ROTEIRO DE ESTUDOS
SEMANA 27/04 A 30/04
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2º TERMO A
BIOLOGIA
PROFª: BENEDITA
Observação: Entregar as respostas para o e-mail beneokamoto@yahoo.com.br
O aluno deverá se identificar e colocar a sala em que estuda.
Habilidades trabalhadas:
H 07 - Localizar e integrar várias informações explícitas distribuídas ao longo de um texto, sintetizando-as em uma ideia geral, categoria ou conceito.
H 06 Localizar itens de informação explícita, relativos à descrição de características de determinado objeto, fato ou fenômeno, em um texto.
ATIVIDADE 1 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS
Pandemias: prevenção e controle
A influenza ou gripe é considerada a infecção que mais causou doenças e mortes até a atualidade. É uma doença aguda do sistema respiratório, causada pelo vírus Influenza, tendo alta capacidade de transmissão e distribuição global.
A transmissão do vírus Influenza entre humanos ocorre pela via respiratória, por meio de secreções como aerossóis, gotículas ou por contato direto da mucosa. O vírus Influenza, de característica zoonótica, afeta muitas espécies de aves e mamíferos. Algumas vezes, a transmissão ultrapassa as barreiras entre as diferentes espécies e pode criar um cenário promissor para geração de uma cepa com potencial pandêmico. A cada ano, a influenza é causa significativa de doença e óbitos humanos e produz importante impacto na saúde e na produção animal. É uma contínua ameaça à saúde pública veterinária e humana.
Apesar dos sintomas semelhantes com outros vírus que acometem o trato respiratório, a febre súbita - que dura cerca de três dias, com dor muscular e prostração - é característica de infecção pelo vírus Influenza.
As epidemias são imprevisíveis e afetam um grande número de pessoas. O cenário de uma epidemia dependerá, entre outros aspectos, das medidas de prevenção e controle. Essas epidemias são comumente evidenciadas por um aumento nas internações hospitalares por broncopneumonias, associadas a infecções bacterianas secundárias e com um excesso de mortes, principalmente em idosos e pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca crônica e doença pulmonar.
APROFUNDANDO OS CONHECIMENTOS
COLOCANDO A TEORIA EM PRÁTICA
Responda às questões a seguir:
1. Por que os antibióticos não são eficazes contra os vírus?
2. Qual a relação do inverno com a propagação dos vírus?
3. Descreva a diferença entre Epidemia, Pandemia e Endemia.
ATIVIDADE 2 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS
Pandemia 2020: Ação do COVID-19 no organismo
Desde que a palavra pandemia surgiu nos noticiários, em decorrência do novo Coronavírus, informações tendenciosas começaram a pipocar entre a população.
O Coronavírus não é um completo desconhecido do organismo humano, foi detectado pela primeira vez em 1937 e nomeado em 1965. É de uma família viral na qual as mutações são responsáveis por resfriados e doenças como a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), identificadas em 2002 e 2012, respectivamente. Esses vírus são conhecidos por causar infecções respiratórias e, em geral, provocam resfriados leves. Eles estão associados a um terço dos casos registrados no mundo nas épocas mais frias. O novo Coronavírus, nomeado pela Organização Mundial de Saúde como Covid-19, é um vírus RNA com alta capacidade de mutação.
Existem quatro gêneros deles: alfa, beta, delta e gama, sendo alfa e beta os únicos capazes de infectar seres humanos.
Tudo começa com inflamações nas mucosas das vias aéreas respiratórias superiores, ou seja, garganta e nariz. No caso da gripe, a infecção é provocada pelo vírus Influenza, que pode ser do tipo A ou B. Ele causa dor intensa no corpo, tosse, dor de garganta e lentificação. Geralmente dura em torno de uma semana. Os sintomas mais comuns causados pelo Coronavírus, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, são: tosse seca, dores musculares, dor de garganta, congestão nasal, febre, além de falta de ar. A principal diferença da Covid-19 e a gripe comum é a rapidez na proliferação. Por isso, transformou-se rapidamente em pandemia.
A cada nova combinação, ou seja, a mutação, nasce um novo vírus — que pode ser um velho conhecido do organismo humano ou uma combinação nova, como no caso da Covid-19. Quando desconhecido, o vírus já chega de forma mais agressiva e resistente. Portanto, muito pior e mais difícil de ser combatido pelo sistema imunológico.
Assim que o organismo é contaminado, a Covid-19 se acopla nas mucosas profundas do nariz e da garganta e isso causa febre e sensação de esgotamento físico. Até aqui, os sintomas são iguais aos de uma gripe comum.
Depois disso, o vírus começa a se camuflar no organismo — assim como soldados, que usam fardas mescladas em verde e marrom, a fim de não serem percebidos na mata.
No caso do organismo humano, o novo Coronavírus não mata a célula e, sim, a sequestra para atingir o seu objetivo máximo: multiplicar-se rapidamente dentro do organismo.
COLOCANDO A TEORIA EM PRÁTICA
Responda a estas questões abaixo, utilizando o documento da atividade anterior.
1. Como um vírus que se hospeda em outro animal evolui para infectar humanos?
2. Por que o vírus SARS-CoV-2 não pode ter sido criado em laboratório?
3. É possível comparar o Covid-19 com a Influenza?
4. Como acontece a mutação genética do vírus?
5. Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.)
De acordo com o texto, é correto afirmar:
a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.
b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.
c) Os vírus não têm metabolismo próprio.
d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.
e) As viroses são transcrições genéticas induzidas pelos vírus que degeneram a cromatina na célula hospedeira.
AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS
Observação: Entregar as respostas para o e-mail beneokamoto@yahoo.com.br
O aluno deverá se identificar e colocar a sala em que estuda.
MATEMÁTICA
Atividade de Revisão 2TA e 2TB EJA Prof. Marcelo Matemática
Objetivo : revisar o conteúdo inicial de 1º bimestre
Habilidade : saber converter e reconhecer diferentes formas
de se medir um ângulo na forma trigonométrica
Duração : 4 aulas
1)
Sabemos que a
medida de 180° equivale
a π radianos.
Determine qual valor em radianos corresponde a 1° e também qual valor em
graus é correspondente ao valor de 1
radiano.
2)
Calcule as transformações de medidas de ângulos pedidas:
a) 120° em radianos;
b) 2π em graus;
7
c) 234° em radianos;
d) 3π em graus.
5
3)
(Fuvest
– SP) Quantos graus mede aproximadamente um ângulo de 0,105 π radianos?
a) 2 b) 4 c) 6 d) 8 e) 10
4) (Unifor –
CE) Reduzindo-se ao primeiro quadrante um arco de medida
7344°, obtém-se um arco, cuja medida, em radianos, é:
a) π
3
b) π
2
c) 2π
3
d) π
5
e) 9π
10
5)
Qual é a definição de ângulo?
.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Professora: Joyce Sociologia
2TA
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão ora. Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira
Atividade: PESQUISA- FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Entrega de Pesquisa
historia da formação da população brasileira
O território que se tornaria o Brasil registra a presença de humanos há 12 mil anos.
Os indígenas ocupavam toda superfície, especialmente o litoral. Não devemos pensar que se tratavam de um único povo, mas sim de várias tribos indígenas, cada uma com sua língua e costumes.
A primeira marcante mistura aconteceu no momento em que as populações indígenas da região entraram em contato com os colonizadores do Velho Mundo. Em meio ao interesse de exploração e o afastamento dos padrões morais europeus, os portugueses engravidaram várias índias que deram à luz nossa primeira geração de mestiços.
PESQUISA
Como surgiu o Povo brasileiro?
Faça uma pesquisa de campo, entre revistas, jornais, sites e etc... explicando a importância da historia do Brasil, e sua população.
Obs :Atividade pode ser realizada em dupla
Atividade deve ser entregue no e-mail Joycedancy@yahoo.com.br
Química
– Professora Edjane 27/04
Turmas: 2ºTemo A
Tempo: 2 horas – aulas
Habilidade H 27 leitura e interpretação do texto do
caderno.
1) De acordo com o texto do caderno sobre dispersões, faça a correspondência:
I - Solução verdadeira;
II - Solução coloidal;
III- Suspensão.
Suas partículas podem ser separadas por ultra filtros.
É passível de sedimentação espontânea.
Possui partículas invisíveis mesmo com o uso de aparelhos.
Suas partículas são separadas por filtros comuns.
Possui partículas visíveis apenas ao ultramicroscópio.
É sempre um sistema homogêneo e suas partículas não
sedimentam.
Não pode ser separada por filtração nem por centrifugação.
É um sistema heterogêneo.
2) Dentre os seguintes materiais:
Maionese, iogurte, azeite de oliva e refrigerante
Qais podem ser classificados como dispersões coloidais?
3) Azeite e vinagre, quando misturados, separam-se logo em
duas camadas, porém, adicionando-se gema de ovo e agitando-se a mistura,
obtém-se a maionese, que é uma dispersão coloidal. Nesse caso, a gema de ovo
atua como um agente:
a) emulsificador
b) hidrolisante
c) oxidante
d) redutor
e) catalisador
4) A safira é classificada como qual tipo de dispersão
coloidal?
5) Exemplifique o efeito Tyndall
E.E. Salim Farah Maluf.
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2º
TERMO A – Professora
Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa.
E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
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Habilidades: Reconhecer, em
textos, os procedimentos de convencimento utilizados pelo enunciador
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Atividade: Leitura e
Interpretação de anúncios publicitários.
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Tempo
para realização:
Uma semana. (Quatro aulas de 45
minutos cada)
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Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
|
Características do anúncio publicitário
Os anúncios publicitários possuem as
seguintes características:
- Linguagem
simples;
- Linguagem
verbal e não verbal;
- Textos
curtos e persuasivos;
- Ironia,
criatividade e humor;
- Uso
de imagens, cores e fotografias;
- Caráter
comercial;
- Verbos
no imperativo (uma vez que transmitem a ideia de ordem. Por exemplo:
Veja! Conheça! Compre! Beba! Venha!
- Vícios
de linguagem.
Você
não quer contar essa história para os seus filhos,quer?
Após observar o anúncio acima, responda as seguintes
questões:
1) Essa
propaganda vende um produto ou uma ideia? Explique.
2) A
propaganda fez referência a um conto infantil bastante conhecido. Que conto é
esse?
3) Qual é a
diferença entre o conto infantil e a imagem apresentada?
4) O que você
acha que o autor quis mostrar ao leitor com essa mudança no cenário do conto?
5) A quem se
refere o pronome de tratamento VOCÊ, usado na frase em destaque na propaganda?
6) Responda à
pergunta feita na propaganda, justificando sua resposta.
7) Segundo a
propaganda, o que o leitor deve fazer se quiser ajudar no combate ao
desmatamento da Amazônia?
8) De que
formas o leitor pode entrar em contato com o Greenpeace?
9) Há outras
formas de contribuirmos com a preservação do meio ambiente. Cite três.
Entregar
as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo e
nome da escola.
GEOGRAFIA
EE. SALIM FARAH MALUF
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PROFESSOR
VANILDO HONÓRIO
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AULAS PREVISTAS
Duas (45 minutos)
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DISCIPLINA/TURMA: EJA
2TA(Geografia).
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CONTEÚDOS:
Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, politica e cultural) comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Os alunos farão uma pesquisa ( escrita 20 linhas) a respeito da globalização e após elaborarão uma produção de texto relacionando a globalização com a pandemia Covid-19, e os impactos no Brasil.
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RECURSOS:
Livro didático (PNLD), google, blogs, cmsp, youtube
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-globalizacao.htmhttps://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/04/o-coronavirus-e-a-globalizacao.shtml
https://youtu be/GrlmOINdnGI?t=3220
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
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DATA: 27 a 30/04
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2º TERMO A - FILOSOFIA
PROFª: KÁTIA
PROFª: KÁTIA
E.E. Salim Farah Maluf.
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2ºTermo A- Professor (a) Katia. Disciplina:
Filosofia
E-mail: niciza@hotmail.com
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Habilidades: Refletir
e fazer um resumo sobre: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo
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Atividade:
Leitura e resumo
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Tempo para realização: Uma
semana. (Duas aulas de 45 minutos
cada)
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Instrumento para verificar a aprendizagem: Textos didáticos
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Filosofia e Religião
A filosofia, desde os tempos mais antigos, estuda todos os aspectos da
vida humana, a religião é um deles. Os principais focos do estudo da
filosofia quanto à religião são as religiões ocidentais, o judaísmo, o
cristianismo e o islamismo. Isto acontece por causa da complexidade com que
estas religiões elaboram a crença. A filosofia se porta no campo da religião
como a racionalizadora dos conceitos, ou seja, procura dar às afirmações
religiosas a racionalidade aceitável pela filosofia. Não podemos dizer que existe
uma linha, na qual podemos colocar todos os filósofos e afirmar
categoricamente que todos apoiaram uma visão racional da religião, pois
muitos deles não só não racionalizaram a fé como a atacaram duramente. Neste
contexto surge o dilema pelo quais muitos filósofos passaram a discussão
entre fé e razão. Outros filósofos se colocaram a serviço da fé, com bases em
filósofos anteriores a eles justificaram a crença religiosa. Podemos citar
Santo Agostinho e São Tomáz de Aquino, conhecidos por aproveitarem as idéias
platônicas em favor do cristianismo. Outros filósofos não foram nem a favor e
nem contra, simplesmente não trabalharam o assunto. Houve ainda filósofos
que, quando se encontraram em um caminho longe demais, sem terem mais com que
argumentar, apelaram para a existência de Deus para justificar sua teoria.
Assim a filosofia em cada época, com cada autor procurou estudar a religião.
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Resumo
1)
Faça um resumo explicando
o que é Cristianismo, Judaísmo e Islamismo apresentando quais características
elas têm de iguais e de diferentes em relação a suas crenças, comparando-as com
pelo menos um exemplo em relação aos nossos dias atuais.
MATEMÁTICA - PROFESSOR MANOEL
Professor: Manoel J. Silva
Matéria: Matemática
Turma: 2 termo C
Semana: 27/4 a 30/4
Quantidades de aulas: 4 aulas semanais
Habilidade: reconhecer e desenvolver habilidades, envolvendo
frações, para resolver porcentagem.
Instrumento de verificação de aprendizagem avaliação
continua e acumulativa.
Atividade: 1
1)
Resolva as frações se for necessário deixe
irredutível.
1ª) 2/4 +
5/10. 2ª) 30/10 - 20/10. 3ª)
5/4 × 20/8
2ª) Resolva
as frações deixando em números decimais.
1ª) 3/2 + 4/8. 2ª) 6/3 – 5
Atividade: 2
1)
Resolva as porcentagens.
1ª) 4% de
500. 2ª) 10% de 45.
3ª) 0,3% de 100 4) 100% de
1000
Atividade: 3
1)
Fernando obteve do seu patrão um aumento de 6%
sobre o seu salário, sabendo que
seu salário é de R$ 1300.00 . Qual o novo
salário de Fernando, após este aumento?
2)
Paula atrasou sua fatura de cartão de crédito no
valor 810 reais. Qual foi o valor da porcentagem que ela pagou pelo o atraso, sabendo
que foi de 20%.
Atividade: 4
1)
João comprou um carro em uma agência , que
estava em promoção, o veículo custava R$ 20.000, ele ganhou 4% de desconto. Quanto
João pagou pelo veículo após o desconto?
2)
Maria comprou um celular com um desconto, de 10%,
o valor do celular é de 800 reais. Qual o valor do desconto que Maria obteve?
INGLÊS
Inglês –
Professora Josineide -2ª Termo A
1º passo: Leia
com atenção à explicação sobre os verbos auxiliares
2º passo:
Observe o que está sendo solicitado nas questões
3º passo:
responder nesse mesmo arquivo.
Habilidades e competências
desenvolvidas: Compreensão leitora, compreensão auditiva e produção
escrita.
I Won't Give
Up – Jason Mraz
1.When
I look into your eyes
2.It's
like watching the night sky
3.Or
a beautiful sunrise
4.There's
so much they hold
5.And just like them old stars
6.I
see that you've come so far
7.To be right where you are
8.How
old is your soul?
9.I
won't give up on us
10.Even if the skies get rough
11.I'm giving you all my love
12.I'm still looking up
13.And when you're needing your space
14.To do some navigating
15.I'll be here patiently waiting
16.To see what you find
17.Cause even the stars they burn
18.Some even fall to the earth
19.We've got a lot to learn
20.God knows we're worth it
21.No, I won't give up
22.I don't wanna be someone who 23.walks
away so easily
24.I'm here to stay and make the 25.difference
that I can make
26.Our differences they do a lot to 27.teach
us how to use
28.The tools and gifts we got yeah, we 29.got
a lot at stake
30.And in the end, you're still my friend 40.at
least we did intend
41.For us to work we didn't break, we 42.didn't
burn
43.We had to learn how to bend 44.without
the world caving in
45.I had to learn what I've got, and 46.what
I'm not
47.And who I am
48.I won't give up on us
49.Even if the skies get rough
50.I'm giving you all my love
51.I'm still looking up
52.I'm still looking up
53.I won't give up on us
54.(No, I'm not giving up)
55.God knows I'm tough, he knows
56.(I am tough, I am loved)
57.We got a lot to learn
58.(We're alive, We are loved)
59.God knows we're worth it
60.(And we're worth it)
61.I won't give up on us
62.Even if the skies get rough
63.I'm giving you all my love
64.I'm still looking up
65.I'm still looking up
Você
pode encontrar esta música em:
Como
fazer perguntas e frases negativas – Uso dos auxiliares: Do, does, did, will
Para fazer uma
pergunta ou uma negativa, precisamos do auxiliar de tempo verbal, quem vai indicar o tempo do
verbo na fala é o auxiliar, então vamos relembrar:
Presente: Do ou Does – negativa: do not = don’t, does not = doesn’t
Do - utilizado
para I, You, We, They
Does – Apenas
para a terceira pessoa do singular: He, She, It.
Passado:
Did – negativa: Did not = didn’t – utilizado
para todas as pessoas: I, You, He, She, It, We, They
Futuro:
Will – Negativa: Will not = Won’t - utilizado
para todas as pessoas: I, You, He, She, It, We, they.
Para formar
uma pergunta o auxiliar vem sempre no início da frase, para as frases
negativas, o auxiliar vem depois do sujeito.
Exemplo:
Do they like English? They don’t like English. (Eles gostam de inglês? /Eles não gostam de
inglês.
Did they like English?
They didn’t like English.
Will they like English?
They won’t like English.
Você pode ver
mais exemplos no blog http://inglescontemporaneo.blogspot.com/2013/08/do-did-will-e-would.html
2º TA - aula 1
1.
Leia a música e destaque todas as palavras que você conhece.
2.
Ouça música (sem ler) e tente identificar essas palavras, como elas são
pronunciadas
3. Qual a mensagem da música?
Responda com uma frase em inglês
2º TA - aula 2
1. Você conseguiu identificar
algum dos auxiliares de tempo na música? Quais são eles? Indique o(s) número(s)
a(s) linhas:
2.
Mude as frases para a negativa:
a) Did you have to learn? Negativa ______________________________________
b)
Will you give up? Negativa __________________________________________
3. Crie uma frase em inglês
sobre você com o tempo futuro.
FÍSICA - PROFESSORA PATRICIA
Atividade de Fisica
2°TA
Habilidade Específica: Comparar e avaliar procedimentos de medida e controle da temperatura, pressão e volume;
Avaliar a conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado físico
Descrição da atividade proposta
- Copiar e responde as questões
1- Certa massa de gás hidrogênio (H2) ocupa um volume de 0,760 L, sob pressão de 125 mm Hg, em uma dada temperatura. Qual o volume ocupado pela mesma massa de H2, na mesma temperatura, sob pressão de 0,100 atm?
2- Certa quantidade de um gás ocupa um volume de 120 L em pressão de 700 mmHg e temperatura de 20 ºC. Qual será a pressão quando o volume for apenas de 30 L, mantendo-se a temperatura constante?
3- A cada 10 m de profundidade a pressão sobre um mergulhador aumenta 1 atm com relação à pressão atmosférica. Sabendo-se disso, qual seria o volume de 1 L de ar (comportando-se como um gás ideal) inspirado pelo mergulhador ao nível do mar, quando ele estivesse a 30 m de profundidade?
4- 15 litros de uma determinada massa gasosa encontram-se a uma pressão de 8,0 atm e à temperatura de 30º C. Ao sofrer uma expansão isotérmica, seu volume passa a 20 litros. Qual será a nova pressão do gás?
5- Um carro-tanque transportou gás cloro para uma estação de tratamento de água. Sabe-se que o volume do tanque que continha gás cloro era de 30 m3, que a temperatura era mantida a 20oC para a pressão ser de 2 atm e que, na estação de tratamento de água, esse cloro foi transferido para um reservatório de 50 m3 mantido a 293 K. Ao passar do carro-tanque para o reservatório, o gás sofreu uma transformação........e a pressão do reservatório era.............. As lacunas são completamente preenchidas, respectivamente, com os dados:
a) isotérmica, 1,2 atm.
b) isométrica, 117 atm.
c) isobárica, 2 atm.
d) isocórica, 2 atm.
e) isovolumétrica, 1,2 atm.
6- A equação dos gases perfeitos relaciona as chamadas "variáveis de estado". Quais são essas variáveis?
7- A Lei de Charles, por sua vez, estabelece que, mantendo-se fixa a temperatura, o volume de um gás é proporcional a pressão (termodinâmica). Verdadeiro ou Falso? Justifique sua resposta.
8- Um gás possui a pressão de 800 mmhg fazendo as transformações, quanto seria a pressão em atm?
Bons Estudos
Prof.ª Patricia
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2º TERMO B
BIOLOGIA
PROFª: BENEDITA
Observação: Entregar as respostas para o e-mail beneokamoto@yahoo.com.br
O aluno deverá se identificar e colocar a sala em que estuda.
Habilidades trabalhadas:
H 07 - Localizar e integrar várias informações explícitas distribuídas ao longo de um texto, sintetizando-as em uma ideia geral, categoria ou conceito.
H 06 Localizar itens de informação explícita, relativos à descrição de características de determinado objeto, fato ou fenômeno, em um texto.
ATIVIDADE 1 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS
Pandemias: prevenção e controle
A influenza ou gripe é considerada a infecção que mais causou doenças e mortes até a atualidade. É uma doença aguda do sistema respiratório, causada pelo vírus Influenza, tendo alta capacidade de transmissão e distribuição global.
A transmissão do vírus Influenza entre humanos ocorre pela via respiratória, por meio de secreções como aerossóis, gotículas ou por contato direto da mucosa. O vírus Influenza, de característica zoonótica, afeta muitas espécies de aves e mamíferos. Algumas vezes, a transmissão ultrapassa as barreiras entre as diferentes espécies e pode criar um cenário promissor para geração de uma cepa com potencial pandêmico. A cada ano, a influenza é causa significativa de doença e óbitos humanos e produz importante impacto na saúde e na produção animal. É uma contínua ameaça à saúde pública veterinária e humana.
Apesar dos sintomas semelhantes com outros vírus que acometem o trato respiratório, a febre súbita - que dura cerca de três dias, com dor muscular e prostração - é característica de infecção pelo vírus Influenza.
As epidemias são imprevisíveis e afetam um grande número de pessoas. O cenário de uma epidemia dependerá, entre outros aspectos, das medidas de prevenção e controle. Essas epidemias são comumente evidenciadas por um aumento nas internações hospitalares por broncopneumonias, associadas a infecções bacterianas secundárias e com um excesso de mortes, principalmente em idosos e pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca crônica e doença pulmonar.
APROFUNDANDO OS CONHECIMENTOS
COLOCANDO A TEORIA EM PRÁTICA
Responda às questões a seguir:
1. Por que os antibióticos não são eficazes contra os vírus?
2. Qual a relação do inverno com a propagação dos vírus?
3. Descreva a diferença entre Epidemia, Pandemia e Endemia.
ATIVIDADE 2 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS
Pandemia 2020: Ação do COVID-19 no organismo
Desde que a palavra pandemia surgiu nos noticiários, em decorrência do novo Coronavírus, informações tendenciosas começaram a pipocar entre a população.
O Coronavírus não é um completo desconhecido do organismo humano, foi detectado pela primeira vez em 1937 e nomeado em 1965. É de uma família viral na qual as mutações são responsáveis por resfriados e doenças como a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), identificadas em 2002 e 2012, respectivamente. Esses vírus são conhecidos por causar infecções respiratórias e, em geral, provocam resfriados leves. Eles estão associados a um terço dos casos registrados no mundo nas épocas mais frias. O novo Coronavírus, nomeado pela Organização Mundial de Saúde como Covid-19, é um vírus RNA com alta capacidade de mutação.
Existem quatro gêneros deles: alfa, beta, delta e gama, sendo alfa e beta os únicos capazes de infectar seres humanos.
Tudo começa com inflamações nas mucosas das vias aéreas respiratórias superiores, ou seja, garganta e nariz. No caso da gripe, a infecção é provocada pelo vírus Influenza, que pode ser do tipo A ou B. Ele causa dor intensa no corpo, tosse, dor de garganta e lentificação. Geralmente dura em torno de uma semana. Os sintomas mais comuns causados pelo Coronavírus, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, são: tosse seca, dores musculares, dor de garganta, congestão nasal, febre, além de falta de ar. A principal diferença da Covid-19 e a gripe comum é a rapidez na proliferação. Por isso, transformou-se rapidamente em pandemia.
A cada nova combinação, ou seja, a mutação, nasce um novo vírus — que pode ser um velho conhecido do organismo humano ou uma combinação nova, como no caso da Covid-19. Quando desconhecido, o vírus já chega de forma mais agressiva e resistente. Portanto, muito pior e mais difícil de ser combatido pelo sistema imunológico.
Assim que o organismo é contaminado, a Covid-19 se acopla nas mucosas profundas do nariz e da garganta e isso causa febre e sensação de esgotamento físico. Até aqui, os sintomas são iguais aos de uma gripe comum.
Depois disso, o vírus começa a se camuflar no organismo — assim como soldados, que usam fardas mescladas em verde e marrom, a fim de não serem percebidos na mata.
No caso do organismo humano, o novo Coronavírus não mata a célula e, sim, a sequestra para atingir o seu objetivo máximo: multiplicar-se rapidamente dentro do organismo.
COLOCANDO A TEORIA EM PRÁTICA
Responda a estas questões abaixo, utilizando o documento da atividade anterior.
1. Como um vírus que se hospeda em outro animal evolui para infectar humanos?
2. Por que o vírus SARS-CoV-2 não pode ter sido criado em laboratório?
3. É possível comparar o Covid-19 com a Influenza?
4. Como acontece a mutação genética do vírus?
5. Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.)
De acordo com o texto, é correto afirmar:
a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.
b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.
c) Os vírus não têm metabolismo próprio.
d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.
e) As viroses são transcrições genéticas induzidas pelos vírus que degeneram a cromatina na célula hospedeira.
AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS
Observação: Entregar as respostas para o e-mail beneokamoto@yahoo.com.br
O aluno deverá se identificar e colocar a sala em que estuda.
MATEMÁTICA
Atividade de Revisão 2TA e 2TB EJA Prof. Marcelo Matemática
Objetivo : revisar o conteúdo inicial de 1º bimestre
Habilidade : saber converter e reconhecer diferentes formas de se medir um ângulo na forma trigonométrica
Duração : 4 aulas
1) Sabemos que a medida de 180° equivale a π radianos. Determine qual valor em radianos corresponde a 1° e também qual valor em graus é correspondente ao valor de 1 radiano.
2) Calcule as transformações de medidas de ângulos pedidas:
a) 120° em radianos;
b) 2π em graus;
7
c) 234° em radianos;
d) 3π em graus.
5
3) (Fuvest – SP) Quantos graus mede aproximadamente um ângulo de 0,105 π radianos?
a) 2 b) 4 c) 6 d) 8 e) 10
4) (Unifor – CE) Reduzindo-se ao primeiro quadrante um arco de medida 7344°, obtém-se um arco, cuja medida, em radianos, é:
a) π
3
b) π
2
c) 2π
3
d) π
5
e) 9π
10
5) Qual é a definição de ângulo?
.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
HISTÓRIA
EE. SALIM FARAH MALUF
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PROFESSOR
VANILDO HONÓRIO
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AULAS PREVISTAS
Duas (45 minutos)
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DISCIPLINA/TURMA: EJA
2ºTB (História)
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CONTEÚDOS:
Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, politica e cultural) comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.
| ||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Os alunos farão uma pesquisa ( escrita 20 linhas) a respeito da globalização e após elaborarão uma produção de texto relacionando a globalização com a pandemia Covid-19, e os impactos no Brasil.
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RECURSOS:
Livro didático (PNLD), google, blogs, cmsp, youtube
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-globalizacao.htmhttps://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/04/o-coronavirus-e-a-globalizacao.shtml
https://youtu be/GrlmOINdnGI?t=3220
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
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DATA: 27 a 30/04
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FÍSICA - PROFESSORA PATRICIA
Atividade de Fisica
2TB
Habilidade Específica: Comparar e avaliar procedimentos de medida e controle da temperatura, pressão e volume;
Avaliar a conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado físico
Descrição da atividade proposta
- Copiar e responde as questões
1- Certa massa de gás hidrogênio (H2) ocupa um volume de 0,760 L, sob pressão de 125 mm Hg, em uma dada temperatura. Qual o volume ocupado pela mesma massa de H2, na mesma temperatura, sob pressão de 0,100 atm?
2- Certa quantidade de um gás ocupa um volume de 120 L em pressão de 700 mmHg e temperatura de 20 ºC. Qual será a pressão quando o volume for apenas de 30 L, mantendo-se a temperatura constante?
3- A cada 10 m de profundidade a pressão sobre um mergulhador aumenta 1 atm com relação à pressão atmosférica. Sabendo-se disso, qual seria o volume de 1 L de ar (comportando-se como um gás ideal) inspirado pelo mergulhador ao nível do mar, quando ele estivesse a 30 m de profundidade?
4- 15 litros de uma determinada massa gasosa encontram-se a uma pressão de 8,0 atm e à temperatura de 30º C. Ao sofrer uma expansão isotérmica, seu volume passa a 20 litros. Qual será a nova pressão do gás?
5- Um carro-tanque transportou gás cloro para uma estação de tratamento de água. Sabe-se que o volume do tanque que continha gás cloro era de 30 m3, que a temperatura era mantida a 20oC para a pressão ser de 2 atm e que, na estação de tratamento de água, esse cloro foi transferido para um reservatório de 50 m3 mantido a 293 K. Ao passar do carro-tanque para o reservatório, o gás sofreu uma transformação........e a pressão do reservatório era.............. As lacunas são completamente preenchidas, respectivamente, com os dados:
a) isotérmica, 1,2 atm.
b) isométrica, 117 atm.
c) isobárica, 2 atm.
d) isocórica, 2 atm.
e) isovolumétrica, 1,2 atm.
6- A equação dos gases perfeitos relaciona as chamadas "variáveis de estado". Quais são essas variáveis?
7- A Lei de Charles, por sua vez, estabelece que, mantendo-se fixa a temperatura, o volume de um gás é proporcional a pressão (termodinâmica). Verdadeiro ou Falso? Justifique sua resposta.
8- Um gás possui a pressão de 800 mmhg fazendo as transformações, quanto seria a pressão em atm?
Bons Estudos
Prof.ª Patricia
INGLÊS
Inglês – Professora Josineide -2ª Termo B
1º passo: Leia com atenção à explicação sobre os verbos auxiliares
2º passo: Observe o que está sendo solicitado nas questões
3º passo: responder nesse mesmo arquivo.
Habilidades e competências desenvolvidas: Compreensão leitora, compreensão auditiva e produção escrita.
I Won't Give Up – Jason Mraz
1.When I look into your eyes
2.It's like watching the night sky
3.Or a beautiful sunrise
4.There's so much they hold
5.And just like them old stars
6.I see that you've come so far
7.To be right where you are
8.How old is your soul?
9.I won't give up on us
10.Even if the skies get rough
11.I'm giving you all my love
12.I'm still looking up
13.And when you're needing your space
14.To do some navigating
15.I'll be here patiently waiting
16.To see what you find
17.Cause even the stars they burn
18.Some even fall to the earth
19.We've got a lot to learn
20.God knows we're worth it
21.No, I won't give up
22.I don't wanna be someone who 23.walks away so easily
24.I'm here to stay and make the 25.difference that I can make
26.Our differences they do a lot to 27.teach us how to use
28.The tools and gifts we got yeah, we 29.got a lot at stake
30.And in the end, you're still my friend 40.at least we did intend
41.For us to work we didn't break, we 42.didn't burn
43.We had to learn how to bend 44.without the world caving in
45.I had to learn what I've got, and 46.what I'm not
47.And who I am
48.I won't give up on us
49.Even if the skies get rough
50.I'm giving you all my love
51.I'm still looking up
52.I'm still looking up
53.I won't give up on us
54.(No, I'm not giving up)
55.God knows I'm tough, he knows
56.(I am tough, I am loved)
57.We got a lot to learn
58.(We're alive, We are loved)
59.God knows we're worth it
60.(And we're worth it)
61.I won't give up on us
62.Even if the skies get rough
63.I'm giving you all my love
64.I'm still looking up
65.I'm still looking up
Você pode encontrar esta música em:
Como fazer perguntas e frases negativas – Uso dos auxiliares: Do, does, did, will
Para fazer uma pergunta ou uma negativa, precisamos do auxiliar de tempo verbal, quem vai indicar o tempo do verbo na fala é o auxiliar, então vamos relembrar:
Presente: Do ou Does – negativa: do not = don’t, does not = doesn’t
Do - utilizado para I, You, We, They
Does – Apenas para a terceira pessoa do singular: He, She, It.
Passado: Did – negativa: Did not = didn’t – utilizado para todas as pessoas: I, You, He, She, It, We, They
Futuro: Will – Negativa: Will not = Won’t - utilizado para todas as pessoas: I, You, He, She, It, We, they.
Para formar uma pergunta o auxiliar vem sempre no início da frase, para as frases negativas, o auxiliar vem depois do sujeito.
Exemplo:
Do they like English? They don’t like English. (Eles gostam de inglês? /Eles não gostam de inglês.
Did they like English? They didn’t like English.
Will they like English? They won’t like English.
Você pode ver mais exemplos no blog http://inglescontemporaneo.blogspot.com/2013/08/do-did-will-e-would.html
2º TB - aula 1
1. Leia a música e destaque todas as palavras que você conhece.
2. Ouça música (sem ler) e tente identificar essas palavras, como elas são pronunciadas
3. Qual a mensagem da música? Responda com uma frase em inglês
2º TB - aula 2
1. Você conseguiu identificar algum dos auxiliares de tempo na música? Quais são eles? Indique o(s) número(s) a(s) linhas:
2. Mude as frases para a negativa:
a) Did you have to learn? Negativa ______________________________________
b) Will you give up? Negativa __________________________________________
3. Crie uma frase em inglês sobre você com o tempo futuro.
Química – Professora Edjane 27/04
Turmas: 2ºTemo B
Tempo: 2 horas – aulas
Habilidade H 27 leitura e interpretação do texto do
caderno.
1) De acordo com o texto do caderno sobre dispersões, faça a correspondência:
I - Solução verdadeira;
II - Solução coloidal;
III- Suspensão.
Suas partículas podem ser separadas por ultra filtros.
É passível de sedimentação espontânea.
Possui partículas invisíveis mesmo com o uso de aparelhos.
Suas partículas são separadas por filtros comuns.
Possui partículas visíveis apenas ao ultramicroscópio.
É sempre um sistema homogêneo e suas partículas não
sedimentam.
Não pode ser separada por filtração nem por centrifugação.
É um sistema heterogêneo.
2) Dentre os seguintes materiais:
Maionese, iogurte, azeite de oliva e refrigerante
Uais podem ser classificados como dispersões coloidais?
3) Azeite e vinagre, quando misturados, separam-se logo em
duas camadas, porém, adicionando-se gema de ovo e agitando-se a mistura,
obtém-se a maionese, que é uma dispersão coloidal. Nesse caso, a gema de ovo
atua como um agente:
a) emulsificador
b) hidrolisante
c) oxidante
d) redutor
e) catalisador
4) A safira é classificada como qual tipo de dispersão
coloidal?
5) Exemplifique o efeito Tyndall
PORTUGUÊS
PROFª: CLÁUDIA
E.E. Salim Farah Maluf.
|
2º TERMO A e 2º TERMO B– Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa.
E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
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Habilidades: Reconhecer, em textos, os procedimentos de convencimento utilizados pelo enunciador
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Atividade: Leitura e Interpretação de anúncios publicitários.
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Tempo para realização: Uma semana. (Quatro aulas de 45 minutos cada)
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Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
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Características do anúncio publicitário
Os anúncios publicitários possuem as seguintes características:
- Linguagem simples;
- Linguagem verbal e não verbal;
- Textos curtos e persuasivos;
- Ironia, criatividade e humor;
- Uso de imagens, cores e fotografias;
- Caráter comercial;
- Verbos no imperativo (uma vez que transmitem a ideia de ordem. Por exemplo: Veja! Conheça! Compre! Beba! Venha!
- Vícios de linguagem.
Você não quer contar essa história para os seus filhos,quer?
Após observar o anúncio acima, responda as seguintes questões:
1) Essa propaganda vende um produto ou uma ideia? Explique.
2) A propaganda fez referência a um conto infantil bastante conhecido. Que conto é esse?
3) Qual é a diferença entre o conto infantil e a imagem apresentada?
4) O que você acha que o autor quis mostrar ao leitor com essa mudança no cenário do conto?
5) A quem se refere o pronome de tratamento VOCÊ, usado na frase em destaque na propaganda?
6) Responda à pergunta feita na propaganda, justificando sua resposta.
7) Segundo a propaganda, o que o leitor deve fazer se quiser ajudar no combate ao desmatamento da Amazônia?
8) De que formas o leitor pode entrar em contato com o Greenpeace?
9) Há outras formas de contribuirmos com a preservação do meio ambiente. Cite três.
Entregar as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo e nome da escola.
2º TERMO B - FILOSOFIA
PROFª: KÁTIA
PROFª: KÁTIA
E.E. Salim Farah Maluf.
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2ºTermo B- Professor (a) Katia. Disciplina:
Filosofia
E-mail: niciza@hotmail.com
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Habilidades: Refletir
e fazer um resumo sobre: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo
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Atividade:
Leitura e resumo
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Tempo para realização: Uma
semana. (Duas aulas de 45 minutos
cada)
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Instrumento para verificar a aprendizagem: Textos didáticos
|
Filosofia e Religião
A filosofia, desde os tempos mais antigos, estuda todos os aspectos da
vida humana, a religião é um deles. Os principais focos do estudo da
filosofia quanto à religião são as religiões ocidentais, o judaísmo, o
cristianismo e o islamismo. Isto acontece por causa da complexidade com que
estas religiões elaboram a crença. A filosofia se porta no campo da religião
como a racionalizadora dos conceitos, ou seja, procura dar às afirmações
religiosas a racionalidade aceitável pela filosofia. Não podemos dizer que existe
uma linha, na qual podemos colocar todos os filósofos e afirmar
categoricamente que todos apoiaram uma visão racional da religião, pois
muitos deles não só não racionalizaram a fé como a atacaram duramente. Neste
contexto surge o dilema pelo quais muitos filósofos passaram a discussão
entre fé e razão. Outros filósofos se colocaram a serviço da fé, com bases em
filósofos anteriores a eles justificaram a crença religiosa. Podemos citar
Santo Agostinho e São Tomáz de Aquino, conhecidos por aproveitarem as idéias
platônicas em favor do cristianismo. Outros filósofos não foram nem a favor e
nem contra, simplesmente não trabalharam o assunto. Houve ainda filósofos
que, quando se encontraram em um caminho longe demais, sem terem mais com que
argumentar, apelaram para a existência de Deus para justificar sua teoria.
Assim a filosofia em cada época, com cada autor procurou estudar a religião.
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Resumo
1)
Faça um resumo explicando
o que é Cristianismo, Judaísmo e Islamismo apresentando quais características
elas têm de iguais e de diferentes em relação a suas crenças, comparando-as com
pelo menos um exemplo em relação aos nossos dias atuais.
SOCIOLOGIA
Professor Nancio
Trabalho Individual para o 2TB - EJA – Fonte:
Google ou Livro
No Período de 28/04 a 30/04
1)
DEFINIÇÃO
SATISFATÓRIA DE:
A) O Ser Sociológico
B) O Ser Biológico
Este Titulo é conteúdo de inicial das aulas a
distância para continuação do 1° bimestre
_____________________________________________
2º TERMO C
PROF. RICARDO
TEMPO PARA REALIZAR: 2 AULAS
ATIVIDADE: Ler o texto e responder as questões no final do texto
Evolução da
Tecnologia e suas mudanças na sociedade
A tecnologia é parte essencial de nossas vidas atualmente.
Smartphones, tablets e computadores tornaram os hábitos da sociedade bem mais
fáceis. Em um curto espaço de tempo, a tecnologia explodiu no mercado e agora,
muitas pessoas não conseguem imaginar uma vida sem ela.
Para entender como saímos da idade das trevas e chegamos
onde estamos hoje, é importante entender como a tecnologia evolui e por que ela
é importante.
Todas as tecnologias nascem com algum propósito. Por
exemplo, os mecanismos de pesquisa foram criados para classificar as enormes
quantidades de dados online. Com cada nova tecnologia sendo lançada, as
tecnologias existentes são adicionadas para criar algo melhor do que existia
anteriormente. E assim a sociedade se desenvolve.
Com a velocidade da evolução tecnológica, não é de se
admirar que muitas pessoas tenham esforçado para estudar essas mudanças. O
alcance da tecnologia é tão grande que colocar tudo em uma única matéria seria
praticamente impossível.
Evolução da Tecnologia
A era principal da tecnologia e da invenção surgiu no século
18, quando a revolução industrial começou e as máquinas foram inventadas. A
Revolução Industrial começou na Grã-Bretanha e muitas das inovações
tecnológicas vieram de lá. Em meados do século XVIII, a Grã-Bretanha era a
nação líder em comércio mundial, controlando um império global com as colônias
na América do Norte e na África.
Além disso, tinha influência política na região da Índia,
através das atividades da Companhia das Índias Orientais. O desenvolvimento do
comércio e a ascensão dos negócios foram as principais causas da Revolução
Industrial.
O novo conhecimento permitiu que as pessoas criassem coisas
novas e muitos esforços científicos foram possíveis graças às tecnologias que
ajudaram os humanos a viajar para lugares que antes não podiam alcançar e a
criação de instrumentos científicos com os quais podíamos estudar em
profundidade a natureza.
Se olharmos para meados do século 20, não havia acesso à
internet e era difícil para as pessoas se comunicarem umas com as outras. Com a
invenção da internet, as pessoas poderiam ter conversas cara a cara via Skype,
Facebook, streaming ao vivo, etc.
À medida que mais tecnologias existentes são empilhadas umas
sobre as outras e se transformam em algo maior, os consumidores e as empresas
podem esperar ver mais oportunidades no futuro. A tecnologia será mais rápida,
mais acessível e terá a capacidade de tornar nossas rotinas mais fáceis.
Questões
2. Cite, benefícios da tecnologia para sociedade.
3. Fazer uma pesquisa, sobre como a ciência e a tecnologia
vem contribuindo no combate a pandemia do coronavírus .
2º TERMO A - FILOSOFIA
PROFª: KÁTIA
PROFª: KÁTIA
E.E. Salim Farah Maluf.
|
2ºTermo A- Professor (a) Katia. Disciplina:
Filosofia
E-mail: niciza@hotmail.com
|
Habilidades: Refletir
e fazer um resumo sobre: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo
|
Atividade:
Leitura e resumo
|
Tempo para realização: Uma
semana. (Duas aulas de 45 minutos
cada)
|
Instrumento para verificar a aprendizagem: Textos didáticos
|
Filosofia e Religião
A filosofia, desde os tempos mais antigos, estuda todos os aspectos da
vida humana, a religião é um deles. Os principais focos do estudo da
filosofia quanto à religião são as religiões ocidentais, o judaísmo, o
cristianismo e o islamismo. Isto acontece por causa da complexidade com que
estas religiões elaboram a crença. A filosofia se porta no campo da religião
como a racionalizadora dos conceitos, ou seja, procura dar às afirmações
religiosas a racionalidade aceitável pela filosofia. Não podemos dizer que existe
uma linha, na qual podemos colocar todos os filósofos e afirmar
categoricamente que todos apoiaram uma visão racional da religião, pois
muitos deles não só não racionalizaram a fé como a atacaram duramente. Neste
contexto surge o dilema pelo quais muitos filósofos passaram a discussão
entre fé e razão. Outros filósofos se colocaram a serviço da fé, com bases em
filósofos anteriores a eles justificaram a crença religiosa. Podemos citar
Santo Agostinho e São Tomáz de Aquino, conhecidos por aproveitarem as idéias
platônicas em favor do cristianismo. Outros filósofos não foram nem a favor e
nem contra, simplesmente não trabalharam o assunto. Houve ainda filósofos
que, quando se encontraram em um caminho longe demais, sem terem mais com que
argumentar, apelaram para a existência de Deus para justificar sua teoria.
Assim a filosofia em cada época, com cada autor procurou estudar a religião.
|
Resumo
1)
Faça um resumo explicando
o que é Cristianismo, Judaísmo e Islamismo apresentando quais características
elas têm de iguais e de diferentes em relação a suas crenças, comparando-as com
pelo menos um exemplo em relação aos nossos dias atuais.
2º TERMO C -
BIOLOGIA PROF. ISMAEL
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
2°
Termo c – Professor
Ismael. Disciplina: Biologia
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades: Contextualizar e Analisar
os fenômenos da Bioquímica Celular. (conteúdo trabalhado no primeiro
bimestre.)
|
Atividade: Questões propostas
|
Tempo
para realização:
Uma semana. ( Duas aulas de 45
minutos cada)
|
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, durante o processo
de aprendizagem devendo refletir o desenvolvimento do aluno e considerar as
características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados.
|
Questões Propostas
1) Quais
são as substâncias inorgânicas que entram na composição química da célula?.
2) O que
são monossacarídeos?
3) O que
são hexoses?
4) Cite
duas funções da água.
5) O que
são polissacarídeos?
6) O que
são lipídeos?
7) Como
são formados os aminoácidos?
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
QUIMICA
PROFª ROSIANE DIAS
REGISTRO DAS ATIVIDADES
DOCENTE
2020
NOME: Rosiane Aparecida Dias
Quintão
|
Cargo: Professor - Quimica
|
Turma: 2° termo C
|
Semana
do dia 27/04 ao dia 30/04
|
Situação de aprendizagem: Mudança de estado.
Competência
e habilidade: Entender métodos e
procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los a diferentes
contextos H27.
Orientação
para realização das atividades: Os alunos deveram realizar
a leitura do pequeno texto e responder as questões alternativas. Tempo de
duração da atividade é de 2 aulas e 1 semana.
Mudanças de Estado Físico
Fase Sólida
A fase
sólida possui grande força de atração entre as partículas, que é
originada da força elétrica. Essa característica, faz com que a forma e
o volume já sejam definidos, como por exemplo o gelo.
Fase Líquida
A fase
líquida possui força entre as partículas, porém essa força é menor do
que na fase sólida, então o volume é definido e a forma é variável, como
por exemplo a água.
Fase Gasosa
A fase
gasosa tem quase que uma força inexistente, pois a atração entre as
partículas é tão fraca que o volume e as formas se tornam variáveis,
como por exemplo o vapor.
Pressão e Temperatura
Pressão e temperatura são
variáveis de estado, ou seja, conseguem influenciar no estado físico em que
determinada substância se encontra e quando recebem ou perdem certa
quantidade de calor ela sofrerá uma mudança desse estado físico.
O que é fusão?
Fusão é a mudança de
estado físico que vai da fase sólida até a fase líquida. Como por exemplo o
gelo se transformando em água líquida.
O que é vaporização?
A vaporização é
a mudança de estado físico que passa de líquido para gasosa. A água
fervendo ao se transformar em vapor de água, é um exemplo de vaporização e
normalmente ocorre em rios, mares, lagos, entre outros.
O que é solidificação?
A solidificação é
a mudança de estado físico que passa de líquido para sólido. Um exemplo
é a água líquida que passa a ser sólida, ou seja, vira gelo.
O que é condensação?
A condensação ou
liquefação é a passagem da fase gasosa para a fase líquida, um exemplo
disso é o vapor da água que se transforma em gotículas de água.
O que é sublimação?
A sublimação é a
mudança de estado líquido da fase líquida direta para a fase gasosa, ou
o inverso, como por exemplo a naftalina.
Com
base no conteúdo apresentado acima, responda as questões a seguir.
1. Considere a tabela de pontos de fusão e de ebulição das
substâncias a seguir, a 1 atm de pressão.
A 50ºC, encontram-se no estado
líquido:
a) cloro e flúor.
b) cloro e iodo.
c) mercúrio e iodo.
d) flúor e bromo.
e) bromo e mercúrio.
2.
Observe:
I – Uma pedra de naftalina
deixada no armário;
II – Uma vasilha de água
deixada no freezer;
III- Uma vasilha de água
deixada no fogo;
IV – O derretimento de um
pedaço de chumbo quando aquecido;
Nesses fatos estão
relacionados corretamente os seguintes fenômenos:
a) I. Sublimação; II.
Solidificação; III. Evaporação; IV. Fusão.
b) I. Sublimação; II.
Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.
c) I. Fusão; II.
Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.
d) I. Evaporação; II.
Solidificação; III. Fusão; IV. Sublimação.
e) I. Evaporação; II.
Sublimação; III. Fusão; IV. Solidificação.
3. Observe
a tabela.
Pela análise dos dados da
tabela, medidos a 1 atm, podemos afirmar que à temperatura de 40 ºC e 1
atm:
a) O éter e o etanol
encontram-se na fase gasosa.
b) O éter se encontra na
fase gasosa e o etanol na fase líquida.
c) Ambos se encontram na
fase líquida.
d) O éter encontra-se na
fase líquida e o etanol na fase gasosa.
e)
Ambos se encontram na fase sólida.
4. Quando se está ao nível do
mar, observa-se que a água ferve a uma temperatura de 100 °C. Subindo uma
montanha de 1 000 m de altitude, observa-se que:
a) a água ferve numa
temperatura maior, pois seu calor específico aumenta.
b) a água ferve numa
temperatura maior, pois a pressão atmosférica é maior.
c) a água ferve numa
temperatura menor, pois a pressão atmosférica é menor.
d) a água ferve na mesma
temperatura de 100 °C, independente da pressão atmosférica.
e) a água não consegue
ferver nessa altitude
5. O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida
no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra
mudanças de fase, e a compreensão dessas transformações é fundamental para se
entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da
terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor
suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária
para começar a subir para a atmosfera. A transformação mencionada no texto é
a:
a) fusão.
b) liquefação.
c) evaporação.
d) solidificação.
e) condensação.
|
Semana
do dia 04/05 ao dia 08/05
|
Situação
de aprendizagem: mudança de estado.
Competência
e habilidade: entender métodos e
procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los a diferentes
contextos H27.
Orientação
para realização das atividades: Com base na atividade anterior
os alunos deverão produzir um texto onde irão relatar a aplicação no seu dia
a dia.
Tempo de duração da
atividade é de 2 aulas e 1 semana.
|
Língua Inglesa
- 2º Termo C – Prof. Renê
Conteúdos
·
Estudar Inglês é importante?
·
WHAT’S A DICTIONARY?
·
Exercícios de tradução
Habilidade
·
Conhecer a organização de um dicionário
bilíngue (impresso e/ou
on-line) para construir repertório lexical
Tempo
·
2 aulas (50 minutos cada aula)
Estudar Inglês é importante?
Não é necessário responder agora!
Você verificará que a resposta está em
todos os lugares, no shorts que você veste, no hot dog e
no hamburger que você saboreia, além da comida light
e diet da lanchonete self-service, no rock
que você ouve no walkman; no vídeo game e no skate
da criançada; no shopping center que você passeia e faz compras;
na moda fashion das vitrines, no show que você
assiste nada televisão.
Você sabia que o Inglês é a
língua oficial de mais de 50 países distribuídos em todos os continentes? Como
exemplo, podemos citar Jamaica, África do Sul, Austrália, Canadá e Escócia.
Sem contar que, com tantos avanços da ciência
e da tecnologia você está fazendo parte desse mundo cada vez mais
informatizado, lidando com tantos termos em Inglês, quer seja nos caixas e
terminais eletrônicos dos bancos, nos produtos com códigos de barras, nas lojas
e supermercados, nos manuais e eletrodomésticos de nossa casa, nos
computadores, como o endereço do correio eletrônico, o e-mail,
através da lnternet, a Rede Mundial de Informações via
computador.
Saber Inglês hoje significa muito mais do
que conhecer uma língua estrangeira. num mundo globalizado como o nosso, a
língua assume uma importância cada vez maior. É condição para que você possa
sentir-se inserido na realidade e dela participar ativamente.
Então que tal aprender um
pouco mais dessa língua que você já começou a vivenciar e a falar?
WHAT’S A DICTIONARY? (O que
é um dicionário?)
Você sabe usar o dicionário?
Os dicionários são muito úteis, mas é
preciso saber usá-los.
Mas o que é um dicionário?
O dicionário é um livro no qual procuramos
as palavras que não conhecemos. Nele as palavras aparecem em ordem alfabética.
Na letra D, encontramos, por exemplo, a palavra Dicionário e todas as
suas definições.
E o que é um dicionário bilíngue?
É aquele que, em vez de apresentar a
definição da palavra, apresenta a palavra traduzida na outra
língua.
Um dicionário bilingue normalmente tem
duas partes, que podem ser, por exemplo, uma parte inglês/português, na
qual procuramos palavras que não sabemos em inglês, e outra parte em português/inglês.
Todo dicionário tem um índice logo
nas primeiras páginas. Convém, sempre olhar esse índice, pois assim, você
ficará sabendo o que mais ele contém, que muito poderá ajudá-lo, como por
exemplo, lista de números ordinais e cardinais, listas de verbos irregulares,
países e nacionalidades, etc... Isso varia de dicionário para dicionário.
Outro item muito importante é verificarmos
sempre as abreviações que aparecem antes da tradução, como s, adj,
adv, v, entre outros.
Para que elas servem?
Servem para classificar a palavra ou
identificá-la no universo a que pertence, por exemplo, a palavra manga .
Temos manga de camisa e manga fruta
(Botânica) então, no dicionário está identificada como mango (BOT) e
sleeve (de camisa), ou seja, nos dois sentidos.
Antes de verificar se você é um craque na
procura de palavras num dicionário, ainda tem uma outra dica importante.
Quando a palavra procurada está em inglês,
você observará que, depois dessa palavra que normalmente está em negrito/destaque,
há a pronúncia entre duas barras.
Veja o exemplo da palavra dog,
veja que ela tem 1,2,3, e mais significados: dog/ da:g/ s 1 cão,
cachorro.2 macho da raposa, do lobo 3 patife. 4...
Existem mais algumas coisas que devemos
lembrar sempre, quando procuramos palavras no dicionário bilíngue:
ü as
palavras estão sempre em ordem alfabética (não se esqueça que em inglês tem o K,
W e Y).
ü você
pode procurar do inglês para português ou vice-versa.
ü o
dicionário bilíngue traz traduções, não explicações.
ü os
verbos aparecem sempre no infinitivo.
ü muitas
palavras podem ter mais de um significado.
EXERCISES
Agora é a sua vez. (faça no seu caderno)
01. Pesquise no dicionário a tradução
do inglês para o português das seguintes palavras:
a)
show
b)
happy
c)
wizard
d) sky
e)
brother
f)
clean
g)
fashion
h)
free
i)
window
02. Usando o dicionário, passe as
palavras do português para o inglês:
a) esperança
b) beijo h) leite
c) jovem i) pirulito
d) mamão
e) campeão
f) frango
g) ouro
2ºTC História Professor: Everton
Duração
da atividade:
02
aulas
Habilidades:
Analisar
as diferentes concepções artísticas nos processos históricos
Desenvolvimento
proposto:
Com a obra “O Nascimento de
Vênus” de Sandro Botticelli, o movimento da renascença apresenta novas
características que vão além das apresentadas na idade média. Analise a obra e
cite algumas delas.
Ferramenta: Existe inúmeros
sites que apresenta a imagem da obra, além de diversos blogs e sites sobre
historia da arte, procure o que for melhor ao seu entendimento, para que
promova sua autonomia na pesquisa.
Disciplina de Arte – professora Iraci.
Turmas: 2TC
ATENÇÃO: Atividade para ser realizada de 27/04/2020 a
01/05/2020
1º Bimestre
·
Tema:
Dança.
1.
Sondagem: Ler e responder as questões.
Leia o texto abaixo, de Lenira Rengel, bailarina e professora do Curso de
Graduação e Pós-Graduação em dança da Universidade Federal da Bahia.
“Sabemos que a expressão do corpo por meio da dança tem história e é um
documento parte da cultura e da sociedade. A dança é feita de muitas danças,
por exemplo: ritualísticas (as dos orixás, as indígenas), clássicas (balé), de
salão (forró, Funk, Valsa), populares (frevo, maracatu, Bumba-meu-boi) e de rua
(break).”
a)
O que é dança para você? Quais estilos você
conhece?
b)
Em que região existem grupos de dança? Quais?
c)
Conhece danças típicas e / ou tradicionais de
alguma região? Quais?
d)
Para você, o que é dança regional? Você se
interessa por dança? Quais?
e)
Você gosta de dançar?
f)
Dança é somente para profissional ou todos podem
dançar?
2.
Movendo a Apreciação:
Vamos apreciar o vídeo da Performance “Vertical Dance” da coreógrafa
Wanda Moretti, realizada pela Companhia italiana “II Posto”, registrado no
prédio do Shopping Center Raffles City, para o Festival de Arte de Singapura em
2007.
“Disponível em: https://vimeo.com/33033204
. Após ver o vídeo responder as
questões.
a)
O que você achou da apresentação? Como foram os
movimentos dos dançarinos?
b)
A apresentação lhe fez lembrar de alguma outra
situação?
c)
Outra modalidade artística?
d)
Você reconhece algum movimento? Que sensação ele
te causou?
e)
Você acha que a música interfere nos movimentos?
f)
De que forma o corpo se movimenta durante a
apresentação? (Com todo corpo ou usam apenas algumas partes?)
3.
Ação Expressiva: Ler e responder o questionário.
a)
Fale sobre a sua preferência.
b)
Registre o que aprendeu sobre Dança.
Sociologia
Nome do Professor: Alason Santos Silva Disciplina:
Sociologia Turma 2º TC
Atividade e
Conteúdo
Título: A população brasileira: Diversidade
nacional e regional
Objetivo: Refletir
sobre
a questão da diversidade nacional de forma crítica
Ler e interpretar textos que expressam a
diversidade nacional em seus diferentes aspectos
Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos
contínuos e expressão oral
Explicação
do Professor: Diversidade
nacional e regional está ligada a formação do país, onde o processo de inicio
da população brasileira é causado por períodos de encontros de povos de regiões
diferentes do mundo, esses encontros não foram em sua maioria de forma
harmônica, onde se existia uma serie de interesses que ainda hoje podemos ver
feridas nas relações da população dentro da nossa sociedade, com o contato
entre diferentes culturas acontece o inicio de uma diversidade regional.
Atividade do Aluno (Tarefa): Pesquisar, analisar e refletir o quanto as
diversidades estão presente na sua vida, criar uma redação com ajuda da
internet, livros e revistas sobre o assunto diversidade nacional e regional
Materiais para Realização da Tarefa:
Aparelho eletrônico com uso de internet, livros didáticos, apostila do
aluno, revistas, caderno e caneta.
Quantidade de Aulas: 1
FÍSICA - PROFESSOR JOSÉ ARMANDO
Física 2
Dilatação dos
sólidos e dos líquidos
Agitação térmica
Já sabemos que a
temperatura de um corpo esta diretamente associada a agitação das partículas
(moléculas) que o constituem.
A dilatação térmica pode ser estudada nas formas, linear
superficial e volumétrica. Apesar de toda dilatação na prática só acontecer nas
três direções (volumétrica), as outras são simplificações, pois quando ocorre a
dilatação volumétrica as outras também estão ocorrendo.
·
Dilatação térmica linear: DL = L – Lo, onde
DL é a
variação do comprimento, L é o comprimento final e Lo é o
comprimento inicial.
A variação DL no comprimento inicial Lo
depende:
*da variação de temperatura Dq
*do comprimento inicial Lo
*do material de que o corpo é feito
*matematicamente: DL = Lo x a x Dq. Em que a -e o
coeficiente de dilatação térmica linear, constante diferente para cada tipo de
material,
DL = Lo x a x Dq ® vamos isolar a
= a
Exemplo: (Com esta
equação pode-se de forma experimental achar o coeficiente de dilatação (a))
Se DL e Lo são medidas em centímetros e Dt em graus Celsius, com DL=0,345cm, Lo
= 100cm e Dt
= 150 °C, temos
a
=
Vamos substituir os valores dados no exemplo
a
= ,
agora vamos executar a multiplicação no denominador
Note que tem unidade de cm no numerador e no denominador na
mesma quantidade, por isso que a unidade final é
a = , agora vamos transformar o numerador e o
denominador em potência de base 10
Para 0,345 ®para isso basta andar a virgula para a
sua esquerda, neste coso três casas, assim teremos multiplicando 345. Ficando assim 345x
Para 15000 ®para isto basta andar a virgula para a
sua direita até os algarismos significativos, neste caso três casas, assim
teremos multiplicando 15. Ficando assim 15x
a
= , para resolver as potencias de base dez passe
a que está no denominador e passe para o numerador mudando o sinal da potência
.a
= ,
dívida 345 por 15 e some as potencias
a
= 23 x
Veja a seguir a tabela do coeficiente a para algumas substâncias.
Substância
|
a()
|
substância
|
a()
|
gelo
|
51
x
|
ferro
|
12
x
|
zinco
|
26
x
|
vidro
|
9
x
|
chumbo
|
29
x
|
platina
|
8,8
x
|
alumínio
|
23
x
|
granito
|
8
x
|
prata
|
19
x
|
tungstênio
|
4
x
|
cobre
|
17
x
|
diamante
|
0,9
x
|
ouro
|
15
x
|
||
* A grandeza a é o coeficiente de dilatação linear do material em ()
Exemplo: a
temperatura de um fio de cobre aumenta 20 °C, se comprimento inicial é 100 m e
o coeficiente a é 17
x . Calcule a variação do seu comprimento.
Resolução:
Se a equação para a
dilatação linear é DL
= Lo
x a
x Dt
, como DL
é a variação de comprimento basta ler a questão e substituir os símbolos pelos
seus respectivos valores
DL
= Lo
x a
x Dt
DL
= 100m x 17 x x
20°C ®como
grau Celsius são opostos le sai da conta, multiplique o 100 com o 20 e com o 17
DL
= 34.000 x m ® agora vamos passar para potência de base
10 o número 34.000, avançando a virgula quatro casas para a direita.
DL
= 3,4 x m ® some as potências
DL
= 3,4 x m
Exercícios:
1) Um fio de alumínio com 7 metros a 100°C tem
sua temperatura resfriada para 20°C. Calcule:
a) A
variação de comprimento
b) O
comprimento final
2) Um fio
de ferro tem um comprimento de 8 metros e sofre um resfriamento de – 40°C.
calcule:
a) A
variação de comprimento
b) O
comprimento final
3) Um
tubo de ferro de comprimento 10 m foi aquecida de – 20 °C para 80°C. calcule o
comprimento final
·
Dilatação térmica superficial: DA = A – Ao, onde
DA é a
variação da área, A é a área final e Ao é a
área inicial.
A variação DA na área da superfície
inicial depende:
*da variação de temperatura Dq
*da área da superfície inicial Ao
*do material de que o corpo é feito
*matematicamente: DA = Ao x b x Dq e (b = 2 x
a)
* A grandeza b é o coeficiente de dilatação
superficial do material em ()
Exemplo: A área
de uma chapa de alumínio de 2,5 .calcule a variação de sua área entre 15°C e
180°C.
Resolução:
Note que o
coeficiente do alumínio não foi dado , neste coso você deve olhar na tabela o
valor de a
e multiplicar por 2 para achar o valor de b
Alumínio a = 23
x
b
= 2 x a
b
= 2x 23 x
b
= 46 x
Em seguida faça a
variação de temperatura
Dt
= tf
– ti
®
tf
é a temperatura final e ti é a temperatura inicial
Dt
= (180 – 15) °C
Dt
= 165°C
Agora utilizando a
equação de variação da área substitua os símbolos pelos seus respectivos
valores
DA
= Ao
x b
x Dt
DA
= 2,5 x
46 x x
165°C ®
note que a potência dos graus Celsius, são opostas logo elas se cancelam, em
seguida multipliquem os termos menos a potência de base dez.
DA
= 18.975 x ® agora vamos avançar a virgula quatro
casas para a direita, a fim de obter uma medida melhor
DA
= 1,8975 x ® agora some as potências de base dez
DA
= 1,8975 x
Exercícios
1) A
área da chapa de ferro é 9 e
com uma variação de temperatura de 60°C. Calcule:
a) A
variação de área
b) A
área final
2) Um
telhado de zinco com área de 24 de
manhã, teve uma variação de temperatura de 13°C pela manhã e atarde atinge uma
temperatura de 38°C. Qual a área do telhado a 38°C?
3) Aquece-se
uma chapa de ferro com um furo. Com o aumento da temperatura o que acontece.
a) A
chapa e o furo tendem a diminuir
b) A
chapa e o furo tendem a aumentar
c) A
chapa aumenta e o furo diminui
d) O
furo permanece constante e a chapa aumenta
e) Nenhuma
das alternativas
·
Dilatação térmica volumétrica: DV = V – Vo, onde
DV é a
variação volumétrica, V é o volume final e Vo é o
volume inicial
A variação DV no volume inicial Vo
depende:
*da variação de temperatura Dq
*do volume inicial Vo
*do material de que o corpo é feito
*matematicamente: DV = Vo x g x Dq e (g = 3 x
a)
*a grandeza g é o coeficiente de dilatação volumétrica
do material em ()
Exemplo: Uma barra de ouro, tem 800 de
volume a 20°C. Calcule a dilatação volumétrica a 30°C
Resolução:
Olhe na tabela o
coeficiente linear a do
ouro e multiplique por três para obter o coeficiente volumétrico g
g = 3 x
a
g = 3 x
15 x
g
= 45 x
Agora faça a variação
de temperatura
Dt
= tf
– ti
Dt
= (30 – 20)°C
Dt
= 10°C
Agora substitua os
valores na equação de dilatação volumétrica
DV
= Vo
x g
x Dt
DV
= 800 x
45 x x 10°C
Cancele os graus
Celsius e multiplique os números exceto a potencia de base dez
DV
= 360.000 x
Transforme o número
360.000 em um produto de base dez, 3,6 x . Você obteve um dez elevado a quinta por
andamos com a virgula cinco casas para a direita
DV
= 3,6 x
Agora faça a soma das
potências de base dez
DV
= 3,6 x
Exercícios:
1) Um
cubo de ferro foi aquecido a 120°C e em seguida foi colocado em um béquer com
água gela da quando a troca de calor da água com o cubo parou a temperatura era
de 25°C. Qual o seu volume? Sabendo que o volume a 120°C era de 50 .
2) Uma
pedra de granito tem um volume de 3800 a
10°C. qual cera a variação de volume quando a temperatura subir para 42°C.
3) Um
cano de chumbo está inicialmente a 12°C com um volume de 720, quando a sua temperatura atingir 42°C
qual será a variação de volume
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora:
Sandra Ferraz
Nome:
Série: 2º Termo C
Atividade
de Português
1º
Bimestre
Entreguem
em folha de almaço
1. Pesquisar:
·
Romantismo e seu contexto Histórico Social.
·
Suas características do romantismo.
·
E seus principais autores.
Responda as
questões
1. Em que
países teve origem o romantismo?
2. Que
país o divulgou?
3. O que
venho substituir a mitologia clássica?
4. Ao
deixarem de lado a imitação dos clássicos antigos, que valores os românticos
passam a cultuar?
Pesquise o poema Saudades de Alvares de Azevedo
e Responda as questões.
1. O
titulo ‘’ Saudades’’ revela um tema romântico?
2. A
mulher aparece no poema como algo idealizado, sonhado? Justifique com palavras
do próprio texto.
3. Transparecem,
nos versos, sentimentos de desânimo, dor, morte? Justifique com palavras do
texto.
4. Pesquisar
sobre os sinais de Pontuação e responda as questões
1. Coloque
a pontuação correta (dois pontos, ponto e virgula, virgula, ponto):
a) Comprei
estas coisas lápis borracha livros cadernos
b) A
turma insistia nisto que ele mantivesse a calma
c) E o
guia turístico explicava Aqui se reunia
o senado romano
2. Coloque
as virgulas e outros sinais de pontuação necessários:
a) Adeus
amigos Voltarei meus queridos Voltarei
b) Antenor
marido da Cipriana esteve novamente no Rio a cidade maravilhosa
c) A
preguiça ou seja a mãe dos vícios é uma doença curável
d) Curitiba
22 de agosto de 2001
5. Pesquisar
sobre os gêneros dos substantivos
·
Masculino e Feminino
·
Comuns de dois gêneros
·
Sobrecomuns
·
Epicenos
Atividades
1. Escreva
o feminino de:
a) alfaiate
________ elefante_______
hospede________
presidente________
b) ator________
senador________
embaixador________
monge________
c) anão_________
espião_________
barão_________
judeu_________
2. Coloque
um traço debaixo dos substantivos masculinos e dois traços debaixo dos
substantivos femininos:
Eczema Hematoma
Herpes Omoplata
Elipse Entorse
Eclipse Plasma
Derme Diagrama
Própolis Pane
Pesquise o significado das
palavras acima no dicionário.
ELIZEU MALDONADO MENEZES. EJA 2TB
ResponderExcluirGostaria de tirar uma duvida.
As atividades que alguns professores mandaram sem email para
retorno ,podem somente ser feitas no caderno?
Boa noite
ExcluirNas próximas atividades os professores vão disponibilizar endereço de email
Obrigado!! aguardo novas atividades.
ResponderExcluir