disputas territoriais. É muito comum as pessoas entenderem geopolítica com uma síntese dos acontecimentos atuais de nossa sociedade. Essas definições estão muito vinculadas aos meios de comunicação, mas o conceito de geopolítica e a sua distinção em relação à geografia política ainda é motivo de debates entre cientistas sociais de diversas áreas de conhecimento.
De fato, o conceito de geopolítica começou a ser desenvolvido a partir da segunda metade do século XIX por conta da redefinição de fronteiras na Europa e do expansionismo das nações europeias, o que ficou conhecido como imperialismo ou ainda neocolonialismo. Podemos destacar as análises realizadas pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel (1844-1904), responsável pela criação do determinismo geográfico e da Teoria do Espaço Vital. Num cenário político de unificação da Alemanha, em contraponto ao expansionismo já consolidado de Rússia, Inglaterra, França e até mesmo dos Estados Unidos, Ratzel ajudou a criar uma Geografia Alemã que se prontificou em justificar as conquistas territoriais da Alemanha.
Para Ratzel, a dominação plena de um determinado território caracterizaria o Estado. Dessa forma, o saber geopolítico apontaria para o Estado como centralizador de decisões estratégicas, o que legitimou as ações imperialistas da Alemanha, como pode ser observado nas disputas que originaram as duas grandes guerras e, em parte, nos preceitos utilizados pelo nazismo.
Em oposição aos postulados de Ratzel, podemos citar o geógrafo francês Paul Vidal de La Blache (1845-1918), que criou outra abordagem, conhecida como possibilismo. Ao final do século XIX a França ainda não tinha um conhecimento geográfico estabelecido e, com receio das pretensões alemãs, o Estado francês entregou a La Blache a responsabilidade de criar uma Geografia Francesa. Segundo La Blache, o espaço geográfico não deveria ser o único objetivo de uma nação, pois seria preciso considerar o tempo histórico, as ações humanas e demais interações, o que na verdade acabou lançando as bases para uma geografia regional. Assim, a soberania sobre um território estaria vinculada ao conhecimento regional, como a compreensão das formas de relevo, aspectos climáticos, economia, população entre outros.
Dentro desse contexto podemos também citar o geógrafo britânico Halford Mackinder (1861-1947), que publicou no ano de 1904 o ensaio "O Pivô Geográfico da História”, que destacava o poder das conquistas territoriais continentais, apresentando uma maior preocupação com a ocupação da Europa Centro-Oriental, até porque os transportes terrestres começavam a favorecer a interiorização das ocupações, mudando um pouco as estratégias que até então depositavam maior importância nas conquistas marítimas.
Mas foi o jurista sueco Rudolf Kjellén (1864-1922), seguidor das ideias de Ratzel, quem criou o termo geopolítica no ano de 1916, procurando estabelecer relações entre os acontecimentos políticos e os aspectos geográficos. Cabe ressaltar que, nos dias atuais, a geopolítica é considerada como uma frente teórica que compreende o território e as suas nuances políticas, não apenas no plano externo como também nas questões internas a um determinado Estado-nação.
O período conhecido como Guerra Fria expressou muitos dos princípios da geopolítica, pois envolveu uma grande disputa ideológica e territorial entre duas potências, a União Soviética e os Estados Unidos, com grande ênfase no papel do Estado no que tange às decisões estratégicas e na definição de valores e padrões sociais.
Com o final da Guerra Fria, as maiores discussões geopolíticas correspondem ao combate ao terrorismo, à questão nuclear, às redefinições de fronteiras nos países africanos e do Oriente Médio e até mesmo aos problemas socioambientais. Algumas problemáticas como o aumento do alcance das organizações transnacionais frente aos Estados, o crescimento econômico chinês e a formação dos blocos econômicos podem ser agrupados em uma nova ramificação teórica conhecida como geoeconomia.
Por tudo isso que foi exposto, utilizaremos este canal de geopolítica não apenas para apresentar alguns dos temas atuais e os principais conflitos internacionais, mas contextualizar esses acontecimentos de forma crítica e engajada com teorias científicas.
Júlio César Lázaro da Silva

Colaborador Brasil Escola

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestre em Geografia Humana pela Universidade Estadual Paulista - UNESP










Questão 1
Diferencie as concepções de Estado, Governo e Nação.
Questão 2
Com o final da Guerra Fria, o mundo vislumbrou o estabelecimento de uma nova Ordem Mundial, o que provocou muitas discussões e debates. Sobre essa questão, julgue as alternativas:
I. Com o fim da Bipolaridade, o mundo tornou-se multipolar, devido ao crescimento de algumas superpotências e de blocos econômicos que atualmente rivalizam com os Estados Unidos, a exemplo da União Europeia, do Japão e, mais recentemente, da China;
II. Após a Guerra Fria, o mundo tornou-se unipolar, pois, para muitos analistas, não há mais nenhuma potência capaz de fazer frente aos Estados Unidos.
III. Com o fim da União Soviética, o mundo passou a ser chamado de unimultipolar, uma vez que apenas os Estados Unidos se consolidaram como potência militar, mas no campo tecnológico e econômico, Japão, China e União Europeia também exercem papel de destaque no cenário mundial.
Sobre as afirmações acima, assinale:
a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
c) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
d) Todas estão incorretas.
e) Todas estão corretas.




Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série do estudante.


O ESFORÇO GERALMENTE, É ACOMPANHADO DO SUCESSO !



MATEMÁTICA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA ROSÉLIA

AULAS PREVISTAS
6 AULAS

SEMANA 04 A 08 DE MAIO DE 2020

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA
 3 ano A
             

CONTEÚDOS:
  • Probabilidade
  • Progressões Geométricas


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

  • H34 – Aplicar os raciocínios combinatórios aditivos e/ou multiplicativo na resolução de situações problema.
  • H33 – Resolver problemas que envolvam probabilidade simples.
  • H03 – Resolver problemas que envolvam progressões geométricas.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

  • Assistir as aulas no canal da TV Cultura e no aplicativo CMSP.



RECURSOS:
  • Blog, Centro de Mídias e Caderno do Aluno Aprender Sempre


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
  • Realizar as atividades no caderno do Aprender Sempre, páginas 02 a 08.
  • Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno e criar um mapa mental e, também anotar as dúvidas para depois conversarmos.




DATA: ___/__/_
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HISTÓRIA



História Professor Silvio –
Turma : Terceiro Ano A – Ensino Médio
Atividades relativas às aulas apresentadas pelo Centro de Mídias e Televisão Educativa
Habilidades: Habilidades: Desenvolvimento de posições políticas acerca do período compreendido entre 1889 e 1930. Construção de senso crítico sobre a construção da República em sua primeira etapa. Desenvolvimento de noções de pertencimento à vida política do país, interagindo com os acontecimentos mais atuais. Capacidade de posicionamento no tempo histórico e contextualização de fatos. Trabalho a partir da ideia de mudanças e permanências.
Tempo de realização: de 27/04 A 30/04
                                           04/05 a 08/05
Enviar respostas pelo e-mail: silviosouzacs@hotmail.com



República Velha
A Primeira República Brasileira, normalmente chamada de República Velha foi o período da história do Brasil que se estendeu da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, até a Revolução de 1930 que depôs o 13º e último presidente da República Velha Washington Luís. Nesse período o Brasil foi nomeado de Estados Unidos do Brasil, o mesmo nome da constituição de 1891.
A República Velha é dividida pelos historiadores em dois períodos. O primeiro período, chamado de República da Espada, foi dominado pelos setores mobilizados do Exército apoiados pelos republicanos, e vai da Proclamação da República do Brasil, no 15 de Novembro de 1889, até a eleição do primeiro presidente civil, Prudente de Moraes. A República da Espada teve viés mais centralizador do poder, em especial por temores da volta da Monarquia, bem como para evitar uma possível divisão do Brasil.
O segundo período ficou conhecido como República Oligárquica, e se estende de 1894 até a Revolução de 1930. Caracterizou-se por dar maior poder para as elites regionais, em especial do sul e sudeste do país. As oligarquias dominantes eram as forças políticas republicanas de São Paulo e Minas Gerais, que se revezavam na presidência. Essa hegemonia paulista e mineira denomina-se política do café com leite, em razão da importância econômica da produção de café paulista e de leite mineiro para a economia brasileira da época.
POLÍTICA DO CAFÉ-COM-LEITE


A política do café com leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal para que houvesse uma alternância de poder entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais. Foi formalmente instituída no governo de Campos Sales. O nome desse acordo era porque São Paulo era produtor de café e Minas Gerais de leite. Assim, a escolha do presidente ficava com o Partido Republicano Paulista (PRP) e o Partido Republicano Mineiro (PRM). Essa política era muito criticada pelos empresários ligados à indústria, que, naquele período, estavam em expansão.
Para garantir que o resultado da votação seja de maneira desejada pelos articuladores da política do café-com-leite, utilizavam-se de diversas ferramentas, entre elas o coronelismo, o voto de cabresto e a política dos governadores.
Essa política foi quebrada por Washington Luís. Era paulista e apoiou para a presidência um outro paulista, Júlio Prestes. Com essa indicação, rompia o pacto de revezamento entre paulistas e mineiros. Esse rompimento fez com que os mineiros se unissem com os políticos do Rio Grande do Sul e apoiassem outro candidato à presidência


CORONELISMO
Quem organizava a vida política, diretamente no contato com a população, nos municípios, era a figura "carismática" do "coronel". Sempre fazendeiro, sendo geralmente o líder da maçonaria local, o coronel, apesar do nome, era um líder essencialmente civil, em um país com 80% de sua população rural, onde tinha que se caminhar muito para fazer política. Era, o coronel, o elo entre a população e o poder estatal.
Durante a República Velha, os coronéis tinham um domínio sobre suas terras e uma influência sobre algumas regiões. O domínio dos coronéis sobre suas terras permitiu com que eles controlassem os eleitores em seus currais eleitorais, que eram regiões controladas politicamente pelos coronéis, para que esses eleitores sempre votassem nos candidatos impostos pelo coronel. Esse tipo de voto era conhecido como voto de cabresto.
Os jagunços controlavam os votos através da coerção física. Dessa maneira, os eleitores que fossem contra a aspiração do coronel, eram punidos, com perda de trabalho ou até mesmo sendo vítimas de homicídio. Para controlar os votos, os coronéis também fraudavam as votações, alterando votos, sumindo com as urnas e até mesmo patrocinavam a prática do voto fantasma. Essa prática consistia em falsificar documentos para que os eleitores pudessem votar várias vezes e até mesmo utilizar nomes de falecidos nas eleições.
Entre trocas de alguns favores políticos, os coronéis garantiam a eleição de certos representantes que controlavam o cenário político nacional. Sem dificuldades, o resultado das eleições poderiam ser forjadas para favorecer a pequena elite de proprietários.
O termo coronel começou a ser usado, no Brasil, por líderes políticos locais já no período da Regência, a partir de 1831, quando foi criada a Guarda Nacional em substituição às Companhias de Ordenanças, extintas naquele ano e que foram de grande importância na época do Brasil Colônia.
O coronelismo perdeu força após a revolução de 1930 e por isso, deixou de existir em diversas regiões do Brasil. Mas algumas práticas do coronelismo, como a fraude eleitoral e a compra de votos continuou, por muito tempo, existindo em várias regiões do Brasil.

REVOLTA DA ARMADA

A chamada Revolta da Armada foi um movimento de rebelião promovido por unidades da Marinha do Brasil contra o governo do marechal Floriano Peixoto, supostamente apoiada pela oposição monarquista à recente instalação da República. Desenvolveu-se em dois momentos:
A  primeira Revolta da Armada

Em novembro de 1891, registrou-se como reação à atitude do presidente da República, marechal Deodoro da Fonseca que, em meio a uma crise institucional, agravada por uma crise econômica, e com dificuldades em negociar com a oposição, em flagrante violação da Constituição recém-promulgada em 1891, ordenou o fechamento do Congresso. Unidades da Armada na baía de Guanabara, sob a liderança do almirante Custódio de Melo, sublevaram-se e ameaçaram bombardear a cidade do Rio de Janeiro, então capital da República. Para evitar uma guerra civil, o marechal Deodoro renunciou à Presidência da República (23 de novembro de 1891).
Com a renúncia de Deodoro, que ocorreu apenas nove meses depois do início de seu governo, o vice-presidente Floriano Peixoto assumiu o cargo (1892). A Constituição de 1891, no entanto, garantia que, se a presidência ou a vice-presidência ficassem vagas antes de se completarem dois anos de mandato, deveria ocorrer uma nova eleição, o que fez com que a oposição começasse a acusar a Floriano por manter-se ilegalmente à frente da nação.

A segunda Revolta da Armada

Começou a delinear-se em Março de 1892, quando treze generais enviaram uma Carta-Manifesto ao Presidente da República, marechal Floriano Peixoto. Este documento exigia a convocação de novas eleições presidenciais para que, cumprindo-se o dispositivo constitucional, se estabelecesse a tranquilidade interna na nação. Floriano reprimiu duramente o movimento, determinando a prisão de seus líderes.
Em 6 de setembro de 1893, um grupo de altos oficiais da Marinha exigiu a imediata convocação dos eleitores para a escolha dos governantes. Entre os revoltosos estavam os almirantes Saldanha da Gama, Eduardo Wandenkolk e Custódio de Melo, ex-ministro da Marinha e candidato declarado à sucessão de Floriano. Sua adesão refletia o descontentamento da Armada com o pequeno prestígio político da Marinha em comparação ao do Exército. No movimento encontravam-se também jovens oficiais e muitos monarquistas.
A revolta teve pouco apoio político e popular na cidade do Rio de Janeiro, onde a partir de 13 de setembro diversas unidades encouraçadas trocaram tiros com a artilharia dos fortes em poder do Exército. Houve sangrenta batalha na Ponta da Armação, em Niterói, área guarnecida por aproximadamente 3.000 governistas, os quais eram compostos entre outros por batalhões da Guarda Nacional. A capital do estado do Rio de Janeiro, então a cidade de Niterói, foi transferida para a cidade de Petrópolis em 1894, de onde só retornou em 1903. Sem chance de vitória na baía da Guanabara, os revoltosos dirigiram-se para sul do país. Alguns efetivos desembarcam na cidade de Desterro (atual Florianópolis) e tentaram, inutilmente, articular-se com os federalistas gaúchos.
O presidente da República, apoiado pelo Exército brasileiro e pelo Partido Republicano Paulista conteve o movimento em março de 1894, para o que fez adquirir, às pressas, no exterior, por meio do empresário e banqueiro estadunidense Charles Ranlett Flint, alguns navios de guerra, a chamada "frota de papel". Essa frota, adquirida nos Estados Unidos, foi também denominada pelos governistas como "Esquadra Flint" e viajou do porto de Nova York até a baía de Guanabara tripulada por mercenários estadunidenses. De acordo com Joaquim Nabuco, as tropas contratadas para auxiliar o governo federal eram "a pior escória de filibusteiros americanos".
Em março de 1894 a rebelião estava vencida. O rigor de Floriano Peixoto ante os dois movimentos revolucionários lhe valeu o cognome Marechal de Ferro.

GUERRA DE CANUDOS


Guerra de Canudos ou Campanha de Canudos foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.
A região, historicamente caracterizada por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico, passava por uma grave crise econômica e social. Milhares de sertanejos e ex-escravos partiram para Canudos, cidadela liderada pelo peregrino Antônio Conselheiro, unidos na crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.
Os grandes fazendeiros da região, unindo-se à Igreja, iniciaram um forte grupo de pressão junto à República recém-instaurada, pedindo que fossem tomadas providências contra Antônio Conselheiro e seus seguidores. Criaram-se rumores de que Canudos se armava para atacar cidades vizinhas e partir em direção à capital para depor o governo republicano e reinstalar a Monarquia.
Apesar de não haver nenhuma prova para estes rumores, o Exército foi mandado para Canudos. Três expedições militares contra Canudos saíram derrotadas, o que apavorou a opinião pública, que acabou exigindo a destruição do arraial, dando legitimidade ao massacre de até vinte mil sertanejos. Além disso, estima-se que cinco mil militares tenham morrido. A guerra terminou com a destruição total de Canudos, a degola de muitos prisioneiros de guerra, e o incêndio de todas as casas do arraial.

REVOLUÇÃO FEDERALISTA


A Revolução Federalista ocorreu no sul do Brasil lo go após a Proclamação da República, e teve como causa a instabilidade política gerada pelos federalistas, que pretendiam "libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Júlio de Castilhos", então presidente do Estado, e também conquistar uma maior autonomia do estado do Rio Grande do Sul, descentralizando o poder da então recém proclamada República.
Empenharam-se em disputas sangrentas que acabaram por desencadear uma guerra civil, que durou de fevereiro de 1893 a agosto de 1895, e que foi vencida pelos pica-paus, seguidores de Júlio de Castilhos.
A divergência teve início com atritos ocorridos entre aqueles que procuravam a autonomia estadual, frente ao poder federal e seus opositores. A luta armada atingiu as regiões compreendidas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

REVOLTA DA VACINA


A chamada Revolta da Vacina ocorreu de 10 a 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
O início do período republicano no Brasil foi marcado por vários conflitos e revoltas populares. O motivo que desencadeou isso foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola.

A REVOLTA POPULAR
"Tiros, gritaria, engarrafamento de trânsito, comércio fechado, transporte público assaltado e queimado, lampiões quebrados às pedradas, destruição de fachadas dos edifícios públicos e privados, árvores derrubadas: o povo do Rio de Janeiro se revolta contra o projeto de vacinação obrigatório proposto pelo sanitarista Oswaldo Cruz" (Gazeta de Notícias, 14 de novembro de 1904).
A campanha de vacinação obrigatória é colocada em prática em novembro de 1904. Embora seu objetivo fosse positivo, ela foi aplicada de forma autoritária e violenta. Em alguns casos, os agentes sanitários invadiam as casas e vacinavam as pessoas à força, provocando revolta nas pessoas. Essa recusa em ser vacinado acontecia, pois grande parte das pessoas não conhecia o que era uma vacina e tinham medo de seus efeitos.
A resistência popular, quase um golpe militar, teve o apoio de positivistas e dos cadetes da Escola Militar. Os acontecimentos, que tiveram início no dia 10 de novembro de 1904, com uma manifestação estudantil, cresceram consideravelmente no dia 12, quando a passeata de manifestantes dirigia-se ao Palácio do Catete, sede do Governo Federal. A população estava alarmada. No domingo, dia 13, o centro do Rio de Janeiro transforma-se em campo de batalha: era a rejeição popular à vacina contra a varíola que ficou conhecida como a Revolta da Vacina, mas que foi muito além do que isto.
Para erradicar a varíola, o sanitarista Oswaldo Cruz convenceu o Congresso a aprovar a Lei da Vacina Obrigatória (31 de Outubro de 1904), que permitia que brigadas sanitárias, acompanhadas por policiais, entrassem nas casas para aplicar a vacina à força.
A população estava confusa e descontente. A cidade parecia em ruínas, muitos perdiam suas casas e outros tantos tiveram seus lares invadidos pelos mata-mosquitos, que agiam acompanhados por policiais. Jornais da oposição criticavam a ação do governo e falavam de supostos perigos causados pela vacina. Além disso, o boato de que a vacina teria de ser aplicada nas "partes íntimas" do corpo (as mulheres teriam que se despir diante dos vacinadores) agravou a ira da população, que se rebelou.
A aprovação da Lei da Vacina foi o estopim da revolta: no dia 5 de novembro, a oposição criava a Liga contra a Vacina Obrigatória. Entre os dias 10 e 16 de novembro, a cidade virou um campo de guerra. A população exaltada depredou lojas, virou e incendiou bondes, fez barricadas, arrancou trilhos, quebrou postes e atacou as forças da polícia com pedras, paus e pedaços de ferro. No dia 14, os cadetes da Escola Militar da Praia Vermelha também se sublevaram contra as medidas baixadas pelo Governo Federal.
A reação popular levou o governo a suspender a obrigatoriedade da vacina e a declarar estado de sítio (16 de Novembro). A rebelião foi contida, deixando 30 mortos e 110 feridos. Centenas de pessoas foram presas e, muitas delas, deportadas para o Acre.
Ao reassumir o controle da situação, o processo de vacinação foi reiniciado, tendo a varíola, em pouco tempo, sido erradicada da capital.
REVOLTA DA CHIBATA




A Revolta dos Marinheiros, ainda conhecida como "Revolta da Chibata", foi um movimento de marinheiros da Marinha do Brasil, planejado por cerca de dois anos e que culminou com um motim que se estendeu de 22 até 27 de novembro de 1910 na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, à época a capital do país, sob a liderança do marinheiro João Cândido Felisberto.
Na ocasião rebelaram-se cerca de 2400 marinheiros contra a aplicação de castigos físicos a eles impostos (as faltas graves eram punidas com 25 chibatadas), ameaçando bombardear a cidade. Durante o primeiro dia do motim foram mortos marinheiros infiéis ao movimento e cinco oficiais que se recusaram a sair de bordo, entre eles o comandante do Encouraçado Minas Geraes, João Batista das Neves. Duas semanas depois de os rebeldes terem se rendido e terem desarmado os navios, obtendo do governo um decreto de Anistia, eclodiu o que a Marinha denomina de "segunda revolta". Em combate, num arremedo de motim num dos navios que não aderiram à Revolta pelo fim da Chibata, morreram mais um oficial e um marinheiro. Esta "segunda revolta" desencadeou uma série de mortes de marinheiros indefesos, ilhados, detidos em navios e em masmorras, além da expulsão de dois mil marinheiros, atos amparados pelo estado de sítio que a "segunda revolta" fez o Congresso Brasileiro aprovar.



COLUNA PRESTES




A Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro existente entre 1922 e 1953 e ligado ao tenentismo de insatisfação com a República Velha, exigência do voto secreto, defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino secundário para toda população.
O movimento contou com lideranças das mais diversas correntes políticas, mas a maior parte do movimento era composta por capitães e tenentes da classe média, donde originou-se o ideal do "Soldado Cidadão". Deslocou-se pelo interior do país pregando reformas políticas e sociais e combatendo o governo do então presidente Artur Bernardes e, posteriormente, de Washington Luís.
Em sua marcha pelo Brasil, os integrantes da Coluna Prestes denunciavam a pobreza da população e a exploração das camadas mais pobres pelos líderes políticos. Sob o comando principal de Luís Carlos Prestes (chefe de estado-maior), a Coluna Prestes enfrentou as tropas regulares do Exército ao lado de forças policiais de vários estados, além de tropas de jagunços, estimulados por promessas oficiais de anistia.
Partindo do município de Santo Ângelo, que hoje abriga o Memorial da Coluna Prestes, o movimento percorreu vinte e cinco mil quilômetros pelo interior do Brasil durante dois anos e meio. Apesar dos esforços, a Coluna Prestes não conseguiu a adesão da população. A longa marcha foi concluída em fevereiro de 1927, na Bolívia, perto de nossa fronteira, sem cumprir seu objetivo, disseminar a revolução no Brasil.
A Coluna Miguel Costa-Prestes poucas vezes enfrentou grandes efetivos do governo. Em geral, eram utilizadas táticas de despistamento para confundir as tropas legalistas.
O movimento liderado por Carlos Prestes contribui para disseminar os problemas do poder concentrador oligárquico da República Velha, culminando na Revolução de 1930. Projeta a figura de Luís Carlos Prestes, que posteriormente entra no Partido Comunista Brasileiro (PCB). Prestes foi chamado por esta marcha de cavaleiro da esperança na luta contra os poderes dominadores da burocracia e dos setores elitistas.

atividades

1.       Quais as revoltas mencionadas no texto?

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2.       Em sua opinião qual foi a principal revolta? Justifique.

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3.       Quais as características do coronelismo?
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4.       Atualmente, ainda existe a prática do coronelismo? Justifique.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.       O que é curral eleitoral e voto de cabresto?

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6.       O que foi a Revolta da Vacina?
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7.       Qual comparação podemos fazer entre a Revolta da Vacina e o Covid 19?
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8.       Quem foi João Cândido e qual sua importância?
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9.       Qual a sua avaliação do desempenho de nossos governos no enfrentamento ao corona vírus?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10.   Quais meidas você considera que devam ser tomadas pelos governantes para enfrentar a pandemia?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



EDUCAÇÃO FISICA


DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 3°A – Ensino Médio.
            
           EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:
Corpo, Saúde e Beleza – Princípios do Treinamento Físico.


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

           Discriminar de modo conceitual os princípios do treinamento.
           Identificar os princípios do treinamento para desenvolver as capacidades físicas.



DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Atividade I: Realize uma pesquisa e faça um resumo sobre os Princípios do treinamento físico
Tempo para realização da atividade: 45 minutos


Atividade II: Explique e dê exemplos sobre a importância da utilização os princípios do treinamento físico para o desenvolvimento das capacidades físicas.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos


RECURSOS:

Centro de Mídias de SP, Blog da escola e pesquisa na internet.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Enviar a atividade escrita por email, quem não puder fazer no caderno.
No assunto do email colocar o nome completo do aluno, ano e turma.
Endereço de email para envio:
dbjj@bol.com.br





BIOLOGIA



        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi.
Recursos: Notebook, Internet e centro de mídia
                                   O Vírus e sua Reprodução

  A palavra vírus vem do Latin e significa ¨venemo¨ ou ¨fluido venenoso¨. Os vírus são entidades extremamente pequenas, visíveis apenas ao microscópio eletrônico e constituído por um ¨corpo¨ denominado vírion, que é formado por uma cápsula proteica em cujo interior existe apenas um tipo de ácido nucléico: DNA ou RNA.
  Utilizaremos,  como exemplo ilustrativo do ciclo biológico de um vírus, os bacteriófagos ou fagos – tipos de vírus conhecidos como parasitas de certas bactérias.
  Quando um fago entra em contato com uma bactéria hospedeira, acopla-se ela através da cauda e perfura a membrana celular por meio de ação enzimática. Então, o ácido nucléico viral  é injetado no interior da bactéria, passando a interferir no metabolismo bacteriano de maneira a comandar a síntese de novos ácidos nucléicos virais, à custa da energia e dos componentes químicos da célula vitima. Paralelamente ,e ainda utilizando a célula hospedeira como  fonte de energia e de matéria- prima, o ácido nucleico do vírus comanda a síntese de várias outras moléculas que, ao se juntarem de maneira ordenada, definem a formação de novos vírions, a esse processo dá-se o nome de reprodução por montagem. Em cada vírion novo abriga-se então um cerne de ácido nucléico, configurando a formação de um novo vírus. Uma vez formadas, as novas unidades virais promovem a ruptura da membrana bacteriana e os novos vírus liberados podem infectar outra célula, recomeçando um novo ciclo.
                                                Questões Propostas

1)    O que são vírus e do que são constituídos?
2)    O que significa a palavra vírus?
3)    O que são bacteriófagos ou fagos? 



Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.


04/052020 a 08/05/2020.
3ªB

História


Plano de aula – Professor: Sérgio - História - 3º B  – noite – de 04/05 a 08/05
  
 Aulas previstas: 02
 Conteúdos: Nazismo.
 Habilidades e competências gerais: Identificar os fatos ocorridos na 2ª Guerra Mundial.
 Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar o conceito de “Nazismo”.
 Recursos: Internet, caderno do aluno, livro didático.
Avaliação: A avaliação será individual e contínua observando-se o desenvolvimento e aprendizagem de cada aluno.

                                            Atividade
1) O que você entende por “Nazismo”?
2) Podemos dizer que nos dias atuais existem pensamentos nazistas? Justifique sua resposta em, pelo menos, 10 linhas.

   Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br



sociologia

ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão
Atividade: Questões
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Questões

Com base na pesquisa realizada na aula anterior, responda as seguintes questões:

Questões

O que é Cidadania?
Qual é a importância da cidadania para o povo Brasileiro?
Cite atos de cidadania?
O que é Direito?
Quem pode exerce ?
Cite alguns deveres do Cidadão?


Obs :Atividade pode ser realizada em dupla
Atividade deve ser entregue no e-mail Joycedancy@yahoo.com.br




FÍSICA


Atividade para 3B e 3C
Entregar por email : profmarcelomaua@gmail.com
Física
Semana de 04/05 a 08/05


LEIA O TEXTO E DEPOIS PESQUISE E RESPONDA AS PERGUNTAS

Não há uma definição exata para energia, mas podemos dizer que ela está associada à capacidade de produção de ação e/ou movimento e manifesta-se de muitas formas diferentes, como movimento de corpos, calor, eletricidade etc.
Segundo o Princípio de Lavoisier, a energia não pode surgir do nada e nem pode ser destruída. A única possibilidade que existe é a transformação de um tipo de energia em outro, como a energia da queda d´água nas hidrelétricas que é convertida em energia elétrica.

1)    De a definição de cada um dos tipos de energia abaixo, falando de sua importância para a humanidade e um exemplo da mesma.

a)    Energia mecânica
b)    Energia Térmica
c)    Energia Eólica
d)    Energia Nuclear
e)    Energia Elétrica
f)     Energia Química


2)    O que são fontes renováveis de energia? Dê exemplos.

3)    O que são fontes não renováveis de energia ? Dê exemplos.

      Assista o vídeo como apoio









GEOGRAFIA


DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE


PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSORA ÉRICA

AULAS PREVISTAS
2 AULAS: 2/2

SEMANA 04 A 08 DE MAIO DE 2020
DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA
3º ANO B
             
CONTEÚDOS:
  • “Regionalização do Espaço Mundial” - As regiões da Organização das Nações Unidas (ONU)

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

  • Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial, considerando as
intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as envolvem.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:



RECURSOS:
  • Blog, Centro de Mídias, Youtube, Apostila e Caderno do Aluno Aprender Sempre

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
  • Assim que o Google Sala de Aula for liberado pelo CMSP teremos plantão de dúvidas por lá. Previsão da liberação é para a semana 04 a 08 de maio.  

  • Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno do entendimento e também das suas dúvidas para depois conversarmos.

  • Pesquisar sobre o tema e colocar no caderno suas conclusões. Colocar a bibliografia. Relacionar com o momento atual de pandemia.

  • Exercícios do caderno do aluno – páginas 47 a 49



DATA: ___/__/_
__



MATEMÁTICA

ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR  : Marcela


AULAS PREVISTAS 4

DISCIPLINA: Matemática
TURMA:  3 ª Series B 


CONTEÚDOS /TEMA :  Geometria analítica
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
ü  Pontos: distância, ponto médio e alinhamento de três pontos
ü   Reta: equação e estudo dos coeficientes; problemas lineares
ü  Ponto e reta: distância
ü  H34 - Aplicar os raciocínios combinatórios aditivo e/ou multiplicativo na resolução de situações-problema.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Obs:  aquele vocês retiram na escola semana passada . 
O que vocês vão encaminhar para meu endereço de email .( semanalmente  )
A ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias.  (aulas de matemática)
Atividades propostas no Blog .
Ponto Médio
Para calcular o ponto médio devemos usar a fórmula


Exemplos :
Dados os pontos   A (4,5) e B ( -10,1),calcular o ponto médio .
Vamos lá
       Sabemos que :          M ( xa + xb   ,  ya + yb)      
                                                  2                 2


Temos:


Portanto O ponto médio do segmento AB é =(-3,3)
1)    Calcule o ponto médio das retas que tem as extremidades de coordenadas abaixo:
a)    A (2,3) e B (8,1)
b)    A(-1,4) e B ( 7,2)
c)    A (-2,-3) e B ( 4, -7)

2)    Defina o que é ponto médio :
......................................................................................................................................
3) Numa reta a extremidade B tem coordenadas ( -5,-2 ) e ponto médio com coordenadas ( -3,4 ) .Qual as coordenadas da extremidade A?

Observação:. Resolver as atividades 1 e 2 do *caderno aprender sempre . Resolver as atividades no caderno não se esquecer de colocar data e  encaminhar as resposta via email .
Próxima aula alinhamento entre três pontos .

Não se esqueça de colocar seu nome completo, turma e data 
*caderno aprender sempre ,aquele que vocês retiraram na escola

 RECURSOS:  Caderno Aprender Sempre ; Ficha de acompanhamento as aulas do centro de mídias (em Anexo)

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
Durante todo processo de ensino ,através das atividades realizadas ,online e   realização das atividades  propostas no  caderno do aluno e encaminhadas para email .
Data 04/05 /2020 a 08/05/2020

Ficha de acompanhamento as aulas do centro de mídias 

Data da Transmissão da Videoaula: ____ / ____ / 2020.
Disciplina:  Matemática
Tema: ______________________________________________________

1 - Agora que você já assistiu a videoaula, registre seu comentário:
2 - Nesta aula, aprendi...
3 - Nesta aula, não entendi...



FILOSOFIA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05 a 08/05/2020
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Katia Assis da Silva
AULAS PREVISTAS
2 Aulas (45 minutos cada)

DISCIPLINA/TURMA:
              Filosofia / 3º B

CONTEÚDOS:
 Elaborar um resumo sobre a Revolução Empírica e suas conseqüências relacionadas à economia.


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Desenvolver o senso critico

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar e fazer um resumo explicando o que é Revolução Empírica destacando suas conseqüências no setor econômico.

RECURSOS:
- Computador
- Site de pesquisa do Google
- Caderno
- Caneta

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
 A avaliação será feita através da observação em relação à coesão e a coerência no que se refere aos textos que serão entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com



DATA: 04/04/2020
__



Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.



QUIMICA


E.E. Salim Farah Maluf

Prof.ª Patricia

Disciplina: Quimica / Fisica

Turma: 3º B 

Conteúdo: Atmosfera como fonte de materiais para uso humano

Aulas previstas: 4

Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e interpretação

Habilidade Cíentifica: : Identificar quando é necessário o uso da destilação                         Fracionada;

 Conhecer os líquidos criogênicos e suas funções;

 Analisar os poluentes e reconhecer os efeitos nocivos para o meio ambiente
Desenvolvimento e estratégias:  Fazer uma pesquisa sobre cada tema:
Destilação Simples e Fracionada
Líquidos criogênicos
Efeito Estufa
Aquecimento global
OBS: colocar a sua conclusão após a escrita de cada tema pesquisado e responder as questoes propostas.
Recursos: Enviar as atividades para o email prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 14/05/2020



Atividade de QUIMICA I

- Copiar e responde as questões:

1- Em quais tipos de misturas utilizamos o método de destilação fracionada?

2- Quando usamos a destilação simples?

3- No que se baseia o método de destilação fracionada para que ocorra a separação de componentes da mistura?

4- O que são líquidos criogênicos?

5- Dê exemplos de líquidos criogênicos.

6- Como se dá o transporte dos líquidos criogênicos?

7- Quais os gases que mais poluem o meio ambiente?
8- O que diferencia o efeito estufa do aquecimento global?
9- Quais os prejuízos que o efeito estufa e o aquecimento global causa para o meio ambiente?



Bons Estudos

Prof.ª Patricia

LÍNGUA PORTUGUESA


Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º SÉRIE B

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 05/05/2020 a 08/05/2020. Os registros deverão ser realizados em caderno a parte, para que a atividade seja entregue à professora quando houver o retorno às aulas.

Habilidades a serem desenvolvidas:

ü  Localizar e interpretar informações em um texto para apresentar uma opinião e construir argumentação.
ü  Identificar e analisar características próprias da modernidade.
ü  Relacionar diferentes produções artísticas e culturais contemporâneas com outras obras do passado, procurando aproximações de tema e sentido.
ü  Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, por exemplo) em textos de diferentes gêneros.

Sequência de atividades:
1)    Pesquisar sobre o Modernismo no Brasil.
Fazer o registro das principais informações

2)    Assistir ao vídeo “Semana de Arte Moderna – Documentário”

3)    Resumir, com suas palavras, sobre o que foi a Semana da Arte Moderna.

4)    Qual a importância desse momento para a arte contemporânea?

5)    Ler o poema de Carlos Drummond de Andrade “No meio do caminho”
No Meio do Caminho (1928)
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

6)    Responda:
a)    O que significa a metáfora “pedra” no poema? Quais os sentidos possíveis?
b)    As palavras “pedra” e “caminho”, nesse poema, foram usadas em que sentido? Denotativo ou conotativo? Justifique.
c)    Explique, com suas palavras, o sentido dos versos transcritos abaixo:

“(...) Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra(...)”

INGLÊS


Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 3a- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 04 à 08 de maio de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Série: 3o. Ano B Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:O mundo do trabalho  

Conteúdo:Trabalho voluntário

Objetivo Aprendizagem:Ler, escrever e memorizar vocabuário.

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre a diferença entre trabalho voluntário versus emprego. Escreva em inglês e português. 
Envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br,


3ªC


FÍSICA


Atividade para  3C
Entregar por email : profmarcelomaua@gmail.com
Física
Semana de 04/05 a 08/05


LEIA O TEXTO E DEPOIS PESQUISE E RESPONDA AS PERGUNTAS

Não há uma definição exata para energia, mas podemos dizer que ela está associada à capacidade de produção de ação e/ou movimento e manifesta-se de muitas formas diferentes, como movimento de corpos, calor, eletricidade etc.
Segundo o Princípio de Lavoisier, a energia não pode surgir do nada e nem pode ser destruída. A única possibilidade que existe é a transformação de um tipo de energia em outro, como a energia da queda d´água nas hidrelétricas que é convertida em energia elétrica.

1)    De a definição de cada um dos tipos de energia abaixo, falando de sua importância para a humanidade e um exemplo da mesma.

a)    Energia mecânica
b)    Energia Térmica
c)    Energia Eólica
d)    Energia Nuclear
e)    Energia Elétrica
f)     Energia Química


2)    O que são fontes renováveis de energia? Dê exemplos.

3)    O que são fontes não renováveis de energia ? Dê exemplos.

      Assista o vídeo como apoio




SOCIOLOGIA


ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão
Atividade: Questões
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Questões

Com base na pesquisa realizada na aula anterior, responda as seguintes questões:


Questões

O que é Cidadania?
Qual é a importância da cidadania para o povo Brasileiro?
Cite atos de cidadania?
O que é Direito?
Quem pode exerce ?
Cite alguns deveres do Cidadão?


Obs :Atividade pode ser realizada em dupla
Atividade deve ser entregue no e-mail Joycedancy@yahoo.com.br






História

Plano de aula – Professor: Sérgio - História - 3º C – noite – de 04/05 a 08/05
  
 Aulas previstas: 02
 Conteúdos: Nazismo.
 Habilidades e competências gerais: Identificar os fatos ocorridos na 2ª Guerra Mundial.
 Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar o conceito de “Nazismo”.
 Recursos: Internet, caderno do aluno, livro didático.
Avaliação: A avaliação será individual e contínua observando-se o desenvolvimento e aprendizagem de cada aluno.

                                            Atividade
1) O que você entende por “Nazismo”?
2) Podemos dizer que nos dias atuais existem pensamentos nazistas? Justifique sua resposta em, pelo menos, 10 linhas.

   Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br


ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR  : Marcela


AULAS PREVISTAS 4

DISCIPLINA: Matemática
TURMA:  3 ª Series  C


CONTEÚDOS /TEMA :  Geometria analítica
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
ü  Pontos: distância, ponto médio e alinhamento de três pontos
ü   Reta: equação e estudo dos coeficientes; problemas lineares
ü  Ponto e reta: distância
ü  H34 - Aplicar os raciocínios combinatórios aditivo e/ou multiplicativo na resolução de situações-problema.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Obs:  aquele vocês retiram na escola semana passada . 
O que vocês vão encaminhar para meu endereço de email .( semanalmente  )
A ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias.  (aulas de matemática)
Atividades propostas no Blog .
Ponto Médio
Para calcular o ponto médio devemos usar a fórmula


Exemplos :
Dados os pontos   A (4,5) e B ( -10,1),calcular o ponto médio .
Vamos lá
       Sabemos que :          M ( xa + xb   ,  ya + yb)      
                                                  2                 2


Temos:


Portanto O ponto médio do segmento AB é =(-3,3)
1)    Calcule o ponto médio das retas que tem as extremidades de coordenadas abaixo:
a)    A (2,3) e B (8,1)
b)    A(-1,4) e B ( 7,2)
c)    A (-2,-3) e B ( 4, -7)

2)    Defina o que é ponto médio :
......................................................................................................................................   
3) Numa reta a extremidade B tem coordenadas ( -5,-2 ) e ponto médio com coordenadas ( -3,4 ) .Qual as coordenadas da extremidade A?

Observação:. Resolver as atividades 1 e 2 do *caderno aprender sempre . Resolver as atividades no caderno não se esquecer de colocar data e  encaminhar as resposta via email .
Próxima aula alinhamento entre três pontos .

Não se esqueça de colocar seu nome completo, turma e data 
*caderno aprender sempre ,aquele que vocês retiraram na escola

 RECURSOS:  Caderno Aprender Sempre ; Ficha de acompanhamento as aulas do centro de mídias (em Anexo)

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
Durante todo processo de ensino ,através das atividades realizadas ,online e   realização das atividades  propostas no  caderno do aluno e encaminhadas para email .
Data 04/05 /2020 a 08/05/2020

Ficha de acompanhamento as aulas do centro de mídias 

Data da Transmissão da Videoaula: ____ / ____ / 2020.
Disciplina:  Matemática
Tema: ______________________________________________________

1 - Agora que você já assistiu a videoaula, registre seu comentário:
2 - Nesta aula, aprendi...
3 - Nesta aula, não entendi...








ARTE

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                              E.M     3º C

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:


           Atividade de Música

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF09AR01) analisar outras modalidades da arte pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Arte Contemporânea

A arte contemporânea é construída não mais necessariamente com o novo e o original, como ocorria no Modernismo e nos movimentos vanguardistas. Ela se caracteriza principalmente pela liberdade de atuação do artista, que não tem mais compromissos institucionais que o limitem, portanto pode exercer seu trabalho sem se preocupar em imprimir nas suas obras um determinado cunho religioso ou político.
Esta era da história da arte nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade, insinuando-se logo depois da Segunda Guerra Mundial. Este período traz consigo novos hábitos, diferentes concepções, a industrialização em massa, que imediatamente exerce profunda influência na pintura, nos movimentos literários, no universo ‘fashion’, na esfera cinematográfica, e nas demais vertentes artísticas. Esta tendência cultural com certeza emerge das vertiginosas transformações sociais ocorridas neste momento.
Os artistas passam a questionar a própria linguagem artística, a imagem em si, a qual subitamente dominou o dia-a-dia do mundo contemporâneo. Em uma atitude metalingüística, o criador se volta para a crítica de sua mesma obra e do material de que se vale para concebê-la, o arsenal imagético ao seu alcance.
Nos anos 60 a matéria gerada pelos novos artistas revela um caráter espacial, em plena era da viagem do Homem ao espaço, ao mesmo tempo em que abusa do vinil. Nos 70 a arte se diversifica, vários conceitos coexistem, entre eles a Op Art, que opta por uma arte geométrica; a Pop Art, inspirada nos ídolos desta época, na natureza celebrativa desta década – um de seus principais nomes é o do imortal Andy Warhol; o Expressionismo Abstrato; a Arte Conceitual; o Minimalismo; a Body Art; a Internet Street e a Art Street, a arte que se desenvolve nas ruas, influenciada pelo grafite e pelo movimento hip-hop. É na esteira das intensas transformações vigentes neste período que a arte contemporânea se consolida.
Ela realiza um mix de vários estilos, diversas escolas e técnicas. Não há uma mera contraposição entre a arte figurativa e a abstrata, pois dentro de cada uma destas categorias há inúmeras variantes. Enquanto alguns quadros se revelam rigidamente figurativos, outros a muito custo expressam as características do corpo de um homem, como a Marilyn Monroe concebida por Willem de Kooning, em 1954. No seio das obras abstratas também se encontram diferentes concepções, dos traços ativos de Jackson Pollock à geometrização das criações de Mondrian. Outra vertente artística opta pelo caos, como a associação aleatória de jornais, selos e outros materiais na obra Imagem como um centro luminoso, produzida por Kurt Schwitters, em 1919.

Os artistas nunca tiveram tanta liberdade criadora, tão variados recursos materiais em suas mãos. As possibilidades e os caminhos são múltiplos, as inquietações mais profundas, o que permite à Arte Contemporânea ampliar seu espectro de atuação, pois ela não trabalha apenas com objetos concretos, mas principalmente com conceitos e atitudes. Refletir sobre a arte é muito mais importante que a própria arte em si, que agora já não é o objetivo final, mas sim um instrumento para que se possa meditar sobre os novos conteúdos impressos no cotidiano pelas velozes transformações vivenciadas no mundo atual.

 Responda.
11     Qual a principal característica da Arte Contemporânea?
22    Quando nasceu esta era da história da arte?
33     Qual o comportamento dos artistas em relação a sua própria linguagem artística?
44   Explique como era a arte contemporânea nos anos:
a)      60
b)      70
55     Escreva o nome dos artistas contemporâneos que aparecem no texto.
66     O que permite a Arte Contemporânea ampliar seu espectro de atuação?
77     Como era o trabalho de Kurt Schwitters?
88     Os artistas nunca tiveram tanta liberdade para criar como no período de arte contemporânea. Por quê?
99     Qual o principal trabalho do artista contemporâneo ao desenvolver suas obras de arte? 



RECURSOS:
Caderno para registro;
Caneta;
Lápis;
Borracha.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.go.br




DATA 04/05  a 08 /05

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FILOSOFIA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
04/05 a 08/05/2020
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Katia Assis da Silva
AULAS PREVISTAS
2 Aulas (45 minutos cada)

DISCIPLINA/TURMA:
              Filosofia / 3º C

CONTEÚDOS:
 Elaborar um resumo sobre a Revolução Empírica e suas conseqüências relacionadas à economia.


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Desenvolver o senso critico

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar e fazer um resumo explicando o que é Revolução Empírica destacando suas conseqüências no setor econômico.

RECURSOS:
- Computador
- Site de pesquisa do Google
- Caderno
- Caneta

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
 A avaliação será feita através da observação em relação à coesão e a coerência no que se refere aos textos que serão entregues para a correção no e-mail: niciza@hotmail.com



DATA: 04/04/2020
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Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.


QUIMICA


E.E. Salim Farah Maluf

Prof.ª Patricia

Disciplina: Quimica / Fisica

Turma: 3º C

Conteúdo: Atmosfera como fonte de materiais para uso humano

Aulas previstas: 4

Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e interpretação

Habilidade Cíentifica: : Identificar quando é necessário o uso da destilação                         Fracionada;

 Conhecer os líquidos criogênicos e suas funções;

 Analisar os poluentes e reconhecer os efeitos nocivos para o meio ambiente
Desenvolvimento e estratégias:  Fazer uma pesquisa sobre cada tema:
Destilação Simples e Fracionada
Líquidos criogênicos
Efeito Estufa
Aquecimento global
OBS: colocar a sua conclusão após a escrita de cada tema pesquisado e responder as questoes propostas.
Recursos: Enviar as atividades para o email prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 14/05/2020



Atividade de QUIMICA I

- Copiar e responde as questões:

1- Em quais tipos de misturas utilizamos o método de destilação fracionada?

2- Quando usamos a destilação simples?

3- No que se baseia o método de destilação fracionada para que ocorra a separação de componentes da mistura?

4- O que são líquidos criogênicos?

5- Dê exemplos de líquidos criogênicos.

6- Como se dá o transporte dos líquidos criogênicos?

7- Quais os gases que mais poluem o meio ambiente?
8- O que diferencia o efeito estufa do aquecimento global?
9- Quais os prejuízos que o efeito estufa e o aquecimento global causa para o meio ambiente?



Bons Estudos

Prof.ª Patricia
LÍNGUA PORTUGUESA

Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º SÉRIE  C

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 05/05/2020 a 08/05/2020. Os registros deverão ser realizados em caderno a parte, para que a atividade seja entregue à professora quando houver o retorno às aulas.

Habilidades a serem desenvolvidas:

ü  Localizar e interpretar informações em um texto para apresentar uma opinião e construir argumentação.
ü  Identificar e analisar características próprias da modernidade.
ü  Relacionar diferentes produções artísticas e culturais contemporâneas com outras obras do passado, procurando aproximações de tema e sentido.
ü  Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, por exemplo) em textos de diferentes gêneros.

Sequência de atividades:
1)    Pesquisar sobre o Modernismo no Brasil.
Fazer o registro das principais informações

2)    Assistir ao vídeo “Semana de Arte Moderna – Documentário”

3)    Resumir, com suas palavras, sobre o que foi a Semana da Arte Moderna.

4)    Qual a importância desse momento para a arte contemporânea?

5)    Ler o poema de Carlos Drummond de Andrade “No meio do caminho”
No Meio do Caminho (1928)
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

6)    Responda:
a)    O que significa a metáfora “pedra” no poema? Quais os sentidos possíveis?
b)    As palavras “pedra” e “caminho”, nesse poema, foram usadas em que sentido? Denotativo ou conotativo? Justifique.
c)    Explique, com suas palavras, o sentido dos versos transcritos abaixo:

“(...) Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra(...)”
INGLÊS



Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 3a- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 04 à 08 de maio de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Série: 3o. Ano C Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:O mundo do trabalho  

Conteúdo:Trabalho voluntário

Objetivo Aprendizagem:Ler, escrever e memorizar vocabuário.

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre a diferença entre trabalho voluntário versus emprego. Escreva em inglês e português. 
Envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br,







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