segunda-feira, 27 de abril de 2020

6º ANOS - A. FINAIS - SEMANA 27/04 a 30/04




ROTEIRO DE ATIVIDADE

SEMANA 27/04 A 30/04



_____________________________________________

6º ANO A

6º ANO A - INGLÊS
PROFª - FRANCIELEN

ROTEIRO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
PERÍODO DE 27/04/2020 À 30/04/2020


HABILIDADE(S) DA BNCC:

(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas;
(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto;
(EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a tema (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros)
 (EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e  localizar  informações no texto.

OBJETIVOS GERAIS:
Aprender os gêneros textuais presente em nosso cotidiano, repertório lexical referente a comunicação;
Criar Identity card a partir da compreensão dos gêneros textuais.


MATERIAIS NECESSÁRIOS
Material disponível no conteúdo.

OBSERVAÇÃO
As atividades deverão ser realizadas no caderno.

CONTEÚDO

Analise o Identity card abaixo: the name (o nome), date of bith (data de nascimento), membership number (número da associação),  expiry date (data de validade), Kansas secondary school (escola), full name ( nome completo), first name ( primeiro nome), surname (sobrenome).







ATIVIDADE DA SEMANA

Após analisar o cartão responda as questões a seguir:

1- Que tipo de documento se refere Identity Card? Circule a opção correta.
(A) A student identity card 
(B) A citizen identity card
(C) A professional identity card
(D) A magazine

Leia o texto novamente e responda as questões 2 e 3.
2- Her name is

(A) Sr. Paul Karl
(B) Sandra Nascimento
(C) Good Morning!
 (D) Bye

3. Her card expiration:

(A) Sandra
(B) 823456789
(C) December/ 2016
(D) K skate

4- Leia o texto novamente e responda as questões:

a) Write the first name_____________________________________________________
b) Write the surname______________________________________________________
c) When was born Sandra Nascimento?_______________________________________
d) Where does the girl study?______________________________________________


5- Agora é a sua vez…Faça o seu Student  identity card no seu caderno.




EDUCAÇÃO FISICA



6º ANO A -  EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR : DONIZETI

HABILIDADE:   IDENTIFICAR, RECONHECER DIFERENTES TIPOS DE JOGOS
·        INDENTIFICAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE JOGO E ESPORTE
QUANTIDADE DE AULAS : 02 AULAS

ATIVIDADE SEMANAL 
SEMANA DE 27/04  A  30/04

1ª ATIVIDADE

QUESTIONÁRIO

      A-   QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE BRINCADEIRAS E JOGOS?


B-   QUAIS OS JOGOS QUE VOCÊ CONHECE DENTRO E FORA DA ESCOLA?


C-    QUAIS OS JOGOS ELETRÔNICOS QUE VOCÊ CONHECE?


D-   QUAL A SUA OPINIÃO, SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E
BRINCADEIRAS EM NOSSA VIDA?


2ª ATIVIDADE

PESQUISA

FAÇA UMA PESQUISA EM CASA, COM TODAS AS PESSOAS DA SUA FAMILIA SOBRE QUAIS AS BRINCADEIRAS E JOGOS QUE ELAS CONHECEM.





LINGUA PORTUGUESA
PROFª: CLÁUDIA FERRAREIS


E.E Salim Farah Maluf

6ºA – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           
E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Habilidades: EF06LP05B;Utilizar diferentes gêneros textuais,considerando a intenção comunicativa,o estilo e a finalidade.

Atividade:Leitura e Interpretação de texto, gênero: Conto.

Tempo para realização: Uma semana.

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

CONTO

Interpretação textual:

1.    O rapaz da história faz realmente uma sopa de pedras? Explique.
    2. Em que lugar a história acontece?

    3. A história que você leu é um conto de artimanha ou de esperteza. Coloque V para verdadeiro ou F para falso.

(  ) É uma história em que as personagens usam a esperteza para conseguir algo.
(  ) É uma narrativa engraçada.
(  ) É uma história que deixa o leitor com medo.

   4. Qual foi a esperteza do rapaz?

   5. Releia o final do conto e reescreva aqui o trecho que mostra o humor da narrativa.

   6. Que motivo o rapaz teria para fugir?

   7. Você acha o título do conto adequado? Por quê?

   8. Qual outro título você daria ao conto?

Entregar as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo e nome da escola.





MATEMÁTICA
PROFº: MARCELO


Objetivo : Revisar a aplicação das quatro operações fundamentais da matemática em situações problemas.
Habilidade : ler e interpretar o enunciado do exercício e escolher a melhor estratégia para a resolução da questão em estudo. 
1)    José economizou por seis meses da seguinte maneira. No primeiro mês guardou 230 reais, no segundo mês guardou 170 reais, no terceiro mês guardou 80 reais, no quarto mês guardou 90 reais, no quinto mês 330 reais e finalmente no sexto mês 80 reais. Quanto Jose economizou ao longo desse semestre ?
2)    Uma dúzia de qualquer coisa equivale a 12 unidades. Se você comprar 18 dúzias de ovos, quantas unidades de ovos terá comprado ? 
3)    Uma empresa de sapatos foi inaugurada em 1978. Quantos anos a empresa fará em 2022 ? 
4)    Carlos comprou uma Tv por 999 reais e ira pagar em 3 vezes no cartão de crédito. De quanto será cada parcela ? 
5)    Arme as contas e dê o resultado :
a)    1236 + 38 + 7 + 345 =
b)    1987 - 546 =
c)    123 x 9 =
d)    15 x 23 =
e)    110 : 2 =

6)    Se uma pessoa nasceu em 1934. Em que ano ela fará 40 anos ? 
7)    Hoje em 2020 Suellen tem 25 anos. Em que ano ela nasceu ? 
8)    Um ano equivale a 12 meses. Se você comprar uma casa para pagar em 25 anos, quantos meses ficará pagando essa casa ?
9)    Quatro irmãos ganharam um premio de 1600 reais. Se o premio for dividido de maneira igual entre os mesmos, quanto cada um irá receber ? 
10)  Desafio 









Arte
Semana de 27/04 a 30/04  
Profª Adriana                                                                                     6º A
Quantidade de aulas:  2 aulas semanal de 45 minutos cada.

Habilidade : Conhecer, apreciar obras e arte de diferentes habilidades das artes visuais, autores, épocas e culturas de modo a ampliar a experiência com diferentes e práticas artísticos visuais, cultivando a percepção, o imaginário.

Atividade: Representação do Corpo Humanos na Arte; Leitura de imagens e Interpretação.

Instrumento para verificação de aprendizagem: Avaliação contínua, cumulativa e processual.

Email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.gov.br


A Representação do Corpo



  Observe a imagem:

O que você acha que essa pessoa está fazendo ?

Você já fez representações de corpos humanos? Que pessoas representou?

Como representou esses corpos? Em que posições?

    Ao longo da História, as pessoas sempre se interessaram por representar a figura humana. Os objetivos eram variados: narrar histórias, atribuir significados mágicos e religiosos ou mesmo investigar o funcionamento do corpo.
    O corpo humano aparece representado em pinturas, fotográficas, filmes, esculturas e grafites. As figuras humanas criadas pelos artistas podem ser por exemplo, retratos de pessoas ou personagens inspirados em textos literários. Podem ainda representar deuses ou valor abstrato, como o amor e a liberdade.
    Atualmente existem também os personagens virtuais, chamados de avatares, que podem nos representar em um jogo ou até mesmo numa reunião de negócios.

Reflita sobre essas questões e responda

1- Você já usou avatares? Você se identifica com algum deles?
2- Os avatares tem alguma influência em sua vida?
3- Você sabe quem são os criadores desses personagens?

As atividades podem ser encaminhas com nome, número e série para o email adrianasilvar@professor.educacao.sp.gov.br o aluno deve enviar apenas as questões.



HISTÓRIA

PROFESSORA  SUELI
DISCIPLINA : HISTÓRIA.
ROTINA DE 27 À 30/04/2020



QUANTIDADE DE AULAS SEMANAIS: 4 AULAS EM CADA SÉRIE

HABILIDADE EF 06H109
IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS CIVILIZAÇÕES CONSIDERADAS COMO ANTIGUIDADES

PESQUISAR

A IMPORTÂNCIA DO RIO NILO PARA A CIVILIZAÇÃO EGÍPICIA.
REALIZAR A ATIVIDADE EM DUAS AULAS.

A CONTRIBUIÇÃO DOS EGIPICIOS NA MATEMÁTICA E ARQUITETURA.
REALIZAR ATIVIDADE EM DUAS AULAS.

OBSERVAÇÃO: FAZER OS RELATÓRIOS NO CADE




GEOGRAFIA


A Geografia e o Espaço Geográfico

A ciência geográfica apresenta, de acordo com as diferentes correntes do pensamento, categorias consideradas essenciais para a compreensão do seu estudo. As principais categorias geográficas são: paisagem, lugar, território, região e espaço.

Portanto, a paisagem é considerada, pela maioria das correntes do pensamento geográfico, um conceito-chave da Geografia. O termo paisagem é polissêmico, ou seja, pode ser utilizado de diferentes maneiras e por várias ciências.
Essa categoria geográfica consiste em tudo aquilo que é perceptível através de nossos sentidos (visão, olfato, tato e audição), no entanto, a análise da paisagem é mais eficaz através da visão. Nesse sentido, a Geografia moderna, que priorizava os estudos dos lugares e das regiões, utilizou-se da fisionomia dos lugares para atingir êxito em suas abordagens geográficas, observando as transformações no espaço geográfico em decorrência das atividades humanas na natureza.

A paisagem é formada por diferentes elementos que podem ser de domínio natural, humano, social, cultural ou econômico e que se articulam uns com os outros. A paisagem está em constante processo de modificação, sendo adaptada conforme as atividades humanas.

Para Oliver Dolfuss, geógrafo francês, as paisagens são fruto da ação humana no espaço e as classifica em três grandes famílias, em função das modalidades da intervenção humana:

- Paisagem natural: não foi submetida à ação do homem.
- Paisagem modificada: é fruto da ação das coletividades de caçadores e de coletores que, mesmo não exercendo atividades pastoris ou agrícolas, em seus constantes deslocamentos, pode modificar a paisagem de modo irreversível, através do fogo, derrubadas de árvores etc.

- Paisagens organizadas: são aquelas que representam o resultado de uma ação consciente, combinada e contínua sobre o meio natural, como, por exemplo, as cidades, praças etc.

A paisagem é um dos objetos de análise da Geografia, sendo constituída através das relações do homem com o espaço natural. Sua observação é muito importante, pois retrata as relações sociais estabelecidas em um determinado local, onde cada observador seleciona as imagens que achar mais relevante, portanto, diferentes pessoas enxergam diferentes paisagens.

Questões
  1. Quais são as principais categorias da Geografia segundo o texto.
  2. Explique a categoria Paisagem para geografia.
  3. Quais são os elementos da paisagens?
  4. Para  Oliver Dolfuss, geógrafo francês, as paisagens são fruto da ação humana no espaço e as classifica em três grandes famílias, quais são essas categorias?


5 Observando a imagem acima, relate as mudanças ocorrida na paisagem com o passar do tempo.

O espaço geográfico é o palco das realizações humanas, no entanto, abriga todas as partes do planeta passíveis de serem analisadas, catalogadas e classificadas pelas inúmeras especialidades da ciência geográfica.

O espaço geográfico

O espaço geográfico é o meio utilizado e transformado pelas atividades humanas. Em termos gerais, ele se difere do espaço natural, em função do fato de o último não sofrer diretamente as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e cotidianas presentes nas sociedades e envolvendo tanto o meio rural quanto o meio urbano.

Na verdade, existem vários conceitos de espaço geográfico, variando conforme a abordagem e a corrente de pensamento empregada. Em alguns casos, ele é visto como um “receptáculo”, um palco das atividades humanas; em outros, ele é concebido como uma conjunção de elementos da natureza, sendo também conceituado como reflexo e condicionante das práticas sociais.

Sendo assim, o espaço geográfico constrói-se a partir da transformação dos elementos naturais pelas práticas antrópicas. Por isso, ele guarda consigo as marcas históricas das civilizações e suas transformações ao longo do tempo, haja vista que novas construções e reconstruções estão sempre acontecendo, porém não de forma igualitária ao longo da extensão das sociedades.

É importante, porém, que não se confunda o conceito de espaço geográfico com o de paisagem. Afinal, as paisagens também se diferenciam entre as naturais e as geográficas, pois elas formam a expressão externa do espaço. Basicamente, podemos entender que a paisagem é o espaço apreendido pelos nossos sentidos (visão, olfato, tato, audição e paladar).
Além da paisagem, outro conceito que também é relevante para a compreensão do espaço é o de território. Esse, por sua vez, também possui várias definições, sendo a mais empregada aquela que se refere às relações de poder. Assim, o território é visto, grosso modo, como uma porção do espaço delimitada pela propriedade ou pelo exercício de um determinado poder ou soberania. A exemplo do território do Brasil, do qual o Estado brasileiro é soberano, ou o território dos traficantes, em que cada área é considerada o domínio de um determinado indivíduo.

Outra importante noção, nesse contexto, é a de região. Essa, em linhas gerais, pode ser compreendida como uma divisão ou delimitação do espaço geográfico realizada a partir de um critério previamente estabelecido. Por exemplo, podemos dividir a área de uma cidade em diferentes regiões a partir do nível médio de renda da população de cada setor, o que permitiria uma melhor compreensão de cada lugar e o estabelecimento de políticas públicas específicas para cada região.

Por fim, podemos destacar, a partir da compreensão do espaço geográfico, o conceito de lugar. Esse é entendido, em uma análise mais compreensiva da realidade, como o espaço percebido pelos indivíduos, com destaque para uma relação de afetividade, identidade e pertencimento. Por exemplo: a casa onde eu moro, a fazenda onde passei a infância, o parque de diversões que sempre frequentei, o meu bairro, entre outros.

Portanto, podemos perceber que a compreensão do espaço é uma questão ao mesmo tempo complexa e importante, cabendo à Geografia o estabelecimento de métodos científicos de sistematização e análise. Vale lembrar que as definições apresentadas acima não necessariamente representam a opinião de todos os geógrafos, sendo apenas as conceituações mais aceitas ou utilizadas, havendo, nesse ínterim, vários debates, contestações e sínteses.

Questões

1 Complete a frase.

a O espaço geográfico é o meio utilizado e transformado pelas _________________
b Em termos gerais, ele se difere do espaço natural, em função do fato de o último não sofrer diretamente as consequências ___________,_________,________________
e cotidianas presentes nas sociedades e envolvendo tanto o meio rural quanto o meio urbano.

2  Pesquisar a palavra Antrópica.

3.  Qual a diferença entre espaço geográfico e paisagem?

4. Explique o termo lugar para geografia.


5.Qual a importância do lugar casa, nesse momento de pandemia que estamos vivendo.

CIÊNCIAS 

PROFESSOR MARIO 
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL

Atividade de Ciências  6º Ano A 
Responda as questões abaixo:
1 Classifique como é mistura homogenia
2 Como ocorre a mistura heterogênea?
3 O que é matéria?
4 Em nosso dia-a-dia na cozinha descreve como ocorre uma mistura homogenia?

5 Em nosso dia-a-dia na cozinha descreve como ocorre uma mistura heterogênea?

____________________________________________

6º ANO B



6º ANO B - INGLÊS
PROFª - FRANCIELEN

ROTEIRO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
PERÍODO DE 27/04/2020 À 30/04/2020


HABILIDADE(S) DA BNCC:

(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas;
(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto;
(EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a tema (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros)
 (EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e  localizar  informações no texto.

OBJETIVOS GERAIS:
Aprender os gêneros textuais presente em nosso cotidiano, repertório lexical referente a comunicação;
Criar Identity card a partir da compreensão dos gêneros textuais.


MATERIAIS NECESSÁRIOS
Material disponível no conteúdo.

OBSERVAÇÃO
As atividades deverão ser realizadas no caderno.

CONTEÚDO

Analise o Identity card abaixo: the name (o nome), date of bith (data de nascimento), membership number (número da associação),  expiry date (data de validade), Kansas secondary school (escola), full name ( nome completo), first name ( primeiro nome), surname (sobrenome).







ATIVIDADE DA SEMANA

Após analisar o cartão responda as questões a seguir:

1- Que tipo de documento se refere Identity Card? Circule a opção correta.
(A) A student identity card 
(B) A citizen identity card
(C) A professional identity card
(D) A magazine

Leia o texto novamente e responda as questões 2 e 3.
2- Her name is

(A) Sr. Paul Karl
(B) Sandra Nascimento
(C) Good Morning!
 (D) Bye

3. Her card expiration:

(A) Sandra
(B) 823456789
(C) December/ 2016
(D) K skate

4- Leia o texto novamente e responda as questões:

a) Write the first name_____________________________________________________
b) Write the surname______________________________________________________
c) When was born Sandra Nascimento?_______________________________________
d) Where does the girl study?______________________________________________


5- Agora é a sua vez…Faça o seu Student  identity card no seu caderno.





6º ANO B -  EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR : DONIZETI

HABILIDADE:   IDENTIFICAR, RECONHECER DIFERENTES TIPOS DE JOGOS
·        INDENTIFICAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE JOGO E ESPORTE
QUANTIDADE DE AULAS : 02 AULAS

ATIVIDADE SEMANAL 
SEMANA DE 27/04  A  30/04

1ª ATIVIDADE

QUESTIONÁRIO

      A-   QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE BRINCADEIRAS E JOGOS?


B-   QUAIS OS JOGOS QUE VOCÊ CONHECE DENTRO E FORA DA ESCOLA?


C-    QUAIS OS JOGOS ELETRÔNICOS QUE VOCÊ CONHECE?


D-   QUAL A SUA OPINIÃO, SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E
BRINCADEIRAS EM NOSSA VIDA?


2ª ATIVIDADE

PESQUISA

FAÇA UMA PESQUISA EM CASA, COM TODAS AS PESSOAS DA SUA FAMILIA SOBRE QUAIS AS BRINCADEIRAS E JOGOS QUE ELAS CONHECEM.


Arte
Semana de 27/04 a 30/04  
Profª Adriana                                                                                     6º B

Quantidade de aulas:  2 aulas semanal de 45 minutos cada.

Habilidade : Conhecer, apreciar obras e arte de diferentes habilidades das artes visuais, autores, épocas e culturas de modo a ampliar a experiência com diferentes e práticas artísticos visuais, cultivando a percepção, o imaginário.

Atividade: Representação do Corpo Humanos na Arte; Leitura de imagens e Interpretação.

Instrumento para verificação de aprendizagem: Avaliação contínua, cumulativa e processual.

Email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.gov.br


A Representação do Corpo



  Observe a imagem:

O que você acha que essa pessoa está fazendo ?

Você já fez representações de corpos humanos? Que pessoas representou?

Como representou esses corpos? Em que posições?

    Ao longo da História, as pessoas sempre se interessaram por representar a figura humana. Os objetivos eram variados: narrar histórias, atribuir significados mágicos e religiosos ou mesmo investigar o funcionamento do corpo.
    O corpo humano aparece representado em pinturas, fotográficas, filmes, esculturas e grafites. As figuras humanas criadas pelos artistas podem ser por exemplo, retratos de pessoas ou personagens inspirados em textos literários. Podem ainda representar deuses ou valor abstrato, como o amor e a liberdade.
    Atualmente existem também os personagens virtuais, chamados de avatares, que podem nos representar em um jogo ou até mesmo numa reunião de negócios.

Reflita sobre essas questões e responda

1- Você já usou avatares? Você se identifica com algum deles?
2- Os avatares tem alguma influência em sua vida?
3- Você sabe quem são os criadores desses personagens?

As atividades podem ser encaminhas com nome, número e série para o email adrianasilvar@professor.educacao.sp.gov.br o aluno deve enviar apenas as questões.


HISTÓRIA

PROFESSORA  SUELI
DISCIPLINA : HISTÓRIA.
ROTINA DE 27 À 30/04/2020


QUANTIDADE DE AULAS SEMANAIS: 4 AULAS EM CADA SÉRIE

HABILIDADE EF 06H109
IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS CIVILIZAÇÕES CONSIDERADAS COMO ANTIGUIDADES

PESQUISAR

A IMPORTÂNCIA DO RIO NILO PARA A CIVILIZAÇÃO EGÍPICIA.
REALIZAR A ATIVIDADE EM DUAS AULAS.

A CONTRIBUIÇÃO DOS EGIPICIOS NA MATEMÁTICA E ARQUITETURA.
REALIZAR ATIVIDADE EM DUAS AULAS.

OBSERVAÇÃO: FAZER OS RELATÓRIOS NO CADERNO.




LÍNGUA PORTUGUESA - PROFª LILIANE

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: LILIANE
SÉRIE: 6º ANO B

REALIZAR AS ATIVIDADES SEMANALMENTE
NO PERÍODO DE 06 (SEIS AULAS), DURANTE A SEMANA
NA PRIMEIRA AULA E SEGUNDA AULA DA TERÇA- FEIRA, AS FOTOS DA IDADE DE 3,6 ANOS E A PRODUÇÃO TEXTUAL ...
NA QUARTA-FEIRA, A PRIMEIRA E SEGUNDA AULA, AS FOTOS DA IDADE DE 9 ANOS, E A PRODUÇÃO TEXTUAL...
NA QUINTA FEIRA, A PRIMEIRA E SEGUNDA AULA, AS FOTOS DA IDADE
DE 12 ANOS E PRODUÇÃO TEXTUAL...


 OBS: CADA FOTO SER´TRABALHADO AS HABILIDADES E O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA VOCES FAZEREM, COMO ESTÁ EXPLICANDO ABAIXO.

HABILIDADES: LEITURA E ORALIDADE, PRODUÇÃO TEXTUAL, NARRATIVA.
(DESENVOLVER SUAS HABILIDADES ESTABELECENDO RELAÇÕES DE INTERTEXTULIDADE EXPLÍCITAS A PARTIR DO TEXTO DO ALUNO, OU SEJA, EXPRESSARÃO AÇÕES DAS PERSONAGENS E NARRADOR QUE ACONTECERAM NO PASSADO, CITANDO LUGARES VISITADOS, PAISAGENS, SITUAÇOES NA QUAL SUA HISTÓRIA SE DEU NAQUELE MOMENTO ATRAVES DAS IMAGENS DE FOTOS.


1)   ATIVIDADE: SEPARAR 4 FOTOS SUAS E COM FAMILIARES, CADA FOTO QUANDO VOCÊ TINHA E TEM A IDADE DE 3,6,9,12 ANOS DE IDADE.
PRODUZIR UM TEXTO NO CADERNO, NARRANDO, CRIANDO OS MOMENTOS VIVIDOS NAQUELA IMAGEM ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL. JUNTAMENTE COM SEUS PAIS, RESPONSÁVEIS, INTERAGEM E PERGUNTEM SOBRE OS MOMENTOS VIVIDOS NAQUELE DIA DE CADA FOTO QUE FOI TIRADA E RESPONDA DENTRO DO TEXTO AS SEGUINTES QUESTÕES:
  
A)  ESSA FOTOGRAFIA ME LEMBRA QUANDO EU...

B)  PORQUE NELA ME CHAMA A ATENÇÃO ESPECIALMENTE....

C)  O QUE EU ASSOCIO A SENTIMENTOS E EMOÇÕES....

D)  COMO ME SENTI NAQUELA OCASIÃO....

E)  QUANDO ACONTECEU

F)   ONDE ACONTECEU

G)  QUEM PARTICIPOU


BOA SORTE GALERINHA.


GEOGRAFIA


A Geografia e o Espaço Geográfico

A ciência geográfica apresenta, de acordo com as diferentes correntes do pensamento, categorias consideradas essenciais para a compreensão do seu estudo. As principais categorias geográficas são: paisagem, lugar, território, região e espaço.

Portanto, a paisagem é considerada, pela maioria das correntes do pensamento geográfico, um conceito-chave da Geografia. O termo paisagem é polissêmico, ou seja, pode ser utilizado de diferentes maneiras e por várias ciências.
Essa categoria geográfica consiste em tudo aquilo que é perceptível através de nossos sentidos (visão, olfato, tato e audição), no entanto, a análise da paisagem é mais eficaz através da visão. Nesse sentido, a Geografia moderna, que priorizava os estudos dos lugares e das regiões, utilizou-se da fisionomia dos lugares para atingir êxito em suas abordagens geográficas, observando as transformações no espaço geográfico em decorrência das atividades humanas na natureza.

A paisagem é formada por diferentes elementos que podem ser de domínio natural, humano, social, cultural ou econômico e que se articulam uns com os outros. A paisagem está em constante processo de modificação, sendo adaptada conforme as atividades humanas.

Para Oliver Dolfuss, geógrafo francês, as paisagens são fruto da ação humana no espaço e as classifica em três grandes famílias, em função das modalidades da intervenção humana:

- Paisagem natural: não foi submetida à ação do homem.
- Paisagem modificada: é fruto da ação das coletividades de caçadores e de coletores que, mesmo não exercendo atividades pastoris ou agrícolas, em seus constantes deslocamentos, pode modificar a paisagem de modo irreversível, através do fogo, derrubadas de árvores etc.

- Paisagens organizadas: são aquelas que representam o resultado de uma ação consciente, combinada e contínua sobre o meio natural, como, por exemplo, as cidades, praças etc.

A paisagem é um dos objetos de análise da Geografia, sendo constituída através das relações do homem com o espaço natural. Sua observação é muito importante, pois retrata as relações sociais estabelecidas em um determinado local, onde cada observador seleciona as imagens que achar mais relevante, portanto, diferentes pessoas enxergam diferentes paisagens.

Questões
  1. Quais são as principais categorias da Geografia segundo o texto.
  2. Explique a categoria Paisagem para geografia.
  3. Quais são os elementos da paisagens?
  4. Para  Oliver Dolfuss, geógrafo francês, as paisagens são fruto da ação humana no espaço e as classifica em três grandes famílias, quais são essas categorias?


5 Observando a imagem acima, relate as mudanças ocorrida na paisagem com o passar do tempo.

O espaço geográfico é o palco das realizações humanas, no entanto, abriga todas as partes do planeta passíveis de serem analisadas, catalogadas e classificadas pelas inúmeras especialidades da ciência geográfica.

O espaço geográfico

O espaço geográfico é o meio utilizado e transformado pelas atividades humanas. Em termos gerais, ele se difere do espaço natural, em função do fato de o último não sofrer diretamente as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e cotidianas presentes nas sociedades e envolvendo tanto o meio rural quanto o meio urbano.

Na verdade, existem vários conceitos de espaço geográfico, variando conforme a abordagem e a corrente de pensamento empregada. Em alguns casos, ele é visto como um “receptáculo”, um palco das atividades humanas; em outros, ele é concebido como uma conjunção de elementos da natureza, sendo também conceituado como reflexo e condicionante das práticas sociais.

Sendo assim, o espaço geográfico constrói-se a partir da transformação dos elementos naturais pelas práticas antrópicas. Por isso, ele guarda consigo as marcas históricas das civilizações e suas transformações ao longo do tempo, haja vista que novas construções e reconstruções estão sempre acontecendo, porém não de forma igualitária ao longo da extensão das sociedades.

É importante, porém, que não se confunda o conceito de espaço geográfico com o de paisagem. Afinal, as paisagens também se diferenciam entre as naturais e as geográficas, pois elas formam a expressão externa do espaço. Basicamente, podemos entender que a paisagem é o espaço apreendido pelos nossos sentidos (visão, olfato, tato, audição e paladar).
Além da paisagem, outro conceito que também é relevante para a compreensão do espaço é o de território. Esse, por sua vez, também possui várias definições, sendo a mais empregada aquela que se refere às relações de poder. Assim, o território é visto, grosso modo, como uma porção do espaço delimitada pela propriedade ou pelo exercício de um determinado poder ou soberania. A exemplo do território do Brasil, do qual o Estado brasileiro é soberano, ou o território dos traficantes, em que cada área é considerada o domínio de um determinado indivíduo.

Outra importante noção, nesse contexto, é a de região. Essa, em linhas gerais, pode ser compreendida como uma divisão ou delimitação do espaço geográfico realizada a partir de um critério previamente estabelecido. Por exemplo, podemos dividir a área de uma cidade em diferentes regiões a partir do nível médio de renda da população de cada setor, o que permitiria uma melhor compreensão de cada lugar e o estabelecimento de políticas públicas específicas para cada região.

Por fim, podemos destacar, a partir da compreensão do espaço geográfico, o conceito de lugar. Esse é entendido, em uma análise mais compreensiva da realidade, como o espaço percebido pelos indivíduos, com destaque para uma relação de afetividade, identidade e pertencimento. Por exemplo: a casa onde eu moro, a fazenda onde passei a infância, o parque de diversões que sempre frequentei, o meu bairro, entre outros.

Portanto, podemos perceber que a compreensão do espaço é uma questão ao mesmo tempo complexa e importante, cabendo à Geografia o estabelecimento de métodos científicos de sistematização e análise. Vale lembrar que as definições apresentadas acima não necessariamente representam a opinião de todos os geógrafos, sendo apenas as conceituações mais aceitas ou utilizadas, havendo, nesse ínterim, vários debates, contestações e sínteses.

Questões

1 Complete a frase.

a O espaço geográfico é o meio utilizado e transformado pelas _________________
b Em termos gerais, ele se difere do espaço natural, em função do fato de o último não sofrer diretamente as consequências ___________,_________,________________
e cotidianas presentes nas sociedades e envolvendo tanto o meio rural quanto o meio urbano.

2  Pesquisar a palavra Antrópica.

3.  Qual a diferença entre espaço geográfico e paisagem?

4. Explique o termo lugar para geografia.


5.Qual a importância do lugar casa, nesse momento de pandemia que estamos vivendo.

CIÊNCIAS 

PROFESSOR MARIO 
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL

Atividade de Ciências  6º Ano B
Responda as questões abaixo:
1 Classifique como é mistura homogenia
2 Como ocorre a mistura heterogênea?
3 O que é matéria?
4 Em nosso dia-a-dia na cozinha descreve como ocorre uma mistura homogenia?

5 Em nosso dia-a-dia na cozinha descreve como ocorre uma mistura heterogênea?




Nenhum comentário:

Postar um comentário