segunda-feira, 27 de abril de 2020

7º ANOS - A. FINAIS - SEMANA 27/04 A 30/04

ROTEIRO DE ESTUDOS 
SEMANA 27/04 A 30/04


________________________________________________
7º ANO A



GEOGRAFIA

7º ano A
GEOGRAFIA: RICARDO
TEMPO DE REALIZAÇÃO: 4 AULAS

Extensão territorial

O Brasil é um país muito grande! Possui uma extensão territorial de aproximadamen­te 8.514.876,599 km2 e é um dos maiores pa­íses do mundo, ocupando o quinto lugar. É considerado um “país-continente”.

O Brasil é o terceiro maior país do conti­nente americano. É o maior país da América Latina e da América do Sul.

Em extensão territorial contínua, o território brasileiro ocupa o quarto lugar. Os Estados Unidos ocu­pam o quarto lugar em extensão territorial, mas incluindo o Alasca e o Havaí, localizados separadamente do seu território continental.







Localização
O território brasileiro possui terras em três hemisférios da Terra: norte, sul e oeste.
A linha do Equador é uma linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios: he­misfério norte e hemisfério sul.
linha do Equador passa ao norte do Brasil, determinando a localização do país em dois hemisférios: 7% das terras no hemisfério norte ou hemisfério se­tentrional e 93% de terras no hemisfério sul ou hemisfério meridional.

O Brasil é o único país do mundo cortado pelo Equador, ao norte (0°), e pelo Trópico de Capricórnio, ao sul (23°27’). Podemos observar que 92% do território brasileiro localizam-se na zona intertropical ou tro­pical e apenas 8% na zona subtropical.

O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: leste ou oriental e oeste ou ocidental.

O meridiano de Greenwich não passa pelo Brasil. As terras brasileiras estão localizadas totalmente no hemisfério oeste ou ocidental.

O oceano Atlântico banha a costa leste do Brasil, com aproximadamente 7.367 km de ex­tensão. A costa brasileira se estende do cabo Monte Caburaí, no Roraima (norte), até o arroio Chuí, no Rio Grande do Sul (sul).

Localização do território brasileiro.
Fronteiras e pontos extremos
O território brasileiro possui aproximadamente 15.719 km de fronteiras terrestres. Com exceção do Equador e do Chile, faz fronteira terrestre com todos os países da América do Sul.

Ao norte, o Brasil faz fronteira com a Guia­na Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela.
A noroeste, com a Colômbia.
A oeste, com Peru e Bolívia.
A sudoeste, com Paraguai e Argentina.
Ao sul, com o Uruguai.
Os pontos extremos do Brasil são:

Monte Caburaí, no extremo norte (Roraima) e arroio Chuí, no extremo Sul (Rio Grande do Sul). A distância entre eles é de 4.395 km aproximadamente.

Ponta do Seixas, no extremo leste (Paraíba) e Serra de Contamana, no extremo oes­te (Acre).

O Brasil pode ser considerado uma nação equidistante, isto é, tem praticamente as mes­mas distâncias entre os pontos extremos.


Fronteiras do Brasil
Aprenda mais: Fronteiras do Brasil.

Singularidades do território brasileiro
O Brasil apresenta uma série de características próprias que o torna, dentro de certos limites, uma nação sui generis. Vejamos:

Face à sua enorme extensão territorial, poder-se-ia esperar a presença de áreas vulcânicas ou sujeitas a abalos sísmicos, tão comuns nos países bastante extensos.
Praticamente, toda a superfície territoral brasileira é possível de ser habitada, em virtude da ausência de desertos ou elevadas cadeias montanhosas.
Somos o único País do globo atravessado simultaneamente pelo Equador e Trópico de Capricórnio.
Temos também exclusividade de nação constituída em sua maioria por brancos, dentro da faixa tropical da Terra. Conseguimos, assim, provar que o homem branco não só pode se fixar na zona tórrida, como implantar uma grande civilização.
Não existe nenhuma nação tão grande quanto a nossa, que não apresente problemas de diversidade cultural (línguas, costumes e tradições), problemas esses ausentes no Brasil.
Possuímos a mais extensa costa para o mais importante dos oceanos: o Atlântico.

Questões

1.Qual é extensão territorial do Brasil, e qual sua posição geográfica no globo terrestre.
2.Qual o nome da linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios, cite um Estado brasileiro que situa se no hemisfério norte e sul.
3. Explique o termo de zona intertropical.
4. Quais são os pontos extremos do Brasil, de leste a oeste, norte e sul.
5.Quais são os dois países que não fazem fronteira com Brasil?

A ocupação e a formação do território brasileiro


Os contornos do nosso país, tal como o vemos hoje em um mapa, não foram sempre os mesmos. Observe:






Para melhor ocupar sua colônia sul-americana, o governo português resolveu dividi-la em grandes faixas de terra, que foram chamadas de capitanias.
Nessa época, as capitanias tinham contornos bem diferentes dos iniciais e o território brasileiro já possuía um traçado próximo do atual.




Em  1821, as capitanias passaram a se chamar províncias e, em 1889, estados, nome que conservam até os dias atuais.
Os limites territoriais do Brasil, definidos em 1904, valem ainda hoje. A divisão dos estados, porém, sofreu mudanças.

Ao compararmos o território do Brasil no século XVI com o atual poderemos perceber que o território aumentou. O território brasileiro não se formou de uma hora para outra.




Foi um processo longo. Dele fazem parte à lenta ocupação do território pelos portugueses, as lutas entre eles e os povos nativos, a disputa pela terra com invasores e  a busca de riquezas.


Questões

1.Quais os nomes das capitanias hereditárias.
2. Identifique as capitais dos Estados abaixo
Amazônia.
Roraima.
Amapá
Rondônia
Ceará
Sergipe
Mato Grosso do Sul
Paraná
Santa Catarina



7º ANO A - MATEMÁTICA
PROF. ROSÉLIA

PLANO DE AULA SEMANAL (27/04 A 30/04)

Professora: Rosélia                        
Disciplina: Matemática                   
Turmas: 7 anos

ATIVIDADES RELACIONADA AS AULAS NA TV CULTURA E CMSP.
Assistam as aulas e criem um mapa mental com o conteúdo abordado. EXEMPLO:





ATIVIDADES RELACIONADA AO CADERNO DO ALUNO

Conteúdos: Múltiplos divisores, números racionais (representações: fracionária e decimal), operações com decimais e frações e porcentagem.

Duração: 5 aulas (45 min/aula)

Habilidade: H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais.

Atividade:

1)  Pesquisar sobre o tema e colocar no caderno suas conclusões. Colocar a bibliografia.

2)  Exercícios do caderno do aluno – página 21 a 25.




LÍNGUA PORTUGUESA
PROF: IRNA


Escola: Salim Farah Maluf
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Irna Ribeiro Xisto de França
Anos: 7A 

Título da aula:
Gênero notícia online
Aula:
Escolher uma notícia online da semana com o mesmo tema em diferentes jornais.(Ex: O mesmo tema de notícia uma da Globo outra Gazeta).Ler comparando as notícias referentes ao mesmo fato.Após a leitura, produzir um comentário de no mínimo 15 linhas em uma linguagem formal contando o que entendeu da notícia e qual dos dois jornais escolhidos apresentou melhores informações.
Finalidade da aula:
A formação de um aluno leitor crítico que explore notícias identificando o fato central e estabeleça comparações entre notícias referentes ao mesmo fato divulgadas em diferentes jornais
Desenvolvimento das habilidades:
EF07LP01,EF07LP02,EF67LP08,EF67LP01,EF69LP01
Referências:
Parâmetros Curriculares Nacionais.
Barbosa,J.P.Notícia- Trabalhando com os gêneros do discurso.SP: Editora FTD.
Revista Nova Escola.

OBS: Qualquer dúvida:
Facebook: IRNA XISTO





7º ANO A - EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFª: DENISE   
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos

Objetivos do roteiro de atividades: Conhecer a classificação dos esportes técnico –combinatórios , identificando as características e elementos na Ginástica Arobática.
Habilidade : (EF07EF03) Experimentar, fruir e Identificar os diferentes elementos que constituem os esportes de precisão e técnico combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Materiais necessários: Ler o texto abaixo:
Esportes técnico-combinatórios – aqueles em que a comparação do desempenho está centrada na beleza plástica (dimensão estética) e no grau de dificuldade (dimensão acrobática) do movimento, sempre respeitando certos padrões, códigos ou critérios estabelecidos nas regras. Exemplos: todas as modalidades de ginástica: acrobática, aeróbica esportiva, artística, rítmica, de trampolim; bem como as provas da patinação artística, nado sincronizado, saltos ornamentais. Em todas estas modalidades os árbitros responsáveis dão notas ao desempenho realizado pelos atletas com base em tabelas que estabelecem o grau de dificuldade dos movimentos realizados e a forma como eles devem ser executados nos Esportes técnico-combinatórios, como já foi dito antes,o vencedor da prova não é aquele  que consegue ir mais longe ou ser mais rápido, o que se compara aqui é quem consegue  executar com mais“estilo” movimentos bem difíceis.

CARACTERÍSTICAS DA GINÁSTICA ACROBÁTICA
A Ginástica Acrobática (GACRO) tem três princípios fundamentais que a caracterizam: a formação de figuras ou pirâmides humanas; a execução de acrobacias, elementos de força, flexibilidade e equilíbrio para transitar de uma figura à outra; a execução de elementos de dança, saltos e piruetas ginásticas como componente coreográfico. A diferença entre praticar a GACRO e outras modalidades gímnicas está no fato de as propostas estarem mais voltadas aos trabalhos entre os grupos de ginastas do que em performance com aparelhos, embora existam muitos elementos em comum, como o tumbling (seqüência de exercícios acrobáticos), a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a presença de uma coreografia (CRILEY, 1984; BOELSEMS, 1982; NISSEN, 1991). A GACRO necessita de poucos materiais e tem baixo custo, se comparada às demais modalidades ginásticas (ALMEIDA, 1994; CRILEY, 1984; NISSEN, 1991). Em situações competitivas, são utilizados somente o tablado e os colchões de segurança ou de lançamento; nos treinamentos, colchões simples, cintos de auxílio, pedestais, medicine balls e simuladores de parceiros, além de materiais de apoio como plintos, espaldares, cavalos, entre outros. Outro diferencial é que a modalidade pode ser desenvolvida com ginastas de diferentes estruturas físicas. Esta característica particular permite a longevidade da participação esportiva e pode desencorajar a especialização precoce que, não raras vezes, ocorre em certas modalidades esportivas.


Atividade I: Escreva um resumo sobre a Ginástica Acrobática e se já realizou algum movimento ou fez algo parecido em suas experiências,
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos.

Atividade II: Descreva uma lista com os elementos que você considera importante na avaliação de desempenho ou apresentação de um grupo de ginástica acrobática. Explique como você iria julgar se estivesse analisando uma apresentação. Exemplo da lista:
Beleza, equilíbrio, trabalho em equipe...

.

História 

PROFESSORA SUELI
ROTINA DE 27 À 30/04/2020
DISCIPLINA: HISTÓRIA.
SERIES: 7°s  ANOS A
HABILIDADE : EF07H104
IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO RENASCIMENTO E HUMANISMO.


QUANTIDADE DE AULAS SEMANAIS: 4 AULAS EM CADA SÉRIE.


PESQUISAR:

O QUE É HUMANISMO?
O QUE FOI O RENASCIMENTO?
O QUE FOI O RENASCIMENTO CULTURAL?
REALIZAR A ATIVIDADE EM DUAS AULAS.

QUEM FORAM, E O QUE FIZERAM OS PRINCIPAIS ARTISTAS, ESCRITORES E CIENTISTAS?
REALIZAR AS ATIVIDADES EM DUAS AULAS.

OBSERVAÇÃO: FAZER OS RELATÓRIOS NO CADERNO.

CIÊNCIAS 
PROFESSOR MÁRIO 
DISCIPLINA :CIÊNCIAS 
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL



Atividade de Ciências para os 7 º Ano A  
Responda as questões abaixo:
1 O que são máquinas simples? E de exemplos
2 Cite algumas aplicações de máquinas simples em nosso cotidiano
3 Como as máquinas simples fizeram parte do cotidiano dos seres humanos ao longo dos anos
4 O que é matéria?

5 Cite cinco tipos de matérias 


ARTE - PROFESSORA JANE


7° Anos – Ensino Fundamental II


ATIVIDADE:

Realizar um autorretrato


Como fazer?
Você  vai precisar de um espelho grande e de um giz, lápis e uma folha de sua preferência, harmonizando de acordo como você  se vê  refletido.




Objetivos: Identificar alguns elementos estruturantes das artes visuais.

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7º ANO B




GEOGRAFIA

7º ano B
GEOGRAFIA: RICARDO
TEMPO DE REALIZAÇÃO: 4 AULAS

Extensão territorial

O Brasil é um país muito grande! Possui uma extensão territorial de aproximadamen­te 8.514.876,599 km2 e é um dos maiores pa­íses do mundo, ocupando o quinto lugar. É considerado um “país-continente”.

O Brasil é o terceiro maior país do conti­nente americano. É o maior país da América Latina e da América do Sul.
Em extensão territorial contínua, o território brasileiro ocupa o quarto lugar. Os Estados Unidos ocu­pam o quarto lugar em extensão territorial, mas incluindo o Alasca e o Havaí, localizados separadamente do seu território continental.





Localização
O território brasileiro possui terras em três hemisférios da Terra: norte, sul e oeste.
A linha do Equador é uma linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios: he­misfério norte e hemisfério sul.
linha do Equador passa ao norte do Brasil, determinando a localização do país em dois hemisférios: 7% das terras no hemisfério norte ou hemisfério se­tentrional e 93% de terras no hemisfério sul ou hemisfério meridional.

O Brasil é o único país do mundo cortado pelo Equador, ao norte (0°), e pelo Trópico de Capricórnio, ao sul (23°27’). Podemos observar que 92% do território brasileiro localizam-se na zona intertropical ou tro­pical e apenas 8% na zona subtropical.

O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: leste ou oriental e oeste ou ocidental.

O meridiano de Greenwich não passa pelo Brasil. As terras brasileiras estão localizadas totalmente no hemisfério oeste ou ocidental.

O oceano Atlântico banha a costa leste do Brasil, com aproximadamente 7.367 km de ex­tensão. A costa brasileira se estende do cabo Monte Caburaí, no Roraima (norte), até o arroio Chuí, no Rio Grande do Sul (sul).

Localização do território brasileiro.
Fronteiras e pontos extremos
O território brasileiro possui aproximadamente 15.719 km de fronteiras terrestres. Com exceção do Equador e do Chile, faz fronteira terrestre com todos os países da América do Sul.

Ao norte, o Brasil faz fronteira com a Guia­na Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela.
A noroeste, com a Colômbia.
A oeste, com Peru e Bolívia.
A sudoeste, com Paraguai e Argentina.
Ao sul, com o Uruguai.
Os pontos extremos do Brasil são:

Monte Caburaí, no extremo norte (Roraima) e arroio Chuí, no extremo Sul (Rio Grande do Sul). A distância entre eles é de 4.395 km aproximadamente.

Ponta do Seixas, no extremo leste (Paraíba) e Serra de Contamana, no extremo oes­te (Acre).

O Brasil pode ser considerado uma nação equidistante, isto é, tem praticamente as mes­mas distâncias entre os pontos extremos.


Fronteiras do Brasil
Aprenda mais: Fronteiras do Brasil.

Singularidades do território brasileiro
O Brasil apresenta uma série de características próprias que o torna, dentro de certos limites, uma nação sui generis. Vejamos:

Face à sua enorme extensão territorial, poder-se-ia esperar a presença de áreas vulcânicas ou sujeitas a abalos sísmicos, tão comuns nos países bastante extensos.
Praticamente, toda a superfície territoral brasileira é possível de ser habitada, em virtude da ausência de desertos ou elevadas cadeias montanhosas.
Somos o único País do globo atravessado simultaneamente pelo Equador e Trópico de Capricórnio.
Temos também exclusividade de nação constituída em sua maioria por brancos, dentro da faixa tropical da Terra. Conseguimos, assim, provar que o homem branco não só pode se fixar na zona tórrida, como implantar uma grande civilização.
Não existe nenhuma nação tão grande quanto a nossa, que não apresente problemas de diversidade cultural (línguas, costumes e tradições), problemas esses ausentes no Brasil.
Possuímos a mais extensa costa para o mais importante dos oceanos: o Atlântico.

Questões

1.Qual é extensão territorial do Brasil, e qual sua posição geográfica no globo terrestre.
2.Qual o nome da linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios, cite um Estado brasileiro que situa se no hemisfério norte e sul.
3. Explique o termo de zona intertropical.
4. Quais são os pontos extremos do Brasil, de leste a oeste, norte e sul.
5.Quais são os dois países que não fazem fronteira com Brasil?

A ocupação e a formação do território brasileiro

Os contornos do nosso país, tal como o vemos hoje em um mapa, não foram sempre os mesmos. Observe:




Para melhor ocupar sua colônia sul-americana, o governo português resolveu dividi-la em grandes faixas de terra, que foram chamadas de capitanias.
Nessa época, as capitanias tinham contornos bem diferentes dos iniciais e o território brasileiro já possuía um traçado próximo do atual.


Em  1821, as capitanias passaram a se chamar províncias e, em 1889, estados, nome que conservam até os dias atuais.
Os limites territoriais do Brasil, definidos em 1904, valem ainda hoje. A divisão dos estados, porém, sofreu mudanças.
Ao compararmos o território do Brasil no século XVI com o atual poderemos perceber que o território aumentou. O território brasileiro não se formou de uma hora para outra.



Foi um processo longo. Dele fazem parte à lenta ocupação do território pelos portugueses, as lutas entre eles e os povos nativos, a disputa pela terra com invasores e  a busca de riquezas.


Questões

1.Quais os nomes das capitanias hereditárias.
2. Identifique as capitais dos Estados abaixo
Amazônia.
Roraima.
Amapá
Rondônia
Ceará
Sergipe
Mato Grosso do Sul
Paraná
Santa Catarina






7º ANO B - MATEMÁTICA

PROF. ROSÉLIA

PLANO DE AULA SEMANAL (27/04 A 30/04)

Professora: Rosélia                        
Disciplina: Matemática                   
Turmas: 7 anos

ATIVIDADES RELACIONADA AS AULAS NA TV CULTURA E CMSP.






ATIVIDADES RELACIONADA AO CADERNO DO ALUNO

Conteúdos: Múltiplos divisores, números racionais (representações: fracionária e decimal), operações com decimais e frações e porcentagem.

Duração: 5 aulas (45 min/aula)

Habilidade: H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais.

Atividade:

1)  Pesquisar sobre o tema e colocar no caderno suas conclusões. Colocar a bibliografia.

2)  Exercícios do caderno do aluno – página 21 a 25.




LÍNGUA PORTUGUESA
PROF: IRNA

Escola: Salim Farah Maluf
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Irna Ribeiro Xisto de França
Anos: 7B 

Título da aula:
Gênero notícia online
Aula:
       Escolher uma notícia online da semana com o mesmo tema em diferentes jornais.(Ex: O mesmo tema de     notícia uma da Globo outra Gazeta).Ler comparando as notícias referentes ao mesmo fato.Após a leitura,   produzir um comentário de no mínimo 15 linhas em uma linguagem formal contando o que entendeu da notícia   e qual dos dois jornais escolhidos apresentou melhores informações.
 Finalidade da aula:
 A formação de um aluno leitor crítico que explore notícias identificando o fato central e estabeleça comparações   entre notícias referentes ao mesmo fato divulgadas em diferentes jornais
 Desenvolvimento das habilidades:
 EF07LP01,EF07LP02,EF67LP08,EF67LP01,EF69LP01
 Referências:
 Parâmetros Curriculares Nacionais.
 Barbosa,J.P.Notícia- Trabalhando com os gêneros do discurso.SP: Editora FTD.
 Revista Nova Escola.

OBS: Qualquer dúvida:

Facebook: IRNA XISTO



7º ANO B - EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFº: DONIZETE

SEMANA DE 27/04 A 30/04

1ª ATIVIDADE
                                                QUESTIONÁRIO

     A-    RELACIONE QUAIS OS JOGOS E BRINCADEIRAS QUE VOCE CONHECE? 
  
   B-    VOCE PRATICA OU CONHECE ALGUM JOGO ELETRÔNICO (VIA        CELULAR)?

     C-    COM A IMPORTÂNCIA DO ISOLAMENTO SOCIAL, QUAIS OS JOGOS QUE VOCE ESTA PRATICANDO JUNTO COM SUA FAMÍLIA?



2ª ATIVIDADE
                                                    PESQUISA

QUAL A IMPORTÂNCIA DE EXERCÍCOS FÍSICOS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE




História 

PROFESSORA SUELI
ROTINA DE 27 À 30/04/2020
DISCIPLINA: HISTÓRIA.
SERIES: 7°s  ANOS B
HABILIDADE : EF07H104
IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO RENASCIMENTO E HUMANISMO.


QUANTIDADE DE AULAS SEMANAIS: 4 AULAS EM CADA SÉRIE.


PESQUISAR:

O QUE É HUMANISMO?
O QUE FOI O RENASCIMENTO?
O QUE FOI O RENASCIMENTO CULTURAL?
REALIZAR A ATIVIDADE EM DUAS AULAS.

QUEM FORAM, E O QUE FIZERAM OS PRINCIPAIS ARTISTAS, ESCRITORES E CIENTISTAS?
REALIZAR AS ATIVIDADES EM DUAS AULAS.

OBSERVAÇÃO: FAZER OS RELATÓRIOS NO CADERNIO.







DISCIPLINA: Inglês 7° anos B
Professora: Francielen

PRIMEIRA SEMANA – DE 27/04  À 30/04

HABILIDADE(S) BNCC:
(EF06LI05), (EF06LI08) e  (EF06LI18)  Incentivar os alunos a inferir informações e relações que não aparecem de modo explicito e ampliar o repertorio cultural por meio do contato com manifestações culturais.
OBJETIVOS GERAIS:
Conhecer festas tradicionais nacionais e internacionais.

MATERIAIS NECESSÁRIOS
Material disponível no conteúdo;
Dicionário Bilíngue ou Google tradutor.

OBSERVAÇÃO
As atividades devem ser realizadas no caderno.

CONTEÚDO
Do you know these celebrations? (Você conhece essas celebrações?)


Observem as imagens. Você reconhece alguma dessas festas apresentadas?  

As festas populares acontecem em muitas regiões do Brasil e também pelo mundo afora.







                                  


                                           


ATIVIDADE DA SEMANA


Após analisar as imagens responda as questões a seguir:

1- What celebrations are theses? Write the name of each celebration below its corresponding image.


Carnival / Chinese Year / Day of the Dead / Saint Patrick ’s Day




______________________


_____________________________


______________________________


____________________________


2- Are any of these celebrations traditional in your country?

3- What do you know about these celebrations? If you don’t know anything, can you imagine what they are about?

4- What do these pictures have in common?

SAIBA MAIS


Day of the Dead:  https://youtu.be/_sSawpU81cI

St. Patrick's Day:https://youtu.be/a-j4maBYUkw

Ano Novo Chinês:https://youtu.be/GYWZl0jFrsw



CIÊNCIAS 
PROFESSOR MÁRIO 
DISCIPLINA :CIÊNCIAS 
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL



Atividade de Ciências para os 7 º Ano A  
Responda as questões abaixo:
1 O que são máquinas simples? E de exemplos
2 Cite algumas aplicações de máquinas simples em nosso cotidiano
3 Como as máquinas simples fizeram parte do cotidiano dos seres humanos ao longo dos anos
4 O que é matéria?

5 Cite cinco tipos de matérias 

ARTE - PROFESSORA JANE


7° Anos – Ensino Fundamental II


ATIVIDADE:

Realizar um autorretrato


Como fazer?
Você  vai precisar de um espelho grande e de um giz, lápis e uma folha de sua preferência, harmonizando de acordo como você  se vê  refletido.




Objetivos: Identificar alguns elementos estruturantes das artes visuais.
________________________________________________
7º ANO C




GEOGRAFIA

7º ano C
GEOGRAFIA: RICARDO
TEMPO DE REALIZAÇÃO: 4 AULAS

Extensão territorial

O Brasil é um país muito grande! Possui uma extensão territorial de aproximadamen­te 8.514.876,599 km2 e é um dos maiores pa­íses do mundo, ocupando o quinto lugar. É considerado um “país-continente”.

O Brasil é o terceiro maior país do conti­nente americano. É o maior país da América Latina e da América do Sul.
Em extensão territorial contínua, o território brasileiro ocupa o quarto lugar. Os Estados Unidos ocu­pam o quarto lugar em extensão territorial, mas incluindo o Alasca e o Havaí, localizados separadamente do seu território continental.





Localização
O território brasileiro possui terras em três hemisférios da Terra: norte, sul e oeste.
A linha do Equador é uma linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios: he­misfério norte e hemisfério sul.
linha do Equador passa ao norte do Brasil, determinando a localização do país em dois hemisférios: 7% das terras no hemisfério norte ou hemisfério se­tentrional e 93% de terras no hemisfério sul ou hemisfério meridional.

O Brasil é o único país do mundo cortado pelo Equador, ao norte (0°), e pelo Trópico de Capricórnio, ao sul (23°27’). Podemos observar que 92% do território brasileiro localizam-se na zona intertropical ou tro­pical e apenas 8% na zona subtropical.

O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: leste ou oriental e oeste ou ocidental.

O meridiano de Greenwich não passa pelo Brasil. As terras brasileiras estão localizadas totalmente no hemisfério oeste ou ocidental.

O oceano Atlântico banha a costa leste do Brasil, com aproximadamente 7.367 km de ex­tensão. A costa brasileira se estende do cabo Monte Caburaí, no Roraima (norte), até o arroio Chuí, no Rio Grande do Sul (sul).

Localização do território brasileiro.
Fronteiras e pontos extremos
O território brasileiro possui aproximadamente 15.719 km de fronteiras terrestres. Com exceção do Equador e do Chile, faz fronteira terrestre com todos os países da América do Sul.

Ao norte, o Brasil faz fronteira com a Guia­na Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela.
A noroeste, com a Colômbia.
A oeste, com Peru e Bolívia.
A sudoeste, com Paraguai e Argentina.
Ao sul, com o Uruguai.
Os pontos extremos do Brasil são:

Monte Caburaí, no extremo norte (Roraima) e arroio Chuí, no extremo Sul (Rio Grande do Sul). A distância entre eles é de 4.395 km aproximadamente.

Ponta do Seixas, no extremo leste (Paraíba) e Serra de Contamana, no extremo oes­te (Acre).

O Brasil pode ser considerado uma nação equidistante, isto é, tem praticamente as mes­mas distâncias entre os pontos extremos.


Fronteiras do Brasil
Aprenda mais: Fronteiras do Brasil.

Singularidades do território brasileiro
O Brasil apresenta uma série de características próprias que o torna, dentro de certos limites, uma nação sui generis. Vejamos:

Face à sua enorme extensão territorial, poder-se-ia esperar a presença de áreas vulcânicas ou sujeitas a abalos sísmicos, tão comuns nos países bastante extensos.
Praticamente, toda a superfície territoral brasileira é possível de ser habitada, em virtude da ausência de desertos ou elevadas cadeias montanhosas.
Somos o único País do globo atravessado simultaneamente pelo Equador e Trópico de Capricórnio.
Temos também exclusividade de nação constituída em sua maioria por brancos, dentro da faixa tropical da Terra. Conseguimos, assim, provar que o homem branco não só pode se fixar na zona tórrida, como implantar uma grande civilização.
Não existe nenhuma nação tão grande quanto a nossa, que não apresente problemas de diversidade cultural (línguas, costumes e tradições), problemas esses ausentes no Brasil.
Possuímos a mais extensa costa para o mais importante dos oceanos: o Atlântico.

Questões

1.Qual é extensão territorial do Brasil, e qual sua posição geográfica no globo terrestre.
2.Qual o nome da linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios, cite um Estado brasileiro que situa se no hemisfério norte e sul.
3. Explique o termo de zona intertropical.
4. Quais são os pontos extremos do Brasil, de leste a oeste, norte e sul.
5.Quais são os dois países que não fazem fronteira com Brasil?

A ocupação e a formação do território brasileiro

Os contornos do nosso país, tal como o vemos hoje em um mapa, não foram sempre os mesmos. Observe:




Para melhor ocupar sua colônia sul-americana, o governo português resolveu dividi-la em grandes faixas de terra, que foram chamadas de capitanias.
Nessa época, as capitanias tinham contornos bem diferentes dos iniciais e o território brasileiro já possuía um traçado próximo do atual.


Em  1821, as capitanias passaram a se chamar províncias e, em 1889, estados, nome que conservam até os dias atuais.
Os limites territoriais do Brasil, definidos em 1904, valem ainda hoje. A divisão dos estados, porém, sofreu mudanças.
Ao compararmos o território do Brasil no século XVI com o atual poderemos perceber que o território aumentou. O território brasileiro não se formou de uma hora para outra.



Foi um processo longo. Dele fazem parte à lenta ocupação do território pelos portugueses, as lutas entre eles e os povos nativos, a disputa pela terra com invasores e  a busca de riquezas.


Questões

1.Quais os nomes das capitanias hereditárias.
2. Identifique as capitais dos Estados abaixo
Amazônia.
Roraima.
Amapá
Rondônia
Ceará
Sergipe
Mato Grosso do Sul
Paraná
Santa Catarina







7º ANO C - MATEMÁTICA

PROF. ROSÉLIA

PLANO DE AULA SEMANAL (27/04 A 30/04)

Professora: Rosélia                        
Disciplina: Matemática                   
Turmas: 7 anos

ATIVIDADES RELACIONADA AS AULAS NA TV CULTURA E CMSP.
Assistam as aulas e criem um mapa mental com o conteúdo abordado. EXEMPLO:





ATIVIDADES RELACIONADA AO CADERNO DO ALUNO

Conteúdos: Múltiplos divisores, números racionais (representações: fracionária e decimal), operações com decimais e frações e porcentagem.

Duração: 5 aulas (45 min/aula)

Habilidade: H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais.

Atividade:

1)  Pesquisar sobre o tema e colocar no caderno suas conclusões. Colocar a bibliografia.

2)  Exercícios do caderno do aluno – página 21 a 25.



LÍNGUA PORTUGUESA
PROF: IRNA


Escola: Salim Farah Maluf
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Irna Ribeiro Xisto de França
Anos:  7C

Título da aula:
Gênero notícia online
Aula:
Escolher uma notícia online da semana com o mesmo tema em diferentes jornais.(Ex: O mesmo tema de notícia uma da Globo outra Gazeta).Ler comparando as notícias referentes ao mesmo fato.Após a leitura, produzir um comentário de no mínimo 15 linhas em uma linguagem formal contando o que entendeu da notícia e qual dos dois jornais escolhidos apresentou melhores informações.
Finalidade da aula:
A formação de um aluno leitor crítico que explore notícias identificando o fato central e estabeleça comparações entre notícias referentes ao mesmo fato divulgadas em diferentes jornais
Desenvolvimento das habilidades:
EF07LP01,EF07LP02,EF67LP08,EF67LP01,EF69LP01
Referências:
Parâmetros Curriculares Nacionais.
Barbosa,J.P.Notícia- Trabalhando com os gêneros do discurso.SP: Editora FTD.
Revista Nova Escola.

OBS: Qualquer dúvida:

Facebook: IRNA XISTO







7º ANO C - EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFª: DENISE   
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos

Objetivos do roteiro de atividades: Conhecer a classificação dos esportes técnico –combinatórios , identificando as características e elementos na Ginástica Arobática.
Habilidade : (EF07EF03) Experimentar, fruir e Identificar os diferentes elementos que constituem os esportes de precisão e técnico combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Materiais necessários: Ler o texto abaixo:
Esportes técnico-combinatórios – aqueles em que a comparação do desempenho está centrada na beleza plástica (dimensão estética) e no grau de dificuldade (dimensão acrobática) do movimento, sempre respeitando certos padrões, códigos ou critérios estabelecidos nas regras. Exemplos: todas as modalidades de ginástica: acrobática, aeróbica esportiva, artística, rítmica, de trampolim; bem como as provas da patinação artística, nado sincronizado, saltos ornamentais. Em todas estas modalidades os árbitros responsáveis dão notas ao desempenho realizado pelos atletas com base em tabelas que estabelecem o grau de dificuldade dos movimentos realizados e a forma como eles devem ser executados nos Esportes técnico-combinatórios, como já foi dito antes,o vencedor da prova não é aquele  que consegue ir mais longe ou ser mais rápido, o que se compara aqui é quem consegue  executar com mais“estilo” movimentos bem difíceis.

CARACTERÍSTICAS DA GINÁSTICA ACROBÁTICA
A Ginástica Acrobática (GACRO) tem três princípios fundamentais que a caracterizam: a formação de figuras ou pirâmides humanas; a execução de acrobacias, elementos de força, flexibilidade e equilíbrio para transitar de uma figura à outra; a execução de elementos de dança, saltos e piruetas ginásticas como componente coreográfico. A diferença entre praticar a GACRO e outras modalidades gímnicas está no fato de as propostas estarem mais voltadas aos trabalhos entre os grupos de ginastas do que em performance com aparelhos, embora existam muitos elementos em comum, como o tumbling (seqüência de exercícios acrobáticos), a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a presença de uma coreografia (CRILEY, 1984; BOELSEMS, 1982; NISSEN, 1991). A GACRO necessita de poucos materiais e tem baixo custo, se comparada às demais modalidades ginásticas (ALMEIDA, 1994; CRILEY, 1984; NISSEN, 1991). Em situações competitivas, são utilizados somente o tablado e os colchões de segurança ou de lançamento; nos treinamentos, colchões simples, cintos de auxílio, pedestais, medicine balls e simuladores de parceiros, além de materiais de apoio como plintos, espaldares, cavalos, entre outros. Outro diferencial é que a modalidade pode ser desenvolvida com ginastas de diferentes estruturas físicas. Esta característica particular permite a longevidade da participação esportiva e pode desencorajar a especialização precoce que, não raras vezes, ocorre em certas modalidades esportivas.


Atividade I: Escreva um resumo sobre a Ginástica Acrobática e se já realizou algum movimento ou fez algo parecido em suas experiências,
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos.

Atividade II: Descreva uma lista com os elementos que você considera importante na avaliação de desempenho ou apresentação de um grupo de ginástica acrobática. Explique como você iria julgar se estivesse analisando uma apresentação. Exemplo da lista:
Beleza, equilíbrio, trabalho em equipe...

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História 

PROFESSORA SUELI
ROTINA DE 27 À 30/04/2020
DISCIPLINA: HISTÓRIA.
SERIES: 7°s  ANOS C
HABILIDADE : EF07H104
IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO RENASCIMENTO E HUMANISMO.


QUANTIDADE DE AULAS SEMANAIS: 4 AULAS EM CADA SÉRIE.


PESQUISAR:

O QUE É HUMANISMO?
O QUE FOI O RENASCIMENTO?
O QUE FOI O RENASCIMENTO CULTURAL?
REALIZAR A ATIVIDADE EM DUAS AULAS.

QUEM FORAM, E O QUE FIZERAM OS PRINCIPAIS ARTISTAS, ESCRITORES E CIENTISTAS?
REALIZAR AS ATIVIDADES EM DUAS AULAS.

OBSERVAÇÃO: FAZER OS RELATÓRIOS NO CADERNIO.




DISCIPLINA: Inglês 7° anos C
Professora: Francielen

PRIMEIRA SEMANA – DE 27/04  À 30/04

HABILIDADE(S) BNCC:
(EF06LI05), (EF06LI08) e  (EF06LI18)  Incentivar os alunos a inferir informações e relações que não aparecem de modo explicito e ampliar o repertorio cultural por meio do contato com manifestações culturais.
OBJETIVOS GERAIS:
Conhecer festas tradicionais nacionais e internacionais.

MATERIAIS NECESSÁRIOS
Material disponível no conteúdo;
Dicionário Bilíngue ou Google tradutor.

OBSERVAÇÃO
As atividades devem ser realizadas no caderno.

CONTEÚDO
Do you know these celebrations? (Você conhece essas celebrações?)


Observem as imagens. Você reconhece alguma dessas festas apresentadas?  

As festas populares acontecem em muitas regiões do Brasil e também pelo mundo afora.







                                  


                                           


ATIVIDADE DA SEMANA


Após analisar as imagens responda as questões a seguir:

1- What celebrations are theses? Write the name of each celebration below its corresponding image.


Carnival / Chinese Year / Day of the Dead / Saint Patrick ’s Day




______________________


_____________________________


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____________________________


2- Are any of these celebrations traditional in your country?

3- What do you know about these celebrations? If you don’t know anything, can you imagine what they are about?

4- What do these pictures have in common?

SAIBA MAIS


Day of the Dead:  https://youtu.be/_sSawpU81cI

St. Patrick's Day:https://youtu.be/a-j4maBYUkw

Ano Novo Chinês:https://youtu.be/GYWZl0jFrsw


CIÊNCIAS 
PROFESSOR MÁRIO 
DISCIPLINA :CIÊNCIAS 
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL



Atividade de Ciências para os 7 º Ano A  
Responda as questões abaixo:
1 O que são máquinas simples? E de exemplos
2 Cite algumas aplicações de máquinas simples em nosso cotidiano
3 Como as máquinas simples fizeram parte do cotidiano dos seres humanos ao longo dos anos
4 O que é matéria?

5 Cite cinco tipos de matérias 

ARTE - PROFESSORA JANE



7° Anos – Ensino Fundamental II


ATIVIDADE:

Realizar um autorretrato


Como fazer?
Você  vai precisar de um espelho grande e de um giz, lápis e uma folha de sua preferência, harmonizando de acordo como você  se vê  refletido.




Objetivos: Identificar alguns elementos estruturantes das artes visuais.



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