Atividades para serem realizadas no período de 26/03 a 03/04
É necessário que o aluno fique atento a:
- Sala a que se refere aquela atividade;
- Ao nome da Disciplina e;
- Nome do professor que leciona esta disciplina. Pode ocorrer que dois professores lecionem a mesma disciplina, porém em salas diferentes.
- Caso a Disciplina não especifique a sala, pode sinalizar que o professor leciona para toda aquela série/ano. Caso o aluno não tenha aula com este professor, significa que o professor ainda não encaminhou atividade.
- Sala a que se refere aquela atividade;
- Ao nome da Disciplina e;
- Nome do professor que leciona esta disciplina. Pode ocorrer que dois professores lecionem a mesma disciplina, porém em salas diferentes.
- Caso a Disciplina não especifique a sala, pode sinalizar que o professor leciona para toda aquela série/ano. Caso o aluno não tenha aula com este professor, significa que o professor ainda não encaminhou atividade.
DISCIPLINA / CONTEÚDO
2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
INGLÊS
2ª SÉRIE A e B – PROF. SILVANA
- Biografia de Charles Dickens
romancista inglês
- Influências
- Principais obras
- Manuscrito
- Individual
GEOGRAFIA
2º SÉRIE – PROF. DJAIR
ROTEIRO DE ESTUDOS EM
GEOGRAFIA E. MÉDIO
Para garantir a continuidade
dos estudos nesse momento de suspensão das aulas presenciais, sugerimos que
oriente o(a)s estudantes a revisarem os conceitos e habilidades abordados até
este momento, utilizando para tanto o Caderno do Aluno e/ou o livro didático
correspondente. Nesse sentido, propomos que ofereça, via papel ou redes sociais
(de acordo com a realidade da sua comunidade escolar), as orientações
necessárias para o desenvolvimento de algumas atividades compatíveis com o
tempo de duas semanas ou mais utilizando também as indicações aqui disponíveis.
ENSINO MÉDIO.
Na Educação Básica, a Geografia permite ao(à)
estudante ler e interpretar o espaço geográfico por meio de formas, processos,
dinâmicas e fenômenos, bem como entender as relações entre as sociedades e a
natureza em um mundo complexo e em constante transformação. O ensino de
Geografia mobiliza competências e habilidades por meio de diferentes
linguagens, de princípios e dos conceitos estruturantes espaço geográfico,
paisagem, lugar, território, região, globalização e educação cartográfica, além
de categorias que contemplam a natureza, a sociedade, o tempo, a cultura, o
trabalho, a rede, entre outros.
2ª SÉRIE:
Os estudos sobre a formação do território brasileiro serão retomados aqui
com maior aprofundamento, focando na realidade brasileira e em todas as suas
potencialidades e entendendo as etapas que deram forma à atual configuração
territorial.
Com base nas leituras
do livro didático, do caderno do aluno e nas atividades sugeridas neste roteiro
você desenvolverá competências e habilidades do Currículo Paulista e da
Base Nacional Comum Curricular :
·
Desenvolver habilidades de leitura e
produção de textos contínuos ( expositivos e descritivos ) e descontínuos (
mapas );
· Ler e interpretar mapas e gráficos para
extrair informações que permitam identificar singularidades e distinções das
diversas etapas da formação territorial do Brasil;
· Identificar dados, representações e
informações encontradas em cartas e mapas para comparar as diferentes etapas do
processo de formação territorial do Brasil;
As
atividades propostas possibilitarão compreender os processos
históricos-geográficos responsáveis pela formação e produção do território,
tomando como referência os ciclos
econômicos e os processos políticos e histórico de consolidação das fronteiras
e as politicas de integração comercial do país com o mercado globalizado.
Estudos &
Atividades.
1) Os
conteúdos que devem ser estudados pelos alunos, abrangem os capítulos: De 1 á 6
do livro didático: Fronteiras da Globalização / O espaço geográfico
globalizado. De Lúcia Marina Tércio.
As leituras deverão abranger
as páginas: De 09 á 72, juntamente com a resposta as atividades correspondentes,
que auxiliarão no entendimento e a compreensão dos conteúdos.
2) Leiam
pesquise e respondam todas ás questões das páginas: 48 á 55 do livro didático,
organize as respostas de forma numérica
em folha de papel almaço.
3) No
caderno do aluno nas páginas: 47 á 54, façam as leituras e respondam as
atividades no caderno.
< https://sed.educacao.sp.gov.br/ >
(Acessado em 24 mar. 2020).
No
campo : SAIBA MAIS, das páginas 50 e 51 acesse, consulte e assista o Atlas Escolar Histórico e o site da TV
Brasil disponível no site:
< http://livros01.livrosgratis.com.br/me001601.pdf
> Acesso em 25 mar. 2020.
E
¨Programa De Lá Pra Cᨠ¨A história do barão do Rio Branco¨ Disponível no site:
< https://www.youtube.com/watch?v=QPUpLSIMyno > Acesso em 25 mar. 2020.
O programa conta a história do Barão do Rio
Branco, destacando a sua atuação diplomática e a definição das fronteiras
brasileiras.
LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA
2ª SÉRIE B - MANHÃ - PROF. RUBERVAL
Atividade: Pesquisa
youtube./ vestibulando digital
Assistir os vídeos referentes aos conteúdos; fazer um resumo de cada tópico; Relatar as
características semelhantes e quais são
as diferentes.
Realismo e Naturalismo em
Portugal:
Realismo e Naturalismo no
Brasil:
Parnasianismo – Literatura
Simbolismo em Portugal e no
Brasil
EDUCAÇÃO
FÍSICA
2°
SÉRIE B – PROF. DENISE
Entregar um trabalho com o
conceito e o método de avaliação de uma determinada capacidade física (escolher
uma capacidade física entre: Velocidade, Força, Resistência, Flexibilidade e
Agilidade). Por exemplo: Força –
Descrever o conceito e como ela pode ser avaliada.
HISTÓRIA
2ª SÉRIE C – PROF. EVERTON
Objetos
de Conhecimento: Renascimento
Habilidades: Associar as manifestações culturais do presente aos
processos históricos de sua Constituição; Valorizar a diversidade dos
patrimônios étnico-culturais e artísticos, identificando-os em suas manifestações
e representações em diferentes sociedades.
Atividade 1: A partir da reportagem elaborar um texto sobre o entendimento
da reportagem, em uma folha de almoço com capa.
Reportagem: Invenções da Renascença. Disponível em:
<https://super.abril.com.br/galeria/relembre-20-invencoes-e-avancos-tecnologicos-da- renascenca/>.
Acesso em 16 mar. 2020.
Atividade 2 ( Realizar um trabalho Em folha de almaço com capa, utilizando
as ferramentas abaixo)
Vídeo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HpsvDHY8lE0>. Acesso em 16 mar. 2020.
Análise de imagens de construções realizadas na época, bem como
do planejamento de cidades. Vídeo: disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=f2iOafBiDsk>. Acesso em 16 mar. 2020.
Análise
virtual do quadro Monalisa, de Leonardo Da Vinci: Disponível em:
<https://focus.louvre.fr/en/mona-lisa>. Acesso em 16 mar. 2020.
Tour virtual
pela Capela Sistina: Disponível em:
<http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html>. Acesso em 16 mar. 2020.
Galeria
virtual do Renascimento: Disponível em:
<https://artsandculture.google.com/entity/renascimento/m06cvx>. Acesso em 16 mar. 2020.
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA -
2º
SÉRIE - MANHÃ - PROF. HOSANA
TEMA: MITOLOGIA GREGA
*Pesquisar o que foi a
Mitologia Grega e qual a importância
para o conhecimento Humano .
*Escolher 2 (dois) deuses
gregos e contar sua história.
-manuscrito/Individual
FILOSOFIA - NOTURNO
2º SÉRIE REGULAR - PROF. KÁTIA
ATIVIDADE 1
TEMA: Desastres Naturais
Fazer uma resenha sobre o ponto de vista de Rousseau
em relação aos desastres naturais abordando a importância do pensamento
filosófico.
ATIVIDADE 2
TEMA: Tipos de conhecimento
Pesquisar
sobre o que é conhecimento empírico, conhecimento científico, conhecimento filosófico
e conhecimento teológico, fazendo um breve resumo sobre a importância de cada
um deles em relação aos fatos atuais vivenciados.
Paginas da web recomendadas:
ARTE
2º E (NOTURNO)
- PROF: IRACI.
Atividade 1:
1 Texto:
2. Depois
de ler o texto acima, observe a imagem abaixo:
*Durante o período em que se
relacionou com Duchamp, a artista concluiu várias versões diferentes da
escultura O IMPOSSIVEL, em que uma figura masculina e outra
feminina travam um confronto primordial, misturando erotismo, violência e
lirismo. Das cabeças vazias projetam-se garras ou tentáculos, estabelecendo uma
relação de desejo e conflito.
3. Responda
o questionário abaixo: Observe a escultura acima e reflita sobre a Obra de
Maria Martins.
1) Como
são caracterizadas as figuras feminina e masculina na escultura?
2) Como
elementos do universo orgânico se relacionam com o mundo inorgânico nesse
trabalho?
3) Em sua
opinião, que elementos apontam para uma relação de desejo e quais deles indicam
conflito?
4) Você
conhece os mitos amazônicos representados pela artista em 1942, mencionados
anteriormente? Pesquise um desses mitos e identifique a entidade ou o elemento
da natureza a que se relaciona.
Atividade
2: Com Capa.
*Fazer uma pesquisa sobre: A Obra de Nuno Ramos/ Morte das casas-2004.
(1) Quem é Nuno Ramos?
(2) O que percebeu nesta obra? De sua opinião pessoal!
(3) Realizar a confecção de uma de suas Obras (fazer no sulfite).
Atividade 3: Candido
Portinari.
4. Texto:
5. *A
serie Ciclos econômicos do Brasil consiste em doze pinturas na técnica de
afresco: “Pau-Brasil” , “Cana”, “Gado”, “Garimpo”, “Fumo”, “Erva-Mate”, “Café”,
“Cacau”, “Ferro” e “Borracha” (todas de 1938), além de “Carnaúba” (feita seis
anos depois). Nesses painéis, Portinari trabalhou com tons sóbrios, produzindo
um documentário visual das principais atividades econômicas do país até aquela
época. Na série, assim como em muitas de suas pinturas, o artista retrata a
figura do negro e do mestiço como protagonistas da cena econômica brasileiro.
6. Observando
os dois painéis da série Ciclos Econômicos do Brasil apresentados acima
responda o questionário:
a) Que
elementos o artista utilizou em suas composições?
b) O que
essas imagens representam?
c) Como
as cores foram usadas nesses painéis?
d) Como
são as figuras humanas representadas nos painéis?
e) Em sua
opinião, essa serie de painéis é representativa de uma identidade nacional do Brasil?
Atividade
4:
7. Pesquise
a “Arte SUMI-E” e realize uma atividade.
LINGUA PORTUGUESA
E LITERATURA
2º SÉRIE E. MÉDIO
– NOTURNO – PROF. CÍNTIA
1) As informações circulam com muita velocidade nos
dias de hoje, considerando o desenvolvimento da internet e dos meios de divulgação e compartilhamento da
informação. Desenvolver uma pesquisa com duas notícias diferentes, sobre o
mesmo tema, divulgadas na mídia impressa ou digital, preenchendo o quadro a
seguir:
Texto 1
|
Texto 2
|
|
Título
|
||
O que aconteceu?
|
||
Argumento principal apresentado
|
||
Onde aconteceu o fato?
|
||
Com quem?
|
||
Como?
|
||
Por quê?
|
||
Quem são os envolvidos?
|
||
Quando?
|
Temas de
notícias a serem pesquisadas:
Ø Pandemia
Coronavírus;
Ø Crise
econômica no Brasil;
Ø Fake
News.
2) Leitura textos literários: conto e poema.
2) Leitura textos literários: conto e poema.
Fazer uma ficha de leitura, para cada texto
lido, a partir dos seguintes dados:
Título
|
|
Autor
|
|
Gênero
|
|
Qual a mensagem passada pela leitura?
|
|
Você recomendaria essa leitura para alguém?
|
|
Por quê?
|
Observação:
Os registros
deverão ser realizados para serem entregues no retorno das aulas.
ARTE - PROF JORGE
1º) Pesquise sobre obras feitas com processos colaborativos em arte;
OBS: No mínimo duas obras citando o processo de cada uma delas.
2º) Pesquise o que é releitura em arte e criar uma releitura;
3º) Pesquise sobre poética pessoal nas artes;
OBS: Dar exemplos.
NOTA: TRABALHO MANUSCRITO!
Sim tudo bem amigo
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir