segunda-feira, 27 de abril de 2020

8º ANOS - A. FINAIS - SEMANA 27/04 A 30/04

ROTEIRO DE ATIVIDADE

SEMANA DE 27/04  A  30/04


____________________________________________

8º ANO A


LINGUA PORTUGUESA

Língua Portuguesa - Ensino Fundamental
·         Turma: 8o. Ano (A, B, C e D)
·         Habilidades: Reconhecer as características da linguagem verbal e não verbal considerando o contexto.
          Tempo:  6 aulas


Conceitos: Linguagem, Língua, Fala e Comunicação
A linguagem, língua, fala e comunicação são quatro conceitos indissociáveis no processo comunicativo, porém individualmente diferenciáveis entre si, vejamos:







·                    Linguagem
A linguagem é um sistema de signos ou símbolos usados na transmissão de uma mensagem. É a capacidade de comunicação de ideias, pensamentos, opiniões, sentimentos, experiências, desejos, informações.
Existem dois tipos de linguagem: Verbal e Não verbal (estudaremos mais abaixo).
·                    Língua
A língua é um conjunto de palavras organizadas por regras gramaticais específicas. É uma convenção que permite que a mensagem transmitida seja sempre compreensível para os indivíduos de um determinado grupo. Assim, tem um caráter social e cultural, sendo usada por uma comunidade específica:
Língua portuguesa; Língua inglesa; Língua francesa; Língua alemã; Língua chinesa; etc.
·                    Fala
A fala é a forma pessoal de expressão de cada indivíduo, que possui uma organização própria de pensamentos, ideias, opiniões. Portanto, segue as regras gramaticais da língua, mas deixa margem para a criatividade e diferenciação na comunicação em função de quem fala. É também, influenciada pelo contexto, vivências, personalidade e conhecimentos linguísticos do falante, apresentando diversos níveis, desde o mais informal ou coloquial, até o mais formal ou culto.
·                    Comunicação
A comunicação é o espaço de troca de sensações, vivências, informações com o outro. A comunicação é, depois da sobrevivência física, a mais básica e vital de todas as necessidades.
Tipos de Linguagens
Como vimos, a linguagem é toda forma que o ser humano usa para se comunicar. É uma forma de expressão. Por exemplo: dança, imagem, música, gesto, sons, sinais,  etc.
A linguagem é classificada como: verbalnão verbal e mista (quando as duas linguagens se fundem). 



A linguagem verbal e a não-verbal são bastantes utilizadas no dia a dia, mas esse é um detalhe que costuma passar despercebido, principalmente pela comunicação ser algo natural ao ser humano.
E você sabe ao certo o que são esses tipos de linguagem? Vamos identificar a aplicação delas no cotidiano. Confira!
Linguagem verbal: é o uso da escrita (palavras) ou da fala como meio de comunicação.
Veja os exemplos: livro; filme; palestra; e-mail; poesia; prosa; telefonema; etc.

Linguagem não verbal: é outra forma de comunicação em que o código urtilizado é a simbologia. Utiliza de outros meios comunicativos, como placas, figuras, gestos, cores, sons, ou seja, através dos signos visuais e sensoriais.





As imagens abaixo são exemplos de linguagem não verbal, pois não 






simultaneamente, usando palavras escritas e figuras ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários. Vejamos os exemplos:








Vamos ver se você entendeu?!
Atividades
1) Escreva qual o "tipo de linguagem" correspondente em cada imagem. Justifique:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Como já sabemos “qualquer mensagem não verbal pode ser sempre traduzida por palavras, explicada pela língua." Observe a imagem:



______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Transforme cada expressão facial em uma expressão verbal:

1:________________________________
2:________________________________
3:________________________________
4:________________________________
5:________________________________
6:________________________________
7:________________________________
8:________________________________
9:________________________________
10:_______________________________
11:________________________________
12:________________________________
13:________________________________
14:________________________________
15:________________________________


3) Observe e faça uma leitura da tirinha abaixo:




a) Identifique o tipo de linguagem utilizada e justifique sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) O que produz humor nessa tirinha?!
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Leia atentamente e responda V para verdadeiro e F para falso:
(  ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
(   ) As histórias em quadrinho, geralmente, apresentam linguagens verbal e não verbal.
(   ) As placas de trânsito se utiliza de linguagem verbal.
(   ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos.

5) Classifique os exemplos abaixo em linguagem verbal, linguagem não-verbal ou linguagem mista:
a) Semáforo
b) Cédula de 50 reais
c) Gibi (uso geral)
d) Carta
e) Outdoor
f) Símbolo de "sanitário masculino"
g) Bloco com anotações escritas
h) Cardápio
i) Gestos
j) Cartões usados no futebol
6) Classifique os exemplos de linguagens abaixo em: linguagem verbal (LV) ou linguagem não-verbal (LNV).
(    ) Mímica
(    ) Placa de trânsito "PARE"
(    ) Semáforo
(    ) Pichação em grafite
(    ) "Socorro!"
(    ) Desenhos
(    ) Apito (ação) de um policial

7) Observe as imagens:
Figura-1



Figura 2



figura 3


a) Quais as semelhanças que as figuras 1, 2 e 3 contém?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Classifique o tipo de linguagem para cada figura e explique:

Figura-1 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Figura-2
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Figura-3
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Outro tipo de linguagem não verbal que agora invadiu o nosso dia a dia so os chamados emoticons. Usados em sms, e-mails, facebook, chats, etc.

Observe a figura e identifique os ditados populares abaixo pelos emoticons:



_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



CIENCIAS


8° A 
Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina de ciências físicas e biológicas
4 aulas
Resolva os exercícios: 

1-    Por que dizemos que a nutrição é um conjunto de processos integrados?

2-    Em um café da manhã, foi consumido um copo de leite, um pão francês e meio mamão papaia.
a)  Identifique os principais nutrientes de cada alimento consumido.
b)  Proceda do mesmo modo para os alimentos que você consumiu no
último almoço.
c)  Consulte a tabela “Gastos energéticos aproximados para uma pessoa de
70kg”, e calcule a energia gasta por uma pessoa de 70Kg ao ficar em pé por três horas e ao executar trabalho doméstico por duas horas. Em qual atividade há maior gasto calórico?

   3 -    Leia o gráfico “Valores energéticos dos nutrientes”, e calcule quantidade de energia fornecida pelos alimentos abaixo.

Valores energéticos dos nutrientes:




a)    Uma barra de chocolate de 50g, sabendo que em cada 100g de chocolate há 7g de proteínas, 35 de lipídios e 58g de carboidratos.
b)Uma barra de cereais de 50g, sabendo que em 25g há 1g de proteínas, 2g de lipídios e 18g de carboidratos.

1-    A dieta vegetariana preza o não consumo de carnes, e a vegetariana, a abstenção de todo alimento de origem animal. Como vegetarianos e veganos obtêm proteínas?

2-    Analise a tabela e responda ao que se pede.

Gastos energéticos aproximados para uma pessoa de 70 kg



Atividades
Gasto energético (Kcal/h)
Dormir
60
Ficar de pé
120
Trabalho doméstico
180
Caminhar de leve
240
Andar de bicicleta
480
Subir escada
900







a)    Até mesmo dormindo, gastamos energia para manter as funções vitais. Cite algumas dessas funções. 
b)    Porquanto tempo uma pessoa de 70 kg precisaria caminhar para gastar as mesmas calorias consumidas ao subir escadas durante uma hora?

1-    Observe a imagem e responda. 


a) Quais são os principais nutrientes encontrados nesse tipo de refeição?
b) Em sua opinião, esse é um exemplo de refeição adequada, considerando as recomendações para uma alimentação saudável? Explique.
c) O que pode acontecer a essa pessoa se adotar alimentos como esse na maioria das refeições?

7- Faça o que se pede. 

a)    Analise quanto tempo de caminhada leve seria necessário para uma pessoa de 70Kg gastar as calorias presentes em cada um dos alimentos a seguir.(Considerem os dados da tabelada questão 5.)

·                    Pizza de muçarela (1 fatia)=304Kcal
·                    Barra de chocolate ao leite (200g)=1044Kcal
·                    Maçã (1 unidade)=85Kcal

b)    Analisando os dados da resposta ao item anterior, pode-se pensar que fazer atividade física para “queimar calorias” não compensa, pois é necessário praticar uma quantidade considerável de atividade para consumir a energia de uma pequena porção de alimento. Os profissionais da nutrição e do esporte sabem, ainda, que a relação entre consumo e queima de calorias com a prática esportiva é muito complexa e depende de vários fatores. Assim, como podemos justificar a importância da prática de atividade física sem citar o argumento da queima de calorias?

8-    Agora você deverá montar uma tabela que contenha seu consumo energético e seu gasto energético diário por um período de uma semana.

     E-mail para a entrega de atividades:                entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com
·         No assunto do e- mail você deverá colocar seu nome completo, série, turma e número.




HISTÓRIA




E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História                                                               
Profº. Wilson de Oliveira
Ano: 8º A, B, C, D

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADES   8º A, B, C e D.
HABILIDADES: (EF008HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
Tempo de realização previsto: 4 aulas, de 29/04/2020 a 01/05/2020
Blog: eesalimfarahmaluf.blogspot.com

e-mail para envio: Oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

Reponder as atividades   em folhas de caderno, que serão destacadas  e  entregues ao professor com  nome,  número e ano do aluno; nome da disciplina e do professor. 

1)     Fazendo uso do livro didático História sociedade & cidadania, página 14, leia o texto O Iluminismo na economia  e responda as pergunta abaixo:

a)    Qual a posição dos iluministas em relação ao mercantilismo?
b)    Qual era a fonte de riqueza para os fisiocratas?
c)    De  acordo  com  o criador  da   fisiocracia,  François  Quesnay (1694-1774), como a economia era regida? 
     2)    Fazendo uso do livro didático História sociedade & cidadania, página14, leia o texto Adam Smith e o liberalismo econômico e responda as perguntas abaixo:

a)    De acordo com Adam Smith (1723-1790) qual é a única fonte de riqueza?
b)    Como Adam Smith ficou conhecido por defender a livre concorrência entre nações, indivíduos e empresas?
           
Bibliografia
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º ensino fundamental: anos finais. 4. ed. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capitulo I, p. 26









8º ANO A - MATEMÁTICA
PROFº: JOSIVAN


                                                             
PROFESSOR: Josivan Santana                                                                SÉRIE/ANO: 8 A

DISCIPLINA: Matemática


ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 Este plano de aula contém o conteúdo que será trabalhado na semana dos dias 27/04 a 01/05.
Número de aulas para realização: 6 aulas por turma, totalizando 6 aulas semanais.
Os conteúdos abordados estão presentes no Caderno Aprender Sempre, Volume 1  do 8º ano Ensino Fundamental. Páginas 25: 3.1,3.2,3.3; Páginas 28 a 30 e página 33: 1.1, página 34 a 36.

1 – TEMA:  Potenciação e Radiciação, Geometria, Probabilidade.

Competências e habilidades: Competências e habilidades:

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
(Ef08MA15) Construir, utilizando instrumento de desenho ou softwares de geometria dinâmica,mediatriz,bissetriz, ângulos de 90°,60°,45° e 30° e polígonos regulares.
 (EF07MA33) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.

2 – DESCREVER OS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS PROPOSTOS:

- Entender a relação entre potenciação e radiciação através de pesquisa e resolução de exercícios. Obs: poderá pesquisar e observar exercícios que aplicam essas propriedades

- Leitura no caderno do aluno sobre a construção da mediatriz pág 28 e 29, A bissetriz pág 29, construindo polígono pág 30.

- Pesquisar e compreender o conceito de Mediatriz, Bissetriz e polígono. ( Obs: registrar os conceitos no caderno).

- Se os espaços não forem suficientes para registrar as respostas no caderno do aluno ( Apostila) SP Faz Escola,  Será necessário  responder  no caderno pessoal do aluno.

- Abaixo encontra-se alguns links que os ajudarão a compreender os conteúdos e os ajudará na resolução dos exercícios.






    
3 RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS  NO CADERNO

OUTROS:_______________________________________________



8º ANO A – EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFª: DENISE
Tempo para realizar as atividades: 2 aulas semanais

Habilidade: (EF08EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.
Objetivos do roteiro de atividades: Compreender as características em comum dos esportes coletivos.
Identificar os princípios operacionais nos diferentes esportes com o intuito de analisar de forma tática a estrutura dos jogos.


Materiais necessários: Ler o texto abaixo:

As modalidades coletivas são jogos de oposição, isto é, duas equipes que têm o mesmo objetivo e se opõem durante uma partida de modo a medirem forças na tentativa de superar o esforço adversário.
Como base para essa compreensão, Bayer (1994, p.47) define os Princípios operacionais do ataque e da defesa em modalidades coletivas, e o conceito de regras de ação como os jogadores aplicarão tais princípios durante o jogo. É importante considerar que, para esse autor, a equipe está em situação de ataque quando detém a posse de bola, e na situação contrária, encontra-se na defesa.
Tais princípios seriam as funções do ataque e da defesa durante a realização de uma partida. São formas de ação que norteiam o ato de jogar coletivamente, dão sentido ao jogo e formam a lógica central de sistemas, estratégias, padrões e intenções durante uma partida. Existem com base nas regras e exigências de realização impostas pelos jogos esportivos coletivos.


PRINCIPÍOS OPERAICONAIS DOS ESPORTES COLETIVOS
ATAQUE
DEFESA
Manutenção da posse de bola
Recuperação da posse de bola
Progressão ao campo do adversário
Contenção do avanço adversário
Finalização à meta
Defesa da meta


Segundo Bayer, as modalidades esportivas coletivas podem ser agrupadas em uma única categoria pelo fato de todas possuírem seis invariantes: uma bola (ou implemento similar), um espaço de jogo, parceiros com os quais se joga, adversários, um alvo a atacar (e, de forma complementar, um alvo a defender) e regras específicas. São essas invariantes que geram a categoria Esporte Coletivo, ou Jogo Esportivo Coletivo, e que permitem visualizar uma mesma estrutura de jogo. Possuindo estrutura comum, é possível considerar as modalidades esportivas dentro de uma mesma lógica, o que as tornam passíveis de um mesmo tratamento pedagógico para seu ensino. Esta abordagem de ensino dos esportes coletivos considera as semelhanças entre as várias modalidades, definindo seis princípios operacionais comuns, divididos em dois grandes grupos, um para o ataque e outro para a defesa.
Segundo Bayer, os três princípios operacionais de ataque são: conservação individual e coletiva da bola, progressão da equipe e da bola em direção ao alvo adversário e finalização da jogada, visando à obtenção de ponto. Os três princípios operacionais da defesa são: recuperação da bola, impedir o avanço da equipe contrária e da bola em direção ao próprio alvo e proteção do alvo visando impedir a finalização da equipe adversária.
Júlio Garganta frisa duas competências básicas para a aprendizagem e prática do Esporte Coletivo: a inteligência, vista como a capacidade de adaptar-se a situações dinâmicas que acontecem no jogo a fim de resolver os constantes problemas que surgem, e a cooperação, vista como a necessidade do praticante de Esporte Coletivo combinar suas ações com os objetivos do grupo. Nesse sentido, jogar bem não seria apenas executar de forma eficiente um conjunto de técnicas, mas, além disso, contribuir de forma cooperativa e inteligente para o sucesso do empreendimento coletivo.


Atividade I: Após ter realizado a leitura do texto, analise a modalidade esportiva Vôlei e escreva um texto utilizando os princípios operacionais propostos por Bayer.
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos.

Atividade II: Escolha um dos esportes de campo, taco, rede/parede para explicar uma visão tática, para isso você deve explicar como seria o ataque e a defesa de uma equipe desse esporte que você escolheu. Você poderá explicar utilizando exemplos de situações que acontecem no jogo.
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos.


Arte
Semana de 27/04 a 30/04
 
Profª Adriana                                                                               8º A
Quantidade de aulas:  2 aulas semanal de 45 minutos

Habilidade: Conhecer, explorar e analisa diferentes modalidades das artes visuais, explorando materialidades.

Atividade: A Representação da Natureza; Leitura de imagens e interpretação

Instrumento de verificação de aprendizagem: avaliação contínua, cumulativa e processual.



A Representação da Natureza

                          Jardim do Sítio de Burle Marx em Guaratiba, Rio de Janeiro  2012.

1 – Você costuma observar a natureza?
2 – O que observa na natureza ?
3- Você representa aquilo que vê?


    Ao longo do tempo, os seres humanos imitaram a natureza. Folhas e flores, por exemplo, foram largamente usadas como modelo decorativo em estampas de tecidos, objetivos, relevos arquitetônicos de colunas e fachadas desde a Antiguidade.
    Para algumas culturas do oriente, um jardim é tão valorizado quanto uma obra de arte, e muitos artistas se dedicam a criar esses espaços de contemplação da natureza.
    Na cultura ocidental o interesse pela paisagem como o tema central na arte, entretanto, só surgiu com o espírito romântico do começo do século XIX.
    Na pintura, estabeleceu-se como o tema central quando alguns artistas passaram a considerar a natureza um lugar privilegiado, representando-a de modo idealizado. Pouco depois, os artistas impressionistas exploraram ainda mais o tema em seus trabalhos.
    Hoje, a maior parte das pessoas vivem em centros urbanos e está afastada da natureza. Mesmo assim, algumas procuram ainda manter essa relação ao frequentar parques, cultivar hortas ou criar animais.


Reflita sobre estas questões e responda

1 – Você se interessa por plantas e animais?

2- Tem contato com eles no seu cotidiano?

Enviar apenas as questões não esquecer de colocar nome, número e série, email adrianasilvar@professor.educacao.sp.gov.br


GEOGRAFIA

Nota de esclarecimento sobre atividades no Blog!

Eu Djair Santos, professor de Geografia da U.E. : E.E. Salim Farah Maluf, informo a direção da U.E. e aos estudantes que compõem a minha turma a saber:
8º A 
Levando em consideração as conversas que mantive com, estudantes de diversas séries as quais ministro aulas, e em virtude destes declararem não ter concluído as atividades dos roteiros de estudo do 1º BIMESTRE: (FAZER O QUE FOI ENVIADO EM MARÇO)Informo que não enviarei novas atividades para as turmas, por intermédio do Blog de escola, na semana de 27 a 30 de Abril de 2020.
Nas semanas posteriores o envio será normal.
Atenciosamente
Djair Santos (Professor de Geografia).

São Paulo, 27 de Abril de 2020.



INGLÊS - PROFESSORA MÔNICA



Prof.ª Monica  – Inglês
Turmas: 8º ano A

Atividade semanal – 27/04 a 30/04

Habilidade: Comunicação social

Tema
Greetings – Saudações
Cumprimentando as Pessoas

Nesta atividade, aprenderemos algumas frases simples que podem nos ajudar a conhecer pessoas e saber mais coisas sobre elas.

Pode-se sempre cumprimentar alguém com um simples hello (olá) ou hi (olá), mas também é possível usar uma frase mais adequada para a situação, por exemplo:
Good morning! – Bom dia!
Good afternoon! – Boa tarde!
Good evening! – Boa noite!
Observação:
Good night (boa noite!) não é uma saudação( mesmo a altas horas da noite). É uma expressão para dizer goodbye (adeus), ou seja, uma despedida. Se encontrar alguém e disser “good night”, vão lhe perguntar:
- O quê? Já vai embora? Acabou de chegar!

Perguntando: Como vai?
Depois de dizerem olá (hello), as pessoas fazem, frequentemente, uma pergunta do gênero:
Como você está? How are you?

A seguinte lista oferece alguns cumprimentos e as formas de se responder.
Repare que a primeira frase apresentada é muito formal. As seguintes formas de se cumprimentar são mais informais.

Exemplos:
a) Pergunta: How are you doing? Como você está?
Resposta: Very well, thank you. And how are you?
Estou muito bem, obrigado. E você como está?

b) Pergunta: How are you? Como você está?
Resposta: Not bad. What are you?  Andando / vou indo. E você?

c) Pergunta: How’s it going? Como vai a vida?
Resposta: Great. How about you? Ótima. E com você?

d) Pergunta: How are things? Tudo bem?
Resposta: Fine. And you? Bem. E com você?

Observação:

A frase “how are you doing?” possue o mesmo significado que “How are you?”  Por isso, você pode respondê-las da mesma forma.

Atividade

1)   Crie um pequeno diálogo entre você e um amigo usando as expressões dos exemplos acima.  
Observação: o diálogo deve ser escrito em Inglês. Use a sua criatividade para se expressar nesse diálogo.




_________________________________________________________________

8º ANO B





LINGUA PORTUGUESA


Língua Portuguesa - Ensino Fundamental
·         Turma: 8o. Ano (A, B, C e D)
·         Habilidades: Reconhecer as características da linguagem verbal e não verbal considerando o contexto.
          Tempo:  6 aulas

Conceitos: Linguagem, Língua, Fala e Comunicação
A linguagem, língua, fala e comunicação são quatro conceitos indissociáveis no processo comunicativo, porém individualmente diferenciáveis entre si, vejamos:







·                    Linguagem
linguagem é um sistema de signos ou símbolos usados na transmissão de uma mensagem. É a capacidade de comunicação de ideias, pensamentos, opiniões, sentimentos, experiências, desejos, informações.
Existem dois tipos de linguagem: Verbal e Não verbal (estudaremos mais abaixo).
·                    Língua
língua é um conjunto de palavras organizadas por regras gramaticais específicas. É uma convenção que permite que a mensagem transmitida seja sempre compreensível para os indivíduos de um determinado grupo. Assim, tem um caráter social e cultural, sendo usada por uma comunidade específica:
Língua portuguesa; Língua inglesa; Língua francesa; Língua alemã; Língua chinesa; etc.
·                    Fala
fala é a forma pessoal de expressão de cada indivíduo, que possui uma organização própria de pensamentos, ideias, opiniões. Portanto, segue as regras gramaticais da língua, mas deixa margem para a criatividade e diferenciação na comunicação em função de quem fala. É também, influenciada pelo contexto, vivências, personalidade e conhecimentos linguísticos do falante, apresentando diversos níveis, desde o mais informal ou coloquial, até o mais formal ou culto.
·                    Comunicação
comunicação é o espaço de troca de sensações, vivências, informações com o outro. A comunicação é, depois da sobrevivência física, a mais básica e vital de todas as necessidades.
Tipos de Linguagens
Como vimos, a linguagem é toda forma que o ser humano usa para se comunicar. É uma forma de expressão. Por exemplo: dança, imagem, música, gesto, sons, sinais,  etc.
A linguagem é classificada como: verbal,  não verbal e mista (quando as duas linguagens se fundem). 



A linguagem verbal e a não-verbal são bastantes utilizadas no dia a dia, mas esse é um detalhe que costuma passar despercebido, principalmente pela comunicação ser algo natural ao ser humano.
E você sabe ao certo o que são esses tipos de linguagem? Vamos identificar a aplicação delas no cotidiano. Confira!
Linguagem verbal: é o uso da escrita (palavras) ou da fala como meio de comunicação.
Veja os exemplos: livro; filme; palestra; e-mail; poesia; prosa; telefonema; etc.

Linguagem não verbal: é outra forma de comunicação em que o código urtilizado é a simbologia. Utiliza de outros meios comunicativos, como placas, figuras, gestos, cores, sons, ou seja, através dos signos visuais e sensoriais.





As imagens abaixo são exemplos de linguagem não verbal, pois não 




simultaneamente, usando palavras escritas e figuras ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários. Vejamos os exemplos:





Vamos ver se você entendeu?!
Atividades
1) Escreva qual o "tipo de linguagem" correspondente em cada imagem. Justifique:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Como já sabemos “qualquer mensagem não verbal pode ser sempre traduzida por palavras, explicada pela língua." Observe a imagem:


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Transforme cada expressão facial em uma expressão verbal:

1:________________________________
2:________________________________
3:________________________________
4:________________________________
5:________________________________
6:________________________________
7:________________________________
8:________________________________
9:________________________________
10:_______________________________
11:________________________________
12:________________________________
13:________________________________
14:________________________________
15:________________________________



3) Observe e faça uma leitura da tirinha abaixo:


a) Identifique o tipo de linguagem utilizada e justifique sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) O que produz humor nessa tirinha?!
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Leia atentamente e responda V para verdadeiro e F para falso:
(  ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
(   ) As histórias em quadrinho, geralmente, apresentam linguagens verbal e não verbal.
(   ) As placas de trânsito se utiliza de linguagem verbal.
(   ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos.

5) Classifique os exemplos abaixo em linguagem verballinguagem não-verbal ou linguagem mista:
a) Semáforo
b) Cédula de 50 reais
c) Gibi (uso geral)
d) Carta
e) Outdoor
f) Símbolo de "sanitário masculino"
g) Bloco com anotações escritas
h) Cardápio
i) Gestos
j) Cartões usados no futebol
6) Classifique os exemplos de linguagens abaixo em: linguagem verbal (LV) ou linguagem não-verbal (LNV).
(    ) Mímica
(    ) Placa de trânsito "PARE"
(    ) Semáforo
(    ) Pichação em grafite
(    ) "Socorro!"
(    ) Desenhos
(    ) Apito (ação) de um policial

7) Observe as imagens:
Figura-1



Figura 2



figura 3


a) Quais as semelhanças que as figuras 1, 2 e 3 contém?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Classifique o tipo de linguagem para cada figura e explique:

Figura-1 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Figura-2
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Figura-3
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Outro tipo de linguagem não verbal que agora invadiu o nosso dia a dia so os chamados emoticons. Usados em sms, e-mails, facebook, chats, etc.

Observe a figura e identifique os ditados populares abaixo pelos emoticons:


_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




INGLÊS - PROFESSORA MÔNICA



Prof.ª Monica  – Inglês
Turmas: 8º ano B

Atividade semanal – 27/04 a 30/04

Habilidade: Comunicação social

Tema
Greetings – Saudações
Cumprimentando as Pessoas

Nesta atividade, aprenderemos algumas frases simples que podem nos ajudar a conhecer pessoas e saber mais coisas sobre elas.

Pode-se sempre cumprimentar alguém com um simples hello (olá) ou hi (olá), mas também é possível usar uma frase mais adequada para a situação, por exemplo:
Good morning! – Bom dia!
Good afternoon! – Boa tarde!
Good evening! – Boa noite!
Observação:
Good night (boa noite!) não é uma saudação( mesmo a altas horas da noite). É uma expressão para dizer goodbye (adeus), ou seja, uma despedida. Se encontrar alguém e disser “good night”, vão lhe perguntar:
- O quê? Já vai embora? Acabou de chegar!

Perguntando: Como vai?
Depois de dizerem olá (hello), as pessoas fazem, frequentemente, uma pergunta do gênero:
Como você está? How are you?

A seguinte lista oferece alguns cumprimentos e as formas de se responder.
Repare que a primeira frase apresentada é muito formal. As seguintes formas de se cumprimentar são mais informais.

Exemplos:
a) Pergunta: How are you doing? Como você está?
Resposta: Very well, thank you. And how are you?
Estou muito bem, obrigado. E você como está?

b) Pergunta: How are you? Como você está?
Resposta: Not bad. What are you?  Andando / vou indo. E você?

c) Pergunta: How’s it going? Como vai a vida?
Resposta: Great. How about you? Ótima. E com você?

d) Pergunta: How are things? Tudo bem?
Resposta: Fine. And you? Bem. E com você?

Observação:

A frase “how are you doing?” possue o mesmo significado que “How are you?”  Por isso, você pode respondê-las da mesma forma.

Atividade

1)   Crie um pequeno diálogo entre você e um amigo usando as expressões dos exemplos acima.  
Observação: o diálogo deve ser escrito em Inglês. Use a sua criatividade para se expressar nesse diálogo.






CIÊNCIAS


8°B
Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina de ciências físicas e biológicas
4 aulas
Resolva os exercícios: 

1-    Por que dizemos que a nutrição é um conjunto de processos integrados?

2-    Em um café da manhã, foi consumido um copo de leite, um pão francês e meio mamão papaia.
a)  Identifique os principais nutrientes de cada alimento consumido.
b)  Proceda do mesmo modo para os alimentos que você consumiu no
último almoço.
c)  Consulte a tabela “Gastos energéticos aproximados para uma pessoa de
70kg”, e calcule a energia gasta por uma pessoa de 70Kg ao ficar em pé por três horas e ao executar trabalho doméstico por duas horas. Em qual atividade há maior gasto calórico?

   3 -    Leia o gráfico “Valores energéticos dos nutrientes”, e calcule quantidade de energia fornecida pelos alimentos abaixo.


Valores energéticos dos nutrientes:




a)    Uma barra de chocolate de 50g, sabendo que em cada 100g de chocolate há 7g de proteínas, 35 de lipídios e 58g de carboidratos.
b)Uma barra de cereais de 50g, sabendo que em 25g há 1g de proteínas, 2g de lipídios e 18g de carboidratos.

1-    A dieta vegetariana preza o não consumo de carnes, e a vegetariana, a abstenção de todo alimento de origem animal. Como vegetarianos e veganos obtêm proteínas?

2-    Analise a tabela e responda ao que se pede.

Gastos energéticos aproximados para uma pessoa de 70 kg


Atividades
Gasto energético (Kcal/h)
Dormir
60
Ficar de pé
120
Trabalho doméstico
180
Caminhar de leve
240
Andar de bicicleta
480
Subir escada
900






a)    Até mesmo dormindo, gastamos energia para manter as funções vitais. Cite algumas dessas funções. 
b)    Porquanto tempo uma pessoa de 70 kg precisaria caminhar para gastar as mesmas calorias consumidas ao subir escadas durante uma hora?

1-    Observe a imagem e responda. 

a) Quais são os principais nutrientes encontrados nesse tipo de refeição?
b) Em sua opinião, esse é um exemplo de refeição adequada, considerando as recomendações para uma alimentação saudável? Explique.
c) O que pode acontecer a essa pessoa se adotar alimentos como esse na maioria das refeições?

7- Faça o que se pede. 

a)    Analise quanto tempo de caminhada leve seria necessário para uma pessoa de 70Kg gastar as calorias presentes em cada um dos alimentos a seguir.(Considerem os dados da tabelada questão 5.)

·                    Pizza de muçarela (1 fatia)=304Kcal
·                    Barra de chocolate ao leite (200g)=1044Kcal
·                    Maçã (1 unidade)=85Kcal

b)    Analisando os dados da resposta ao item anterior, pode-se pensar que fazer atividade física para “queimar calorias” não compensa, pois é necessário praticar uma quantidade considerável de atividade para consumir a energia de uma pequena porção de alimento. Os profissionais da nutrição e do esporte sabem, ainda, que a relação entre consumo e queima de calorias com a prática esportiva é muito complexa e depende de vários fatores. Assim, como podemos justificar a importância da prática de atividade física sem citar o argumento da queima de calorias?

8-    Agora você deverá montar uma tabela que contenha seu consumo energético e seu gasto energético diário por um período de uma semana.

     E-mail para a entrega de atividades:                entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com

·         No assunto do e- mail você deverá colocar seu nome completo, série, turma e número.







HISTÓRIA




E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História                                                               
Profº. Wilson de Oliveira
Ano: 8º A, B, C, D

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADES   8º A, B, C e D.
HABILIDADES: (EF008HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
Tempo de realização previsto: 4 aulas, de 29/04/2020 a 01/05/2020
Blog: eesalimfarahmaluf.blogspot.com

e-mail para envio: Oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

Reponder as atividades   em folhas de caderno, que serão destacadas  e  entregues ao professor com  nome,  número e ano do aluno; nome da disciplina e do professor. 

1)     Fazendo uso do livro didático História sociedade & cidadania, página 14, leia o texto O Iluminismo na economia  e responda as pergunta abaixo:

a)    Qual a posição dos iluministas em relação ao mercantilismo?
b)    Qual era a fonte de riqueza para os fisiocratas?
c)    De  acordo  com  o criador  da   fisiocracia,  François  Quesnay (1694-1774), como a economia era regida? 
     2)    Fazendo uso do livro didático História sociedade & cidadania, página14, leia o texto Adam Smith e o liberalismo econômico e responda as perguntas abaixo:

a)    De acordo com Adam Smith (1723-1790) qual é a única fonte de riqueza?
b)    Como Adam Smith ficou conhecido por defender a livre concorrência entre nações, indivíduos e empresas?
           
Bibliografia


BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º ensino fundamental: anos finais. 4. ed. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capitulo I, p. 26






8º ANO B – EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFª: DENISE
Tempo para realizar as atividades: 2 aulas semanais

Habilidade: (EF08EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.
Objetivos do roteiro de atividades: Compreender as características em comum dos esportes coletivos.
Identificar os princípios operacionais nos diferentes esportes com o intuito de analisar de forma tática a estrutura dos jogos.


Materiais necessários: Ler o texto abaixo:

As modalidades coletivas são jogos de oposição, isto é, duas equipes que têm o mesmo objetivo e se opõem durante uma partida de modo a medirem forças na tentativa de superar o esforço adversário.
Como base para essa compreensão, Bayer (1994, p.47) define os Princípios operacionais do ataque e da defesa em modalidades coletivas, e o conceito de regras de ação como os jogadores aplicarão tais princípios durante o jogo. É importante considerar que, para esse autor, a equipe está em situação de ataque quando detém a posse de bola, e na situação contrária, encontra-se na defesa.
Tais princípios seriam as funções do ataque e da defesa durante a realização de uma partida. São formas de ação que norteiam o ato de jogar coletivamente, dão sentido ao jogo e formam a lógica central de sistemas, estratégias, padrões e intenções durante uma partida. Existem com base nas regras e exigências de realização impostas pelos jogos esportivos coletivos.


PRINCIPÍOS OPERAICONAIS DOS ESPORTES COLETIVOS
ATAQUE
DEFESA
Manutenção da posse de bola
Recuperação da posse de bola
Progressão ao campo do adversário
Contenção do avanço adversário
Finalização à meta
Defesa da meta


Segundo Bayer, as modalidades esportivas coletivas podem ser agrupadas em uma única categoria pelo fato de todas possuírem seis invariantes: uma bola (ou implemento similar), um espaço de jogo, parceiros com os quais se joga, adversários, um alvo a atacar (e, de forma complementar, um alvo a defender) e regras específicas. São essas invariantes que geram a categoria Esporte Coletivo, ou Jogo Esportivo Coletivo, e que permitem visualizar uma mesma estrutura de jogo. Possuindo estrutura comum, é possível considerar as modalidades esportivas dentro de uma mesma lógica, o que as tornam passíveis de um mesmo tratamento pedagógico para seu ensino. Esta abordagem de ensino dos esportes coletivos considera as semelhanças entre as várias modalidades, definindo seis princípios operacionais comuns, divididos em dois grandes grupos, um para o ataque e outro para a defesa.
Segundo Bayer, os três princípios operacionais de ataque são: conservação individual e coletiva da bola, progressão da equipe e da bola em direção ao alvo adversário e finalização da jogada, visando à obtenção de ponto. Os três princípios operacionais da defesa são: recuperação da bola, impedir o avanço da equipe contrária e da bola em direção ao próprio alvo e proteção do alvo visando impedir a finalização da equipe adversária.
Júlio Garganta frisa duas competências básicas para a aprendizagem e prática do Esporte Coletivo: a inteligência, vista como a capacidade de adaptar-se a situações dinâmicas que acontecem no jogo a fim de resolver os constantes problemas que surgem, e a cooperação, vista como a necessidade do praticante de Esporte Coletivo combinar suas ações com os objetivos do grupo. Nesse sentido, jogar bem não seria apenas executar de forma eficiente um conjunto de técnicas, mas, além disso, contribuir de forma cooperativa e inteligente para o sucesso do empreendimento coletivo.


Atividade I: Após ter realizado a leitura do texto, analise a modalidade esportiva Vôlei e escreva um texto utilizando os princípios operacionais propostos por Bayer.
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos.

Atividade II: Escolha um dos esportes de campo, taco, rede/parede para explicar uma visão tática, para isso você deve explicar como seria o ataque e a defesa de uma equipe desse esporte que você escolheu. Você poderá explicar utilizando exemplos de situações que acontecem no jogo.
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos.




8º ANO B - MATEMÁTICA
PROFº: JOSIVAN


                                                             
PROFESSOR: Josivan Santana                                                               SÉRIE/ANO: 8 B

DISCIPLINA: Matemática


ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 Este plano de aula contém o conteúdo que será trabalhado na semana dos dias 27/04 a 01/05.
Número de aulas para realização: 6 aulas por turma, totalizando 6 aulas semanais.
Os conteúdos abordados estão presentes no Caderno Aprender Sempre, Volume 1  do 8º ano Ensino Fundamental. Páginas 25: 3.1,3.2,3.3; Páginas 28 a 30 e página 33: 1.1, página 34 a 36.

1 – TEMA:  Potenciação e Radiciação, Geometria, Probabilidade.

Competências e habilidadesCompetências e habilidades:

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
(Ef08MA15) Construir, utilizando instrumento de desenho ou softwares de geometria dinâmica,mediatriz,bissetriz, ângulos de 90°,60°,45° e 30° e polígonos regulares.
 (EF07MA33) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.

2 – DESCREVER OS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS PROPOSTOS:

- Entender a relação entre potenciação e radiciação através de pesquisa e resolução de exercícios. Obs: poderá pesquisar e observar exercícios que aplicam essas propriedades

- Leitura no caderno do aluno sobre a construção da mediatriz pág 28 e 29, A bissetriz pág 29, construindo polígono pág 30.

- Pesquisar e compreender o conceito de Mediatriz, Bissetriz e polígono. ( Obs: registrar os conceitos no caderno).

- Se os espaços não forem suficientes para registrar as respostas no caderno do aluno ( Apostila) SP Faz Escola,  Será necessário  responder  no caderno pessoal do aluno.

- Abaixo encontra-se alguns links que os ajudarão a compreender os conteúdos e os ajudará na resolução dos exercícios.






    
– RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS  NO CADERNO

OUTROS:_______________________________________________




Arte
Semana de 27/04 a 30/04

Profª Adriana                                                                               8º B
Quantidade de aulas:  2 aulas semanal de 45 minutos

Habilidade: Conhecer, explorar e analisa diferentes modalidades das artes visuais, explorando materialidades.

Atividade: A Representação da Natureza; Leitura de imagens e interpretação

Instrumento de verificação de aprendizagem: avaliação contínua, cumulativa e processual.



A Representação da Natureza

                          Jardim do Sítio de Burle Marx em Guaratiba, Rio de Janeiro  2012.

1 – Você costuma observar a natureza?
2 – O que observa na natureza ?
3- Você representa aquilo que vê?


    Ao longo do tempo, os seres humanos imitaram a natureza. Folhas e flores, por exemplo, foram largamente usadas como modelo decorativo em estampas de tecidos, objetivos, relevos arquitetônicos de colunas e fachadas desde a Antiguidade.
    Para algumas culturas do oriente, um jardim é tão valorizado quanto uma obra de arte, e muitos artistas se dedicam a criar esses espaços de contemplação da natureza.
    Na cultura ocidental o interesse pela paisagem como o tema central na arte, entretanto, só surgiu com o espírito romântico do começo do século XIX.
    Na pintura, estabeleceu-se como o tema central quando alguns artistas passaram a considerar a natureza um lugar privilegiado, representando-a de modo idealizado. Pouco depois, os artistas impressionistas exploraram ainda mais o tema em seus trabalhos.
    Hoje, a maior parte das pessoas vivem em centros urbanos e está afastada da natureza. Mesmo assim, algumas procuram ainda manter essa relação ao frequentar parques, cultivar hortas ou criar animais.


Reflita sobre estas questões e responda

1 – Você se interessa por plantas e animais?

2- Tem contato com eles no seu cotidiano?

Enviar apenas as questões não esquecer de colocar nome, número e série, email adrianasilvar@professor.educacao.sp.gov.br



Nota de esclarecimento sobre atividades no Blog!

Eu Djair Santos, professor de Geografia da U.E. : E.E. Salim Farah Maluf, informo a direção da U.E. e aos estudantes que compõem a minha turma a saber:
8º B; 
Levando em consideração as conversas que mantive com, estudantes de diversas séries as quais ministro aulas, e em virtude destes declararem não ter concluído as atividades dos roteiros de estudo do 1º BIMESTRE: (FAZER O QUE FOI ENVIADO EM MARÇO)Informo que não enviarei novas atividades para as turmas, por intermédio do Blog de escola, na semana de 27 a 30 de Abril de 2020.
Nas semanas posteriores o envio será normal.
Atenciosamente
Djair Santos (Professor de Geografia).

São Paulo, 27 de Abril de 2020.

____________________________________________

8º ANO C



LINGUA PORTUGUESA


Língua Portuguesa - Ensino Fundamental
·         Turma: 8o. Ano (A, B, C e D)
·         Habilidades: Reconhecer as características da linguagem verbal e não verbal considerando o contexto.
          Tempo:  6 aulas

Conceitos: Linguagem, Língua, Fala e Comunicação
A linguagem, língua, fala e comunicação são quatro conceitos indissociáveis no processo comunicativo, porém individualmente diferenciáveis entre si, vejamos:







·                    Linguagem
linguagem é um sistema de signos ou símbolos usados na transmissão de uma mensagem. É a capacidade de comunicação de ideias, pensamentos, opiniões, sentimentos, experiências, desejos, informações.
Existem dois tipos de linguagem: Verbal e Não verbal (estudaremos mais abaixo).
·                    Língua
língua é um conjunto de palavras organizadas por regras gramaticais específicas. É uma convenção que permite que a mensagem transmitida seja sempre compreensível para os indivíduos de um determinado grupo. Assim, tem um caráter social e cultural, sendo usada por uma comunidade específica:
Língua portuguesa; Língua inglesa; Língua francesa; Língua alemã; Língua chinesa; etc.
·                    Fala
fala é a forma pessoal de expressão de cada indivíduo, que possui uma organização própria de pensamentos, ideias, opiniões. Portanto, segue as regras gramaticais da língua, mas deixa margem para a criatividade e diferenciação na comunicação em função de quem fala. É também, influenciada pelo contexto, vivências, personalidade e conhecimentos linguísticos do falante, apresentando diversos níveis, desde o mais informal ou coloquial, até o mais formal ou culto.
·                    Comunicação
comunicação é o espaço de troca de sensações, vivências, informações com o outro. A comunicação é, depois da sobrevivência física, a mais básica e vital de todas as necessidades.
Tipos de Linguagens
Como vimos, a linguagem é toda forma que o ser humano usa para se comunicar. É uma forma de expressão. Por exemplo: dança, imagem, música, gesto, sons, sinais,  etc.
A linguagem é classificada como: verbal,  não verbal e mista (quando as duas linguagens se fundem). 



A linguagem verbal e a não-verbal são bastantes utilizadas no dia a dia, mas esse é um detalhe que costuma passar despercebido, principalmente pela comunicação ser algo natural ao ser humano.
E você sabe ao certo o que são esses tipos de linguagem? Vamos identificar a aplicação delas no cotidiano. Confira!
Linguagem verbal: é o uso da escrita (palavras) ou da fala como meio de comunicação.
Veja os exemplos: livro; filme; palestra; e-mail; poesia; prosa; telefonema; etc.

Linguagem não verbal: é outra forma de comunicação em que o código urtilizado é a simbologia. Utiliza de outros meios comunicativos, como placas, figuras, gestos, cores, sons, ou seja, através dos signos visuais e sensoriais.





As imagens abaixo são exemplos de linguagem não verbal, pois não 




simultaneamente, usando palavras escritas e figuras ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários. Vejamos os exemplos:





Vamos ver se você entendeu?!
Atividades
1) Escreva qual o "tipo de linguagem" correspondente em cada imagem. Justifique:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Como já sabemos “qualquer mensagem não verbal pode ser sempre traduzida por palavras, explicada pela língua." Observe a imagem:


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Transforme cada expressão facial em uma expressão verbal:

1:________________________________
2:________________________________
3:________________________________
4:________________________________
5:________________________________
6:________________________________
7:________________________________
8:________________________________
9:________________________________
10:_______________________________
11:________________________________
12:________________________________
13:________________________________
14:________________________________
15:________________________________



3) Observe e faça uma leitura da tirinha abaixo:


a) Identifique o tipo de linguagem utilizada e justifique sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) O que produz humor nessa tirinha?!
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Leia atentamente e responda V para verdadeiro e F para falso:
(  ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
(   ) As histórias em quadrinho, geralmente, apresentam linguagens verbal e não verbal.
(   ) As placas de trânsito se utiliza de linguagem verbal.
(   ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos.

5) Classifique os exemplos abaixo em linguagem verballinguagem não-verbal ou linguagem mista:
a) Semáforo
b) Cédula de 50 reais
c) Gibi (uso geral)
d) Carta
e) Outdoor
f) Símbolo de "sanitário masculino"
g) Bloco com anotações escritas
h) Cardápio
i) Gestos
j) Cartões usados no futebol
6) Classifique os exemplos de linguagens abaixo em: linguagem verbal (LV) ou linguagem não-verbal (LNV).
(    ) Mímica
(    ) Placa de trânsito "PARE"
(    ) Semáforo
(    ) Pichação em grafite
(    ) "Socorro!"
(    ) Desenhos
(    ) Apito (ação) de um policial

7) Observe as imagens:
Figura-1



Figura 2



figura 3


a) Quais as semelhanças que as figuras 1, 2 e 3 contém?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Classifique o tipo de linguagem para cada figura e explique:

Figura-1 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Figura-2
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Figura-3
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Outro tipo de linguagem não verbal que agora invadiu o nosso dia a dia so os chamados emoticons. Usados em sms, e-mails, facebook, chats, etc.

Observe a figura e identifique os ditados populares abaixo pelos emoticons:


_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



INGLÊS - PROFESSORA MÔNICA



Prof.ª Monica  – Inglês
Turmas: 8º ano C

Atividade semanal – 27/04 a 30/04

Habilidade: Comunicação social

Tema
Greetings – Saudações
Cumprimentando as Pessoas

Nesta atividade, aprenderemos algumas frases simples que podem nos ajudar a conhecer pessoas e saber mais coisas sobre elas.

Pode-se sempre cumprimentar alguém com um simples hello (olá) ou hi (olá), mas também é possível usar uma frase mais adequada para a situação, por exemplo:
Good morning! – Bom dia!
Good afternoon! – Boa tarde!
Good evening! – Boa noite!
Observação:
Good night (boa noite!) não é uma saudação( mesmo a altas horas da noite). É uma expressão para dizer goodbye (adeus), ou seja, uma despedida. Se encontrar alguém e disser “good night”, vão lhe perguntar:
- O quê? Já vai embora? Acabou de chegar!

Perguntando: Como vai?
Depois de dizerem olá (hello), as pessoas fazem, frequentemente, uma pergunta do gênero:
Como você está? How are you?

A seguinte lista oferece alguns cumprimentos e as formas de se responder.
Repare que a primeira frase apresentada é muito formal. As seguintes formas de se cumprimentar são mais informais.

Exemplos:
a) Pergunta: How are you doing? Como você está?
Resposta: Very well, thank you. And how are you?
Estou muito bem, obrigado. E você como está?

b) Pergunta: How are you? Como você está?
Resposta: Not bad. What are you?  Andando / vou indo. E você?

c) Pergunta: How’s it going? Como vai a vida?
Resposta: Great. How about you? Ótima. E com você?

d) Pergunta: How are things? Tudo bem?
Resposta: Fine. And you? Bem. E com você?

Observação:

A frase “how are you doing?” possue o mesmo significado que “How are you?”  Por isso, você pode respondê-las da mesma forma.

Atividade

1)   Crie um pequeno diálogo entre você e um amigo usando as expressões dos exemplos acima.  
Observação: o diálogo deve ser escrito em Inglês. Use a sua criatividade para se expressar nesse diálogo.



HISTÓRIA



E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História                                                               
Profº. Wilson de Oliveira
Ano: 8º A, B, C, D

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADES   8º A, B, C e D.
HABILIDADES: (EF008HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
Tempo de realização previsto: 4 aulas, de 29/04/2020 a 01/05/2020
Blog: eesalimfarahmaluf.blogspot.com

e-mail para envio: Oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

Reponder as atividades   em folhas de caderno, que serão destacadas  e  entregues ao professor com  nome,  número e ano do aluno; nome da disciplina e do professor. 

1)     Fazendo uso do livro didático História sociedade & cidadania, página 14, leia o texto O Iluminismo na economia  e responda as pergunta abaixo:

a)    Qual a posição dos iluministas em relação ao mercantilismo?
b)    Qual era a fonte de riqueza para os fisiocratas?
c)    De  acordo  com  o criador  da   fisiocracia,  François  Quesnay (1694-1774), como a economia era regida? 
     2)    Fazendo uso do livro didático História sociedade & cidadania, página14, leia o texto Adam Smith e o liberalismo econômico e responda as perguntas abaixo:

a)    De acordo com Adam Smith (1723-1790) qual é a única fonte de riqueza?
b)    Como Adam Smith ficou conhecido por defender a livre concorrência entre nações, indivíduos e empresas?
           
Bibliografia


BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º ensino fundamental: anos finais. 4. ed. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capitulo I, p. 26





8º ANO C – EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFª: DENISE
Tempo para realizar as atividades: 2 aulas semanais

Habilidade: (EF08EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.
Objetivos do roteiro de atividades: Compreender as características em comum dos esportes coletivos.
Identificar os princípios operacionais nos diferentes esportes com o intuito de analisar de forma tática a estrutura dos jogos.


Materiais necessários: Ler o texto abaixo:

As modalidades coletivas são jogos de oposição, isto é, duas equipes que têm o mesmo objetivo e se opõem durante uma partida de modo a medirem forças na tentativa de superar o esforço adversário.
Como base para essa compreensão, Bayer (1994, p.47) define os Princípios operacionais do ataque e da defesa em modalidades coletivas, e o conceito de regras de ação como os jogadores aplicarão tais princípios durante o jogo. É importante considerar que, para esse autor, a equipe está em situação de ataque quando detém a posse de bola, e na situação contrária, encontra-se na defesa.
Tais princípios seriam as funções do ataque e da defesa durante a realização de uma partida. São formas de ação que norteiam o ato de jogar coletivamente, dão sentido ao jogo e formam a lógica central de sistemas, estratégias, padrões e intenções durante uma partida. Existem com base nas regras e exigências de realização impostas pelos jogos esportivos coletivos.


PRINCIPÍOS OPERAICONAIS DOS ESPORTES COLETIVOS
ATAQUE
DEFESA
Manutenção da posse de bola
Recuperação da posse de bola
Progressão ao campo do adversário
Contenção do avanço adversário
Finalização à meta
Defesa da meta


Segundo Bayer, as modalidades esportivas coletivas podem ser agrupadas em uma única categoria pelo fato de todas possuírem seis invariantes: uma bola (ou implemento similar), um espaço de jogo, parceiros com os quais se joga, adversários, um alvo a atacar (e, de forma complementar, um alvo a defender) e regras específicas. São essas invariantes que geram a categoria Esporte Coletivo, ou Jogo Esportivo Coletivo, e que permitem visualizar uma mesma estrutura de jogo. Possuindo estrutura comum, é possível considerar as modalidades esportivas dentro de uma mesma lógica, o que as tornam passíveis de um mesmo tratamento pedagógico para seu ensino. Esta abordagem de ensino dos esportes coletivos considera as semelhanças entre as várias modalidades, definindo seis princípios operacionais comuns, divididos em dois grandes grupos, um para o ataque e outro para a defesa.
Segundo Bayer, os três princípios operacionais de ataque são: conservação individual e coletiva da bola, progressão da equipe e da bola em direção ao alvo adversário e finalização da jogada, visando à obtenção de ponto. Os três princípios operacionais da defesa são: recuperação da bola, impedir o avanço da equipe contrária e da bola em direção ao próprio alvo e proteção do alvo visando impedir a finalização da equipe adversária.
Júlio Garganta frisa duas competências básicas para a aprendizagem e prática do Esporte Coletivo: a inteligência, vista como a capacidade de adaptar-se a situações dinâmicas que acontecem no jogo a fim de resolver os constantes problemas que surgem, e a cooperação, vista como a necessidade do praticante de Esporte Coletivo combinar suas ações com os objetivos do grupo. Nesse sentido, jogar bem não seria apenas executar de forma eficiente um conjunto de técnicas, mas, além disso, contribuir de forma cooperativa e inteligente para o sucesso do empreendimento coletivo.


Atividade I: Após ter realizado a leitura do texto, analise a modalidade esportiva Vôlei e escreva um texto utilizando os princípios operacionais propostos por Bayer.
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos.

Atividade II: Escolha um dos esportes de campo, taco, rede/parede para explicar uma visão tática, para isso você deve explicar como seria o ataque e a defesa de uma equipe desse esporte que você escolheu. Você poderá explicar utilizando exemplos de situações que acontecem no jogo.
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos.




8º ANO C - MATEMÁTICA
PROFº: JOSIVAN


                                                             
PROFESSOR: Josivan Santana                                                               SÉRIE/ANO: 8 C

DISCIPLINA: Matemática


ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 Este plano de aula contém o conteúdo que será trabalhado na semana dos dias 27/04 a 01/05.
Número de aulas para realização: 6 aulas por turma, totalizando 6 aulas semanais.
Os conteúdos abordados estão presentes no Caderno Aprender Sempre, Volume 1  do 8º ano Ensino Fundamental. Páginas 25: 3.1,3.2,3.3; Páginas 28 a 30 e página 33: 1.1, página 34 a 36.

1 – TEMA:  Potenciação e Radiciação, Geometria, Probabilidade.

Competências e habilidadesCompetências e habilidades:

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
(Ef08MA15) Construir, utilizando instrumento de desenho ou softwares de geometria dinâmica,mediatriz,bissetriz, ângulos de 90°,60°,45° e 30° e polígonos regulares.
 (EF07MA33) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.

2 – DESCREVER OS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS PROPOSTOS:

- Entender a relação entre potenciação e radiciação através de pesquisa e resolução de exercícios. Obs: poderá pesquisar e observar exercícios que aplicam essas propriedades

- Leitura no caderno do aluno sobre a construção da mediatriz pág 28 e 29, A bissetriz pág 29, construindo polígono pág 30.

- Pesquisar e compreender o conceito de Mediatriz, Bissetriz e polígono. ( Obs: registrar os conceitos no caderno).

- Se os espaços não forem suficientes para registrar as respostas no caderno do aluno ( Apostila) SP Faz Escola,  Será necessário  responder  no caderno pessoal do aluno.

- Abaixo encontra-se alguns links que os ajudarão a compreender os conteúdos e os ajudará na resolução dos exercícios.






    
– RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS  NO CADERNO

OUTROS:_______________________________________________


Arte
Semana de 27/04 a 30/04

Profª Adriana                                                                               8º C 
Quantidade de aulas:  2 aulas semanal de 45 minutos

Habilidade: Conhecer, explorar e analisa diferentes modalidades das artes visuais, explorando materialidades.

Atividade: A Representação da Natureza; Leitura de imagens e interpretação

Instrumento de verificação de aprendizagem: avaliação contínua, cumulativa e processual.



A Representação da Natureza

                          Jardim do Sítio de Burle Marx em Guaratiba, Rio de Janeiro  2012.

1 – Você costuma observar a natureza?
2 – O que observa na natureza ?
3- Você representa aquilo que vê?


    Ao longo do tempo, os seres humanos imitaram a natureza. Folhas e flores, por exemplo, foram largamente usadas como modelo decorativo em estampas de tecidos, objetivos, relevos arquitetônicos de colunas e fachadas desde a Antiguidade.
    Para algumas culturas do oriente, um jardim é tão valorizado quanto uma obra de arte, e muitos artistas se dedicam a criar esses espaços de contemplação da natureza.
    Na cultura ocidental o interesse pela paisagem como o tema central na arte, entretanto, só surgiu com o espírito romântico do começo do século XIX.
    Na pintura, estabeleceu-se como o tema central quando alguns artistas passaram a considerar a natureza um lugar privilegiado, representando-a de modo idealizado. Pouco depois, os artistas impressionistas exploraram ainda mais o tema em seus trabalhos.
    Hoje, a maior parte das pessoas vivem em centros urbanos e está afastada da natureza. Mesmo assim, algumas procuram ainda manter essa relação ao frequentar parques, cultivar hortas ou criar animais.


Reflita sobre estas questões e responda

1 – Você se interessa por plantas e animais?

2- Tem contato com eles no seu cotidiano?

Enviar apenas as questões não esquecer de colocar nome, número e série, email adrianasilvar@professor.educacao.sp.gov.br


____________________________________________

8º ANO D


LINGUA PORTUGUESA


Língua Portuguesa - Ensino Fundamental
·         Turma: 8o. Ano (A, B, C e D)
·         Habilidades: Reconhecer as características da linguagem verbal e não verbal considerando o contexto.
          Tempo:  6 aulas

Conceitos: Linguagem, Língua, Fala e Comunicação
A linguagem, língua, fala e comunicação são quatro conceitos indissociáveis no processo comunicativo, porém individualmente diferenciáveis entre si, vejamos:







·                    Linguagem
linguagem é um sistema de signos ou símbolos usados na transmissão de uma mensagem. É a capacidade de comunicação de ideias, pensamentos, opiniões, sentimentos, experiências, desejos, informações.
Existem dois tipos de linguagem: Verbal e Não verbal (estudaremos mais abaixo).
·                    Língua
língua é um conjunto de palavras organizadas por regras gramaticais específicas. É uma convenção que permite que a mensagem transmitida seja sempre compreensível para os indivíduos de um determinado grupo. Assim, tem um caráter social e cultural, sendo usada por uma comunidade específica:
Língua portuguesa; Língua inglesa; Língua francesa; Língua alemã; Língua chinesa; etc.
·                    Fala
fala é a forma pessoal de expressão de cada indivíduo, que possui uma organização própria de pensamentos, ideias, opiniões. Portanto, segue as regras gramaticais da língua, mas deixa margem para a criatividade e diferenciação na comunicação em função de quem fala. É também, influenciada pelo contexto, vivências, personalidade e conhecimentos linguísticos do falante, apresentando diversos níveis, desde o mais informal ou coloquial, até o mais formal ou culto.
·                    Comunicação
comunicação é o espaço de troca de sensações, vivências, informações com o outro. A comunicação é, depois da sobrevivência física, a mais básica e vital de todas as necessidades.
Tipos de Linguagens
Como vimos, a linguagem é toda forma que o ser humano usa para se comunicar. É uma forma de expressão. Por exemplo: dança, imagem, música, gesto, sons, sinais,  etc.
A linguagem é classificada como: verbal,  não verbal e mista (quando as duas linguagens se fundem). 



A linguagem verbal e a não-verbal são bastantes utilizadas no dia a dia, mas esse é um detalhe que costuma passar despercebido, principalmente pela comunicação ser algo natural ao ser humano.
E você sabe ao certo o que são esses tipos de linguagem? Vamos identificar a aplicação delas no cotidiano. Confira!
Linguagem verbal: é o uso da escrita (palavras) ou da fala como meio de comunicação.
Veja os exemplos: livro; filme; palestra; e-mail; poesia; prosa; telefonema; etc.

Linguagem não verbal: é outra forma de comunicação em que o código urtilizado é a simbologia. Utiliza de outros meios comunicativos, como placas, figuras, gestos, cores, sons, ou seja, através dos signos visuais e sensoriais.





As imagens abaixo são exemplos de linguagem não verbal, pois não 




simultaneamente, usando palavras escritas e figuras ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários. Vejamos os exemplos:





Vamos ver se você entendeu?!
Atividades
1) Escreva qual o "tipo de linguagem" correspondente em cada imagem. Justifique:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Como já sabemos “qualquer mensagem não verbal pode ser sempre traduzida por palavras, explicada pela língua." Observe a imagem:


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Transforme cada expressão facial em uma expressão verbal:

1:________________________________
2:________________________________
3:________________________________
4:________________________________
5:________________________________
6:________________________________
7:________________________________
8:________________________________
9:________________________________
10:_______________________________
11:________________________________
12:________________________________
13:________________________________
14:________________________________
15:________________________________



3) Observe e faça uma leitura da tirinha abaixo:


a) Identifique o tipo de linguagem utilizada e justifique sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) O que produz humor nessa tirinha?!
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Leia atentamente e responda V para verdadeiro e F para falso:
(  ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
(   ) As histórias em quadrinho, geralmente, apresentam linguagens verbal e não verbal.
(   ) As placas de trânsito se utiliza de linguagem verbal.
(   ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos.

5) Classifique os exemplos abaixo em linguagem verballinguagem não-verbal ou linguagem mista:
a) Semáforo
b) Cédula de 50 reais
c) Gibi (uso geral)
d) Carta
e) Outdoor
f) Símbolo de "sanitário masculino"
g) Bloco com anotações escritas
h) Cardápio
i) Gestos
j) Cartões usados no futebol
6) Classifique os exemplos de linguagens abaixo em: linguagem verbal (LV) ou linguagem não-verbal (LNV).
(    ) Mímica
(    ) Placa de trânsito "PARE"
(    ) Semáforo
(    ) Pichação em grafite
(    ) "Socorro!"
(    ) Desenhos
(    ) Apito (ação) de um policial

7) Observe as imagens:
Figura-1



Figura 2



figura 3


a) Quais as semelhanças que as figuras 1, 2 e 3 contém?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Classifique o tipo de linguagem para cada figura e explique:

Figura-1 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Figura-2
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Figura-3
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Outro tipo de linguagem não verbal que agora invadiu o nosso dia a dia so os chamados emoticons. Usados em sms, e-mails, facebook, chats, etc.

Observe a figura e identifique os ditados populares abaixo pelos emoticons:


_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






HISTÓRIA




E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História                                                               
Profº. Wilson de Oliveira
Ano: 8º A, B, C, D

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADES   8º A, B, C e D.
HABILIDADES: (EF008HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
Tempo de realização previsto: 4 aulas, de 29/04/2020 a 01/05/2020
Blog: eesalimfarahmaluf.blogspot.com

e-mail para envio: Oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

Reponder as atividades   em folhas de caderno, que serão destacadas  e  entregues ao professor com  nome,  número e ano do aluno; nome da disciplina e do professor. 

1)     Fazendo uso do livro didático História sociedade & cidadania, página 14, leia o texto O Iluminismo na economia  e responda as pergunta abaixo:

a)    Qual a posição dos iluministas em relação ao mercantilismo?
b)    Qual era a fonte de riqueza para os fisiocratas?
c)    De  acordo  com  o criador  da   fisiocracia,  François  Quesnay (1694-1774), como a economia era regida? 
     2)    Fazendo uso do livro didático História sociedade & cidadania, página14, leia o texto Adam Smith e o liberalismo econômico e responda as perguntas abaixo:

a)    De acordo com Adam Smith (1723-1790) qual é a única fonte de riqueza?
b)    Como Adam Smith ficou conhecido por defender a livre concorrência entre nações, indivíduos e empresas?
           
Bibliografia



BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º ensino fundamental: anos finais. 4. ed. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capitulo I, p. 26





8º ANO D – EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFª: DENISE
Tempo para realizar as atividades: 2 aulas semanais

Habilidade: (EF08EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.
Objetivos do roteiro de atividades: Compreender as características em comum dos esportes coletivos.
Identificar os princípios operacionais nos diferentes esportes com o intuito de analisar de forma tática a estrutura dos jogos.


Materiais necessários: Ler o texto abaixo:

As modalidades coletivas são jogos de oposição, isto é, duas equipes que têm o mesmo objetivo e se opõem durante uma partida de modo a medirem forças na tentativa de superar o esforço adversário.
Como base para essa compreensão, Bayer (1994, p.47) define os Princípios operacionais do ataque e da defesa em modalidades coletivas, e o conceito de regras de ação como os jogadores aplicarão tais princípios durante o jogo. É importante considerar que, para esse autor, a equipe está em situação de ataque quando detém a posse de bola, e na situação contrária, encontra-se na defesa.
Tais princípios seriam as funções do ataque e da defesa durante a realização de uma partida. São formas de ação que norteiam o ato de jogar coletivamente, dão sentido ao jogo e formam a lógica central de sistemas, estratégias, padrões e intenções durante uma partida. Existem com base nas regras e exigências de realização impostas pelos jogos esportivos coletivos.


PRINCIPÍOS OPERAICONAIS DOS ESPORTES COLETIVOS
ATAQUE
DEFESA
Manutenção da posse de bola
Recuperação da posse de bola
Progressão ao campo do adversário
Contenção do avanço adversário
Finalização à meta
Defesa da meta


Segundo Bayer, as modalidades esportivas coletivas podem ser agrupadas em uma única categoria pelo fato de todas possuírem seis invariantes: uma bola (ou implemento similar), um espaço de jogo, parceiros com os quais se joga, adversários, um alvo a atacar (e, de forma complementar, um alvo a defender) e regras específicas. São essas invariantes que geram a categoria Esporte Coletivo, ou Jogo Esportivo Coletivo, e que permitem visualizar uma mesma estrutura de jogo. Possuindo estrutura comum, é possível considerar as modalidades esportivas dentro de uma mesma lógica, o que as tornam passíveis de um mesmo tratamento pedagógico para seu ensino. Esta abordagem de ensino dos esportes coletivos considera as semelhanças entre as várias modalidades, definindo seis princípios operacionais comuns, divididos em dois grandes grupos, um para o ataque e outro para a defesa.
Segundo Bayer, os três princípios operacionais de ataque são: conservação individual e coletiva da bola, progressão da equipe e da bola em direção ao alvo adversário e finalização da jogada, visando à obtenção de ponto. Os três princípios operacionais da defesa são: recuperação da bola, impedir o avanço da equipe contrária e da bola em direção ao próprio alvo e proteção do alvo visando impedir a finalização da equipe adversária.
Júlio Garganta frisa duas competências básicas para a aprendizagem e prática do Esporte Coletivo: a inteligência, vista como a capacidade de adaptar-se a situações dinâmicas que acontecem no jogo a fim de resolver os constantes problemas que surgem, e a cooperação, vista como a necessidade do praticante de Esporte Coletivo combinar suas ações com os objetivos do grupo. Nesse sentido, jogar bem não seria apenas executar de forma eficiente um conjunto de técnicas, mas, além disso, contribuir de forma cooperativa e inteligente para o sucesso do empreendimento coletivo.


Atividade I: Após ter realizado a leitura do texto, analise a modalidade esportiva Vôlei e escreva um texto utilizando os princípios operacionais propostos por Bayer.
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos.

Atividade II: Escolha um dos esportes de campo, taco, rede/parede para explicar uma visão tática, para isso você deve explicar como seria o ataque e a defesa de uma equipe desse esporte que você escolheu. Você poderá explicar utilizando exemplos de situações que acontecem no jogo.
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos.

Arte
Semana de 27/04 a 30/04

Profª Adriana                                                                               8º D
Quantidade de aulas:  2 aulas semanal de 45 minutos

Habilidade: Conhecer, explorar e analisa diferentes modalidades das artes visuais, explorando materialidades.

Atividade: A Representação da Natureza; Leitura de imagens e interpretação

Instrumento de verificação de aprendizagem: avaliação contínua, cumulativa e processual.



A Representação da Natureza

                          Jardim do Sítio de Burle Marx em Guaratiba, Rio de Janeiro  2012.

1 – Você costuma observar a natureza?
2 – O que observa na natureza ?
3- Você representa aquilo que vê?


    Ao longo do tempo, os seres humanos imitaram a natureza. Folhas e flores, por exemplo, foram largamente usadas como modelo decorativo em estampas de tecidos, objetivos, relevos arquitetônicos de colunas e fachadas desde a Antiguidade.
    Para algumas culturas do oriente, um jardim é tão valorizado quanto uma obra de arte, e muitos artistas se dedicam a criar esses espaços de contemplação da natureza.
    Na cultura ocidental o interesse pela paisagem como o tema central na arte, entretanto, só surgiu com o espírito romântico do começo do século XIX.
    Na pintura, estabeleceu-se como o tema central quando alguns artistas passaram a considerar a natureza um lugar privilegiado, representando-a de modo idealizado. Pouco depois, os artistas impressionistas exploraram ainda mais o tema em seus trabalhos.
    Hoje, a maior parte das pessoas vivem em centros urbanos e está afastada da natureza. Mesmo assim, algumas procuram ainda manter essa relação ao frequentar parques, cultivar hortas ou criar animais.


Reflita sobre estas questões e responda

1 – Você se interessa por plantas e animais?

2- Tem contato com eles no seu cotidiano?

Enviar apenas as questões não esquecer de colocar nome, número e série, email adrianasilvar@professor.educacao.sp.gov.br

INGLÊS - PROFESSORA MÔNICA



Prof.ª Monica  – Inglês
Turmas: 8º ano D

Atividade semanal – 27/04 a 30/04

Habilidade: Comunicação social

Tema
Greetings – Saudações
Cumprimentando as Pessoas

Nesta atividade, aprenderemos algumas frases simples que podem nos ajudar a conhecer pessoas e saber mais coisas sobre elas.

Pode-se sempre cumprimentar alguém com um simples hello (olá) ou hi (olá), mas também é possível usar uma frase mais adequada para a situação, por exemplo:
Good morning! – Bom dia!
Good afternoon! – Boa tarde!
Good evening! – Boa noite!
Observação:
Good night (boa noite!) não é uma saudação( mesmo a altas horas da noite). É uma expressão para dizer goodbye (adeus), ou seja, uma despedida. Se encontrar alguém e disser “good night”, vão lhe perguntar:
- O quê? Já vai embora? Acabou de chegar!

Perguntando: Como vai?
Depois de dizerem olá (hello), as pessoas fazem, frequentemente, uma pergunta do gênero:
Como você está? How are you?

A seguinte lista oferece alguns cumprimentos e as formas de se responder.
Repare que a primeira frase apresentada é muito formal. As seguintes formas de se cumprimentar são mais informais.

Exemplos:
a) Pergunta: How are you doing? Como você está?
Resposta: Very well, thank you. And how are you?
Estou muito bem, obrigado. E você como está?

b) Pergunta: How are you? Como você está?
Resposta: Not bad. What are you?  Andando / vou indo. E você?

c) Pergunta: How’s it going? Como vai a vida?
Resposta: Great. How about you? Ótima. E com você?

d) Pergunta: How are things? Tudo bem?
Resposta: Fine. And you? Bem. E com você?

Observação:

A frase “how are you doing?” possue o mesmo significado que “How are you?”  Por isso, você pode respondê-las da mesma forma.

Atividade

1)   Crie um pequeno diálogo entre você e um amigo usando as expressões dos exemplos acima.  
Observação: o diálogo deve ser escrito em Inglês. Use a sua criatividade para se expressar nesse diálogo.

Um comentário:

  1. Como faço para buscar ou baixar o caderno do aluno para meu filho estudar em casa ? Meu filho está no 8 assistiu a aula on LINE no app mas aqui não tem nada de atividades para essa turma

    ResponderExcluir