sexta-feira, 1 de maio de 2020

6º ANO - ANOS FINAIS - SEMANA DE 04/05 A 08/05

6ºA

MATEMÁTICA

Atividade para 6A
Entregar por email : profmarcelomaua@gmail.com
Matemática
Semana de 04/05 a 08/05


O aluno deverá realizar as atividades das páginas 4,5,6 e7 do material didático mandado pelo governo estadual.
Fazer as lições no caderno e mandar foto das mesmas no email


ARTE



DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                          6º A 

DISCIPLINA/TURMA:
              Arte

CONTEÚDOS:
Atividade de Música


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF069AR16). Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
________________________________________________________________________________

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

A atividade de Sondagem 1 faz parte do caderno aluno volume 1 pagina 119, o objetivo que o aluno leia as questões de sondagem e responda a partir do seu conhecimento de música, não é necessário fazer pesquisa sobre as questões.


RECURSOS:
Caderno do aluno volume 1

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando  sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade, e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.go.br





DATA: 04/05  a 08/05
__






HISTÓRIA
PLANO DE AULA
PROFESSORA: SUELI                                                      AULAS PREVISTAS: 4 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA: HISTÓRIA                                                    TURMAS: 6ª A 

CONTEÚDOS:
COMO ESTAVA DIVIDIDA A SOCIEDADE NO EGITO ANTIGO? (REALIZAR EM DUAS AULAS)
COMO ERA FABRICADO E PARA QUE SERVIA O PAPIRO? (REALIZAR EM DUAS AULAS)

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS
HABILIDADE EF06H109
IDENTIFICAR OS MOTIVOS PELOS QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA CIVILIZAÇÃO EGÍPICIAS SÃO CONSIDERADAS COMO ANTIGUIDADE.
COMPETÊNCIAS GERAIS
COMPREENDER ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, RELACÕES DE PODER E PROCESSOS DE MECANISMO DE TRANSFORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS ESTRUTURAS SOCIAIS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS E CULTURAIS AO LONGO DO TEMPO E DIFERENTES ESPAÇOS PARA ANALISAR, POSICIONAR-SE E INTERVIR NO MUNDO CONTEPORÂNEO.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIA DE SÃO PAULO E ANOTAR NO CADERNO AS EXPLICAÇÕES.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.

RECURSOS
CENTRO DE MÍDIA DO ESTADO DE SÃO PAULO.
PESQUISA NO GOOGLE
BLOG CADERNO E CANETA PARA REGISTRAR AS PESQUISAS.

AVALIAÇÃO / SISTEMATIZAÇÃO
REGISTRO NO CADERNO DO ALUNO, OU SEJA, AS RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS.
ACESSO À PLATAFORMA DIGITAL.


SÃO PAULO, 02 DE MAIO DE 2020
GEOGRAFIA
PROFESSOR RICARDO
SÉRIE 6ºA
Algodão, a lavoura pintada de branco

Com mais de 100 anos de produção do algodão no Brasil e hoje com quase 2 milhões de toneladas produzidas a cada safra, a cotonicultura (cultura do algodão) é uma das mais relevantes para a exportação brasileira e uma das mais rentáveis para o produtor.

O maior Estado produtor de algodão do país é o Mato Grosso, seguido da Bahia.  Juntos, são mais de mil hectares plantados em meados de maio, com safra estendida até começo de setembro. Outro Estado que vem despontando na produção e com excelente qualidade e sustentabilidade é Goiás. Hoje, Centro-Oeste e Nordeste detêm 97% da produção de pluma do país.

A Austrália é referência neste cultivo porque consegue administrar a irrigação da plantação em sua totalidade. Ou seja, cem por cento do plantio recebe a medida certa de água sem depender, ou exceder a quantidade, em função das chuvas. Mas o Brasil não fica muito atrás e junto com os Estados Unidos tem em suas plumas reconhecimento mundial de sua qualidade.
Nobre Matéria-Prima para a Indústria Têxtil
Independente de seu conhecimento sobre a cotonicultura, uma coisa é certa, você é um dos milhões de consumidores finais espalhados pelo mundo, nas roupas e nos artigos de cama, mesa e banho.

A versátil fibra natural tem sido produzida cada vez mais de forma sustentável, da lavoura até as “araras” das lojas. Antialérgica e confortável, tem seu uso estimulado por dermatologistas, por permitir que um melhor repiro da pele.

A Cadeia Produtiva do Algodão
Antes do seu plantio, o mercado já movimentou vários segmentos, dentre eles, sementes, fertilizantes, defensivos, corretivos, colhedoras, tratores, peças para reposição, implementos, equipamentos de irrigação, caminhões, carrocerias e combustíveis.

E após a colheita envolverá a fiação, tecelagem, confecção e varejo.  Além dos subprodutos usados nos setores de Papel e celulose (línter*), indústria química (línter e óleo), indústria de algodão hidrófilo (línter), indústria de biodiesel (óleo), alimentos (óleo), indústria de adubos (torta e farelo) e indústria de ração animal (torta e farelo).

Ainda na indústria têxtil podemos destacar especialidades como: tapetes, pavios, pelúcia, bordados, feltro, panos de chão, gaze entre muitas outras.

*Línter são camadas de fibras curtas da semente de algodão. Como já citado são utilizadas na algumas indústrias e também na produção de tecidos cirúrgicos e fabricação de papel moeda.

Questões

1 Explique, o termo cadeia produtiva.
2 Quais são os Estados do Brasil produtores de algodão?
3 Qual o país referência para a produção de algodão?
4 Quais são as medidas usada para que algodão seja mais sustentável.
5 Qual é a cadeia produtiva do algodão?
6 Quais produtos são fabricados que se utiliza do algodão, como sua matéria na prima.
7 Quais os impacto ambientais gera a cadeia produtiva do algodão.
8 Nós tempo da pandemia covid19, o algodão é essêncial em um produto para prevenção da sociedade. Que produto é esse ?
9 Recorte uma imagem da lavoura de algodão, e cole no caderno junto com essa atividade.



INGLÊS


 
DIRETORIA DE ENSILESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

PLANO DE AULA

PROFESSORA: FRANCIELEN

AULAS  PREVISTAS: 2 AULAS

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS
TURMA: 6°B  
          

CONTEÚDOS: ALBUM FAMILY


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa;
(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares;
(EF06LI06) Planejar apresentação sobre a família;
Aprender vocabulário de família;
Formular hipóteses sobre a finalidade do texto em língua inglesa.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

“The Croods “     
                     
  

The Croods is a story about a caveman family who lives in a cave the heroine of the this is a teenage daughter called Eep, meaning stone. She lives with her crazy grandma, Grain, her little baby sister, Sandy, her younger brother, Thunk, her mom, Ugga, and her overprotective dad, Grug!

1ª Atividade: Realize a leitura do texto “The Croods”  registre no caderno, Word ou pdf a tradução. Pode utilizar o dicionário ou tradutor on-line. Acesse o Link 1 e Link 2, em seguida realize a atividade family members, praticando a escuta (listening) do vídeo. Ouça quantas vezes achar necessário para responder a 2º atividade.

2ª Atividade: Após traduzir o texto “The Croods”, responda as questões que seguem abaixo :
ü    Marque X nos membros da família mencionado no texto.

(    ) brother      (    ) cousin      (    ) father/dad     (    ) grandmother   (    ) mother/ mom    (    ) sister

Quem são eles? Complete com os relacionamentos familiares com as palavras abaixo.

                   Mother / brother/ sister/ daughter / father/ grandmother
Ugga_________________________          Thunk________________________
Sandy________________________           Eep__________________________
Gran_________________________           Grug_________________________







RECURSOS:

Internet, dicionário ou tradutor on-line.



AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

E-MAIL: prof.francielen@gmail.com
Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana 04 a 08 de maio, sobre clothes and colors.

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série: 6º ano A, atividade da semana do dia 04 a 08 de maio, family.
AS ATIVIDADES DESTA SEMANA, ENVIAR ATÉ DIA 12 DE MAIO.




DATA: 07/05/2020
__





6ºB


ARTE


DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                          6º  B

DISCIPLINA/TURMA:
              Arte

CONTEÚDOS:
Atividade de Música


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF069AR16). Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
________________________________________________________________________________

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

A atividade de Sondagem 1 faz parte do caderno aluno volume 1 pagina 119, o objetivo que o aluno leia as questões de sondagem e responda a partir do seu conhecimento de música, não é necessário fazer pesquisa sobre as questões.


RECURSOS:
Caderno do aluno volume 1

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando  sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade, e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.go.br





DATA: 04/05  a 08/05
__



HISTÓRIA

PLANO DE AULA
PROFESSORA: SUELI                                                      AULAS PREVISTAS: 4 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA: HISTÓRIA                                                    TURMAS: 6º B

CONTEÚDOS:
COMO ESTAVA DIVIDIDA A SOCIEDADE NO EGITO ANTIGO? (REALIZAR EM DUAS AULAS)
COMO ERA FABRICADO E PARA QUE SERVIA O PAPIRO? (REALIZAR EM DUAS AULAS)

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS
HABILIDADE EF06H109
IDENTIFICAR OS MOTIVOS PELOS QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA CIVILIZAÇÃO EGÍPICIAS SÃO CONSIDERADAS COMO ANTIGUIDADE.
COMPETÊNCIAS GERAIS
COMPREENDER ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, RELACÕES DE PODER E PROCESSOS DE MECANISMO DE TRANSFORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS ESTRUTURAS SOCIAIS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS E CULTURAIS AO LONGO DO TEMPO E DIFERENTES ESPAÇOS PARA ANALISAR, POSICIONAR-SE E INTERVIR NO MUNDO CONTEPORÂNEO.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIA DE SÃO PAULO E ANOTAR NO CADERNO AS EXPLICAÇÕES.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.

RECURSOS
CENTRO DE MÍDIA DO ESTADO DE SÃO PAULO.
PESQUISA NO GOOGLE
BLOG CADERNO E CANETA PARA REGISTRAR AS PESQUISAS.

AVALIAÇÃO / SISTEMATIZAÇÃO
REGISTRO NO CADERNO DO ALUNO, OU SEJA, AS RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS.
ACESSO À PLATAFORMA DIGITAL.



SÃO PAULO, 02 DE MAIO DE 2020



                                          GEOGRAFIA
PROFESSOR RICARDO 
SÉRIE 6ºB

Algodão, a lavoura pintada de branco

Com mais de 100 anos de produção do algodão no Brasil e hoje com quase 2 milhões de toneladas produzidas a cada safra, a cotonicultura (cultura do algodão) é uma das mais relevantes para a exportação brasileira e uma das mais rentáveis para o produtor.

O maior Estado produtor de algodão do país é o Mato Grosso, seguido da Bahia.  Juntos, são mais de mil hectares plantados em meados de maio, com safra estendida até começo de setembro. Outro Estado que vem despontando na produção e com excelente qualidade e sustentabilidade é Goiás. Hoje, Centro-Oeste e Nordeste detêm 97% da produção de pluma do país.

A Austrália é referência neste cultivo porque consegue administrar a irrigação da plantação em sua totalidade. Ou seja, cem por cento do plantio recebe a medida certa de água sem depender, ou exceder a quantidade, em função das chuvas. Mas o Brasil não fica muito atrás e junto com os Estados Unidos tem em suas plumas reconhecimento mundial de sua qualidade.
Nobre Matéria-Prima para a Indústria Têxtil
Independente de seu conhecimento sobre a cotonicultura, uma coisa é certa, você é um dos milhões de consumidores finais espalhados pelo mundo, nas roupas e nos artigos de cama, mesa e banho.

A versátil fibra natural tem sido produzida cada vez mais de forma sustentável, da lavoura até as “araras” das lojas. Antialérgica e confortável, tem seu uso estimulado por dermatologistas, por permitir que um melhor repiro da pele.

A Cadeia Produtiva do Algodão
Antes do seu plantio, o mercado já movimentou vários segmentos, dentre eles, sementes, fertilizantes, defensivos, corretivos, colhedoras, tratores, peças para reposição, implementos, equipamentos de irrigação, caminhões, carrocerias e combustíveis.

E após a colheita envolverá a fiação, tecelagem, confecção e varejo.  Além dos subprodutos usados nos setores de Papel e celulose (línter*), indústria química (línter e óleo), indústria de algodão hidrófilo (línter), indústria de biodiesel (óleo), alimentos (óleo), indústria de adubos (torta e farelo) e indústria de ração animal (torta e farelo).

Ainda na indústria têxtil podemos destacar especialidades como: tapetes, pavios, pelúcia, bordados, feltro, panos de chão, gaze entre muitas outras.

*Línter são camadas de fibras curtas da semente de algodão. Como já citado são utilizadas na algumas indústrias e também na produção de tecidos cirúrgicos e fabricação de papel moeda.

Questões

1 Explique, o termo cadeia produtiva.
2 Quais são os Estados do Brasil produtores de algodão?
3 Qual o país referência para a produção de algodão?
4 Quais são as medidas usada para que algodão seja mais sustentável.
5 Qual é a cadeia produtiva do algodão?
6 Quais produtos são fabricados que se utiliza do algodão, como sua matéria na prima.
7 Quais os impacto ambientais gera a cadeia produtiva do algodão.
8 Nós tempo da pandemia covid19, o algodão é essêncial em um produto para prevenção da sociedade. Que produto é esse ?
9 Recorte uma imagem da lavoura de algodão, e cole no caderno junto com essa atividade.

INGLÊS

DIRETORIA DE ENSILESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

PLANO DE AULA

PROFESSORA: FRANCIELEN

AULAS  PREVISTAS: 2 AULAS

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS
TURMA: 6°B  
          

CONTEÚDOS: ALBUM FAMILY


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa;
(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares;
(EF06LI06) Planejar apresentação sobre a família;
Aprender vocabulário de família;
Formular hipóteses sobre a finalidade do texto em língua inglesa.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

“The Croods “     
                     
  

The Croods is a story about a caveman family who lives in a cave the heroine of the this is a teenage daughter called Eep, meaning stone. She lives with her crazy grandma, Grain, her little baby sister, Sandy, her younger brother, Thunk, her mom, Ugga, and her overprotective dad, Grug!

1ª Atividade: Realize a leitura do texto “The Croods”  registre no caderno, Word ou pdf a tradução. Pode utilizar o dicionário ou tradutor on-line. Acesse o Link 1 e Link 2, em seguida realize a atividade family members, praticando a escuta (listening) do vídeo. Ouça quantas vezes achar necessário para responder a 2º atividade.

2ª Atividade: Após traduzir o texto “The Croods”, responda as questões que seguem abaixo :
ü    Marque X nos membros da família mencionado no texto.

(    ) brother      (    ) cousin      (    ) father/dad     (    ) grandmother   (    ) mother/ mom    (    ) sister

Quem são eles? Complete com os relacionamentos familiares com as palavras abaixo.

                   Mother / brother/ sister/ daughter / father/ grandmother
Ugga_________________________          Thunk________________________
Sandy________________________           Eep__________________________
Gran_________________________           Grug_________________________







RECURSOS:

Internet, dicionário ou tradutor on-line.



AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

E-MAIL: prof.francielen@gmail.com
Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana 04 a 08 de maio, sobre clothes and colors.

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série: 6º ano A, atividade da semana do dia 04 a 08 de maio, family.
AS ATIVIDADES DESTA SEMANA, ENVIAR ATÉ DIA 12 DE MAIO.




DATA: 07/05/2020
__





Nenhum comentário:

Postar um comentário