domingo, 29 de março de 2020

Roteiro de Estudos: 3ª série Ensino Médio

Atividades para serem realizadas no período de 26/03 a 03/04

É necessário que o aluno fique atento a:

- Sala a que se refere aquela atividade;
- Ao nome da Disciplina e;
- Nome do professor que leciona esta disciplina. Pode ocorrer que dois professores lecionem a mesma disciplina, porém em salas diferentes.
- Caso a Disciplina não especifique a sala, pode sinalizar que o professor leciona para toda aquela série/ano. Caso o aluno não tenha aula com este professor, significa que o professor ainda não encaminhou atividade.


DISCIPLINAS / CONTEÚDOS


FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

3º SÉRIE  – MANHà- PROF. HOSANA
Tema: FORMAS DE GOVERNO*
*Socialismo, Comunismo, Anarquismo, Monarquia, Presidencialismo, Parlamentarismo, ou outra forma que o aluno escolher.
Escolher 2 (duas) formas de governo e pesquisar seus aspectos positivos e negativos.
Atividade manuscrita: em papel almaço





FILOSOFIA

3º SÉRIE  REGULAR -  NOTURNO PROF. KÁTIA                                            

ATIVIDADE 1
Tema: Bioética e filosofia

Pesquisar sobre a importância da bioética, elaborando após a pesquisa uma historia em quadrinhos ou uma musica que represente bem seu significado para a sociedade.

ATIVIDADE 2
Observe as charges 






- Comente como o assunto de uma charge esta diretamente ligada à outra e comente como devemos trabalhar a ética, a tecnologia e a ciência para nos auxiliar nesse momento de pandemia.

Paginas da web recomendadas:



http://www.artigonal.com/educacao-artigos/etica-e-ciencia-urgencia-do-debate-982236.html





EDUCAÇÃO FÍSICA 

3° SÉRIE A – PROF. DENISE
·       
            Pesquisa para ser entregue no retorno às aulas sobre:
·         Os Princípios do Treinamento Físico
·         Classificação das Lutas


ARTE

3º B - NOTURNO - PROF: IRACI.

Atividade 1:
Texto:




1.    Depois de ler o texto acima, observe a imagem abaixo:





*Durante o período em que se relacionou com Duchamp, a artista concluiu várias versões diferentes da escultura O IMPOSSIVEL, em que uma figura masculina e outra feminina travam um confronto primordial, misturando erotismo, violência e lirismo. Das cabeças vazias projetam-se garras ou tentáculos, estabelecendo uma relação de desejo e conflito.

Responda o questionário abaixo: Observe a escultura acima e reflita sobre a Obra de Maria Martins.
1) Como são caracterizadas as figuras feminina e masculina na escultura?
2) Como elementos do universo orgânico se relacionam com o mundo inorgânico nesse trabalho?
3) Em sua opinião, que elementos apontam para uma relação de desejo e quais deles indicam conflito?
4) Você conhece os mitos amazônicos representados pela artista em 1942, mencionados anteriormente? Pesquise um desses mitos e identifique a entidade ou o elemento da natureza a que se relaciona.

Atividade 2: Com Capa.
*Fazer uma pesquisa sobre: A Obra de Nuno Ramos/ Morte das casas-2004.

(4) Quem é Nuno Ramos?
(5) O que percebeu nesta obra? De sua opinião pessoal!
(06) Realizar a confecção de uma de suas Obras (fazer no sulfite).


Atividade 3: Candido Portinari.
2.    Texto:




3.    *A serie Ciclos econômicos do Brasil consiste em doze pinturas na técnica de afresco: “Pau-Brasil” , “Cana”, “Gado”, “Garimpo”, “Fumo”, “Erva-Mate”, “Café”, “Cacau”, “Ferro” e “Borracha” (todas de 1938), além de “Carnaúba” (feita seis anos depois). Nesses painéis, Portinari trabalhou com tons sóbrios, produzindo um documentário visual das principais atividades econômicas do país até aquela época. Na série, assim como em muitas de suas pinturas, o artista retrata a figura do negro e do mestiço como protagonistas da cena econômica brasileiro.





Observando os dois painéis da série Ciclos Econômicos do Brasil apresentados acima responda o questionário:
a) Que elementos o artista utilizou em suas composições?
b) O que essas imagens representam?
c) Como as cores foram usadas nesses painéis?
d) Como são as figuras humanas representadas nos painéis?
e) Em sua opinião, essa serie de painéis é representativa de uma identidade nacional do Brasil?

Atividade 4:

1) Pesquise a “Arte SUMI-E” e realize uma atividade.



ARTE
3º SÉRIE C – PROF. ADRIANA

Atividade: Pesquisar um artista impressionista Renoir, Monet, Degas, Seurat, etc. suas características, seus trabalhos, sua vida e escolher uma obra e fazer uma análise descritiva dessa obra




LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA

3º SÉRIE ENSINO MÉDIO – NOTURNO – PROF. CÍNTIA

1)    As informações circulam com muita velocidade nos dias de hoje, considerando o desenvolvimento da internet e dos meios de divulgação e compartilhamento da informação. Desenvolver uma pesquisa com duas notícias diferentes, sobre o mesmo tema, divulgadas na mídia impressa ou digital, preenchendo o quadro a seguir:


Texto 1
Texto 2
Título


O que aconteceu?


Argumento principal apresentado


Onde aconteceu o fato?


Com quem?  


Como?


Por quê?


Quem são os envolvidos?


Quando?



Temas de notícias a serem pesquisadas:
Ø  Pandemia Coronavírus;
Ø  Crise econômica no Brasil;
Ø  Fake News.

2)    Leitura textos literários: conto e poema.

Fazer uma ficha de leitura, para cada texto lido, a partir dos seguintes dados:

Título

Autor

Gênero

Qual a mensagem passada pela leitura?






Você recomendaria essa leitura para alguém?

Por quê?



Observação:
Os registros deverão ser realizados para serem entregues no retorno das aulas.





INGLÊS

3ª SÉRIE A – PROF. SILVANA

 - Biografia de Jane Austen romancista inglesa
- Influências
- Principais obras
- Manuscrito
- Individual



GEOGRAFIA

3º SÉRIE ENSINO MÉDIO - MANHÃ – PROF. DJAIR

ROTEIRO DE ESTUDOS EM GEOGRAFIA!  ENSINO MÉDIO - 

Para garantir a continuidade dos estudos nesse momento de suspensão das aulas presenciais, sugerimos que oriente o(a)s estudantes a revisarem os conceitos e habilidades abordados até este momento, utilizando para tanto o Caderno do Aluno e/ou o livro didático correspondente. Nesse sentido, propomos que ofereça, via papel ou redes sociais (de acordo com a realidade da sua comunidade escolar), as orientações necessárias para o desenvolvimento de algumas atividades compatíveis com o tempo de duas semanas ou mais utilizando também as indicações aqui disponíveis.
ENSINO MÉDIO.
Na Educação Básica, a Geografia permite ao(à) estudante ler e interpretar o espaço geográfico por meio de formas, processos, dinâmicas e fenômenos, bem como entender as relações entre as sociedades e a natureza em um mundo complexo e em constante transformação. O ensino de Geografia mobiliza competências e habilidades por meio de diferentes linguagens, de princípios e dos conceitos estruturantes espaço geográfico, paisagem, lugar, território, região, globalização e educação cartográfica, além de categorias que contemplam a natureza, a sociedade, o tempo, a cultura, o trabalho, a rede, entre outros.
 3º SÉRIE: Os conteúdos que devem ser estudados pelos alunos, abrangem os capítulos: De 1 á 6 do livro didático: Fronteiras da Globalização / O espaço brasileiro: natureza e trabalho. De Lúcia Marina Tércio;
     1)    Leiam pesquise e respondam todas ás questões das páginas: 10 á 64 do livro didático, organize as respostas de forma numérica em folha de papel almaço.
    2)    Na apostila SP FAZ ESCOLA, nas páginas: 47 a 54, são considerados quatro temas: REGIONALIZAÇÃO; DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; CORRENTES MIGRATÓRIAS E GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, para que os estudos e aprendizados ocorram, é necessário a leitura e a interpretação atentos dos conteúdos.
Acesse o Caderno do Aluno:   < https://sed.educacao.sp.gov.br/ > (Acessado em 24 mar. 2020).
     3)    Nas páginas : 31 á 36 há um breve texto e testes e questões do ENEM, relacionados aos temas considerados. 
Façam as leituras numerem as questões e respondam em folhas de papel almaço.

Acrescento aqui uma atividade opcional, a todos os estudantes do 3º Ano.

Como atividade de aprofundamento das habilidades e competências trabalhadas no 1º bimestre, sugerimos que o professor trabalhe com a elaboração de um Projeto de Lei sobre as temáticas trabalhadas no Caderno do Aluno até aqui. Apesar das atividades propostas aqui terem como alvo os(as) estudantes da 3ª série do Ensino Médio, acreditamos que os(as) alunos(as) de todas as séries do Ensino Médio poderiam se beneficiar dos Programas trazidos abaixo.

Podemos utilizar como base o Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), uma oportunidade para que estudantes do ensino médio possam experimentar a jornada de trabalho dos deputados federais. Eles tomam posse e exercem o mandato como deputados jovens durante cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Objetivos pedagógicos do PJB:

● Reconhecer as diferenças na sociedade brasileira em termos de características culturais e desenvolvimento socioeconômico;
● observar as múltiplas perspectivas de soluções na análise e deliberação de projetos de lei;
● participar de debates e discussões, expressando seu ponto de vista de maneira argumentativa e respeitosa, ouvindo atentamente e procurando compreender o ponto de vista do seu interlocutor;
 ● analisar os diversos aspectos da tomada de decisão no contexto do Poder Legislativo e seus impactos nos processos de representação como a confiança e a legitimidade;
● identificar os desafios e obstáculos para a vivência da democracia nas relações sociais e também nas instituições políticas.
                                                                                                                                   
Para trabalhar com o PJB podemos encontrar materiais de como fazer um Projeto de Lei, entre outros, no site da Câmara dos Deputados:

Outra atividade que pode ser proposta para os estudantes é a participação no Programa Jovem Senador. Este programa é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos com o tema anual “Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania”
Informações mais detalhadas podem ser obtidas no site do Senado Federal

 < https://www12.senado.leg.br/jovemsenador > ( Acesso em: 16 mar. 2020).



FÍSICA - 3ºB, C 

Pesquisar o que são

- Componentes eletro eletrônicos;
- Motores elétricos;
- Comunicadores;
- Aparelhos resistivos;
- Fontes de energia;

OBS: Dar 5 exemplos para cada um.


BIOLOGIA - Prof RENÊ

1º) Elencar diferenças nas espécies de Urso Polar, Urso Marrom e Urso Panda, levando em conta a especiação de cada um deles e considerando: clima, nutrição e ambiente.
Tema do trabalho: Especiação e Seleção Natual.

2º) Elaborar questões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário