segunda-feira, 27 de abril de 2020

1º TERMO EJA - SEMANA 27/04 A 30/04



ROTEIRO DE ESTUDOS

SEMANA 27/04 A 30/04

_____________________________________________

1º TERMO A


BIOLOGIA
PROFª: BENEDITA

Observação: Entregar as respostas para o e-mail beneokamoto@yahoo.com.br

O aluno deverá se identificar e colocar a sala em que estuda.




Habilidades trabalhadas:
H 07 -   Localizar e integrar várias informações explícitas distribuídas ao longo de um texto, sintetizando-as em uma ideia geral, categoria ou conceito.
H 06   Localizar itens de informação explícita, relativos à descrição de características de determinado objeto, fato ou fenômeno, em um texto.

ATIVIDADE 1 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS
Pandemias: prevenção e controle

A influenza ou gripe é considerada a infecção que mais causou doenças e mortes até a atualidade. É uma doença aguda do sistema respiratório, causada pelo vírus Influenza, tendo alta capacidade de transmissão e distribuição global.
A transmissão do vírus Influenza entre humanos ocorre pela via respiratória, por meio de secreções como aerossóis, gotículas ou por contato direto da mucosa. O vírus Influenza, de característica zoonótica, afeta muitas espécies de aves e mamíferos. Algumas vezes, a transmissão ultrapassa as barreiras entre as diferentes espécies e pode criar um cenário promissor para geração de uma cepa com potencial pandêmico. A cada ano, a influenza é causa significativa de doença e óbitos humanos e produz importante impacto na saúde e na produção animal. É uma contínua ameaça à saúde pública veterinária e humana.
Apesar dos sintomas semelhantes com outros vírus que acometem o trato respiratório, a febre súbita - que dura cerca de três dias, com dor muscular e prostração - é característica de infecção pelo vírus Influenza.
As epidemias são imprevisíveis e afetam um grande número de pessoas. O cenário de uma epidemia dependerá, entre outros aspectos, das medidas de prevenção e controle. Essas epidemias são comumente evidenciadas por um aumento nas internações hospitalares por broncopneumonias, associadas a infecções bacterianas secundárias e com um excesso de mortes, principalmente em idosos e pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca crônica e doença pulmonar.

APROFUNDANDO OS CONHECIMENTOS

COLOCANDO A TEORIA EM PRÁTICA
Responda às questões a seguir:
1. Por que os antibióticos não são eficazes contra os vírus?
2. Qual a relação do inverno com a propagação dos vírus?
3. Descreva a diferença entre Epidemia, Pandemia e Endemia.

ATIVIDADE 2 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS

Pandemia 2020: Ação do COVID-19 no organismo

Desde que a palavra pandemia surgiu nos noticiários, em decorrência do novo Coronavírus, informações tendenciosas começaram a pipocar entre a população.
O Coronavírus não é um completo desconhecido do organismo humano, foi detectado pela primeira vez em 1937 e nomeado em 1965. É de uma família viral na qual as mutações são responsáveis por resfriados e doenças como a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), identificadas em 2002 e 2012, respectivamente. Esses vírus são conhecidos por causar infecções respiratórias e, em geral, provocam resfriados leves. Eles estão associados a um terço dos casos registrados no mundo nas épocas mais frias. O novo Coronavírus, nomeado pela Organização Mundial de Saúde como Covid-19, é um vírus RNA com alta capacidade de mutação.
Existem quatro gêneros deles: alfa, beta, delta e gama, sendo alfa e beta os únicos capazes de infectar seres humanos.
Tudo começa com inflamações nas mucosas das vias aéreas respiratórias superiores, ou seja, garganta e nariz. No caso da gripe, a infecção é provocada pelo vírus Influenza, que pode ser do tipo A ou B. Ele causa dor intensa no corpo, tosse, dor de garganta e lentificação. Geralmente dura em torno de uma semana. Os sintomas mais comuns causados pelo Coronavírus, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, são: tosse seca, dores musculares, dor de garganta, congestão nasal, febre, além de falta de ar. A principal diferença da Covid-19  e a gripe comum é a rapidez na proliferação. Por isso, transformou-se rapidamente em pandemia.
A cada nova combinação, ou seja, a mutação, nasce um novo vírus — que pode ser um velho conhecido do organismo humano ou uma combinação nova, como no caso da Covid-19. Quando desconhecido, o vírus já chega de forma mais agressiva e resistente. Portanto, muito pior e mais difícil de ser combatido pelo sistema imunológico.
Assim que o organismo é contaminado, a Covid-19 se acopla nas mucosas profundas do nariz e da garganta e isso causa febre e sensação de esgotamento físico. Até aqui, os sintomas são iguais aos de uma gripe comum.
Depois disso, o vírus começa a se camuflar no organismo — assim como soldados, que usam fardas mescladas em verde e marrom, a fim de não serem percebidos na mata.

No caso do organismo humano, o novo Coronavírus não mata a célula e, sim, a sequestra para atingir o seu objetivo máximo: multiplicar-se rapidamente dentro do organismo.




COLOCANDO A TEORIA EM PRÁTICA
Responda a estas questões abaixo, utilizando o documento da atividade anterior.
1. Como um vírus que se hospeda em outro animal evolui para infectar humanos?
2. Por que o vírus SARS-CoV-2 não pode ter sido criado em laboratório?
3. É possível comparar o Covid-19 com a Influenza?
4. Como acontece a mutação genética do vírus?
5. Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.)
De acordo com o texto, é correto afirmar:
a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.
b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.
c) Os vírus não têm metabolismo próprio.
d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.
e) As viroses são transcrições genéticas induzidas pelos vírus que degeneram a cromatina na célula hospedeira.

AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS



Observação: Entregar as respostas para o e-mail beneokamoto@yahoo.com.br
O aluno deverá se identificar e colocar a sala em que estuda.







SOCIOLOGIA
PROF. JOYCE
Tempo de realização: 2 aulas

Habilidades: Compreender o que faz um sociólogo, Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral.
Atividade: Pesquisa sobre o que é sociologia ?
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Entrega de Pesquisa

Sociologia implica considerar as concepções anteriores que orientaram, em diferentes momentos, os estudos, os debates e o ensino dessa disciplina. Referimonos, especialmente, às décadas de 1980 e 1990, A Sociologia, como uma das ciência humana e produtora de conhecimentos específicos, uma mediação indispensável para atingir o objetivo de incrementar a participação consciente, racional e bem informada dos cidadãos nos assuntos públicos. 
Outro papel que a Sociologia realiza, mas não exclusivamente ela, e que está ligado aos objetivos da Filosofia e das Ciências humanas ou naturais, é o estranhamento. No caso da Sociologia, basta  observar que os fenômenos sociais que rodeiam todos, e dos quais, acontece em nossa sociedade frequentemente são analisadas por esta ciência .

PESQUISA
Porque estudar sociologia?
Faça uma pesquisa de campo, entre revistas, jornais, sites etc... explicando a importância da sociologia nos dias atuais.

Obs :Atividade pode ser realizada em dupla
Enviar para o e-mail joycedancy@yahoo.com.br





1º TERMO A - QUÍMICA
PROFª: EDJANE

Habilidade: H 27 – leitura e compreensão de texto
Tempo de realização: 2 horas - aulas

- Separação de Misturas ou Análise Imediata

Separação de misturas é o processo utilizado para separar duas ou mais substâncias diferentes. Lembre-se que mistura é a combinação de duas ou mais substâncias, e ela pode ser homogênea ou heterogênea.
A necessidade de separar essas substâncias surge por diversos motivos. São exemplos, a separação da água para obter sal, a separação de poluentes no tratamento da água e a própria separação de lixo. 

Processos de separação de misturas
O processo de separação pode ocorrer de várias formas e o método a ser utilizado depende dos seguintes aspectos:

Tipo de mistura: homogênea ou heterogênea;
Natureza dos elementos químicos que formam as misturas;
Densidade, temperatura e solubilidade dos elementos.

Separação de misturas homogêneas
As misturas homogêneas são aquelas que têm apenas uma fase. Os principais processos de separação dessas misturas são:

Destilação simples
A destilação simples é a separação entre substâncias sólidas de substâncias líquidas através de seus pontos de ebulição.
Exemplo: a água com sal submetidos à temperatura de ebulição que evapora sobrando apenas o sal.

Destilação fracionada
A destilação fracionada é a separação entre substâncias líquidas através da ebulição. Para que esse processo seja possível, os líquidos são separados por partes até que obtenha o líquido que tem o maior ponto de ebulição.
Exemplo: separar água de acetona.
Veja também: Destilação Simples e Fracionada


Vaporização
A vaporização, também conhecida por evaporação, consiste em aquecer a mistura até o líquido evaporar, separando-se do soluto na forma sólida. Nesse caso, o componente líquido é perdido.
Exemplo: processo para obtenção de sal marinho.

Separação de misturas heterogêneas
As misturas heterogêneas são aquelas que têm duas fases. Os principais processos de separação são:

Centrifugação
A centrifugação ocorre através da força centrífuga, a qual separa o que é mais denso do que é menos denso.
Exemplo: centrifugação no processo de lavagem de roupas, a qual separa a água das peças de vestuário.

Filtração
A filtração é a separação entre substâncias sólidas insolúveis e líquidas.
Exemplo: fazer café utilizando coador. Para obter a bebida, ela é coada separando o pó do líquido.

Decantação
A decantação é a separação entre substâncias que apresentam densidades diferentes. Ela pode ser realizar entre líquido-sólido e líquido-líquido.
No caso, o sólido deve ser mais denso que o líquido. O sólido ficará depositado no fundo do recipiente. Para esse processo, é utilizado o funil de decantação.
Exemplo: separação de água e areia ou separar água de um líquido menos denso, como o óleo.

Atividades

pesquise em seu caderno outros 5 métodos de separação de misturas e os esquemas das separações de misturas citadas no texto.

Obs: os esquemas se referem às imagens dos métodos.



LÍNGUA PORTUGUESA


E.E. Salim Farah Maluf.

1º TERMO A – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa..           
E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Reconhecer a língua portuguesa como realidade histórica, social e geográfica, como manifestação do pensamento, da cultura e identidade de um indivíduo, de um povo e de uma comunidade.
Atividade: Lusofonia e breve texto sobre a história da língua portuguesa; Leitura e Pesquisa.

Tempo para realização: Uma semana.       (Quatro aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

   








LUSOFONIA



O termo lusofonia é composto de dois elementos: <luso->, que significa português, e <-fonia> que quer dizer fala. Portanto, quando se fala em lusofonia, devem-se entender países falantes do português. Existem termos para falantes de outros idiomas como anglofonia, francofonia e hispanofonia.
A língua portuguesa surgiu na Península Ibérica onde viviam os iberos, que tomados pelos celtas, falavam um idioma conhecido como celtibero. Com a expansão do Império Romano, o latim chegou à Península e foi imposto com língua oficial. Do choque com as línguas locais, surgiu na região em que se localizava o Condado Portucalense a língua portuguesa. Primeiro, foi identificada como galego-português (que é a forma arcaica do português) e, com o passar do tempo, dividiu-se em dois idiomas: o português e o espanhol. O mais antigo registro escrito em galego-português é uma cantiga reconhecida como “A Ribeirinha”, datada de 1189 (ou 1198).
Somente no século XVI, com as Grandes Navegações que os portugueses ganharam visibilidade já que expandiram seus territórios pelo mundo. Nos cinco continentes há países lusófonos devido a esse momento da história em que Portugal manteve colônias que perduraram até o século XX.
Há localidades pequenas na Ásia que falam um português bastante afetado pela língua do país em que se inserem. Todos os países falantes do português sofreram influências das línguas locais e isso dá uma feição especial ao português de cada país.

A variante oral brasileira é a mais distante da lusitana: isso se deve à interpenetração com a língua tupi, os falares africanos e, depois, as outras línguas modernas vindas com os imigrantes como os italianos, alemães, espanhóis, japoneses etc.


Após a leitura desse breve texto, pesquise:

*      Qual continente que tem mais países que falam português?

*      Qual a língua mais falada no mundo?

*      Qual o país que tem mais falantes da língua portuguesa?

*      Quais países que têm como idioma oficial o português?

*   Por que podemos considerar que a língua variante oral Brasileira se distancia da Lusitana?

Entregar as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo e nome da escola.

ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER REALIZADA EM DUPLA






1º TERMO A - FILOSOFIA
PROFª: KÁTIA


E.E. Salim Farah Maluf.
1º TERMO A - Professor (a) Katia. Disciplina: Filosofia          
E-mail: niciza@hotmail.com
Habilidades: Refletir e criticar sobre o tema do texto: “Ao trabalho”
Atividade: Leitura e redação
Tempo para realização: Uma semana.       (Uma aula de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: Textos didáticos





Ao trabalho
Um homem é um sucesso se ele acorda de manhã e vai dormir à noite e, nesse meio tempo, faz o que gosta? Disse Bob Dylan.
Algumas pessoas levantam da cama de manhã e o primeiro pensamento, a primeira expressão que vem à mente é: Lá vou eu de novo para a luta. Para essas pessoas a concepção de trabalho quase sempre esteve ligada a um ato negativo. Talvez pela origem da palavra, do substantivo tripalium, que nada mais é do que um aparelho de tortura formado por três paus, ao qual eram amarrados os condenados, ou os animais difíceis de ferrar.
Outros autores referem-se a trabalho como uma espécie de chicote, formado por três cordas, com pedras ou metais nas pontas. Daí decorre a associação entre trabalho e sofrimento, tortura, pena, labuta. Essas pessoas vinculam trabalho a sofrimento, sacrifício, noção que provém, sobretudo, da Bíblia, na parte do Antigo Testamento: Ganharás o pão com o suor do teu rosto?. Esse modo de pensar e agir era predominante na Idade Média. Hoje, porém, a meu ver o trabalho pode ser considerado algo positivo, um meio pelo qual temos a chance de aplicar e desenvolver nossa capacidade, elemento imprescindível na construção da pessoa e, portanto, fundamental para o alcance de sua felicidade.
Outras pessoas exercem a função que lhes foi atribuída?Apenas? Para ganhar o sustento da casa, sem vocação alguma para o cargo que exercem e ficam frustradas, tristes e irradiam energia negativa para os colegas, comportando-se como se estivessem na Idade Média.
Penso eu que, apesar de estarmos na era do conhecimento, ainda existem algumas empresas e alguns empresários cujos ambientes de trabalho são como locais de tortura, assim como existem alguns trabalhadores tristes por estarem em setores que não condizem com sua vocação. Talvez, se as empresas ou organizações realizassem um teste vocacional com os seus funcionários ainda durante a fase de recrutamento, muitos sentimentos como esse seriam evitados.
Será que gostamos do que fazemos ou simplesmente trabalhamos para garantir o sustento de nossas famílias? Levantamos pela manhã e fazemos o que gostamos ou vamos dormir à noite cheio de conflitos por ter passado o dia notripalium?

                                                              Redação

1)    Após fazer a leitura do texto, elabore uma redação abordando positivamente e negativamente a opinião do autor desconhecido incluindo  a sua opinião.




Entregar as respostas via e-mail: niciza@hotmail.com

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.





GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA – EJA ( PROFESSOR VANILDO)  1°TA



Analise o mapa do Brasil:



1-      Se você está em Brasília e quer se deslocar para o Ceará  deve tomar a seguinte direção:                                                         
(A)Norte                 (B)Nordeste                        (C)Sul                                    (D)Sudeste (E)Centro Oeste
2- Sobre a localização do Brasil nas representações gráficas da Terra, assinale o que for correto.



a) O Brasil se encontra em apenas um hemisfério: o Sul.
b) O Brasil está localizado em dois hemisférios diferentes, a maior parte no hemisfério norte e uma pequena parte no hemisfério sul.
c) O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes.
d) O Brasil está localizado em quatro hemisférios diferentes.
e) O Brasil não é cortado por nenhuma das duas principais linhas imaginárias da Terra: o Meridiano de Greenwich e a Linha do Equador.
Criada em 1884, essa linha imaginária foi fruto de uma convenção para designar a “hora inicial”, o ponto a partir do qual se medem os fusos horários e as coordenadas geográficas. Dessa forma, tudo o que se encontra a leste de sua localização tem horas e longitudes positivas e, consequentemente, tudo o que se encontra a oeste tem horas e longitudes negativas.

3- O texto acima faz referência:
a) à Linha do Equador             b) à Linha Internacional de Data                   c) ao Trópico de Câncer                  d) à Linha Internacional dos Fusos Horários                                       e) ao Meridiano de Greenwich


4- Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:
I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo irrelevante para se precisar os graus de latitude.
II. ( ) As longitudes são equivalentes aos meridianos e as latitudes são equivalentes ao paralelos.
III. ( ) O ponto situado nas coordenadas Latitude -15º e Longitude -20º encontra-se nos hemisférios austral e ocidental.
IV. ( ) O território brasileiro encontra-se em dois hemisférios diferentes.
O ordenamento correto das questões acima é:
a) F-V-V-F                  b) V-F-F-V                  c) F-V-F-V                      d) V-V-V-F                        e) F-F-V-F

 5- Observe as coordenadas geográficas apontadas no mapa a seguir e julgue as afirmativas:



Mapa das coordenadas geográficas mundiais

I. Os pontos A e B encontram-se nos mesmos hemisférios.
II. As coordenadas do ponto D são 60º e -120º.
III. As coordenadas do ponto C são -20º e -30º.
IV. O ponto B possui 0º de latitude.
V. O ponto D encontra-se apenas no Hemisfério Norte.

Sobre as afirmativas acima:

a) Todas estão corretas          b) Apenas II e III estão corretas             c) Apenas a V está incorreta
d) Apenas I e IV estão incorretas                                                               e) Todas estão incorretas

6- Complete as lacunas:
______________________ é a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador, principal ______________________ da Terra. Além disso, ______________________ é a distância, em graus, de qualquer ponto da Terra em relação a Greenwich, estabelecido como o principal ______________________ do planeta.

A alternativa que melhor completa as lacunas acima é:
a) Coordenada geográfica, Ponto Cardeal, linha cartográfica, ponto de localização.
b) Ponto cardeal, coordenada geográfica, linha cartográfica, ponto de localização.
c) Latitude, paralelo, longitude, meridiano.
d) Longitude, latitude, meridiano, paralelo.
e) Latitude, longitude, meridiano, paralelo.


https://youtu.be/Z6FYMCGaGCs

MATEMÁTICA 
PROFESSOR ADILSON
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A – Periodo 27 a 30 de abril



Atividades Matemática
Elaborar uma pesquisa sobre os conjuntos numéricos e suas respectivas utilizações:
Conjuntos:
 Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais , Reais e Complexos

Contextualizar as definições de cada conjunto e exemplificar os mesmos.



CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br


INGLÊS

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês -EJA 1a- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 27 à 30 de abril de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Série: 1o. TA EJA Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:Anglofonia

Conteúdo:Informação no mundo globalizado

Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre quais países fazem uso da língua inglesa como língua estrangeira.
Escreva e envie para o email professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br. Apenas O QUE VOCÊ APRENDEU APÓS A LEITURA DO ASSUNTO.


________________________________________________

1º TERMO B

BIOLOGIA
PROFª: BENEDITA

Observação: Entregar as respostas para o e-mail beneokamoto@yahoo.com.br

O aluno deverá se identificar e colocar a sala em que estuda.




Habilidades trabalhadas:
H 07 -   Localizar e integrar várias informações explícitas distribuídas ao longo de um texto, sintetizando-as em uma ideia geral, categoria ou conceito.
H 06   Localizar itens de informação explícita, relativos à descrição de características de determinado objeto, fato ou fenômeno, em um texto.

ATIVIDADE 1 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS
Pandemias: prevenção e controle

A influenza ou gripe é considerada a infecção que mais causou doenças e mortes até a atualidade. É uma doença aguda do sistema respiratório, causada pelo vírus Influenza, tendo alta capacidade de transmissão e distribuição global.
A transmissão do vírus Influenza entre humanos ocorre pela via respiratória, por meio de secreções como aerossóis, gotículas ou por contato direto da mucosa. O vírus Influenza, de característica zoonótica, afeta muitas espécies de aves e mamíferos. Algumas vezes, a transmissão ultrapassa as barreiras entre as diferentes espécies e pode criar um cenário promissor para geração de uma cepa com potencial pandêmico. A cada ano, a influenza é causa significativa de doença e óbitos humanos e produz importante impacto na saúde e na produção animal. É uma contínua ameaça à saúde pública veterinária e humana.
Apesar dos sintomas semelhantes com outros vírus que acometem o trato respiratório, a febre súbita - que dura cerca de três dias, com dor muscular e prostração - é característica de infecção pelo vírus Influenza.
As epidemias são imprevisíveis e afetam um grande número de pessoas. O cenário de uma epidemia dependerá, entre outros aspectos, das medidas de prevenção e controle. Essas epidemias são comumente evidenciadas por um aumento nas internações hospitalares por broncopneumonias, associadas a infecções bacterianas secundárias e com um excesso de mortes, principalmente em idosos e pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca crônica e doença pulmonar.

APROFUNDANDO OS CONHECIMENTOS

COLOCANDO A TEORIA EM PRÁTICA
Responda às questões a seguir:
1. Por que os antibióticos não são eficazes contra os vírus?
2. Qual a relação do inverno com a propagação dos vírus?
3. Descreva a diferença entre Epidemia, Pandemia e Endemia.

ATIVIDADE 2 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS

Pandemia 2020: Ação do COVID-19 no organismo

Desde que a palavra pandemia surgiu nos noticiários, em decorrência do novo Coronavírus, informações tendenciosas começaram a pipocar entre a população.
O Coronavírus não é um completo desconhecido do organismo humano, foi detectado pela primeira vez em 1937 e nomeado em 1965. É de uma família viral na qual as mutações são responsáveis por resfriados e doenças como a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), identificadas em 2002 e 2012, respectivamente. Esses vírus são conhecidos por causar infecções respiratórias e, em geral, provocam resfriados leves. Eles estão associados a um terço dos casos registrados no mundo nas épocas mais frias. O novo Coronavírus, nomeado pela Organização Mundial de Saúde como Covid-19, é um vírus RNA com alta capacidade de mutação.
Existem quatro gêneros deles: alfa, beta, delta e gama, sendo alfa e beta os únicos capazes de infectar seres humanos.
Tudo começa com inflamações nas mucosas das vias aéreas respiratórias superiores, ou seja, garganta e nariz. No caso da gripe, a infecção é provocada pelo vírus Influenza, que pode ser do tipo A ou B. Ele causa dor intensa no corpo, tosse, dor de garganta e lentificação. Geralmente dura em torno de uma semana. Os sintomas mais comuns causados pelo Coronavírus, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, são: tosse seca, dores musculares, dor de garganta, congestão nasal, febre, além de falta de ar. A principal diferença da Covid-19  e a gripe comum é a rapidez na proliferação. Por isso, transformou-se rapidamente em pandemia.
A cada nova combinação, ou seja, a mutação, nasce um novo vírus — que pode ser um velho conhecido do organismo humano ou uma combinação nova, como no caso da Covid-19. Quando desconhecido, o vírus já chega de forma mais agressiva e resistente. Portanto, muito pior e mais difícil de ser combatido pelo sistema imunológico.
Assim que o organismo é contaminado, a Covid-19 se acopla nas mucosas profundas do nariz e da garganta e isso causa febre e sensação de esgotamento físico. Até aqui, os sintomas são iguais aos de uma gripe comum.
Depois disso, o vírus começa a se camuflar no organismo — assim como soldados, que usam fardas mescladas em verde e marrom, a fim de não serem percebidos na mata.

No caso do organismo humano, o novo Coronavírus não mata a célula e, sim, a sequestra para atingir o seu objetivo máximo: multiplicar-se rapidamente dentro do organismo.




COLOCANDO A TEORIA EM PRÁTICA
Responda a estas questões abaixo, utilizando o documento da atividade anterior.
1. Como um vírus que se hospeda em outro animal evolui para infectar humanos?
2. Por que o vírus SARS-CoV-2 não pode ter sido criado em laboratório?
3. É possível comparar o Covid-19 com a Influenza?
4. Como acontece a mutação genética do vírus?
5. Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.)
De acordo com o texto, é correto afirmar:
a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.
b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.
c) Os vírus não têm metabolismo próprio.
d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.
e) As viroses são transcrições genéticas induzidas pelos vírus que degeneram a cromatina na célula hospedeira.

AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS



Observação: Entregar as respostas para o e-mail beneokamoto@yahoo.com.br
O aluno deverá se identificar e colocar a sala em que estuda.




GEOGRAFIA


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA – EJA ( PROFESSOR VANILDO)  1°TB


Analise o mapa do Brasil:



1-      Se você está em Brasília e quer se deslocar para o Ceará  deve tomar a seguinte direção:                                                         
(A)Norte                 (B)Nordeste                        (C)Sul                                    (D)Sudeste (E)Centro Oeste
2- Sobre a localização do Brasil nas representações gráficas da Terra, assinale o que for correto.



a) O Brasil se encontra em apenas um hemisfério: o Sul.
b) O Brasil está localizado em dois hemisférios diferentes, a maior parte no hemisfério norte e uma pequena parte no hemisfério sul.
c) O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes.
d) O Brasil está localizado em quatro hemisférios diferentes.
e) O Brasil não é cortado por nenhuma das duas principais linhas imaginárias da Terra: o Meridiano de Greenwich e a Linha do Equador.
Criada em 1884, essa linha imaginária foi fruto de uma convenção para designar a “hora inicial”, o ponto a partir do qual se medem os fusos horários e as coordenadas geográficas. Dessa forma, tudo o que se encontra a leste de sua localização tem horas e longitudes positivas e, consequentemente, tudo o que se encontra a oeste tem horas e longitudes negativas.

3- O texto acima faz referência:
a) à Linha do Equador             b) à Linha Internacional de Data                   c) ao Trópico de Câncer                  d) à Linha Internacional dos Fusos Horários                                       e) ao Meridiano de Greenwich


4- Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:
I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo irrelevante para se precisar os graus de latitude.
II. ( ) As longitudes são equivalentes aos meridianos e as latitudes são equivalentes ao paralelos.
III. ( ) O ponto situado nas coordenadas Latitude -15º e Longitude -20º encontra-se nos hemisférios austral e ocidental.
IV. ( ) O território brasileiro encontra-se em dois hemisférios diferentes.
O ordenamento correto das questões acima é:
a) F-V-V-F                  b) V-F-F-V                  c) F-V-F-V                      d) V-V-V-F                        e) F-F-V-F

 5- Observe as coordenadas geográficas apontadas no mapa a seguir e julgue as afirmativas:



Mapa das coordenadas geográficas mundiais

I. Os pontos A e B encontram-se nos mesmos hemisférios.
II. As coordenadas do ponto D são 60º e -120º.
III. As coordenadas do ponto C são -20º e -30º.
IV. O ponto B possui 0º de latitude.
V. O ponto D encontra-se apenas no Hemisfério Norte.

Sobre as afirmativas acima:

a) Todas estão corretas          b) Apenas II e III estão corretas             c) Apenas a V está incorreta
d) Apenas I e IV estão incorretas                                                               e) Todas estão incorretas

6- Complete as lacunas:
______________________ é a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador, principal ______________________ da Terra. Além disso, ______________________ é a distância, em graus, de qualquer ponto da Terra em relação a Greenwich, estabelecido como o principal ______________________ do planeta.

A alternativa que melhor completa as lacunas acima é:
a) Coordenada geográfica, Ponto Cardeal, linha cartográfica, ponto de localização.
b) Ponto cardeal, coordenada geográfica, linha cartográfica, ponto de localização.
c) Latitude, paralelo, longitude, meridiano.
d) Longitude, latitude, meridiano, paralelo.
e) Latitude, longitude, meridiano, paralelo.


https://youtu.be/Z6FYMCGaGCs






SOCIOLOGIA

PROF. JOYCE
Tempo de realização: 2 aulas

Habilidades: Compreender o que faz um sociólogo, Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral.
Atividade: Pesquisa sobre o que é sociologia ?
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Entrega de Pesquisa

Sociologia implica considerar as concepções anteriores que orientaram, em diferentes momentos, os estudos, os debates e o ensino dessa disciplina. Referimonos, especialmente, às décadas de 1980 e 1990, A Sociologia, como uma das ciência humana e produtora de conhecimentos específicos, uma mediação indispensável para atingir o objetivo de incrementar a participação consciente, racional e bem informada dos cidadãos nos assuntos públicos. 
Outro papel que a Sociologia realiza, mas não exclusivamente ela, e que está ligado aos objetivos da Filosofia e das Ciências humanas ou naturais, é o estranhamento. No caso da Sociologia, basta  observar que os fenômenos sociais que rodeiam todos, e dos quais, acontece em nossa sociedade frequentemente são analisadas por esta ciência .

PESQUISA
Porque estudar sociologia?
Faça uma pesquisa de campo, entre revistas, jornais, sites etc... explicando a importância da sociologia nos dias atuais.

Obs :Atividade pode ser realizada em dupla
Enviar para o e-mail joycedancy@yahoo.com.br








1º TERMO B - QUÍMICA

PROFª: EDJANE

Habilidade: H 27 – leitura e compreensão de texto
Tempo de realização: 2 horas - aulas

- Separação de Misturas ou Análise Imediata

Separação de misturas é o processo utilizado para separar duas ou mais substâncias diferentes. Lembre-se que mistura é a combinação de duas ou mais substâncias, e ela pode ser homogênea ou heterogênea.
A necessidade de separar essas substâncias surge por diversos motivos. São exemplos, a separação da água para obter sal, a separação de poluentes no tratamento da água e a própria separação de lixo. 

Processos de separação de misturas
O processo de separação pode ocorrer de várias formas e o método a ser utilizado depende dos seguintes aspectos:

Tipo de mistura: homogênea ou heterogênea;
Natureza dos elementos químicos que formam as misturas;
Densidade, temperatura e solubilidade dos elementos.

Separação de misturas homogêneas
As misturas homogêneas são aquelas que têm apenas uma fase. Os principais processos de separação dessas misturas são:

Destilação simples
A destilação simples é a separação entre substâncias sólidas de substâncias líquidas através de seus pontos de ebulição.
Exemplo: a água com sal submetidos à temperatura de ebulição que evapora sobrando apenas o sal.

Destilação fracionada
A destilação fracionada é a separação entre substâncias líquidas através da ebulição. Para que esse processo seja possível, os líquidos são separados por partes até que obtenha o líquido que tem o maior ponto de ebulição.
Exemplo: separar água de acetona.
Veja também: Destilação Simples e Fracionada


Vaporização
A vaporização, também conhecida por evaporação, consiste em aquecer a mistura até o líquido evaporar, separando-se do soluto na forma sólida. Nesse caso, o componente líquido é perdido.
Exemplo: processo para obtenção de sal marinho.

Separação de misturas heterogêneas
As misturas heterogêneas são aquelas que têm duas fases. Os principais processos de separação são:

Centrifugação
A centrifugação ocorre através da força centrífuga, a qual separa o que é mais denso do que é menos denso.
Exemplo: centrifugação no processo de lavagem de roupas, a qual separa a água das peças de vestuário.

Filtração
A filtração é a separação entre substâncias sólidas insolúveis e líquidas.
Exemplo: fazer café utilizando coador. Para obter a bebida, ela é coada separando o pó do líquido.

Decantação
A decantação é a separação entre substâncias que apresentam densidades diferentes. Ela pode ser realizar entre líquido-sólido e líquido-líquido.
No caso, o sólido deve ser mais denso que o líquido. O sólido ficará depositado no fundo do recipiente. Para esse processo, é utilizado o funil de decantação.
Exemplo: separação de água e areia ou separar água de um líquido menos denso, como o óleo.

Atividades

pesquise em seu caderno outros 5 métodos de separação de misturas e os esquemas das separações de misturas citadas no texto.


Obs: os esquemas se referem às imagens dos métodos.







1º TERMO B - FILOSOFIA
PROFª: KÁTIA


E.E. Salim Farah Maluf.
1º TERMO B - Professor (a) Katia. Disciplina: Filosofia          
E-mail: niciza@hotmail.com
Habilidades: Refletir e criticar sobre o tema do texto: “Ao trabalho”
Atividade: Leitura e redação
Tempo para realização: Uma semana.       (Uma aula de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: Textos didáticos





Ao trabalho
Um homem é um sucesso se ele acorda de manhã e vai dormir à noite e, nesse meio tempo, faz o que gosta? Disse Bob Dylan.
Algumas pessoas levantam da cama de manhã e o primeiro pensamento, a primeira expressão que vem à mente é: Lá vou eu de novo para a luta. Para essas pessoas a concepção de trabalho quase sempre esteve ligada a um ato negativo. Talvez pela origem da palavra, do substantivo tripalium, que nada mais é do que um aparelho de tortura formado por três paus, ao qual eram amarrados os condenados, ou os animais difíceis de ferrar.
Outros autores referem-se a trabalho como uma espécie de chicote, formado por três cordas, com pedras ou metais nas pontas. Daí decorre a associação entre trabalho e sofrimento, tortura, pena, labuta. Essas pessoas vinculam trabalho a sofrimento, sacrifício, noção que provém, sobretudo, da Bíblia, na parte do Antigo Testamento: Ganharás o pão com o suor do teu rosto?. Esse modo de pensar e agir era predominante na Idade Média. Hoje, porém, a meu ver o trabalho pode ser considerado algo positivo, um meio pelo qual temos a chance de aplicar e desenvolver nossa capacidade, elemento imprescindível na construção da pessoa e, portanto, fundamental para o alcance de sua felicidade.
Outras pessoas exercem a função que lhes foi atribuída?Apenas? Para ganhar o sustento da casa, sem vocação alguma para o cargo que exercem e ficam frustradas, tristes e irradiam energia negativa para os colegas, comportando-se como se estivessem na Idade Média.
Penso eu que, apesar de estarmos na era do conhecimento, ainda existem algumas empresas e alguns empresários cujos ambientes de trabalho são como locais de tortura, assim como existem alguns trabalhadores tristes por estarem em setores que não condizem com sua vocação. Talvez, se as empresas ou organizações realizassem um teste vocacional com os seus funcionários ainda durante a fase de recrutamento, muitos sentimentos como esse seriam evitados.
Será que gostamos do que fazemos ou simplesmente trabalhamos para garantir o sustento de nossas famílias? Levantamos pela manhã e fazemos o que gostamos ou vamos dormir à noite cheio de conflitos por ter passado o dia notripalium?

                                                              Redação

1)    Após fazer a leitura do texto, elabore uma redação abordando positivamente e negativamente a opinião do autor desconhecido incluindo  a sua opinião.




Entregar as respostas via e-mail: niciza@hotmail.com

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.




LÍNGUA PORTUGUESA


E.E. Salim Farah Maluf.

1 termo B  – Professor Thiago.  Disciplina: Língua Portuguesa..           
E-mail: thiagomhz@gmail.com
Habilidades: Reconhecer a língua portuguesa como realidade histórica, social e geográfica, como manifestação do pensamento, da cultura e identidade de um indivíduo, de um povo e de uma comunidade.
Atividade: Lusofonia e breve texto sobre a história da língua portuguesa; Leitura e Pesquisa.

Tempo para realização: Uma semana.       (Quatro aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
  


















LUSOFONIA


O termo lusofonia é composto de dois elementos: <luso->, que significa português, e <-fonia> que quer dizer fala. Portanto, quando se fala em lusofonia, devem-se entender países falantes do português. Existem termos para falantes de outros idiomas como anglofonia, francofonia e hispanofonia.
A língua portuguesa surgiu na Península Ibérica onde viviam os iberos, que tomados pelos celtas, falavam um idioma conhecido como celtibero. Com a expansão do Império Romano, o latim chegou à Península e foi imposto com língua oficial. Do choque com as línguas locais, surgiu na região em que se localizava o Condado Portucalense a língua portuguesa. Primeiro, foi identificada como galego-português (que é a forma arcaica do português) e, com o passar do tempo, dividiu-se em dois idiomas: o português e o espanhol. O mais antigo registro escrito em galego-português é uma cantiga reconhecida como “A Ribeirinha”, datada de 1189 (ou 1198).
Somente no século XVI, com as Grandes Navegações que os portugueses ganharam visibilidade já que expandiram seus territórios pelo mundo. Nos cinco continentes há países lusófonos devido a esse momento da história em que Portugal manteve colônias que perduraram até o século XX.
Há localidades pequenas na Ásia que falam um português bastante afetado pela língua do país em que se inserem. Todos os países falantes do português sofreram influências das línguas locais e isso dá uma feição especial ao português de cada país.
A variante oral brasileira é a mais distante da lusitana: isso se deve à interpenetração com a língua tupi, os falares africanos e, depois, as outras línguas modernas vindas com os imigrantes como os italianos, alemães, espanhóis, japoneses etc.



Após a leitura desse breve texto, pesquise:

*      Qual continente que tem mais países que falam português?
*      Qual a língua mais falada no mundo?
*      Qual o país que tem mais falantes da língua portuguesa?
*      Quais países que têm como idioma oficial o português?
*      Por que podemos considerar que a língua variante oral Brasileira se distancia da Lusitana?

Entregar as respostas via e-mail:
Não se esqueça de colocar seu nome completo e nome da escola.

ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER REALIZADA EM  DUPLA


MATEMÁTICA 
PROFESSOR ADILSON
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo B – Periodo 27 a 30 de abril



Atividades Matemática
Elaborar uma pesquisa sobre os conjuntos numéricos e suas respectivas utilizações:
Conjuntos:
 Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais , Reais e Complexos

Contextualizar as definições de cada conjunto e exemplificar os mesmos.



CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br


INGLÊS

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês -EJA 1a- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 27 à 30 de abril de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Série: 1o. TB EJA Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:Anglofonia

Conteúdo:Informação no mundo globalizado

Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre quais países fazem uso da língua inglesa como língua estrangeira.
Escreva e envie para o email professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br. Apenas O QUE VOCÊ APRENDEU APÓS A LEITURA DO ASSUNTO.

________________________________

1º TERMO C


BIOLOGIA

PROFª: BENEDITA

Observação: Entregar as respostas para o e-mail beneokamoto@yahoo.com.br

O aluno deverá se identificar e colocar a sala em que estuda.



Habilidades trabalhadas:
H 07 -   Localizar e integrar várias informações explícitas distribuídas ao longo de um texto, sintetizando-as em uma ideia geral, categoria ou conceito.
H 06   Localizar itens de informação explícita, relativos à descrição de características de determinado objeto, fato ou fenômeno, em um texto.

ATIVIDADE 1 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS
Pandemias: prevenção e controle

A influenza ou gripe é considerada a infecção que mais causou doenças e mortes até a atualidade. É uma doença aguda do sistema respiratório, causada pelo vírus Influenza, tendo alta capacidade de transmissão e distribuição global.
A transmissão do vírus Influenza entre humanos ocorre pela via respiratória, por meio de secreções como aerossóis, gotículas ou por contato direto da mucosa. O vírus Influenza, de característica zoonótica, afeta muitas espécies de aves e mamíferos. Algumas vezes, a transmissão ultrapassa as barreiras entre as diferentes espécies e pode criar um cenário promissor para geração de uma cepa com potencial pandêmico. A cada ano, a influenza é causa significativa de doença e óbitos humanos e produz importante impacto na saúde e na produção animal. É uma contínua ameaça à saúde pública veterinária e humana.
Apesar dos sintomas semelhantes com outros vírus que acometem o trato respiratório, a febre súbita - que dura cerca de três dias, com dor muscular e prostração - é característica de infecção pelo vírus Influenza.
As epidemias são imprevisíveis e afetam um grande número de pessoas. O cenário de uma epidemia dependerá, entre outros aspectos, das medidas de prevenção e controle. Essas epidemias são comumente evidenciadas por um aumento nas internações hospitalares por broncopneumonias, associadas a infecções bacterianas secundárias e com um excesso de mortes, principalmente em idosos e pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca crônica e doença pulmonar.

APROFUNDANDO OS CONHECIMENTOS

COLOCANDO A TEORIA EM PRÁTICA
Responda às questões a seguir:
1. Por que os antibióticos não são eficazes contra os vírus?
2. Qual a relação do inverno com a propagação dos vírus?
3. Descreva a diferença entre Epidemia, Pandemia e Endemia.

ATIVIDADE 2 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS

Pandemia 2020: Ação do COVID-19 no organismo

Desde que a palavra pandemia surgiu nos noticiários, em decorrência do novo Coronavírus, informações tendenciosas começaram a pipocar entre a população.
O Coronavírus não é um completo desconhecido do organismo humano, foi detectado pela primeira vez em 1937 e nomeado em 1965. É de uma família viral na qual as mutações são responsáveis por resfriados e doenças como a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), identificadas em 2002 e 2012, respectivamente. Esses vírus são conhecidos por causar infecções respiratórias e, em geral, provocam resfriados leves. Eles estão associados a um terço dos casos registrados no mundo nas épocas mais frias. O novo Coronavírus, nomeado pela Organização Mundial de Saúde como Covid-19, é um vírus RNA com alta capacidade de mutação.
Existem quatro gêneros deles: alfa, beta, delta e gama, sendo alfa e beta os únicos capazes de infectar seres humanos.
Tudo começa com inflamações nas mucosas das vias aéreas respiratórias superiores, ou seja, garganta e nariz. No caso da gripe, a infecção é provocada pelo vírus Influenza, que pode ser do tipo A ou B. Ele causa dor intensa no corpo, tosse, dor de garganta e lentificação. Geralmente dura em torno de uma semana. Os sintomas mais comuns causados pelo Coronavírus, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, são: tosse seca, dores musculares, dor de garganta, congestão nasal, febre, além de falta de ar. A principal diferença da Covid-19  e a gripe comum é a rapidez na proliferação. Por isso, transformou-se rapidamente em pandemia.
A cada nova combinação, ou seja, a mutação, nasce um novo vírus — que pode ser um velho conhecido do organismo humano ou uma combinação nova, como no caso da Covid-19. Quando desconhecido, o vírus já chega de forma mais agressiva e resistente. Portanto, muito pior e mais difícil de ser combatido pelo sistema imunológico.
Assim que o organismo é contaminado, a Covid-19 se acopla nas mucosas profundas do nariz e da garganta e isso causa febre e sensação de esgotamento físico. Até aqui, os sintomas são iguais aos de uma gripe comum.
Depois disso, o vírus começa a se camuflar no organismo — assim como soldados, que usam fardas mescladas em verde e marrom, a fim de não serem percebidos na mata.
No caso do organismo humano, o novo Coronavírus não mata a célula e, sim, a sequestra para atingir o seu objetivo máximo: multiplicar-se rapidamente dentro do organismo.


COLOCANDO A TEORIA EM PRÁTICA
Responda a estas questões abaixo, utilizando o documento da atividade anterior.
1. Como um vírus que se hospeda em outro animal evolui para infectar humanos?
2. Por que o vírus SARS-CoV-2 não pode ter sido criado em laboratório?
3. É possível comparar o Covid-19 com a Influenza?
4. Como acontece a mutação genética do vírus?
5. Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.)
De acordo com o texto, é correto afirmar:
a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.
b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.
c) Os vírus não têm metabolismo próprio.
d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.
e) As viroses são transcrições genéticas induzidas pelos vírus que degeneram a cromatina na célula hospedeira.

AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS



Observação: Entregar as respostas para o e-mail beneokamoto@yahoo.com.br
O aluno deverá se identificar e colocar a sala em que estuda.




GEOGRAFIA


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA – EJA ( PROFESSOR VANILDO)  1° TC


Analise o mapa do Brasil:



1-      Se você está em Brasília e quer se deslocar para o Ceará  deve tomar a seguinte direção:                                                         
(A)Norte                 (B)Nordeste                        (C)Sul                                    (D)Sudeste (E)Centro Oeste
2- Sobre a localização do Brasil nas representações gráficas da Terra, assinale o que for correto.



a) O Brasil se encontra em apenas um hemisfério: o Sul.
b) O Brasil está localizado em dois hemisférios diferentes, a maior parte no hemisfério norte e uma pequena parte no hemisfério sul.
c) O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes.
d) O Brasil está localizado em quatro hemisférios diferentes.
e) O Brasil não é cortado por nenhuma das duas principais linhas imaginárias da Terra: o Meridiano de Greenwich e a Linha do Equador.
Criada em 1884, essa linha imaginária foi fruto de uma convenção para designar a “hora inicial”, o ponto a partir do qual se medem os fusos horários e as coordenadas geográficas. Dessa forma, tudo o que se encontra a leste de sua localização tem horas e longitudes positivas e, consequentemente, tudo o que se encontra a oeste tem horas e longitudes negativas.

3- O texto acima faz referência:
a) à Linha do Equador             b) à Linha Internacional de Data                   c) ao Trópico de Câncer                  d) à Linha Internacional dos Fusos Horários                                       e) ao Meridiano de Greenwich


4- Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:
I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo irrelevante para se precisar os graus de latitude.
II. ( ) As longitudes são equivalentes aos meridianos e as latitudes são equivalentes ao paralelos.
III. ( ) O ponto situado nas coordenadas Latitude -15º e Longitude -20º encontra-se nos hemisférios austral e ocidental.
IV. ( ) O território brasileiro encontra-se em dois hemisférios diferentes.
O ordenamento correto das questões acima é:
a) F-V-V-F                  b) V-F-F-V                  c) F-V-F-V                      d) V-V-V-F                        e) F-F-V-F

 5- Observe as coordenadas geográficas apontadas no mapa a seguir e julgue as afirmativas:



Mapa das coordenadas geográficas mundiais

I. Os pontos A e B encontram-se nos mesmos hemisférios.
II. As coordenadas do ponto D são 60º e -120º.
III. As coordenadas do ponto C são -20º e -30º.
IV. O ponto B possui 0º de latitude.
V. O ponto D encontra-se apenas no Hemisfério Norte.

Sobre as afirmativas acima:

a) Todas estão corretas          b) Apenas II e III estão corretas             c) Apenas a V está incorreta
d) Apenas I e IV estão incorretas                                                               e) Todas estão incorretas

6- Complete as lacunas:
______________________ é a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador, principal ______________________ da Terra. Além disso, ______________________ é a distância, em graus, de qualquer ponto da Terra em relação a Greenwich, estabelecido como o principal ______________________ do planeta.

A alternativa que melhor completa as lacunas acima é:
a) Coordenada geográfica, Ponto Cardeal, linha cartográfica, ponto de localização.
b) Ponto cardeal, coordenada geográfica, linha cartográfica, ponto de localização.
c) Latitude, paralelo, longitude, meridiano.
d) Longitude, latitude, meridiano, paralelo.
e) Latitude, longitude, meridiano, paralelo.


https://youtu.be/Z6FYMCGaGCs




1º TERMO C - QUÍMICA


PROFª: EDJANE

Habilidade: H 27 – leitura e compreensão de texto
Tempo de realização: 2 horas - aulas

- Separação de Misturas ou Análise Imediata

Separação de misturas é o processo utilizado para separar duas ou mais substâncias diferentes. Lembre-se que mistura é a combinação de duas ou mais substâncias, e ela pode ser homogênea ou heterogênea.
A necessidade de separar essas substâncias surge por diversos motivos. São exemplos, a separação da água para obter sal, a separação de poluentes no tratamento da água e a própria separação de lixo. 

Processos de separação de misturas
O processo de separação pode ocorrer de várias formas e o método a ser utilizado depende dos seguintes aspectos:

Tipo de mistura: homogênea ou heterogênea;
Natureza dos elementos químicos que formam as misturas;
Densidade, temperatura e solubilidade dos elementos.

Separação de misturas homogêneas
As misturas homogêneas são aquelas que têm apenas uma fase. Os principais processos de separação dessas misturas são:

Destilação simples
A destilação simples é a separação entre substâncias sólidas de substâncias líquidas através de seus pontos de ebulição.
Exemplo: a água com sal submetidos à temperatura de ebulição que evapora sobrando apenas o sal.

Destilação fracionada
A destilação fracionada é a separação entre substâncias líquidas através da ebulição. Para que esse processo seja possível, os líquidos são separados por partes até que obtenha o líquido que tem o maior ponto de ebulição.
Exemplo: separar água de acetona.
Veja também: Destilação Simples e Fracionada


Vaporização
A vaporização, também conhecida por evaporação, consiste em aquecer a mistura até o líquido evaporar, separando-se do soluto na forma sólida. Nesse caso, o componente líquido é perdido.
Exemplo: processo para obtenção de sal marinho.

Separação de misturas heterogêneas
As misturas heterogêneas são aquelas que têm duas fases. Os principais processos de separação são:

Centrifugação
A centrifugação ocorre através da força centrífuga, a qual separa o que é mais denso do que é menos denso.
Exemplo: centrifugação no processo de lavagem de roupas, a qual separa a água das peças de vestuário.

Filtração
A filtração é a separação entre substâncias sólidas insolúveis e líquidas.
Exemplo: fazer café utilizando coador. Para obter a bebida, ela é coada separando o pó do líquido.

Decantação
A decantação é a separação entre substâncias que apresentam densidades diferentes. Ela pode ser realizar entre líquido-sólido e líquido-líquido.
No caso, o sólido deve ser mais denso que o líquido. O sólido ficará depositado no fundo do recipiente. Para esse processo, é utilizado o funil de decantação.
Exemplo: separação de água e areia ou separar água de um líquido menos denso, como o óleo.

Atividades

pesquise em seu caderno outros 5 métodos de separação de misturas e os esquemas das separações de misturas citadas no texto.


Obs: os esquemas se referem às imagens dos métodos.









1º TERMO C - FILOSOFIA

PROFª: KÁTIA


E.E. Salim Farah Maluf.
1º TERMO C- Professor (a) Katia. Disciplina: Filosofia          
E-mail: niciza@hotmail.com
Habilidades: Refletir e criticar sobre o tema do texto: “Ao trabalho”
Atividade: Leitura e redação
Tempo para realização: Uma semana.       (Uma aula de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: Textos didáticos





Ao trabalho
Um homem é um sucesso se ele acorda de manhã e vai dormir à noite e, nesse meio tempo, faz o que gosta? Disse Bob Dylan.
Algumas pessoas levantam da cama de manhã e o primeiro pensamento, a primeira expressão que vem à mente é: Lá vou eu de novo para a luta. Para essas pessoas a concepção de trabalho quase sempre esteve ligada a um ato negativo. Talvez pela origem da palavra, do substantivo tripalium, que nada mais é do que um aparelho de tortura formado por três paus, ao qual eram amarrados os condenados, ou os animais difíceis de ferrar.
Outros autores referem-se a trabalho como uma espécie de chicote, formado por três cordas, com pedras ou metais nas pontas. Daí decorre a associação entre trabalho e sofrimento, tortura, pena, labuta. Essas pessoas vinculam trabalho a sofrimento, sacrifício, noção que provém, sobretudo, da Bíblia, na parte do Antigo Testamento: Ganharás o pão com o suor do teu rosto?. Esse modo de pensar e agir era predominante na Idade Média. Hoje, porém, a meu ver o trabalho pode ser considerado algo positivo, um meio pelo qual temos a chance de aplicar e desenvolver nossa capacidade, elemento imprescindível na construção da pessoa e, portanto, fundamental para o alcance de sua felicidade.
Outras pessoas exercem a função que lhes foi atribuída?Apenas? Para ganhar o sustento da casa, sem vocação alguma para o cargo que exercem e ficam frustradas, tristes e irradiam energia negativa para os colegas, comportando-se como se estivessem na Idade Média.
Penso eu que, apesar de estarmos na era do conhecimento, ainda existem algumas empresas e alguns empresários cujos ambientes de trabalho são como locais de tortura, assim como existem alguns trabalhadores tristes por estarem em setores que não condizem com sua vocação. Talvez, se as empresas ou organizações realizassem um teste vocacional com os seus funcionários ainda durante a fase de recrutamento, muitos sentimentos como esse seriam evitados.
Será que gostamos do que fazemos ou simplesmente trabalhamos para garantir o sustento de nossas famílias? Levantamos pela manhã e fazemos o que gostamos ou vamos dormir à noite cheio de conflitos por ter passado o dia notripalium?

                                                              Redação

1)    Após fazer a leitura do texto, elabore uma redação abordando positivamente e negativamente a opinião do autor desconhecido incluindo  a sua opinião.




Entregar as respostas via e-mail: niciza@hotmail.com

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.



SOCIOLOGIA
Professor Nancio

Trabalho Individual para o  1TC - EJA – Fonte: Google ou Livro
No Período de 28/04 a 30/04

               1)As Correntes Sociológicas (definição completa)


Este Titulo é conteúdo de inicial das aulas a distância para continuação do 1° bimestre 


LINGUA PORTUGUESA


E.E. Salim Farah Maluf.

1 termo B e C – Professor Thiago.  Disciplina: Língua Portuguesa..           
E-mail: thiagomhz@gmail.com
Habilidades: Reconhecer a língua portuguesa como realidade histórica, social e geográfica, como manifestação do pensamento, da cultura e identidade de um indivíduo, de um povo e de uma comunidade.
Atividade: Lusofonia e breve texto sobre a história da língua portuguesa; Leitura e Pesquisa.

Tempo para realização: Uma semana.       (Quatro aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
  















LUSOFONIA


O termo lusofonia é composto de dois elementos: <luso->, que significa português, e <-fonia> que quer dizer fala. Portanto, quando se fala em lusofonia, devem-se entender países falantes do português. Existem termos para falantes de outros idiomas como anglofonia, francofonia e hispanofonia.
A língua portuguesa surgiu na Península Ibérica onde viviam os iberos, que tomados pelos celtas, falavam um idioma conhecido como celtibero. Com a expansão do Império Romano, o latim chegou à Península e foi imposto com língua oficial. Do choque com as línguas locais, surgiu na região em que se localizava o Condado Portucalense a língua portuguesa. Primeiro, foi identificada como galego-português (que é a forma arcaica do português) e, com o passar do tempo, dividiu-se em dois idiomas: o português e o espanhol. O mais antigo registro escrito em galego-português é uma cantiga reconhecida como “A Ribeirinha”, datada de 1189 (ou 1198).
Somente no século XVI, com as Grandes Navegações que os portugueses ganharam visibilidade já que expandiram seus territórios pelo mundo. Nos cinco continentes há países lusófonos devido a esse momento da história em que Portugal manteve colônias que perduraram até o século XX.
Há localidades pequenas na Ásia que falam um português bastante afetado pela língua do país em que se inserem. Todos os países falantes do português sofreram influências das línguas locais e isso dá uma feição especial ao português de cada país.
A variante oral brasileira é a mais distante da lusitana: isso se deve à interpenetração com a língua tupi, os falares africanos e, depois, as outras línguas modernas vindas com os imigrantes como os italianos, alemães, espanhóis, japoneses etc.



Após a leitura desse breve texto, pesquise:

*      Qual continente que tem mais países que falam português?
*      Qual a língua mais falada no mundo?
*      Qual o país que tem mais falantes da língua portuguesa?
*      Quais países que têm como idioma oficial o português?
*      Por que podemos considerar que a língua variante oral Brasileira se distancia da Lusitana?

Entregar as respostas via e-mail:
Não se esqueça de colocar seu nome completo e nome da escola.


ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER REALIZADA EM DUPLA


MATEMÁTICA 
PROFESSOR ADILSON
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo C – Periodo 27 a 30 de abril



Atividades Matemática
Elaborar uma pesquisa sobre os conjuntos numéricos e suas respectivas utilizações:
Conjuntos:
 Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais , Reais e Complexos

Contextualizar as definições de cada conjunto e exemplificar os mesmos.



CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br



INGLÊS

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês -EJA 1a- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 27 à 30 de abril de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Série: 1o. TC EJA Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:Anglofonia

Conteúdo:Informação no mundo globalizado

Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre quais países fazem uso da língua inglesa como língua estrangeira.
Escreva e envie para o email professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br. Apenas O QUE VOCÊ APRENDEU APÓS A LEITURA DO ASSUNTO.


2 comentários:

  1. Eu sou novato comecei hoje devo estar bem atrasado nas atividades me passa como devo fazer tem plataformas de aceso direto as aulas

    ResponderExcluir
  2. Acesso algum aplicativo ou coisa do tipo

    ResponderExcluir