segunda-feira, 27 de abril de 2020

ELETIVA 8º ANOS SEMANA 27/04 A 30/04



ROTEIRO DE ATIVIDADES
SEMANA 27/04 A 30/04

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ELETIVA / PROJETO DE VIDA





ELETIVA 8º ANO D

Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina de Eletivas
Turma: 8°ano D
Responda as questões a seguir revisando o conteúdo. 

1-    Qual a importância de se ter uma boa alimentação?

2-    Qual é a diferença entre produtos naturais  e produtos industrializados?

3-    Para se ter uma boa alimentação quais alimentos devemos consumir?

4-    Ao consumir um produto industrializado você costuma ler as informações nutricionais? Por quê?

5-    A nossa saúde tem alguma relação com a nossa alimentação? Justifique.

6-    Você sabe pra que serve a pirâmide alimentar?  Monte uma pirâmide, pois você irá utilizar em nossas aulas.

7-    De onde vem à energia que nosso corpo gasta na realização de nossas atividades diárias?

8-    Qual a importância da realização de atividades físicas?

-    O que devemos fazer para termos uma boa saúde física, mental e social? Principalmente em tempos de isolamento social?

10-  Monte uma tabela semanal com as suas principais refeições e os valores calóricos dessas refeições  e as guloseimas também devem ser colocadas.


·         Vocês podem pesquisar para responder a atividade em livros didáticos na Internet, façam registros no caderno e me enviem as respostas no e-mail:
     E-mail para a entrega de atividades:                entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com
·         No assunto do e- mail você deverá colocar seu nome completo, série, turma e número.
27/04 a 30/04





8º ANO - ESPORTE E LAZER. 
PROFª: JOBIANE REIS - 


HABILIDADE: PROCEDIMENTOS DE LEITURA

D1 - Localizar informações explícitas em um texto. Avaliação:

  •  Observar a motivação do aluno para os estudos online;
  •  Estimular o raciocínio crítico do aluno através de fóruns, visando o nível verbal e intelectual do aluno;
  •  Interação do aluno com os meios digitais e a capacidade de aprender de forma autônoma.

AULAS 1 E 2 - MOVIMENTOS DO CORPO



MOVIMENTO DO CORPO HUMANO: 

QUAL A IMPORTÂNCIA DE MANTER A SAÚDE EM DIA?

O movimento do corpo humano é algo natural e espontâneo. Tudo o que fazemos gera esse movimento e gera energia, positiva ou negativa.

Porém, não mantemos uma frequência regular e positiva, optando pela preguiça e evitando nos mover. Isso para a nossa saúde não e nem um pouco recomendável e pode trazer prejuízos irreversíveis para nosso corpo e mente.

1 - Quais são os maiores benefícios de sempre estimular o movimento do corpo humano?


Quando falamos em se movimentar, é possível que se imagine praticando exercícios físicos e práticas relacionadas. Mas  se  movimentar é  realizar atividades simples do dia a dia, tais como trocar o elevador pela  escada,  se levantar  mais vezes no trabalho para  ir pegar um café, fazer uma caminhada.

Resumindo, qualquer coisa que faça você se movimentar mais vezes para sair da inércia é positivo. Saiba agora quais as vantagens de colocar em movimento do corpo humano:


1   – Se movimentar mais melhora a disposição física e mental

Nosso corpo é programado para evitar gasto de energia. Ou melhor dizendo: nosso cérebro tem uma grande vontade em nos deixar na preguiça e ócio.

Se isso vira rotina, automaticamente a sua disposição para realizar as atividades do dia a dia cai exponencialmente.

Quando você se exercita mais, mesmo com movimentos simples como os citados, você tira o cérebro desse modo automático.

Assim você melhora não apenas  a  sua  disposição,   como  aumenta  a  sua produtividade no trabalho.

2   – Aumenta a produção de neurotransmissores do “bem”

Existem hormônios essenciais para o bom funcionamento do cérebro e ajudam a trazer as tão queridas sensações de bem-estar, felicidade e prazer.

Entre    eles    estão     a    serotonina,    dopamina    e noradrenalina,              neurotransmissores fundamentais para a saúde física e mental.

Até o básico do movimento do corpo humano pode ajudar na produção e regulação desses importantes hormônios.

3   – Combate transtornos mentais, tais como depressão e ansiedade

Mencionei logo acima que os neurotransmissores como a serotonina e dopamina são fundamentais para a saúde mental.

Isso porque elas são responsáveis pelo combate direto a transtornos mentais como depressão, ansiedade e outros correlacionados.

Por mais que a ação deles durem apenas o durante um curto período, sua ação tem efeito prolongado contra os sintomas causados por essas doenças.

4   – Melhora a intensidade e frequência de dores crônicas

Os neurotransmissores também ajudam a controlar dores crônicas como a enxaqueca e outras tantas ligadas.

Isso porque essas dores normalmente estão ligadas ao estresse, se agravando nos momentos em que ficamos estressados e ansiosos.

Os neurotransmissores do “bem” ajudam a controlar o estresse e a combater toxinas que agravam o aparecimento dessas dores.

Além do mais, a falta de movimento do corpo humano faz com que músculos e articulações se atrofiem, o que destrói a resistência e intensifica doenças crônicas.

5   – Previne o aparecimento de diversos problemas que podem afetar sua qualidade de vida

O movimento do corpo humano, desde a prática de exercícios físicos regulares, até simples atitudes no dia a dia, podem salvar sua qualidade de vida.

Conforme foi descrito logo acima, se movimentar ajuda a melhorar todo o corpo. Desde o funcionamento dos órgãos, até a melhora das funções cognitivas e mentais.

Sendo assim, esse movimento do corpo portanto tem um efeito preventivo para o aparecimento de diversas doenças.


INDICAÇÃO DE DOCUMENTÁRIO: "EU SOU BOLT"

      Vamos começar com um dos maiores nomes da história do esporte. Usain Bolt, a lenda viva do atletismo, dono de oito medalhas Olímpicas de ouro e três recordes mundiais. Com imagens de arquivo e entrevistas exclusivas, esse documentário conta a rotina do velocista jamaicano na preparação para os Jogos Rio 2016


Alguns aplicativos gratuitos para fazer exercícios sem sair de casa:

Sworkit Lite é um aplicativo esportivo com uma infinidade de exercícios, praticamente  um personal trainer. Você seleciona o tipo de treino (alongamento, yoga, força, etc.), indica o tempo que tem disponível e sua tela irá mostrar vídeos com atletas reais ensinando os exercícios recomendados. O aplicativo  guarda  seus  resultados  e salva  os seus treinos.

O aplicativo Nike Training Club foi criado especialmente para mulher, então você pode pular para o próximo caso seja homem. Para começar, você precisa selecionar algum tipo de treino e, de acordo com esta informação, terá acesso a diversos exercícios. Cada sessão  contém  vários  exercícios  diferentes,  que  são  acompanhados  por  um passo  a passo com fotos ou vídeos.

O aplicativo "30 days" cria para você um programa de treino para um mês. Por exemplo, você  decide  realizar  o exercício  conhecido   como   ’prancha’   durante   as manhãs.   No primeiro dia, você realiza o exercício pelo tempo que conseguir. Depois, o aplicativo indicará um programa para o mês inteiro, aumentando a dificuldade.

Se você quer, além de perder gordura, modelar o corpo, relaxar e diminuir o estresse, este é o seu programa. É o app de yoga mais famoso do mundo, e que propõe exercícios em alta definição com duração e nível diferentes. A música suave ajuda a aproveitar melhor a sessão

O aplicativo oferece treinos funcionais de alta intensidade. A ideia deste tipo de treino é alternar exercícios  intensos  com  períodos  de recuperação,  menos  intensos.  HIIT é voltado principalmente para treinos cardiovasculares, com sessões que duram de 9 a  20 minutos, de acordo com seu gosto e disposição. Ele ajuda a melhorar a condição física e o metabolismo, auxiliando na redução de peso, tendo em vista que exercícios cardiovasculares são ótimos para a queima de gordura.


O futuro só chegará se, no presente, a segurança você adotar, faça exercícios em casa!




Eletiva Inteligência Emocional Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 8º

Público: 6º ao 9 ano
Habilidades envolvidas:
(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.

Nome:___________________________________________
Atividade 1- Semana Quarentena 27/04 à 30/04


Milton Nascimento e Criolo lançam movimento #ExisteAmor com projeções nas ruas de São Paulo

Nesta quinta-feira, 23/04, às 21h30, será lançado o clipe de uma releitura da faixa “Não Existe Amor em SP”, de Criolo, que ganha nova interpretação em uma parceria do cantor com Milton Nascimento. Acompanhados do pianista Amaro Freitas, o clipe será projetado em edifício da capital paulista.
A iniciativa marca o lançamento da campanha #ExisteAmor, que pretende arrecadar doações para um fundo solidário destinado a atender a população em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia de Covid-19.
As doações podem ser feitas através da plataforma de crowdfunding administrada pela Benfeitoria neste link: existeamor.com/doe. O fundo é gerenciado pela SITAWI, que repassará os recursos para organizações como É de Lei, SP Invisível, Arsenal da Esperança, entre outras.
A realização do projero é uma parceria da agência AKQA, que também criou a campanha, e do Coala.Lab (núcleo de música e projetos do Coala Festival) com a Nascimento Música e a Oloko Records, gravadoras de Milton e Criolo.
Acompanhe a live das projeções nos perfis oficiais dos cantores no Instagram e Facebook.
Fonte: B9. Disponível em:


Ouça também o clipe da música no Yotube


  • Escreva o que você sentiu ao ler a reportagem e assisitir o clipe. Depois pense em ações que podem ajudar as pessoas mais vulneráveis neste momento de pandemia


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PROJETO DE VIDA




8º ANO A - PROJETO DE VIDA
PROFº: DENIS MAIMONI
8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC,1ºD
TEMPO DE ATIVIDADE: 2 AULAS

            Sua quarentena como está modificando sua vida? Quais são suas atividades nesse isolamento social nos conte um pouco do seu dia-a-dia. Como está se saindo?

Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.

(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.



8º ANO B - PROJETO DE VIDA

PROFº: DENIS MAIMONI
8ºC, 9ºA, 9ºC,1ºD
TEMPO DE ATIVIDADE: 2 AULAS

            Sua quarentena como está modificando sua vida? Quais são suas atividades nesse isolamento social nos conte um pouco do seu dia-a-dia. Como está se saindo?

Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.

(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.




8º ANO C - PROJETO DE VIDA
PROFº: DENIS MAIMONI
TEMPO DE ATIVIDADE: 2 AULAS

            Sua quarentena como está modificando sua vida? Quais são suas atividades nesse isolamento social nos conte um pouco do seu dia-a-dia. Como está se saindo?

Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.




(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.




8º ANO C
PROJETO DE VIDA
PROFª: DAYANE ROJAS
TEMPO DE REALIZAÇÃO:  2 aulas
Período de Entrega (até 15 de Maio)

Habilidades
·         Aspiração, priorização, planejamento, organização e tomada de decisão do nível pessoal, acadêmico e social;
·         Autoconhecimento, autocuidado, autoestima e auto eficácia;
·         Empatia, colaboração, responsabilidade e cidadania;
·         Garra, determinação, perseverança, esforço e resiliência;
·         Elaboração e gestão de projetos;
·         Abertura a novas experiências;
·         Atividades caderno do aluno;

Estratégias
·         T.V, CMSP, Blog da escola, grupos de estudos, pesquisas, filmes Netflix, internet e caderno do aluno.

Avaliação
Processual (continuada), atividades em grupo e individual;

Unidade Temática: Inclusão

Atividade: Assistir o filme O Milagre da cela 7
·         Realizar uma Síntese/resenha do filme;

Questionário
1.    O que te chamou a atenção no filme?
2.    Compare o filme com a sua realidade?
3.    Qual a cena do filme que te chamou a atenção?
4.    Qual é o protagonista do filme?
5.    Compare o conteúdo do filme coma realidade que estamos vivendo com o COVID-19?
6.    Qual personagem que mais se parece com você? Por que? Você mudaria alguma coisa do filme?

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA ROSIANE
8º D


NOME: Rosiane Aparecida Dias Quintão
Cargo: Professor - Projeto de vida
Turma: 8° ano D


Semana do dia 27/04 ao dia 01/05
     Situação de aprendizagem: Desafio dos superpoderes!
       Competências e Habilidades: entusiasmo, determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, iniciativa social, assertividade   imaginação criativa.
Orientações para realização das atividades: os alunos deverão fazer a leitura da apostila, nas seguintes páginas 223 até 225, os mesmos deverão realizar as quatro missões, a resposta deverá ser dissertativa e pessoal.
Tempo de duração da atividade será de 2 aulas e 1 semanas.
OBS: nas orientações dos textos em que se refere a compartilha com os colegas da sala, o aluno tem por sugestão fazê-lo via WhatsApp.


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