domingo, 29 de março de 2020

Roteiro de Estudos: 2ª série Ensino Médio




Atividades para serem realizadas no período de 26/03 a 03/04

É necessário que o aluno fique atento a:

- Sala a que se refere aquela atividade;
- Ao nome da Disciplina e;
- Nome do professor que leciona esta disciplina. Pode ocorrer que dois professores lecionem a mesma disciplina, porém em salas diferentes.
- Caso a Disciplina não especifique a sala, pode sinalizar que o professor leciona para toda aquela série/ano. Caso o aluno não tenha aula com este professor, significa que o professor ainda não encaminhou atividade.


DISCIPLINA / CONTEÚDO


2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO

INGLÊS

2ª SÉRIE A e B – PROF. SILVANA

- Biografia de Charles Dickens romancista inglês
- Influências
- Principais obras
- Manuscrito
- Individual


GEOGRAFIA

2º SÉRIE – PROF. DJAIR

ROTEIRO DE ESTUDOS EM GEOGRAFIA  E. MÉDIO
    Para garantir a continuidade dos estudos nesse momento de suspensão das aulas presenciais, sugerimos que oriente o(a)s estudantes a revisarem os conceitos e habilidades abordados até este momento, utilizando para tanto o Caderno do Aluno e/ou o livro didático correspondente. Nesse sentido, propomos que ofereça, via papel ou redes sociais (de acordo com a realidade da sua comunidade escolar), as orientações necessárias para o desenvolvimento de algumas atividades compatíveis com o tempo de duas semanas ou mais utilizando também as indicações aqui disponíveis.
ENSINO MÉDIO.
     Na Educação Básica, a Geografia permite ao(à) estudante ler e interpretar o espaço geográfico por meio de formas, processos, dinâmicas e fenômenos, bem como entender as relações entre as sociedades e a natureza em um mundo complexo e em constante transformação. O ensino de Geografia mobiliza competências e habilidades por meio de diferentes linguagens, de princípios e dos conceitos estruturantes espaço geográfico, paisagem, lugar, território, região, globalização e educação cartográfica, além de categorias que contemplam a natureza, a sociedade, o tempo, a cultura, o trabalho, a rede, entre outros.
     2ª SÉRIE: Os estudos sobre a formação do território brasileiro serão retomados aqui com maior aprofundamento, focando na realidade brasileira e em todas as suas potencialidades e entendendo as etapas que deram forma à atual configuração territorial.
Com base nas leituras do livro didático, do caderno do aluno e nas atividades sugeridas neste roteiro você desenvolverá competências e habilidades do Currículo Paulista e da Base  Nacional Comum Curricular :
·         Desenvolver habilidades de leitura e produção de textos contínuos ( expositivos e descritivos ) e descontínuos ( mapas );
·          Ler e interpretar mapas e gráficos para extrair informações que permitam identificar singularidades e distinções das diversas etapas da formação territorial do Brasil;
·            Identificar dados, representações e informações encontradas em cartas e mapas para comparar as diferentes etapas do processo de formação territorial do Brasil;
 As atividades propostas possibilitarão compreender os processos históricos-geográficos responsáveis pela formação e produção do território, tomando como referência  os ciclos econômicos e os processos políticos e histórico de consolidação das fronteiras e as politicas de integração comercial do país com o mercado globalizado.
   Estudos & Atividades.
        1)    Os conteúdos que devem ser estudados pelos alunos, abrangem os capítulos: De 1 á 6 do livro didático: Fronteiras da Globalização / O espaço geográfico globalizado. De Lúcia Marina Tércio.
  As leituras deverão abranger as páginas: De 09 á 72, juntamente com a resposta as atividades correspondentes, que auxiliarão no entendimento e a compreensão dos conteúdos.
        2)    Leiam pesquise e respondam todas ás questões das páginas: 48 á 55 do livro didático, organize as respostas  de forma numérica em folha de papel almaço.
     3)    No caderno do aluno nas páginas: 47 á 54, façam as leituras e respondam as atividades no caderno.

< https://sed.educacao.sp.gov.br/ > (Acessado em 24 mar. 2020).
No campo : SAIBA MAIS, das páginas 50 e 51 acesse, consulte e assista  o Atlas Escolar Histórico e o site da TV Brasil disponível no site: 
E ¨Programa De Lá Pra Cᨠ¨A história do barão do Rio Branco¨ Disponível no site:
 < https://www.youtube.com/watch?v=QPUpLSIMyno  > Acesso em 25 mar. 2020.
 O programa conta a história do Barão do Rio Branco, destacando a sua atuação diplomática e a definição das fronteiras brasileiras.




LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA

2ª SÉRIE B - MANHÃ - PROF. RUBERVAL

Atividade: Pesquisa youtube./ vestibulando digital
Assistir  os vídeos referentes aos conteúdos;  fazer um resumo de cada tópico; Relatar as características semelhantes  e quais são as diferentes.
Realismo e Naturalismo em Portugal:
Realismo e Naturalismo no Brasil:
Parnasianismo – Literatura
Simbolismo em Portugal e no Brasil




EDUCAÇÃO FÍSICA

2° SÉRIE B – PROF. DENISE

Entregar um trabalho com o conceito e o método de avaliação de uma determinada capacidade física (escolher uma capacidade física entre: Velocidade, Força, Resistência, Flexibilidade e Agilidade).  Por exemplo: Força – Descrever o conceito e como ela pode ser avaliada.




HISTÓRIA

2ª SÉRIE C – PROF. EVERTON

Objetos de Conhecimento: Renascimento
Habilidades: Associar as manifestações culturais do presente aos processos históricos de sua Constituição; Valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos, identificando-os em suas manifestações e representações em diferentes sociedades.
Atividade 1: A partir da reportagem elaborar um texto sobre o entendimento da reportagem, em uma folha de almoço com capa.
Reportagem: Invenções da Renascença. Disponível em:

Atividade 2 ( Realizar um trabalho Em folha de almaço com capa, utilizando as ferramentas abaixo)

Vídeo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HpsvDHY8lE0>. Acesso em 16 mar. 2020.

Análise de imagens de construções realizadas na época, bem como do planejamento de cidades. Vídeo: disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=f2iOafBiDsk>. Acesso em 16 mar. 2020.

Análise virtual do quadro Monalisa, de Leonardo Da Vinci: Disponível em:
<https://focus.louvre.fr/en/mona-lisa>. Acesso em 16 mar. 2020.

Tour virtual pela Capela Sistina: Disponível em:

Galeria virtual do Renascimento: Disponível em:




FILOSOFIA E SOCIOLOGIA - 

2º SÉRIE  - MANHÃ - PROF. HOSANA

TEMA: MITOLOGIA GREGA
*Pesquisar o que foi a Mitologia Grega e  qual a importância para o conhecimento Humano .
*Escolher 2 (dois) deuses gregos  e contar sua história.
-manuscrito/Individual




FILOSOFIA - NOTURNO

2º SÉRIE REGULAR -  PROF. KÁTIA

ATIVIDADE 1
TEMA: Desastres Naturais

Fazer uma resenha sobre o ponto de vista de Rousseau em relação aos desastres naturais abordando a importância do pensamento filosófico.

ATIVIDADE 2
TEMA: Tipos de conhecimento

Pesquisar sobre o que é conhecimento empírico, conhecimento científico, conhecimento filosófico e conhecimento teológico, fazendo um breve resumo sobre a importância de cada um deles em relação aos fatos atuais vivenciados.
           
Paginas da web recomendadas:







ARTE

2º E (NOTURNO) - PROF: IRACI.

Atividade 1:
1    Texto:

         2.    Depois de ler o texto acima, observe a imagem abaixo:



*Durante o período em que se relacionou com Duchamp, a artista concluiu várias versões diferentes da escultura O IMPOSSIVEL, em que uma figura masculina e outra feminina travam um confronto primordial, misturando erotismo, violência e lirismo. Das cabeças vazias projetam-se garras ou tentáculos, estabelecendo uma relação de desejo e conflito.

3.    Responda o questionário abaixo: Observe a escultura acima e reflita sobre a Obra de Maria Martins.

1)    Como são caracterizadas as figuras feminina e masculina na escultura?
2)    Como elementos do universo orgânico se relacionam com o mundo inorgânico nesse trabalho?
3)    Em sua opinião, que elementos apontam para uma relação de desejo e quais deles indicam conflito?
4)    Você conhece os mitos amazônicos representados pela artista em 1942, mencionados anteriormente? Pesquise um desses mitos e identifique a entidade ou o elemento da natureza a que se relaciona.


Atividade 2: Com Capa.

*Fazer uma pesquisa sobre: A Obra de Nuno Ramos/ Morte das casas-2004.

(1)  Quem é Nuno Ramos?

(2)  O que percebeu nesta obra? De sua opinião pessoal!

(3)  Realizar a confecção de uma de suas Obras (fazer no sulfite).



Atividade 3: Candido Portinari.
     
     4.    Texto:
5.    *A serie Ciclos econômicos do Brasil consiste em doze pinturas na técnica de afresco: “Pau-Brasil” , “Cana”, “Gado”, “Garimpo”, “Fumo”, “Erva-Mate”, “Café”, “Cacau”, “Ferro” e “Borracha” (todas de 1938), além de “Carnaúba” (feita seis anos depois). Nesses painéis, Portinari trabalhou com tons sóbrios, produzindo um documentário visual das principais atividades econômicas do país até aquela época. Na série, assim como em muitas de suas pinturas, o artista retrata a figura do negro e do mestiço como protagonistas da cena econômica brasileiro.





6.    Observando os dois painéis da série Ciclos Econômicos do Brasil apresentados acima responda o questionário:
           
           a)    Que elementos o artista utilizou em suas composições?
           b)    O que essas imagens representam?
           c)    Como as cores foram usadas nesses painéis?
           d)    Como são as figuras humanas representadas nos painéis?
         e)    Em sua opinião, essa serie de painéis é representativa de uma identidade nacional   do    Brasil?

Atividade 4:

7.    Pesquise a “Arte SUMI-E” e realize uma atividade.





LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA

2º SÉRIE E. MÉDIO – NOTURNO – PROF. CÍNTIA

1)    As informações circulam com muita velocidade nos dias de hoje, considerando o desenvolvimento da internet e dos meios de divulgação e compartilhamento da informação. Desenvolver uma pesquisa com duas notícias diferentes, sobre o mesmo tema, divulgadas na mídia impressa ou digital, preenchendo o quadro a seguir:


Texto 1
Texto 2
Título


O que aconteceu?


Argumento principal apresentado


Onde aconteceu o fato?


Com quem?  


Como?


Por quê?


Quem são os envolvidos?


Quando?



Temas de notícias a serem pesquisadas:
Ø  Pandemia Coronavírus;
Ø  Crise econômica no Brasil;
Ø  Fake News.


2)    Leitura textos literários: conto e poema.

Fazer uma ficha de leitura, para cada texto lido, a partir dos seguintes dados:

Título

Autor

Gênero

Qual a mensagem passada pela leitura?






Você recomendaria essa leitura para alguém?

Por quê?




Observação:
Os registros deverão ser realizados para serem entregues no retorno das aulas.


ARTE - PROF JORGE

1º) Pesquise sobre obras feitas com processos colaborativos em arte;
OBS: No mínimo duas obras citando o processo de cada uma delas.

2º) Pesquise o que é releitura em arte e criar uma releitura; 

3º) Pesquise sobre poética pessoal nas artes;
OBS: Dar exemplos.

NOTA: TRABALHO MANUSCRITO! 

2 comentários: