Atividades para serem realizadas no período de 26/03 a 03/04
É necessário que o aluno fique atento a:
- Sala a que se refere aquela atividade;
- Ao nome da Disciplina e;
- Nome do professor que leciona esta disciplina. Pode ocorrer que dois professores lecionem a mesma disciplina, porém em salas diferentes.
- Caso a Disciplina não especifique a sala, pode sinalizar que o professor leciona para toda aquela série/ano. Caso o aluno não tenha aula com este professor, significa que o professor ainda não encaminhou atividade.
- Sala a que se refere aquela atividade;
- Ao nome da Disciplina e;
- Nome do professor que leciona esta disciplina. Pode ocorrer que dois professores lecionem a mesma disciplina, porém em salas diferentes.
- Caso a Disciplina não especifique a sala, pode sinalizar que o professor leciona para toda aquela série/ano. Caso o aluno não tenha aula com este professor, significa que o professor ainda não encaminhou atividade.
DISCIPLINAS / CONTEÚDOS
Realizar as atividades abaixo:
LINGUA PORTUGUESA – PROF. RENÊ
SP
FAZ ESCOLA (Caderno do aluno)
Atividade 3 - Um tema, diversos discursos e diferentes
ponto de vista ( paginas 12,13,14, 15, 16, 17 e 18.)
Atividade 4 - A organização do
"Artigo de Opinião". (página 19.)
Links de apoio:
Tipos de argumentos:
https://youtu.be/PqIkbM0CsGM - https://youtu.be/oxy4Xk_DF0I -
https://youtu.be/eJRbQ2UfOS0 - https://youtu.be/eJRbQ2UfOS0
Artigo de opinião: https://youtu.be/PNPGndhkuAI (Pag. 19)
Compreendendo o "Coronavírus".
Leia o texto, assista os
vídeos nos links abaixo e responda as perguntas:
https://youtube/e-JaQOeFxtI
https://youtube/0N7SBfTsI3s
https://abcd.org.br/blog/artigos/coronavirus-saiba-o-que-e-como-tratar-e-se-prevenir/
Responda as
questões:
1) O que é o coronavírus?
2) Com que facilidade é transmitido?
3) Qual é a fase de contágio?
4) Existe vacina para
prevenção ao coronavírus?
5) O que é o “período de
incubação”?
6) Quais os sintomas do
coronavírus?
7) Quão rapidamente a doença
se alastra?
8) Como é possível conter o
vírus?
9) O vírus pode sofrer
mutação?
10) Como se prevenir contra o
COVID-19?
Desenvolva uma redação
com a seguinte pergunta:
Porque a China é a responsável
pelo surgimento e alastração do Coronavírus (COVID-19)?
Link de apoio:
Como fazer uma redação:
https://youtu.be/mVhqpSDmLrw
https://youtu.be/lg2iWI9t3uM
Vídeo de apoio sobre o tema:
https://youtu.be/0kyq5O6GXZY
MATEMÁTICA
8º
ANOS A, B, C – PROF JOSIVAN
Estrutura
das Atividades
1 - Pesquisar sobre Potências: O que é, como
resolver e situações contextualizadas que envolvam as potências.
2 -
Pesquisar sobre as propriedades das potências
3 -
Pesquisar como colocar uma potêcia com expoente
fracionário na raiz
4 -
Pesquisar
sobre combinações perfeitas
5 -
Pesquisar sobre a porcentagem no cotidiano
Habilidades
*Conhecer e operar com as
propriedades das opções com potências de expoentes inteiros.
* Reconhecer a potenciação em
situações contextualizadas.
* Reconhecer que uma raiz está
relacionada a uma potência com expoente fracionário
* Resolver problemas de
contagem
* Resolver porcentagem e saber
relacioná-la ao cotidiano.
Descrever
estudos/ Atividades/ trabalhos propostos
- Copiar no caderno as pesquisas
solicitadas
- Relatar o entendimento ou compreensão em
relação aos conteúdos solicitados
- Se possível visualizar
vídeos em relação ao conteúdo, para facilitar o entendimento
- Responder as questões no
caderno do aluno/ apostila, páginas: 25,26 e 27.
ARTE
Arte para os 8º A, B, C e D - PROF. ADRIANA
Atividade:
Pesquisar Patrimônio Cultural Material e Imaterial e criar um trabalho
(desenho) com alguns dos patrimônios pesquisados (pode misturar patrimônio
material com imaterial) usem a imaginação e caprichem.
EDUCAÇÃO FÍSICA
8°
A, B, C e D. - PROF. DENISE
• Pesquisa para entrega sobre
o Squash, Jogo de taco e o vôlei ( pesquisar regras principais)
HISTÓRIA
8º A, 8ºB, 8ºC e 8º D – PROF. WILSON
HABILIDADES:
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do
liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo
contemporâneo.
Desenvolver
as atividades propostas no livro didático “História Sociedade
& Cidadania” páginas 16 e 17.
Ler
os textos e responder as perguntas.
GEOGRAFIA
8ºA, 8ºB – PROF. DJAIR
ROTEIRO
DE ESTUDOS EM GEOGRAFIA! FUND. II
8ºANO.
Para
garantir a continuidade dos estudos nesse momento de suspensão das aulas
presenciais, sugerimos que oriente o(a)s estudantes a revisarem os conceitos e
habilidades abordados até este momento, utilizando para tanto o Caderno do
Aluno e/ou o livro didático correspondente. Nesse sentido, propomos que
ofereça, via papel ou redes sociais (de acordo com a realidade da sua comunidade
escolar), as orientações necessárias para o desenvolvimento de algumas
atividades compatíveis com o tempo de duas semanas utilizando também as
indicações já existentes no material do(a) professor(a).
ENSINO
FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Na Educação Básica, a Geografia permite ao(à)
estudante ler e interpretar o espaço geográfico por meio de formas, processos,
dinâmicas e fenômenos, bem como entender as relações entre as sociedades e a
natureza em um mundo complexo e em constante transformação. O ensino de
Geografia mobiliza competências e habilidades por meio de diferentes
linguagens, de princípios e dos conceitos estruturantes espaço geográfico,
paisagem, lugar, território, região, globalização e educação cartográfica, além
de categorias que contemplam a natureza, a sociedade, o tempo, a cultura, o
trabalho, a rede, entre outros.
8ºAno – Unidade
temática: O sujeito e seu lugar no mundo.
Objetivos
do conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial e local.
A partir das leituras e
dos estudos dos: vídeos, mapas e textos, é esperado que os estudantes possam
desenvolver as habilidades de: (EF08GE27) Comparar a formação
territorial de países latino-americanos, a partir das influências
pré-colombiana e colonial e estabelecer semelhanças socioculturais entre as correntes
de povoamento; (EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica
demográfica, aplicar os indicadores demográficos e analisar as mudanças
sociais, culturais, políticas, ambientais e econômicas decorrentes da transição
demográfica, em diferentes regiões do mundo.
● Ocupação do “Brasil”
primordial. (vídeo) Fonte: Pesquisa Fapesp, 2018. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?time
continue=13&v=VRvyf-qvjE4&feature=emb logo>
(acesso em: 16 mar. 2020). Texto e podcast de aprofundamento disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/2018/02/15/ocupacao-do-brasil-primordial/>
(acesso em 16 mar. 2020).
●
As Américas antes da conquista europeia. (mapa) Fonte: Atlas Histórico do Brasil.
Fundação Getúlio Vargas (FGV), 2016. Disponível em:
<https://atlas.fgv.br/mapas/populacoes-americanas/americanas-antes-da-conquista-europeia>
(acesso em: 16 mar. 2020).
●
Pirâmides Populacionais do Mundo desde 1950 até 2100. (site) Fonte:
PopulationPyramid.net. Disponível em:
<https://www.populationpyramid.net/pt/am%C3%A9rica-do-sul/2017/>(acesso
em: 16 mar. 2020).
● Conheça as principais mudanças da população
brasileira reveladas pelo IBGE. (texto) Fonte: BBC News Brasil, 2915.
Disponível em:
<https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151113
resultados pnad jc ab> (acesso em 16 mar. 2020).
Trabalho de
pesquisa em geografia - Tema: MERCADO DE TRABALHO.
Observações:
- Deve ser feito em folha
de papel almaço, manuscrito, com capa contendo:
tema, o nome e a série
do estudante.
- Desenvolvimento:
- Explique o que é um trabalho assalariado, porque as pessoas trabalham e detalhe os usos feitos com a renda obtida;
- O que é um salário e porque as pessoas precisam de um pagamento pelo seu trabalho.
Escolha uma profissão,
pesquise e explique:
- O que este(a) profissional faz, quantos dias e horas semanais ele(a) trabalha e quanto ganha de remuneração, semanal, quinzenal ou mensal; Explique o por quê ?
- Ao final fale sobre qual profissão você deseja praticar, como trabalho assalariado e explique o por quê ?
Bons estudos.
GEOGRAFIA
8ºC, D – PROF. VANILDO
Habilidades:EFGE06.
Pesquisa escrita: O que é a Organização das nações Unidas (ONU), seus programas, agências e órgãos.
Responder a seguinte questão:
1. Qual o
órgão da ONU, responsável pelas questões envolvendo as pandemias?
2. O que
significa FAO e quais são as suas funções?
Realizar as atividades abaixo:
Continuação das atividades:
Habilidades contemplada: EFGE18, EFGE19
Quanta coisa
ResponderExcluir