ROTEIRO DE ESTUDOS
SEMANA 27/04 A 30/04
________________________________________________
7º ANO A
GEOGRAFIA
7º ano A
GEOGRAFIA: RICARDO
TEMPO DE REALIZAÇÃO: 4 AULAS
Extensão territorial
O Brasil é um país muito grande! Possui uma extensão
territorial de aproximadamente 8.514.876,599 km2 e é um dos maiores países do
mundo, ocupando o quinto lugar. É considerado um “país-continente”.
O Brasil é o terceiro maior país do continente americano. É
o maior país da América Latina e da América do Sul.
Em extensão territorial contínua, o território brasileiro
ocupa o quarto lugar. Os Estados Unidos ocupam o quarto lugar em extensão
territorial, mas incluindo o Alasca e o Havaí, localizados separadamente do seu
território continental.
Localização
O território brasileiro possui terras em três hemisférios da
Terra: norte, sul e oeste.
A linha do Equador é uma linha imaginária que divide a Terra
em dois hemisférios: hemisfério norte e hemisfério sul.
linha do Equador passa ao norte do Brasil, determinando a
localização do país em dois hemisférios: 7% das terras no hemisfério norte ou
hemisfério setentrional e 93% de terras no hemisfério sul ou hemisfério
meridional.
O Brasil é o único país do mundo cortado pelo Equador, ao
norte (0°), e pelo Trópico de Capricórnio, ao sul (23°27’). Podemos observar
que 92% do território brasileiro localizam-se na zona intertropical ou
tropical e apenas 8% na zona subtropical.
O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios:
leste ou oriental e oeste ou ocidental.
O meridiano de Greenwich não passa pelo Brasil. As terras
brasileiras estão localizadas totalmente no hemisfério oeste ou ocidental.
O oceano Atlântico banha a costa leste do Brasil, com
aproximadamente 7.367 km de extensão. A costa brasileira se estende do cabo
Monte Caburaí, no Roraima (norte), até o arroio Chuí, no Rio Grande do Sul
(sul).
Localização do território brasileiro.
Fronteiras e pontos extremos
O território brasileiro possui aproximadamente 15.719 km de
fronteiras terrestres. Com exceção do Equador e do Chile, faz fronteira
terrestre com todos os países da América do Sul.
Ao norte, o Brasil faz fronteira com a Guiana Francesa,
Suriname, Guiana e Venezuela.
A noroeste, com a Colômbia.
A oeste, com Peru e Bolívia.
A sudoeste, com Paraguai e Argentina.
Ao sul, com o Uruguai.
Os pontos extremos do Brasil são:
Monte Caburaí, no extremo norte (Roraima) e arroio Chuí, no
extremo Sul (Rio Grande do Sul). A distância entre eles é de 4.395 km
aproximadamente.
Ponta do Seixas, no extremo leste (Paraíba) e Serra de
Contamana, no extremo oeste (Acre).
O Brasil pode ser considerado uma nação equidistante, isto
é, tem praticamente as mesmas distâncias entre os pontos extremos.
Fronteiras do Brasil
Aprenda mais: Fronteiras do Brasil.
Singularidades do território brasileiro
O Brasil apresenta uma série de características próprias que
o torna, dentro de certos limites, uma nação sui generis. Vejamos:
Face à sua enorme extensão territorial, poder-se-ia esperar
a presença de áreas vulcânicas ou sujeitas a abalos sísmicos, tão comuns nos
países bastante extensos.
Praticamente, toda a superfície territoral brasileira é
possível de ser habitada, em virtude da ausência de desertos ou elevadas
cadeias montanhosas.
Somos o único País do globo atravessado simultaneamente pelo
Equador e Trópico de Capricórnio.
Temos também exclusividade de nação constituída em sua
maioria por brancos, dentro da faixa tropical da Terra. Conseguimos, assim,
provar que o homem branco não só pode se fixar na zona tórrida, como implantar
uma grande civilização.
Não existe nenhuma nação tão grande quanto a nossa, que não
apresente problemas de diversidade cultural (línguas, costumes e tradições),
problemas esses ausentes no Brasil.
Possuímos a mais extensa costa para o mais importante dos
oceanos: o Atlântico.
Questões
1.Qual é extensão territorial do Brasil, e qual sua posição
geográfica no globo terrestre.
2.Qual o nome da linha imaginária que divide a Terra em dois
hemisférios, cite um Estado brasileiro que situa se no hemisfério norte e sul.
3. Explique o termo de zona intertropical.
4. Quais são os pontos extremos do Brasil, de leste a oeste,
norte e sul.
5.Quais são os dois países que não fazem fronteira com
Brasil?
A ocupação e a formação do território brasileiro
Os contornos do nosso país, tal como o vemos hoje em um
mapa, não foram sempre os mesmos. Observe:
Para melhor ocupar sua colônia sul-americana, o
governo português resolveu dividi-la em grandes faixas de terra, que foram
chamadas de capitanias.
Nessa época, as capitanias tinham contornos bem
diferentes dos iniciais e o território brasileiro já possuía um traçado próximo
do atual.
Em 1821, as
capitanias passaram a se chamar províncias e, em 1889, estados, nome que
conservam até os dias atuais.
Os limites territoriais do Brasil, definidos em 1904, valem
ainda hoje. A divisão dos estados, porém, sofreu mudanças.
Ao compararmos o território do Brasil no século XVI com o
atual poderemos perceber que o território aumentou. O território brasileiro não
se formou de uma hora para outra.
Foi um processo longo. Dele fazem parte à lenta ocupação do
território pelos portugueses, as lutas entre eles e os povos nativos, a disputa
pela terra com invasores e a busca de
riquezas.
Questões
1.Quais os
nomes das capitanias hereditárias.
2.
Identifique as capitais dos Estados abaixo
Amazônia.
Roraima.
Amapá
Rondônia
Ceará
Sergipe
Mato Grosso
do Sul
Paraná
Santa
Catarina
7º ANO A - MATEMÁTICA
PROF. ROSÉLIA
PLANO DE AULA
SEMANAL (27/04 A 30/04)
Professora: Rosélia
Disciplina: Matemática
Turmas: 7 anos
Assistam as aulas e criem um mapa mental com o conteúdo abordado. EXEMPLO:
Conteúdos: Múltiplos divisores,
números racionais (representações: fracionária e decimal), operações com
decimais e frações e porcentagem.
Duração:
5
aulas (45 min/aula)
Habilidade: H1 - Reconhecer, no
contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações
– naturais, inteiros, racionais ou reais.
Atividade:
1) Pesquisar sobre o
tema e colocar no caderno suas conclusões. Colocar a bibliografia.
2) Exercícios do
caderno do aluno – página 21 a 25.
LÍNGUA PORTUGUESA
PROF: IRNA
LÍNGUA PORTUGUESA
PROF: IRNA
Escola: Salim Farah Maluf
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Irna Ribeiro Xisto de França
Anos: 7A
Título da aula:
Gênero notícia online
Aula:
Escolher uma notícia online da
semana com o mesmo tema em diferentes jornais.(Ex: O mesmo tema de notícia uma
da Globo outra Gazeta).Ler comparando as notícias referentes ao mesmo fato.Após
a leitura, produzir um comentário de no mínimo 15 linhas em uma linguagem
formal contando o que entendeu da notícia e qual dos dois jornais escolhidos
apresentou melhores informações.
Finalidade da aula:
A formação de um aluno leitor
crítico que explore notícias identificando o fato central e estabeleça
comparações entre notícias referentes ao mesmo fato divulgadas em diferentes
jornais
Desenvolvimento das habilidades:
EF07LP01,EF07LP02,EF67LP08,EF67LP01,EF69LP01
Referências:
Parâmetros Curriculares Nacionais.
Barbosa,J.P.Notícia- Trabalhando com os gêneros do
discurso.SP: Editora FTD.
Revista Nova Escola.
OBS: Qualquer dúvida:
Facebook: IRNA XISTO
7º ANO A - EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFª:
DENISE
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos
Objetivos do roteiro de
atividades: Conhecer a classificação dos esportes técnico
–combinatórios , identificando as características e elementos na Ginástica
Arobática.
Habilidade : (EF07EF03) Experimentar, fruir e
Identificar os diferentes elementos que constituem os esportes de precisão e
técnico combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Materiais necessários: Ler o texto abaixo:
Esportes
técnico-combinatórios – aqueles em que a comparação do desempenho está centrada
na beleza plástica (dimensão estética) e no grau de dificuldade (dimensão acrobática)
do movimento, sempre respeitando certos padrões, códigos ou critérios estabelecidos
nas regras. Exemplos: todas as modalidades de ginástica: acrobática, aeróbica
esportiva, artística, rítmica, de trampolim; bem como as provas da patinação
artística, nado sincronizado, saltos ornamentais. Em todas estas modalidades os
árbitros responsáveis dão notas ao desempenho realizado pelos atletas com base
em tabelas que estabelecem o grau de dificuldade dos movimentos realizados e a
forma como eles devem ser executados nos Esportes técnico-combinatórios, como
já foi dito antes,o vencedor da prova não é aquele que consegue ir mais longe ou ser mais
rápido, o que se compara aqui é quem consegue executar com mais“estilo” movimentos bem difíceis.
CARACTERÍSTICAS DA GINÁSTICA ACROBÁTICA
A Ginástica Acrobática (GACRO) tem três
princípios fundamentais que a caracterizam: a formação de figuras ou pirâmides
humanas; a execução de acrobacias, elementos de força, flexibilidade e
equilíbrio para transitar de uma figura à outra; a execução de elementos de
dança, saltos e piruetas ginásticas como componente coreográfico. A diferença
entre praticar a GACRO e outras modalidades gímnicas está no fato de as
propostas estarem mais voltadas aos trabalhos entre os grupos de ginastas do
que em performance com aparelhos, embora existam muitos elementos em comum,
como o tumbling (seqüência de exercícios acrobáticos), a força, a
flexibilidade, o equilíbrio e a presença de uma coreografia (CRILEY, 1984;
BOELSEMS, 1982; NISSEN, 1991). A GACRO necessita de poucos materiais e tem
baixo custo, se comparada às demais modalidades ginásticas (ALMEIDA, 1994; CRILEY,
1984; NISSEN, 1991). Em situações competitivas, são utilizados somente o
tablado e os colchões de segurança ou de lançamento; nos treinamentos, colchões
simples, cintos de auxílio, pedestais, medicine balls e simuladores de
parceiros, além de materiais de apoio como plintos, espaldares, cavalos, entre
outros. Outro diferencial é que a modalidade pode ser desenvolvida com ginastas
de diferentes estruturas físicas. Esta característica particular permite a
longevidade da participação esportiva e pode desencorajar a especialização
precoce que, não raras vezes, ocorre em certas modalidades esportivas.
Materiais complementares:
Link:https://www.cbginastica.com.br/ginastica-acrobatica
Atividade I: Escreva
um resumo sobre a Ginástica Acrobática e se já realizou algum movimento ou fez
algo parecido em suas experiências,
Tempo para realização desta
atividade: 45 minutos.
Atividade II:
Descreva uma lista com os elementos que você considera importante na avaliação
de desempenho ou apresentação de um grupo de ginástica acrobática. Explique
como você iria julgar se estivesse analisando uma apresentação. Exemplo da
lista:
Beleza, equilíbrio, trabalho
em equipe...
.
História
PROFESSORA SUELI
ROTINA DE 27 À 30/04/2020
DISCIPLINA: HISTÓRIA.
SERIES: 7°s ANOS A
HABILIDADE : EF07H104
IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO RENASCIMENTO E HUMANISMO.
QUANTIDADE
DE AULAS SEMANAIS: 4 AULAS EM CADA SÉRIE.
PESQUISAR:
O QUE É
HUMANISMO?
O QUE FOI O
RENASCIMENTO?
O QUE FOI O
RENASCIMENTO CULTURAL?
REALIZAR A
ATIVIDADE EM DUAS AULAS.
QUEM FORAM,
E O QUE FIZERAM OS PRINCIPAIS ARTISTAS, ESCRITORES E CIENTISTAS?
REALIZAR AS
ATIVIDADES EM DUAS AULAS.
OBSERVAÇÃO:
FAZER OS RELATÓRIOS NO CADERNO.
CIÊNCIAS
PROFESSOR MÁRIO
DISCIPLINA :CIÊNCIAS
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL
Atividade de Ciências para os 7 º Ano A
Responda as questões abaixo:
1 O que são máquinas simples? E de exemplos
2 Cite algumas aplicações de máquinas simples em nosso
cotidiano
3 Como as máquinas simples fizeram parte do cotidiano dos
seres humanos ao longo dos anos
4 O que é matéria?
5 Cite cinco tipos de matérias
ARTE - PROFESSORA JANE
7° Anos – Ensino Fundamental II
ATIVIDADE:
Realizar um autorretrato
Como fazer?
Você vai precisar
de um espelho grande e de um giz, lápis e uma folha de sua preferência, harmonizando
de acordo como você se vê refletido.
Objetivos: Identificar alguns elementos estruturantes das
artes visuais.
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7º ANO B
GEOGRAFIA
7º ano B
GEOGRAFIA: RICARDO
TEMPO DE REALIZAÇÃO: 4 AULAS
Extensão territorial
O Brasil é um país muito grande! Possui uma extensão territorial de aproximadamente 8.514.876,599 km2 e é um dos maiores países do mundo, ocupando o quinto lugar. É considerado um “país-continente”.
O Brasil é o terceiro maior país do continente americano. É o maior país da América Latina e da América do Sul.
Em extensão territorial contínua, o território brasileiro ocupa o quarto lugar. Os Estados Unidos ocupam o quarto lugar em extensão territorial, mas incluindo o Alasca e o Havaí, localizados separadamente do seu território continental.
Localização
O território brasileiro possui terras em três hemisférios da Terra: norte, sul e oeste.
A linha do Equador é uma linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios: hemisfério norte e hemisfério sul.
linha do Equador passa ao norte do Brasil, determinando a localização do país em dois hemisférios: 7% das terras no hemisfério norte ou hemisfério setentrional e 93% de terras no hemisfério sul ou hemisfério meridional.
O Brasil é o único país do mundo cortado pelo Equador, ao norte (0°), e pelo Trópico de Capricórnio, ao sul (23°27’). Podemos observar que 92% do território brasileiro localizam-se na zona intertropical ou tropical e apenas 8% na zona subtropical.
O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: leste ou oriental e oeste ou ocidental.
O meridiano de Greenwich não passa pelo Brasil. As terras brasileiras estão localizadas totalmente no hemisfério oeste ou ocidental.
O oceano Atlântico banha a costa leste do Brasil, com aproximadamente 7.367 km de extensão. A costa brasileira se estende do cabo Monte Caburaí, no Roraima (norte), até o arroio Chuí, no Rio Grande do Sul (sul).
Localização do território brasileiro.
Fronteiras e pontos extremos
O território brasileiro possui aproximadamente 15.719 km de fronteiras terrestres. Com exceção do Equador e do Chile, faz fronteira terrestre com todos os países da América do Sul.
Ao norte, o Brasil faz fronteira com a Guiana Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela.
A noroeste, com a Colômbia.
A oeste, com Peru e Bolívia.
A sudoeste, com Paraguai e Argentina.
Ao sul, com o Uruguai.
Os pontos extremos do Brasil são:
Monte Caburaí, no extremo norte (Roraima) e arroio Chuí, no extremo Sul (Rio Grande do Sul). A distância entre eles é de 4.395 km aproximadamente.
Ponta do Seixas, no extremo leste (Paraíba) e Serra de Contamana, no extremo oeste (Acre).
O Brasil pode ser considerado uma nação equidistante, isto é, tem praticamente as mesmas distâncias entre os pontos extremos.
Fronteiras do Brasil
Aprenda mais: Fronteiras do Brasil.
Singularidades do território brasileiro
O Brasil apresenta uma série de características próprias que o torna, dentro de certos limites, uma nação sui generis. Vejamos:
Face à sua enorme extensão territorial, poder-se-ia esperar a presença de áreas vulcânicas ou sujeitas a abalos sísmicos, tão comuns nos países bastante extensos.
Praticamente, toda a superfície territoral brasileira é possível de ser habitada, em virtude da ausência de desertos ou elevadas cadeias montanhosas.
Somos o único País do globo atravessado simultaneamente pelo Equador e Trópico de Capricórnio.
Temos também exclusividade de nação constituída em sua maioria por brancos, dentro da faixa tropical da Terra. Conseguimos, assim, provar que o homem branco não só pode se fixar na zona tórrida, como implantar uma grande civilização.
Não existe nenhuma nação tão grande quanto a nossa, que não apresente problemas de diversidade cultural (línguas, costumes e tradições), problemas esses ausentes no Brasil.
Possuímos a mais extensa costa para o mais importante dos oceanos: o Atlântico.
Questões
1.Qual é extensão territorial do Brasil, e qual sua posição geográfica no globo terrestre.
2.Qual o nome da linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios, cite um Estado brasileiro que situa se no hemisfério norte e sul.
3. Explique o termo de zona intertropical.
4. Quais são os pontos extremos do Brasil, de leste a oeste, norte e sul.
5.Quais são os dois países que não fazem fronteira com Brasil?
A ocupação e a formação do território brasileiro
Os contornos do nosso país, tal como o vemos hoje em um mapa, não foram sempre os mesmos. Observe:
Para melhor ocupar sua colônia sul-americana, o governo português resolveu dividi-la em grandes faixas de terra, que foram chamadas de capitanias.
Nessa época, as capitanias tinham contornos bem diferentes dos iniciais e o território brasileiro já possuía um traçado próximo do atual.
Em 1821, as capitanias passaram a se chamar províncias e, em 1889, estados, nome que conservam até os dias atuais.
Os limites territoriais do Brasil, definidos em 1904, valem ainda hoje. A divisão dos estados, porém, sofreu mudanças.
Ao compararmos o território do Brasil no século XVI com o atual poderemos perceber que o território aumentou. O território brasileiro não se formou de uma hora para outra.
Foi um processo longo. Dele fazem parte à lenta ocupação do território pelos portugueses, as lutas entre eles e os povos nativos, a disputa pela terra com invasores e a busca de riquezas.
Questões
1.Quais os nomes das capitanias hereditárias.
2. Identifique as capitais dos Estados abaixo
Amazônia.
Roraima.
Amapá
Rondônia
Ceará
Sergipe
Mato Grosso do Sul
Paraná
Santa Catarina
7º ANO B - MATEMÁTICA
PROF. ROSÉLIA
PLANO DE AULA SEMANAL (27/04 A 30/04)
Professora: Rosélia
Disciplina: Matemática
Turmas: 7 anos
ATIVIDADES RELACIONADA AS AULAS NA TV CULTURA E CMSP.
ATIVIDADES RELACIONADA AO CADERNO DO ALUNO
Conteúdos: Múltiplos divisores, números racionais (representações: fracionária e decimal), operações com decimais e frações e porcentagem.
Duração: 5 aulas (45 min/aula)
Habilidade: H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais.
Atividade:
1) Pesquisar sobre o tema e colocar no caderno suas conclusões. Colocar a bibliografia.
2) Exercícios do caderno do aluno – página 21 a 25.
LÍNGUA PORTUGUESA
PROF: IRNA
| |
Escola: Salim Farah Maluf
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Irna Ribeiro Xisto de França
Anos: 7B
Título da aula:
Gênero notícia online
Aula:
Escolher uma notícia online da
semana com o mesmo tema em diferentes jornais.(Ex: O mesmo tema de notícia uma
da Globo outra Gazeta).Ler comparando as notícias referentes ao mesmo fato.Após
a leitura, produzir um comentário de no mínimo 15 linhas em uma linguagem
formal contando o que entendeu da notícia e qual dos dois jornais escolhidos
apresentou melhores informações.
Finalidade da aula:
A formação de um aluno leitor
crítico que explore notícias identificando o fato central e estabeleça
comparações entre notícias referentes ao mesmo fato divulgadas em diferentes
jornais
Desenvolvimento das habilidades:
EF07LP01,EF07LP02,EF67LP08,EF67LP01,EF69LP01
Referências:
Parâmetros Curriculares Nacionais.
Barbosa,J.P.Notícia- Trabalhando com os gêneros do
discurso.SP: Editora FTD.
Revista Nova Escola.
OBS: Qualquer dúvida:
Email: xistoirna@gmail.com
Facebook: IRNA XISTO
7º ANO B - EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFº: DONIZETE
SEMANA DE 27/04 A 30/04
1ª ATIVIDADE
QUESTIONÁRIO
A- RELACIONE QUAIS OS JOGOS E
BRINCADEIRAS QUE VOCE CONHECE?
B- VOCE PRATICA OU CONHECE ALGUM JOGO
ELETRÔNICO (VIA CELULAR)?
C- COM A IMPORTÂNCIA DO ISOLAMENTO
SOCIAL, QUAIS OS JOGOS QUE VOCE ESTA PRATICANDO JUNTO COM SUA FAMÍLIA?
2ª ATIVIDADE
PESQUISA
|
História
PROFESSORA SUELI
ROTINA DE 27 À 30/04/2020
DISCIPLINA: HISTÓRIA.
SERIES: 7°s ANOS B
HABILIDADE : EF07H104
IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO RENASCIMENTO E HUMANISMO.
QUANTIDADE DE AULAS SEMANAIS: 4 AULAS EM CADA SÉRIE.
PESQUISAR:
O QUE É HUMANISMO?
O QUE FOI O RENASCIMENTO?
O QUE FOI O RENASCIMENTO CULTURAL?
REALIZAR A ATIVIDADE EM DUAS AULAS.
QUEM FORAM, E O QUE FIZERAM OS PRINCIPAIS ARTISTAS, ESCRITORES E CIENTISTAS?
REALIZAR AS ATIVIDADES EM DUAS AULAS.
OBSERVAÇÃO: FAZER OS RELATÓRIOS NO CADERNIO.
DISCIPLINA: Inglês
7° anos B
Professora: Francielen
PRIMEIRA
SEMANA – DE 27/04 À 30/04
HABILIDADE(S) BNCC:
(EF06LI05), (EF06LI08) e (EF06LI18)
Incentivar os alunos a inferir
informações e relações que não aparecem de modo explicito e ampliar o
repertorio cultural por meio do contato com manifestações culturais.
OBJETIVOS GERAIS:
Conhecer festas tradicionais nacionais e internacionais.
|
MATERIAIS NECESSÁRIOS
Material disponível no conteúdo;
Dicionário Bilíngue ou Google tradutor.
OBSERVAÇÃO
As atividades devem ser realizadas no caderno.
CONTEÚDO
Do you know these
celebrations? (Você conhece
essas celebrações?)
Observem as imagens. Você reconhece alguma dessas festas apresentadas?
As festas populares acontecem em muitas regiões do Brasil e
também pelo mundo afora.
ATIVIDADE DA SEMANA
Após analisar as imagens responda as questões a
seguir:
1- What celebrations are theses? Write the name
of each celebration below its corresponding image.
Carnival / Chinese Year / Day of the Dead / Saint
Patrick ’s Day
______________________
_____________________________
______________________________
____________________________
2- Are any
of these celebrations traditional in your country?
3- What do
you know about these celebrations? If you don’t know anything, can you imagine
what they are about?
4- What do
these pictures have in common?
SAIBA MAIS
Festas populares brasileiras: https://catracalivre.com.br/economize/conheca-as-maiores-festas-populares-do-brasil/
Day of the Dead: https://youtu.be/_sSawpU81cI
St. Patrick's Day:https://youtu.be/a-j4maBYUkw
Ano Novo Chinês:https://youtu.be/GYWZl0jFrsw
CIÊNCIAS
PROFESSOR MÁRIO
DISCIPLINA :CIÊNCIAS
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL
Atividade de Ciências para os 7 º Ano A
Responda as questões abaixo:
1 O que são máquinas simples? E de exemplos
2 Cite algumas aplicações de máquinas simples em nosso cotidiano
3 Como as máquinas simples fizeram parte do cotidiano dos seres humanos ao longo dos anos
4 O que é matéria?
5 Cite cinco tipos de matérias
ARTE - PROFESSORA JANE
7° Anos – Ensino Fundamental II
ATIVIDADE:
Realizar um autorretrato
Como fazer?
Você vai precisar de um espelho grande e de um giz, lápis e uma folha de sua preferência, harmonizando de acordo como você se vê refletido.
Objetivos: Identificar alguns elementos estruturantes das artes visuais.
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7º ANO C
GEOGRAFIA
7º ano C
GEOGRAFIA: RICARDO
TEMPO DE REALIZAÇÃO: 4 AULAS
Extensão territorial
O Brasil é um país muito grande! Possui uma extensão territorial de aproximadamente 8.514.876,599 km2 e é um dos maiores países do mundo, ocupando o quinto lugar. É considerado um “país-continente”.
O Brasil é o terceiro maior país do continente americano. É o maior país da América Latina e da América do Sul.
Em extensão territorial contínua, o território brasileiro ocupa o quarto lugar. Os Estados Unidos ocupam o quarto lugar em extensão territorial, mas incluindo o Alasca e o Havaí, localizados separadamente do seu território continental.
Localização
O território brasileiro possui terras em três hemisférios da Terra: norte, sul e oeste.
A linha do Equador é uma linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios: hemisfério norte e hemisfério sul.
linha do Equador passa ao norte do Brasil, determinando a localização do país em dois hemisférios: 7% das terras no hemisfério norte ou hemisfério setentrional e 93% de terras no hemisfério sul ou hemisfério meridional.
O Brasil é o único país do mundo cortado pelo Equador, ao norte (0°), e pelo Trópico de Capricórnio, ao sul (23°27’). Podemos observar que 92% do território brasileiro localizam-se na zona intertropical ou tropical e apenas 8% na zona subtropical.
O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: leste ou oriental e oeste ou ocidental.
O meridiano de Greenwich não passa pelo Brasil. As terras brasileiras estão localizadas totalmente no hemisfério oeste ou ocidental.
O oceano Atlântico banha a costa leste do Brasil, com aproximadamente 7.367 km de extensão. A costa brasileira se estende do cabo Monte Caburaí, no Roraima (norte), até o arroio Chuí, no Rio Grande do Sul (sul).
Localização do território brasileiro.
Fronteiras e pontos extremos
O território brasileiro possui aproximadamente 15.719 km de fronteiras terrestres. Com exceção do Equador e do Chile, faz fronteira terrestre com todos os países da América do Sul.
Ao norte, o Brasil faz fronteira com a Guiana Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela.
A noroeste, com a Colômbia.
A oeste, com Peru e Bolívia.
A sudoeste, com Paraguai e Argentina.
Ao sul, com o Uruguai.
Os pontos extremos do Brasil são:
Monte Caburaí, no extremo norte (Roraima) e arroio Chuí, no extremo Sul (Rio Grande do Sul). A distância entre eles é de 4.395 km aproximadamente.
Ponta do Seixas, no extremo leste (Paraíba) e Serra de Contamana, no extremo oeste (Acre).
O Brasil pode ser considerado uma nação equidistante, isto é, tem praticamente as mesmas distâncias entre os pontos extremos.
Fronteiras do Brasil
Aprenda mais: Fronteiras do Brasil.
Singularidades do território brasileiro
O Brasil apresenta uma série de características próprias que o torna, dentro de certos limites, uma nação sui generis. Vejamos:
Face à sua enorme extensão territorial, poder-se-ia esperar a presença de áreas vulcânicas ou sujeitas a abalos sísmicos, tão comuns nos países bastante extensos.
Praticamente, toda a superfície territoral brasileira é possível de ser habitada, em virtude da ausência de desertos ou elevadas cadeias montanhosas.
Somos o único País do globo atravessado simultaneamente pelo Equador e Trópico de Capricórnio.
Temos também exclusividade de nação constituída em sua maioria por brancos, dentro da faixa tropical da Terra. Conseguimos, assim, provar que o homem branco não só pode se fixar na zona tórrida, como implantar uma grande civilização.
Não existe nenhuma nação tão grande quanto a nossa, que não apresente problemas de diversidade cultural (línguas, costumes e tradições), problemas esses ausentes no Brasil.
Possuímos a mais extensa costa para o mais importante dos oceanos: o Atlântico.
Questões
1.Qual é extensão territorial do Brasil, e qual sua posição geográfica no globo terrestre.
2.Qual o nome da linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios, cite um Estado brasileiro que situa se no hemisfério norte e sul.
3. Explique o termo de zona intertropical.
4. Quais são os pontos extremos do Brasil, de leste a oeste, norte e sul.
5.Quais são os dois países que não fazem fronteira com Brasil?
A ocupação e a formação do território brasileiro
Os contornos do nosso país, tal como o vemos hoje em um mapa, não foram sempre os mesmos. Observe:
Para melhor ocupar sua colônia sul-americana, o governo português resolveu dividi-la em grandes faixas de terra, que foram chamadas de capitanias.
Nessa época, as capitanias tinham contornos bem diferentes dos iniciais e o território brasileiro já possuía um traçado próximo do atual.
Em 1821, as capitanias passaram a se chamar províncias e, em 1889, estados, nome que conservam até os dias atuais.
Os limites territoriais do Brasil, definidos em 1904, valem ainda hoje. A divisão dos estados, porém, sofreu mudanças.
Ao compararmos o território do Brasil no século XVI com o atual poderemos perceber que o território aumentou. O território brasileiro não se formou de uma hora para outra.
Foi um processo longo. Dele fazem parte à lenta ocupação do território pelos portugueses, as lutas entre eles e os povos nativos, a disputa pela terra com invasores e a busca de riquezas.
Questões
1.Quais os nomes das capitanias hereditárias.
2. Identifique as capitais dos Estados abaixo
Amazônia.
Roraima.
Amapá
Rondônia
Ceará
Sergipe
Mato Grosso do Sul
Paraná
Santa Catarina
7º ANO C - MATEMÁTICA
PROF. ROSÉLIA
PLANO DE AULA SEMANAL (27/04 A 30/04)
Professora: Rosélia
Disciplina: Matemática
Turmas: 7 anos
ATIVIDADES RELACIONADA AS AULAS NA TV CULTURA E CMSP.
Assistam as aulas e criem um mapa mental com o conteúdo abordado. EXEMPLO:
ATIVIDADES RELACIONADA AO CADERNO DO ALUNO
Conteúdos: Múltiplos divisores, números racionais (representações: fracionária e decimal), operações com decimais e frações e porcentagem.
Duração: 5 aulas (45 min/aula)
Habilidade: H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais.
Atividade:
1) Pesquisar sobre o tema e colocar no caderno suas conclusões. Colocar a bibliografia.
2) Exercícios do caderno do aluno – página 21 a 25.
LÍNGUA PORTUGUESA PROF: IRNA
Escola: Salim Farah Maluf
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Irna Ribeiro Xisto de França
Anos: 7C
Título da aula:
Gênero notícia online
Aula:
Escolher uma notícia online da semana com o mesmo tema em diferentes jornais.(Ex: O mesmo tema de notícia uma da Globo outra Gazeta).Ler comparando as notícias referentes ao mesmo fato.Após a leitura, produzir um comentário de no mínimo 15 linhas em uma linguagem formal contando o que entendeu da notícia e qual dos dois jornais escolhidos apresentou melhores informações.
Finalidade da aula:
A formação de um aluno leitor crítico que explore notícias identificando o fato central e estabeleça comparações entre notícias referentes ao mesmo fato divulgadas em diferentes jornais
Desenvolvimento das habilidades:
EF07LP01,EF07LP02,EF67LP08,EF67LP01,EF69LP01
Referências:
Parâmetros Curriculares Nacionais.
Barbosa,J.P.Notícia- Trabalhando com os gêneros do discurso.SP: Editora FTD.
Revista Nova Escola.
OBS: Qualquer dúvida:
Facebook: IRNA XISTO
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7º ANO C - EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFª: DENISE
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos
Objetivos do roteiro de atividades: Conhecer a classificação dos esportes técnico –combinatórios , identificando as características e elementos na Ginástica Arobática.
Habilidade : (EF07EF03) Experimentar, fruir e Identificar os diferentes elementos que constituem os esportes de precisão e técnico combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Materiais necessários: Ler o texto abaixo:
Esportes técnico-combinatórios – aqueles em que a comparação do desempenho está centrada na beleza plástica (dimensão estética) e no grau de dificuldade (dimensão acrobática) do movimento, sempre respeitando certos padrões, códigos ou critérios estabelecidos nas regras. Exemplos: todas as modalidades de ginástica: acrobática, aeróbica esportiva, artística, rítmica, de trampolim; bem como as provas da patinação artística, nado sincronizado, saltos ornamentais. Em todas estas modalidades os árbitros responsáveis dão notas ao desempenho realizado pelos atletas com base em tabelas que estabelecem o grau de dificuldade dos movimentos realizados e a forma como eles devem ser executados nos Esportes técnico-combinatórios, como já foi dito antes,o vencedor da prova não é aquele que consegue ir mais longe ou ser mais rápido, o que se compara aqui é quem consegue executar com mais“estilo” movimentos bem difíceis.
CARACTERÍSTICAS DA GINÁSTICA ACROBÁTICA
A Ginástica Acrobática (GACRO) tem três princípios fundamentais que a caracterizam: a formação de figuras ou pirâmides humanas; a execução de acrobacias, elementos de força, flexibilidade e equilíbrio para transitar de uma figura à outra; a execução de elementos de dança, saltos e piruetas ginásticas como componente coreográfico. A diferença entre praticar a GACRO e outras modalidades gímnicas está no fato de as propostas estarem mais voltadas aos trabalhos entre os grupos de ginastas do que em performance com aparelhos, embora existam muitos elementos em comum, como o tumbling (seqüência de exercícios acrobáticos), a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a presença de uma coreografia (CRILEY, 1984; BOELSEMS, 1982; NISSEN, 1991). A GACRO necessita de poucos materiais e tem baixo custo, se comparada às demais modalidades ginásticas (ALMEIDA, 1994; CRILEY, 1984; NISSEN, 1991). Em situações competitivas, são utilizados somente o tablado e os colchões de segurança ou de lançamento; nos treinamentos, colchões simples, cintos de auxílio, pedestais, medicine balls e simuladores de parceiros, além de materiais de apoio como plintos, espaldares, cavalos, entre outros. Outro diferencial é que a modalidade pode ser desenvolvida com ginastas de diferentes estruturas físicas. Esta característica particular permite a longevidade da participação esportiva e pode desencorajar a especialização precoce que, não raras vezes, ocorre em certas modalidades esportivas.
Materiais complementares: Link:https://www.cbginastica.com.br/ginastica-acrobatica
Atividade I: Escreva um resumo sobre a Ginástica Acrobática e se já realizou algum movimento ou fez algo parecido em suas experiências,
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos.
Atividade II: Descreva uma lista com os elementos que você considera importante na avaliação de desempenho ou apresentação de um grupo de ginástica acrobática. Explique como você iria julgar se estivesse analisando uma apresentação. Exemplo da lista:
Beleza, equilíbrio, trabalho em equipe...
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História
PROFESSORA SUELI
ROTINA DE 27 À 30/04/2020
DISCIPLINA: HISTÓRIA.
SERIES: 7°s ANOS C
HABILIDADE : EF07H104
IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO RENASCIMENTO E HUMANISMO.
QUANTIDADE DE AULAS SEMANAIS: 4 AULAS EM CADA SÉRIE.
PESQUISAR:
O QUE É HUMANISMO?
O QUE FOI O RENASCIMENTO?
O QUE FOI O RENASCIMENTO CULTURAL?
REALIZAR A ATIVIDADE EM DUAS AULAS.
QUEM FORAM, E O QUE FIZERAM OS PRINCIPAIS ARTISTAS, ESCRITORES E CIENTISTAS?
REALIZAR AS ATIVIDADES EM DUAS AULAS.
OBSERVAÇÃO: FAZER OS RELATÓRIOS NO CADERNIO.
DISCIPLINA: Inglês 7° anos C
Professora: Francielen
PRIMEIRA SEMANA – DE 27/04 À 30/04
HABILIDADE(S) BNCC:
(EF06LI05), (EF06LI08) e (EF06LI18) Incentivar os alunos a inferir informações e relações que não aparecem de modo explicito e ampliar o repertorio cultural por meio do contato com manifestações culturais.
OBJETIVOS GERAIS:
Conhecer festas tradicionais nacionais e internacionais.
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MATERIAIS NECESSÁRIOS
Material disponível no conteúdo;
Dicionário Bilíngue ou Google tradutor.
OBSERVAÇÃO
As atividades devem ser realizadas no caderno.
CONTEÚDO
Do you know these celebrations? (Você conhece essas celebrações?)
Observem as imagens. Você reconhece alguma dessas festas apresentadas?
As festas populares acontecem em muitas regiões do Brasil e também pelo mundo afora.
ATIVIDADE DA SEMANA
Após analisar as imagens responda as questões a seguir:
1- What celebrations are theses? Write the name of each celebration below its corresponding image.
Carnival / Chinese Year / Day of the Dead / Saint Patrick ’s Day
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2- Are any of these celebrations traditional in your country?
3- What do you know about these celebrations? If you don’t know anything, can you imagine what they are about?
4- What do these pictures have in common?
SAIBA MAIS
Festas populares brasileiras: https://catracalivre.com.br/economize/conheca-as-maiores-festas-populares-do-brasil/
Day of the Dead: https://youtu.be/_sSawpU81cI
St. Patrick's Day:https://youtu.be/a-j4maBYUkw
Ano Novo Chinês:https://youtu.be/GYWZl0jFrsw
CIÊNCIAS
PROFESSOR MÁRIO
DISCIPLINA :CIÊNCIAS
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL
Atividade de Ciências para os 7 º Ano A
Responda as questões abaixo:
1 O que são máquinas simples? E de exemplos
2 Cite algumas aplicações de máquinas simples em nosso cotidiano
3 Como as máquinas simples fizeram parte do cotidiano dos seres humanos ao longo dos anos
4 O que é matéria?
5 Cite cinco tipos de matérias
ARTE - PROFESSORA JANE
7° Anos – Ensino Fundamental II
ATIVIDADE:
Realizar um autorretrato
Como fazer?
Você vai precisar de um espelho grande e de um giz, lápis e uma folha de sua preferência, harmonizando de acordo como você se vê refletido.
Objetivos: Identificar alguns elementos estruturantes das artes visuais.
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