ROTEIRO DE ATIVIDADE
SEMANA 27/04 A 30/04
_____________________________________________
6º ANO A
6º ANO A - INGLÊS
PROFª - FRANCIELEN
ROTEIRO
DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
PERÍODO
DE 27/04/2020 À 30/04/2020
HABILIDADE(S) DA BNCC:
(EF06LI07)
Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base
em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas;
(EF06LI09)
Localizar informações específicas em texto;
(EF06LI17)
Construir repertório lexical relativo a tema (escola, família, rotina diária,
atividades de lazer, esportes, entre outros)
(EF06LI19) Utilizar
o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e localizar
informações no texto.
OBJETIVOS
GERAIS:
Aprender
os gêneros textuais presente em nosso cotidiano, repertório lexical referente
a comunicação;
Criar
Identity card a partir da compreensão dos gêneros textuais.
|
MATERIAIS
NECESSÁRIOS
Material disponível no conteúdo.
OBSERVAÇÃO
As atividades deverão ser realizadas no caderno.
CONTEÚDO
Analise o Identity
card abaixo: the name (o nome), date of bith (data de nascimento), membership
number (número da associação), expiry
date (data de validade), Kansas secondary school (escola), full name ( nome
completo), first name ( primeiro nome), surname (sobrenome).
ATIVIDADE DA SEMANA
Após analisar o
cartão responda as questões a seguir:
1- Que tipo de documento se refere
Identity Card? Circule
a opção correta.
(A) A student identity card
(B) A citizen identity card
(C) A
professional identity card
(D) A magazine
Leia o texto novamente e responda as
questões 2 e 3.
2- Her name is
(A) Sr. Paul Karl
(B) Sandra Nascimento
(C) Good Morning!
(D) Bye
3. Her card expiration:
(A) Sandra
(B) 823456789
(C) December/
2016
(D) K skate
4- Leia o texto novamente e responda as
questões:
a) Write the first
name_____________________________________________________
b) Write the
surname______________________________________________________
c) When was born Sandra
Nascimento?_______________________________________
5- Agora é a
sua vez…Faça o seu Student identity card
no seu caderno.
EDUCAÇÃO FISICA
6º ANO A - EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR : DONIZETI
HABILIDADE: IDENTIFICAR, RECONHECER DIFERENTES TIPOS DE
JOGOS
· INDENTIFICAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE
JOGO E ESPORTE
QUANTIDADE DE AULAS : 02 AULAS
ATIVIDADE SEMANAL
SEMANA DE 27/04 A
30/04
1ª ATIVIDADE
QUESTIONÁRIO
A- QUAIS
AS DIFERENÇAS ENTRE BRINCADEIRAS E JOGOS?
B- QUAIS
OS JOGOS QUE VOCÊ CONHECE DENTRO E FORA DA ESCOLA?
C- QUAIS OS JOGOS ELETRÔNICOS QUE VOCÊ CONHECE?
D- QUAL A
SUA OPINIÃO, SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E
BRINCADEIRAS EM NOSSA VIDA?
2ª ATIVIDADE
PESQUISA
FAÇA UMA PESQUISA EM CASA, COM TODAS AS PESSOAS DA SUA FAMILIA SOBRE QUAIS AS BRINCADEIRAS E JOGOS QUE ELAS CONHECEM.
LINGUA PORTUGUESA
PROFª: CLÁUDIA FERRAREIS
E.E
Salim Farah Maluf
|
6ºA – Professora Claudia. Disciplina:
Língua Portuguesa.
E-mail:
claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades: EF06LP05B;Utilizar diferentes
gêneros textuais,considerando a intenção comunicativa,o estilo e a
finalidade.
|
Atividade:Leitura e Interpretação de texto,
gênero: Conto.
|
Tempo para realização: Uma semana.
|
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é
contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global
do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos
componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos
qualitativos sobre os quantitativos
|
CONTO
Interpretação textual:
1.
O rapaz da história faz realmente uma sopa de
pedras? Explique.
2. Em que lugar a
história acontece?
3. A história que você leu é um conto de artimanha ou de esperteza. Coloque V para verdadeiro ou F para falso.
( ) É uma história em que as personagens usam a esperteza para conseguir algo.
( ) É uma narrativa engraçada.
( ) É uma história que deixa o leitor com medo.
4. Qual foi a esperteza do rapaz?
5. Releia o final do conto e reescreva aqui o trecho que mostra o humor da narrativa.
6. Que motivo o rapaz teria para fugir?
7. Você acha o título do conto adequado? Por quê?
8. Qual
outro título você daria ao conto?
Entregar
as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo e nome da escola.
MATEMÁTICA
PROFº: MARCELO
Objetivo : Revisar a aplicação das quatro operações
fundamentais da matemática em situações problemas.
Habilidade : ler e interpretar o enunciado do exercício e
escolher a melhor estratégia para a resolução da questão em estudo.
1) José
economizou por seis meses da seguinte maneira. No primeiro mês guardou 230
reais, no segundo mês guardou 170 reais, no terceiro mês guardou 80 reais, no
quarto mês guardou 90 reais, no quinto mês 330 reais e finalmente no sexto mês
80 reais. Quanto Jose economizou ao longo desse semestre ?
2) Uma
dúzia de qualquer coisa equivale a 12 unidades. Se você comprar 18 dúzias de
ovos, quantas unidades de ovos terá comprado ?
3) Uma
empresa de sapatos foi inaugurada em 1978. Quantos anos a empresa fará em 2022
?
4) Carlos
comprou uma Tv por 999 reais e ira pagar em 3 vezes no cartão de crédito. De
quanto será cada parcela ?
5) Arme
as contas e dê o resultado :
a) 1236 +
38 + 7 + 345 =
b) 1987 -
546 =
c) 123 x
9 =
d) 15 x
23 =
e) 110 :
2 =
6) Se uma
pessoa nasceu em 1934. Em que ano ela fará 40 anos ?
7) Hoje
em 2020 Suellen tem 25 anos. Em que ano ela nasceu ?
8) Um ano
equivale a 12 meses. Se você comprar uma casa para pagar em 25 anos, quantos
meses ficará pagando essa casa ?
9) Quatro
irmãos ganharam um premio de 1600 reais. Se o premio for dividido de maneira
igual entre os mesmos, quanto cada um irá receber ?
10) Desafio
Arte
Semana de 27/04 a 30/04
Profª
Adriana 6º A
Quantidade
de aulas: 2 aulas semanal de 45 minutos cada.
Habilidade : Conhecer, apreciar
obras e arte de diferentes habilidades das artes visuais, autores, épocas e
culturas de modo a ampliar a experiência com diferentes e práticas artísticos
visuais, cultivando a percepção, o imaginário.
Atividade: Representação do Corpo Humanos na Arte;
Leitura de imagens e Interpretação.
Instrumento para verificação de aprendizagem: Avaliação contínua,
cumulativa e processual.
Email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.gov.br
A Representação do Corpo
O que você acha que essa
pessoa está fazendo ?
Você já fez representações de
corpos humanos? Que pessoas representou?
Como representou esses corpos?
Em que posições?
Ao longo da História, as pessoas sempre se
interessaram por representar a figura humana. Os objetivos eram variados:
narrar histórias, atribuir significados mágicos e religiosos ou mesmo
investigar o funcionamento do corpo.
O corpo humano aparece representado em
pinturas, fotográficas, filmes, esculturas e grafites. As figuras humanas
criadas pelos artistas podem ser por exemplo, retratos de pessoas ou
personagens inspirados em textos literários. Podem ainda representar deuses ou
valor abstrato, como o amor e a liberdade.
Atualmente existem também os personagens
virtuais, chamados de avatares, que podem nos representar em um jogo ou até
mesmo numa reunião de negócios.
Reflita
sobre essas questões e responda
1-
Você já usou avatares? Você se identifica com algum deles?
2- Os
avatares tem alguma influência em sua vida?
3-
Você sabe quem são os criadores desses personagens?
As atividades podem ser encaminhas com nome, número e série para
o email adrianasilvar@professor.educacao.sp.gov.br o aluno deve enviar apenas as questões.
HISTÓRIA
PROFESSORA SUELI
DISCIPLINA : HISTÓRIA.
ROTINA DE 27 À 30/04/2020
QUANTIDADE
DE AULAS SEMANAIS: 4 AULAS EM CADA SÉRIE
HABILIDADE
EF 06H109
IDENTIFICAR
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS CIVILIZAÇÕES CONSIDERADAS COMO ANTIGUIDADES
PESQUISAR
A
IMPORTÂNCIA DO RIO NILO PARA A CIVILIZAÇÃO EGÍPICIA.
REALIZAR A
ATIVIDADE EM DUAS AULAS.
A
CONTRIBUIÇÃO DOS EGIPICIOS NA MATEMÁTICA E ARQUITETURA.
REALIZAR
ATIVIDADE EM DUAS AULAS.
OBSERVAÇÃO:
FAZER OS RELATÓRIOS NO CADE
GEOGRAFIA
A Geografia e o Espaço Geográfico
A ciência
geográfica apresenta, de acordo com as diferentes correntes do pensamento,
categorias consideradas essenciais para a compreensão do seu estudo. As
principais categorias geográficas são: paisagem, lugar, território, região e
espaço.
Portanto, a
paisagem é considerada, pela maioria das correntes do pensamento geográfico, um
conceito-chave da Geografia. O termo paisagem é polissêmico, ou seja, pode ser
utilizado de diferentes maneiras e por várias ciências.
Essa
categoria geográfica consiste em tudo aquilo que é perceptível através de
nossos sentidos (visão, olfato, tato e audição), no entanto, a análise da
paisagem é mais eficaz através da visão. Nesse sentido, a Geografia moderna,
que priorizava os estudos dos lugares e das regiões, utilizou-se da fisionomia
dos lugares para atingir êxito em suas abordagens geográficas, observando as
transformações no espaço geográfico em decorrência das atividades humanas na
natureza.
A paisagem é
formada por diferentes elementos que podem ser de domínio natural, humano,
social, cultural ou econômico e que se articulam uns com os outros. A paisagem
está em constante processo de modificação, sendo adaptada conforme as
atividades humanas.
Para Oliver
Dolfuss, geógrafo francês, as paisagens são fruto da ação humana no espaço e as
classifica em três grandes famílias, em função das modalidades da intervenção
humana:
- Paisagem
natural: não foi submetida à ação do homem.
- Paisagem
modificada: é fruto da ação das coletividades de caçadores e de coletores que,
mesmo não exercendo atividades pastoris ou agrícolas, em seus constantes
deslocamentos, pode modificar a paisagem de modo irreversível, através do fogo,
derrubadas de árvores etc.
- Paisagens
organizadas: são aquelas que representam o resultado de uma ação consciente,
combinada e contínua sobre o meio natural, como, por exemplo, as cidades,
praças etc.
A paisagem é
um dos objetos de análise da Geografia, sendo constituída através das relações
do homem com o espaço natural. Sua observação é muito importante, pois retrata
as relações sociais estabelecidas em um determinado local, onde cada observador
seleciona as imagens que achar mais relevante, portanto, diferentes pessoas
enxergam diferentes paisagens.
Questões
- Quais são as principais categorias da Geografia
segundo o texto.
- Explique a categoria Paisagem para geografia.
- Quais são os elementos da paisagens?
- Para
Oliver Dolfuss, geógrafo francês, as paisagens são fruto da ação
humana no espaço e as classifica em três grandes famílias, quais são essas
categorias?
5 Observando
a imagem acima, relate as mudanças ocorrida na paisagem com o passar do tempo.
O espaço
geográfico é o palco das realizações humanas, no entanto, abriga todas as
partes do planeta passíveis de serem analisadas, catalogadas e classificadas
pelas inúmeras especialidades da ciência geográfica.
O espaço
geográfico
O espaço
geográfico é o meio utilizado e transformado pelas atividades humanas. Em
termos gerais, ele se difere do espaço natural, em função do fato de o último
não sofrer diretamente as consequências das práticas econômicas, sociais,
culturais e cotidianas presentes nas sociedades e envolvendo tanto o meio rural
quanto o meio urbano.
Na verdade,
existem vários conceitos de espaço geográfico, variando conforme a abordagem e
a corrente de pensamento empregada. Em alguns casos, ele é visto como um
“receptáculo”, um palco das atividades humanas; em outros, ele é concebido como
uma conjunção de elementos da natureza, sendo também conceituado como reflexo e
condicionante das práticas sociais.
Sendo assim,
o espaço geográfico constrói-se a partir da transformação dos elementos naturais
pelas práticas antrópicas. Por isso, ele guarda consigo as marcas históricas
das civilizações e suas transformações ao longo do tempo, haja vista que novas
construções e reconstruções estão sempre acontecendo, porém não de forma
igualitária ao longo da extensão das sociedades.
É
importante, porém, que não se confunda o conceito de espaço geográfico com o de
paisagem. Afinal, as paisagens também se diferenciam entre as naturais e as
geográficas, pois elas formam a expressão externa do espaço. Basicamente,
podemos entender que a paisagem é o espaço apreendido pelos nossos sentidos
(visão, olfato, tato, audição e paladar).
Além da
paisagem, outro conceito que também é relevante para a compreensão do espaço é
o de território. Esse, por sua vez, também possui várias definições, sendo a
mais empregada aquela que se refere às relações de poder. Assim, o território é
visto, grosso modo, como uma porção do espaço delimitada pela propriedade ou
pelo exercício de um determinado poder ou soberania. A exemplo do território do
Brasil, do qual o Estado brasileiro é soberano, ou o território dos
traficantes, em que cada área é considerada o domínio de um determinado
indivíduo.
Outra
importante noção, nesse contexto, é a de região. Essa, em linhas gerais, pode
ser compreendida como uma divisão ou delimitação do espaço geográfico realizada
a partir de um critério previamente estabelecido. Por exemplo, podemos dividir
a área de uma cidade em diferentes regiões a partir do nível médio de renda da
população de cada setor, o que permitiria uma melhor compreensão de cada lugar
e o estabelecimento de políticas públicas específicas para cada região.
Por fim,
podemos destacar, a partir da compreensão do espaço geográfico, o conceito de
lugar. Esse é entendido, em uma análise mais compreensiva da realidade, como o
espaço percebido pelos indivíduos, com destaque para uma relação de
afetividade, identidade e pertencimento. Por exemplo: a casa onde eu moro, a
fazenda onde passei a infância, o parque de diversões que sempre frequentei, o
meu bairro, entre outros.
Portanto,
podemos perceber que a compreensão do espaço é uma questão ao mesmo tempo
complexa e importante, cabendo à Geografia o estabelecimento de métodos
científicos de sistematização e análise. Vale lembrar que as definições
apresentadas acima não necessariamente representam a opinião de todos os
geógrafos, sendo apenas as conceituações mais aceitas ou utilizadas, havendo,
nesse ínterim, vários debates, contestações e sínteses.
Questões
1 Complete a
frase.
a O espaço
geográfico é o meio utilizado e transformado pelas _________________
b Em termos
gerais, ele se difere do espaço natural, em função do fato de o último não
sofrer diretamente as consequências ___________,_________,________________
e cotidianas
presentes nas sociedades e envolvendo tanto o meio rural quanto o meio urbano.
2 Pesquisar a palavra Antrópica.
3. Qual a diferença entre espaço geográfico e
paisagem?
4. Explique
o termo lugar para geografia.
5.Qual a
importância do lugar casa, nesse momento de pandemia que estamos vivendo.
CIÊNCIAS
CIÊNCIAS
PROFESSOR MARIO
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL
Atividade de Ciências 6º Ano A
Responda as questões abaixo:
1 Classifique como é mistura homogenia
2 Como ocorre a mistura heterogênea?
3 O que é matéria?
4 Em nosso dia-a-dia na cozinha descreve como ocorre uma
mistura homogenia?
5 Em nosso dia-a-dia na cozinha descreve como ocorre uma
mistura heterogênea?
____________________________________________
6º ANO B
6º ANO B - INGLÊS
PROFª - FRANCIELEN
ROTEIRO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
PERÍODO DE 27/04/2020 À 30/04/2020
HABILIDADE(S) DA BNCC:
(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas;
(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto;
(EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a tema (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros)
(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e localizar informações no texto.
OBJETIVOS GERAIS:
Aprender os gêneros textuais presente em nosso cotidiano, repertório lexical referente a comunicação;
Criar Identity card a partir da compreensão dos gêneros textuais.
|
MATERIAIS NECESSÁRIOS
Material disponível no conteúdo.
OBSERVAÇÃO
As atividades deverão ser realizadas no caderno.
CONTEÚDO
Analise o Identity card abaixo: the name (o nome), date of bith (data de nascimento), membership number (número da associação), expiry date (data de validade), Kansas secondary school (escola), full name ( nome completo), first name ( primeiro nome), surname (sobrenome).
ATIVIDADE DA SEMANA
Após analisar o cartão responda as questões a seguir:
1- Que tipo de documento se refere Identity Card? Circule a opção correta.
(A) A student identity card
(B) A citizen identity card
(C) A professional identity card
(D) A magazine
Leia o texto novamente e responda as questões 2 e 3.
2- Her name is
(A) Sr. Paul Karl
(B) Sandra Nascimento
(C) Good Morning!
(D) Bye
3. Her card expiration:
(A) Sandra
(B) 823456789
(C) December/ 2016
(D) K skate
4- Leia o texto novamente e responda as questões:
a) Write the first name_____________________________________________________
b) Write the surname______________________________________________________
c) When was born Sandra Nascimento?_______________________________________
5- Agora é a sua vez…Faça o seu Student identity card no seu caderno.
PROFESSOR : DONIZETI
HABILIDADE: IDENTIFICAR, RECONHECER DIFERENTES TIPOS DE JOGOS
· INDENTIFICAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE JOGO E ESPORTE
QUANTIDADE DE AULAS : 02 AULAS
ATIVIDADE SEMANAL
SEMANA DE 27/04 A 30/04
1ª ATIVIDADE
QUESTIONÁRIO
A- QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE BRINCADEIRAS E JOGOS?
B- QUAIS OS JOGOS QUE VOCÊ CONHECE DENTRO E FORA DA ESCOLA?
C- QUAIS OS JOGOS ELETRÔNICOS QUE VOCÊ CONHECE?
D- QUAL A SUA OPINIÃO, SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E
BRINCADEIRAS EM NOSSA VIDA?
2ª ATIVIDADE
PESQUISA
FAÇA UMA PESQUISA EM CASA, COM TODAS AS PESSOAS DA SUA FAMILIA SOBRE QUAIS AS BRINCADEIRAS E JOGOS QUE ELAS CONHECEM.
Arte
Semana de 27/04 a 30/04
Profª Adriana 6º B
Quantidade de aulas: 2 aulas semanal de 45 minutos cada.
Habilidade : Conhecer, apreciar obras e arte de diferentes habilidades das artes visuais, autores, épocas e culturas de modo a ampliar a experiência com diferentes e práticas artísticos visuais, cultivando a percepção, o imaginário.
Atividade: Representação do Corpo Humanos na Arte; Leitura de imagens e Interpretação.
Instrumento para verificação de aprendizagem: Avaliação contínua, cumulativa e processual.
Email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.gov.br
A Representação do Corpo
O que você acha que essa pessoa está fazendo ?
Você já fez representações de corpos humanos? Que pessoas representou?
Como representou esses corpos? Em que posições?
Ao longo da História, as pessoas sempre se interessaram por representar a figura humana. Os objetivos eram variados: narrar histórias, atribuir significados mágicos e religiosos ou mesmo investigar o funcionamento do corpo.
O corpo humano aparece representado em pinturas, fotográficas, filmes, esculturas e grafites. As figuras humanas criadas pelos artistas podem ser por exemplo, retratos de pessoas ou personagens inspirados em textos literários. Podem ainda representar deuses ou valor abstrato, como o amor e a liberdade.
Atualmente existem também os personagens virtuais, chamados de avatares, que podem nos representar em um jogo ou até mesmo numa reunião de negócios.
Reflita sobre essas questões e responda
1- Você já usou avatares? Você se identifica com algum deles?
2- Os avatares tem alguma influência em sua vida?
3- Você sabe quem são os criadores desses personagens?
As atividades podem ser encaminhas com nome, número e série para o email adrianasilvar@professor.educacao.sp.gov.br o aluno deve enviar apenas as questões.
HISTÓRIA
PROFESSORA SUELI
DISCIPLINA : HISTÓRIA.
ROTINA DE 27 À 30/04/2020
QUANTIDADE
DE AULAS SEMANAIS: 4 AULAS EM CADA SÉRIE
HABILIDADE
EF 06H109
IDENTIFICAR
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS CIVILIZAÇÕES CONSIDERADAS COMO ANTIGUIDADES
PESQUISAR
A
IMPORTÂNCIA DO RIO NILO PARA A CIVILIZAÇÃO EGÍPICIA.
REALIZAR A
ATIVIDADE EM DUAS AULAS.
A
CONTRIBUIÇÃO DOS EGIPICIOS NA MATEMÁTICA E ARQUITETURA.
REALIZAR
ATIVIDADE EM DUAS AULAS.
OBSERVAÇÃO:
FAZER OS RELATÓRIOS NO CADERNO.
LÍNGUA PORTUGUESA - PROFª LILIANE
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: LILIANE
SÉRIE: 6º ANO B
REALIZAR AS ATIVIDADES SEMANALMENTE
NO PERÍODO DE 06 (SEIS AULAS), DURANTE A
SEMANA
NA PRIMEIRA AULA E SEGUNDA AULA DA TERÇA-
FEIRA, AS FOTOS DA IDADE DE 3,6 ANOS E A PRODUÇÃO TEXTUAL ...
NA QUARTA-FEIRA, A PRIMEIRA E SEGUNDA
AULA, AS FOTOS DA IDADE DE 9 ANOS, E A PRODUÇÃO TEXTUAL...
NA QUINTA FEIRA, A PRIMEIRA E SEGUNDA
AULA, AS FOTOS DA IDADE
DE 12 ANOS E PRODUÇÃO TEXTUAL...
OBS: CADA FOTO SER´TRABALHADO AS HABILIDADES E
O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA VOCES FAZEREM, COMO ESTÁ
EXPLICANDO ABAIXO.
HABILIDADES: LEITURA E ORALIDADE,
PRODUÇÃO TEXTUAL, NARRATIVA.
(DESENVOLVER SUAS HABILIDADES
ESTABELECENDO RELAÇÕES DE INTERTEXTULIDADE EXPLÍCITAS A PARTIR DO TEXTO DO
ALUNO, OU SEJA, EXPRESSARÃO AÇÕES DAS PERSONAGENS E NARRADOR QUE ACONTECERAM NO
PASSADO, CITANDO LUGARES VISITADOS, PAISAGENS, SITUAÇOES NA QUAL SUA HISTÓRIA
SE DEU NAQUELE MOMENTO ATRAVES DAS IMAGENS DE FOTOS.
1)
ATIVIDADE: SEPARAR 4 FOTOS SUAS E COM
FAMILIARES, CADA FOTO QUANDO VOCÊ TINHA E TEM A IDADE DE 3,6,9,12 ANOS DE
IDADE.
PRODUZIR UM TEXTO NO CADERNO, NARRANDO,
CRIANDO OS MOMENTOS VIVIDOS NAQUELA IMAGEM ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL.
JUNTAMENTE COM SEUS PAIS, RESPONSÁVEIS, INTERAGEM E PERGUNTEM SOBRE OS MOMENTOS
VIVIDOS NAQUELE DIA DE CADA FOTO QUE FOI TIRADA E RESPONDA DENTRO DO TEXTO AS
SEGUINTES QUESTÕES:
A) ESSA
FOTOGRAFIA ME LEMBRA QUANDO EU...
B) PORQUE
NELA ME CHAMA A ATENÇÃO ESPECIALMENTE....
C) O
QUE EU ASSOCIO A SENTIMENTOS E EMOÇÕES....
D) COMO
ME SENTI NAQUELA OCASIÃO....
E) QUANDO
ACONTECEU
F) ONDE
ACONTECEU
G) QUEM
PARTICIPOU
BOA SORTE GALERINHA.
GEOGRAFIA
A Geografia e o Espaço Geográfico
A ciência
geográfica apresenta, de acordo com as diferentes correntes do pensamento,
categorias consideradas essenciais para a compreensão do seu estudo. As
principais categorias geográficas são: paisagem, lugar, território, região e
espaço.
Portanto, a
paisagem é considerada, pela maioria das correntes do pensamento geográfico, um
conceito-chave da Geografia. O termo paisagem é polissêmico, ou seja, pode ser
utilizado de diferentes maneiras e por várias ciências.
Essa
categoria geográfica consiste em tudo aquilo que é perceptível através de
nossos sentidos (visão, olfato, tato e audição), no entanto, a análise da
paisagem é mais eficaz através da visão. Nesse sentido, a Geografia moderna,
que priorizava os estudos dos lugares e das regiões, utilizou-se da fisionomia
dos lugares para atingir êxito em suas abordagens geográficas, observando as
transformações no espaço geográfico em decorrência das atividades humanas na
natureza.
A paisagem é
formada por diferentes elementos que podem ser de domínio natural, humano,
social, cultural ou econômico e que se articulam uns com os outros. A paisagem
está em constante processo de modificação, sendo adaptada conforme as
atividades humanas.
Para Oliver
Dolfuss, geógrafo francês, as paisagens são fruto da ação humana no espaço e as
classifica em três grandes famílias, em função das modalidades da intervenção
humana:
- Paisagem
natural: não foi submetida à ação do homem.
- Paisagem
modificada: é fruto da ação das coletividades de caçadores e de coletores que,
mesmo não exercendo atividades pastoris ou agrícolas, em seus constantes
deslocamentos, pode modificar a paisagem de modo irreversível, através do fogo,
derrubadas de árvores etc.
- Paisagens
organizadas: são aquelas que representam o resultado de uma ação consciente,
combinada e contínua sobre o meio natural, como, por exemplo, as cidades,
praças etc.
A paisagem é
um dos objetos de análise da Geografia, sendo constituída através das relações
do homem com o espaço natural. Sua observação é muito importante, pois retrata
as relações sociais estabelecidas em um determinado local, onde cada observador
seleciona as imagens que achar mais relevante, portanto, diferentes pessoas
enxergam diferentes paisagens.
Questões
- Quais são as principais categorias da Geografia
segundo o texto.
- Explique a categoria Paisagem para geografia.
- Quais são os elementos da paisagens?
- Para
Oliver Dolfuss, geógrafo francês, as paisagens são fruto da ação
humana no espaço e as classifica em três grandes famílias, quais são essas
categorias?
5 Observando
a imagem acima, relate as mudanças ocorrida na paisagem com o passar do tempo.
O espaço
geográfico é o palco das realizações humanas, no entanto, abriga todas as
partes do planeta passíveis de serem analisadas, catalogadas e classificadas
pelas inúmeras especialidades da ciência geográfica.
O espaço
geográfico
O espaço
geográfico é o meio utilizado e transformado pelas atividades humanas. Em
termos gerais, ele se difere do espaço natural, em função do fato de o último
não sofrer diretamente as consequências das práticas econômicas, sociais,
culturais e cotidianas presentes nas sociedades e envolvendo tanto o meio rural
quanto o meio urbano.
Na verdade,
existem vários conceitos de espaço geográfico, variando conforme a abordagem e
a corrente de pensamento empregada. Em alguns casos, ele é visto como um
“receptáculo”, um palco das atividades humanas; em outros, ele é concebido como
uma conjunção de elementos da natureza, sendo também conceituado como reflexo e
condicionante das práticas sociais.
Sendo assim,
o espaço geográfico constrói-se a partir da transformação dos elementos naturais
pelas práticas antrópicas. Por isso, ele guarda consigo as marcas históricas
das civilizações e suas transformações ao longo do tempo, haja vista que novas
construções e reconstruções estão sempre acontecendo, porém não de forma
igualitária ao longo da extensão das sociedades.
É
importante, porém, que não se confunda o conceito de espaço geográfico com o de
paisagem. Afinal, as paisagens também se diferenciam entre as naturais e as
geográficas, pois elas formam a expressão externa do espaço. Basicamente,
podemos entender que a paisagem é o espaço apreendido pelos nossos sentidos
(visão, olfato, tato, audição e paladar).
Além da
paisagem, outro conceito que também é relevante para a compreensão do espaço é
o de território. Esse, por sua vez, também possui várias definições, sendo a
mais empregada aquela que se refere às relações de poder. Assim, o território é
visto, grosso modo, como uma porção do espaço delimitada pela propriedade ou
pelo exercício de um determinado poder ou soberania. A exemplo do território do
Brasil, do qual o Estado brasileiro é soberano, ou o território dos
traficantes, em que cada área é considerada o domínio de um determinado
indivíduo.
Outra
importante noção, nesse contexto, é a de região. Essa, em linhas gerais, pode
ser compreendida como uma divisão ou delimitação do espaço geográfico realizada
a partir de um critério previamente estabelecido. Por exemplo, podemos dividir
a área de uma cidade em diferentes regiões a partir do nível médio de renda da
população de cada setor, o que permitiria uma melhor compreensão de cada lugar
e o estabelecimento de políticas públicas específicas para cada região.
Por fim,
podemos destacar, a partir da compreensão do espaço geográfico, o conceito de
lugar. Esse é entendido, em uma análise mais compreensiva da realidade, como o
espaço percebido pelos indivíduos, com destaque para uma relação de
afetividade, identidade e pertencimento. Por exemplo: a casa onde eu moro, a
fazenda onde passei a infância, o parque de diversões que sempre frequentei, o
meu bairro, entre outros.
Portanto,
podemos perceber que a compreensão do espaço é uma questão ao mesmo tempo
complexa e importante, cabendo à Geografia o estabelecimento de métodos
científicos de sistematização e análise. Vale lembrar que as definições
apresentadas acima não necessariamente representam a opinião de todos os
geógrafos, sendo apenas as conceituações mais aceitas ou utilizadas, havendo,
nesse ínterim, vários debates, contestações e sínteses.
Questões
1 Complete a
frase.
a O espaço
geográfico é o meio utilizado e transformado pelas _________________
b Em termos
gerais, ele se difere do espaço natural, em função do fato de o último não
sofrer diretamente as consequências ___________,_________,________________
e cotidianas
presentes nas sociedades e envolvendo tanto o meio rural quanto o meio urbano.
2 Pesquisar a palavra Antrópica.
3. Qual a diferença entre espaço geográfico e
paisagem?
4. Explique
o termo lugar para geografia.
5.Qual a
importância do lugar casa, nesse momento de pandemia que estamos vivendo.
CIÊNCIAS
PROFESSOR MARIO
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL
Atividade de Ciências 6º Ano B
Responda as questões abaixo:
1 Classifique como é mistura homogenia
2 Como ocorre a mistura heterogênea?
3 O que é matéria?
4 Em nosso dia-a-dia na cozinha descreve como ocorre uma mistura homogenia?
5 Em nosso dia-a-dia na cozinha descreve como ocorre uma mistura heterogênea?
Nenhum comentário:
Postar um comentário