segunda-feira, 27 de abril de 2020

3º SÉRIE E. MÉDIO - SEMANA 27/04 A 30/04

ROTEIRO DE ESTUDOS

SEMANA 27/04 A 30/04


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3º SÉRIE A

GEOGRAFIA

Nota de esclarecimento sobre atividades no Blog!

Eu Djair Santos, professor de Geografia da U.E. : E.E. Salim Farah Maluf, informo a direção da U.E. e aos estudantes que compõem a minha turma a saber:
3º A.
Levando em consideração as conversas que mantive com, estudantes de diversas séries as quais ministro aulas, e em virtude destes declararem não ter concluído as atividades dos roteiros de estudo do 1º BIMESTRE: (FAZER O QUE FOI ENVIADO EM MARÇO)Informo que não enviarei novas atividades para as turmas, por intermédio do Blog de escola, na semana de 27 a 30 de Abril de 2020.
Nas semanas posteriores o envio será normal.
Atenciosamente
Djair Santos (Professor de Geografia).

São Paulo, 27 de Abril de 2020.

ARTE - PROFESSORA JANE

ATIVIDADE

Identificar as imagens que representam o patrimonio material e imaterial no nosso país.







Objetivos :


Reconhecer temáticas presentes nas artes visuais e suas relações com temas emergentes da sociedade contemporânea.




QUÍMICA

Professora Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina de Química - 2 aulas semanais
Turma: 3°A

Resolva as questões a seguir:

1- Para os químicos dos séculos XVIII e XIX, as substâncias orgânicas proviriam somente de seres vivos e as inorgânicas, dos materiais inanimados, como os minerais. A produção de substâncias orgânicas pelos seres vivos estaria associada a uma “força vital”.
Em 1828, Wöhler obteve a ureia (H2NCONH2), constituinte típico da urina, a partir do aquecimento da substância inorgânica cianeto de amônia (NH+4 NCO-).

a)    Escreva a equação química da reação de Wöhler e classifique as duas substâncias, de acordo com suas funções químicas. 
b)     Explique por que a experiência de Wöhler colocou em dúvida a teoria da “força vital”.

2- Porque o carbono pode estabelecer diferentes tipos de ligações? Quais são essas ligações?

3- A respeito das substâncias orgânicas, encontre a opção incorreta:
a)    A química Orgânica estuda somente as substâncias sintetizadas pelos organismos vivos, daí a qualificação de orgânicos.
b)     As substâncias orgânicas têm em sua composição átomos de carbono, embora algumas que contém esse elemento sejam estudadas, também, entre as substâncias inorgânicas (CO2 ,HCN e outras).
c)     A existência de um grande número de substâncias de carbono está relacionada á capacidade do átomo de carbono de formar cadeias, associada á sua tetravâlencia.
d)    O átomo de carbono pode estabelecer ligações simples, duplas ou triplas. O átomo de hidrogênio liga-se ao carbono por meio de ligação covalente simples.

4- Represente a estrutura de Lewis para:

a) Um átomo de carbono.
b) Dois átomos de carbono ligados.

5- Em seu caderno, indique, com traços, as ligações entre os átomos.





6- Na estrutura H2C...(1)...CH    CH2...(2)...C...(3)...CH as ligações representadas pelos algarismos são, respectivamente:


a) simples, dupla, simples
b) dupla, simples, tripla
c) dupla, tripla, simples
d) simples, simples, tripla

7- O acetato de propila de butila está presente em gomas de mascar, conferindo o sabor artificial de pêra aos alimentos, determine a sua fórmula molecular:


8- A vitamina A pode ser representada pela fórmula abaixo. Quantos átomos de carbono e quantos de hidrogênio existem em uma molécula dessa substância?





  •          Vocês podem pesquisar para responder a atividade em livros didáticos na Internet, façam registros no caderno e me enviem as respostas no e-mail:

     E-mail para a entrega de atividades:                entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com
No assunto do e- mail você deverá colocar seu nome completo, série, turma e número.






3ª SÉRIE A - MATEMÁTICA
PROF. ROSÉLIA


PLANO DE AULA SEMANAL (27/04 A 30/04)

Professora: Rosélia                        
Disciplina: Matemática                   
Turmas: 3 ano A

ATIVIDADES RELACIONADA AS AULAS NA TV CULTURA E CMSP.
Assistam as aulas e criem um mapa mental com o conteúdo abordado. EXEMPLO:



ATIVIDADES RELACIONADA AO CADERNO DO ALUNO

Conteúdos: Geometria análitica (Ponto, Reta e Circunferência no plano cartesiano)

Duração: 5 aulas (45 min/aula)

Habilidade: H20 - Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas.

Atividade:

1)  Pesquisar sobre o tema e colocar no caderno suas conclusões. Colocar a bibliografia.
2)  Exercícios do caderno do aluno – páginas 07 a 09.


3ª SÉRIE A - LÍNGUA PORTUGUESA - 
PROFª: SILVIA



  Você vai ler a seguir o Manifesto Futurista, do italiano Filippo Tommasio Marinetti, publicado no jornal parisiense Le Figaro em 1909. Em seguida responda às questões. Utilize o dicionário para pesquisar as palavras que desconhecer.


1. Pretendemos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e do destemor.
2. A coragem, a audácia e a revolta serão os elementos essenciais da nossa poesia.
3. Até agora, a literatura exaltou a imobilidade, o êxtase e o sono pensativos. Nós tencionamos exaltar a ação agressiva, uma insônia febril, o passo do atleta, o salto mortal, o soco e a bofetada. 
  4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo se enriqueceu de uma nova beleza da velocidade. Um carro de corrida cujo capô é adornado de grandes tubos, qual serpentes de hálito explosivo – um automóvel que ruge e parece cavalgar uma metralha é mais belo que a Vitória de Samotrácia. 
 5.Queremos cantar o homem ao volante, que percorre a Terra com a lança de seu espírito, traçando o círculo de sua órbita.
 6.O poeta deve consumir-se de ardor, esplendor e generosidade; dilatar o fervor entusiástico dos elementos primordiais.
  7. Não há beleza senão na luta. Nenhum trabalho sem caráter agressivo pode ser uma obra-prima. A poesia deve ser concebida como um ataque violento às forças desconhecidas, deve reduzi-las e prostrá-las aos pés do homem.
  8. Nós estamos no último promontório dos séculos! [...] Por que olhar para trás se o que queremos é arrombar as portas misteriosas do impossível? O Tempo e o Espaço morreram ontem. Já estamos vivendo no absoluto, porque criamos a velocidade eterna e onipresente.
  9. Glorificaremos a guerra – a única higiene do mundo -, o militarismo, o patriotismo, o gesto destrutivo dos portadores da liberdade, as belas ideias pelas quais vale a pena morrer e o desprezo pela mulher.
  10. Destruiremos os museus, as bibliotecas, as academias de toda sorte, combateremos o moralismo, o feminismo, toda covardia oportunista ou utilitária.
  11. Nós cantaremos as grandes multidões entusiasmadas pelo trabalho, pelo prazer e pela insurreição; cantaremos o vibrante fervor noturno dos arsenais e estaleiros iluminados por luas elétricas; nuvens ambiciosas pelas linhas arqueadas de sua fumaça; pontes que atravessam rios qual ginastas gigantes, reverberando o sol com o fulgor das navalhas; vapores aventureiros que farejam o horizonte; locomotivas de peito ancho, cujas rodas lavram os trilhos como os cascos de enormes cavalos de aço arreados com tubulações; e o voo elegante dos aviões cujas hélices rascam aos ventos qual estandartes e que parecem levantar vivas qual uma multidão entusiasmada.
(In: Richard Humphreys. Futurismo. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. P. 11)



1. O Manifesto Futurista é apresentado sob a forma de itens. Segundo o item 3 do manifesto, até aquele momento, início do século XX, a literatura tinha exaltado “a imobilidade, o êxtase e o sono pensativos”.
a) De acordo com esses atributos conferidos à literatura, como esta era vista por Marinetti?
b) De acordo com os quatro primeiros itens, que elementos da modernidade se contrapõem ao perfil da literatura e da época anterior?
2. O automóvel, uma novidade na época em que o manifesto foi publicado, é comparado por Marinetti à Vitória de Samotrácia, uma das mais importantes obras da cultura clássica.
a) Que significado tem a comparação feita por Marinetti?
b) Dos fragmentos que seguem, qual (ou quais) traduz (em) o mesmo espírito iconoclasta da comparação?
(  ) “Por que olhar para trás se o que queremos é arrombar as portas misteriosas do impossível?”
(  ) “O poeta deve consumir-se de ardor, esplendor e generosidade.”
(  ) “Destruiremos os museus, as bibliotecas, as academias de toda sorte.”

3. O Futurismo italiano capta o espírito de efervescência política do período e de certa forma antevê os grandes acontecimentos políticos da época, como a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e a Revolução Russa (1917).
a) Qual é o ponto de vista a respeito da guerra expresso no manifesto?
b) Identifique no último item elementos que apontam para a valorização das revoluções populares.
4. No momento em que o texto foi publicado, a Itália ainda era pouco industrializada e pouco desenvolvida economicamente. Com o manifesto, Marinetti pretendia ajudar a levar o país à modernidade. Identifique, no item 11, elementos da modernidade que Marinetti gostaria de ver estabelecidos na Itália.

5. Não foi por acaso que, na década de 1920, o Futurismo tornou-se a arte oficial do fascismo italiano. Do ponto de vista ideológico, o movimento defendia algumas posições que hoje seriam recriminadas e consideradas politicamente incorretas. Além da defesa da guerra, que outra posição você incluiria entre as ideias “politicamente incorretas”?







3º SÉRIE A – EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFª: DENISE
Tempo para realizar as atividades: 2 aulas semanais

Habilidade: Analisar de forma técnica uma luta da modalidade de luta seja assistido presencialmente ou pela televisão ou outros meios digitais.

Objetivos do roteiro de atividades: Valorizar o conhecimento de técnicas e táticas trabalhadas como importante apreciação do espetáculo esportivo

Materiais necessários: Caderno, caso não tenha o conteúdo, ler o texto abaixo:

As lutas conceitualmente podem ser classificadas em três tipos: (1) lutas, (2) artes marciais e (3) esportes de combate (FRANCHINI e DELVECHIO, 2011). Defende-se que arte marcial além da luta em si traz a história e costumes de um povo, filosofias que acabaram sendo criadas pelos povos para defesa ou ataque durante as guerras. Já as lutas envolvem técnicas e táticas de ataque e defesa. E por fim os esportes de combate, modalidades que possuem federações e confederações (FRANCHINI e DELVECHIO, 2011 apud CORREIA e FRANCHINI, 2010). O conceito de luta pode ser definido como todo e qualquer combate, já a arte marcial é mais específica, sendo que, enquanto as lutas têm como significado combate com ou sem armas as artes marciais trazem consigo conceitos filosóficos, éticos e regras bem específicas (LANÇANOVA, 2006). Rufino e Darido (2011) afirmam que as lutas são atividades onde ocorrem disputas, sendo que um indivíduo deve ganhar do outro, utilizando técnicas e táticas de desequilíbrio, dominação, imobilização ou exclusão de um determinado espaço. Para isto utilizam-se técnicas e táticas de ataque e defesa (RUFINO e DARIDO, 2011). Dentro das lutas há uma subdivisão em três subconjuntos conforme a distância. As lutas de longa distância são caracterizadas pela presença de um equipamento utilizado para atingir o oponente (Ex: Esgrima). As de média distância utilizam-se de chutes e socos (Ex: Muay Thai), e as de curta distância visam agarrar ou imobilizar o adversário (Ex: Jiu- Jitsu) (CORREIA e FRANCHINI, 2010). Desde os primórdios o homem preocupava-se em atacar e defender-se, o que demonstra que as lutas existem desde o período pré-histórico (RUFINO e DARIDO, 2011). Ou seja, as lutas existem desde o início da humanidade, seja ela por busca de alimento, por domínio de território, contra animais ou até mesmo para conseguir uma companheira (TRUSZ e NUNES, 2007 apud FERREIRA, 2009). Já as artes marciais surgiram com o início das civilizações, tendo por objetivo a defesa e sobrevivência, inclusive muitas técnicas e modalidades devem ter surgido durante combates e conflitos. As lutas surgiram como técnicas de defesa e com o tempo evoluíram. Entretanto, a história de origem da luta ainda não é uma 25962 unanimidade devido à falta de documentos que comprovem sua origem, uma vez que há registros na China, Índia, Império Romano e Grécia. Entretanto, para muitos, a China é considerada o berço das artes marciais no século V a.C. (FERREIRA, 2006). Os esportes de combate, antes de se tornarem modalidades esportivas eram técnicas de lutas, e uma forma de defesa de um povo, com princípios e filosofias, ou seja, se a escola tem como objetivo formar cidadão, seu enquadramento no ensino escolar é de suma importância (TRUSZ e NUNES, 2007). As lutas podem ser definidas como: disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de violência e de deslealdade. Podem ser citados como exemplo de lutas desde as brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro até as práticas mais complexas da capoeira, do judô e do caratê. (BRASIL, 1998, p.70) As lutas estão incluídas na Educação Física Escolar como conteúdo relacionado a culturas corporais, sendo caracterizado como cultura: “o conjunto de características humanas não inatas, que são criadas e preservadas, ou mesmo se aprimoram por meio da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade” (OLIVEIRA; GOMES; SUZUKI, 2009).

Atividade I: Escolha uma modalidade de luta de sua preferência e faça um resumo com uma análise técnica dos elementos que são envolvidos na modalidade. Você deve mencionar os aspectos técnicos, táticos e culturais.
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos.

Atividade II: Assista uma luta, pode ser através das redes sociais, ou até mesmo pela televisão.  Explique com suas palavras as razões que tornam a técnica e a tática importante em uma luta que é transmitida para milhares de pessoas.
Tempo para realização desta atividade: 45 minutos.

Materiais complementares: link:




BIOLOGIA


E.E. Salim Farah Maluf.

3°A  – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Contextualizar e Analisar as características gerais dos seres vivos. (conteúdo trabalhado no primeiro bimestre.)
Atividade: Questões propostas
Tempo para realização: Uma semana.       ( Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, durante o processo de aprendizagem devendo refletir o desenvolvimento do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados.


                                             Questões Propostas

1) Como podemos identificar os seres vivos dos não- vivos?
2) Quem mostrou para humanidade que um ser vivo não se origina senão a partir de outro ser vivo?
3) Comente o ciclo-vital.
4) Diferencie seres autótrofos de seres heterótrofos.
5) O que provou o cientista Louis Pasteur?
6) Comente o processo de nutrição.
7) Quais são as características básicas da vida?

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.




SOCIOLOGIA

Professora: HOSANA
Séries: 3ºA(manhã)
Habilidade(EF08H101):  Após a leitura, identificar os aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo.  Desenvolver a leitura e a compreensão do texto.
Tempo previsto: 2 aulas. 

"Justiça com as próprias Leis".
          O Estado Brasileiro, como entidade politicamente independente existe desde 1822. Dois anos depois foi criada a primeira Constituição do País. Essa Constituição inaugurou um novo Período na História do Brasil marcada por vasta gama de orientações Políticas e Econômicas.
          Mesmo com tantas diferenças, há um ponto comum entre todos os momentos da História Brasileira: A existência de uma carta Constitucional. Entre todas as cartas já elaboradas no Brasil, sejam as outorgadas, ou as promulgadas, foi a que mais durou, tendo durante sua publicação, vigência durante todo o período monárquico.
          É certo que o Brasil mudou muito desde que esta Constituição foi outorgada. O País de 1824 era bem diferente, das décadas posteriores, como de 1840 ou de 1889. A Constituição em si pouco mudou, ocorrendo apenas uma única emenda em 1834, mas isso não significa que as leis não tenham sido modificadas.
          Para adequar-se e ajustar-se aos novos tempos, os governos precisam elaborar novas leis em complementação ou em substituição ás que estão em vigor. Entre as mais importantes do período monárquico está a Lei 601 de 18 de setembro de 1850, conhecida como a Lei de Terras. Outra fundamental foi a Lei 3353 de 13 de maio de 1888, chamada Lei Áurea.

As Constituições e as Leis servem para reger as formas de Organização de um País.
1) Sabe-se que a Constituição de 1824 teve poucas emendas. Qual a situação da Constituição de 1988 em relação as alterações sofridas?  Pesquise em meios de comunicação confiáveis ou sites do Governo.

2) O que são Leis e para que servem?

3) Para que um grupo de pessoas possam mobilizar-se para reivindicar algo para o País ou para a Comunidade onde vivem, ele precisa seguir os meios existentes de participação política para exercer a soberania popular. Pesquise sobre estes meios e registre as informações obtidas

4) O que se entende por:
a) Plebiscito:

b) Referendo:

C) Iniciativa Popular:

D) Consulta Pública

                     E-mail para enviar atividade: hosanahelen2301@gmail.com


FILOSOFIA

Professora HOSANA
DISCIPLINA: FILOSOFIA
Turma: 3ºA(Manhã)
2 AULAS SEMANAIS.
Habilidades( EF08H101): Ler, identificar os aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo Contemporâneo. Desenvolver a leitura e compreensão do texto.

PARÁBOLA DAS TRÊS PENEIRAS(Sòcrates)


Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!
- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.
- Três peneiras? Que queres dizer?
- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?
- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?
Envergonhado, o homem respondeu:
- Devo confessar que não.
- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?
- Útil? Na verdade, não.
Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

Moral da história: Se as pessoas usassem desses critérios, seriam mais felizes e usariam seus esforços e talentos em outras atividades, antes de obedecer ao impulso de simplesmente passá-los adiante.

Você entendeu o texto?

1. Quem é Sócrates e o que ele quis ensinar com esse texto?

2. Qual o sentido das peneiras na leitura?

3. As pessoas que conhecemos, costumam ter esse comportamento? Quando ficam sabendo de algum fato, logo querem ser os primeiros a contar? Você já procedeu assim alguma vez? Conhece alguém que age ou agiu desta maneira?


4. Como posso avaliar se o que vou falar é verdadeiro, bom e necessário?

5. É fácil ou difícil tomar conhecimento de alguma história, guardar segredo ou simplesmente esquecer que ouviu, sem maiores comentários.

6. Você já foi atingido por um mal entendido assim? Como você se sentiu? Gostaria que algum amigo passasse por uma situação constrangedora por conta de uma fofoca, assim?

7. É sempre bom ter em mente a seguinte máxima: "Fazer aos outros, somente aquilo que queremos que façam a nós". Como você pode interpretar essa máxima?


LÍNGUA PORTUGUESA


                        Língua Portuguesa – Profa.: Sílvia.
     Atividade de interpretação de texto – 3° ano A – Ensino Médio – manhã.

  Você vai ler a seguir o Manifesto Futurista, do italiano Filippo Tommasio Marinetti, publicado no jornal parisiense Le Figaro em 1909. Em seguida responda às questões. Utilize o dicionário para pesquisar as palavras que desconhecer.

1.    Pretendemos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e do destemor.
2.    A coragem, a audácia e a revolta serão os elementos essenciais da nossa poesia.
3.    Até agora, a literatura exaltou a imobilidade, o êxtase e o sono pensativos. Nós tencionamos exaltar a ação agressiva, uma insônia febril, o passo do atleta, o salto mortal, o soco e a bofetada.
4.    Nós afirmamos que a magnificência do mundo se enriqueceu de uma nova beleza da velocidade. Um carro de corrida cujo capô é adornado de grandes tubos, qual serpentes de hálito explosivo – um automóvel que ruge e parece cavalgar uma metralha é mais belo que a Vitória de Samotrácia.
5.    Queremos cantar o homem ao volante, que percorre a Terra com a lança de seu espírito, traçando o círculo de sua órbita.
6.    O poeta deve consumir-se de ardor, esplendor e generosidade; dilatar o fervor entusiástico dos elementos primordiais.
7.    Não há beleza senão na luta. Nenhum trabalho sem caráter agressivo pode ser uma obra-prima. A poesia deve ser concebida como um ataque violento às forças desconhecidas, deve reduzi-las e prostrá-las aos pés do homem.
8.    Nós estamos no último promontório dos séculos! [...] Por que olhar para trás se o que queremos é arrombar as portas misteriosas do impossível? O Tempo e o Espaço morreram ontem. Já estamos vivendo no absoluto, porque criamos a velocidade eterna e onipresente.
9.    Glorificaremos a guerra – a única higiene do mundo -, o militarismo, o patriotismo, o gesto destrutivo dos portadores da liberdade, as belas ideias pelas quais vale a pena morrer e o desprezo pela mulher.
10. Destruiremos os museus, as bibliotecas, as academias de toda sorte, combateremos o moralismo, o feminismo, toda covardia oportunista ou utilitária.
11. Nós cantaremos as grandes multidões entusiasmadas pelo trabalho, pelo prazer e pela insurreição; cantaremos o vibrante fervor noturno dos arsenais e estaleiros iluminados por luas elétricas; nuvens ambiciosas pelas linhas arqueadas de sua fumaça; pontes que atravessam rios qual ginastas gigantes, reverberando o sol com o fulgor das navalhas; vapores aventureiros que farejam o horizonte; locomotivas de peito ancho, cujas rodas lavram os trilhos como os cascos de enormes cavalos de aço arreados com tubulações; e o voo elegante dos aviões cujas hélices rascam aos ventos qual estandartes e que parecem levantar vivas qual uma multidão entusiasmada.
                                                            (In: Richard Humphreys. Futurismo. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. P. 11)


       
1.    O Manifesto Futurista é apresentado sob a forma de itens. Segundo o item 3 do manifesto, até aquele momento, início do século XX, a literatura tinha exaltado “a imobilidade, o êxtase e o sono pensativos”.
a)    De acordo com esses atributos conferidos à literatura, como esta era vista por Marinetti?
b)    De acordo com os quatro primeiros itens, que elementos da modernidade se contrapõem ao perfil da literatura e da época anterior?
2.    O automóvel, uma novidade na época em que o manifesto foi publicado, é comparado por Marinetti à Vitória de Samotrácia, uma das mais importantes obras da cultura clássica.
a)    Que significado tem a comparação feita por Marinetti?
b)    Dos fragmentos que seguem, qual (ou quais) traduz (em) o mesmo espírito iconoclasta da comparação?
(  ) “Por que olhar para trás se o que queremos é arrombar as portas misteriosas do impossível?”
(  ) “O poeta deve consumir-se de ardor, esplendor e generosidade.”
(  ) “Destruiremos os museus, as bibliotecas, as academias de toda sorte.”

3.    O Futurismo italiano capta o espírito de efervescência política do período e de certa forma antevê os grandes acontecimentos políticos da época, como a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e a Revolução Russa (1917).
a)    Qual é o ponto de vista a respeito da guerra expresso no manifesto?
b)    Identifique no último item elementos que apontam para a valorização das revoluções populares.
4.    No momento em que o texto foi publicado, a Itália ainda era pouco industrializada e pouco desenvolvida economicamente. Com o manifesto, Marinetti pretendia ajudar a levar o país à modernidade. Identifique, no item 11, elementos da modernidade que Marinetti gostaria de ver estabelecidos na Itália.
5.    Não foi por acaso que, na década de 1920, o Futurismo tornou-se a arte oficial do fascismo italiano. Do ponto de vista ideológico, o movimento defendia algumas posições que hoje seriam recriminadas e consideradas politicamente incorretas. Além da defesa da guerra, que outra posição você incluiria entre as ideias “politicamente incorretas”?


    

                                         Boa sorte!

e-mail para envio da atividade: silviasline@outlook.com















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3º SÉRIE B



Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS - 3B

Habilidades: Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão

Atividade: PESQUISA- O QUE SER CIDADÃO? O QUE É CIDADANIA?

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Entrega de Pesquisa

Cidadania e cidadão são palavras que vêm do latim “civitas”. O termo indicava a convivência das pessoas que participavam das decisões sobre os rumos da sociedade.

PESQUISA

O QUE SER CIDADÃO? O QUE É CIDADANIA?
Faça uma pesquisa de campo, entre revistas, jornais, sites e etc... explicando a importância da historia do Brasil, e sua população.

Obs :Atividade pode ser realizada em dupla


Atividade deve ser entregue no e-mail Joycedancy@yahoo.com.br




FÍSICA


Atividade 3EM B e C Física prof. Marcelo
Objetivo : revisar o conteúdo inicial do 1º bimestre
Habilidade : saber reconhecer e diferenciar os diferentes processos pelos quais os corpos adquirem carga elétrica
Duração : duas aulas

     1)    O que significa um corpo se eletrizar ? 
     2)    Quais são os processos de eletrização ?
     3)    O que significa um corpo ser eletricamente neutro ?
     4)    Explique como funciona a eletrização por atrito ?  
     5)    Explique como funciona a eletrização por contato ?
     6)    Explique como funciona a eletrização por indução ?  
     7)    Pesquise e diga o que são componentes eletrônicos .

     8)    Como devem ser descartados os componentes eletrônicos ?



HISTÓRIA



Plano de aula – Professor: Sérgio - História - 3ºB – noite – de 27/04 a 30/04
  
  Aulas previstas: 02
 Conteúdos: A queda da bolsa de Nova York de 1929.
 Habilidades e competências gerais: Refletir sobre a crise capitalista e as consequências econômicas geradas no mundo.
 Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar a Queda da bolsa de Nova York.
 Recursos: Internet, caderno do aluno, livro didático.
 Avaliação: A avaliação será individual e contínua observando-se o desenvolvimento e aprendizagem de cada aluno.

                                                   Atividade

  Pesquise a “Queda da bolsa de Nova York” de 1929 e explique como essa potência resistiu a essa crise.
 Envie para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br


3ª SÉRIE B - GEOGRAFIA
PROF. ERICA

Professora: ÉRICA             
Disciplina: Geografia
Turmas: 3 ano B

ATIVIDADES RELACIONADA AS AULAS NA TV CULTURA E CMSP.

Assistam as aulas e criem um mapa mental com o conteúdo abordado. 

EXEMPLO:







ATIVIDADES RELACIONADA AO CADERNO DO ALUNO

Conteúdos: “Regionalização do Espaço Mundial” - As regiões da Organização das Nações Unidas (ONU)

Duração: 2 aulas (45 min/aula)

Habilidade: Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as envolvem.

Atividade:

1)  Pesquisar sobre o tema e colocar no caderno suas conclusões. Colocar a bibliografia. Relacionar com o momento atual de pandemia.

2)  Exercícios do caderno do aluno – páginas 47 a 49





3º B - FILOSOFIA

PROFª: KATIA


E.E. Salim Farah Maluf.
3° B – Professor (a) Katia. Disciplina: Filosofia          
E-mail: niciza@hotmail.com
Habilidades: Analisar e descrever sobre a opinião de Hannah sobre a condição humana.
Atividade: Leitura e questionário
Tempo para realização: Uma semana.       (Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: Textos didáticos






      



A Condição Humana, de Hannah Arendt

Se o homem soubesse que o mundo acabaria quando ele morresse, ou logo depois, esse mundo perderia toda a sua realidade, como a perdeu para os antigos cristãos, na medida em que estes estavam convencidos de que as suas expectativas escatológicas seriam imediatamente realizadas. A confiança na realidade da vida, pelo contrário, depende quase exclusivamente da intensidade com que a vida é experimentada, do impacte com que ela se faz sentir.

Esta intensidade é tão grande e a sua força é tão elementar que, onde quer que prevaleça, na alegria ou na dor, oblitera qualquer outra realidade mundana. Já se observou muitas vezes que aquilo que a vida dos ricos perde em vitalidade, em intimidade com as «boas coisas» da natureza, ganha em refinamento, em sensibilidade às coisas belas do mundo. O fato é que a capacidade humana de vida no mundo implica sempre uma capacidade de transcender e alienar-se dos processos da própria vida, enquanto a vitalidade e o vigor só podem ser conservados na medida em que os homens se disponham a arcar com o ônus, as fadigas e as penas da vida.


                                       

 Questões Propostas



1) Comente sobre seu ponto de vista em relação ao que a autora transmitir no texto.

2) Quando ela descreve o pensamento dos cristãos em relação a estarem convencidos de que as suas expectativas escatológicas seriam imediatamente realizadas, o que ela quer sugerir?

3) O texto nos transpassa uma reflexão relacionada à qual propósito, no que diz respeito da capacidade humana?

4) Após a leitura do texto, faça um breve relato sobre o sentimento que as palavras a autora trouxe a você?

5) O que significa transcender e alienar-se?

(6) Elabore um pequeno refrão sobre a intenção da autora em relação ao que ela apresenta em seu texto.



Entregar as respostas via e-mail: niciza@hotmail.com

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.







LÍNGUA PORTUGUESA - PROFA CINTIA

Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C

As atividades a seguir deverão ser realizadas em 4 aulas, no período de 27/04/2020 a 30/04/2020.
Obs.: Os registros deverão ser realizados nesta folha impressa ou em caderno a parte, para que as atividades sejam entregues à professora quando houver o retorno às aulas.

Habilidades desenvolvidas nos exercícios abaixo:

H34 – Identificar recursos semânticos expressivos (antítese, personificação, metáfora, metonímia) em
segmentos de um poema, a partir de uma definição. H11 – Inferir propostas subentendidas do autor para a resolução de determinado problema, com base na compreensão global do texto. H41 – Comparar e confrontar pontos de vista diferentes relacionados ao texto literário, no que diz respeito a histórias de leitura; deslegitimarão ou legitimação popular ou acadêmica; condições de produção circulação e recepção; agentes no campo específico (autores, financiadores, editores, críticos e leitores).

Atividade 1
Observe a imagem¹ a seguir:

a. O que você vê na foto? Descreva com detalhes.
R.__________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________
¹ Disponível em: http://www.etimologista.com/2012/12/pequeno-dicionario-ilustrado-de.html Acesso em 20 jan. 2020.

b. Essa fotografia joga com o sentido literal (denotativo), como se discutiu anteriormente, e figurado (conotativo). Que expressão, carregada de uma mensagem simbólica, os fotógrafos tentaram reproduzir na imagem?
R.__________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________

c. O que significa tal expressão?
R.__________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________

d. Você costuma usar alguma expressão idiomática no seu dia a dia? Se sim, compartilhe. Se não, indique aquela que é mais usada pelos seus colegas. Não se esqueça de apresentar o significado!
R.__________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________
Como foi possível observar nesta atividade, há combinações de palavras, aparentemente, sem nexo semântico (lógica de sentido), mas cheias de significados, como escreve João Anzanello Carrascoza na crônica:

Qual a graça?
“Engraçada a nossa língua. Ela tem cada coisa que a gente não entende se levar muito a sério. Por exemplo, o pé do ouvido. Não é um ouvido que tem pé, põe sapato e sai por aí correndo atrás de conversa fiada. Não é um pé que joga bola, faz gol e tem bolha às vezes. É outra coisa muito diferente [...].
Isso ocorre, porque a língua portuguesa dispõe de inúmeros recursos que tornam a comunicação mais rica
e expressiva.

Atividade 2
Quão expressiva pode ser a Língua Portuguesa?
Para dar início a uma reflexão sobre a carga semântica que uma palavra pode assumir em um dado poema de viés social, por exemplo, é importante, antes, conhecer as diferentes expressões da língua.
Mas por onde começar? Uma possibilidade é se inteirar da produção literária de outros países, como o Brasil, ex-colônia de Portugal.

Veja um exemplo durante a leitura do poema abaixo!

POEMA DO FUTURO CIDADÃO²
José Craveirinha
Vim de qualquer parte
de uma nação que ainda não existe.
Vim e estou aqui!
Não nasci apenas eu
nem tu nem outro...
mas irmão.
Mas
tenho amor para dar às mãos-cheias.
Amor do que sou
e nada mais.
E
tenho no coração
gritos que não são meus somente
porque venho dum País que ainda não existe.
Ah! Tenho meu Amor a todos para dar
do que sou.
Eu!
Homem qualquer
cidadão de uma Nação que ainda não existe.

Em seguida, registre as suas primeiras impressões, fazendo as questões abaixo:

a. Esse Poema do Futuro Cidadão trata de quê? Descreva.
R.__________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________

b. O eu lírico usa expressões que ganham um sentido diferente do usual, tais como “amor para dar às
mãos-cheias”. Como ela pode ser interpretada no contexto do poema?
R.__________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________

c. Releia os seguintes versos:
“Não nasci apenas eu
nem tu nem outro...
mas irmão.
Mas
tenho amor para dar às mãos-cheias.”

Responda: O que sugere o uso do conectivo mas?
R.__________________________________________________________________________________________________

² Fonte: http://revues.univ-tlse2.fr/reflexos/index.php?id=304



 Disciplina de Arte – professora Iraci.
Turmas: 3ºB  
ATENÇÃO: Atividade para ser realizada de 27/04/2020 a 01/05/2020
1º Bimestre
·          Tema: Dança.
1.       Sondagem: Ler e responder as questões.
Leia o texto abaixo, de Lenira Rengel, bailarina e professora do Curso de Graduação e Pós-Graduação em dança da Universidade Federal da Bahia.
“Sabemos que a expressão do corpo por meio da dança tem história e é um documento parte da cultura e da sociedade. A dança é feita de muitas danças, por exemplo: ritualísticas (as dos orixás, as indígenas), clássicas (balé), de salão (forró, Funk, Valsa), populares (frevo, maracatu, Bumba-meu-boi) e de rua (break).”

a)       O que é dança para você? Quais estilos você conhece?
b)      Em que região existem grupos de dança? Quais?
c)       Conhece danças típicas e / ou tradicionais de alguma região? Quais?
d)      Para você, o que é dança regional? Você se interessa por dança? Quais?
e)      Você gosta de dançar?
f)        Dança é somente para profissional ou todos podem dançar?

2.       Movendo a Apreciação:
Vamos apreciar o vídeo da Performance “Vertical Dance” da coreógrafa Wanda Moretti, realizada pela Companhia italiana “II Posto”, registrado no prédio do Shopping Center Raffles City, para o Festival de Arte de Singapura em 2007.
“Disponível em: https://vimeo.com/33033204  . Após ver o vídeo responder as questões.

a)       O que você achou da apresentação? Como foram os movimentos dos dançarinos?
b)      A apresentação lhe fez lembrar de alguma outra situação?
c)       Outra modalidade artística?
d)      Você reconhece algum movimento? Que sensação ele te causou?
e)      Você acha que a música interfere nos movimentos?
f)        De que forma o corpo se movimenta durante a apresentação? (Com todo corpo ou usam apenas algumas partes?)

3.       Ação Expressiva: Ler e responder o questionário.
a)       Fale sobre a sua preferência.
b)      Registre o que aprendeu sobre Dança.



MATEMÁTICA

Professora: Marcela
 Disciplina Matemática  
Quantidade de aulas 8

Turma: 3ª serie B e C
                     
                                       
Objeto de conhecimento:  Geometria analítica
ü  Pontos: distância, ponto médio e alinhamento de três pontos
ü   Reta: equação e estudo dos coeficientes; problemas lineares
ü  Ponto e reta: distância


Habilidades :
ü  Saber usar de modo sistemático sistemas de coordenadas cartesianas para representar pontos, figuras, relações, equações
ü  Saber reconhecer a equação da reta, o significado de seus coeficientes, as condições que garantem o paralelismo e a perpendicularidade entre retas .

                                 
Retomada das aulas anteriores

Lembrando que!!!!!
Nas aulas anteriores vimos que para calcular a distancia entre dois pontos no sistema cartesiano.




Vejamos mais um exemplo:

Sendo A (4,-4), B(-2,2) e C(3,1) vértices de um triângulo, é possível determinar que:
Parte superior do formulário
     a ) é um triângulo retângulo                            
b) é um triângulo equilátero.
    c) é um triângulo retângulo e isósceles.
d) é um triângulo escaleno.
e) é um triângulo isósceles.

Resolução : Temos os pontos .
A (4,-4) , B(-2,2) e C(3,1)
Vamos calcular a distancia entre A e B .
A (4,-4) e B(-2,2)
D(AB)=√(-2-4)²+(2-(-4)²
D(AB)=√(-6)²+(2+4)²
D(AB)=√36+36
D(AB) =√72    
Vamos calcular a distancia entre B e C.
B(-2,2) e C(  3,1  )
D(BC)=√(3-(-2)) ²+ (1-2)²
D(BC)=√(5)²+(-1)²
D(BC)=√25+1
D(BC) =√26   
Vamos calcular a distancia entre A e C.
A(4,-4) e C(  3,1  )
D(BC)=√(3-4)) ²+ (1-(-4) )²
D(BC)=√(1)²+(5)²
D(BC)=√1+25
D(BC) =√26   
Com a distância calculada entre os lados desse triângulo podemos perceber que o mesmo possui dois lados de mesma medida, portanto qual a classificação desse  triângulo.

Não basta saber calcular  !!!!Bora pesquisar
Pelo que podemos ver que para resolução desse exercício precisamos conhecer as características dos triângulos é claro?
Portanto vamos fazer uma pesquisa bem objetiva sobre as características dos triângulos
Lembrando que nossas pesquisas são realizadas em seu caderno.
Agora vamos aplicar o  que você aprendeu /relembrou !

Lista de Exercícios:
Deve ser realizada em folha separada ,com nome ,turma e data referente entre os dias  27/04/2020 á 30/04/2020 ,para ser entregue no retorno das aulas presencias .

1 )  Verifique se os pontos A(-2,-2)  B(12,6)    e  C(4,-6) são de um triângulo isósceles .
2) Em cada item, os pontos indicados correspondem a vértices de triângulos. Classifique cada triângulo em retângulo, acutângulo ou obtusângulo.

a)     A(2,9) B(0,3) e C(0,9)
b)    D(0,-3) E(7,2) F(7,-3)
c)    G(-3,10) ,H(4,8) e I (3,9)

 Próximo conteúdo  ponto Médio e alinhamento entre três pontos .



QUÍMICA - PROFESSORA PATRICIA

Atividade de Química
3ª B

Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e interpretação
Habilidade Específica: Identificar quando é necessário o uso da destilação                         Fracionada;
 Conhecer os líquidos criogênicos e suas funções;
 Analisar os poluentes e reconhecer os efeitos nocivos para o meio ambiente

Descrição da atividade proposta
- Fazer uma pesquisa sobre cada tema:
Destilação Simples e Fracionada
Líquidos criogênicos
Efeito Estufa
Aquecimento global


OBS: colocar a sua conclusão após a escrita de cada tema pesquisado!


- Copiar e responde as questões:
Em quais tipos de misturas utilizamos o método de destilação fracionada?
Quando usamos a destilação simples?
No que se baseia o método de destilação fracionada para que ocorra a separação de componentes da mistura?
O que são líquidos criogênicos?
Dê exemplos de líquidos criogênicos.
Como se dá o transporte dos líquidos criogênicos?
Quais os gases que mais poluem o meio ambiente?
O que diferencia o efeito estufa do aquecimento global?
Quais os prejuízos que o efeito estufa e o aquecimento global causa para o meio ambiente?

Bons Estudos
Prof.ª Patricia

________________________________________________

3ºC





HISTÓRIA


Plano de aula – Professor: Sérgio - História - 3º C – noite – de 27/04 a 30/04
  
  Aulas previstas: 02
 Conteúdos: A queda da bolsa de Nova York de 1929.
 Habilidades e competências gerais: Refletir sobre a crise capitalista e as consequências econômicas geradas no mundo.
 Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar a Queda da bolsa de Nova York.
 Recursos: Internet, caderno do aluno, livro didático.
 Avaliação: A avaliação será individual e contínua observando-se o desenvolvimento e aprendizagem de cada aluno.

                                                   Atividade

  Pesquise a “Queda da bolsa de Nova York” de 1929 e explique como essa potência resistiu a essa crise.


 Envie para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br




QUÍMICA - PROFESSORA PATRICIA

Atividade de Química

3ª C



Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e interpretação

Habilidade Específica: Identificar quando é necessário o uso da destilação                         Fracionada;

 Conhecer os líquidos criogênicos e suas funções;

 Analisar os poluentes e reconhecer os efeitos nocivos para o meio ambiente


Descrição da atividade proposta

- Fazer uma pesquisa sobre cada tema:

Destilação Simples e Fracionada

Líquidos criogênicos
Efeito Estufa
Aquecimento global



OBS: colocar a sua conclusão após a escrita de cada tema pesquisado!



- Copiar e responde as questões:

Em quais tipos de misturas utilizamos o método de destilação fracionada?

Quando usamos a destilação simples?

No que se baseia o método de destilação fracionada para que ocorra a separação de componentes da mistura?
O que são líquidos criogênicos?
Dê exemplos de líquidos criogênicos.
Como se dá o transporte dos líquidos criogênicos?
Quais os gases que mais poluem o meio ambiente?
O que diferencia o efeito estufa do aquecimento global?
Quais os prejuízos que o efeito estufa e o aquecimento global causa para o meio ambiente?



Bons Estudos

Prof.ª Patricia





FÍSICA


Atividade 3EM B e C Física prof. Marcelo
Objetivo : revisar o conteúdo inicial do 1º bimestre
Habilidade : saber reconhecer e diferenciar os diferentes processos pelos quais os corpos adquirem carga elétrica
Duração : duas aulas

     1)    O que significa um corpo se eletrizar ? 
     2)    Quais são os processos de eletrização ?
     3)    O que significa um corpo ser eletricamente neutro ?
     4)    Explique como funciona a eletrização por atrito ?  
     5)    Explique como funciona a eletrização por contato ?
     6)    Explique como funciona a eletrização por indução ?  
     7)    Pesquise e diga o que são componentes eletrônicos .

     8)    Como devem ser descartados os componentes eletrônicos ?




Arte


Semana de 27/04 a 30/04
 
Profª Adriana                                                                         E. Médio 3º C
Quantidade de aulas:  2 aulas semanal de 45 minutos

Habilidade: Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana.

Atividade:  Rupturas; Leitura de imagens e interpretação

Instrumento de verificação de aprendizagem: avaliação contínua, cumulativa e processual.


Rupturas

O fim do século XIX e início do século XX foi um período de muitas transformações sociais, políticas e culturais. Vários artistas europeus começaram a apresentar em suas obras novos interesses que não baseados nas regras do passado da arte ocidental. Diferentes tendências artísticas surgiram, e suas manifestações ficaram conhecidas como Arte Moderna, ou Vanguardas Artísticas do século XX.  Ocorreram em todas as linguagens artísticas e, em cada uma delas, romperam com os padrões do que até então era considerado correto e de bom gosto. Uma das principais rupturas foi a ideia de que a arte deveria ser representativa, imitação da realidade e da natureza. Outra ideia questionada foi a de que a arte deveria reproduzir uma ideia de beleza. A Arte Moderna criou suas próprias regras e, aos poucos, influenciou rupturas artísticas em outras partes o mundo.

Leia a tirinha a seguir, observando com atenção seus elementos.

 Os dez anos de Calvin e Haroldo.Ed. Best News,1996. Calvin & Hobes, Bil Waterson (© 1989 Watterson)


1 – No terceiro quadrinho, o personagem Calvin diz: “tem algo seriamente errado aqui. ” Você identifica a que ele se refere?
2 – Em vários momentos Calvin faz referências ao espaço. Identifique-os. Você sabe o que ele quer dizer em cada uma delas?
3 – Em dois momentos Calvin se refere à perspectiva. Você sabe o significado dessa palavra? Ela possui o mesmo sentido nas duas citações da tirinha?
4 – Se o espaço da tirinha fosse real, Calvin poderia locomover-se por ele? Por quê?
   


Enviar apenas as questões não esquecer de colocar nome, número e série, email adrianasilvar@professor.educacao.sp.gov.br

INGLÊS

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 3a- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 27 à 30 de abril de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Série: 3o. Ano B Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:O mundo do trabalho 

Conteúdo:Trabalho voluntário 

Objetivo Aprendizagem:Ler, escrever e memorizar vocabulário: páginas da internet

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre características do trabalho voluntário;
Escreva em inglês e depois em português e envie para o email professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.
FILOSOFIA - 3ºC
3ºC - SEMANA 27/04 A 30/04
ROTEIRO DE ATIVIDADES 

SEMANA DE 27/04 A 30/04


________________________________________________
3º C




3º C


Filosofia – Professora Katia


E.E. Salim Farah Maluf.
3° C – Professor (a) Katia. Disciplina: Filosofia          
E-mail: niciza@hotmail.com
Habilidades: Analisar e descrever sobre a opinião de Hannah sobre a condição humana.
Atividade: Leitura e questionário
Tempo para realização: Uma semana.       (Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: Textos didáticos




      
A Condição Humana, de Hannah Arendt
Se o homem soubesse que o mundo acabaria quando ele morresse, ou logo depois, esse mundo perderia toda a sua realidade, como a perdeu para os antigos cristãos, na medida em que estes estavam convencidos de que as suas expectativas escatológicas seriam imediatamente realizadas. A confiança na realidade da vida, pelo contrário, depende quase exclusivamente da intensidade com que a vida é experimentada, do impacte com que ela se faz sentir.

Esta intensidade é tão grande e a sua força é tão elementar que, onde quer que prevaleça, na alegria ou na dor, oblitera qualquer outra realidade mundana. Já se observou muitas vezes que aquilo que a vida dos ricos perde em vitalidade, em intimidade com as «boas coisas» da natureza, ganha em refinamento, em sensibilidade às coisas belas do mundo. O fato é que a capacidade humana de vida no mundo implica sempre uma capacidade de transcender e alienar-se dos processos da própria vida, enquanto a vitalidade e o vigor só podem ser conservados na medida em que os homens se disponham a arcar com o ônus, as fadigas e as penas da vida.

                                        Questões Propostas

1) Comente sobre seu ponto de vista em relação ao que a autora transmitir no texto.
2) Quando ela descreve o pensamento dos cristãos em relação a estarem convencidos de que as suas expectativas escatológicas seriam imediatamente realizadas, o que ela quer sugerir?
3) O texto nos transpassa uma reflexão relacionada à qual propósito, no que diz respeito da capacidade humana?
4) Após a leitura do texto, faça um breve relato sobre o sentimento que as palavras a autora trouxe a você?
5) O que significa transcender e alienar-se?
(6) Elabore um pequeno refrão sobre a intenção da autora em relação ao que ela apresenta em seu texto.

Entregar as respostas via e-mail: niciza@hotmail.com
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.




Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS - 3C 

HabilidadesCompreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão

Atividade: PESQUISA- O QUE SER CIDADÃO? O QUE É CIDADANIA?

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Entrega de Pesquisa

Cidadania e cidadão são palavras que vêm do latim “civitas”. O termo indicava a convivência das pessoas que participavam das decisões sobre os rumos da sociedade.

PESQUISA

O QUE SER CIDADÃO? O QUE É CIDADANIA?
Faça uma pesquisa de campo, entre revistas, jornais, sites e etc... explicando a importância da historia do Brasil, e sua população.

Obs :Atividade pode ser realizada em dupla

Atividade deve ser entregue no e-mail Joycedancy@yahoo.com.br


MATEMÁTICA

Professora: Marcela
 Disciplina Matemática  
Quantidade de aulas 8

Turma: 3ª serie B e C
                     
                                       
Objeto de conhecimento:  Geometria analítica
ü  Pontos: distância, ponto médio e alinhamento de três pontos
ü   Reta: equação e estudo dos coeficientes; problemas lineares
ü  Ponto e reta: distância


Habilidades :
ü  Saber usar de modo sistemático sistemas de coordenadas cartesianas para representar pontos, figuras, relações, equações
ü  Saber reconhecer a equação da reta, o significado de seus coeficientes, as condições que garantem o paralelismo e a perpendicularidade entre retas . 

                                 
Retomada das aulas anteriores

Lembrando que!!!!!
Nas aulas anteriores vimos que para calcular a distancia entre dois pontos no sistema cartesiano.




Vejamos mais um exemplo:

Sendo A (4,-4), B(-2,2) e C(3,1) vértices de um triângulo, é possível determinar que:
     a ) é um triângulo retângulo                            
b) é um triângulo equilátero.
    c) é um triângulo retângulo e isósceles.
d) é um triângulo escaleno.
e) é um triângulo isósceles.

Resolução : Temos os pontos .
A (4,-4) , B(-2,2) e C(3,1)
Vamos calcular a distancia entre A e B .
A (4,-4) e B(-2,2)
D(AB)=√(-2-4)²+(2-(-4)²
D(AB)=√(-6)²+(2+4)²
D(AB)=√36+36
D(AB) =√72    
Vamos calcular a distancia entre B e C.
B(-2,2) e C(  3,1  )
D(BC)=√(3-(-2)) ²+ (1-2)²
D(BC)=√(5)²+(-1)²
D(BC)=√25+1
D(BC) =√26   
Vamos calcular a distancia entre A e C.
A(4,-4) e C(  3,1  )
D(BC)=√(3-4)) ²+ (1-(-4) )²
D(BC)=√(1)²+(5)²
D(BC)=√1+25
D(BC) =√26   
Com a distância calculada entre os lados desse triângulo podemos perceber que o mesmo possui dois lados de mesma medida, portanto qual a classificação desse  triângulo.

Não basta saber calcular  !!!!Bora pesquisar
Pelo que podemos ver que para resolução desse exercício precisamos conhecer as características dos triângulos é claro?
Portanto vamos fazer uma pesquisa bem objetiva sobre as características dos triângulos
Lembrando que nossas pesquisas são realizadas em seu caderno.
Agora vamos aplicar o  que você aprendeu /relembrou !

Lista de Exercícios:
Deve ser realizada em folha separada ,com nome ,turma e data referente entre os dias  27/04/2020 á 30/04/2020 ,para ser entregue no retorno das aulas presencias .

1 )  Verifique se os pontos A(-2,-2)  B(12,6)    e  C(4,-6) são de um triângulo isósceles .
2) Em cada item, os pontos indicados correspondem a vértices de triângulos. Classifique cada triângulo em retângulo, acutângulo ou obtusângulo.

a)     A(2,9) B(0,3) e C(0,9)
b)    D(0,-3) E(7,2) F(7,-3)
c)    G(-3,10) ,H(4,8) e I (3,9)

 Próximo conteúdo  ponto Médio e alinhamento entre três pontos .


INGLÊS


Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 3a- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 27 à 30 de abril de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Série: 3o. Ano C Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:O mundo do trabalho 

Conteúdo:Trabalho voluntário 

Objetivo Aprendizagem:Ler, escrever e memorizar vocabulário: páginas da internet

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre características do trabalho voluntário;
Escreva em inglês e depois em português e envie para o email professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.


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