Atividades para serem realizadas no período de 26/03 a 03/04
É necessário que o aluno fique atento a:
- Sala a que se refere aquela atividade;
- Ao nome da Disciplina e;
- Nome do professor que leciona esta disciplina. Pode ocorrer que dois professores lecionem a mesma disciplina, porém em salas diferentes.
- Caso a Disciplina não especifique a sala, pode sinalizar que o professor leciona para toda aquela série/ano. Caso o aluno não tenha aula com este professor, significa que o professor ainda não encaminhou atividade.
- Sala a que se refere aquela atividade;
- Ao nome da Disciplina e;
- Nome do professor que leciona esta disciplina. Pode ocorrer que dois professores lecionem a mesma disciplina, porém em salas diferentes.
- Caso a Disciplina não especifique a sala, pode sinalizar que o professor leciona para toda aquela série/ano. Caso o aluno não tenha aula com este professor, significa que o professor ainda não encaminhou atividade.
DISCIPLINAS / CONTEÚDOS
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
3º SÉRIE – MANHÃ - PROF. HOSANA
Tema: FORMAS DE GOVERNO*
*Socialismo, Comunismo, Anarquismo, Monarquia, Presidencialismo, Parlamentarismo, ou outra forma que o aluno escolher.
Escolher 2 (duas) formas de governo e pesquisar seus aspectos positivos e negativos.
Atividade manuscrita: em papel almaço
FILOSOFIA
3º SÉRIE REGULAR - NOTURNO - PROF. KÁTIA
ATIVIDADE 1
Tema: Bioética e filosofia
Pesquisar sobre a importância da bioética,
elaborando após a pesquisa uma historia em quadrinhos ou uma musica que
represente bem seu significado para a sociedade.
ATIVIDADE 2
Observe
as charges
- Comente como o assunto de uma charge esta diretamente ligada à outra e
comente como devemos trabalhar a ética, a tecnologia e a ciência para nos
auxiliar nesse momento de pandemia.
Paginas da web recomendadas:
http://www.artigonal.com/educacao-artigos/etica-e-ciencia-urgencia-do-debate-982236.html
EDUCAÇÃO FÍSICA
3° SÉRIE A – PROF. DENISE
·
Pesquisa para ser entregue no retorno às aulas sobre:
Pesquisa para ser entregue no retorno às aulas sobre:
· Os Princípios do Treinamento Físico
· Classificação das Lutas
ARTE
3º B - NOTURNO
- PROF: IRACI.
Atividade 1:
Texto:
1. Depois
de ler o texto acima, observe a imagem abaixo:
*Durante o período em que se
relacionou com Duchamp, a artista concluiu várias versões diferentes da
escultura O IMPOSSIVEL, em que uma figura masculina e outra
feminina travam um confronto primordial, misturando erotismo, violência e
lirismo. Das cabeças vazias projetam-se garras ou tentáculos, estabelecendo uma
relação de desejo e conflito.
Responda o questionário
abaixo: Observe a escultura acima e reflita sobre a Obra de Maria Martins.
1) Como são caracterizadas as
figuras feminina e masculina na escultura?
2) Como elementos do universo
orgânico se relacionam com o mundo inorgânico nesse trabalho?
3) Em sua opinião, que
elementos apontam para uma relação de desejo e quais deles indicam conflito?
4) Você conhece os mitos
amazônicos representados pela artista em 1942, mencionados anteriormente?
Pesquise um desses mitos e identifique a entidade ou o elemento da natureza a
que se relaciona.
Atividade 2: Com Capa.
*Fazer uma pesquisa
sobre: A Obra de Nuno Ramos/ Morte das casas-2004.
(4) Quem é Nuno Ramos?
(5) O que percebeu nesta obra?
De sua opinião pessoal!
(06) Realizar a confecção de
uma de suas Obras (fazer no sulfite).
Atividade 3: Candido
Portinari.
2. Texto:
3. *A
serie Ciclos econômicos do Brasil consiste em doze pinturas na técnica de
afresco: “Pau-Brasil” , “Cana”, “Gado”, “Garimpo”, “Fumo”, “Erva-Mate”, “Café”,
“Cacau”, “Ferro” e “Borracha” (todas de 1938), além de “Carnaúba” (feita seis
anos depois). Nesses painéis, Portinari trabalhou com tons sóbrios, produzindo
um documentário visual das principais atividades econômicas do país até aquela
época. Na série, assim como em muitas de suas pinturas, o artista retrata a
figura do negro e do mestiço como protagonistas da cena econômica brasileiro.
Observando os dois painéis da
série Ciclos Econômicos do Brasil apresentados acima responda o questionário:
a) Que
elementos o artista utilizou em suas composições?
b) O
que essas imagens representam?
c) Como
as cores foram usadas nesses painéis?
d) Como
são as figuras humanas representadas nos painéis?
e) Em
sua opinião, essa serie de painéis é representativa de uma identidade nacional
do Brasil?
Atividade 4:
1) Pesquise a “Arte SUMI-E” e
realize uma atividade.
ARTE
3º SÉRIE C
– PROF. ADRIANA
Atividade:
Pesquisar um artista impressionista Renoir, Monet, Degas, Seurat, etc. suas
características, seus trabalhos, sua vida e escolher uma obra e fazer uma
análise descritiva dessa obra
LINGUA PORTUGUESA
E LITERATURA
3º SÉRIE ENSINO MÉDIO
– NOTURNO – PROF. CÍNTIA
1) As informações circulam com muita velocidade nos
dias de hoje, considerando o desenvolvimento da internet e dos meios de divulgação e compartilhamento da
informação. Desenvolver uma pesquisa com duas notícias diferentes, sobre o
mesmo tema, divulgadas na mídia impressa ou digital, preenchendo o quadro a
seguir:
Texto 1
|
Texto 2
|
|
Título
|
||
O que aconteceu?
|
||
Argumento principal apresentado
|
||
Onde aconteceu o fato?
|
||
Com quem?
|
||
Como?
|
||
Por quê?
|
||
Quem são os envolvidos?
|
||
Quando?
|
Temas
de notícias a serem pesquisadas:
Ø Pandemia
Coronavírus;
Ø Crise
econômica no Brasil;
Ø Fake
News.
2) Leitura
textos literários: conto e poema.
Fazer uma ficha de leitura, para cada texto
lido, a partir dos seguintes dados:
Título
|
|
Autor
|
|
Gênero
|
|
Qual a mensagem passada pela leitura?
|
|
Você recomendaria essa leitura para alguém?
|
|
Por quê?
|
Observação:
Os
registros deverão ser realizados para serem entregues no retorno das aulas.
INGLÊS
3ª SÉRIE A – PROF. SILVANA
- Biografia de Jane Austen romancista inglesa
- Influências
- Principais obras
- Manuscrito
- Individual
GEOGRAFIA
3º SÉRIE ENSINO MÉDIO - MANHÃ – PROF. DJAIR
ROTEIRO DE ESTUDOS EM
GEOGRAFIA! ENSINO MÉDIO -
Para garantir a continuidade
dos estudos nesse momento de suspensão das aulas presenciais, sugerimos que
oriente o(a)s estudantes a revisarem os conceitos e habilidades abordados até
este momento, utilizando para tanto o Caderno do Aluno e/ou o livro didático
correspondente. Nesse sentido, propomos que ofereça, via papel ou redes sociais
(de acordo com a realidade da sua comunidade escolar), as orientações
necessárias para o desenvolvimento de algumas atividades compatíveis com o
tempo de duas semanas ou mais utilizando também as indicações aqui disponíveis.
ENSINO MÉDIO.
Na Educação Básica, a Geografia permite ao(à)
estudante ler e interpretar o espaço geográfico por meio de formas, processos,
dinâmicas e fenômenos, bem como entender as relações entre as sociedades e a
natureza em um mundo complexo e em constante transformação. O ensino de
Geografia mobiliza competências e habilidades por meio de diferentes
linguagens, de princípios e dos conceitos estruturantes espaço geográfico,
paisagem, lugar, território, região, globalização e educação cartográfica, além
de categorias que contemplam a natureza, a sociedade, o tempo, a cultura, o
trabalho, a rede, entre outros.
3º SÉRIE:
Os conteúdos que devem ser estudados pelos alunos, abrangem
os capítulos: De 1 á 6 do livro didático: Fronteiras da Globalização / O espaço
brasileiro: natureza e trabalho. De Lúcia Marina Tércio;
1) Leiam
pesquise e respondam todas ás questões das páginas: 10 á 64 do livro didático,
organize as respostas de forma numérica em folha de papel almaço.
2)
Na apostila SP FAZ ESCOLA, nas páginas: 47 a 54, são considerados
quatro temas: REGIONALIZAÇÃO;
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; CORRENTES MIGRATÓRIAS E GLOBALIZAÇÃO E
REGIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, para que os estudos e aprendizados ocorram, é
necessário a leitura e a interpretação atentos dos conteúdos.
3) Nas
páginas : 31 á 36 há um breve texto e testes e questões do ENEM, relacionados
aos temas considerados.
Façam
as leituras numerem as questões e respondam em folhas de papel almaço.
Acrescento aqui uma atividade opcional,
a todos os estudantes do 3º Ano.
Como
atividade de aprofundamento das habilidades e competências trabalhadas no 1º
bimestre, sugerimos que o professor trabalhe com a elaboração de um Projeto de
Lei sobre as temáticas trabalhadas no Caderno do Aluno até aqui. Apesar das
atividades propostas aqui terem como alvo os(as) estudantes da 3ª série do Ensino
Médio, acreditamos que os(as) alunos(as) de todas as séries do Ensino Médio
poderiam se beneficiar dos Programas trazidos abaixo.
Podemos
utilizar como base o Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), uma
oportunidade para que estudantes do ensino médio possam experimentar a jornada
de trabalho dos deputados federais. Eles tomam posse e exercem o mandato como
deputados jovens durante cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Objetivos
pedagógicos do PJB:
●
Reconhecer as diferenças na sociedade brasileira em termos de características
culturais e desenvolvimento socioeconômico;
●
observar as múltiplas perspectivas de soluções na análise e deliberação de
projetos de lei;
●
participar de debates e discussões, expressando seu ponto de vista de maneira
argumentativa e respeitosa, ouvindo atentamente e procurando compreender o
ponto de vista do seu interlocutor;
● analisar os diversos aspectos da tomada de
decisão no contexto do Poder Legislativo e seus impactos nos processos de
representação como a confiança e a legitimidade;
●
identificar os desafios e obstáculos para a vivência da democracia nas relações
sociais e também nas instituições políticas.
Para
trabalhar com o PJB podemos encontrar materiais de como fazer um Projeto de
Lei, entre outros, no site da Câmara dos Deputados:
<https://www2.camara.leg.br/acamara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem > (
Acesso em: 16 mar. 2020 ).
Outra
atividade que pode ser proposta para os estudantes é a participação no Programa
Jovem Senador. Este programa é realizado anualmente e proporciona aos
estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais, de até 19 anos,
conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no
Brasil.
A cada
ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem
duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição
da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a
consequente publicação no Diário do Senado Federal.
Para
participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de
redação interno entre os alunos com o tema anual “Adolescência e o despertar
para o exercício da cidadania”
Informações
mais detalhadas podem ser obtidas no site do Senado Federal
FÍSICA - 3ºB, C
Pesquisar o que são:
- Componentes eletro eletrônicos;
- Motores elétricos;
- Comunicadores;
- Aparelhos resistivos;- Fontes de energia;
OBS: Dar 5 exemplos para cada um.
BIOLOGIA - Prof RENÊ
1º) Elencar diferenças nas espécies de Urso Polar, Urso Marrom e Urso Panda, levando em conta a especiação de cada um deles e considerando: clima, nutrição e ambiente.
Tema do trabalho: Especiação e Seleção Natual.
2º) Elaborar questões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário