segunda-feira, 27 de abril de 2020

9º ANOS - A. FINAIS - SEMANA 27/04 A 30/04



ROTEIRO DE ATIVIDADE

SEMANA DE 27/04  A  30/04


____________________________________________

9º ANO A

Professora: Marcela
Disciplina Matemática
Turma: 9º anos A,B e C      aulas
    Objeto de conhecimento
·         Razão entre grandezas de espécies diferentes.
·         Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.
(EF09MA07)    Resolver    situações-problema que  envolvam  a  razão  entre duas  grandezas de  espécies  diferentes,  como  velocidade  e densidade demográfica.
                                                    Retomada das aulas anteriores
Lembrando que!
Na matemática, a razão estabelece uma comparação entre duas grandezas, sendo o coeficiente entre dois números.

a proporção é determinada pela igualdade entre duas razões, ou ainda, quando duas razões possuem o mesmo resultado.
Note que a razão está relacionada com a operação da divisão. Vale lembrar que duas grandezas são proporcionais quando formam uma proporção.
Ainda que não tenhamos consciência disso, utilizamos cotidianamente os conceitos de razão e proporção. Para preparar uma receita, por exemplo, utilizamos certas medidas proporcionais entre os ingredientes.
Para você encontrar a razão entre duas grandezas, as unidades de medida terão de ser as mesmas.
Exemplos
A partir das grandezas A e temos:
            Razão:              ou  A : B, onde b   0
Proporção:,onde todos os coeficientes são ≠0


Exemplo

Qual a razão entre 40 e 20?
Lembre-se que numa fração,  o numerador é o número acima e o denominador, o de baixo.








Se o denominador for igual a 100, temos uma razão do tipo porcentagem, também chamada de razão centesimal


Observe que : 2 % = 0,02


Vejamos :     Propriedades da Proporção
 O produto dos meios é igual ao produto dos extremos, por exemplo:



=

Essa propriedade é denominada de multiplicação cruzada.
2. É possível trocar os extremos e os meios de lugar, por exemplo


é equivalente


Agora vamos resolver as atividades proposta na sua apostila !  ( caderno do aluno Situação de aprendizagem 3)
Atividade 1 pag 24
Atividade 2 pag 24
Atividade 3 pag 25

Aula da leitura semanal:   (1 aula por semana  )
Objetivo da aula de leitura :
·         Estimular e desenvolver a competência leitora e escritora.
    Objeto de conhecimento: O livro de Aladim
Autor: Malba Tahan
Antes de iniciar a leitura façam uma breve  pesquisa sobre o autor tal como :
Quem foi ?
Nome , idade ,local que nasceu ...
Que época ?
Onde viveu ?
Lembre-se que não e quantidade de na parte escrita que demonstra que pesquisou ,e sim o que te mais chamou sua atenção portanto amplie sua busca  ok ...
Voltando a Leitura :
Vocês vão ler dois contos
1º conto : O padre pulava um número pg 42 (1 aula)
2º conto:O ultimo prato pg 160 1(aula)

Observação: Não e Para sair para comprar o livro ,o mesmo encontra- se disponível  na internet !  Borá pesquisar!

Pesquisar sobre a historia do Pi ( ∏)
Lembrando que nossas pesquisas são registradas no caderno






9 º ANO A - EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFª: DAYANE ROJAS

TEMPO PARA REALIZAÇÃO: 2 AULAS
Período de Entrega (4 à 8 de Maio)

        Unidade Temática: Esporte


·         Esportes de rede/parede, Esportes de invasão Esportes de combate;
 Habilidades Desenvolvidas:
·    (EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.
·         (EF89EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.

 Estratégias
·         T.V, CMSP, Blog da escola, grupos de estudos, pesquisas, filmes Netflix, internet e caderno do aluno
     
      Avaliação
Processual ( continuada), atividades em grupo e individual;

Questionário sobre Pandemia e Esporte

1.    Quais são os sintomas da COVID-19?
2.    Qual a importância da prática esportiva na prevenção de doenças respiratórias?
3.    Atleta ou ex atleta está imune ao COVID-19?
4.    Na sua opinião o esporte paraolímpico deveria ter mais investimento no Brasil?
5.    Cite 5 esportes paraolímpico?
6.    Cite 5 atletas paraolímpicos medalhistas?
7.    Quais são os esportes de invasão paraolímpicos?

·         Sugestão de Prática
1.    Praticar algum esporte adaptado ou jogo (game) que trabalhe o movimento corporal e raciocínio lógico (ex: games, ginásticas e danças);
·         Atividades caderno do aluno;




Arte
Semana de 27/04 a 30/04
 
Profª Adriana                                                                                 9º A
Quantidade de aulas:  2 aulas semanal de 45 minutos

Habilidade: Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram as audiovisuais, gráficas e cenográficas.

Atividade:  Narrativas Visuais; Leitura de imagens e interpretação

Instrumento de verificação de aprendizagem: avaliação contínua, cumulativa e processual.


Narrativas Visuais


Norman Rockwell, Fofocas, 1948. (Ilustração. Òleo sobre tela, 83,8cm x 78,7 cm. Coleção Particular)


1 – Observe a imagem. Que história ela conta?
2 – Como você chegou a essa conclusão?
3 – Você sabe o que significa a expressão ‘narrativa visual’?

.
    Em algumas culturas, especialmente naquelas em que não há escrita, as histórias são passadas oralmente de uma geração a outra na forma de poemas, lendas e canções. Além de se perpetuar por meio da oralidade, as narrativas tradicionais também são transmitidas por intermédio das imagens. A linguagem visual cumpre essa função muito bem, pois é capaz de comunicar uma ideia de maneira direta e rápida.
    Desde tempos remotos, os artistas representam seus trabalhos fatos, mitos e histórias. Na antiguidade, os gregos, por exemplo, costumavam retratar as aventuras vividas por deuses e heróis em vasos, que eram transportados, cheios de azeite ou vinho, por todo o mar Mediterrâneo. Na história da pintura ocidental, narrativas retiradas de passagens bíblicas foram temáticas frequente. Alguns heróis de diferentes culturas e suas conquistas foram eternizados em telas, que podem ser encontradas nos principais museus do mundo.
    Ainda hoje muitas histórias são contadas por meio de imagens, porém de outras maneiras, como as histórias em quadrinhos e animações, por exemplo. Um novo modo de narrativa que chama a atenção atualmente é o dos jogos interativos, em que o jogador é capaz de interferir no desfecho da trama por meio das decisões que toma e na interação com personagens e objetos daquele mundo virtual.


Reflita sobre as questões e responda

1 – Você gosta de ler quadrinhos? Quais são os seus preferidos?
2 – E os videojogos, você costuma jogar? Tem um preferido?
3 – Já experimentou contar história sem palavras? De que maneira?
   

  
Enviar apenas as questões não esquecer de colocar nome, número e série, email adrianasilvar@professor.educacao.sp.gov.br





HISTÓRIA - PROFESSOR SILVIO

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 27 A 30/04
                                                04/05 A 08/05
Turma – 9A anos finais do Ensino Fundamental II

Atividades relativas às aulas apresentadas pelo Centro de Mídias e Televisão Educativa


       Habilidades: Desenvolvimento de posições políticas acerca do período compreendido entre 1889 e 1930. Construção de senso crítico sobre a construção da República em sua primeira etapa. 
     Desenvolvimento de noções de pertencimento à vida política do país, interagindo com os 
     acontecimentos mais atuais. Capacidade de posicionamento no tempo histórico e contextualização de fatos. Trabalho a partir da ideia de mudanças e permanências.


Primeira República
HISTÓRIA DO BRASIL
A Primeira República foi iniciada com a Proclamação da República e ficou marcada pelo predomínio das oligarquias na política nacional. Esse período encerrou-se em 1930
Primeira República é o período da história do Brasil que aconteceu de 1889 a 1930, tendo sido iniciado com a Proclamação da República que aconteceu em 15 de novembro de 1889 e encerrou-se com a deposição de Washington Luís como consequência da Revolução de 1930. Esse período é conhecido por muitos como República Velha, mas entre os historiadores o termo utilizado para referir a esse período é Primeira República.

Proclamação da República
A Primeira República foi iniciada com a Proclamação da República, que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889. A derrubada da monarquia ocorreu pela perda de apoio político fazendo com que esse regime se tornasse impopular entre as elites do Brasil. Os militares, insatisfeitos com a monarquia há tempos, e uma parcela da sociedade civil, sobretudo os oligarcas paulistas, organizaram um movimento para derrubar a monarquia.
Em 15 de novembro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, os militares destituíram o Visconde de Ouro Preto do Gabinete Ministerial. Ao longo do dia, as movimentações políticas levaram José do Patrocínio a proclamar a República na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Isso marcou o início da Primeira República Brasileira.

Periodização
A Primeira República, conforme já mencionado, estendeu-se de 1889 a 1930. Um período específico da Primeira República que foi de 1889 a 1894, também é conhecido como República da Espada. Esse nome se deve ao fato de que os dois presidentes brasileiros (Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto) foram militares. A República da Espada, porém, é um período incorporado à Primeira República.
Toda a Primeira República pode ser dividida em três grandes fases, conforme estabelece o professor Marcos Napolitano|1|:
·                                        Consolidação (1889-1898): período marcado pela consolidação das estruturas políticas e econômicas da Primeira República. Foi assinalado por crises na política e na economia.
·                                        Institucionalização (1898-1921): período no qual a estrutura política da Primeira República estava devidamente consolidada. Aqui se definiram políticas como a dos governadores e do café com leite.
·                                        Crise (1921-1930): período no qual as estruturas políticas da Primeira República entraram em crise por conta da incorporação de novos atores na política brasileira. Conflitos entre as oligarquias também contribuíram para o fim da Primeira República.


Características
A Primeira República, além de República Velha, é muito conhecida também como República Oligárquica e isso porque esse período ficou marcado pelo predomínio das oligarquias sobre nosso país. As oligarquias eram forças políticas que baseavam o seu poder em suas posses, isto é, na terra (os oligarcas eram, em geral, grandes proprietários de terra).
O predomínio das oligarquias sobre a política do Brasil começou a ser consolidado a partir de 1894, quando Prudente de Morais foi eleito presidente. A eleição de Prudente de Morais também marcou o fim do citado período conhecido como República da Espada. O predomínio das oligarquias resultou em algumas características que são consideradas grandes marcas da Primeira República.
Essas características são o mandonismo, o clientelismo e o coronelismo. Essas três simbolizam o poder das elites agrárias do país manifestado na posse de terras, além de manifestar o poder dos coronéis sobre as regiões interioranas do Brasil e a troca de interesse, elemento fundamental para a sustentação das oligarquias no poder.
Outras características muito importantes desse período foram as políticas que sustentavam as estruturas no âmbito político do Brasil. Aqui estamos falando da política dos governadores e da política do café com leite. Essas políticas foram muito importantes, porque reduziram os conflitos entre as oligarquias, mas não acabaram com eles.
·         Política dos governadores
A política dos governadores, também conhecida como política dos estados, foi criada durante o governo de Campos Sales, presidente do Brasil entre 1898 e 1902. Foi com a política dos governadores que o funcionamento político brasileiro na Primeira República foi estruturado. Por meio dessa política, foi possível realizar uma aliança entre executivo e legislativo.
O historiador Boris Fausto definiu os objetivos da política dos governadores da seguinte maneira:
Seus objetivos podem ser assim resumidos: reduzir ao máximo as disputas políticas no âmbito de cada Estado, prestigiando os grupos mais fortes; chegar a um acordo básico entre a União e os Estados; pôr fim à hostilidade existente entre Executivo e Legislativo, domesticando a escolha dos deputados|
.
Na prática, essa política funcionava da seguinte maneira: o Governo Federal daria apoio à oligarquia mais poderosa de cada Estado. Em troca, o governo exigia que cada oligarquia apoiasse as propostas do Governo Federal no legislativo.
Assim, as oligarquias deveriam eleger deputados dispostos a atuar em favor do governo no legislativo. Com o apoio à oligarquia mais poderosa, o Governo Federal esperava que os conflitos políticos respingassem o mínimo possível no âmbito federal e ficassem reduzidos apenas ao âmbito estadual.
O funcionamento da política dos governadores dependia consideravelmente da figura do coronel, pois seria ele que, a nível regional, mobilizaria os votos necessários para eleger os candidatos certos, de acordo com o interesse de cada oligarquia.
O coronel usava seu poder financeiro para pressionar as pessoas a votar em determinado candidato. Essa intimidação dos eleitores é conhecida como “voto de cabresto”. Além da intimidação, a fraude das atas que registravam os votos eram uma prática comum.

  • Política do café com leite
A política do café com leite é um conceito clássico quando nos referimos à Primeira República. Essa política ganhou força no Brasil, sobretudo a partir de 1913, com a assinatura do Pacto de Ouro Fino, entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais. Esse conceito refere-se ao revezamento dos candidatos lançados à presidência por essas duas oligarquias.
Segundo esse pacto, paulistas e mineiros alternavam-se na presidência da República. O nome “café com leite” faz referência ao fato de que São Paulo era o maior produtor de café do Brasil, enquanto que Minas Gerais era o maior produtor de leite.
O uso desse conceito para explicar a Primeira República tem sido criticado pelos historiadores, porque as oligarquias mineira e paulista eram importantes, mas o funcionamento jogo político desse período não passava exclusivamente por elas, uma vez que existiam outras oligarquias no país.
Economia
No campo econômico, o Brasil seguiu com grande dependência do café. O grande produtor dele no Brasil era o estado de São Paulo. No começo do século XX, os cultivadores começaram a aumentar a quantidade de café produzida, o que acarretou a queda do preço desse produto, uma vez que o mercado ficou abarrotado com a mercadoria. Visando a defender seus interesses, os cafeicultores reuniram-se no Convênio de Taubaté.
Nesse convênio, decidiu-se que o governo brasileiro compraria o excedente de sacas de café com o objetivo de controlar o preço desse produto no mercado internacional. Isso garantiria os lucros dos fazendeiros e resolveria a questão do preço do café. Além disso, decidiu-se que o Estado realizaria um empréstimo de 15 milhões de libras para conseguir realizar a compra do excedente dessas sacas.
Na Primeira República também aconteceu um pequeno desenvolvimento industrial, sobretudo no Estado de São Paulo. O desenvolvimento industrial em São Paulo foi, em parte, financiado pela prosperidade do negócio cafeeiro e a cidade de São Paulo concentrou grande parte desse crescimento industrial.
As indústrias receberam um grande número de trabalhadores imigrantes e o crescimento industrial resultou no surgimento do movimento operário do Brasil, sobretudo a partir de 1917, quando aconteceu a Revolução Russa.
Decadência da Primeira República
A Primeira República iniciou sua fase decadente na década de 1920. A entrada de novos atores na política nacional, como os tenentistas, contribuiu para seu fim. O desgaste do pacto que mantinha as oligarquias minimamente em paz também contribuiu para o fim desse período da história brasileira. Na década de 1920, os tenentistas foram uma força que abalou a estrutura da Primeira República.
Isso aconteceu porque os tenentistas reivindicavam o fim das estruturas oligárquicas que estavam estabelecidas no país. Ao longo da década de 1920, os tenentistas realizaram uma série de revoltas por todo o país como a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, a Revolta Paulista de 1924 e a Coluna Prestes.
Importante mencionar que a Primeira República foi um período marcado por tensões sociais que resultaram em conflitos por diferentes regiões do Brasil. Aqui podemos citar a Guerra de CanudosRevolta da ArmadaGuerra do ContestadoRevolta da VacinaRevolta da Chibata etc. Leia este texto para saber mais sobre revoltas da Primeira República.
O estopim para o fim da Primeira República foi a eleição presidencial de 1930. Naquela ocasião, o presidente Washington Luís resolveu romper com o Pacto de Ouro Fino e em vez de lançar um candidato mineiro optou por lançar Júlio Prestes, candidato paulista. Isso desagradou profundamente a oligarquia mineira que se aliou à oligarquia gaúcha e aos tenentistas, e juntos lançaram Getúlio Vargas como candidato presidencial.
Getúlio Vargas foi derrotado, mas membros de sua chapa eleitoral, inconformados com a derrota, começaram a conspirar contra o governo. A desculpa utilizada pelos membros da Aliança Liberal (chapa de Vargas) para iniciar uma revolta armada contra o governo foi o assassinato de João Pessoa, vice-presidente de Vargas. O assassinato de João Pessoa, porém, não teve relação com a disputa eleitoral entre Júlio Prestes e Vargas.
A revolta contra o governo, nomeada como Revolução de 1930, iniciou-se em 3 de outubro de 1930, e, no mesmo mês, no dia 24, resultou na deposição de Washington Luís da presidência. Júlio Prestes foi impedido de assumir a presidência do país e, em novembro do mesmo ano, Getúlio Vargas foi empossado como presidente provisório do país. Esse era o fim da Primeira República, e o início da Era Vargas, período que se estendeu por quinze anos.
Resumo
  • A Primeira República foi iniciada com a Proclamação da República em 15 de novembro de 1930.
  • A posse de Getúlio Vargas como presidente, após a Revolução de 1930, marcou o fim desse período.
  • A política dos governadores e a política do café com leite eram práticas importantes desse período.
  • A Primeira República pode ser dividida em República da Espada e República Oligárquica.
  • Outras características importantes desse período foram mandonismo, clientelismo e coronelismo.
  • O Convênio de Taubaté foi um acontecimento importante, pois garantiu os interesses dos cafeicultores paulistas.
|1| NAPOLITANO, Marcos. Primeira República: consolidação e crise
|2| FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2013, p. 222-223

ATIVIDADE
Fazer um resumo com os principais acontecimentos do período histórico da chamada Primeira República. Leia com atenção o texto, destacando aquilo que é mais importante.

Entregar a atividade no endereço eletrônico – silviosouzacs@hotmail.com
Lembrar de colocar nome completo e turma.



CIÊNCIAS



E E Salim Farah Maluf
Atividades – Professora Ana Paula
9°A 

Habilidades:  Investigar as mudanças de  estado físico da matéria.
- Identificar a constituição do átomo e composição de moléculas simples.

Questão 1
a)      Quais são os três estados físicos da matéria?
b)     Como ficam as partículas nos três estados físicos da matéria?

Questão 2

Com relação ao modelo atômico proposto por Rutherford , afirma-se que:
I – O átomo  é constituído por duas regiões distintas : o núcleo e a eletrosfera.
II – O átomo e constituído  de grande espaços vazios.
III – Os elétrons estão aderidos aos prótons, pois estes têm carga positiva e aqueles, carga negativa.
IV – Os elétrons  estão situados na superfície dos átomos, em uma esfera de carga positiva.
  As afirmativas corretas são apenas:
   a ) I e II
    b)l e lII
    c)I I e IV
    d)lll e lV
Questão 3
Faça o desenho de um átomo indicando suas partes e suas estruturas:

Questão 4
Em um átomo, quais são as partículas de carga positiva, negativa e partículas sem carga?

Questão 5
O que um átomo precisa ter para se encontrar em seu estado neutro?





LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA JOBIANE

ESCOLA SALIM FARAH MALUF SÉRIE: 9º ANOS 
PROFESSORA: JOBIANE REIS - MATÉRIA - LÍNGUA PORTUGUESA 
SEMANA DE: 27/04/2020 A 30/04/2020 
HABILIDADE: PROCEDIMENTOS DE LEITURA D1 - LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM UM TEXTO. 

AVALIAÇÃO: ❖ Observar a motivação do aluno para os estudos online; ❖ Estimular o raciocínio crítico do aluno através de fóruns, visando o nível verbal e intelectual do aluno; ❖ Interação do aluno com os meios digitais e a capacidade de aprender de forma autônoma.

AULA 1 e 2 - Como ler e entender bem um texto. 
Basicamente, deve-se alcançar a dois níveis de leitura: a informativa e de reconhecimento e a interpretativa. A primeira deve ser feita de maneira cautelosa por ser o primeiro contato com o novo texto. Desta leitura, extraem-se informações sobre o conteúdo abordado e prepara-se o próximo nível de leitura. Durante a interpretação propriamente dita, cabe destacar palavras-chave, passagens importantes, bem como usar uma palavra para resumir a idéia central de cada parágrafo. Este tipo de procedimento aguça a memória visual, favorecendo o entendimento. Não se pode desconsiderar que, embora a interpretação seja subjetiva, há limites. A preocupação deve ser a captação da essência do texto, a fim de responder às interpretações que a banca considerou como pertinentes. No caso de textos literários, é preciso conhecer a ligação daquele texto com outras formas de cultura, outros textos e manifestações de arte da época em que o autor viveu. Se não houver esta visão global dos momentos literários e dos escritores, a interpretação pode ficar comprometida. Aqui não se podem dispensar as dicas que aparecem na referência bibliográfica da fonte e na identificação do autor. A última fase da interpretação concentra-se nas perguntas e opções de resposta. Aqui são fundamentais marcações de palavras como não, exceto, errada, respectivamente etc. que fazem diferença na escolha adequada. Muitas vezes, em interpretação, trabalha-se com o conceito do "mais adequado", isto é, o que responde melhor ao questionamento proposto. Por isso, uma resposta pode estar certa para responder à pergunta, mas não ser a adotada como gabarito pela banca examinadora por haver uma outra alternativa mais completa. Ainda cabe ressaltar que algumas questões apresentam um fragmento do texto transcrito para ser a base de análise. Nunca deixe de retornar ao texto, mesmo que aparentemente pareça ser perda de tempo. A descontextualizarão de palavras ou frases, certas vezes, são também um recurso para instaurar a dúvida no candidato. Leia a frase anterior e a posterior para ter idéia do sentido global proposto pelo autor, desta maneira a resposta será mais consciente e segura.

INDICAÇÃO DE FILME: Mãos Talentosas A História de Ben Carson (Thomas Carter, 86 min, Netflix) 
O filme conta a história real do diretor do departamento de Neurocirurgia Pediátrica do hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Ele era um menino pobre, negro de mãe separada e analfabeta. Não tinha um bom desempenho na escola, nem acreditava que fosse capaz de ter. Mas, quando sua mãe repara na biblioteca de seu patrão, ela tem a ideia de fazer com que ele leia 2 livros por semana. Essa rotina modifica completamente a postura de Ben diante da vida e se constitui nos primeiros degraus para sua chegada à neurocirurgia.


HABILIDADE: PROCEDIMENTOS DE LEITURA D1 - LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM UM TEXTO 

AVALIAÇÃO: ❖ Observar a motivação do aluno para os estudos online; ❖ Estimular o raciocínio crítico do aluno através de fóruns, visando o nível verbal e intelectual do aluno; ❖ Interação do aluno com os meios digitais e a capacidade de aprender de forma autônoma. 

AULA 3 e 4 - Leia o texto e responda as questões abaixo: 

O primeiro dever passado pelo novo professor de português foi uma descrição tendo o mar como tema. A classe inspirou-se, toda ela, nos encapelados mares de Camões, aqueles nunca dantes navegados; o episódio do Adamastor foi reescrito pela meninada. Prisioneiro no internato, eu vivia na saudade das praias do Pontal onde conhecera a liberdade e o sonho. O mar de Ilhéus foi o tema de minha descrição. Padre Cabral levara os deveres para corrigir em sua cela. Na aula seguinte, entre risonho e solene, anunciou a existência de uma vocação autêntica de escritor naquela sala de aula. Pediu que escutassem com atenção o dever que ia ler. Tinha certeza, afirmou, que o autor daquela página seria no futuro um escritor conhecido. Não regateou elogios. Eu acabara de completar onze anos. Passei a ser uma personalidade, segundo os cânones do colégio, ao lado dos futebolistas, dos campeões de matemática e de religião, dos que obtinham medalhas. Fui admitido numa espécie de Círculo Literário onde brilhavam alunos mais velhos. Nem assim deixei de me sentir prisioneiro, sensação permanente durante os dois anos em que estudei no colégio dos jesuítas. Houve, porém, sensível mudança na limitada vida do aluno interno: o padre Cabral tomou-me sob sua proteção e colocou em minhas mãos livros de sua estante. Primeiro "As Viagens de Gulliver", depois clássicos portugueses, traduções de ficcionistas ingleses e franceses. Data dessa época minha paixão por Charles Dickens. Demoraria ainda a conhecer Mark Twain, o norte-americano não figurava entre os prediletos do padre Cabral. Recordo com carinho a figura do jesuíta português erudito e amável. Menos por me haver anunciado escritor, sobretudo por me haver dado o amor aos livros, por me haver revelado o mundo da criação literária. Ajudou-me a suportar aqueles dois anos de internato, a fazer mais leve a minha prisão, minha primeira prisão. 

Jorge Amado


1. Padre Cabral, numa determinada passagem do texto, ordena que os alunos: 
a)façam uma descrição sobre o mar; 
b)descrevam os mares encapelados de Camões; 
c)reescrevam o episódio do Gigante Adamastor;. 
d)façam uma descrição dos mares nunca dantes navegados; 
e)retirem de Camões inspiração para descrever o mar. 

2. Segundo o texto, para executar o dever imposto por Padre Cabral, a classe toda usou de um certo: 
a)conhecimento extraído de "As viagens de Gulliver"; 
b)assunto extraído de traduções de ficcionistas ingleses e franceses; 
c)amor por Charles Dickens; 
d)mar descrito por Mark Twain;
e)saber já feito, já explorado por célebre autor 

3.Apenas o narrador foi diferente, porque: 
a)lia Camões; 
b)se baseou na própria vivência; 
c)conhecia os ficcionistas ingleses e franceses; 
d)tinha conhecimento das obras de Mark Twain; 
e)sua descrição não foi corrigida na cela de Padre Cabral. 

4.O narrador confessa que no internato lhe faltava: 
a)a leitura de Os Lusíadas; 
b)o episódio do Adamastor; 
c)liberdade e sonho; 
d)vocação autêntica de escritor; 
e)respeitável personalidade. 

5.Todos os alunos apresentaram seus trabalhos, mas só foi um elogiado, porque revelava: a)liberdade; 
b)sonho; 
c)imparcialidade; 
d)originalidade; 
e)resignação. 

6.Por ter executado um trabalho de qualidade literária superior, o narrador adquiriu um direito que lhe agradou muito: 
a)ler livros da estante de Padre Cabral; 
b)rever as praias do Pontal; 
c)ler sonetos camonianos; 
d)conhecer mares nunca dantes navegados; 
e)conhecer a cela de Padre Cabral. 

7.Contudo, a felicidade alcançada pelo narrador não era plena. Havia uma pedra em seu caminho: 
a)os colegas do internato; 
b)a cela do Padre Cabral; 
c)a prisão do internato; 
d)o mar de Ilhéus; 
e)as praias do Pontal. 

8.Conclui-se, da leitura do texto, que: 
a)o professor valorizou o trabalho dos alunos pelo esforço com que o realizaram; 
b)o professor mostrou-se satisfeito porque um aluno escreveu sobre o mar de Ilhéus; 
c)o professor ficou satisfeito ao ver que um de seus alunos demonstrava gosto pela leitura dos clássicos portugueses; 
d)a competência de saber escrever conferia, no colégio, tanto destaque quanto a competência de ser bom atleta ou bom em matemática; 
e)graças à amizade que passou a ter com Padre Cabral, o narrador do texto passou a ser uma personalidade no colégio dos jesuítas. 

9.O primeiro dever... foi uma descrição... Contudo nesse texto predomina a: 
a)narração; 
b)dissertação; 
c)descrição; 
d)linguagem poética; 
e)linguagem epistolar. 

10.Por isso a maioria dos verbos do texto encontra-se no: 
a)presente do indicativo; 
b)pretérito imperfeito do indicativo; 
c)pretérito perfeito do indicativo; 
d)pretérito mais que perfeito do indicativo; 
e)futuro do indicativo. 




HABILIDADE: PROCEDIMENTOS DE LEITURA D1 - LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM UM TEXTO

AVALIAÇÃO: ❖ Observar a motivação do aluno para os estudos online; ❖ Estimular o raciocínio crítico do aluno através de fóruns, visando o nível verbal e intelectual do aluno; ❖ Interação do aluno com os meios digitais e a capacidade de aprender de forma autônoma.

AULA 5 e 6 - Leia o texto para dar continuidade a pesquisa da biografia de Jorge Amado.


BIOGRAFIA SOBRE JORGE AMADO 

Jorge Amado é uma das grandes referências da literatura brasileira. O baiano, nascido em Itabuna, foi capaz de levar gerações ao imaginário da Bahia de sua época, com textos brilhantes. Lendário representante cultural da Bahia, Jorge Amado é uma verdadeira marca cultural do estado. O autor foi capaz de estabelecer um novo padrão de qualidade para a literatura da Bahia, aumentando a rica história desse estado neste tema. Marido da também escritora Zélia Gattai, escreveu (literalmente) seu nome, dentre os mais importantes e influentes intelectuais da história do país. Amado é um dos grandes representantes do modernismo brasileiro. Sua obra é mundialmente conhecida, extremamente vitoriosa. O baiano conseguiu que seus livros fossem publicados em 49 idiomas, uma marca impressionante. Outra de suas proezas é a sua impressionante capacidade de vendas. Trata-se do segundo autor brasileiro com maior quantidade de livros vendidos, em todo o mundo.

 Índice para elaboração da pesquisa: 
❖ Quem foi Jorge Amado? 
❖ Como foi sua juventude e vida?
❖ Quais foram as suas obras? 
❖ Como Jorge Amado morreu? 
❖ Quais são as curiosidades sobre ele?

INDICAÇÃO DE FILME: 

CAPITÃES DA AREIA 

SINOPSE E DETALHES Pedro Bala (Jean Luís Amorim), Professor (Robério Lima), Gato (Paulo Abade), Sem Pernas (Israel Gouvêa) e Boa Vida (Jordan Mateus) são adolescentes abandonados por suas famílias, que crescem nas ruas de Salvador e vivem em comunidade no Trapiche junto com outros jovens de idade semelhante. Eles praticam uma série de assaltos, o que faz com que sejam constantemente perseguidos pela polícia. Um dia Professor conhece Dora (Ana Graciela) e seu irmão Zé Fuinha (Felipe Duarte), que também vivem nas ruas. Ele os leva até o Trapiche, o que desencadeia a excitação dos demais garotos, que não estão acostumados à presença de uma mulher no local. Pedro consegue acalmar a situação e permite que Dora e o irmão fiquem por algum tempo. Só que, aos poucos, nasce o afeto entre o líder dos Capitães da Areia e a jovem que acabou de integrar o bando.


GEOGRAFIA

Nota de esclarecimento sobre atividades no Blog!

Eu Djair Santos, professor de Geografia da U.E. : E.E. Salim Farah Maluf, informo a direção da U.E. e aos estudantes que compõem a minha turma a saber:
  9º A 
Levando em consideração as conversas que mantive com, estudantes de diversas séries as quais ministro aulas, e em virtude destes declararem não ter concluído as atividades dos roteiros de estudo do 1º BIMESTRE: (FAZER O QUE FOI ENVIADO EM MARÇO)Informo que não enviarei novas atividades para as turmas, por intermédio do Blog de escola, na semana de 27 a 30 de Abril de 2020.
Nas semanas posteriores o envio será normal.
Atenciosamente
Djair Santos (Professor de Geografia).

São Paulo, 27 de Abril de 2020.


INGLÊS - PROFESSORA MÔNICA


Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 9º A
Atividade semanal: 27/04 a 30/04

Conteúdo: Produção e escuta de texto
Habilidade: reconhecer e saber pronunciar palavras com “th” no convívio social com colegas, familiares e ambientes de trabalho.

1)    Assista ao vídeo e preste atenção na pronuncia das palavras.
2)    Atividade: crie um texto com palavras que tenham "th" como no exemplo do vídeo. Pratique a pronuncia com seus colegas ou familiares.

Obs.: Use sua criatividade para elaborar o texto que pode ser um bilhete, uma mensagem de texto para um amigo, entre outros.


Link do vídeo




____________________________________________

9º ANO B

HISTÓRIA




E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História                                                               
Profº. Wilson de Oliveira
Ano: 9º B

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADES   9ºB
HABILIDADES: (EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais,  culturais,  econômicos  e  políticos da   emergência da   República no Brasil.
Tempo de  realização previsto: 4 aulas, de 29/04/2020 a 01/05/2020

Blog: eesalimfarahmaluf.blogspot.com
e-mail para envio de atividade: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

Reponder as atividades   em folha de caderno, que serão destacadas e  entregues ao professor com nome, número e ano do aluno; nome da disciplina e do professor.

         Desenvolver as atividades propostas no livro didático História sociedade & cidadania,  página 26 
1)    Fazendo uso do livro didático História Sociedade &  Cidadania, leia  o texto   Imigrantes do Brasil, observe a imagem, em seguida responda às perguntas abaixo:

a)    O que ocorre na cena representada? 
b)    Qual a mensagem transmitida pelo artista? 
c)    Esse quadro realiza visualmente a teoria do branqueamento. Em que consiste essa teoria? 
d)    Quem é o autor do quadro? 
e)    Quando a obra foi criada? 
      2)    Assista o vídeo “ A entrada das teorias raciais no Brasil” apresentado por Lilia Schwarcz, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=93f7nkbD7tY> em seguida responda à pergunta abaixo:
        Qual a posição defendida pelo representante do Brasil no Congresso Mundial das Raças, em Londres no ano de 1911?


Referências
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 9º: ensino fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capitulo I, p. 26.


https://www.youtube.com/watch?v=93f7nkbD7tY   A entrada das teorias raciais no Brasil, acesso em: 25/04/2020.



INGLÊS - PROFESSORA MÔNICA


Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 9º B
Atividade semanal: 27/04 a 30/04

Conteúdo: Produção e escuta de texto
Habilidade: reconhecer e saber pronunciar palavras com “th” no convívio social com colegas, familiares e ambientes de trabalho.

1)    Assista ao vídeo e preste atenção na pronuncia das palavras.
2)    Atividade: crie um texto com palavras que tenham "th" como no exemplo do vídeo. Pratique a pronuncia com seus colegas ou familiares.

Obs.: Use sua criatividade para elaborar o texto que pode ser um bilhete, uma mensagem de texto para um amigo, entre outros.


Link do vídeo




      Professora: Marcela 
      Disciplina Matemática

     Turma: 9º anos A,B e C      aulas

     Objeto de conhecimento

·        Razão entre grandezas de espécies diferentes.

·        Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.

    (EF09MA07)    Resolver    situações-problema que  envolvam  a  razão  entre duas  grandezas de  espécies  diferentes,  como  velocidade  e densidade demográfica.

                                                    Retomada das aulas anteriores

     Lembrando que!

     Na matemática, a razão estabelece uma comparação entre duas grandezas, sendo o coeficiente entre dois números.


     Já a proporção é determinada pela igualdade entre duas razões, ou ainda, quando duas razões possuem o mesmo resultado.
      Note que a razão está relacionada com a operação da divisão. Vale lembrar que duas grandezas são proporcionais quando formam uma proporção.  
      Ainda que não tenhamos consciência disso, utilizamos cotidianamente os conceitos de razão e proporção. Para preparar uma receita, por exemplo, utilizamos certas medidas proporcionais entre os ingredientes.
     
      Para você encontrar a razão entre duas grandezas, as unidades de medida terão de ser as mesmas.
     Exemplos
    A partir das grandezas A e temos:
            Razão:              ou  A : B, onde b   0
Proporção:,onde todos os coeficientes são ≠0


Exemplo

Qual a razão entre 40 e 20?
Lembre-se que numa fração,  o numerador é o número acima e o denominador, o de baixo.







Se o denominador for igual a 100, temos uma razão do tipo porcentagem, também chamada de razão centesimal

Observe que : 2 % = 0,02

Vejamos :     Propriedades da Proporção
 O produto dos meios é igual ao produto dos extremos, por exemplo:



=

Essa propriedade é denominada de multiplicação cruzada.
2. É possível trocar os extremos e os meios de lugar, por exemplo

é equivalente

Agora vamos resolver as atividades proposta na sua apostila !  ( caderno do aluno Situação de aprendizagem 3)
Atividade 1 pag 24
Atividade 2 pag 24
Atividade 3 pag 25

Aula da leitura semanal:   (1 aula por semana  )
Objetivo da aula de leitura :
·         Estimular e desenvolver a competência leitora e escritora.
    Objeto de conhecimento: O livro de Aladim
Autor: Malba Tahan
Antes de iniciar a leitura façam uma breve  pesquisa sobre o autor tal como :
Quem foi ?
Nome , idade ,local que nasceu ...
Que época ?
Onde viveu ?
Lembre-se que não e quantidade de na parte escrita que demonstra que pesquisou ,e sim o que te mais chamou sua atenção portanto amplie sua busca  ok ...
Voltando a Leitura :
Vocês vão ler dois contos
1º conto : O padre pulava um número pg 42 (1 aula)
2º conto:O ultimo prato pg 160 1(aula)

Observação: Não e Para sair para comprar o livro ,o mesmo encontra- se disponível  na internet !  Borá pesquisar!

Pesquisar sobre a historia do Pi ( ∏)
Lembrando que nossas pesquisas são registradas no caderno








9 º ANO B - EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFª: DAYANE ROJAS
TEMPO PARA REALIZAÇÃO: 2 AULAS
Período de Entrega (4 à 8 de Maio)

        Unidade Temática: Esporte

·         Esportes de rede/parede, Esportes de invasão Esportes de combate;
 Habilidades Desenvolvidas:
·    (EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.
·         (EF89EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.

 Estratégias
·         T.V, CMSP, Blog da escola, grupos de estudos, pesquisas, filmes Netflix, internet e caderno do aluno
     
      Avaliação
Processual ( continuada), atividades em grupo e individual;

Questionário sobre Pandemia e Esporte

1.    Quais são os sintomas da COVID-19?
2.    Qual a importância da prática esportiva na prevenção de doenças respiratórias?
3.    Atleta ou ex atleta está imune ao COVID-19?
4.    Na sua opinião o esporte paraolímpico deveria ter mais investimento no Brasil?
5.    Cite 5 esportes paraolímpico?
6.    Cite 5 atletas paraolímpicos medalhistas?
7.    Quais são os esportes de invasão paraolímpicos?

·         Sugestão de Prática
1.    Praticar algum esporte adaptado ou jogo (game) que trabalhe o movimento corporal e raciocínio lógico (ex: games, ginásticas e danças);
·         Atividades caderno do aluno;




Arte
Semana de 27/04 a 30/04

Profª Adriana                                                                                 9º B
Quantidade de aulas:  2 aulas semanal de 45 minutos

Habilidade: Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram as audiovisuais, gráficas e cenográficas.

Atividade:  Narrativas Visuais; Leitura de imagens e interpretação

Instrumento de verificação de aprendizagem: avaliação contínua, cumulativa e processual.


Narrativas Visuais


Norman Rockwell, Fofocas, 1948. (Ilustração. Òleo sobre tela, 83,8cm x 78,7 cm. Coleção Particular)


1 – Observe a imagem. Que história ela conta?
2 – Como você chegou a essa conclusão?
3 – Você sabe o que significa a expressão ‘narrativa visual’?

.
    Em algumas culturas, especialmente naquelas em que não há escrita, as histórias são passadas oralmente de uma geração a outra na forma de poemas, lendas e canções. Além de se perpetuar por meio da oralidade, as narrativas tradicionais também são transmitidas por intermédio das imagens. A linguagem visual cumpre essa função muito bem, pois é capaz de comunicar uma ideia de maneira direta e rápida.
    Desde tempos remotos, os artistas representam seus trabalhos fatos, mitos e histórias. Na antiguidade, os gregos, por exemplo, costumavam retratar as aventuras vividas por deuses e heróis em vasos, que eram transportados, cheios de azeite ou vinho, por todo o mar Mediterrâneo. Na história da pintura ocidental, narrativas retiradas de passagens bíblicas foram temáticas frequente. Alguns heróis de diferentes culturas e suas conquistas foram eternizados em telas, que podem ser encontradas nos principais museus do mundo.
    Ainda hoje muitas histórias são contadas por meio de imagens, porém de outras maneiras, como as histórias em quadrinhos e animações, por exemplo. Um novo modo de narrativa que chama a atenção atualmente é o dos jogos interativos, em que o jogador é capaz de interferir no desfecho da trama por meio das decisões que toma e na interação com personagens e objetos daquele mundo virtual.


Reflita sobre as questões e responda

1 – Você gosta de ler quadrinhos? Quais são os seus preferidos?
2 – E os videojogos, você costuma jogar? Tem um preferido?
3 – Já experimentou contar história sem palavras? De que maneira?
   

  
Enviar apenas as questões não esquecer de colocar nome, número e série, email adrianasilvar@professor.educacao.sp.gov.br



CIÊNCIAS




E E Salim Farah Maluf
Atividades – Professora Ana Paula
 9°B 

Habilidades:  Investigar as mudanças de  estado físico da matéria.
- Identificar a constituição do átomo e composição de moléculas simples.

Questão 1
a)      Quais são os três estados físicos da matéria?
b)     Como ficam as partículas nos três estados físicos da matéria?

Questão 2

Com relação ao modelo atômico proposto por Rutherford , afirma-se que:
I – O átomo  é constituído por duas regiões distintas : o núcleo e a eletrosfera.
II – O átomo e constituído  de grande espaços vazios.
III – Os elétrons estão aderidos aos prótons, pois estes têm carga positiva e aqueles, carga negativa.
IV – Os elétrons  estão situados na superfície dos átomos, em uma esfera de carga positiva.
  As afirmativas corretas são apenas:
   a ) I e II
    b)l e lII
    c)I I e IV
    d)lll e lV
Questão 3
Faça o desenho de um átomo indicando suas partes e suas estruturas:

Questão 4
Em um átomo, quais são as partículas de carga positiva, negativa e partículas sem carga?

Questão 5
O que um átomo precisa ter para se encontrar em seu estado neutro?



 LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA JOBIANE

ESCOLA SALIM FARAH MALUF SÉRIE: 9º ANOS 
PROFESSORA: JOBIANE REIS - MATÉRIA - LÍNGUA PORTUGUESA 
SEMANA DE: 27/04/2020 A 30/04/2020 
HABILIDADE: PROCEDIMENTOS DE LEITURA D1 - LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM UM TEXTO. 

AVALIAÇÃO: ❖ Observar a motivação do aluno para os estudos online; ❖ Estimular o raciocínio crítico do aluno através de fóruns, visando o nível verbal e intelectual do aluno; ❖ Interação do aluno com os meios digitais e a capacidade de aprender de forma autônoma.

AULA 1 e 2 - Como ler e entender bem um texto. 
Basicamente, deve-se alcançar a dois níveis de leitura: a informativa e de reconhecimento e a interpretativa. A primeira deve ser feita de maneira cautelosa por ser o primeiro contato com o novo texto. Desta leitura, extraem-se informações sobre o conteúdo abordado e prepara-se o próximo nível de leitura. Durante a interpretação propriamente dita, cabe destacar palavras-chave, passagens importantes, bem como usar uma palavra para resumir a idéia central de cada parágrafo. Este tipo de procedimento aguça a memória visual, favorecendo o entendimento. Não se pode desconsiderar que, embora a interpretação seja subjetiva, há limites. A preocupação deve ser a captação da essência do texto, a fim de responder às interpretações que a banca considerou como pertinentes. No caso de textos literários, é preciso conhecer a ligação daquele texto com outras formas de cultura, outros textos e manifestações de arte da época em que o autor viveu. Se não houver esta visão global dos momentos literários e dos escritores, a interpretação pode ficar comprometida. Aqui não se podem dispensar as dicas que aparecem na referência bibliográfica da fonte e na identificação do autor. A última fase da interpretação concentra-se nas perguntas e opções de resposta. Aqui são fundamentais marcações de palavras como não, exceto, errada, respectivamente etc. que fazem diferença na escolha adequada. Muitas vezes, em interpretação, trabalha-se com o conceito do "mais adequado", isto é, o que responde melhor ao questionamento proposto. Por isso, uma resposta pode estar certa para responder à pergunta, mas não ser a adotada como gabarito pela banca examinadora por haver uma outra alternativa mais completa. Ainda cabe ressaltar que algumas questões apresentam um fragmento do texto transcrito para ser a base de análise. Nunca deixe de retornar ao texto, mesmo que aparentemente pareça ser perda de tempo. A descontextualizarão de palavras ou frases, certas vezes, são também um recurso para instaurar a dúvida no candidato. Leia a frase anterior e a posterior para ter idéia do sentido global proposto pelo autor, desta maneira a resposta será mais consciente e segura.

INDICAÇÃO DE FILME: Mãos Talentosas A História de Ben Carson (Thomas Carter, 86 min, Netflix) 
O filme conta a história real do diretor do departamento de Neurocirurgia Pediátrica do hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Ele era um menino pobre, negro de mãe separada e analfabeta. Não tinha um bom desempenho na escola, nem acreditava que fosse capaz de ter. Mas, quando sua mãe repara na biblioteca de seu patrão, ela tem a ideia de fazer com que ele leia 2 livros por semana. Essa rotina modifica completamente a postura de Ben diante da vida e se constitui nos primeiros degraus para sua chegada à neurocirurgia.


HABILIDADE: PROCEDIMENTOS DE LEITURA D1 - LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM UM TEXTO 

AVALIAÇÃO: ❖ Observar a motivação do aluno para os estudos online; ❖ Estimular o raciocínio crítico do aluno através de fóruns, visando o nível verbal e intelectual do aluno; ❖ Interação do aluno com os meios digitais e a capacidade de aprender de forma autônoma. 

AULA 3 e 4 - Leia o texto e responda as questões abaixo: 

O primeiro dever passado pelo novo professor de português foi uma descrição tendo o mar como tema. A classe inspirou-se, toda ela, nos encapelados mares de Camões, aqueles nunca dantes navegados; o episódio do Adamastor foi reescrito pela meninada. Prisioneiro no internato, eu vivia na saudade das praias do Pontal onde conhecera a liberdade e o sonho. O mar de Ilhéus foi o tema de minha descrição. Padre Cabral levara os deveres para corrigir em sua cela. Na aula seguinte, entre risonho e solene, anunciou a existência de uma vocação autêntica de escritor naquela sala de aula. Pediu que escutassem com atenção o dever que ia ler. Tinha certeza, afirmou, que o autor daquela página seria no futuro um escritor conhecido. Não regateou elogios. Eu acabara de completar onze anos. Passei a ser uma personalidade, segundo os cânones do colégio, ao lado dos futebolistas, dos campeões de matemática e de religião, dos que obtinham medalhas. Fui admitido numa espécie de Círculo Literário onde brilhavam alunos mais velhos. Nem assim deixei de me sentir prisioneiro, sensação permanente durante os dois anos em que estudei no colégio dos jesuítas. Houve, porém, sensível mudança na limitada vida do aluno interno: o padre Cabral tomou-me sob sua proteção e colocou em minhas mãos livros de sua estante. Primeiro "As Viagens de Gulliver", depois clássicos portugueses, traduções de ficcionistas ingleses e franceses. Data dessa época minha paixão por Charles Dickens. Demoraria ainda a conhecer Mark Twain, o norte-americano não figurava entre os prediletos do padre Cabral. Recordo com carinho a figura do jesuíta português erudito e amável. Menos por me haver anunciado escritor, sobretudo por me haver dado o amor aos livros, por me haver revelado o mundo da criação literária. Ajudou-me a suportar aqueles dois anos de internato, a fazer mais leve a minha prisão, minha primeira prisão. 

Jorge Amado


1. Padre Cabral, numa determinada passagem do texto, ordena que os alunos: 
a)façam uma descrição sobre o mar; 
b)descrevam os mares encapelados de Camões; 
c)reescrevam o episódio do Gigante Adamastor;. 
d)façam uma descrição dos mares nunca dantes navegados; 
e)retirem de Camões inspiração para descrever o mar. 

2. Segundo o texto, para executar o dever imposto por Padre Cabral, a classe toda usou de um certo: 
a)conhecimento extraído de "As viagens de Gulliver"; 
b)assunto extraído de traduções de ficcionistas ingleses e franceses; 
c)amor por Charles Dickens; 
d)mar descrito por Mark Twain;
e)saber já feito, já explorado por célebre autor 

3.Apenas o narrador foi diferente, porque: 
a)lia Camões; 
b)se baseou na própria vivência; 
c)conhecia os ficcionistas ingleses e franceses; 
d)tinha conhecimento das obras de Mark Twain; 
e)sua descrição não foi corrigida na cela de Padre Cabral. 

4.O narrador confessa que no internato lhe faltava: 
a)a leitura de Os Lusíadas; 
b)o episódio do Adamastor; 
c)liberdade e sonho; 
d)vocação autêntica de escritor; 
e)respeitável personalidade. 

5.Todos os alunos apresentaram seus trabalhos, mas só foi um elogiado, porque revelava: a)liberdade; 
b)sonho; 
c)imparcialidade; 
d)originalidade; 
e)resignação. 

6.Por ter executado um trabalho de qualidade literária superior, o narrador adquiriu um direito que lhe agradou muito: 
a)ler livros da estante de Padre Cabral; 
b)rever as praias do Pontal; 
c)ler sonetos camonianos; 
d)conhecer mares nunca dantes navegados; 
e)conhecer a cela de Padre Cabral. 

7.Contudo, a felicidade alcançada pelo narrador não era plena. Havia uma pedra em seu caminho: 
a)os colegas do internato; 
b)a cela do Padre Cabral; 
c)a prisão do internato; 
d)o mar de Ilhéus; 
e)as praias do Pontal. 

8.Conclui-se, da leitura do texto, que: 
a)o professor valorizou o trabalho dos alunos pelo esforço com que o realizaram; 
b)o professor mostrou-se satisfeito porque um aluno escreveu sobre o mar de Ilhéus; 
c)o professor ficou satisfeito ao ver que um de seus alunos demonstrava gosto pela leitura dos clássicos portugueses; 
d)a competência de saber escrever conferia, no colégio, tanto destaque quanto a competência de ser bom atleta ou bom em matemática; 
e)graças à amizade que passou a ter com Padre Cabral, o narrador do texto passou a ser uma personalidade no colégio dos jesuítas. 

9.O primeiro dever... foi uma descrição... Contudo nesse texto predomina a: 
a)narração; 
b)dissertação; 
c)descrição; 
d)linguagem poética; 
e)linguagem epistolar. 

10.Por isso a maioria dos verbos do texto encontra-se no: 
a)presente do indicativo; 
b)pretérito imperfeito do indicativo; 
c)pretérito perfeito do indicativo; 
d)pretérito mais que perfeito do indicativo; 
e)futuro do indicativo. 




HABILIDADE: PROCEDIMENTOS DE LEITURA D1 - LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM UM TEXTO

AVALIAÇÃO: ❖ Observar a motivação do aluno para os estudos online; ❖ Estimular o raciocínio crítico do aluno através de fóruns, visando o nível verbal e intelectual do aluno; ❖ Interação do aluno com os meios digitais e a capacidade de aprender de forma autônoma.

AULA 5 e 6 - Leia o texto para dar continuidade a pesquisa da biografia de Jorge Amado.


BIOGRAFIA SOBRE JORGE AMADO 

Jorge Amado é uma das grandes referências da literatura brasileira. O baiano, nascido em Itabuna, foi capaz de levar gerações ao imaginário da Bahia de sua época, com textos brilhantes. Lendário representante cultural da Bahia, Jorge Amado é uma verdadeira marca cultural do estado. O autor foi capaz de estabelecer um novo padrão de qualidade para a literatura da Bahia, aumentando a rica história desse estado neste tema. Marido da também escritora Zélia Gattai, escreveu (literalmente) seu nome, dentre os mais importantes e influentes intelectuais da história do país. Amado é um dos grandes representantes do modernismo brasileiro. Sua obra é mundialmente conhecida, extremamente vitoriosa. O baiano conseguiu que seus livros fossem publicados em 49 idiomas, uma marca impressionante. Outra de suas proezas é a sua impressionante capacidade de vendas. Trata-se do segundo autor brasileiro com maior quantidade de livros vendidos, em todo o mundo.

 Índice para elaboração da pesquisa: 
❖ Quem foi Jorge Amado? 
❖ Como foi sua juventude e vida?
❖ Quais foram as suas obras? 
❖ Como Jorge Amado morreu? 
❖ Quais são as curiosidades sobre ele?

INDICAÇÃO DE FILME: 

CAPITÃES DA AREIA 

SINOPSE E DETALHES Pedro Bala (Jean Luís Amorim), Professor (Robério Lima), Gato (Paulo Abade), Sem Pernas (Israel Gouvêa) e Boa Vida (Jordan Mateus) são adolescentes abandonados por suas famílias, que crescem nas ruas de Salvador e vivem em comunidade no Trapiche junto com outros jovens de idade semelhante. Eles praticam uma série de assaltos, o que faz com que sejam constantemente perseguidos pela polícia. Um dia Professor conhece Dora (Ana Graciela) e seu irmão Zé Fuinha (Felipe Duarte), que também vivem nas ruas. Ele os leva até o Trapiche, o que desencadeia a excitação dos demais garotos, que não estão acostumados à presença de uma mulher no local. Pedro consegue acalmar a situação e permite que Dora e o irmão fiquem por algum tempo. Só que, aos poucos, nasce o afeto entre o líder dos Capitães da Areia e a jovem que acabou de integrar o bando.

                                       GEOGRAFIA

Nota de esclarecimento sobre atividades no Blog!

Eu Djair Santos, professor de Geografia da U.E. : E.E. Salim Farah Maluf, informo a direção da U.E. e aos estudantes que compõem a minha turma a saber:
 9º  B;  
Levando em consideração as conversas que mantive com, estudantes de diversas séries as quais ministro aulas, e em virtude destes declararem não ter concluído as atividades dos roteiros de estudo do 1º BIMESTRE: (FAZER O QUE FOI ENVIADO EM MARÇO)Informo que não enviarei novas atividades para as turmas, por intermédio do Blog de escola, na semana de 27 a 30 de Abril de 2020.
Nas semanas posteriores o envio será normal.
Atenciosamente
Djair Santos (Professor de Geografia).

São Paulo, 27 de Abril de 2020.

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9º ANO C


9º ANO C - EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: DONIZETI

HABILIDADES: RECONHECER A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

QUANTIDADE DE AULAS: 02 AULAS


ATIVIDADE SEMANAL
       SEMANA DE 27/04  A  30/04

1ª ATIVIDADE

QUESTIONÁRIO: 


A-   O QUE É PRA VOCE QUALIDADE DE VIDA?

B-   QUAL A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS ALIMENTARES EM NOSSO DIA A DIA?

C-   NA SUA OPINIÃO, POR QUÊ EXISTE UMA GRANDE INCIDÊNCIA DE OBESIDADE ENTRE JOVENS E CRIANÇAS?


2ª ATIVIDADE

PESQUISA:

COM RELAÇÃO A CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE. PESQUISE SOBRE OS PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO FÍSICO.




INGLÊS - PROFESSORA MÔNICA


Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 9º C
Atividade semanal: 27/04 a 30/04

Conteúdo: Produção e escuta de texto
Habilidade: reconhecer e saber pronunciar palavras com “th” no convívio social com colegas, familiares e ambientes de trabalho.

1)    Assista ao vídeo e preste atenção na pronuncia das palavras.
2)    Atividade: crie um texto com palavras que tenham "th" como no exemplo do vídeo. Pratique a pronuncia com seus colegas ou familiares.

Obs.: Use sua criatividade para elaborar o texto que pode ser um bilhete, uma mensagem de texto para um amigo, entre outros.


Link do vídeo




LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA JOBIANE

ESCOLA SALIM FARAH MALUF SÉRIE: 9º ANOS 
PROFESSORA: JOBIANE REIS - MATÉRIA - LÍNGUA PORTUGUESA 
SEMANA DE: 27/04/2020 A 30/04/2020 
HABILIDADE: PROCEDIMENTOS DE LEITURA D1 - LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM UM TEXTO. 

AVALIAÇÃO: ❖ Observar a motivação do aluno para os estudos online; ❖ Estimular o raciocínio crítico do aluno através de fóruns, visando o nível verbal e intelectual do aluno; ❖ Interação do aluno com os meios digitais e a capacidade de aprender de forma autônoma.

AULA 1 e 2 - Como ler e entender bem um texto. 
Basicamente, deve-se alcançar a dois níveis de leitura: a informativa e de reconhecimento e a interpretativa. A primeira deve ser feita de maneira cautelosa por ser o primeiro contato com o novo texto. Desta leitura, extraem-se informações sobre o conteúdo abordado e prepara-se o próximo nível de leitura. Durante a interpretação propriamente dita, cabe destacar palavras-chave, passagens importantes, bem como usar uma palavra para resumir a idéia central de cada parágrafo. Este tipo de procedimento aguça a memória visual, favorecendo o entendimento. Não se pode desconsiderar que, embora a interpretação seja subjetiva, há limites. A preocupação deve ser a captação da essência do texto, a fim de responder às interpretações que a banca considerou como pertinentes. No caso de textos literários, é preciso conhecer a ligação daquele texto com outras formas de cultura, outros textos e manifestações de arte da época em que o autor viveu. Se não houver esta visão global dos momentos literários e dos escritores, a interpretação pode ficar comprometida. Aqui não se podem dispensar as dicas que aparecem na referência bibliográfica da fonte e na identificação do autor. A última fase da interpretação concentra-se nas perguntas e opções de resposta. Aqui são fundamentais marcações de palavras como não, exceto, errada, respectivamente etc. que fazem diferença na escolha adequada. Muitas vezes, em interpretação, trabalha-se com o conceito do "mais adequado", isto é, o que responde melhor ao questionamento proposto. Por isso, uma resposta pode estar certa para responder à pergunta, mas não ser a adotada como gabarito pela banca examinadora por haver uma outra alternativa mais completa. Ainda cabe ressaltar que algumas questões apresentam um fragmento do texto transcrito para ser a base de análise. Nunca deixe de retornar ao texto, mesmo que aparentemente pareça ser perda de tempo. A descontextualizarão de palavras ou frases, certas vezes, são também um recurso para instaurar a dúvida no candidato. Leia a frase anterior e a posterior para ter idéia do sentido global proposto pelo autor, desta maneira a resposta será mais consciente e segura.

INDICAÇÃO DE FILME: Mãos Talentosas A História de Ben Carson (Thomas Carter, 86 min, Netflix) 
O filme conta a história real do diretor do departamento de Neurocirurgia Pediátrica do hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Ele era um menino pobre, negro de mãe separada e analfabeta. Não tinha um bom desempenho na escola, nem acreditava que fosse capaz de ter. Mas, quando sua mãe repara na biblioteca de seu patrão, ela tem a ideia de fazer com que ele leia 2 livros por semana. Essa rotina modifica completamente a postura de Ben diante da vida e se constitui nos primeiros degraus para sua chegada à neurocirurgia.


HABILIDADE: PROCEDIMENTOS DE LEITURA D1 - LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM UM TEXTO 

AVALIAÇÃO: ❖ Observar a motivação do aluno para os estudos online; ❖ Estimular o raciocínio crítico do aluno através de fóruns, visando o nível verbal e intelectual do aluno; ❖ Interação do aluno com os meios digitais e a capacidade de aprender de forma autônoma. 

AULA 3 e 4 - Leia o texto e responda as questões abaixo: 

O primeiro dever passado pelo novo professor de português foi uma descrição tendo o mar como tema. A classe inspirou-se, toda ela, nos encapelados mares de Camões, aqueles nunca dantes navegados; o episódio do Adamastor foi reescrito pela meninada. Prisioneiro no internato, eu vivia na saudade das praias do Pontal onde conhecera a liberdade e o sonho. O mar de Ilhéus foi o tema de minha descrição. Padre Cabral levara os deveres para corrigir em sua cela. Na aula seguinte, entre risonho e solene, anunciou a existência de uma vocação autêntica de escritor naquela sala de aula. Pediu que escutassem com atenção o dever que ia ler. Tinha certeza, afirmou, que o autor daquela página seria no futuro um escritor conhecido. Não regateou elogios. Eu acabara de completar onze anos. Passei a ser uma personalidade, segundo os cânones do colégio, ao lado dos futebolistas, dos campeões de matemática e de religião, dos que obtinham medalhas. Fui admitido numa espécie de Círculo Literário onde brilhavam alunos mais velhos. Nem assim deixei de me sentir prisioneiro, sensação permanente durante os dois anos em que estudei no colégio dos jesuítas. Houve, porém, sensível mudança na limitada vida do aluno interno: o padre Cabral tomou-me sob sua proteção e colocou em minhas mãos livros de sua estante. Primeiro "As Viagens de Gulliver", depois clássicos portugueses, traduções de ficcionistas ingleses e franceses. Data dessa época minha paixão por Charles Dickens. Demoraria ainda a conhecer Mark Twain, o norte-americano não figurava entre os prediletos do padre Cabral. Recordo com carinho a figura do jesuíta português erudito e amável. Menos por me haver anunciado escritor, sobretudo por me haver dado o amor aos livros, por me haver revelado o mundo da criação literária. Ajudou-me a suportar aqueles dois anos de internato, a fazer mais leve a minha prisão, minha primeira prisão. 

Jorge Amado


1. Padre Cabral, numa determinada passagem do texto, ordena que os alunos: 
a)façam uma descrição sobre o mar; 
b)descrevam os mares encapelados de Camões; 
c)reescrevam o episódio do Gigante Adamastor;. 
d)façam uma descrição dos mares nunca dantes navegados; 
e)retirem de Camões inspiração para descrever o mar. 

2. Segundo o texto, para executar o dever imposto por Padre Cabral, a classe toda usou de um certo: 
a)conhecimento extraído de "As viagens de Gulliver"; 
b)assunto extraído de traduções de ficcionistas ingleses e franceses; 
c)amor por Charles Dickens; 
d)mar descrito por Mark Twain;
e)saber já feito, já explorado por célebre autor 

3.Apenas o narrador foi diferente, porque: 
a)lia Camões; 
b)se baseou na própria vivência; 
c)conhecia os ficcionistas ingleses e franceses; 
d)tinha conhecimento das obras de Mark Twain; 
e)sua descrição não foi corrigida na cela de Padre Cabral. 

4.O narrador confessa que no internato lhe faltava: 
a)a leitura de Os Lusíadas; 
b)o episódio do Adamastor; 
c)liberdade e sonho; 
d)vocação autêntica de escritor; 
e)respeitável personalidade. 

5.Todos os alunos apresentaram seus trabalhos, mas só foi um elogiado, porque revelava: a)liberdade; 
b)sonho; 
c)imparcialidade; 
d)originalidade; 
e)resignação. 

6.Por ter executado um trabalho de qualidade literária superior, o narrador adquiriu um direito que lhe agradou muito: 
a)ler livros da estante de Padre Cabral; 
b)rever as praias do Pontal; 
c)ler sonetos camonianos; 
d)conhecer mares nunca dantes navegados; 
e)conhecer a cela de Padre Cabral. 

7.Contudo, a felicidade alcançada pelo narrador não era plena. Havia uma pedra em seu caminho: 
a)os colegas do internato; 
b)a cela do Padre Cabral; 
c)a prisão do internato; 
d)o mar de Ilhéus; 
e)as praias do Pontal. 

8.Conclui-se, da leitura do texto, que: 
a)o professor valorizou o trabalho dos alunos pelo esforço com que o realizaram; 
b)o professor mostrou-se satisfeito porque um aluno escreveu sobre o mar de Ilhéus; 
c)o professor ficou satisfeito ao ver que um de seus alunos demonstrava gosto pela leitura dos clássicos portugueses; 
d)a competência de saber escrever conferia, no colégio, tanto destaque quanto a competência de ser bom atleta ou bom em matemática; 
e)graças à amizade que passou a ter com Padre Cabral, o narrador do texto passou a ser uma personalidade no colégio dos jesuítas. 

9.O primeiro dever... foi uma descrição... Contudo nesse texto predomina a: 
a)narração; 
b)dissertação; 
c)descrição; 
d)linguagem poética; 
e)linguagem epistolar. 

10.Por isso a maioria dos verbos do texto encontra-se no: 
a)presente do indicativo; 
b)pretérito imperfeito do indicativo; 
c)pretérito perfeito do indicativo; 
d)pretérito mais que perfeito do indicativo; 
e)futuro do indicativo. 




HABILIDADE: PROCEDIMENTOS DE LEITURA D1 - LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM UM TEXTO

AVALIAÇÃO: ❖ Observar a motivação do aluno para os estudos online; ❖ Estimular o raciocínio crítico do aluno através de fóruns, visando o nível verbal e intelectual do aluno; ❖ Interação do aluno com os meios digitais e a capacidade de aprender de forma autônoma.

AULA 5 e 6 - Leia o texto para dar continuidade a pesquisa da biografia de Jorge Amado.


BIOGRAFIA SOBRE JORGE AMADO 

Jorge Amado é uma das grandes referências da literatura brasileira. O baiano, nascido em Itabuna, foi capaz de levar gerações ao imaginário da Bahia de sua época, com textos brilhantes. Lendário representante cultural da Bahia, Jorge Amado é uma verdadeira marca cultural do estado. O autor foi capaz de estabelecer um novo padrão de qualidade para a literatura da Bahia, aumentando a rica história desse estado neste tema. Marido da também escritora Zélia Gattai, escreveu (literalmente) seu nome, dentre os mais importantes e influentes intelectuais da história do país. Amado é um dos grandes representantes do modernismo brasileiro. Sua obra é mundialmente conhecida, extremamente vitoriosa. O baiano conseguiu que seus livros fossem publicados em 49 idiomas, uma marca impressionante. Outra de suas proezas é a sua impressionante capacidade de vendas. Trata-se do segundo autor brasileiro com maior quantidade de livros vendidos, em todo o mundo.

 Índice para elaboração da pesquisa: 
❖ Quem foi Jorge Amado? 
❖ Como foi sua juventude e vida?
❖ Quais foram as suas obras? 
❖ Como Jorge Amado morreu? 
❖ Quais são as curiosidades sobre ele?

INDICAÇÃO DE FILME: 

CAPITÃES DA AREIA 

SINOPSE E DETALHES Pedro Bala (Jean Luís Amorim), Professor (Robério Lima), Gato (Paulo Abade), Sem Pernas (Israel Gouvêa) e Boa Vida (Jordan Mateus) são adolescentes abandonados por suas famílias, que crescem nas ruas de Salvador e vivem em comunidade no Trapiche junto com outros jovens de idade semelhante. Eles praticam uma série de assaltos, o que faz com que sejam constantemente perseguidos pela polícia. Um dia Professor conhece Dora (Ana Graciela) e seu irmão Zé Fuinha (Felipe Duarte), que também vivem nas ruas. Ele os leva até o Trapiche, o que desencadeia a excitação dos demais garotos, que não estão acostumados à presença de uma mulher no local. Pedro consegue acalmar a situação e permite que Dora e o irmão fiquem por algum tempo. Só que, aos poucos, nasce o afeto entre o líder dos Capitães da Areia e a jovem que acabou de integrar o bando.





Arte
Semana de 27/04 a 30/04

Profª Adriana                                                                                 9º C
Quantidade de aulas:  2 aulas semanal de 45 minutos

Habilidade: Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram as audiovisuais, gráficas e cenográficas.

Atividade:  Narrativas Visuais; Leitura de imagens e interpretação

Instrumento de verificação de aprendizagem: avaliação contínua, cumulativa e processual.


Narrativas Visuais


Norman Rockwell, Fofocas, 1948. (Ilustração. Òleo sobre tela, 83,8cm x 78,7 cm. Coleção Particular)


1 – Observe a imagem. Que história ela conta?
2 – Como você chegou a essa conclusão?
3 – Você sabe o que significa a expressão ‘narrativa visual’?

.
    Em algumas culturas, especialmente naquelas em que não há escrita, as histórias são passadas oralmente de uma geração a outra na forma de poemas, lendas e canções. Além de se perpetuar por meio da oralidade, as narrativas tradicionais também são transmitidas por intermédio das imagens. A linguagem visual cumpre essa função muito bem, pois é capaz de comunicar uma ideia de maneira direta e rápida.
    Desde tempos remotos, os artistas representam seus trabalhos fatos, mitos e histórias. Na antiguidade, os gregos, por exemplo, costumavam retratar as aventuras vividas por deuses e heróis em vasos, que eram transportados, cheios de azeite ou vinho, por todo o mar Mediterrâneo. Na história da pintura ocidental, narrativas retiradas de passagens bíblicas foram temáticas frequente. Alguns heróis de diferentes culturas e suas conquistas foram eternizados em telas, que podem ser encontradas nos principais museus do mundo.
    Ainda hoje muitas histórias são contadas por meio de imagens, porém de outras maneiras, como as histórias em quadrinhos e animações, por exemplo. Um novo modo de narrativa que chama a atenção atualmente é o dos jogos interativos, em que o jogador é capaz de interferir no desfecho da trama por meio das decisões que toma e na interação com personagens e objetos daquele mundo virtual.


Reflita sobre as questões e responda

1 – Você gosta de ler quadrinhos? Quais são os seus preferidos?
2 – E os videojogos, você costuma jogar? Tem um preferido?
3 – Já experimentou contar história sem palavras? De que maneira?
   

  
Enviar apenas as questões não esquecer de colocar nome, número e série, email adrianasilvar@professor.educacao.sp.gov.br


MATEMÁTICA


Professora: Marcela
Disciplina Matemática
Turma: 9º anos A,B e C      aulas
    Objeto de conhecimento
·         Razão entre grandezas de espécies diferentes.
·         Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.
(EF09MA07)    Resolver    situações-problema que  envolvam  a  razão  entre duas  grandezas de  espécies  diferentes,  como  velocidade  e densidade demográfica.
                                                    Retomada das aulas anteriores
Lembrando que!
Na matemática, a razão estabelece uma comparação entre duas grandezas, sendo o coeficiente entre dois números.

Já a proporção é determinada pela igualdade entre duas razões, ou ainda, quando duas razões possuem o mesmo resultado.
Note que a razão está relacionada com a operação da divisão. Vale lembrar que duas grandezas são proporcionais quando formam uma proporção.
Ainda que não tenhamos consciência disso, utilizamos cotidianamente os conceitos de razão e proporção. Para preparar uma receita, por exemplo, utilizamos certas medidas proporcionais entre os ingredientes.
Para você encontrar a razão entre duas grandezas, as unidades de medida terão de ser as mesmas.
Exemplos
A partir das grandezas A e temos:
            Razão:              ou  A : B, onde b   0
Proporção:,onde todos os coeficientes são ≠0


Exemplo

Qual a razão entre 40 e 20?
Lembre-se que numa fração,  o numerador é o número acima e o denominador, o de baixo.








Se o denominador for igual a 100, temos uma razão do tipo porcentagem, também chamada de razão centesimal


Observe que : 2 % = 0,02


Vejamos :     Propriedades da Proporção
 O produto dos meios é igual ao produto dos extremos, por exemplo:



=

Essa propriedade é denominada de multiplicação cruzada.
2. É possível trocar os extremos e os meios de lugar, por exemplo


é equivalente


Agora vamos resolver as atividades proposta na sua apostila !  ( caderno do aluno Situação de aprendizagem 3)
Atividade 1 pag 24
Atividade 2 pag 24
Atividade 3 pag 25

Aula da leitura semanal:   (1 aula por semana  )
Objetivo da aula de leitura :
·         Estimular e desenvolver a competência leitora e escritora.
    Objeto de conhecimento: O livro de Aladim
Autor: Malba Tahan
Antes de iniciar a leitura façam uma breve  pesquisa sobre o autor tal como :
Quem foi ?
Nome , idade ,local que nasceu ...
Que época ?
Onde viveu ?
Lembre-se que não e quantidade de na parte escrita que demonstra que pesquisou ,e sim o que te mais chamou sua atenção portanto amplie sua busca  ok ...
Voltando a Leitura :
Vocês vão ler dois contos
1º conto : O padre pulava um número pg 42 (1 aula)
2º conto:O ultimo prato pg 160 1(aula)

Observação: Não e Para sair para comprar o livro ,o mesmo encontra- se disponível  na internet !  Borá pesquisar!

Pesquisar sobre a historia do Pi ( ∏)
Lembrando que nossas pesquisas são registradas no caderno



HISTÓRIA - PROFESSOR VANILDO

ATIVIDADE DE HISTÓRIA 9° C

PROFESSOR: VANILDO HONÓRIO







HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

EF09HI01: Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e
políticos da emergência da Republica no Brasil.
EF09HI02: Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando
particularidade da história local e regional até 1954.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Os alunos consultarão conteúdos já aplicados em sala de aula, livro
didático (PNLD), google, blogs, cmsp, youtube: https://youtu.be/7YuTaUQQwZY?t=7
https://youtu.be/0HumgBf1x_E?t=463
https://youtu.be/Vw4HGHDWMjs?t=721
Responderão as atividades de leitura, interpretação de textos e charge.

RECURSOS:

youtube: https://youtu.be/7YuTaUQQwZY?t=7
https://youtu.be/0HumgBf1x_E?t=463
https://youtu.be/Vw4HGHDWMjs?t=721

Livro didatico(PNLD);
Google;
CMSP;
Blogs.


https://youtu.be/7YuTaUQQwZY?t=7

https://youtu.be/0HumgBf1x_E?t=463

https://youtu.be/Vw4HGHDWMjs?t=721


CIÊNCIAS



E E Salim Farah Maluf
Atividades – Professora Ana Paula
 9°C

Habilidades:  Investigar as mudanças de  estado físico da matéria.
- Identificar a constituição do átomo e composição de moléculas simples.

Questão 1
a)      Quais são os três estados físicos da matéria?
b)     Como ficam as partículas nos três estados físicos da matéria?

Questão 2

Com relação ao modelo atômico proposto por Rutherford , afirma-se que:
I – O átomo  é constituído por duas regiões distintas : o núcleo e a eletrosfera.
II – O átomo e constituído  de grande espaços vazios.
III – Os elétrons estão aderidos aos prótons, pois estes têm carga positiva e aqueles, carga negativa.
IV – Os elétrons  estão situados na superfície dos átomos, em uma esfera de carga positiva.
  As afirmativas corretas são apenas:
   a ) I e II
    b)l e lII
    c)I I e IV
    d)lll e lV
Questão 3
Faça o desenho de um átomo indicando suas partes e suas estruturas:

Questão 4
Em um átomo, quais são as partículas de carga positiva, negativa e partículas sem carga?

Questão 5
O que um átomo precisa ter para se encontrar em seu estado neutro?





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