ROTEIRO DE ATIVIDADE
SEMANA DE 27/04 A 30/04
____________________________________________
8º ANO A
LINGUA PORTUGUESA
Língua Portuguesa -
Ensino Fundamental
·
Turma:
8o. Ano (A, B, C e D)
·
Habilidades:
Reconhecer as características da linguagem verbal e não verbal considerando o
contexto.
Tempo: 6 aulas
Conceitos: Linguagem, Língua, Fala e Comunicação
A linguagem, língua, fala e comunicação são quatro conceitos indissociáveis no processo comunicativo, porém individualmente diferenciáveis entre si, vejamos:
·
Linguagem
A linguagem é um sistema de signos
ou símbolos usados na transmissão de uma mensagem. É a capacidade de
comunicação de ideias, pensamentos, opiniões, sentimentos, experiências,
desejos, informações.
Existem dois tipos de linguagem: Verbal
e Não verbal (estudaremos mais abaixo).
·
Língua
A língua é um conjunto de palavras
organizadas por regras gramaticais específicas. É uma convenção que permite que
a mensagem transmitida seja sempre compreensível para os indivíduos de um
determinado grupo. Assim, tem um caráter social e cultural, sendo usada por uma
comunidade específica:
Língua portuguesa; Língua inglesa; Língua
francesa; Língua alemã; Língua chinesa; etc.
·
Fala
A fala é a forma pessoal de
expressão de cada indivíduo, que possui uma organização própria de pensamentos,
ideias, opiniões. Portanto, segue as regras gramaticais da língua, mas deixa
margem para a criatividade e diferenciação na comunicação em função de quem
fala. É também, influenciada pelo contexto, vivências, personalidade e
conhecimentos linguísticos do falante, apresentando diversos níveis, desde o
mais informal ou coloquial, até o mais formal ou culto.
·
Comunicação
A comunicação é o espaço de troca
de sensações, vivências, informações com o outro. A comunicação é, depois da
sobrevivência física, a mais básica e vital de todas as necessidades.
Tipos de Linguagens
Como
vimos, a linguagem é toda forma que o ser humano usa para se comunicar. É uma forma de
expressão. Por exemplo: dança, imagem, música, gesto, sons, sinais, etc.
A linguagem é classificada
como: verbal, não verbal e
mista (quando as duas linguagens se fundem).
A linguagem verbal e a não-verbal são
bastantes utilizadas no dia a dia, mas esse é um detalhe que costuma passar
despercebido, principalmente pela comunicação ser algo natural ao ser humano.
E você sabe ao certo o que são esses tipos
de linguagem? Vamos identificar a aplicação delas no cotidiano. Confira!
Linguagem verbal: é o
uso da escrita (palavras) ou da fala como meio de comunicação.
Veja os exemplos: livro; filme; palestra;
e-mail; poesia; prosa; telefonema; etc.
Linguagem não verbal: é outra forma de comunicação em que o código urtilizado é a simbologia. Utiliza de outros meios comunicativos, como placas, figuras, gestos, cores, sons, ou seja, através dos signos visuais e sensoriais.
As imagens abaixo são exemplos de linguagem não verbal, pois não
simultaneamente, usando palavras escritas
e figuras ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios
publicitários. Vejamos os exemplos:
Vamos
ver se você entendeu?!
Atividades
1)
Escreva qual o "tipo de linguagem" correspondente em cada
imagem. Justifique:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Como já sabemos
“qualquer mensagem não verbal pode ser sempre traduzida por palavras, explicada
pela língua." Observe a imagem:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Transforme cada expressão facial em uma expressão verbal:
1:________________________________
2:________________________________
3:________________________________
4:________________________________
5:________________________________
6:________________________________
7:________________________________
8:________________________________
9:________________________________
10:_______________________________
11:________________________________
12:________________________________
13:________________________________
14:________________________________
15:________________________________
3)
Observe e faça uma leitura da tirinha abaixo:
a)
Identifique o tipo de linguagem utilizada e justifique sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O
que produz humor nessa tirinha?!
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)
Leia atentamente e responda V para verdadeiro e F para falso:
( ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza
da palavra na transmissão da mensagem.
( ) As histórias em quadrinho, geralmente,
apresentam linguagens verbal e não verbal.
( ) As placas de trânsito se utiliza de
linguagem verbal.
( ) Linguagem verbal é aquela que transmite
mensagens através de palavras e gestos.
5)
Classifique os exemplos abaixo em linguagem verbal, linguagem
não-verbal ou linguagem mista:
a)
Semáforo
b)
Cédula de 50 reais
c)
Gibi (uso geral)
d)
Carta
e)
Outdoor
f) Símbolo
de "sanitário masculino"
g)
Bloco com anotações escritas
h)
Cardápio
i)
Gestos
j)
Cartões usados no futebol
6)
Classifique os exemplos de linguagens abaixo em: linguagem verbal (LV)
ou linguagem não-verbal (LNV).
( ) Mímica
( ) Placa de trânsito "PARE"
( ) Semáforo
( ) Pichação em grafite
( ) "Socorro!"
( ) Desenhos
( ) Apito (ação) de um policial
7)
Observe as imagens:
Figura-1
Figura 2
figura 3
a)
Quais as semelhanças que as figuras 1, 2 e 3 contém?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Classifique o tipo de linguagem para cada figura e explique:
Figura-1
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Figura-2
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Figura-3
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8)
Outro tipo de linguagem não verbal que
agora invadiu o nosso dia a dia so os chamados emoticons. Usados em sms,
e-mails, facebook, chats, etc.
Observe a figura e identifique os ditados populares abaixo pelos emoticons:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CIENCIAS
8° A
Lucilene
Pereira dos Santos
Disciplina
de ciências físicas e biológicas
4 aulas
Resolva
os exercícios:
1- Por que dizemos que a nutrição é um conjunto de processos
integrados?
2- Em um café da manhã, foi consumido um copo de leite, um pão
francês e meio mamão papaia.
a) Identifique os principais nutrientes de cada alimento
consumido.
b) Proceda do mesmo modo para os alimentos que você consumiu
no
último almoço.
c) Consulte a tabela “Gastos energéticos aproximados para uma
pessoa de
70kg”,
e calcule a energia gasta por uma pessoa de 70Kg ao ficar em pé por três horas
e ao executar trabalho doméstico por duas horas. Em qual atividade há maior
gasto calórico?
3 - Leia o gráfico “Valores energéticos dos nutrientes”, e
calcule quantidade de energia fornecida pelos alimentos abaixo.
Valores energéticos dos
nutrientes:
a) Uma barra de chocolate de 50g, sabendo que em cada 100g de
chocolate há 7g de proteínas, 35 de lipídios e 58g de carboidratos.
b)Uma barra de cereais de 50g, sabendo que em 25g há 1g de proteínas, 2g
de lipídios e 18g de carboidratos.
1- A dieta vegetariana preza o não consumo de carnes, e a
vegetariana, a abstenção de todo alimento de origem animal. Como vegetarianos e
veganos obtêm proteínas?
2- Analise a tabela e responda ao que se pede.
Gastos
energéticos aproximados para uma pessoa de 70 kg
|
Atividades
|
Gasto
energético (Kcal/h)
|
Dormir
|
60
|
Ficar de pé
|
120
|
Trabalho
doméstico
|
180
|
Caminhar de
leve
|
240
|
Andar de
bicicleta
|
480
|
Subir escada
|
900
|
a) Até mesmo dormindo, gastamos energia para manter as funções
vitais. Cite algumas dessas funções.
b) Porquanto tempo uma pessoa de 70 kg precisaria caminhar
para gastar as mesmas calorias consumidas ao subir escadas durante uma hora?
1- Observe a imagem e responda.
a) Quais são os principais nutrientes
encontrados nesse tipo de refeição?
b) Em sua opinião, esse é um exemplo de
refeição adequada, considerando as recomendações para uma alimentação saudável?
Explique.
c) O que pode acontecer a essa pessoa se adotar
alimentos como esse na maioria das refeições?
7- Faça o que se pede.
a) Analise quanto tempo de caminhada leve seria necessário
para uma pessoa de 70Kg gastar as calorias presentes em cada um dos alimentos a
seguir.(Considerem os dados da tabelada questão 5.)
·
Pizza de muçarela (1
fatia)=304Kcal
·
Barra de chocolate ao
leite (200g)=1044Kcal
·
Maçã (1 unidade)=85Kcal
b) Analisando os dados da resposta ao item anterior, pode-se
pensar que fazer atividade física para “queimar calorias” não compensa, pois é
necessário praticar uma quantidade considerável de atividade para consumir a
energia de uma pequena porção de alimento. Os profissionais da nutrição e do
esporte sabem, ainda, que a relação entre consumo e queima de calorias com a
prática esportiva é muito complexa e depende de vários fatores. Assim, como
podemos justificar a importância da prática de atividade física sem citar o
argumento da queima de calorias?
8- Agora você deverá montar uma tabela que contenha seu
consumo energético e seu gasto energético diário por um período de uma semana.
E-mail para a entrega de atividades: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com
·
No assunto do e- mail você deverá colocar seu
nome completo, série, turma e número.
HISTÓRIA
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História
Profº. Wilson de Oliveira
Ano: 8º A, B, C, D
ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADES 8º A,
B, C e D.
HABILIDADES:
(EF008HI01) Identificar os principais aspectos conceituais
do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização
do mundo contemporâneo.
Tempo de realização previsto: 4
aulas, de 29/04/2020 a 01/05/2020
Blog: eesalimfarahmaluf.blogspot.com
e-mail para envio: Oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Reponder as atividades
em
folhas de caderno, que serão destacadas e entregues ao professor com nome, número e ano do aluno; nome da disciplina e do
professor.
1)
Fazendo
uso do livro didático História sociedade & cidadania, página 14,
leia o texto O Iluminismo na economia e responda as pergunta abaixo:
a) Qual a
posição dos iluministas em relação ao mercantilismo?
b) Qual
era a fonte de riqueza para os fisiocratas?
c) De acordo com o
criador da fisiocracia, François Quesnay (1694-1774), como a economia era
regida?
2)
Fazendo uso do livro didático História
sociedade & cidadania, página14, leia o texto Adam Smith e o
liberalismo econômico e responda as perguntas abaixo:
a) De
acordo com Adam Smith (1723-1790) qual é a única fonte de riqueza?
b) Como
Adam Smith ficou conhecido por defender a livre concorrência entre nações, indivíduos
e empresas?
Bibliografia
BOULOS JÚNIOR, Alfredo.
História sociedade & cidadania: 8º ensino fundamental: anos finais. 4. ed.
São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capitulo I, p. 26
8º ANO A - MATEMÁTICA
PROFº: JOSIVAN
PROFESSOR: Josivan Santana
SÉRIE/ANO: 8 A
|
DISCIPLINA:
Matemática
|
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS /
ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este
plano de aula contém o conteúdo que será trabalhado na semana dos dias 27/04 a
01/05.
Número de aulas para realização: 6 aulas por
turma, totalizando 6 aulas semanais.
Os conteúdos abordados estão presentes no
Caderno Aprender Sempre, Volume 1 do 8º ano Ensino Fundamental. Páginas 25: 3.1,3.2,3.3; Páginas 28 a 30 e página 33:
1.1, página 34 a 36.
1 – TEMA: Potenciação e Radiciação, Geometria, Probabilidade.
Competências e habilidades: Competências e habilidades:
(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando
a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como
potência de expoente fracionário.
(Ef08MA15) Construir, utilizando instrumento de
desenho ou softwares de geometria dinâmica,mediatriz,bissetriz, ângulos de
90°,60°,45° e 30° e polígonos regulares.
(EF07MA33) Planejar e realizar experimentos
aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas
por meio de frequência de ocorrências.
2 – DESCREVER OS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS PROPOSTOS:
- Entender a
relação entre potenciação e radiciação através de pesquisa e resolução de
exercícios. Obs: poderá pesquisar e observar exercícios que aplicam essas
propriedades
- Leitura no
caderno do aluno sobre a construção da mediatriz pág 28 e 29, A bissetriz pág
29, construindo polígono pág 30.
- Pesquisar e
compreender o conceito de Mediatriz, Bissetriz e polígono. ( Obs: registrar os
conceitos no caderno).
- Se os espaços
não forem suficientes para registrar as respostas no caderno do aluno (
Apostila) SP Faz Escola, Será
necessário responder no caderno pessoal do aluno.
- Abaixo
encontra-se alguns links que os ajudarão a compreender os conteúdos e os
ajudará na resolução dos exercícios.
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES /
TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS NO CADERNO
OUTROS:_______________________________________________
8º ANO A – EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFª:
DENISE
Tempo
para realizar as atividades: 2 aulas semanais
Habilidade: (EF08EF03) Formular e utilizar
estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes
de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas para
praticar.
Objetivos do roteiro de
atividades: Compreender as características em comum dos
esportes coletivos.
Identificar os princípios
operacionais nos diferentes esportes com o intuito de analisar de forma tática
a estrutura dos jogos.
Materiais necessários: Ler o texto abaixo:
As modalidades coletivas
são jogos de oposição, isto é, duas equipes que têm o mesmo objetivo e se opõem
durante uma partida de modo a medirem forças na tentativa de superar o esforço
adversário.
Como base para essa compreensão, Bayer
(1994, p.47) define os Princípios operacionais do ataque e da defesa em
modalidades coletivas, e o conceito de regras de ação como os jogadores
aplicarão tais princípios durante o jogo. É importante considerar que, para
esse autor, a equipe está em situação de ataque quando detém a posse de bola, e
na situação contrária, encontra-se na defesa.
Tais princípios seriam as funções do
ataque e da defesa durante a realização de uma partida. São formas de ação que
norteiam o ato de jogar coletivamente, dão sentido ao jogo e formam a lógica
central de sistemas, estratégias, padrões e intenções durante uma partida.
Existem com base nas regras e exigências de realização impostas pelos jogos
esportivos coletivos.
PRINCIPÍOS OPERAICONAIS DOS ESPORTES COLETIVOS
| |
ATAQUE
|
DEFESA
|
Manutenção da posse
de bola
|
Recuperação da posse
de bola
|
Progressão ao campo
do adversário
|
Contenção do avanço
adversário
|
Finalização à meta
|
Defesa da meta
|
Segundo Bayer, as
modalidades esportivas coletivas podem ser agrupadas em uma única categoria
pelo fato de todas possuírem seis invariantes: uma bola (ou implemento
similar), um espaço de jogo, parceiros com os quais se joga, adversários, um
alvo a atacar (e, de forma complementar, um alvo a defender) e regras
específicas. São essas invariantes que geram a categoria Esporte Coletivo, ou
Jogo Esportivo Coletivo, e que permitem visualizar uma mesma estrutura de jogo.
Possuindo estrutura comum, é possível considerar as modalidades esportivas
dentro de uma mesma lógica, o que as tornam passíveis de um mesmo tratamento
pedagógico para seu ensino. Esta abordagem de ensino dos esportes coletivos
considera as semelhanças entre as várias modalidades, definindo seis princípios
operacionais comuns, divididos em dois grandes grupos, um para o ataque e outro
para a defesa.
Segundo Bayer, os três
princípios operacionais de ataque são: conservação individual e coletiva da
bola, progressão da equipe e da bola em direção ao alvo adversário e
finalização da jogada, visando à obtenção de ponto. Os três princípios
operacionais da defesa são: recuperação da bola, impedir o avanço da equipe
contrária e da bola em direção ao próprio alvo e proteção do alvo visando
impedir a finalização da equipe adversária.
Júlio Garganta frisa
duas competências básicas para a aprendizagem e prática do Esporte Coletivo: a
inteligência, vista como a capacidade de adaptar-se a situações dinâmicas que
acontecem no jogo a fim de resolver os constantes problemas que surgem, e a
cooperação, vista como a necessidade do praticante de Esporte Coletivo combinar
suas ações com os objetivos do grupo. Nesse sentido, jogar bem não seria apenas
executar de forma eficiente um conjunto de técnicas, mas, além disso,
contribuir de forma cooperativa e inteligente para o sucesso do empreendimento
coletivo.
Materiais complementares:
Link: https://www.arearestritiva.com.br/wp-content/uploads/2015/04/DAOLIO-Jogos-esportivos-coletivos-dos-princ%C3%ADpios-operacionais-aos-gestos.pdf
Atividade I: Após
ter realizado a leitura do texto, analise a modalidade esportiva Vôlei e
escreva um texto utilizando os princípios operacionais propostos por Bayer.
Tempo para realização desta
atividade: 45 minutos.
Atividade II:
Escolha um dos esportes de campo, taco, rede/parede para explicar uma visão
tática, para isso você deve explicar como seria o ataque e a defesa de uma
equipe desse esporte que você escolheu. Você poderá explicar utilizando
exemplos de situações que acontecem no jogo.
Tempo para realização
desta atividade: 45 minutos.
Arte
Semana de 27/04 a 30/04
Profª Adriana
8º A
Quantidade de aulas: 2
aulas semanal de 45 minutos
Habilidade: Conhecer, explorar e
analisa diferentes modalidades das artes visuais, explorando materialidades.
Atividade: A Representação
da Natureza; Leitura de imagens e interpretação
Instrumento de verificação de aprendizagem: avaliação contínua,
cumulativa e processual.
A Representação da Natureza
Jardim do Sítio de Burle Marx em Guaratiba, Rio de Janeiro 2012.
1 – Você costuma observar a natureza?
2 – O que observa na natureza ?
3- Você representa aquilo que vê?
Ao longo do tempo, os seres humanos
imitaram a natureza. Folhas e flores, por exemplo, foram largamente usadas como
modelo decorativo em estampas de tecidos, objetivos, relevos arquitetônicos de
colunas e fachadas desde a Antiguidade.
Para algumas culturas do oriente, um jardim
é tão valorizado quanto uma obra de arte, e muitos artistas se dedicam a criar
esses espaços de contemplação da natureza.
Na cultura ocidental o interesse pela
paisagem como o tema central na arte, entretanto, só surgiu com o espírito
romântico do começo do século XIX.
Na pintura, estabeleceu-se como o tema
central quando alguns artistas passaram a considerar a natureza um lugar
privilegiado, representando-a de modo idealizado. Pouco depois, os artistas impressionistas
exploraram ainda mais o tema em seus trabalhos.
Hoje, a maior parte das pessoas vivem em
centros urbanos e está afastada da natureza. Mesmo assim, algumas procuram
ainda manter essa relação ao frequentar parques, cultivar hortas ou criar
animais.
Reflita
sobre estas questões e responda
1 – Você se interessa
por plantas e animais?
2- Tem contato com eles
no seu cotidiano?
Enviar apenas as
questões não esquecer de colocar nome, número e série, email
adrianasilvar@professor.educacao.sp.gov.br
GEOGRAFIA
Nota de esclarecimento sobre atividades no Blog!
Eu Djair Santos, professor de Geografia da U.E. : E.E.
Salim Farah Maluf, informo a direção da U.E. e aos estudantes que compõem a minha turma a saber:
8º A
Levando em consideração as conversas que mantive com,
estudantes de diversas séries as quais ministro aulas, e em virtude destes
declararem não ter concluído as atividades dos roteiros de estudo do 1º
BIMESTRE: (FAZER
O QUE FOI ENVIADO EM MARÇO)Informo que não enviarei novas atividades
para as turmas, por intermédio do Blog de escola, na semana de 27 a 30 de Abril
de 2020.
Nas semanas posteriores o envio será normal.
Atenciosamente
Djair Santos (Professor de Geografia).
São Paulo, 27 de Abril de 2020.
INGLÊS - PROFESSORA MÔNICA
Prof.ª Monica –
Inglês
Turmas: 8º ano A
Atividade semanal – 27/04 a 30/04
Habilidade: Comunicação social
Tema
Greetings – Saudações
Cumprimentando as Pessoas
Nesta atividade, aprenderemos
algumas frases simples que podem nos ajudar a conhecer pessoas e saber mais
coisas sobre elas.
Pode-se sempre cumprimentar
alguém com um simples hello (olá) ou hi (olá), mas também é possível usar uma
frase mais adequada para a situação, por exemplo:
Good morning! – Bom dia!
Good afternoon! – Boa tarde!
Good evening! – Boa noite!
Observação:
Good night (boa noite!) não é
uma saudação( mesmo a altas horas da noite). É uma expressão para dizer goodbye
(adeus), ou seja, uma despedida. Se encontrar alguém e disser “good night”, vão
lhe perguntar:
- O quê? Já vai embora? Acabou
de chegar!
Perguntando: Como vai?
Depois de dizerem olá (hello),
as pessoas fazem, frequentemente, uma pergunta do gênero:
Como você está? How are you?
A seguinte lista oferece
alguns cumprimentos e as formas de se responder.
Repare que a primeira frase
apresentada é muito formal. As seguintes formas de se cumprimentar são
mais informais.
Exemplos:
a) Pergunta: How are you
doing? Como você está?
Resposta: Very well, thank
you. And how are you?
Estou muito bem, obrigado. E
você como está?
b) Pergunta: How are you? Como
você está?
Resposta: Not bad. What are
you? Andando / vou indo. E você?
c) Pergunta: How’s it going?
Como vai a vida?
Resposta: Great. How about
you? Ótima. E com você?
d) Pergunta: How are things?
Tudo bem?
Resposta: Fine. And you? Bem.
E com você?
Observação:
A frase “how are you doing?” possue o mesmo
significado que “How are you?” Por
isso, você pode respondê-las da mesma forma.
Atividade
1) Crie
um pequeno diálogo entre você e um amigo usando as expressões dos exemplos
acima.
Observação: o diálogo deve ser escrito em
Inglês. Use a sua criatividade para se expressar nesse diálogo.
_________________________________________________________________
8º ANO B
LINGUA PORTUGUESA
Língua Portuguesa - Ensino Fundamental
· Turma: 8o. Ano (A, B, C e D)
· Habilidades: Reconhecer as características da linguagem verbal e não verbal considerando o contexto.
Tempo: 6 aulas
Conceitos: Linguagem, Língua, Fala e Comunicação
A linguagem, língua, fala e comunicação são quatro conceitos indissociáveis no processo comunicativo, porém individualmente diferenciáveis entre si, vejamos:
· Linguagem
A linguagem é um sistema de signos ou símbolos usados na transmissão de uma mensagem. É a capacidade de comunicação de ideias, pensamentos, opiniões, sentimentos, experiências, desejos, informações.
Existem dois tipos de linguagem: Verbal e Não verbal (estudaremos mais abaixo).
· Língua
A língua é um conjunto de palavras organizadas por regras gramaticais específicas. É uma convenção que permite que a mensagem transmitida seja sempre compreensível para os indivíduos de um determinado grupo. Assim, tem um caráter social e cultural, sendo usada por uma comunidade específica:
Língua portuguesa; Língua inglesa; Língua francesa; Língua alemã; Língua chinesa; etc.
· Fala
A fala é a forma pessoal de expressão de cada indivíduo, que possui uma organização própria de pensamentos, ideias, opiniões. Portanto, segue as regras gramaticais da língua, mas deixa margem para a criatividade e diferenciação na comunicação em função de quem fala. É também, influenciada pelo contexto, vivências, personalidade e conhecimentos linguísticos do falante, apresentando diversos níveis, desde o mais informal ou coloquial, até o mais formal ou culto.
· Comunicação
A comunicação é o espaço de troca de sensações, vivências, informações com o outro. A comunicação é, depois da sobrevivência física, a mais básica e vital de todas as necessidades.
Tipos de Linguagens
Como vimos, a linguagem é toda forma que o ser humano usa para se comunicar. É uma forma de expressão. Por exemplo: dança, imagem, música, gesto, sons, sinais, etc.
A linguagem é classificada como: verbal, não verbal e mista (quando as duas linguagens se fundem).
A linguagem verbal e a não-verbal são bastantes utilizadas no dia a dia, mas esse é um detalhe que costuma passar despercebido, principalmente pela comunicação ser algo natural ao ser humano.
E você sabe ao certo o que são esses tipos de linguagem? Vamos identificar a aplicação delas no cotidiano. Confira!
Linguagem verbal: é o uso da escrita (palavras) ou da fala como meio de comunicação.
Veja os exemplos: livro; filme; palestra; e-mail; poesia; prosa; telefonema; etc.
Linguagem não verbal: é outra forma de comunicação em que o código urtilizado é a simbologia. Utiliza de outros meios comunicativos, como placas, figuras, gestos, cores, sons, ou seja, através dos signos visuais e sensoriais.
As imagens abaixo são exemplos de linguagem não verbal, pois não
simultaneamente, usando palavras escritas e figuras ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários. Vejamos os exemplos:
Vamos ver se você entendeu?!
Atividades
1) Escreva qual o "tipo de linguagem" correspondente em cada imagem. Justifique:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Como já sabemos “qualquer mensagem não verbal pode ser sempre traduzida por palavras, explicada pela língua." Observe a imagem:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
1:________________________________
2:________________________________
3:________________________________
4:________________________________
5:________________________________
6:________________________________
7:________________________________
8:________________________________
9:________________________________
10:_______________________________
11:________________________________
12:________________________________
13:________________________________
14:________________________________
15:________________________________
3) Observe e faça uma leitura da tirinha abaixo:
a) Identifique o tipo de linguagem utilizada e justifique sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O que produz humor nessa tirinha?!
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Leia atentamente e responda V para verdadeiro e F para falso:
( ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
( ) As histórias em quadrinho, geralmente, apresentam linguagens verbal e não verbal.
( ) As placas de trânsito se utiliza de linguagem verbal.
( ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos.
5) Classifique os exemplos abaixo em linguagem verbal, linguagem não-verbal ou linguagem mista:
a) Semáforo
b) Cédula de 50 reais
c) Gibi (uso geral)
d) Carta
e) Outdoor
f) Símbolo de "sanitário masculino"
g) Bloco com anotações escritas
h) Cardápio
i) Gestos
j) Cartões usados no futebol
6) Classifique os exemplos de linguagens abaixo em: linguagem verbal (LV) ou linguagem não-verbal (LNV).
( ) Mímica
( ) Placa de trânsito "PARE"
( ) Semáforo
( ) Pichação em grafite
( ) "Socorro!"
( ) Desenhos
( ) Apito (ação) de um policial
7) Observe as imagens:
Figura-1
Figura 2
figura 3
a) Quais as semelhanças que as figuras 1, 2 e 3 contém?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Classifique o tipo de linguagem para cada figura e explique:
Figura-1 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Figura-2
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Figura-3
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Outro tipo de linguagem não verbal que agora invadiu o nosso dia a dia so os chamados emoticons. Usados em sms, e-mails, facebook, chats, etc.
Observe a figura e identifique os ditados populares abaixo pelos emoticons:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
INGLÊS - PROFESSORA MÔNICA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 8º ano B
Atividade semanal – 27/04 a 30/04
Habilidade: Comunicação social
Tema
Greetings – Saudações
Cumprimentando as Pessoas
Nesta atividade, aprenderemos algumas frases simples que podem nos ajudar a conhecer pessoas e saber mais coisas sobre elas.
Pode-se sempre cumprimentar alguém com um simples hello (olá) ou hi (olá), mas também é possível usar uma frase mais adequada para a situação, por exemplo:
Good morning! – Bom dia!
Good afternoon! – Boa tarde!
Good evening! – Boa noite!
Observação:
Good night (boa noite!) não é uma saudação( mesmo a altas horas da noite). É uma expressão para dizer goodbye (adeus), ou seja, uma despedida. Se encontrar alguém e disser “good night”, vão lhe perguntar:
- O quê? Já vai embora? Acabou de chegar!
Perguntando: Como vai?
Depois de dizerem olá (hello), as pessoas fazem, frequentemente, uma pergunta do gênero:
Como você está? How are you?
A seguinte lista oferece alguns cumprimentos e as formas de se responder.
Repare que a primeira frase apresentada é muito formal. As seguintes formas de se cumprimentar são mais informais.
Exemplos:
a) Pergunta: How are you doing? Como você está?
Resposta: Very well, thank you. And how are you?
Estou muito bem, obrigado. E você como está?
b) Pergunta: How are you? Como você está?
Resposta: Not bad. What are you? Andando / vou indo. E você?
c) Pergunta: How’s it going? Como vai a vida?
Resposta: Great. How about you? Ótima. E com você?
d) Pergunta: How are things? Tudo bem?
Resposta: Fine. And you? Bem. E com você?
Observação:
A frase “how are you doing?” possue o mesmo significado que “How are you?” Por isso, você pode respondê-las da mesma forma.
Atividade
1) Crie um pequeno diálogo entre você e um amigo usando as expressões dos exemplos acima.
Observação: o diálogo deve ser escrito em Inglês. Use a sua criatividade para se expressar nesse diálogo.
CIÊNCIAS
8°B
Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina de ciências físicas e biológicas
4 aulas
Resolva os exercícios:
1- Por que dizemos que a nutrição é um conjunto de processos integrados?
2- Em um café da manhã, foi consumido um copo de leite, um pão francês e meio mamão papaia.
a) Identifique os principais nutrientes de cada alimento consumido.
b) Proceda do mesmo modo para os alimentos que você consumiu no
último almoço.
c) Consulte a tabela “Gastos energéticos aproximados para uma pessoa de
70kg”, e calcule a energia gasta por uma pessoa de 70Kg ao ficar em pé por três horas e ao executar trabalho doméstico por duas horas. Em qual atividade há maior gasto calórico?
3 - Leia o gráfico “Valores energéticos dos nutrientes”, e calcule quantidade de energia fornecida pelos alimentos abaixo.
Valores energéticos dos nutrientes:
a) Uma barra de chocolate de 50g, sabendo que em cada 100g de chocolate há 7g de proteínas, 35 de lipídios e 58g de carboidratos.
b)Uma barra de cereais de 50g, sabendo que em 25g há 1g de proteínas, 2g de lipídios e 18g de carboidratos.
1- A dieta vegetariana preza o não consumo de carnes, e a vegetariana, a abstenção de todo alimento de origem animal. Como vegetarianos e veganos obtêm proteínas?
2- Analise a tabela e responda ao que se pede.
Gastos energéticos aproximados para uma pessoa de 70 kg
|
Atividades
|
Gasto energético (Kcal/h)
|
Dormir
|
60
|
Ficar de pé
|
120
|
Trabalho doméstico
|
180
|
Caminhar de leve
|
240
|
Andar de bicicleta
|
480
|
Subir escada
|
900
|
b) Porquanto tempo uma pessoa de 70 kg precisaria caminhar para gastar as mesmas calorias consumidas ao subir escadas durante uma hora?
1- Observe a imagem e responda.
a) Quais são os principais nutrientes encontrados nesse tipo de refeição?
b) Em sua opinião, esse é um exemplo de refeição adequada, considerando as recomendações para uma alimentação saudável? Explique.
c) O que pode acontecer a essa pessoa se adotar alimentos como esse na maioria das refeições?
7- Faça o que se pede.
a) Analise quanto tempo de caminhada leve seria necessário para uma pessoa de 70Kg gastar as calorias presentes em cada um dos alimentos a seguir.(Considerem os dados da tabelada questão 5.)
· Pizza de muçarela (1 fatia)=304Kcal
· Barra de chocolate ao leite (200g)=1044Kcal
· Maçã (1 unidade)=85Kcal
b) Analisando os dados da resposta ao item anterior, pode-se pensar que fazer atividade física para “queimar calorias” não compensa, pois é necessário praticar uma quantidade considerável de atividade para consumir a energia de uma pequena porção de alimento. Os profissionais da nutrição e do esporte sabem, ainda, que a relação entre consumo e queima de calorias com a prática esportiva é muito complexa e depende de vários fatores. Assim, como podemos justificar a importância da prática de atividade física sem citar o argumento da queima de calorias?
8- Agora você deverá montar uma tabela que contenha seu consumo energético e seu gasto energético diário por um período de uma semana.
E-mail para a entrega de atividades: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com
· No assunto do e- mail você deverá colocar seu nome completo, série, turma e número.
HISTÓRIA
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História
Profº. Wilson de Oliveira
Ano: 8º A, B, C, D
ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADES 8º A, B, C e D.
HABILIDADES: (EF008HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
Tempo de realização previsto: 4 aulas, de 29/04/2020 a 01/05/2020
Blog: eesalimfarahmaluf.blogspot.com
e-mail para envio: Oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Reponder as atividades em folhas de caderno, que serão destacadas e entregues ao professor com nome, número e ano do aluno; nome da disciplina e do professor.
1) Fazendo uso do livro didático História sociedade & cidadania, página 14, leia o texto O Iluminismo na economia e responda as pergunta abaixo:
a) Qual a posição dos iluministas em relação ao mercantilismo?
b) Qual era a fonte de riqueza para os fisiocratas?
c) De acordo com o criador da fisiocracia, François Quesnay (1694-1774), como a economia era regida?
2) Fazendo uso do livro didático História sociedade & cidadania, página14, leia o texto Adam Smith e o liberalismo econômico e responda as perguntas abaixo:
a) De acordo com Adam Smith (1723-1790) qual é a única fonte de riqueza?
b) Como Adam Smith ficou conhecido por defender a livre concorrência entre nações, indivíduos e empresas?
Bibliografia
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º ensino fundamental: anos finais. 4. ed. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capitulo I, p. 26
8º ANO B – EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFª: DENISE
Tempo para realizar as atividades: 2 aulas semanais
Habilidade: (EF08EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.
Objetivos do roteiro de atividades: Compreender as características em comum dos esportes coletivos.
Identificar os princípios operacionais nos diferentes esportes com o intuito de analisar de forma tática a estrutura dos jogos.
Materiais necessários: Ler o texto abaixo:
As modalidades coletivas são jogos de oposição, isto é, duas equipes que têm o mesmo objetivo e se opõem durante uma partida de modo a medirem forças na tentativa de superar o esforço adversário.
Como base para essa compreensão, Bayer (1994, p.47) define os Princípios operacionais do ataque e da defesa em modalidades coletivas, e o conceito de regras de ação como os jogadores aplicarão tais princípios durante o jogo. É importante considerar que, para esse autor, a equipe está em situação de ataque quando detém a posse de bola, e na situação contrária, encontra-se na defesa.
Tais princípios seriam as funções do ataque e da defesa durante a realização de uma partida. São formas de ação que norteiam o ato de jogar coletivamente, dão sentido ao jogo e formam a lógica central de sistemas, estratégias, padrões e intenções durante uma partida. Existem com base nas regras e exigências de realização impostas pelos jogos esportivos coletivos.
PRINCIPÍOS OPERAICONAIS DOS ESPORTES COLETIVOS
| |
ATAQUE
|
DEFESA
|
Manutenção da posse de bola
|
Recuperação da posse de bola
|
Progressão ao campo do adversário
|
Contenção do avanço adversário
|
Finalização à meta
|
Defesa da meta
|
Segundo Bayer, as modalidades esportivas coletivas podem ser agrupadas em uma única categoria pelo fato de todas possuírem seis invariantes: uma bola (ou implemento similar), um espaço de jogo, parceiros com os quais se joga, adversários, um alvo a atacar (e, de forma complementar, um alvo a defender) e regras específicas. São essas invariantes que geram a categoria Esporte Coletivo, ou Jogo Esportivo Coletivo, e que permitem visualizar uma mesma estrutura de jogo. Possuindo estrutura comum, é possível considerar as modalidades esportivas dentro de uma mesma lógica, o que as tornam passíveis de um mesmo tratamento pedagógico para seu ensino. Esta abordagem de ensino dos esportes coletivos considera as semelhanças entre as várias modalidades, definindo seis princípios operacionais comuns, divididos em dois grandes grupos, um para o ataque e outro para a defesa.
Segundo Bayer, os três princípios operacionais de ataque são: conservação individual e coletiva da bola, progressão da equipe e da bola em direção ao alvo adversário e finalização da jogada, visando à obtenção de ponto. Os três princípios operacionais da defesa são: recuperação da bola, impedir o avanço da equipe contrária e da bola em direção ao próprio alvo e proteção do alvo visando impedir a finalização da equipe adversária.
Júlio Garganta frisa duas competências básicas para a aprendizagem e prática do Esporte Coletivo: a inteligência, vista como a capacidade de adaptar-se a situações dinâmicas que acontecem no jogo a fim de resolver os constantes problemas que surgem, e a cooperação, vista como a necessidade do praticante de Esporte Coletivo combinar suas ações com os objetivos do grupo. Nesse sentido, jogar bem não seria apenas executar de forma eficiente um conjunto de técnicas, mas, além disso, contribuir de forma cooperativa e inteligente para o sucesso do empreendimento coletivo.
Materiais complementares: Link: https://www.arearestritiva.com.br/wp-content/uploads/2015/04/DAOLIO-Jogos-esportivos-coletivos-dos-princ%C3%ADpios-operacionais-aos-gestos.pdf
Atividade I: Após ter realizado a leitura do texto, analise a modalidade esportiva Vôlei e escreva um texto utilizando os princípios operacionais propostos por Bayer.
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos.
Atividade II: Escolha um dos esportes de campo, taco, rede/parede para explicar uma visão tática, para isso você deve explicar como seria o ataque e a defesa de uma equipe desse esporte que você escolheu. Você poderá explicar utilizando exemplos de situações que acontecem no jogo.
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos.
8º ANO B - MATEMÁTICA
PROFº: JOSIVAN
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO: 8 B
|
DISCIPLINA: Matemática
|
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este plano de aula contém o conteúdo que será trabalhado na semana dos dias 27/04 a 01/05.
Número de aulas para realização: 6 aulas por turma, totalizando 6 aulas semanais.
Os conteúdos abordados estão presentes no Caderno Aprender Sempre, Volume 1 do 8º ano Ensino Fundamental. Páginas 25: 3.1,3.2,3.3; Páginas 28 a 30 e página 33: 1.1, página 34 a 36.
1 – TEMA: Potenciação e Radiciação, Geometria, Probabilidade.
Competências e habilidades: Competências e habilidades:
(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
(Ef08MA15) Construir, utilizando instrumento de desenho ou softwares de geometria dinâmica,mediatriz,bissetriz, ângulos de 90°,60°,45° e 30° e polígonos regulares.
(EF07MA33) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.
2 – DESCREVER OS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS PROPOSTOS:
- Entender a relação entre potenciação e radiciação através de pesquisa e resolução de exercícios. Obs: poderá pesquisar e observar exercícios que aplicam essas propriedades
- Leitura no caderno do aluno sobre a construção da mediatriz pág 28 e 29, A bissetriz pág 29, construindo polígono pág 30.
- Pesquisar e compreender o conceito de Mediatriz, Bissetriz e polígono. ( Obs: registrar os conceitos no caderno).
- Se os espaços não forem suficientes para registrar as respostas no caderno do aluno ( Apostila) SP Faz Escola, Será necessário responder no caderno pessoal do aluno.
- Abaixo encontra-se alguns links que os ajudarão a compreender os conteúdos e os ajudará na resolução dos exercícios.
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS NO CADERNO
OUTROS:_______________________________________________
Arte
Semana de 27/04 a 30/04
Profª Adriana 8º B
Quantidade de aulas: 2 aulas semanal de 45 minutos
Habilidade: Conhecer, explorar e analisa diferentes modalidades das artes visuais, explorando materialidades.
Atividade: A Representação da Natureza; Leitura de imagens e interpretação
Instrumento de verificação de aprendizagem: avaliação contínua, cumulativa e processual.
A Representação da Natureza
Jardim do Sítio de Burle Marx em Guaratiba, Rio de Janeiro 2012.
1 – Você costuma observar a natureza?
2 – O que observa na natureza ?
3- Você representa aquilo que vê?
Ao longo do tempo, os seres humanos imitaram a natureza. Folhas e flores, por exemplo, foram largamente usadas como modelo decorativo em estampas de tecidos, objetivos, relevos arquitetônicos de colunas e fachadas desde a Antiguidade.
Para algumas culturas do oriente, um jardim é tão valorizado quanto uma obra de arte, e muitos artistas se dedicam a criar esses espaços de contemplação da natureza.
Na cultura ocidental o interesse pela paisagem como o tema central na arte, entretanto, só surgiu com o espírito romântico do começo do século XIX.
Na pintura, estabeleceu-se como o tema central quando alguns artistas passaram a considerar a natureza um lugar privilegiado, representando-a de modo idealizado. Pouco depois, os artistas impressionistas exploraram ainda mais o tema em seus trabalhos.
Hoje, a maior parte das pessoas vivem em centros urbanos e está afastada da natureza. Mesmo assim, algumas procuram ainda manter essa relação ao frequentar parques, cultivar hortas ou criar animais.
Reflita sobre estas questões e responda
1 – Você se interessa por plantas e animais?
2- Tem contato com eles no seu cotidiano?
Enviar apenas as questões não esquecer de colocar nome, número e série, email adrianasilvar@professor.educacao.sp.gov.br
Nota de esclarecimento sobre atividades no Blog!
Eu Djair Santos, professor de Geografia da U.E. : E.E. Salim Farah Maluf, informo a direção da U.E. e aos estudantes que compõem a minha turma a saber:
8º B;
Levando em consideração as conversas que mantive com, estudantes de diversas séries as quais ministro aulas, e em virtude destes declararem não ter concluído as atividades dos roteiros de estudo do 1º BIMESTRE: (FAZER O QUE FOI ENVIADO EM MARÇO)Informo que não enviarei novas atividades para as turmas, por intermédio do Blog de escola, na semana de 27 a 30 de Abril de 2020.
Nas semanas posteriores o envio será normal.
Atenciosamente
Djair Santos (Professor de Geografia).
São Paulo, 27 de Abril de 2020.
____________________________________________
8º ANO C
LINGUA PORTUGUESA
Língua Portuguesa - Ensino Fundamental
· Turma: 8o. Ano (A, B, C e D)
· Habilidades: Reconhecer as características da linguagem verbal e não verbal considerando o contexto.
Tempo: 6 aulas
Conceitos: Linguagem, Língua, Fala e Comunicação
A linguagem, língua, fala e comunicação são quatro conceitos indissociáveis no processo comunicativo, porém individualmente diferenciáveis entre si, vejamos:
· Linguagem
A linguagem é um sistema de signos ou símbolos usados na transmissão de uma mensagem. É a capacidade de comunicação de ideias, pensamentos, opiniões, sentimentos, experiências, desejos, informações.
Existem dois tipos de linguagem: Verbal e Não verbal (estudaremos mais abaixo).
· Língua
A língua é um conjunto de palavras organizadas por regras gramaticais específicas. É uma convenção que permite que a mensagem transmitida seja sempre compreensível para os indivíduos de um determinado grupo. Assim, tem um caráter social e cultural, sendo usada por uma comunidade específica:
Língua portuguesa; Língua inglesa; Língua francesa; Língua alemã; Língua chinesa; etc.
· Fala
A fala é a forma pessoal de expressão de cada indivíduo, que possui uma organização própria de pensamentos, ideias, opiniões. Portanto, segue as regras gramaticais da língua, mas deixa margem para a criatividade e diferenciação na comunicação em função de quem fala. É também, influenciada pelo contexto, vivências, personalidade e conhecimentos linguísticos do falante, apresentando diversos níveis, desde o mais informal ou coloquial, até o mais formal ou culto.
· Comunicação
A comunicação é o espaço de troca de sensações, vivências, informações com o outro. A comunicação é, depois da sobrevivência física, a mais básica e vital de todas as necessidades.
Tipos de Linguagens
Como vimos, a linguagem é toda forma que o ser humano usa para se comunicar. É uma forma de expressão. Por exemplo: dança, imagem, música, gesto, sons, sinais, etc.
A linguagem é classificada como: verbal, não verbal e mista (quando as duas linguagens se fundem).
A linguagem verbal e a não-verbal são bastantes utilizadas no dia a dia, mas esse é um detalhe que costuma passar despercebido, principalmente pela comunicação ser algo natural ao ser humano.
E você sabe ao certo o que são esses tipos de linguagem? Vamos identificar a aplicação delas no cotidiano. Confira!
Linguagem verbal: é o uso da escrita (palavras) ou da fala como meio de comunicação.
Veja os exemplos: livro; filme; palestra; e-mail; poesia; prosa; telefonema; etc.
Linguagem não verbal: é outra forma de comunicação em que o código urtilizado é a simbologia. Utiliza de outros meios comunicativos, como placas, figuras, gestos, cores, sons, ou seja, através dos signos visuais e sensoriais.
As imagens abaixo são exemplos de linguagem não verbal, pois não
simultaneamente, usando palavras escritas e figuras ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários. Vejamos os exemplos:
Vamos ver se você entendeu?!
Atividades
1) Escreva qual o "tipo de linguagem" correspondente em cada imagem. Justifique:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Como já sabemos “qualquer mensagem não verbal pode ser sempre traduzida por palavras, explicada pela língua." Observe a imagem:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
1:________________________________
2:________________________________
3:________________________________
4:________________________________
5:________________________________
6:________________________________
7:________________________________
8:________________________________
9:________________________________
10:_______________________________
11:________________________________
12:________________________________
13:________________________________
14:________________________________
15:________________________________
3) Observe e faça uma leitura da tirinha abaixo:
a) Identifique o tipo de linguagem utilizada e justifique sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O que produz humor nessa tirinha?!
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Leia atentamente e responda V para verdadeiro e F para falso:
( ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
( ) As histórias em quadrinho, geralmente, apresentam linguagens verbal e não verbal.
( ) As placas de trânsito se utiliza de linguagem verbal.
( ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos.
5) Classifique os exemplos abaixo em linguagem verbal, linguagem não-verbal ou linguagem mista:
a) Semáforo
b) Cédula de 50 reais
c) Gibi (uso geral)
d) Carta
e) Outdoor
f) Símbolo de "sanitário masculino"
g) Bloco com anotações escritas
h) Cardápio
i) Gestos
j) Cartões usados no futebol
6) Classifique os exemplos de linguagens abaixo em: linguagem verbal (LV) ou linguagem não-verbal (LNV).
( ) Mímica
( ) Placa de trânsito "PARE"
( ) Semáforo
( ) Pichação em grafite
( ) "Socorro!"
( ) Desenhos
( ) Apito (ação) de um policial
7) Observe as imagens:
Figura-1
Figura 2
figura 3
a) Quais as semelhanças que as figuras 1, 2 e 3 contém?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Classifique o tipo de linguagem para cada figura e explique:
Figura-1 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Figura-2
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Figura-3
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Outro tipo de linguagem não verbal que agora invadiu o nosso dia a dia so os chamados emoticons. Usados em sms, e-mails, facebook, chats, etc.
Observe a figura e identifique os ditados populares abaixo pelos emoticons:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
INGLÊS - PROFESSORA MÔNICA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 8º ano C
Atividade semanal – 27/04 a 30/04
Habilidade: Comunicação social
Tema
Greetings – Saudações
Cumprimentando as Pessoas
Nesta atividade, aprenderemos algumas frases simples que podem nos ajudar a conhecer pessoas e saber mais coisas sobre elas.
Pode-se sempre cumprimentar alguém com um simples hello (olá) ou hi (olá), mas também é possível usar uma frase mais adequada para a situação, por exemplo:
Good morning! – Bom dia!
Good afternoon! – Boa tarde!
Good evening! – Boa noite!
Observação:
Good night (boa noite!) não é uma saudação( mesmo a altas horas da noite). É uma expressão para dizer goodbye (adeus), ou seja, uma despedida. Se encontrar alguém e disser “good night”, vão lhe perguntar:
- O quê? Já vai embora? Acabou de chegar!
Perguntando: Como vai?
Depois de dizerem olá (hello), as pessoas fazem, frequentemente, uma pergunta do gênero:
Como você está? How are you?
A seguinte lista oferece alguns cumprimentos e as formas de se responder.
Repare que a primeira frase apresentada é muito formal. As seguintes formas de se cumprimentar são mais informais.
Exemplos:
a) Pergunta: How are you doing? Como você está?
Resposta: Very well, thank you. And how are you?
Estou muito bem, obrigado. E você como está?
b) Pergunta: How are you? Como você está?
Resposta: Not bad. What are you? Andando / vou indo. E você?
c) Pergunta: How’s it going? Como vai a vida?
Resposta: Great. How about you? Ótima. E com você?
d) Pergunta: How are things? Tudo bem?
Resposta: Fine. And you? Bem. E com você?
Observação:
A frase “how are you doing?” possue o mesmo significado que “How are you?” Por isso, você pode respondê-las da mesma forma.
Atividade
1) Crie um pequeno diálogo entre você e um amigo usando as expressões dos exemplos acima.
Observação: o diálogo deve ser escrito em Inglês. Use a sua criatividade para se expressar nesse diálogo.
HISTÓRIA
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História
Profº. Wilson de Oliveira
Ano: 8º A, B, C, D
ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADES 8º A, B, C e D.
HABILIDADES: (EF008HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
Tempo de realização previsto: 4 aulas, de 29/04/2020 a 01/05/2020
Blog: eesalimfarahmaluf.blogspot.com
e-mail para envio: Oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Reponder as atividades em folhas de caderno, que serão destacadas e entregues ao professor com nome, número e ano do aluno; nome da disciplina e do professor.
1) Fazendo uso do livro didático História sociedade & cidadania, página 14, leia o texto O Iluminismo na economia e responda as pergunta abaixo:
a) Qual a posição dos iluministas em relação ao mercantilismo?
b) Qual era a fonte de riqueza para os fisiocratas?
c) De acordo com o criador da fisiocracia, François Quesnay (1694-1774), como a economia era regida?
2) Fazendo uso do livro didático História sociedade & cidadania, página14, leia o texto Adam Smith e o liberalismo econômico e responda as perguntas abaixo:
a) De acordo com Adam Smith (1723-1790) qual é a única fonte de riqueza?
b) Como Adam Smith ficou conhecido por defender a livre concorrência entre nações, indivíduos e empresas?
Bibliografia
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º ensino fundamental: anos finais. 4. ed. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capitulo I, p. 26
8º ANO C – EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFª: DENISE
Tempo para realizar as atividades: 2 aulas semanais
Habilidade: (EF08EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.
Objetivos do roteiro de atividades: Compreender as características em comum dos esportes coletivos.
Identificar os princípios operacionais nos diferentes esportes com o intuito de analisar de forma tática a estrutura dos jogos.
Materiais necessários: Ler o texto abaixo:
As modalidades coletivas são jogos de oposição, isto é, duas equipes que têm o mesmo objetivo e se opõem durante uma partida de modo a medirem forças na tentativa de superar o esforço adversário.
Como base para essa compreensão, Bayer (1994, p.47) define os Princípios operacionais do ataque e da defesa em modalidades coletivas, e o conceito de regras de ação como os jogadores aplicarão tais princípios durante o jogo. É importante considerar que, para esse autor, a equipe está em situação de ataque quando detém a posse de bola, e na situação contrária, encontra-se na defesa.
Tais princípios seriam as funções do ataque e da defesa durante a realização de uma partida. São formas de ação que norteiam o ato de jogar coletivamente, dão sentido ao jogo e formam a lógica central de sistemas, estratégias, padrões e intenções durante uma partida. Existem com base nas regras e exigências de realização impostas pelos jogos esportivos coletivos.
PRINCIPÍOS OPERAICONAIS DOS ESPORTES COLETIVOS
| |
ATAQUE
|
DEFESA
|
Manutenção da posse de bola
|
Recuperação da posse de bola
|
Progressão ao campo do adversário
|
Contenção do avanço adversário
|
Finalização à meta
|
Defesa da meta
|
Segundo Bayer, as modalidades esportivas coletivas podem ser agrupadas em uma única categoria pelo fato de todas possuírem seis invariantes: uma bola (ou implemento similar), um espaço de jogo, parceiros com os quais se joga, adversários, um alvo a atacar (e, de forma complementar, um alvo a defender) e regras específicas. São essas invariantes que geram a categoria Esporte Coletivo, ou Jogo Esportivo Coletivo, e que permitem visualizar uma mesma estrutura de jogo. Possuindo estrutura comum, é possível considerar as modalidades esportivas dentro de uma mesma lógica, o que as tornam passíveis de um mesmo tratamento pedagógico para seu ensino. Esta abordagem de ensino dos esportes coletivos considera as semelhanças entre as várias modalidades, definindo seis princípios operacionais comuns, divididos em dois grandes grupos, um para o ataque e outro para a defesa.
Segundo Bayer, os três princípios operacionais de ataque são: conservação individual e coletiva da bola, progressão da equipe e da bola em direção ao alvo adversário e finalização da jogada, visando à obtenção de ponto. Os três princípios operacionais da defesa são: recuperação da bola, impedir o avanço da equipe contrária e da bola em direção ao próprio alvo e proteção do alvo visando impedir a finalização da equipe adversária.
Júlio Garganta frisa duas competências básicas para a aprendizagem e prática do Esporte Coletivo: a inteligência, vista como a capacidade de adaptar-se a situações dinâmicas que acontecem no jogo a fim de resolver os constantes problemas que surgem, e a cooperação, vista como a necessidade do praticante de Esporte Coletivo combinar suas ações com os objetivos do grupo. Nesse sentido, jogar bem não seria apenas executar de forma eficiente um conjunto de técnicas, mas, além disso, contribuir de forma cooperativa e inteligente para o sucesso do empreendimento coletivo.
Materiais complementares: Link: https://www.arearestritiva.com.br/wp-content/uploads/2015/04/DAOLIO-Jogos-esportivos-coletivos-dos-princ%C3%ADpios-operacionais-aos-gestos.pdf
Atividade I: Após ter realizado a leitura do texto, analise a modalidade esportiva Vôlei e escreva um texto utilizando os princípios operacionais propostos por Bayer.
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos.
Atividade II: Escolha um dos esportes de campo, taco, rede/parede para explicar uma visão tática, para isso você deve explicar como seria o ataque e a defesa de uma equipe desse esporte que você escolheu. Você poderá explicar utilizando exemplos de situações que acontecem no jogo.
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos.
8º ANO C - MATEMÁTICA
PROFº: JOSIVAN
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO: 8 C
|
DISCIPLINA: Matemática
|
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este plano de aula contém o conteúdo que será trabalhado na semana dos dias 27/04 a 01/05.
Número de aulas para realização: 6 aulas por turma, totalizando 6 aulas semanais.
Os conteúdos abordados estão presentes no Caderno Aprender Sempre, Volume 1 do 8º ano Ensino Fundamental. Páginas 25: 3.1,3.2,3.3; Páginas 28 a 30 e página 33: 1.1, página 34 a 36.
1 – TEMA: Potenciação e Radiciação, Geometria, Probabilidade.
Competências e habilidades: Competências e habilidades:
(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
(Ef08MA15) Construir, utilizando instrumento de desenho ou softwares de geometria dinâmica,mediatriz,bissetriz, ângulos de 90°,60°,45° e 30° e polígonos regulares.
(EF07MA33) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.
2 – DESCREVER OS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS PROPOSTOS:
- Entender a relação entre potenciação e radiciação através de pesquisa e resolução de exercícios. Obs: poderá pesquisar e observar exercícios que aplicam essas propriedades
- Leitura no caderno do aluno sobre a construção da mediatriz pág 28 e 29, A bissetriz pág 29, construindo polígono pág 30.
- Pesquisar e compreender o conceito de Mediatriz, Bissetriz e polígono. ( Obs: registrar os conceitos no caderno).
- Se os espaços não forem suficientes para registrar as respostas no caderno do aluno ( Apostila) SP Faz Escola, Será necessário responder no caderno pessoal do aluno.
- Abaixo encontra-se alguns links que os ajudarão a compreender os conteúdos e os ajudará na resolução dos exercícios.
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS NO CADERNO
OUTROS:_______________________________________________
Arte
Semana de 27/04 a 30/04
Profª Adriana 8º C
Quantidade de aulas: 2 aulas semanal de 45 minutos
Habilidade: Conhecer, explorar e analisa diferentes modalidades das artes visuais, explorando materialidades.
Atividade: A Representação da Natureza; Leitura de imagens e interpretação
Instrumento de verificação de aprendizagem: avaliação contínua, cumulativa e processual.
A Representação da Natureza
Jardim do Sítio de Burle Marx em Guaratiba, Rio de Janeiro 2012.
1 – Você costuma observar a natureza?
2 – O que observa na natureza ?
3- Você representa aquilo que vê?
Ao longo do tempo, os seres humanos imitaram a natureza. Folhas e flores, por exemplo, foram largamente usadas como modelo decorativo em estampas de tecidos, objetivos, relevos arquitetônicos de colunas e fachadas desde a Antiguidade.
Para algumas culturas do oriente, um jardim é tão valorizado quanto uma obra de arte, e muitos artistas se dedicam a criar esses espaços de contemplação da natureza.
Na cultura ocidental o interesse pela paisagem como o tema central na arte, entretanto, só surgiu com o espírito romântico do começo do século XIX.
Na pintura, estabeleceu-se como o tema central quando alguns artistas passaram a considerar a natureza um lugar privilegiado, representando-a de modo idealizado. Pouco depois, os artistas impressionistas exploraram ainda mais o tema em seus trabalhos.
Hoje, a maior parte das pessoas vivem em centros urbanos e está afastada da natureza. Mesmo assim, algumas procuram ainda manter essa relação ao frequentar parques, cultivar hortas ou criar animais.
Reflita sobre estas questões e responda
1 – Você se interessa por plantas e animais?
2- Tem contato com eles no seu cotidiano?
Enviar apenas as questões não esquecer de colocar nome, número e série, email adrianasilvar@professor.educacao.sp.gov.br
____________________________________________
8º ANO D
LINGUA PORTUGUESA
Língua Portuguesa - Ensino Fundamental
· Turma: 8o. Ano (A, B, C e D)
· Habilidades: Reconhecer as características da linguagem verbal e não verbal considerando o contexto.
Tempo: 6 aulas
Conceitos: Linguagem, Língua, Fala e Comunicação
A linguagem, língua, fala e comunicação são quatro conceitos indissociáveis no processo comunicativo, porém individualmente diferenciáveis entre si, vejamos:
· Linguagem
A linguagem é um sistema de signos ou símbolos usados na transmissão de uma mensagem. É a capacidade de comunicação de ideias, pensamentos, opiniões, sentimentos, experiências, desejos, informações.
Existem dois tipos de linguagem: Verbal e Não verbal (estudaremos mais abaixo).
· Língua
A língua é um conjunto de palavras organizadas por regras gramaticais específicas. É uma convenção que permite que a mensagem transmitida seja sempre compreensível para os indivíduos de um determinado grupo. Assim, tem um caráter social e cultural, sendo usada por uma comunidade específica:
Língua portuguesa; Língua inglesa; Língua francesa; Língua alemã; Língua chinesa; etc.
· Fala
A fala é a forma pessoal de expressão de cada indivíduo, que possui uma organização própria de pensamentos, ideias, opiniões. Portanto, segue as regras gramaticais da língua, mas deixa margem para a criatividade e diferenciação na comunicação em função de quem fala. É também, influenciada pelo contexto, vivências, personalidade e conhecimentos linguísticos do falante, apresentando diversos níveis, desde o mais informal ou coloquial, até o mais formal ou culto.
· Comunicação
A comunicação é o espaço de troca de sensações, vivências, informações com o outro. A comunicação é, depois da sobrevivência física, a mais básica e vital de todas as necessidades.
Tipos de Linguagens
Como vimos, a linguagem é toda forma que o ser humano usa para se comunicar. É uma forma de expressão. Por exemplo: dança, imagem, música, gesto, sons, sinais, etc.
A linguagem é classificada como: verbal, não verbal e mista (quando as duas linguagens se fundem).
A linguagem verbal e a não-verbal são bastantes utilizadas no dia a dia, mas esse é um detalhe que costuma passar despercebido, principalmente pela comunicação ser algo natural ao ser humano.
E você sabe ao certo o que são esses tipos de linguagem? Vamos identificar a aplicação delas no cotidiano. Confira!
Linguagem verbal: é o uso da escrita (palavras) ou da fala como meio de comunicação.
Veja os exemplos: livro; filme; palestra; e-mail; poesia; prosa; telefonema; etc.
Linguagem não verbal: é outra forma de comunicação em que o código urtilizado é a simbologia. Utiliza de outros meios comunicativos, como placas, figuras, gestos, cores, sons, ou seja, através dos signos visuais e sensoriais.
As imagens abaixo são exemplos de linguagem não verbal, pois não
simultaneamente, usando palavras escritas e figuras ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários. Vejamos os exemplos:
Vamos ver se você entendeu?!
Atividades
1) Escreva qual o "tipo de linguagem" correspondente em cada imagem. Justifique:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Como já sabemos “qualquer mensagem não verbal pode ser sempre traduzida por palavras, explicada pela língua." Observe a imagem:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
1:________________________________
2:________________________________
3:________________________________
4:________________________________
5:________________________________
6:________________________________
7:________________________________
8:________________________________
9:________________________________
10:_______________________________
11:________________________________
12:________________________________
13:________________________________
14:________________________________
15:________________________________
3) Observe e faça uma leitura da tirinha abaixo:
a) Identifique o tipo de linguagem utilizada e justifique sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O que produz humor nessa tirinha?!
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Leia atentamente e responda V para verdadeiro e F para falso:
( ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
( ) As histórias em quadrinho, geralmente, apresentam linguagens verbal e não verbal.
( ) As placas de trânsito se utiliza de linguagem verbal.
( ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos.
5) Classifique os exemplos abaixo em linguagem verbal, linguagem não-verbal ou linguagem mista:
a) Semáforo
b) Cédula de 50 reais
c) Gibi (uso geral)
d) Carta
e) Outdoor
f) Símbolo de "sanitário masculino"
g) Bloco com anotações escritas
h) Cardápio
i) Gestos
j) Cartões usados no futebol
6) Classifique os exemplos de linguagens abaixo em: linguagem verbal (LV) ou linguagem não-verbal (LNV).
( ) Mímica
( ) Placa de trânsito "PARE"
( ) Semáforo
( ) Pichação em grafite
( ) "Socorro!"
( ) Desenhos
( ) Apito (ação) de um policial
7) Observe as imagens:
Figura-1
Figura 2
figura 3
a) Quais as semelhanças que as figuras 1, 2 e 3 contém?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Classifique o tipo de linguagem para cada figura e explique:
Figura-1 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Figura-2
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Figura-3
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Outro tipo de linguagem não verbal que agora invadiu o nosso dia a dia so os chamados emoticons. Usados em sms, e-mails, facebook, chats, etc.
Observe a figura e identifique os ditados populares abaixo pelos emoticons:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
HISTÓRIA
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História
Profº. Wilson de Oliveira
Ano: 8º A, B, C, D
ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADES 8º A, B, C e D.
HABILIDADES: (EF008HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
Tempo de realização previsto: 4 aulas, de 29/04/2020 a 01/05/2020
Blog: eesalimfarahmaluf.blogspot.com
e-mail para envio: Oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Reponder as atividades em folhas de caderno, que serão destacadas e entregues ao professor com nome, número e ano do aluno; nome da disciplina e do professor.
1) Fazendo uso do livro didático História sociedade & cidadania, página 14, leia o texto O Iluminismo na economia e responda as pergunta abaixo:
a) Qual a posição dos iluministas em relação ao mercantilismo?
b) Qual era a fonte de riqueza para os fisiocratas?
c) De acordo com o criador da fisiocracia, François Quesnay (1694-1774), como a economia era regida?
2) Fazendo uso do livro didático História sociedade & cidadania, página14, leia o texto Adam Smith e o liberalismo econômico e responda as perguntas abaixo:
a) De acordo com Adam Smith (1723-1790) qual é a única fonte de riqueza?
b) Como Adam Smith ficou conhecido por defender a livre concorrência entre nações, indivíduos e empresas?
Bibliografia
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º ensino fundamental: anos finais. 4. ed. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capitulo I, p. 26
8º ANO D – EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFª: DENISE
Tempo para realizar as atividades: 2 aulas semanais
Habilidade: (EF08EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.
Objetivos do roteiro de atividades: Compreender as características em comum dos esportes coletivos.
Identificar os princípios operacionais nos diferentes esportes com o intuito de analisar de forma tática a estrutura dos jogos.
Materiais necessários: Ler o texto abaixo:
As modalidades coletivas são jogos de oposição, isto é, duas equipes que têm o mesmo objetivo e se opõem durante uma partida de modo a medirem forças na tentativa de superar o esforço adversário.
Como base para essa compreensão, Bayer (1994, p.47) define os Princípios operacionais do ataque e da defesa em modalidades coletivas, e o conceito de regras de ação como os jogadores aplicarão tais princípios durante o jogo. É importante considerar que, para esse autor, a equipe está em situação de ataque quando detém a posse de bola, e na situação contrária, encontra-se na defesa.
Tais princípios seriam as funções do ataque e da defesa durante a realização de uma partida. São formas de ação que norteiam o ato de jogar coletivamente, dão sentido ao jogo e formam a lógica central de sistemas, estratégias, padrões e intenções durante uma partida. Existem com base nas regras e exigências de realização impostas pelos jogos esportivos coletivos.
PRINCIPÍOS OPERAICONAIS DOS ESPORTES COLETIVOS
| |
ATAQUE
|
DEFESA
|
Manutenção da posse de bola
|
Recuperação da posse de bola
|
Progressão ao campo do adversário
|
Contenção do avanço adversário
|
Finalização à meta
|
Defesa da meta
|
Segundo Bayer, as modalidades esportivas coletivas podem ser agrupadas em uma única categoria pelo fato de todas possuírem seis invariantes: uma bola (ou implemento similar), um espaço de jogo, parceiros com os quais se joga, adversários, um alvo a atacar (e, de forma complementar, um alvo a defender) e regras específicas. São essas invariantes que geram a categoria Esporte Coletivo, ou Jogo Esportivo Coletivo, e que permitem visualizar uma mesma estrutura de jogo. Possuindo estrutura comum, é possível considerar as modalidades esportivas dentro de uma mesma lógica, o que as tornam passíveis de um mesmo tratamento pedagógico para seu ensino. Esta abordagem de ensino dos esportes coletivos considera as semelhanças entre as várias modalidades, definindo seis princípios operacionais comuns, divididos em dois grandes grupos, um para o ataque e outro para a defesa.
Segundo Bayer, os três princípios operacionais de ataque são: conservação individual e coletiva da bola, progressão da equipe e da bola em direção ao alvo adversário e finalização da jogada, visando à obtenção de ponto. Os três princípios operacionais da defesa são: recuperação da bola, impedir o avanço da equipe contrária e da bola em direção ao próprio alvo e proteção do alvo visando impedir a finalização da equipe adversária.
Júlio Garganta frisa duas competências básicas para a aprendizagem e prática do Esporte Coletivo: a inteligência, vista como a capacidade de adaptar-se a situações dinâmicas que acontecem no jogo a fim de resolver os constantes problemas que surgem, e a cooperação, vista como a necessidade do praticante de Esporte Coletivo combinar suas ações com os objetivos do grupo. Nesse sentido, jogar bem não seria apenas executar de forma eficiente um conjunto de técnicas, mas, além disso, contribuir de forma cooperativa e inteligente para o sucesso do empreendimento coletivo.
Materiais complementares: Link: https://www.arearestritiva.com.br/wp-content/uploads/2015/04/DAOLIO-Jogos-esportivos-coletivos-dos-princ%C3%ADpios-operacionais-aos-gestos.pdf
Atividade I: Após ter realizado a leitura do texto, analise a modalidade esportiva Vôlei e escreva um texto utilizando os princípios operacionais propostos por Bayer.
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos.
Atividade II: Escolha um dos esportes de campo, taco, rede/parede para explicar uma visão tática, para isso você deve explicar como seria o ataque e a defesa de uma equipe desse esporte que você escolheu. Você poderá explicar utilizando exemplos de situações que acontecem no jogo.
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos.
Arte
Semana de 27/04 a 30/04
Profª Adriana 8º D
Quantidade de aulas: 2 aulas semanal de 45 minutos
Habilidade: Conhecer, explorar e analisa diferentes modalidades das artes visuais, explorando materialidades.
Atividade: A Representação da Natureza; Leitura de imagens e interpretação
Instrumento de verificação de aprendizagem: avaliação contínua, cumulativa e processual.
A Representação da Natureza
Jardim do Sítio de Burle Marx em Guaratiba, Rio de Janeiro 2012.
1 – Você costuma observar a natureza?
2 – O que observa na natureza ?
3- Você representa aquilo que vê?
Ao longo do tempo, os seres humanos imitaram a natureza. Folhas e flores, por exemplo, foram largamente usadas como modelo decorativo em estampas de tecidos, objetivos, relevos arquitetônicos de colunas e fachadas desde a Antiguidade.
Para algumas culturas do oriente, um jardim é tão valorizado quanto uma obra de arte, e muitos artistas se dedicam a criar esses espaços de contemplação da natureza.
Na cultura ocidental o interesse pela paisagem como o tema central na arte, entretanto, só surgiu com o espírito romântico do começo do século XIX.
Na pintura, estabeleceu-se como o tema central quando alguns artistas passaram a considerar a natureza um lugar privilegiado, representando-a de modo idealizado. Pouco depois, os artistas impressionistas exploraram ainda mais o tema em seus trabalhos.
Hoje, a maior parte das pessoas vivem em centros urbanos e está afastada da natureza. Mesmo assim, algumas procuram ainda manter essa relação ao frequentar parques, cultivar hortas ou criar animais.
Reflita sobre estas questões e responda
1 – Você se interessa por plantas e animais?
2- Tem contato com eles no seu cotidiano?
Enviar apenas as questões não esquecer de colocar nome, número e série, email adrianasilvar@professor.educacao.sp.gov.br
INGLÊS - PROFESSORA MÔNICA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 8º ano D
Atividade semanal – 27/04 a 30/04
Habilidade: Comunicação social
Tema
Greetings – Saudações
Cumprimentando as Pessoas
Nesta atividade, aprenderemos algumas frases simples que podem nos ajudar a conhecer pessoas e saber mais coisas sobre elas.
Pode-se sempre cumprimentar alguém com um simples hello (olá) ou hi (olá), mas também é possível usar uma frase mais adequada para a situação, por exemplo:
Good morning! – Bom dia!
Good afternoon! – Boa tarde!
Good evening! – Boa noite!
Observação:
Good night (boa noite!) não é uma saudação( mesmo a altas horas da noite). É uma expressão para dizer goodbye (adeus), ou seja, uma despedida. Se encontrar alguém e disser “good night”, vão lhe perguntar:
- O quê? Já vai embora? Acabou de chegar!
Perguntando: Como vai?
Depois de dizerem olá (hello), as pessoas fazem, frequentemente, uma pergunta do gênero:
Como você está? How are you?
A seguinte lista oferece alguns cumprimentos e as formas de se responder.
Repare que a primeira frase apresentada é muito formal. As seguintes formas de se cumprimentar são mais informais.
Exemplos:
a) Pergunta: How are you doing? Como você está?
Resposta: Very well, thank you. And how are you?
Estou muito bem, obrigado. E você como está?
b) Pergunta: How are you? Como você está?
Resposta: Not bad. What are you? Andando / vou indo. E você?
c) Pergunta: How’s it going? Como vai a vida?
Resposta: Great. How about you? Ótima. E com você?
d) Pergunta: How are things? Tudo bem?
Resposta: Fine. And you? Bem. E com você?
Observação:
A frase “how are you doing?” possue o mesmo significado que “How are you?” Por isso, você pode respondê-las da mesma forma.
Atividade
1) Crie um pequeno diálogo entre você e um amigo usando as expressões dos exemplos acima.
Observação: o diálogo deve ser escrito em Inglês. Use a sua criatividade para se expressar nesse diálogo.
Como faço para buscar ou baixar o caderno do aluno para meu filho estudar em casa ? Meu filho está no 8 assistiu a aula on LINE no app mas aqui não tem nada de atividades para essa turma
ResponderExcluir