ATENÇÃO ALUNO:
É necessário que o aluno fique atento a:
- Sala a que se refere aquela atividade;
- Ao nome da Disciplina e;
- Nome do professor que leciona esta disciplina. Pode ocorrer que dois professores lecionem a mesma disciplina, porém em salas diferentes.
- Caso a Disciplina não especifique a sala, pode sinalizar que o professor leciona para toda aquela série/ano. Caso o aluno não tenha aula com este professor, significa que o professor ainda não encaminhou atividade.
- Sala a que se refere aquela atividade;
- Ao nome da Disciplina e;
- Nome do professor que leciona esta disciplina. Pode ocorrer que dois professores lecionem a mesma disciplina, porém em salas diferentes.
- Caso a Disciplina não especifique a sala, pode sinalizar que o professor leciona para toda aquela série/ano. Caso o aluno não tenha aula com este professor, significa que o professor ainda não encaminhou atividade.
DISCIPLINAS / CONTEÚDOS
SOCIOLOGIA
2 Termo B - PROF. NANCIO
ATIVIDADE: Fazer um resumo com conclusão. A atividade pode ser feita de maneira impressa ou no caderno, para ser entregue no retorno às aulas.
FONTE: GOOGLE TODOS OS TÓPICOS ABAIXO:
1) Estrutura fundiária
2) Definição de Socialismo, Capitalismo e Democracia
3) Movimentos sociais
4) A Religião da humanidade
GEORAFIA / HISTÓRIA
2º TA, 2TB (HISTÓRIA) – PROF. VANILDO
1. O que é a Globalização? (Leitura)
2. Elaborar uma produção de texto, relacionando a globalização com
as pandemias da gripe espanhola, H1n1, Covid-19, e os impactos no Brasil.
Texto, com no mínimo 20 linhas.
FILOSOFIA
ATIVIDADE 1
TEMA: Desastres Naturais
Fazer uma resenha sobre o ponto de vista de Rousseau
em relação aos desastres naturais abordando a importância do pensamento
filosófico.
ATIVIDADE 2
TEMA: Tipos de conhecimentos
Pesquisar
sobre o que é conhecimento empírico, conhecimento científico, conhecimento filosófico
e conhecimento teológico, fazendo um breve resumo sobre a importância de cada
um deles em relação aos fatos atuais vivenciados.
Paginas da web recomendadas:
HISTÓRIA
2ª TERMO C - E. MÉDIO
Objetos
de Conhecimento:
Renascimento
Habilidades: Associar as manifestações culturais do presente aos
processos históricos de sua Constituição; Valorizar a diversidade dos patrimônios
étnico-culturais e artísticos, identificando-os em suas manifestações e
representações em diferentes sociedades.
Atividade 1: A partir da reportagem elaborar um texto sobre o entendimento
da reportagem, em uma folha de almoço com capa.
Reportagem: Invenções da Renascença. Disponível em:
<https://super.abril.com.br/galeria/relembre-20-invencoes-e-avancos-tecnologicos-da- renascenca/>.
Acesso em 16 mar. 2020.
Atividade 2 ( Realizar um trabalho Em folha de almaço com capa, utilizando
as ferramentas abaixo)
Vídeo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HpsvDHY8lE0>. Acesso em 16 mar. 2020.
Análise de imagens de construções realizadas na época, bem como
do planejamento de cidades. Vídeo: disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=f2iOafBiDsk>. Acesso em 16 mar. 2020.
Análise
virtual do quadro Monalisa, de Leonardo Da Vinci: Disponível em:
Tour
virtual pela Capela Sistina: Disponível em:
Galeria
virtual do Renascimento: Disponível em:
<https://artsandculture.google.com/entity/renascimento/m06cvx>. Acesso em 16 mar. 2020.
QUIMICA
2º TERMO C – PROF. JOSÉ ARMANDO
Definição de temperatura
e termômetro
Temperatura é uma grandeza física que está
associada ao nível de calor de um corpo. Quanto maior for à temperatura de
um determinado corpo, material ou substância, maior será sua energia interna e
o grau de excitação das partículas que as constituem.
Frio refere-se = ausência de calor;
Quente
refere-se = presença de calor;
O contrario é
também válido: Quanto menor for à temperatura de um determinado corpo, material
ou substância, menor será sua energia interna e o grau de excitação das
partículas que as constituem.
Termômetro: é um instrumento, ou seja,
um aparelho que mede a temperatura ou
variações de temperaturas;
Tipos de termômetros: corporal,
ambiental, meteorológicos, radioativos, líquidos, sólidos e gasosos e etc;
Calor : é uma energia térmica em
trânsito que, irradia fluxo de calor do corpo de maior temperatura para o outro de menor temperatura.
Existem dois tipos de Efeitos de calor: “ Sensível e Latente”
Calor sensível: é a qtidade de calor recebido e ou
retirado por um corpo, substância ou material, durante a variação da
temperatura sem que ocorra a mudança de fase da matéria.
Exemplo no cotidiano:
Uma pessoa sentada tranquilamente no sofá
de uma sala, lendo um exemplar esportivo, encontra-se em regime de calor
sensível ;
Elevar a temperatura de certa quantidade de
massa d’ água por exemplo, de 15°C para
60°C , não faz com que haja mudança em seu estado inicial.
Resfriar a temperatura de um metal que se
encontra inicialmente há 95°C para 12°C
não promove mudança em seu estado físico.
Fórmula do Calor sensível
Calor latente : é a quantidade de calor retirado e ou recebido
por um corpo, material ou substância, sobe temperatura
constante promovendo sempre mudança de estado Físico.
Exemplo no cotidiano:
Imaginemos uma certa quantidade de
massa d’água retirada da torneira a 20°C , na qual é armazenada , ou seja,
confinada numa forma, onde em seguida é redirecionada para um outro ambiente
cuja temperatura é -10°C. Sobe pressão ideal de 1atm em nível do mar, quando
essa massa d’ água atingir a temperatura de 0°C começa a ocorrer uma mudança de
estado físico. A água que estava a princípio no estado liquida, começa a
cristalizar da superfície em sentido ao seu
núcleo. Enquanto houver a
presença de dois estado físicos ( água se processando em sólido ( gelo)
) a temperatura permanece a mesma, e nesse caso estamos sobe os efeitos de calor Latente. ( Processo conhecido de
solidificação “ exotérmico”)
O contrário também é valido. Se retirarmos uma certa quantidade de massa d’água congelada a -10°C do freezer e condicionarmos em seguida num outro ambiente com temperatura de 20°C . Sobe pressão ideal de 1atm em nível do mar, quando essa massa d’ água atingir a temperatura de 0°C começa a ocorrer uma mudança de estado físico. A água que estava a princípio no estado sólido, começa a liquefazer da superfície em sentido ao seu núcleo. Enquanto houver a presença de dois estado físicos ( gelo se processando em líquido ) a temperatura permanece a mesma, e nesse caso estamos sobe os efeitos de calor Latente. ( processo conhecido de fusão “endotérmico”) e etc.
Trocas de calor : As trocas de calor sempre irá ocorrer entre
corpos, materiais e substâncias que apresentar diferenças de temperaturas entre
elas. Essas trocas de calor , se
manifestam entre os contatos de corpos:
gelados, quentes, frios x aquecidos. Cabe ressaltar que, devido não
enxergarmos as ondas de calor irradiado de um lugar para o outro, mas notamos a
sua presença através do nosso maior órgão sensorial a Pele. Podemos
classificá-la por esta
razão, como ondas eletromagnéticas,
imperceptível ao olho nu.
A entropia
trata-se de uma grandeza termodinâmica sendo a medida da desordem, relacionado
à agitação das moléculas, partículas de
um sistema.
Analisaremos
a entropia da água nos três estados principais: Sólido, liquido e vapor.
No estado sólido, a entropia do sistema é menor que,
no estado líquido e o estado líquido é menor que, no estado vapor. A entropia da água somente será considerada
nula, quando o sistema não apresentar agitação e as moléculas estiverem
organizados em um retículo cristalino perfeito, o que teoricamente ocorre no
estado de zero absoluto (0K).
A entalpia é uma reação química que ocorre nas substâncias
sobe forma de calor onde durante a quebra ou na ligação química, podendo estar
absorvendo e ou liberando energia durante a sua transformação.
Ilustração do professor José Armando
Converta :
a) 72°C em °F, em seguida , na temperatura Kelvin.
b) -122°F em ° C.
c) uma escala na temperatura graus
Celsius excede em um quarto unidades o
dobro da sua correspondente indicação na escala
Fahrenheit . Determine essa em graus fahrenheit em seguida o valor registrado
na escala graus Celsius.
Mais informações acesse o blog do professor “ ciência na escola um
sinal verde para a Educação” onde no assunto termologia, você encontrará um exemplo de exercício-
problema resolvido envolvendo conversão
de unidade de temperatura e quantidade de calor na região do Sensível.
ARTE - PROF JORGE
1º) Pesquise sobre obras feitas com processos colaborativos em arte;
OBS: No mínimo duas obras citando o processo de cada uma delas.
2º) Pesquise o que é releitura em arte e criar uma releitura;
3º) Pesquise sobre poética pessoal nas artes;
OBS: Dar exemplos.
NOTA: TRABALHO MANUSCRITO!
MATEMÁTICA - 2ºTA, 2ºTB
Pesquisar a importância do estudo da trigonometria para a humanidade.
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