domingo, 29 de março de 2020

Roteiro de Estudos: 1ª série Ensino Médio



Atividades para serem realizadas no período de 26/03 a 03/04

Estas atividades correspondem aos conteúdos do 1º Bimestre

É necessário que o aluno fique atento a:

Sala a que se refere aquela atividade;
ao nome da Disciplina e;
Nome do professor que leciona esta disciplina. Pode ocorrer que dois professores lecionem a mesma disciplina, porém em salas diferentes.
Caso a Disciplina não especifique a sala, pode sinalizar que o professor leciona para toda aquela série/ano. Caso o aluno não tenha aula com este professor, significa que o professor ainda não encaminhou atividade.


MATEMÁTICA

1ª SÉRIE - PROF. ERICA

Atividade: Realizar os exercícios das páginas 8 a 10. Pesquisar sobre progressão aritmética e geometria ( PA e PG) para responder as questões das páginas 11 a 20 (Caderno do Aluno).

- Sugestão de vídeo aulas: Professor Ferreto e Professora Ângela.




ARTE

1º SÉRIES A, B e C  - PROF. ADRIANA

 Atividade: Pesquisar a origem do Grafiite no Brasil e os grafiteiros brasileiros que mais   se  destacam, escolher uma obra e fazer uma análise do trabalho desse artista, ( que     mensagem a obra está passando, quais características da sua obra ).
 Atividade prática: criar um  grafite.
 Sugestão tema : Coronavírus.


HISTÓRIA
1ª SÉRIE B / E / FPROF. EVERTON
 Objetos de Conhecimento:
Pré-história; A Pré-história sul-americana, brasileira e regional.
Habilidades: Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber; Reconhecer a importância de submeter à crítica o conceito de Pré- história, com base na crítica ao viés eurocêntrico e à delimitação pela ausência da escrita.

1° Exercício ( Fazer um texto com base na vídeo aula em uma folha de almaço com capa )
A Arqueologia Brasileira. Disponível em:

2° Exercício: Elaborar 3 questões e responder, folha de almaço com capa.
Pré-História Brasileira / Serra da Capivara - Piauí/Arqueologia Brasileira / Niede Guidón. Disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=md_8n7DjTkg>. Acesso em 16 mar. 2020.
  

FILOSOFIA

1º SÉRIE -  ENSINO MÉDIO - PROF. HOSANA

*Pesquisar Vida e Obra de:
Sócrates, Platão e Aristóteles.
Manuscrito/Individual




GEOGRAFIA

1º SÉRIE – PROF. DJAIR

ROTEIRO DE ESTUDOS EM GEOGRAFIA!  ENSINO MÉDIO - ANO: 1º SÉRIE
Para garantir a continuidade dos estudos nesse momento de suspensão das aulas presenciais, sugerimos que oriente o(a)s estudantes a revisarem os conceitos e habilidades abordados até este momento, utilizando para tanto o Caderno do Aluno e/ou o livro didático correspondente. Nesse sentido, propomos que ofereça, via papel ou redes sociais (de acordo com a realidade da sua comunidade escolar), as orientações necessárias para o desenvolvimento de algumas atividades compatíveis com o tempo de duas semanas ou mais utilizando também as indicações aqui disponíveis.
ENSINO MÉDIO.
 Na Educação Básica, a Geografia permite ao(à) estudante ler e interpretar o espaço geográfico por meio de formas, processos, dinâmicas e fenômenos, bem como entender as relações entre as sociedades e a natureza em um mundo complexo e em constante transformação. O ensino de Geografia mobiliza competências e habilidades por meio de diferentes linguagens, de princípios e dos conceitos estruturantes espaço geográfico, paisagem, lugar, território, região, globalização e educação cartográfica, além de categorias que contemplam a natureza, a sociedade, o tempo, a cultura, o trabalho, a rede, entre outros.
  As aulas de Geografia no início do ensino médio propõe uma retomada, de forma mais aprofundada, do trabalho com a linguagem cartográfica, considerando os aspectos que a envolve, entre eles: localização, interpretação e construção de mapas temáticos e uma integração entre Geografia e matemática. Além disso, considera-se também as transformações dos arranjos de poder no mundo contemporâneo, principalmente por meio da abordagem sobre a ordem mundial construída pela ação geopolítica, o papel dos estados Unidos e os conflitos regionais.                
Objetivos do conhecimento: Espera-se que sejam desenvolvidas estas e outras habilidades, a saber:
·         Interpretar mapas segundo os elementos que o compõem, considerando projeção, escala, métricas e linguagem;
·         Analisar a cartografia e as imagens do sensoriamento remoto como representações que dão acesso a interpretações da realidade, mas não são cópias da realidade.
Estudos & Atividades.
1       Para isso o estudante fara uso do caderno do aluno, nas páginas de: 45 à 49, copiando as  perguntas e respondendo no seu caderno as atividades de 1 à 5.
2      Nas páginas 50 à 52, copiando as perguntas e respondendo no seu caderno as atividades de 6 à 8.
   Acesse o Caderno do Aluno:   < https://sed.educacao.sp.gov.br/ > (Acessado em 24 mar. 2020).
3      Outra atividade é a pesquisa e o reconhecimento da utilização dos produtos cartográficos no seu cotidiano e principalmente os que estão aparecendo na mídia sobre a Pandemia do COVID - 19.
 Por exemplo veja este APP ou Site de Informação em tempo real, que é um produto cartográfico.
 Coloque o dedo no país que quiser acesse:<  https://www.covidvisualizer.com/ > ( Acessado em 24 mar. 2020 ).
 Para apoio à pesquisa, sugerimos alguns atlas digitais onde podem ser encontrados mapas temáticos diversos:   
 Atlas Nacional Digital do Brasil do IBGE, disponível em: < https:/www.ibge.gov.br/apps/atlas_nacional/  >  e
   Atlas Escolar Digital do IBGE, disponível em: < https://atlasescolar.ibge.gov.br/mapasatlas >(Acesso em: 16 mar. 2020).
 Atlas digitais do Atelier de Cartographie SciencesPo, disponível em: < https://espacemondial-atlas.sciencespo.fr/fr/ >  e  < http://cartotheque.sciences-po.fr/ > (Acesso em: 16 mar. 2020).




HISTÓRIA E GEOGRAFIA

1º SÉRIE D   (História e Geografia) – PROF. HOSANA 

Tema: Origens da Humanidade e a Importancia da Agricultura.
Manuscrito/Individual. – utilizar folha de almaço




INGLÊS

1ª SÉRIE D – PROF. SILVANA

- Trabalho
- Tema: Heroísmo
- Quais são o seus ficcionais favoritos
- Justificativa pessoal: porquê das escolhas selecionadas
- Ficha técnica do personagem (física e emocional)
- Demais informações, tipos de produção que aparece, influências, entre outros.
- Manuscrito;  Individual




QUÍMICA

1ª SÉRIE do E.M. - NOTURNO – PROF. EDJANE

Os alunos deverão ler o texto abaixo para entendimento e posteriormente deverão responder as questões propostas através de pesquisas na internet. Essas questões deverão ser entregues em folha de papel almaço no retorno.
 As atividades do caderno de questões ( São Paulo faz Escola) deverão ser respondidas no caderno do aluno para posterior averiguação.

Obtenção do Etanol por Fermentação Alcoólica
    Toda a história da humanidade está permeada pelo consumo de álcool. Registros arqueológicos revelam que os primeiros indícios sobre o consumo de álcool pelo ser humano datam de aproximadamente 6000 a.C., sendo, portanto, um costume extremamente antigo e que tem persistido por milhares de anos. A noção de álcool como uma substância divina, por exemplo, pode ser encontrada em inúmeros exemplos na mitologia, sendo talvez um dos fatores responsáveis pela manutenção de hábito de beber ao longo do tempo.
      A partir da Revolução Industrial, registrou-se um grande aumento na oferta deste tipo de bebida, contribuindo para um maior consumo e, consequentemente, gerando um aumento no número de pessoas que passaram a apresentar algum tipo de problema devido ao uso excessivo de álcool.
      O brasil é um dos maiores produtores de Etanol a partir da cana de açúcar no mundo e detentor de uma das melhores tecnologias para a produção de Etanol onde 1 ha ( 1 hectare) produz 3 mil litros de etanol.
    O etanol, também chamado de álcool etílico, é produzido através de fermentação ou destilação de vegetais como a cana-de-açúcar, frutas e grãos.
   A produção de etanol é feita a partir da cana-de-açúcar e obedece aos seguintes procedimentos:
    1. Moagem da cana: A cana passa por um processador, nessa etapa obtém-se o caldo de cana, também conhecido como garapa que contém um alto teor de sacarose, cuja fórmula é: C12H22O11.
    2. Produção de melaço: O produto obtido no primeiro passo (garapa) é aquecido para se obter o melaço, que consiste numa solução de 40% (aproximadamente), em massa, de sacarose. O açúcar mascavo é produzido quando parte dessa sacarose se cristaliza.
   3. Fermentação do melaço: Neste momento, é acrescentado ao melaço fermentos biológicos, como a Saccharomyces, que é um tipo de levedura que faz com que a sacarose se transforme em etanol. A ação de enzimas é que realiza esse trabalho. Após esse processo, se obtém o mosto fermentado, que já contém até 12% de seu volume total em etanol.
    4. Destilação do mosto fermentado: Aqui o produto, no caso o mosto, vai passar pelo processo de destilação fracionada e vai dar origem a uma solução cuja composição será: 96% de etanol e 4% de água. Existe uma denominação que é dada em graus, é o chamado teor alcoólico de uma bebida. No caso do etanol é de 96° GL (Gay-Lussac).
    O etanol é usado para a fabricação de bebidas e como combustível. No Brasil, a maior parte da produção de etanol é para a indústria de combustíveis. Essa preferência é pelo fato de o etanol não produzir dióxido de enxofre quando é queimado, ao contrário da gasolina que polui a atmosfera.
   Importante: existe uma grande preocupação com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Descobertas na ciência relatam os perigos da ingestão de grandes quantidades de álcool, que pode ocasionar danos irreversíveis ao cérebro, ao fígado e ao coração.
    O etanol é um líquido incolor. As cores das bebidas alcoólicas são obtidas de outros componentes como o malte ou através da adição de diluentes, corantes e outros produtos.
Reações químicas para a obtenção do Etanol:
    1° Hidrólise da sacarose: uma molécula de sacarose, por ação de catalisadores, sofre hidrólise, liberando uma molécula de água e produzindo glicose e frutose, conforme a equação abaixo:


     2° Fermentação alcoólica: a levedura e outros microorganismos fermentam a glicose em etanol e CO2, conforme a equação abaixo:




   Apesar dos vários tipos de bebidas alcoólicas se diferenciarem entre si por diversas propriedades, elas possuem uma origem básica comum. Você sabia, por exemplo, qual das bebidas alcoólicas tem mais baixa porcentagem de álcool? A cerveja, de 3% a 5% de álcool. O vinho é em principio muito semelhante à cerveja, mas com maior percentagem de álcool. Ele tem de 10% a 15%.
   Um segundo grupo de bebidas alcoólicas é constituído pela cachaça (45% de álcool), o conhaque (40% a 60%), o rum (50%) e uísque (40% a 75%). Todas estas bebidas são obtidas a partir de um processo bioquímico denominado Fermentação Alcoólica. O que difere esses dois grupos é que no segundo, após a fermentação, o produto resultante é submetido à destilação, para aumentar a percentagem de álcool. Talvez a esta altura você esteja se perguntando: o que é esta reação de fermentação alcoólica? Quais as substâncias usadas nesta reação? Quais  resultam dessa reação?
     1-Com base no texto acima,  responda:
          a) O que significa a palavra Álcool
               b) Existe um motivo do álcool comum ser chamado de Etanol? Qual
     c)   Se tivéssemos 100 ml de solução de álcool a 14% em volume, quantos mililitros teremos de álcool? E de água?
     d)  Em 100 ml de álcool a 96% em volume, quantos mililitros teremos de álcool? E de água?
     e)   Quais as propriedades específicas do Álcool Etílico relatadas no texto?
     f)   Quais os métodos de separação de misturas utilizados na produção do álcool ?
     g)  Qual  a diferença entre álcool anidro e álcool comum?

    2). Responder as questões das páginas 29, 30 e 31 do Caderno do Aluno.         






FILOSOFIA




1º SÉRIE ENSINO MÉDIO REGULAR (NOTURNO) PROF. KÁTIA    

ATIVIDADE 1
       
TEMA: Ciência e Filosofia                                                                    

Elaborar um resumo sobre a importância da ciência na filosofia, incluindo no resumo a contribuição da filosofia em relação à pandemia que estamos vivenciando, no sentido de como ela pode auxiliar os cientistas e qual era a teoria de John Dewey no que diz respeito ao tema: “saúde”.            

ATIVIDADE 2

TEMA: Por que a filosofia é tão importante no ensino da ciência.                               Fazer uma pesquisa e responder as questões:                                       

1) O que é ciência segundo a filosofia?                                                                        

2) Porque a ciência precisa da filosofia?

                                                                                                                                                  3) Filosofia, ciência e senso comum, o que há de diferente e de igual entre elas?

4) “A felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade.” (Aristóteles). Como podemos comparar essa frase de Aristóteles com alguns fatos atuais que estão ligados a ansiedade de alguns cidadãos? De exemplos.

 5) Cite 3 fatos históricos ocorridos no mundo que como agora marcaram nosso cotidiano, explicando quais foram as principais ações que auxiliaram para a solução dos fatos em questão (tragédias naturais biológicas)

Paginas da web recomendadas:                                                                           


cientistasdescobriramque.com/2014/12/16/por-que-a-ciencia-precisa-da-filosofia//                                                          






ARTE - Prof JORGE

1º)Pesquise sobre artistas e suas obras na arte contemporânea.
     OBS: 3 artistas com suas obras mais notórias (no mínimo 2 obras       de cada artista contemporâneo);

2º) Pesquise sobre arte pública e intervenções urbanas;

3º) Pesquise sobre paisagem sonora; 

NOTA: Pesquisar e criar textos próprios! Não será aceito simplesmente copiar textos da Internet; TRABALHO MANUSCRITO.


BIOLOGIA - Prof Renê 

1º) Elencar episódios de preconceito por opção sexual, identidade de gênero sofrido ou presenciado com terceiros.
Objetivo: Projeto de combate ao preconceito;

2º) Elaborar questões sobre atuação dos hormônios sexuais femininos e masculinos. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário