segunda-feira, 27 de abril de 2020

2º TERMO EJA - SEMANA 27/04 A 30/04



ROTEIRO DE ESTUDOS

SEMANA 27/04 A 30/04

_____________________________________________

2º TERMO A

BIOLOGIA
PROFª: BENEDITA

Observação: Entregar as respostas para o e-mail beneokamoto@yahoo.com.br

O aluno deverá se identificar e colocar a sala em que estuda.



Habilidades trabalhadas:
H 07 -   Localizar e integrar várias informações explícitas distribuídas ao longo de um texto, sintetizando-as em uma ideia geral, categoria ou conceito.
H 06   Localizar itens de informação explícita, relativos à descrição de características de determinado objeto, fato ou fenômeno, em um texto.

ATIVIDADE 1 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS
Pandemias: prevenção e controle

A influenza ou gripe é considerada a infecção que mais causou doenças e mortes até a atualidade. É uma doença aguda do sistema respiratório, causada pelo vírus Influenza, tendo alta capacidade de transmissão e distribuição global.
A transmissão do vírus Influenza entre humanos ocorre pela via respiratória, por meio de secreções como aerossóis, gotículas ou por contato direto da mucosa. O vírus Influenza, de característica zoonótica, afeta muitas espécies de aves e mamíferos. Algumas vezes, a transmissão ultrapassa as barreiras entre as diferentes espécies e pode criar um cenário promissor para geração de uma cepa com potencial pandêmico. A cada ano, a influenza é causa significativa de doença e óbitos humanos e produz importante impacto na saúde e na produção animal. É uma contínua ameaça à saúde pública veterinária e humana.
Apesar dos sintomas semelhantes com outros vírus que acometem o trato respiratório, a febre súbita - que dura cerca de três dias, com dor muscular e prostração - é característica de infecção pelo vírus Influenza.
As epidemias são imprevisíveis e afetam um grande número de pessoas. O cenário de uma epidemia dependerá, entre outros aspectos, das medidas de prevenção e controle. Essas epidemias são comumente evidenciadas por um aumento nas internações hospitalares por broncopneumonias, associadas a infecções bacterianas secundárias e com um excesso de mortes, principalmente em idosos e pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca crônica e doença pulmonar.

APROFUNDANDO OS CONHECIMENTOS

COLOCANDO A TEORIA EM PRÁTICA
Responda às questões a seguir:
1. Por que os antibióticos não são eficazes contra os vírus?
2. Qual a relação do inverno com a propagação dos vírus?
3. Descreva a diferença entre Epidemia, Pandemia e Endemia.

ATIVIDADE 2 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS

Pandemia 2020: Ação do COVID-19 no organismo

Desde que a palavra pandemia surgiu nos noticiários, em decorrência do novo Coronavírus, informações tendenciosas começaram a pipocar entre a população.
O Coronavírus não é um completo desconhecido do organismo humano, foi detectado pela primeira vez em 1937 e nomeado em 1965. É de uma família viral na qual as mutações são responsáveis por resfriados e doenças como a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), identificadas em 2002 e 2012, respectivamente. Esses vírus são conhecidos por causar infecções respiratórias e, em geral, provocam resfriados leves. Eles estão associados a um terço dos casos registrados no mundo nas épocas mais frias. O novo Coronavírus, nomeado pela Organização Mundial de Saúde como Covid-19, é um vírus RNA com alta capacidade de mutação.
Existem quatro gêneros deles: alfa, beta, delta e gama, sendo alfa e beta os únicos capazes de infectar seres humanos.
Tudo começa com inflamações nas mucosas das vias aéreas respiratórias superiores, ou seja, garganta e nariz. No caso da gripe, a infecção é provocada pelo vírus Influenza, que pode ser do tipo A ou B. Ele causa dor intensa no corpo, tosse, dor de garganta e lentificação. Geralmente dura em torno de uma semana. Os sintomas mais comuns causados pelo Coronavírus, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, são: tosse seca, dores musculares, dor de garganta, congestão nasal, febre, além de falta de ar. A principal diferença da Covid-19  e a gripe comum é a rapidez na proliferação. Por isso, transformou-se rapidamente em pandemia.
A cada nova combinação, ou seja, a mutação, nasce um novo vírus — que pode ser um velho conhecido do organismo humano ou uma combinação nova, como no caso da Covid-19. Quando desconhecido, o vírus já chega de forma mais agressiva e resistente. Portanto, muito pior e mais difícil de ser combatido pelo sistema imunológico.
Assim que o organismo é contaminado, a Covid-19 se acopla nas mucosas profundas do nariz e da garganta e isso causa febre e sensação de esgotamento físico. Até aqui, os sintomas são iguais aos de uma gripe comum.
Depois disso, o vírus começa a se camuflar no organismo — assim como soldados, que usam fardas mescladas em verde e marrom, a fim de não serem percebidos na mata.
No caso do organismo humano, o novo Coronavírus não mata a célula e, sim, a sequestra para atingir o seu objetivo máximo: multiplicar-se rapidamente dentro do organismo.


COLOCANDO A TEORIA EM PRÁTICA
Responda a estas questões abaixo, utilizando o documento da atividade anterior.
1. Como um vírus que se hospeda em outro animal evolui para infectar humanos?
2. Por que o vírus SARS-CoV-2 não pode ter sido criado em laboratório?
3. É possível comparar o Covid-19 com a Influenza?
4. Como acontece a mutação genética do vírus?
5. Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.)
De acordo com o texto, é correto afirmar:
a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.
b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.
c) Os vírus não têm metabolismo próprio.
d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.
e) As viroses são transcrições genéticas induzidas pelos vírus que degeneram a cromatina na célula hospedeira.

AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS



Observação: Entregar as respostas para o e-mail beneokamoto@yahoo.com.br
O aluno deverá se identificar e colocar a sala em que estuda.


MATEMÁTICA


Atividade de Revisão 2TA e 2TB EJA Prof. Marcelo Matemática
Objetivo : revisar o conteúdo inicial de 1º bimestre
Habilidade : saber converter e reconhecer diferentes formas de se medir um ângulo na forma trigonométrica
Duração : 4 aulas
1)    Sabemos que a medida de 180° equivale a π radianos. Determine qual valor em radianos corresponde a 1° e também qual valor em graus é correspondente ao valor de 1 radiano.
2)    Calcule as transformações de medidas de ângulos pedidas:
a) 120° em radianos;
b)  em graus;

    7

c) 234° em radianos;
d)  em graus.

    5

3) (Fuvest – SP) Quantos graus mede aproximadamente um ângulo de 0,105 π radianos?
a) 2                        b) 4                   c) 6                 d) 8                  e) 10
4) (Unifor – CE) Reduzindo-se ao primeiro quadrante um arco de medida 7344°, obtém-se um arco, cuja medida, em radianos, é:
a) π          

    3

b) π

    2

c) 

     3

d) π

     5

e) 

    10

5) Qual é a definição de ângulo?

.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................



Professora: Joyce Sociologia

2TA

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão ora. Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira

Atividade: PESQUISA- FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Entrega de Pesquisa

historia da formação da população brasileira
O território que se tornaria o Brasil registra a presença de humanos há 12 mil anos.
Os indígenas ocupavam toda superfície, especialmente o litoral. Não devemos pensar que se tratavam de um único povo, mas sim de várias tribos indígenas, cada uma com sua língua e costumes.
A primeira marcante mistura aconteceu no momento em que as populações indígenas da região entraram em contato com os colonizadores do Velho Mundo. Em meio ao interesse de exploração e o afastamento dos padrões morais europeus, os portugueses engravidaram várias índias que deram à luz nossa primeira geração de mestiços.

PESQUISA

Como surgiu o Povo brasileiro?
Faça uma pesquisa de campo, entre revistas, jornais, sites e etc... explicando a importância da historia do Brasil, e sua população.

Obs :Atividade pode ser realizada em dupla
Atividade deve ser entregue no e-mail Joycedancy@yahoo.com.br


Química – Professora Edjane 27/04

Turmas: 2ºTemo A 

Tempo: 2 horas – aulas

Habilidade H 27 leitura e interpretação do texto do caderno.

1) De acordo com o texto do caderno  sobre dispersões,  faça a correspondência:
I - Solução verdadeira;
II - Solução coloidal;
III- Suspensão.
Suas partículas podem ser separadas por ultra filtros.
É passível de sedimentação espontânea.
Possui partículas invisíveis mesmo com o uso de aparelhos.
Suas partículas são separadas por filtros comuns.
Possui partículas visíveis apenas ao ultramicroscópio.
É sempre um sistema homogêneo e suas partículas não sedimentam.
Não pode ser separada por filtração nem por centrifugação.
É um sistema heterogêneo.

2) Dentre os seguintes materiais:
Maionese, iogurte, azeite de oliva e refrigerante
Qais podem ser classificados como dispersões coloidais?

3) Azeite e vinagre, quando misturados, separam-se logo em duas camadas, porém, adicionando-se gema de ovo e agitando-se a mistura, obtém-se a maionese, que é uma dispersão coloidal. Nesse caso, a gema de ovo atua como um agente:
a) emulsificador
b) hidrolisante
c) oxidante
d) redutor
e) catalisador

4) A safira é classificada como qual tipo de dispersão coloidal?

5) Exemplifique o efeito Tyndall




E.E. Salim Farah Maluf.

2º TERMO A   – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           
E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Reconhecer, em textos, os procedimentos de convencimento utilizados pelo enunciador
Atividade: Leitura e Interpretação de anúncios publicitários.
Tempo para realização: Uma semana.       (Quatro aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

   











Características do anúncio publicitário
Os anúncios publicitários possuem as seguintes características:
  • Linguagem simples;
  • Linguagem verbal e não verbal;
  • Textos curtos e persuasivos;
  • Ironia, criatividade e humor;
  • Uso de imagens, cores e fotografias;
  • Caráter comercial;
  • Verbos no imperativo (uma vez que transmitem a ideia de ordem. Por exemplo: Veja! Conheça! Compre! Beba! Venha!
  • Vícios de linguagem.
    Você não quer contar essa história para os seus filhos,quer? 



Após observar o anúncio acima, responda as seguintes questões:
1) Essa propaganda vende um produto ou uma ideia? Explique.

2) A propaganda fez referência a um conto infantil bastante conhecido. Que conto é esse?

3) Qual é a diferença entre o conto infantil e a imagem apresentada?

4) O que você acha que o autor quis mostrar ao leitor com essa mudança no cenário do conto?

5) A quem se refere o pronome de tratamento VOCÊ, usado na frase em destaque na propaganda?

6) Responda à pergunta feita na propaganda, justificando sua resposta.

7) Segundo a propaganda, o que o leitor deve fazer se quiser ajudar no combate ao desmatamento da Amazônia?

8) De que formas o leitor pode entrar em contato com o Greenpeace?

9) Há outras formas de contribuirmos com a preservação do meio ambiente. Cite três.


Entregar as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo e nome da escola.






GEOGRAFIA
EE. SALIM FARAH MALUF 
PROFESSOR
VANILDO HONÓRIO 

AULAS PREVISTAS
Duas (45 minutos)
DISCIPLINA/TURMA: EJA
           2TA(Geografia).
CONTEÚDOS:
Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, politica e cultural) comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Os alunos farão uma pesquisa ( escrita 20 linhas) a respeito da globalização e após elaborarão uma produção de texto relacionando a globalização com a pandemia Covid-19, e os impactos no Brasil.

RECURSOS:
Livro didático (PNLD), google, blogs, cmsp, youtube
https://youtu be/GrlmOINdnGI?t=3220

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

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DATA: 27 a 30/04












2º TERMO A - FILOSOFIA
PROFª: KÁTIA


E.E. Salim Farah Maluf.
2ºTermo A- Professor (a) Katia. Disciplina: Filosofia          
E-mail: niciza@hotmail.com
Habilidades: Refletir e fazer um resumo sobre: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo
Atividade: Leitura e resumo
Tempo para realização: Uma semana.       (Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: Textos didáticos

  



Filosofia e Religião


A filosofia, desde os tempos mais antigos, estuda todos os aspectos da vida humana, a religião é um deles. Os principais focos do estudo da filosofia quanto à religião são as religiões ocidentais, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Isto acontece por causa da complexidade com que estas religiões elaboram a crença. A filosofia se porta no campo da religião como a racionalizadora dos conceitos, ou seja, procura dar às afirmações religiosas a racionalidade aceitável pela filosofia. Não podemos dizer que existe uma linha, na qual podemos colocar todos os filósofos e afirmar categoricamente que todos apoiaram uma visão racional da religião, pois muitos deles não só não racionalizaram a fé como a atacaram duramente. Neste contexto surge o dilema pelo quais muitos filósofos passaram a discussão entre fé e razão. Outros filósofos se colocaram a serviço da fé, com bases em filósofos anteriores a eles justificaram a crença religiosa. Podemos citar Santo Agostinho e São Tomáz de Aquino, conhecidos por aproveitarem as idéias platônicas em favor do cristianismo. Outros filósofos não foram nem a favor e nem contra, simplesmente não trabalharam o assunto. Houve ainda filósofos que, quando se encontraram em um caminho longe demais, sem terem mais com que argumentar, apelaram para a existência de Deus para justificar sua teoria. Assim a filosofia em cada época, com cada autor procurou estudar a religião.
Resumo

1)    Faça um resumo explicando o que é Cristianismo, Judaísmo e Islamismo apresentando quais características elas têm de iguais e de diferentes em relação a suas crenças, comparando-as com pelo menos um exemplo em relação aos nossos dias atuais.




Entregar as respostas via e-mail: niciza@hotmail.com
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.



MATEMÁTICA - PROFESSOR MANOEL

Professor: Manoel J. Silva
Matéria: Matemática
Turma: 2 termo C

Semana: 27/4 a 30/4
Quantidades de aulas: 4 aulas semanais
Habilidade: reconhecer e desenvolver habilidades, envolvendo frações, para resolver porcentagem.
Instrumento de verificação de aprendizagem avaliação continua e acumulativa.

Atividade: 1

1)      Resolva as frações se for necessário deixe irredutível.

        1ª) 2/4 + 5/10.        2ª) 30/10 - 20/10.     3ª) 5/4 × 20/8
       
         2ª) Resolva as frações deixando em números decimais.
        1ª) 3/2 + 4/8.           2ª) 6/3 – 5

Atividade: 2
1)      Resolva as porcentagens. 

        1ª) 4% de 500.     2ª)  10% de 45.    3ª) 0,3% de 100     4) 100% de 1000

Atividade: 3

1)      Fernando obteve do seu patrão um aumento de 6% sobre o seu salário, sabendo que
 seu salário é de R$ 1300.00 . Qual o novo salário de Fernando, após este aumento?

2)      Paula atrasou sua fatura de cartão de crédito no valor 810 reais. Qual foi o valor da porcentagem que ela pagou pelo o atraso, sabendo que foi de 20%.


Atividade: 4

1)      João comprou um carro em uma agência , que estava em promoção, o veículo custava R$ 20.000, ele ganhou 4% de desconto. Quanto João pagou pelo veículo após o desconto?

2)      Maria comprou um celular com um desconto, de 10%, o valor do celular é de 800 reais. Qual o valor do desconto que Maria obteve?
       


INGLÊS

Inglês – Professora Josineide -2ª Termo A
1º passo: Leia com atenção à explicação sobre os verbos auxiliares
2º passo: Observe o que está sendo solicitado nas questões
3º passo: responder nesse mesmo arquivo.
4º passo: Enviar para o email: locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

Habilidades e competências desenvolvidas: Compreensão leitora, compreensão auditiva e produção escrita.


I Won't Give Up – Jason Mraz
1.When I look into your eyes
2.It's like watching the night sky
3.Or a beautiful sunrise
4.There's so much they hold
5.And just like them old stars
6.I see that you've come so far
7.To be right where you are
8.How old is your soul?

9.I won't give up on us
10.Even if the skies get rough
11.I'm giving you all my love
12.I'm still looking up

13.And when you're needing your space
14.To do some navigating
15.I'll be here patiently waiting
16.To see what you find

17.Cause even the stars they burn
18.Some even fall to the earth
19.We've got a lot to learn
20.God knows we're worth it
21.No, I won't give up

22.I don't wanna be someone who                         23.walks away so easily
24.I'm here to stay and make the                           25.difference that I can make
26.Our differences they do a lot to                         27.teach us how to use
28.The tools and gifts we got yeah, we                  29.got a lot at stake



30.And in the end, you're still my friend             40.at least we did intend
41.For us to work we didn't break, we                 42.didn't burn
43.We had to learn how to bend                           44.without the world caving in
45.I had to learn what I've got, and                      46.what I'm not
47.And who I am

48.I won't give up on us
49.Even if the skies get rough
50.I'm giving you all my love
51.I'm still looking up
52.I'm still looking up

53.I won't give up on us
54.(No, I'm not giving up)
55.God knows I'm tough, he knows
56.(I am tough, I am loved)
57.We got a lot to learn
58.(We're alive, We are loved)
59.God knows we're worth it
60.(And we're worth it)

61.I won't give up on us
62.Even if the skies get rough
63.I'm giving you all my love
64.I'm still looking up
65.I'm still looking up

Você pode encontrar esta música em:


Como fazer perguntas e frases negativas – Uso dos auxiliares: Do, does, did, will

Para fazer uma pergunta ou uma negativa, precisamos do auxiliar   de tempo verbal, quem vai indicar o tempo do verbo na fala é o auxiliar, então vamos relembrar:
Presente: Do ou Does – negativa: do not = don’t, does not = doesn’t
Do - utilizado para I, You, We, They
Does – Apenas para a terceira pessoa do singular: He, She, It.
Passado: Did – negativa: Did not = didn’t – utilizado para todas as pessoas: I, You, He, She, It, We, They
Futuro: Will – Negativa: Will not = Won’t - utilizado para todas as pessoas: I, You, He, She, It, We, they.
Para formar uma pergunta o auxiliar vem sempre no início da frase, para as frases negativas, o auxiliar vem depois do sujeito.
Exemplo:
Do they like English? They don’t like English. (Eles gostam de inglês? /Eles não gostam de inglês.
Did they like English? They didn’t like English.
Will they like English? They won’t like English.




2º TA - aula 1
1.      Leia a música e destaque todas as palavras que você conhece.
2.      Ouça música (sem ler) e tente identificar essas palavras, como elas são pronunciadas
3.      Qual a mensagem da música? Responda com uma frase em inglês

2º TA - aula 2
1.      Você conseguiu identificar algum dos auxiliares de tempo na música? Quais são eles? Indique o(s) número(s) a(s) linhas:

2.      Mude as frases para a negativa:
a)      Did you have to learn? Negativa ___________________________­­­­­­­­___________
b)      Will you give up? Negativa __________________________________________

3.      Crie uma frase em inglês sobre você com o tempo futuro.



FÍSICA - PROFESSORA PATRICIA

Atividade de Fisica

2°TA 

Habilidade Geral: Incentivo à leitura,  pesquisa e interpretação
Habilidade Específica:  Comparar e avaliar procedimentos de medida e controle da temperatura, pressão e volume;
Avaliar a conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado físico

Descrição da atividade proposta
- Copiar e responde as questões
1- Certa massa de gás hidrogênio (H2) ocupa um volume de 0,760 L, sob pressão de 125 mm Hg, em uma dada temperatura. Qual o volume ocupado pela mesma massa de H2, na mesma temperatura, sob pressão de 0,100 atm?
2- Certa quantidade de um gás ocupa um volume de 120 L em pressão de 700 mmHg e temperatura de 20 ºC. Qual será a pressão quando o volume for apenas de 30 L, mantendo-se a temperatura constante?
3- A cada 10 m de profundidade a pressão sobre um mergulhador aumenta 1 atm com relação à pressão atmosférica. Sabendo-se disso, qual seria o volume de 1 L de ar (comportando-se como um gás ideal) inspirado pelo mergulhador ao nível do mar, quando ele estivesse a 30 m de profundidade?
4- 15 litros de uma determinada massa gasosa encontram-se a uma pressão de 8,0 atm e à temperatura de 30º C. Ao sofrer uma expansão isotérmica, seu volume passa a 20 litros. Qual será a nova pressão do gás?
5- Um carro-tanque transportou gás cloro para uma estação de tratamento de água. Sabe-se que o volume do tanque que continha gás cloro era de 30 m3, que a temperatura era mantida a 20oC para a pressão ser de 2 atm e que, na estação de tratamento de água, esse cloro foi transferido para um reservatório de 50 m3 mantido a 293 K. Ao passar do carro-tanque para o reservatório, o gás sofreu uma transformação........e a pressão do reservatório era.............. As lacunas são completamente preenchidas, respectivamente, com os dados:
a) isotérmica, 1,2 atm.
b) isométrica, 117 atm.
c) isobárica, 2 atm.
d) isocórica, 2 atm.
e) isovolumétrica, 1,2 atm.
6- A equação dos gases perfeitos relaciona as chamadas "variáveis de estado". Quais são essas variáveis?
7- A Lei de Charles, por sua vez, estabelece que, mantendo-se fixa a temperatura, o volume de um gás é proporcional a pressão (termodinâmica). Verdadeiro ou Falso? Justifique sua resposta.
8- Um gás possui a pressão de 800 mmhg fazendo as transformações, quanto seria a pressão em atm?

Bons Estudos
Prof.ª Patricia


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2º TERMO B



BIOLOGIA
PROFª: BENEDITA

Observação: Entregar as respostas para o e-mail beneokamoto@yahoo.com.br

O aluno deverá se identificar e colocar a sala em que estuda.



Habilidades trabalhadas:
H 07 -   Localizar e integrar várias informações explícitas distribuídas ao longo de um texto, sintetizando-as em uma ideia geral, categoria ou conceito.
H 06   Localizar itens de informação explícita, relativos à descrição de características de determinado objeto, fato ou fenômeno, em um texto.

ATIVIDADE 1 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS
Pandemias: prevenção e controle

A influenza ou gripe é considerada a infecção que mais causou doenças e mortes até a atualidade. É uma doença aguda do sistema respiratório, causada pelo vírus Influenza, tendo alta capacidade de transmissão e distribuição global.
A transmissão do vírus Influenza entre humanos ocorre pela via respiratória, por meio de secreções como aerossóis, gotículas ou por contato direto da mucosa. O vírus Influenza, de característica zoonótica, afeta muitas espécies de aves e mamíferos. Algumas vezes, a transmissão ultrapassa as barreiras entre as diferentes espécies e pode criar um cenário promissor para geração de uma cepa com potencial pandêmico. A cada ano, a influenza é causa significativa de doença e óbitos humanos e produz importante impacto na saúde e na produção animal. É uma contínua ameaça à saúde pública veterinária e humana.
Apesar dos sintomas semelhantes com outros vírus que acometem o trato respiratório, a febre súbita - que dura cerca de três dias, com dor muscular e prostração - é característica de infecção pelo vírus Influenza.
As epidemias são imprevisíveis e afetam um grande número de pessoas. O cenário de uma epidemia dependerá, entre outros aspectos, das medidas de prevenção e controle. Essas epidemias são comumente evidenciadas por um aumento nas internações hospitalares por broncopneumonias, associadas a infecções bacterianas secundárias e com um excesso de mortes, principalmente em idosos e pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca crônica e doença pulmonar.

APROFUNDANDO OS CONHECIMENTOS

COLOCANDO A TEORIA EM PRÁTICA
Responda às questões a seguir:
1. Por que os antibióticos não são eficazes contra os vírus?
2. Qual a relação do inverno com a propagação dos vírus?
3. Descreva a diferença entre Epidemia, Pandemia e Endemia.

ATIVIDADE 2 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS

Pandemia 2020: Ação do COVID-19 no organismo

Desde que a palavra pandemia surgiu nos noticiários, em decorrência do novo Coronavírus, informações tendenciosas começaram a pipocar entre a população.
O Coronavírus não é um completo desconhecido do organismo humano, foi detectado pela primeira vez em 1937 e nomeado em 1965. É de uma família viral na qual as mutações são responsáveis por resfriados e doenças como a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), identificadas em 2002 e 2012, respectivamente. Esses vírus são conhecidos por causar infecções respiratórias e, em geral, provocam resfriados leves. Eles estão associados a um terço dos casos registrados no mundo nas épocas mais frias. O novo Coronavírus, nomeado pela Organização Mundial de Saúde como Covid-19, é um vírus RNA com alta capacidade de mutação.
Existem quatro gêneros deles: alfa, beta, delta e gama, sendo alfa e beta os únicos capazes de infectar seres humanos.
Tudo começa com inflamações nas mucosas das vias aéreas respiratórias superiores, ou seja, garganta e nariz. No caso da gripe, a infecção é provocada pelo vírus Influenza, que pode ser do tipo A ou B. Ele causa dor intensa no corpo, tosse, dor de garganta e lentificação. Geralmente dura em torno de uma semana. Os sintomas mais comuns causados pelo Coronavírus, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, são: tosse seca, dores musculares, dor de garganta, congestão nasal, febre, além de falta de ar. A principal diferença da Covid-19  e a gripe comum é a rapidez na proliferação. Por isso, transformou-se rapidamente em pandemia.
A cada nova combinação, ou seja, a mutação, nasce um novo vírus — que pode ser um velho conhecido do organismo humano ou uma combinação nova, como no caso da Covid-19. Quando desconhecido, o vírus já chega de forma mais agressiva e resistente. Portanto, muito pior e mais difícil de ser combatido pelo sistema imunológico.
Assim que o organismo é contaminado, a Covid-19 se acopla nas mucosas profundas do nariz e da garganta e isso causa febre e sensação de esgotamento físico. Até aqui, os sintomas são iguais aos de uma gripe comum.
Depois disso, o vírus começa a se camuflar no organismo — assim como soldados, que usam fardas mescladas em verde e marrom, a fim de não serem percebidos na mata.
No caso do organismo humano, o novo Coronavírus não mata a célula e, sim, a sequestra para atingir o seu objetivo máximo: multiplicar-se rapidamente dentro do organismo.


COLOCANDO A TEORIA EM PRÁTICA
Responda a estas questões abaixo, utilizando o documento da atividade anterior.
1. Como um vírus que se hospeda em outro animal evolui para infectar humanos?
2. Por que o vírus SARS-CoV-2 não pode ter sido criado em laboratório?
3. É possível comparar o Covid-19 com a Influenza?
4. Como acontece a mutação genética do vírus?
5. Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.)
De acordo com o texto, é correto afirmar:
a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.
b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.
c) Os vírus não têm metabolismo próprio.
d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.
e) As viroses são transcrições genéticas induzidas pelos vírus que degeneram a cromatina na célula hospedeira.

AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS



Observação: Entregar as respostas para o e-mail beneokamoto@yahoo.com.br
O aluno deverá se identificar e colocar a sala em que estuda.




MATEMÁTICA

Atividade de Revisão 2TA e 2TB EJA Prof. Marcelo Matemática
Objetivo : revisar o conteúdo inicial de 1º bimestre
Habilidade : saber converter e reconhecer diferentes formas de se medir um ângulo na forma trigonométrica
Duração : 4 aulas
1)    Sabemos que a medida de 180° equivale a π radianos. Determine qual valor em radianos corresponde a 1° e também qual valor em graus é correspondente ao valor de 1 radiano.
2)    Calcule as transformações de medidas de ângulos pedidas:
a) 120° em radianos;
b)  em graus;
    7

c) 234° em radianos;
d)  em graus.
    5

3) (Fuvest – SP) Quantos graus mede aproximadamente um ângulo de 0,105 π radianos?
a) 2                        b) 4                   c) 6                 d) 8                  e) 10
4) (Unifor – CE) Reduzindo-se ao primeiro quadrante um arco de medida 7344°, obtém-se um arco, cuja medida, em radianos, é:
a) π          
    3

b) π
    2

c) 
     3

d) π
     5

e) 
    10

5) Qual é a definição de ângulo?

.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................





HISTÓRIA




EE. SALIM FARAH MALUF 
PROFESSOR
VANILDO HONÓRIO 

AULAS PREVISTAS
Duas (45 minutos)
DISCIPLINA/TURMA: EJA
           2ºTB (História)
CONTEÚDOS:
Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, politica e cultural) comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Os alunos farão uma pesquisa ( escrita 20 linhas) a respeito da globalização e após elaborarão uma produção de texto relacionando a globalização com a pandemia Covid-19, e os impactos no Brasil.

RECURSOS:
Livro didático (PNLD), google, blogs, cmsp, youtube
https://youtu be/GrlmOINdnGI?t=3220

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

.



DATA: 27 a 30/04







FÍSICA - PROFESSORA PATRICIA

Atividade de Fisica

2TB

Habilidade Geral: Incentivo à leitura,  pesquisa e interpretação
Habilidade Específica:  Comparar e avaliar procedimentos de medida e controle da temperatura, pressão e volume;
Avaliar a conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado físico

Descrição da atividade proposta
- Copiar e responde as questões
1- Certa massa de gás hidrogênio (H2) ocupa um volume de 0,760 L, sob pressão de 125 mm Hg, em uma dada temperatura. Qual o volume ocupado pela mesma massa de H2, na mesma temperatura, sob pressão de 0,100 atm?
2- Certa quantidade de um gás ocupa um volume de 120 L em pressão de 700 mmHg e temperatura de 20 ºC. Qual será a pressão quando o volume for apenas de 30 L, mantendo-se a temperatura constante?
3- A cada 10 m de profundidade a pressão sobre um mergulhador aumenta 1 atm com relação à pressão atmosférica. Sabendo-se disso, qual seria o volume de 1 L de ar (comportando-se como um gás ideal) inspirado pelo mergulhador ao nível do mar, quando ele estivesse a 30 m de profundidade?
4- 15 litros de uma determinada massa gasosa encontram-se a uma pressão de 8,0 atm e à temperatura de 30º C. Ao sofrer uma expansão isotérmica, seu volume passa a 20 litros. Qual será a nova pressão do gás?
5- Um carro-tanque transportou gás cloro para uma estação de tratamento de água. Sabe-se que o volume do tanque que continha gás cloro era de 30 m3, que a temperatura era mantida a 20oC para a pressão ser de 2 atm e que, na estação de tratamento de água, esse cloro foi transferido para um reservatório de 50 m3 mantido a 293 K. Ao passar do carro-tanque para o reservatório, o gás sofreu uma transformação........e a pressão do reservatório era.............. As lacunas são completamente preenchidas, respectivamente, com os dados:
a) isotérmica, 1,2 atm.
b) isométrica, 117 atm.
c) isobárica, 2 atm.
d) isocórica, 2 atm.
e) isovolumétrica, 1,2 atm.
6- A equação dos gases perfeitos relaciona as chamadas "variáveis de estado". Quais são essas variáveis?
7- A Lei de Charles, por sua vez, estabelece que, mantendo-se fixa a temperatura, o volume de um gás é proporcional a pressão (termodinâmica). Verdadeiro ou Falso? Justifique sua resposta.
8- Um gás possui a pressão de 800 mmhg fazendo as transformações, quanto seria a pressão em atm?

Bons Estudos
Prof.ª Patricia




INGLÊS

Inglês – Professora Josineide -2ª Termo B
1º passo: Leia com atenção à explicação sobre os verbos auxiliares
2º passo: Observe o que está sendo solicitado nas questões
3º passo: responder nesse mesmo arquivo.
4º passo: Enviar para o email: locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

Habilidades e competências desenvolvidas: Compreensão leitora, compreensão auditiva e produção escrita.


I Won't Give Up – Jason Mraz
1.When I look into your eyes
2.It's like watching the night sky
3.Or a beautiful sunrise
4.There's so much they hold
5.And just like them old stars
6.I see that you've come so far
7.To be right where you are
8.How old is your soul?

9.I won't give up on us
10.Even if the skies get rough
11.I'm giving you all my love
12.I'm still looking up

13.And when you're needing your space
14.To do some navigating
15.I'll be here patiently waiting
16.To see what you find

17.Cause even the stars they burn
18.Some even fall to the earth
19.We've got a lot to learn
20.God knows we're worth it
21.No, I won't give up

22.I don't wanna be someone who                         23.walks away so easily
24.I'm here to stay and make the                           25.difference that I can make
26.Our differences they do a lot to                         27.teach us how to use
28.The tools and gifts we got yeah, we                  29.got a lot at stake



30.And in the end, you're still my friend             40.at least we did intend
41.For us to work we didn't break, we                 42.didn't burn
43.We had to learn how to bend                           44.without the world caving in
45.I had to learn what I've got, and                      46.what I'm not
47.And who I am

48.I won't give up on us
49.Even if the skies get rough
50.I'm giving you all my love
51.I'm still looking up
52.I'm still looking up

53.I won't give up on us
54.(No, I'm not giving up)
55.God knows I'm tough, he knows
56.(I am tough, I am loved)
57.We got a lot to learn
58.(We're alive, We are loved)
59.God knows we're worth it
60.(And we're worth it)

61.I won't give up on us
62.Even if the skies get rough
63.I'm giving you all my love
64.I'm still looking up
65.I'm still looking up

Você pode encontrar esta música em:


Como fazer perguntas e frases negativas – Uso dos auxiliares: Do, does, did, will

Para fazer uma pergunta ou uma negativa, precisamos do auxiliar   de tempo verbal, quem vai indicar o tempo do verbo na fala é o auxiliar, então vamos relembrar:
Presente: Do ou Does – negativa: do not = don’t, does not = doesn’t
Do - utilizado para I, You, We, They
Does – Apenas para a terceira pessoa do singular: He, She, It.
Passado: Did – negativa: Did not = didn’t – utilizado para todas as pessoas: I, You, He, She, It, We, They
Futuro: Will – Negativa: Will not = Won’t - utilizado para todas as pessoas: I, You, He, She, It, We, they.
Para formar uma pergunta o auxiliar vem sempre no início da frase, para as frases negativas, o auxiliar vem depois do sujeito.
Exemplo:
Do they like English? They don’t like English. (Eles gostam de inglês? /Eles não gostam de inglês.
Did they like English? They didn’t like English.
Will they like English? They won’t like English.




2º TB - aula 1
1.      Leia a música e destaque todas as palavras que você conhece.
2.      Ouça música (sem ler) e tente identificar essas palavras, como elas são pronunciadas
3.      Qual a mensagem da música? Responda com uma frase em inglês

2º TB - aula 2
1.      Você conseguiu identificar algum dos auxiliares de tempo na música? Quais são eles? Indique o(s) número(s) a(s) linhas:

2.      Mude as frases para a negativa:
a)      Did you have to learn? Negativa ___________________________­­­­­­­­___________
b)      Will you give up? Negativa __________________________________________

3.      Crie uma frase em inglês sobre você com o tempo futuro.



Química – Professora Edjane 27/04
Turmas: 2ºTemo B

Tempo: 2 horas – aulas

Habilidade H 27 leitura e interpretação do texto do caderno.

1) De acordo com o texto do caderno  sobre dispersões,  faça a correspondência:
I - Solução verdadeira;
II - Solução coloidal;
III- Suspensão.
Suas partículas podem ser separadas por ultra filtros.
É passível de sedimentação espontânea.
Possui partículas invisíveis mesmo com o uso de aparelhos.
Suas partículas são separadas por filtros comuns.
Possui partículas visíveis apenas ao ultramicroscópio.
É sempre um sistema homogêneo e suas partículas não sedimentam.
Não pode ser separada por filtração nem por centrifugação.
É um sistema heterogêneo.

2) Dentre os seguintes materiais:
Maionese, iogurte, azeite de oliva e refrigerante
Uais podem ser classificados como dispersões coloidais?

3) Azeite e vinagre, quando misturados, separam-se logo em duas camadas, porém, adicionando-se gema de ovo e agitando-se a mistura, obtém-se a maionese, que é uma dispersão coloidal. Nesse caso, a gema de ovo atua como um agente:
a) emulsificador
b) hidrolisante
c) oxidante
d) redutor
e) catalisador

4) A safira é classificada como qual tipo de dispersão coloidal?

5) Exemplifique o efeito Tyndall





PORTUGUÊS
PROFª: CLÁUDIA


E.E. Salim Farah Maluf.

2º TERMO A   e  2º TERMO B– Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           
E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Reconhecer, em textos, os procedimentos de convencimento utilizados pelo enunciador
Atividade: Leitura e Interpretação de anúncios publicitários.
Tempo para realização: Uma semana.       (Quatro aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos






Características do anúncio publicitário
Os anúncios publicitários possuem as seguintes características:
  • Linguagem simples;
  • Linguagem verbal e não verbal;
  • Textos curtos e persuasivos;
  • Ironia, criatividade e humor;
  • Uso de imagens, cores e fotografias;
  • Caráter comercial;
  • Verbos no imperativo (uma vez que transmitem a ideia de ordem. Por exemplo: Veja! Conheça! Compre! Beba! Venha!
  • Vícios de linguagem.
    Você não quer contar essa história para os seus filhos,quer? 


Após observar o anúncio acima, responda as seguintes questões:
1) Essa propaganda vende um produto ou uma ideia? Explique.

2) A propaganda fez referência a um conto infantil bastante conhecido. Que conto é esse?

3) Qual é a diferença entre o conto infantil e a imagem apresentada?

4) O que você acha que o autor quis mostrar ao leitor com essa mudança no cenário do conto?

5) A quem se refere o pronome de tratamento VOCÊ, usado na frase em destaque na propaganda?

6) Responda à pergunta feita na propaganda, justificando sua resposta.

7) Segundo a propaganda, o que o leitor deve fazer se quiser ajudar no combate ao desmatamento da Amazônia?

8) De que formas o leitor pode entrar em contato com o Greenpeace?

9) Há outras formas de contribuirmos com a preservação do meio ambiente. Cite três.


Entregar as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo e nome da escola.






2º TERMO B - FILOSOFIA
PROFª: KÁTIA


E.E. Salim Farah Maluf.
2ºTermo B- Professor (a) Katia. Disciplina: Filosofia          
E-mail: niciza@hotmail.com
Habilidades: Refletir e fazer um resumo sobre: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo
Atividade: Leitura e resumo
Tempo para realização: Uma semana.       (Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: Textos didáticos

  



Filosofia e Religião


A filosofia, desde os tempos mais antigos, estuda todos os aspectos da vida humana, a religião é um deles. Os principais focos do estudo da filosofia quanto à religião são as religiões ocidentais, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Isto acontece por causa da complexidade com que estas religiões elaboram a crença. A filosofia se porta no campo da religião como a racionalizadora dos conceitos, ou seja, procura dar às afirmações religiosas a racionalidade aceitável pela filosofia. Não podemos dizer que existe uma linha, na qual podemos colocar todos os filósofos e afirmar categoricamente que todos apoiaram uma visão racional da religião, pois muitos deles não só não racionalizaram a fé como a atacaram duramente. Neste contexto surge o dilema pelo quais muitos filósofos passaram a discussão entre fé e razão. Outros filósofos se colocaram a serviço da fé, com bases em filósofos anteriores a eles justificaram a crença religiosa. Podemos citar Santo Agostinho e São Tomáz de Aquino, conhecidos por aproveitarem as idéias platônicas em favor do cristianismo. Outros filósofos não foram nem a favor e nem contra, simplesmente não trabalharam o assunto. Houve ainda filósofos que, quando se encontraram em um caminho longe demais, sem terem mais com que argumentar, apelaram para a existência de Deus para justificar sua teoria. Assim a filosofia em cada época, com cada autor procurou estudar a religião.

Resumo

1)    Faça um resumo explicando o que é Cristianismo, Judaísmo e Islamismo apresentando quais características elas têm de iguais e de diferentes em relação a suas crenças, comparando-as com pelo menos um exemplo em relação aos nossos dias atuais.




Entregar as respostas via e-mail: niciza@hotmail.com
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.




SOCIOLOGIA
Professor Nancio

Trabalho Individual para o  2TB - EJA – Fonte: Google ou Livro

No Período de 28/04 a 30/04


1)   DEFINIÇÃO SATISFATÓRIA DE:
A)  O Ser Sociológico
B)  O Ser Biológico


        Este Titulo é conteúdo de inicial das aulas a distância para continuação do 1° bimestre 

_____________________________________________

2º TERMO C

GEOGRAFIA
PROF. RICARDO
TEMPO PARA REALIZAR: 2 AULAS


ATIVIDADE: Ler o texto e responder as questões no final do texto 


Evolução da Tecnologia e suas mudanças na sociedade

A tecnologia é parte essencial de nossas vidas atualmente. Smartphones, tablets e computadores tornaram os hábitos da sociedade bem mais fáceis. Em um curto espaço de tempo, a tecnologia explodiu no mercado e agora, muitas pessoas não conseguem imaginar uma vida sem ela.

Para entender como saímos da idade das trevas e chegamos onde estamos hoje, é importante entender como a tecnologia evolui e por que ela é importante.
Todas as tecnologias nascem com algum propósito. Por exemplo, os mecanismos de pesquisa foram criados para classificar as enormes quantidades de dados online. Com cada nova tecnologia sendo lançada, as tecnologias existentes são adicionadas para criar algo melhor do que existia anteriormente. E assim a sociedade se desenvolve.

Com a velocidade da evolução tecnológica, não é de se admirar que muitas pessoas tenham esforçado para estudar essas mudanças. O alcance da tecnologia é tão grande que colocar tudo em uma única matéria seria praticamente impossível.

Evolução da Tecnologia
A era principal da tecnologia e da invenção surgiu no século 18, quando a revolução industrial começou e as máquinas foram inventadas. A Revolução Industrial começou na Grã-Bretanha e muitas das inovações tecnológicas vieram de lá. Em meados do século XVIII, a Grã-Bretanha era a nação líder em comércio mundial, controlando um império global com as colônias na América do Norte e na África.

Além disso, tinha influência política na região da Índia, através das atividades da Companhia das Índias Orientais. O desenvolvimento do comércio e a ascensão dos negócios foram as principais causas da Revolução Industrial.

O novo conhecimento permitiu que as pessoas criassem coisas novas e muitos esforços científicos foram possíveis graças às tecnologias que ajudaram os humanos a viajar para lugares que antes não podiam alcançar e a criação de instrumentos científicos com os quais podíamos estudar em profundidade a natureza.

Se olharmos para meados do século 20, não havia acesso à internet e era difícil para as pessoas se comunicarem umas com as outras. Com a invenção da internet, as pessoas poderiam ter conversas cara a cara via Skype, Facebook, streaming ao vivo, etc.

À medida que mais tecnologias existentes são empilhadas umas sobre as outras e se transformam em algo maior, os consumidores e as empresas podem esperar ver mais oportunidades no futuro. A tecnologia será mais rápida, mais acessível e terá a capacidade de tornar nossas rotinas mais fáceis.

Questões

1  Como a tecnologia mudou a forma de trabalho na indústria e a relação de trabalho com a sociedade.
2. Cite, benefícios da tecnologia para sociedade.

3. Fazer uma pesquisa, sobre como a ciência e a tecnologia vem contribuindo no combate a pandemia do coronavírus . 





2º TERMO A - FILOSOFIA
PROFª: KÁTIA


E.E. Salim Farah Maluf.
2ºTermo A- Professor (a) Katia. Disciplina: Filosofia          
E-mail: niciza@hotmail.com
Habilidades: Refletir e fazer um resumo sobre: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo
Atividade: Leitura e resumo
Tempo para realização: Uma semana.       (Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: Textos didáticos

  




Filosofia e Religião


A filosofia, desde os tempos mais antigos, estuda todos os aspectos da vida humana, a religião é um deles. Os principais focos do estudo da filosofia quanto à religião são as religiões ocidentais, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Isto acontece por causa da complexidade com que estas religiões elaboram a crença. A filosofia se porta no campo da religião como a racionalizadora dos conceitos, ou seja, procura dar às afirmações religiosas a racionalidade aceitável pela filosofia. Não podemos dizer que existe uma linha, na qual podemos colocar todos os filósofos e afirmar categoricamente que todos apoiaram uma visão racional da religião, pois muitos deles não só não racionalizaram a fé como a atacaram duramente. Neste contexto surge o dilema pelo quais muitos filósofos passaram a discussão entre fé e razão. Outros filósofos se colocaram a serviço da fé, com bases em filósofos anteriores a eles justificaram a crença religiosa. Podemos citar Santo Agostinho e São Tomáz de Aquino, conhecidos por aproveitarem as idéias platônicas em favor do cristianismo. Outros filósofos não foram nem a favor e nem contra, simplesmente não trabalharam o assunto. Houve ainda filósofos que, quando se encontraram em um caminho longe demais, sem terem mais com que argumentar, apelaram para a existência de Deus para justificar sua teoria. Assim a filosofia em cada época, com cada autor procurou estudar a religião.

Resumo

1)    Faça um resumo explicando o que é Cristianismo, Judaísmo e Islamismo apresentando quais características elas têm de iguais e de diferentes em relação a suas crenças, comparando-as com pelo menos um exemplo em relação aos nossos dias atuais.




Entregar as respostas via e-mail: niciza@hotmail.com
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.




2º TERMO C - 

BIOLOGIA PROF. ISMAEL 

E.E. Salim Farah Maluf.

2° Termo c – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Contextualizar e Analisar os fenômenos da Bioquímica Celular. (conteúdo trabalhado no primeiro bimestre.)
Atividade: Questões propostas
Tempo para realização: Uma semana.       ( Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, durante o processo de aprendizagem devendo refletir o desenvolvimento do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados.













                                             Questões Propostas

1) Quais são as substâncias inorgânicas que entram na composição química da célula?.
2) O que são monossacarídeos?
3) O que são hexoses?
4) Cite duas funções da água.
5) O que são polissacarídeos?
6) O que são lipídeos?
7) Como são formados os aminoácidos?
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.


QUIMICA
PROFª ROSIANE DIAS





REGISTRO DAS ATIVIDADES DOCENTE

2020




NOME: Rosiane Aparecida Dias Quintão
Cargo: Professor - Quimica
Turma: 2° termo C


Semana do dia 27/04 ao dia 30/04
            Situação de aprendizagem: Mudança de estado.
Competência e habilidade: Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los a diferentes contextos H27.
Orientação para realização das atividades: Os alunos deveram realizar a leitura do pequeno texto e responder as questões alternativas. Tempo de duração da atividade é de 2 aulas e 1 semana.

Mudanças de Estado Físico
Existem três estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso.


Fase Sólida
A fase sólida possui grande força de atração entre as partículas, que é originada da força elétrica. Essa característica, faz com que a forma e o volume já sejam definidos, como por exemplo o gelo.
Fase Líquida
A fase líquida possui força entre as partículas, porém essa força é menor do que na fase sólida, então o volume é definido e a forma é variável, como por exemplo a água.
Fase Gasosa
A fase gasosa tem quase que uma força inexistente, pois a atração entre as partículas é tão fraca que o volume e as formas se tornam variáveis, como por exemplo o vapor.
Pressão e Temperatura
Pressão e temperatura são variáveis de estado, ou seja, conseguem influenciar no estado físico em que determinada substância se encontra e quando recebem ou perdem certa quantidade de calor ela sofrerá uma mudança desse estado físico.
O que é fusão?
Fusão é a mudança de estado físico que vai da fase sólida até a fase líquida. Como por exemplo o gelo se transformando em água líquida.
O que é vaporização?
A vaporização é a mudança de estado físico que passa de líquido para gasosa. A água fervendo ao se transformar em vapor de água, é um exemplo de vaporização e normalmente ocorre em rios, mares, lagos, entre outros.
O que é solidificação?
A solidificação é a mudança de estado físico que passa de líquido para sólido. Um exemplo é a água líquida que passa a ser sólida, ou seja, vira gelo.
O que é condensação?
A condensação ou liquefação é a passagem da fase gasosa para a fase líquida, um exemplo disso é o vapor da água que se transforma em gotículas de água.
O que é sublimação?
A sublimação é a mudança de estado líquido da fase líquida direta para a fase gasosa, ou o inverso, como por exemplo a naftalina.


Com base no conteúdo apresentado acima, responda as questões a seguir.
     
     1.    Considere a tabela de pontos de fusão e de ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão.
       

      A 50ºC, encontram-se no estado líquido:
a) cloro e flúor.
b) cloro e iodo.
c) mercúrio e iodo.
d) flúor e bromo.
e) bromo e mercúrio.

      2.     Observe:
I – Uma pedra de naftalina deixada no armário;
II – Uma vasilha de água deixada no freezer;
III- Uma vasilha de água deixada no fogo;
IV – O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido;
Nesses fatos estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos:
a) I. Sublimação; II. Solidificação; III. Evaporação; IV. Fusão.
b) I. Sublimação; II. Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.
c) I. Fusão; II. Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.
d) I. Evaporação; II. Solidificação; III. Fusão; IV. Sublimação.
e) I. Evaporação; II. Sublimação; III. Fusão; IV. Solidificação.
     
      3.    Observe a tabela.
       

     
Pela análise dos dados da tabela, medidos a 1 atm, podemos afirmar que à temperatura de 40 ºC e 1 atm: 
a) O éter e o etanol encontram-se na fase gasosa. 
b) O éter se encontra na fase gasosa e o etanol na fase líquida. 
c) Ambos se encontram na fase líquida. 
d) O éter encontra-se na fase líquida e o etanol na fase gasosa.
e) Ambos se encontram na fase sólida.

     4.     Quando se está ao nível do mar, observa-se que a água ferve a uma temperatura de 100 °C. Subindo uma montanha de 1 000 m de altitude, observa-se que:

a) a água ferve numa temperatura maior, pois seu calor específico aumenta.
b) a água ferve numa temperatura maior, pois a pressão atmosférica é maior.
c) a água ferve numa temperatura menor, pois a pressão atmosférica é menor.
d) a água ferve na mesma temperatura de 100 °C, independente da pressão atmosférica.
e) a água não consegue ferver nessa altitude
     5.     O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase, e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera. A transformação mencionada no texto é a:

a) fusão.
b) liquefação.
c) evaporação.
d) solidificação.
e) condensação.



Semana do dia 04/05 ao dia 08/05
Situação de aprendizagem: mudança de estado.
Competência e habilidade: entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los a diferentes contextos H27.
Orientação para realização das atividades: Com base na atividade anterior os alunos deverão produzir um texto onde irão relatar a aplicação no seu dia a dia.
Tempo de duração da atividade é de 2 aulas e 1 semana.





Língua Inglesa - 2º Termo C – Prof. Renê



Conteúdos
·         Estudar Inglês é importante?
·         WHAT’S A DICTIONARY?
·         Exercícios de tradução

Habilidade
·         Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou
           on-line) para construir repertório lexical

Tempo

·         2 aulas (50 minutos cada aula)



Estudar Inglês é importante?

Não é necessário responder agora!

Você verificará que a resposta está em todos os lugares, no shorts que você veste, no hot dog e no hamburger que você saboreia, além da comida light e diet da lanchonete self-service, no rock que você ouve no walkman; no vídeo game e no skate da criançada; no shopping center que você passeia e faz compras; na moda fashion das vitrines, no show que você assiste nada televisão.

Você sabia que o Inglês é a língua oficial de mais de 50 países distribuídos em todos os continentes? Como exemplo, podemos citar Jamaica, África do Sul, Austrália, Canadá e Escócia.

Sem contar que, com tantos avanços da ciência e da tecnologia você está fazendo parte desse mundo cada vez mais informatizado, lidando com tantos termos em Inglês, quer seja nos caixas e terminais eletrônicos dos bancos, nos produtos com códigos de barras, nas lojas e supermercados, nos manuais e eletrodomésticos de nossa casa, nos computadores, como o endereço do correio eletrônico, o e-mail, através da lnternet, a Rede Mundial de Informações via computador.

Saber Inglês hoje significa muito mais do que conhecer uma língua estrangeira. num mundo globalizado como o nosso, a língua assume uma importância cada vez maior. É condição para que você possa sentir-se inserido na realidade e dela participar ativamente.

Então que tal aprender um pouco mais dessa língua que você já começou a vivenciar e a falar?



WHAT’S A DICTIONARY? (O que é um dicionário?)

Você sabe usar o dicionário?

Os dicionários são muito úteis, mas é preciso saber usá-los.

Mas o que é um dicionário?

O dicionário é um livro no qual procuramos as palavras que não conhecemos. Nele as palavras aparecem em ordem alfabética. Na letra D, encontramos, por exemplo, a palavra Dicionário e todas as suas definições.

E o que é um dicionário bilíngue?

É aquele que, em vez de apresentar a definição da palavra, apresenta a palavra traduzida na outra língua.

Um dicionário bilingue normalmente tem duas partes, que podem ser, por exemplo, uma parte inglês/português, na qual procuramos palavras que não sabemos em inglês, e outra parte em português/inglês.

Todo dicionário tem um índice logo nas primeiras páginas. Convém, sempre olhar esse índice, pois assim, você ficará sabendo o que mais ele contém, que muito poderá ajudá-lo, como por exemplo, lista de números ordinais e cardinais, listas de verbos irregulares, países e nacionalidades, etc... Isso varia de dicionário para dicionário.
Outro item muito importante é verificarmos sempre as abreviações que aparecem antes da tradução, como s, adj, adv, v, entre outros.
Para que elas servem?
Servem para classificar a palavra ou identificá-la no universo a que pertence, por exemplo, a palavra manga .
Temos manga de camisa e manga fruta (Botânica) então, no dicionário está identificada como mango (BOT) e sleeve (de camisa), ou seja, nos dois sentidos.
Antes de verificar se você é um craque na procura de palavras num dicionário, ainda tem uma outra dica importante.
Quando a palavra procurada está em inglês, você observará que, depois dessa palavra que normalmente está em negrito/destaque, há a pronúncia entre duas barras.
Veja o exemplo da palavra dog, veja que ela tem 1,2,3, e mais significados: dog/ da:g/ s 1 cão, cachorro.2 macho da raposa, do lobo 3 patife. 4...
Existem mais algumas coisas que devemos lembrar sempre, quando procuramos palavras no dicionário bilíngue:
ü  as palavras estão sempre em ordem alfabética (não se esqueça que em inglês tem o K, W e Y).

ü  você pode procurar do inglês para português ou vice-versa.

ü  o dicionário bilíngue traz traduções, não explicações.

ü  os verbos aparecem sempre no infinitivo.

ü  muitas palavras podem ter mais de um significado.


EXERCISES
Agora é a sua vez. (faça no seu caderno)
01. Pesquise no dicionário a tradução do inglês para o português das seguintes palavras:
a) show
b) happy
c) wizard
d) sky
e) brother
f) clean
g) fashion
h) free
i) window

02. Usando o dicionário, passe as palavras do português para o inglês:
a) esperança
b) beijo                  h) leite
c) jovem                 i) pirulito
d) mamão
e) campeão
f) frango
g) ouro



2ºTC   História Professor: Everton

Duração da atividade:
02 aulas
Habilidades:
Analisar as diferentes concepções artísticas nos processos históricos
Desenvolvimento proposto:

Com a obra “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli, o movimento da renascença apresenta novas características que vão além das apresentadas na idade média. Analise a obra e cite algumas delas.

Ferramenta: Existe inúmeros sites que apresenta a imagem da obra, além de diversos blogs e sites sobre historia da arte, procure o que for melhor ao seu entendimento, para que promova sua autonomia na pesquisa. 


 Disciplina de Arte – professora Iraci.
Turmas: 2TC
ATENÇÃO: Atividade para ser realizada de 27/04/2020 a 01/05/2020
1º Bimestre
·          Tema: Dança.
1.       Sondagem: Ler e responder as questões.
Leia o texto abaixo, de Lenira Rengel, bailarina e professora do Curso de Graduação e Pós-Graduação em dança da Universidade Federal da Bahia.
“Sabemos que a expressão do corpo por meio da dança tem história e é um documento parte da cultura e da sociedade. A dança é feita de muitas danças, por exemplo: ritualísticas (as dos orixás, as indígenas), clássicas (balé), de salão (forró, Funk, Valsa), populares (frevo, maracatu, Bumba-meu-boi) e de rua (break).”

a)       O que é dança para você? Quais estilos você conhece?
b)      Em que região existem grupos de dança? Quais?
c)       Conhece danças típicas e / ou tradicionais de alguma região? Quais?
d)      Para você, o que é dança regional? Você se interessa por dança? Quais?
e)      Você gosta de dançar?
f)        Dança é somente para profissional ou todos podem dançar?

2.       Movendo a Apreciação:
Vamos apreciar o vídeo da Performance “Vertical Dance” da coreógrafa Wanda Moretti, realizada pela Companhia italiana “II Posto”, registrado no prédio do Shopping Center Raffles City, para o Festival de Arte de Singapura em 2007.
“Disponível em: https://vimeo.com/33033204  . Após ver o vídeo responder as questões.

a)       O que você achou da apresentação? Como foram os movimentos dos dançarinos?
b)      A apresentação lhe fez lembrar de alguma outra situação?
c)       Outra modalidade artística?
d)      Você reconhece algum movimento? Que sensação ele te causou?
e)      Você acha que a música interfere nos movimentos?
f)        De que forma o corpo se movimenta durante a apresentação? (Com todo corpo ou usam apenas algumas partes?)

3.       Ação Expressiva: Ler e responder o questionário.
a)       Fale sobre a sua preferência.
b)      Registre o que aprendeu sobre Dança.



Sociologia

Nome do Professor: Alason Santos Silva Disciplina: Sociologia Turma 2º TC

Atividade e Conteúdo

 Título: A população brasileira: Diversidade nacional e regional
Objetivo: Refletir sobre a questão da diversidade nacional de forma crítica
Ler e interpretar textos que expressam a diversidade nacional em seus diferentes aspectos
Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral

Explicação do Professor: Diversidade nacional e regional está ligada a formação do país, onde o processo de inicio da população brasileira é causado por períodos de encontros de povos de regiões diferentes do mundo, esses encontros não foram em sua maioria de forma harmônica, onde se existia uma serie de interesses que ainda hoje podemos ver feridas nas relações da população dentro da nossa sociedade, com o contato entre diferentes culturas acontece o inicio de uma diversidade regional.


Atividade do Aluno (Tarefa): Pesquisar, analisar e refletir o quanto as diversidades estão presente na sua vida, criar uma redação com ajuda da internet, livros e revistas sobre o assunto diversidade nacional e regional

Materiais para Realização da Tarefa:
Aparelho eletrônico com uso de internet, livros didáticos, apostila do aluno, revistas, caderno e caneta.



 Quantidade de Aulas:


FÍSICA - PROFESSOR JOSÉ ARMANDO

     Física 2
     Dilatação dos sólidos e dos líquidos
     Agitação térmica
     Já sabemos que a temperatura de um corpo esta diretamente associada a agitação das partículas (moléculas) que o constituem.
    


A dilatação térmica pode ser estudada nas formas, linear superficial e volumétrica. Apesar de toda dilatação na prática só acontecer nas três direções (volumétrica), as outras são simplificações, pois quando ocorre a dilatação volumétrica as outras também estão ocorrendo.

·         Dilatação térmica linear: DL = L – Lo, onde DL é a variação do comprimento, L é o comprimento final e Lo é o comprimento inicial.
     A variação DL no comprimento inicial Lo depende:
*da variação de temperatura Dq
*do comprimento inicial Lo
*do material de que o corpo é feito
*matematicamente: DL = Lo x a x Dq. Em que a -e o coeficiente de dilatação térmica linear, constante diferente para cada tipo de material,
DL = Lo x a x Dq  ®  vamos isolar a
 = a
     Exemplo: (Com esta equação pode-se de forma experimental achar o coeficiente de dilatação (a))
      Se DL e Lo são medidas em centímetros e Dt em graus Celsius, com DL=0,345cm, Lo = 100cm e Dt = 150 °C, temos
a =  
Vamos substituir os valores dados no exemplo
a =  , agora vamos executar a multiplicação no denominador
Note que tem unidade de cm no numerador e no denominador na mesma quantidade, por isso que a unidade final é
 a = , agora vamos transformar o numerador e o denominador em potência de base 10
          Para 0,345 ®para isso basta andar a virgula para a sua esquerda, neste coso três casas, assim teremos  multiplicando 345. Ficando assim 345x
          Para 15000 ®para isto basta andar a virgula para a sua direita até os algarismos significativos, neste caso três casas, assim teremos  multiplicando 15. Ficando assim 15x
a = , para resolver as potencias de base dez passe a que está no denominador e passe para o numerador mudando o sinal da potência
.a =  , dívida 345 por 15 e some as potencias
a = 23 x



Veja a seguir a tabela do coeficiente a para algumas substâncias.
Substância
a()
substância
a()
gelo
51 x
ferro
12 x
zinco
26 x
vidro
9 x
chumbo
29 x
platina
8,8 x
alumínio
23 x
granito
8 x
prata
19 x
tungstênio
4 x
cobre
17 x
diamante
0,9 x
ouro
15 x







     * A grandeza a é o coeficiente de dilatação linear do material em ()


     Exemplo: a temperatura de um fio de cobre aumenta 20 °C, se comprimento inicial é 100 m e o coeficiente a é 17 x  . Calcule a variação do seu comprimento.
     Resolução:
     Se a equação para a dilatação linear é DL = Lo x a x Dt , como DL é a variação de comprimento basta ler a questão e substituir os símbolos pelos seus respectivos valores
DL = Lo x a x Dt
DL = 100m x 17 x  x 20°C ®como grau Celsius são opostos le sai da conta, multiplique o 100 com o 20 e com o 17
DL = 34.000 x  m ® agora vamos passar para potência de base 10 o número 34.000, avançando a virgula quatro casas para a direita.
DL = 3,4 x  m ® some as potências
DL = 3,4 x  m
     Exercícios:
1)      Um fio de alumínio com 7 metros a 100°C tem sua temperatura resfriada para 20°C. Calcule:
a)    A variação de comprimento
b)    O comprimento final
2)    Um fio de ferro tem um comprimento de 8 metros e sofre um resfriamento de – 40°C. calcule:
a)    A variação de comprimento
b)    O comprimento final
3)    Um tubo de ferro de comprimento 10 m foi aquecida de – 20 °C para 80°C. calcule o comprimento final   
·         Dilatação térmica superficial: DA = A – Ao, onde DA é a variação da área, A é a área final e Ao é a área inicial.
     A variação DA na área da superfície inicial depende:
*da variação de temperatura Dq
*da área da superfície inicial Ao
*do material de que o corpo é feito
*matematicamente: DA = Ao x b x Dq e (b = 2 x a)
     * A grandeza b é o coeficiente de dilatação superficial do material em ()


    Exemplo: A área de uma chapa de alumínio de 2,5  .calcule a variação de sua área entre 15°C e 180°C.
     Resolução:
     Note que o coeficiente do alumínio não foi dado , neste coso você deve olhar na tabela o valor de a e multiplicar por 2 para achar o valor de b
Alumínio a = 23 x  
b = 2 x a
b = 2x 23 x
b = 46 x
     Em seguida faça a variação de temperatura
Dt = tf – ti ® tf é a temperatura final e ti é a temperatura inicial
Dt = (180 – 15) °C
Dt = 165°C
     Agora utilizando a equação de variação da área substitua os símbolos pelos seus respectivos valores
DA = Ao x b x Dt
DA = 2,5  x 46 x  x 165°C ® note que a potência dos graus Celsius, são opostas logo elas se cancelam, em seguida multipliquem os termos menos a potência de base dez.
DA = 18.975 x   ® agora vamos avançar a virgula quatro casas para a direita, a fim de obter uma medida melhor
DA = 1,8975 x  ® agora some as potências de base dez
DA = 1,8975 x  
    Exercícios
1)     A área da chapa de ferro é 9  e com uma variação de temperatura de 60°C. Calcule:
a)    A variação de área
b)    A área final
2)     Um telhado de zinco com área de 24  de manhã, teve uma variação de temperatura de 13°C pela manhã e atarde atinge uma temperatura de 38°C. Qual a área do telhado a 38°C?
3)    Aquece-se uma chapa de ferro com um furo. Com o aumento da temperatura o que acontece.
a)    A chapa e o furo tendem a diminuir
b)    A chapa e o furo tendem a aumentar
c)    A chapa aumenta e o furo diminui
d)    O furo permanece constante e a chapa aumenta
e)    Nenhuma das alternativas
·         Dilatação térmica volumétrica: DV = V – Vo, onde DV é a variação volumétrica, V é o volume final e Vo é o volume inicial
     A variação DV no volume inicial Vo depende:
*da variação de temperatura Dq
*do volume inicial Vo
*do material de que o corpo é feito
*matematicamente: DV = Vo x g x Dq e (g = 3 x a)
     *a grandeza g é o coeficiente de dilatação volumétrica do material em ()


Exemplo: Uma barra de ouro, tem 800 de volume a 20°C. Calcule a dilatação volumétrica a 30°C
     Resolução:
     Olhe na tabela o coeficiente linear a do ouro e multiplique por três para obter o coeficiente volumétrico g
g = 3 x a
g = 3 x 15 x
g = 45 x
     Agora faça a variação de temperatura
Dt = tf – ti
Dt = (30 – 20)°C
Dt = 10°C
     Agora substitua os valores na equação de dilatação volumétrica
DV = Vo x g x Dt
DV = 800 x 45 x  x 10°C
     Cancele os graus Celsius e multiplique os números exceto a potencia de base dez
DV = 360.000 x
     Transforme o número 360.000 em um produto de base dez, 3,6 x . Você obteve um dez elevado a quinta por andamos com a virgula cinco casas para a direita
DV = 3,6 x
     Agora faça a soma das potências de base dez
DV = 3,6 x
     Exercícios:
1)    Um cubo de ferro foi aquecido a 120°C e em seguida foi colocado em um béquer com água gela da quando a troca de calor da água com o cubo parou a temperatura era de 25°C. Qual o seu volume? Sabendo que o volume a 120°C era de 50 .
2)     Uma pedra de granito tem um volume de 3800  a 10°C. qual cera a variação de volume quando a temperatura subir para 42°C.
3)     Um cano de chumbo está inicialmente a 12°C com um volume de 720, quando a sua temperatura atingir 42°C qual será a variação de volume   


    LÍNGUA PORTUGUESA

Professora: Sandra Ferraz
Nome:                                                                                        Série: 2º Termo C
Atividade de Português
1º Bimestre
Entreguem em folha de almaço
1.    Pesquisar:
·         Romantismo e seu contexto Histórico Social.
·         Suas características do romantismo.
·         E seus principais autores.

                               Responda as questões
1.    Em que países teve origem o romantismo?
2.    Que país o divulgou?
3.    O que venho substituir a mitologia clássica?
4.    Ao deixarem de lado a imitação dos clássicos antigos, que valores os românticos passam a cultuar?

Pesquise o poema Saudades de Alvares de Azevedo e Responda as questões.
1.    O titulo ‘’ Saudades’’ revela um tema romântico?
2.    A mulher aparece no poema como algo idealizado, sonhado? Justifique com palavras do próprio texto.
3.    Transparecem, nos versos, sentimentos de desânimo, dor, morte? Justifique com palavras do texto.

4.    Pesquisar sobre os sinais de Pontuação e responda as questões

1.    Coloque a pontuação correta (dois pontos, ponto e virgula, virgula, ponto):
a)    Comprei estas coisas lápis borracha livros cadernos
b)    A turma insistia nisto que ele mantivesse a calma
c)    E o guia turístico explicava  Aqui se reunia o senado romano
2.    Coloque as virgulas e outros sinais de pontuação necessários:
a)    Adeus amigos Voltarei meus queridos Voltarei
b)    Antenor marido da Cipriana esteve novamente no Rio a cidade maravilhosa
c)    A preguiça ou seja a mãe dos vícios é uma doença curável
d)    Curitiba 22 de agosto de 2001

5.    Pesquisar sobre os gêneros dos substantivos
·         Masculino e Feminino
·         Comuns de dois gêneros
·         Sobrecomuns
·         Epicenos

                          Atividades
1.    Escreva o feminino de:
a)    alfaiate ________ elefante_______
hospede­­­________ presidente­________
b)    ator________ senador________
embaixador________ monge________
c)    anão_________ espião_________
barão_________ judeu_________
2.    Coloque um traço debaixo dos substantivos masculinos e dois traços debaixo dos substantivos femininos:
Eczema                                Hematoma
Herpes                                 Omoplata
Elipse                                   Entorse                       
Eclipse                                 Plasma
Derme                                 Diagrama
Própolis                               Pane
Pesquise o significado das palavras acima no dicionário.

3 comentários:

  1. ELIZEU MALDONADO MENEZES. EJA 2TB
    Gostaria de tirar uma duvida.
    As atividades que alguns professores mandaram sem email para
    retorno ,podem somente ser feitas no caderno?

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    Respostas
    1. Boa noite
      Nas próximas atividades os professores vão disponibilizar endereço de email

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  2. Obrigado!! aguardo novas atividades.

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