segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

4º ANO ( Anos Iniciais) Semana de 07 a 11 de dezembro de 2020.


                 Atividade da semana de 07/12 a 11/12 dezembro 2020

4ºAno A ( Anos Iniciais )

Professora: Claudia Rudi


São Paulo, 07 de novembro de 2020.

segunda-feira.

Professora: Claudia Rudi

Nome completo:

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

Telefone: (11) 9 9330-3341

 

 

1ª aula (Português)

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

Recuperação intensiva.

 

 

JARDINEIRO INGLÊS ACHA TESOURO

Leão Serva – de Londres

 

Um jardineiro inglês inconformado com o sumiço de um martelo decidiu vasculhar uma fazenda com um detector de metais. O martelo não apareceu, mas Eric Lawes tornou-se milionário ao encontrar um tesouro romano de valor incalculável em moedas, utensílios e joias em ouro e pedras preciosas. Aos 70 anos, Eric está naquela fase da vida em que não crê em sonhos infantis. Mesmo assim, diz que: “Quem usa detector de metais sempre pensa em tesouro”. Mas não a descoberta de peças romanas na Inglaterra. “Esse superou todos os

meus sonhos mais loucos”, afirmou. O detector deveria ser usado para resgatar um martelo de uns poucos dólares. Ao primeiro sinal do aparelho, Eric encontrou uma moeda de ouro. Em seguida, mais uma. Mais um pouco e veio uma corrente e então apareceu o tesouro todo: joias em pedras e ouro, colheres e enfeites enterrados há cerca de 1.600 anos.

 

Estudo da notícia.

 

1-    Esse texto é:

 

( ) uma fábula.    

( ) um conto.   

( ) uma notícia.

 

2- Quando ocorreu o fato?

            3- Onde foi publicado?

4- Quem deu a notícia?

5- De onde veio a notícia?

6- Qual a manchete?

7- Qual o lide da notícia?

8- Quem está envolvido na notícia?

9- O que fez o jardineiro encontrar um tesouro?

            10- Como a notícia descreve o tesouro?

11- O que disse Eric sobre o acontecido?

 

 

Habilidade: EF04LP15A Ler compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

 

2ª Aula (Português) - Recuperação contínua.

 

Aprender sempre - Volume 3 – Português. SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2

 

AULAS 9 e 10 - GRAVANDO UM TELEJORNAL - O QUE VAMOS APRENDER?

• Nesta aula, você e os colegas apresentarão o telejornal para a sala ou gravarão a apresentação para que os telespectadores definidos por vocês assistam. Vocês terão a oportunidade de se colocar no lugar dos jornalistas, aprender mais sobre a leitura de notícias e se tornar leitores mais experientes. Páginas 36 (continuação).

 

Habilidade: (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública.(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado..

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

3ª Aula (matemática)

Recuperação intensiva.

 

VOCÊ SE ALIMENTA NA HORA CERTA?







Represente em seu caderno o  relógio analógico e o digital que representam o mesmo horário.







_____________________________________Habilidade: (EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.

EF04MA06A Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

4ª aula                                             

Artes.

uma aula de cinquenta minutos.

 

 

5ª Aula (Matemática) - Recuperação contínua.

Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.

 

Aula 7- RESOLVENDO MULTIPLICAÇÕES - Nesta aula, vamos resolver multiplicações utilizando estratégias que podem facilitar o cálculo. Páginas 34 e 35.

 

Habilidade (EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Uma aula de cinquenta minutos

 

 

São Paulo, 08 de dezembro de 2020.

Terça-feira.

Professora:

Nome completo:

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

 

1ª Aula (Português)

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

Recuperação intensiva.





1.    O que você sabe sobre a personagem Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo?

2.    Segundo a canção, quais características do ser humano a boneca de pano possui?

3.    Por que ela é considerada uma boneca tagarela e “sem papas na língua”?

4.    Há alguma informação nova sobre a personagem Emília que você descobriu ouvindo a letra da canção? Qual?

 

Habilidade: EF35LP01 Ler e compreender, silenciosamente em seguida em voz alta, com autonomia é fluência gêneros textuais variados. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão

Um aula de cinquenta minutos.

 

 

2ª aula                                             

Educação física.

uma aula de cinquenta minutos.

 

 

3ª aula de Português- Recuperação continua.

 

Aprender sempre - Volume 3 – Português. SEQUÊNCIA DIDÁTICA 3

AULA 1 CARTA: UMA POSSIBILIDADE DE CONEXÃO COM PESSOAS QUE ESTÃO DISTANTES DE NÓS. Página 40 e 41.

 

Habilidade: (EF04LP10) Ler e compreender, com autonomia, cartas de reclamação, entre outros textos do campo da vida pública, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

(EF04LP11A) Planejar e produzir, com autonomia, cartas de reclamação, entre outros textos do campo da vida pública, considerando seus elementos constituintes: problema, opinião e argumentos, de acordo com a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.

(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato/ assunto comentado.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

4ª Aula (Matemática)

Recuperação intensiva.

 

Resolver situação-problema:

 

1. (SAEMS). Adriana possui 636 sementes. Para fazer uma pulseira, ela usa 6 sementes. Com as sementes que tem, quantas pulseiras Adriana poderá fazer?

   A) 6 pulseiras.

   B) 16 pulseiras.

   C) 106 pulseiras.

   D) 636 pulseiras.

 

 

2. (Moderna). Observe os 36 carrinhos que Pedro ganhou em seu aniversário. Ele pretende agrupar seus carrinhos de 4 em 4.





Quantos grupos de carrinhos Pedro irá formar?

   A) □ 8

   B) □ 9

   C) □ 16

   D) □ 40

 

 

 

3. (SARAIVA). NA ESCOLA EM QUE CAMILA ESTUDA HÁ UMA HORTA COM 3 CANTEIROS. NESTE MÊS SERÃO PLANTADAS 24 MUDAS DE COUVE.

 

AS MUDAS SERÃO REPARTIDAS IGUALMENTE ENTRE OS CANTEIROS.

FAÇA UM X NO QUADRADINHO QUE MOSTRA QUANTAS MUDAS SERÃO PLANTADAS EM CADA CANTEIRO.

  A) □ 8

  B) □ 29

  C) □ 21

  D) □ 72

 

Habilidade: (EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

4ª Aula (Matemática) - Recuperação contínua.

Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.

AULA 8 – Ler e muito bom -

Nesta atividade voamos ler dados apresentados em gráficos de coluna. Página 35 a 36.

 

Habilidade: (EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou em de dupla entrada e em gráficos de coluna ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

São Paulo, 09 de dezembro de 2020.

Quarta-feira.

Professora:

Nome completo:

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

1ª aula (Português)

 

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

Recuperação intensiva.





 .Agora complete as frases com as palavras imunidade, infecção, microscopia.

 

a. O vírus quando entra no organismo provoca ________________ deixando as pessoas

doentes.

b. Não é possível ver o vírus a olho nu, somente por meio da _______________________

é possível descrever o perfil do vírus.

c. Alimentos saudáveis auxiliam no fortalecimento da _____________________________.

 

2. Em que período o coronavírus foi isolado pela primeira vez?

 

3. Porque ele recebe este nome “Coronavírus”?

 

Habilidade: EF35LP01 Ler e compreender, silenciosamente em seguida em voz alta, com autonomia é fluência gêneros textuais variados. (EF15LP03) Localizar informações explicitas em textos de diferentes gêneros textuais

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

 

 

3ª aula de Português- Recuperação continua.

 

Aprender sempre - Volume 3 – Português. SEQUÊNCIA DIDÁTICA 3

AULA 2 CARTA: UMA POSSIBILIDADE DE CONEXÃO COM PESSOAS QUE ESTÃO DISTANTES DE NÓS. Páginas 42 e 43.

 

 

Habilidade: (EF04LP10) Ler e compreender, com autonomia, cartas de reclamação, entre outros textos do campo da vida pública, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

(EF04LP11A) Planejar e produzir, com autonomia, cartas de reclamação, entre outros textos do campo da vida pública, considerando seus elementos constituintes: problema, opinião e argumentos, de acordo com a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.

(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato/ assunto comentado.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

3ª Aula (Matemática)

Recuperação intensiva.

 

Resolver situação-problema:

(SEDUC-GO). Observe a nota que Alice recebeu de seu pai. Ela foi ao mercado e trocou essa nota por duas notas de menor valor.



Marque com um X a alternativa que corresponde o mesmo valor que Alice recebeu nessa troca. 





2. (S.Mun.Educ.- RJ). Para fazer um bolo, a mãe de Juliana gastou ao todo 17 Reais. Pagou com uma nota de 20 Reais.

Ela recebeu de troco   



3. (SADEAM). Artur trocou a nota abaixo por notas de 2 reais.






 

Quantas notas de 2 reais Artur recebeu nessa troca?

  A) □ 2

  B) □ 5

  C) □ 10

  D) □ 20

 

Habilidade: (EF04MA10A) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro, estabelecendo relações entre representação fracionária e representação decimal de um número racional

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

 

 

 

4ª Aula (Matemática) - Recuperação contínua.

Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.

AULA 9 – Observando características de prisma.

Nesta aula, vamos identificar faces, vértices e arestas em prismas. Página38

 

Habilidade: (EF04MA01A) Ler, escrever e ordenar números naturais, com pelo menos três ordens, observando as

regularidades do sistema de numeração decimal.

(EF04MA01B) Reconhecer números naturais de 5 ordens ou mais, e utilizar as regras do sistema de numeração decimal, para leitura, escrita comparação e ordenação no contexto diário.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

5ª Aula – Ciências

 

Livro Ápis, Unidade 3 – Capítulo 09. Páginas 204 e 205.

Tecendo Saberes

Reflexão: Será que microrganismos são causadores somente de doenças e de coisas indesejáveis?

Para saber mais. Leitura do texto “Trabalhadores minúsculos”

 

Habilidade: (EF04CI07) Explicar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 


 

São Paulo, 10 de dezembro de 2020.

Quinta-feira.

Professora:

Nome completo:

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

 

1ª aula (Português)

 

Recuperação intensiva  escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 

Nas histórias em quadrinhos, as imagens nos ajudam a compreender o texto. Desse modo, observe as imagens e crie uma história envolvendo esses personagens (Chico Bento e Rosinha). Não se esqueça de dar um título criativo para sua história.




PM-CAMAÇARI). Leia o texto abaixo e responda:




Quino - Mafalda. Ed. Lumen, Barcelona, 1984.

 

O trecho “acabou de passar a paz numa caixinha” expressa,

A) uma opinião

B) uma indagação

C) um temor.

D) uma dúvida. 

 

Habilidade: (EF35LP29A) Identificar cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e foco narrativo, na leitura de textos do campo artístico-literário (contos, fábulas, crônicas, entre outros). (EF15LP05C) Produzir textos de diferentes gêneros textuais, considerando a situação comunicativa

 

2ª aula de Português- Recuperação continua.

 

Aprender sempre - Volume 3 – Português. SEQUÊNCIA DIDÁTICA 3

AULA 3 - ANÁLISE DA SEÇÃO EM QUE SÃO PUBLICADAS CARTAS DE LEITORES EM JORNAIS, REVISTAS E SITES. Vamos conhecer, ou aprender, mais sobre uma carta que podemos encontrar em revistas, jornais e até na internet – a carta de leitor. Páginas 44 e 45.

 

Habilidade: (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, gêneros textuais variados.

(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.

(EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

 

 

 

3ª Aula (Matemática)

Recuperação intensiva.

1.    O gráfico a seguir apresenta as brincadeiras preferidas dos estudantes do 3º ano B.







________________________________________________A brincadeira menos preferida é

(A) Brincar de boneca.

(B) Andar de skate.

(C) Jogar vídeo game.

(D) Jogar bola.

 

1.    (SARAIVA). TODOS OS ALUNOS DA TURMA DE ALEXANDRE PARTICIPARAM DE UMA PESQUISA SOBRE AS BRINCADEIRAS DO RECREIO. ELES RESPONDERAM À SEGUINTE PERGUNTA:

 

QUAL É A SUA BRINCADEIRA FAVORITA NO RECREIO?

 

PARA TERMINAR, OS ALUNOS FIZERAM UM GRÁFICO. ATENÇÃO! CADA RETÂNGULO CORRESPONDE A UM VOTO.





FAÇA UM X NA CAIXINHA QUE MOSTRA QUAL É A BRINCADEIRA FAVORITA DA TURMA.

A) □ CORRER

B) □ JOGAR BOLA

C) □ JOGAR PETECA

D) □ PULAR CORDA

 

1.    (Supervisora Escolar  Maria Umbelina). Elaborar um gráfico de barras de acordo com o texto a seguir:

Em uma sala de aula com 25 alunos, lhes foi perguntado para quais times de futebol torciam. Em resposta obtivemos: 

05 BOTAFOGO, 08 FLAMENGO e 12 CRICIÚMA.




1.    (SEDUC-GO). Observe a sequência numérica a seguir:





Os números que estão faltando são

(A) 21 e 31.

(B) 23 e 33.

(C) 24 e 32.

(D) 25 e 35.

 

1.    (SEDUC-GO). Observe a reta a seguir. 


Rafaela encontrou essa reta em um livro e resolveu marcar os números que faltam. 

O número que correspondente à letra R é o 

A) 230 

B) 240 

C) 250 

D) 260 

 

 

Habilidade: (EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese ● (EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos. ● (EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

4ª Aula (Matemática) - Recuperação contínua.

Aprender sempre - Volume 3 – Matemática.

AULA 10 – DIFERENTES POSSIBILIDADES PARA DECOMPOR UM NÚMERO - Nesta aula, vamos decompor números e verificar que há diferentes possibilidades para realizar essa tarefa.

 

Habilidade: (EF04MA01A) Ler, escrever e ordenar números naturais, com pelo menos três ordens, observando as

regularidades do sistema de numeração decimal.

(EF04MA01B) Reconhecer números naturais de 5 ordens ou mais, e utilizar as regras do sistema de numeração decimal, para leitura, escrita comparação e ordenação no contexto diário.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

5ª Aula – História.

 Copie em seu caderno e responda as atividades.

Lembrando-se que:

·         Os estados brasileiros estão divididos em municípios.

       Estes são uma parte do estado.

·         Os municípios, por sua vez, dividem-se em área urbana e área rural.

·         Alguns municípios só têm área urbana. Isso acontece porque a área urbana vai

      crescendo e avançando tanto, que a área rural passa a não existir mais. As pessoas que vivem no município formam a comunidade municipal.

 

Os bairros de uma cidade podem ser:

 

Residenciais: predominam os estabelecimentos e os prédios que servem de moradia;

Comerciais: prevalecem as casas comerciais;

Industriais: concentram muitas indústrias e fábricas, pátios de estacionamento e trânsito

de caminhões. Nesses bairros, em virtude da fumaça que sai das chaminés das fábricas e

dos escapamentos dos caminhões, o ar pode ser mais poluído.

 

 

a) Escreva o nome do município onde você mora e crie uma frase sobre ele.

 

b) De que estado ele faz parte?

 

c) Como se chama o prefeito do seu município?

 

d) Em que bairro está instalada a sede da Prefeitura?

 

Habilidade: (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São Paulo, 11 de dezembro de 2020.

Sexta-feira.

Professora:

Nome completo:

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

 

1ª aula                                             

Educação Física.

uma aula de cinquenta minutos.

 

 

 

2ª aula                                             

Artes.

uma aula de cinquenta minutos.

 

 

3ª aula. Recuperação intensiva.

 

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 

ROSEANA MURRAY

 

Roseana Murray nasceu no Rio de Janeiro, onde vive até hoje. É casada, tem dois filhos e mais de quarenta livros publicados. Roseana gosta de animais e de viajar pelo mundo, olhando as coisas e as pessoas. Além de escrever poemas para gente de todas as idades, ela visita feiras de livros e escolas, onde trabalha junto com professores e alunos. Suas poesias falam de coisas simples como amor, peixes e flores. Em seu livro Receitas de Olhar, encontramos sugestões poéticas para sermos felizes. Recentemente, Roseana fez uma grande descoberta, a Internet; ela está adorando trabalhar em sua página http://www.docedeletra.com.br/murray, onde responde carinhosamente a todos que lhe escrevem.

Fonte: http://www.edukbr.com.br/leituraeescrita/setembro02/iautores.asp

 

Esse texto é

 

       A) uma receita.

       B) uma biografia.

       C) um poema.

       D) um aviso.

Panelas de barro

 

Em Vitória, o artesanato mais famoso é o das paneleiras de Goiabeiras, que fazem as panelas de barro em que são feitas as moquecas e tortas capixabas. As panelas são feitas à mão e queimadas no fogo. O barro vem de um lugar chamado Barreiros, em Vitória. As panelas de barro do Espírito Santo são conhecidas e utilizadas em todo Brasil. Servem até como elemento de decoração. Mas, cá pra nós, é preferível uma panela de barro fazendo moqueca do que enfeitando uma sala. 

PACHECO, Renato. Panelas de barro. Penedo vai, Penedo vem...Cartilha Capixaba. p. 11.  

 

Esse texto serve para

 

A) apresentar um cardápio.

B) contar uma história.

C) dar uma informação.

D) vender um produto.

Se o Sol fosse uma bola…

 

Tem muito espaço no espaço, mas você não percebe isso vendo os planetas desenhados na lousa ou nos livros da escola. Quando você sente os raios do Sol quentinhos na praia, parece que ele fica perto. Mas o Sol está a quase 150 milhões de quilômetros de distância da Terra!

Ficará fácil de entender, se você imaginar que o Sol é uma bola. Se fosse uma bola de futebol, a Terra seria do tamanho de um grão de pimenta. E estaria a uma distância de 26,64 metros do Sol-bola. [...]

Até hoje, os astrônomos encontraram 453 outros planetas. Não foi achado nenhum parecido com a Terra. A maioria está a 300 anos-luz do Sol. Um ano-luz é a distância que a luz viaja em um ano. Dá quase 30 trilhões de quilômetros...

E tudo isso fica dentro da galáxia onde está o Sistema Solar, a Via Láctea, que tem 100 mil anos-luz de tamanho.

Realmente há muito espaço no espaço.

NETO, Ricardo Bonamune. Folhinha. Sábado, 29 maio 2010. p. 4. 

 

Esse texto tem a finalidade de

 

A) contar uma história.

B) convencer as pessoas.

C) ensinar um jogo.

D) informar as pessoas.

 

 

 

 

 

Habilidade: (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros. (EF15LP03) - Localizar informações explícitas em textos.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

4ª Aula (Português) - Recuperação contínua.

 

Aprender sempre - Volume 3 – Português. SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2

 

AULA 4 -  LEITURA COLABORATIVA DE UMA NOTÍCIA E ANÁLISE DE UMA CARTA DE LEITOR. - Nessa aula, vamos ler uma notícia, colaborativamente, e analisar uma carta de leitor enviada ao jornal em que a notícia foi publicada, para conhecermos como a leitora se posiciona frente a um texto lido no jornal. A ideia é que vocês conheçam essa prática social e qual a importância dela para os leitores.

 

Habilidade: (EF04LP10) Ler e compreender, com autonomia, cartas de reclamação, entre outros textos do campo da vida pública, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura  composicional e o estilo do gênero.

(EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública.

(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, gêneros textuais variados.

(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.

(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.

 

 

5ª aula – Geografia. 

Leitura do texto:

 

Ora bolas (https://youtu.be/CRzN1GYlYWM )

 

Oi oi oi, olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino

Quem é esse menino? Esse menino é meu vizinho
Onde ele mora? Mora lá na quela casa
Onde está a casa? A casa tá na rua
Onde está a rua? Tá dentro da cidade

Onde está a cidade? Tá do lado da floresta
Onde está a floresta? A floresta é no Brasil
Onde está o Brasil

Tá na América do Sul no continente Americano
Cercado de oceano e das terras mais distantes
De todo o planeta
E como é o planeta?
O planeta é uma bola, que rebola lá no céu

Oi oi oi, olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino

Quem é esse menino? Esse menino é meu vizinho
Onde ele mora? Mora lá na quela casa
Onde está a casa? A casa tá na rua
Onde está a rua? Tá dentro da cidade

Onde está a cidade? Tá do lado da floresta


Onde está a floresta? A floresta é no Brasil
Onde está o brasil
Tá na América do Sul no continente Americano
Cercado de oceano e das terras mais distantes
De todo o planeta
E como é o planeta?
O planeta é uma bola, que rebola lá no céu

Oi oi oi, olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino

Fonte: Musixmatch

Compositores: Paulo Tatit / Edith Derdyk

(https://youtu.be/CRzN1GYlYWM)

 

“A música faz a gente viajar no tempo e no espaço. Leia e ouça a canção “Ora bolas” e responda conforme a localização do nosso município” São Paulo- SP, que foi fundada em 25 de janeiro de 1554, quando foi rezada a primeira missa no Pateo do Collegio pela Companhia de Jesus. Os principais representantes foram Manoel da Nóbrega, José de Anchieta e Manoel de Paiva.”

 

1.    Em qual Município moramos?

2.    Em qual estado?

3.    Qual é nossa região?

4.    Em que País moramos?

5.    Em qual continente?

6.    Em que planeta vivemos?

 

Habilidade: (EF04GE17*) Identificar os pontos cardeais, colaterais e sub colaterais como referenciais de orientação espacial, a partir dos lugares de vivência.

 

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 


_______________________________________________________

Professora: Flávia 

Disciplina : Arte 



Atividade de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 4º A anos iniciais.

 

Objetivos: Interpretar e reproduzir uma imagem

 

Duração: 2 aulas.

 

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha para fazer a atividade escolhida.







_______________________________________________________

Professor : Donizete

Disciplina: Educação física

Nenhum comentário:

Postar um comentário