terça-feira, 31 de março de 2020

Roteiro de Estudos: 8º ano

Atividades para serem realizadas no período de 26/03 a 03/04

É necessário que o aluno fique atento a:

- Sala a que se refere aquela atividade;
- Ao nome da Disciplina e;
- Nome do professor que leciona esta disciplina. Pode ocorrer que dois professores lecionem a mesma disciplina, porém em salas diferentes.
- Caso a Disciplina não especifique a sala, pode sinalizar que o professor leciona para toda aquela série/ano. Caso o aluno não tenha aula com este professor, significa que o professor ainda não encaminhou atividade.


DISCIPLINAS / CONTEÚDOS



LINGUA PORTUGUESA – PROF. RENÊ

 SP FAZ ESCOLA (Caderno do aluno)

 Atividade 3 - Um tema, diversos discursos e diferentes ponto de vista ( paginas 12,13,14,  15, 16, 17 e 18.)   

Atividade 4 - A organização do "Artigo de Opinião". (página 19.)

Links de apoio:
Tipos de argumentos:
https://youtu.be/PqIkbM0CsGM - https://youtu.be/oxy4Xk_DF0I -
https://youtu.be/eJRbQ2UfOS0 - https://youtu.be/eJRbQ2UfOS0
Artigo de opinião: https://youtu.be/PNPGndhkuAI (Pag. 19)

Compreendendo  o "Coronavírus".
 Leia o texto, assista os vídeos nos links abaixo e responda as perguntas:
https://youtube/e-JaQOeFxtI  
https://youtube/0N7SBfTsI3s
https://abcd.org.br/blog/artigos/coronavirus-saiba-o-que-e-como-tratar-e-se-prevenir/

Responda as questões:

1) O que é o coronavírus?
2) Com que facilidade é transmitido?
3) Qual é a fase de contágio?
4) Existe vacina para prevenção ao coronavírus?
5) O que é o “período de incubação”?
6) Quais os sintomas do coronavírus?
7) Quão rapidamente a doença se alastra?
8) Como é possível conter o vírus?
9) O vírus pode sofrer mutação?
10) Como se prevenir contra o COVID-19?

Desenvolva uma redação com a seguinte pergunta:

Porque a China é a responsável pelo surgimento e alastração do Coronavírus (COVID-19)?

Link de apoio:
Como fazer uma redação: 
https://youtu.be/mVhqpSDmLrw 
https://youtu.be/lg2iWI9t3uM

Vídeo de apoio sobre o tema: 
https://youtu.be/0kyq5O6GXZY



MATEMÁTICA

8º ANOS A, B, C – PROF JOSIVAN

Estrutura das Atividades
1    -  Pesquisar sobre Potências: O que é, como resolver e situações contextualizadas que       envolvam as potências.
2     -    Pesquisar sobre as propriedades das potências
3     -    Pesquisar como colocar uma potêcia com expoente fracionário na raiz
4     -    Pesquisar  sobre combinações perfeitas
5     -    Pesquisar sobre a porcentagem no cotidiano

Habilidades
*Conhecer e operar com as propriedades das opções com potências de expoentes inteiros.
* Reconhecer a potenciação em situações contextualizadas.
* Reconhecer que uma raiz está relacionada a uma potência com expoente fracionário
* Resolver problemas de contagem
* Resolver porcentagem e saber relacioná-la ao cotidiano.

Descrever estudos/ Atividades/ trabalhos propostos
- Copiar no caderno as pesquisas solicitadas
- Relatar o entendimento ou compreensão em relação aos conteúdos solicitados
- Se possível visualizar vídeos em relação ao conteúdo, para facilitar o entendimento
- Responder as questões no caderno do aluno/ apostila, páginas: 25,26 e 27.



ARTE
Arte para os 8º A, B, C e D         - PROF. ADRIANA
Atividade: Pesquisar Patrimônio Cultural Material e Imaterial e criar um trabalho (desenho) com alguns dos patrimônios pesquisados (pode misturar patrimônio material com imaterial) usem a imaginação e caprichem.




EDUCAÇÃO FÍSICA

8° A, B, C e D. - PROF. DENISE
• Pesquisa para entrega sobre o Squash, Jogo de taco e o vôlei ( pesquisar regras principais)




HISTÓRIA

8º A, 8ºB, 8ºC e 8º D – PROF. WILSON

HABILIDADES: (EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.

Desenvolver as atividades propostas no livro didático “História Sociedade & Cidadania” páginas 16 e 17.

Ler os textos e responder as perguntas.



GEOGRAFIA

8ºA, 8ºB – PROF. DJAIR

ROTEIRO DE ESTUDOS EM GEOGRAFIA!    FUND. II 8ºANO.
Para garantir a continuidade dos estudos nesse momento de suspensão das aulas presenciais, sugerimos que oriente o(a)s estudantes a revisarem os conceitos e habilidades abordados até este momento, utilizando para tanto o Caderno do Aluno e/ou o livro didático correspondente. Nesse sentido, propomos que ofereça, via papel ou redes sociais (de acordo com a realidade da sua comunidade escolar), as orientações necessárias para o desenvolvimento de algumas atividades compatíveis com o tempo de duas semanas utilizando também as indicações já existentes no material do(a) professor(a).
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
 Na Educação Básica, a Geografia permite ao(à) estudante ler e interpretar o espaço geográfico por meio de formas, processos, dinâmicas e fenômenos, bem como entender as relações entre as sociedades e a natureza em um mundo complexo e em constante transformação. O ensino de Geografia mobiliza competências e habilidades por meio de diferentes linguagens, de princípios e dos conceitos estruturantes espaço geográfico, paisagem, lugar, território, região, globalização e educação cartográfica, além de categorias que contemplam a natureza, a sociedade, o tempo, a cultura, o trabalho, a rede, entre outros.
8ºAno – Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo.
Objetivos do conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial e local.
A partir das leituras e dos estudos dos: vídeos, mapas e textos, é esperado que os estudantes possam desenvolver as habilidades de: (EF08GE27) Comparar a formação territorial de países latino-americanos, a partir das influências pré-colombiana e colonial e estabelecer semelhanças socioculturais entre as correntes de povoamento; (EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, aplicar os indicadores demográficos e analisar as mudanças sociais, culturais, políticas, ambientais e econômicas decorrentes da transição demográfica, em diferentes regiões do mundo.
                ● Ocupação do “Brasil” primordial. (vídeo) Fonte: Pesquisa Fapesp, 2018. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?time continue=13&v=VRvyf-qvjE4&feature=emb logo> (acesso em: 16 mar. 2020). Texto e podcast de aprofundamento disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/2018/02/15/ocupacao-do-brasil-primordial/> (acesso em 16 mar. 2020).
● As Américas antes da conquista europeia. (mapa) Fonte: Atlas Histórico do Brasil. Fundação Getúlio Vargas (FGV), 2016. Disponível em: 
● Pirâmides Populacionais do Mundo desde 1950 até 2100. (site) Fonte: PopulationPyramid.net. Disponível em:
 ● Conheça as principais mudanças da população brasileira reveladas pelo IBGE. (texto) Fonte: BBC News Brasil, 2915. Disponível em:

Trabalho de pesquisa em geografia - Tema: MERCADO DE TRABALHO.

Observações:
- Deve ser feito em folha de papel almaço, manuscrito, com capa contendo: 
tema, o nome e a série do estudante.

- Desenvolvimento: 

  • Explique o que é um trabalho assalariado, porque as pessoas trabalham e detalhe os usos feitos com a renda obtida; 
  •  O que é um salário e porque as pessoas precisam de um pagamento pelo seu trabalho.


Escolha uma profissão, pesquise e explique:  
  •  O que este(a) profissional faz, quantos dias e horas semanais ele(a) trabalha e quanto ganha de remuneração, semanal, quinzenal ou mensal; Explique o por quê ?
  • Ao final fale sobre qual profissão você deseja praticar, como trabalho assalariado e explique o por quê ?

Bons estudos.      



GEOGRAFIA

8ºC, D – PROF. VANILDO

Habilidades:EFGE06.                                                                                                                                                                                                                                 
Pesquisa escrita: O que é a Organização das nações Unidas (ONU), seus programas, agências e órgãos.

Responder a seguinte questão:

1.    Qual o órgão da ONU, responsável pelas questões envolvendo as pandemias?
2.    O que significa FAO e quais são as suas funções?


Realizar as atividades abaixo:




Continuação das atividades: 
Habilidades contemplada: EFGE18, EFGE19




Um comentário: